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airbag Lei do airbag obrigatório em 2014 é aprovada pelo presidente




Foi publicado hoje no Diário Oficial que a partir de 2014 todos os carros produzidos no Brasil terão de vir com airbag duplo de série. Até mesmo os mais simples populares. Só faltava o presidente Lula aprovar a lei.

O valor do airbag duplo deverá cair drasticamente com essa implementação. Apenas achamos que cinco anos é muito tempo. Poderia ser a partir de 2012 por exemplo, e as montadoras teriam de se virar para conseguir cumprir a lei, já que elas lucram tanto no Brasil.

Outra coisa, a lei poderia ser imediata, em carros de um certo valor pra cima, como por exemplo 50.000 reais. O que você acha? Ah sim, quem deve estar contente agora são as empresas fornecedoras do equipamento, hein?

De qualquer maneira, a lei é uma coisa boa para todos os brasileiros.


  • Carlos

    [Comentario #151666 sera citado aqui]

    Amigo não vi por esse lado a idéia da implementação imediata dos Air Bags pros carros acima de 50.000 reais. Eu acho que o Éber quis dizer pelo seguinte fator: Lucro da montadora. Um carro que custe 50.000 reais teria que vir obrigatoriamente com o equipamento, pois um preço desses e a pessoa ainda ter que pagar a mais pra colocar um air bag é sacanagem.

    E me desculpa mas não é que a vida do rico vale mais… mas se o cara tem dinheiro ele tem condiçoes de pagar por coisas mais seguras. Ué… nada mais justo. A pessoa tem o dinheiro e deseja usa-la pra sua proteção.

    Igual aos carros blindados. Carro blindado é uma excelente nas nossas principais capitais. Mas somente poucos podem pagar.

    Esse negócio de vida de rico vale mais e etc é pura demagogia e hipocrisia.

    Acho bem legal essa medida, mas sinceramente se o governo implementasse um imposto único, e retirasse essa enxurrada de impostos que praticamente possuem caracterias confiscatórias o próprio mercado iria automaticamente se ajustando assim como o foi na europa. Afinal… preços mais justos e mais lucros pras fabricantes implicam em melhoria nos produtos.

    Quem você acha que vai pagar essa implementação obrigatória dos Air bags ??

    Nós consumidores é claro. Os preços dos carros vão aumentar.

    • Antonio marcos

      amigo, a questão aqui a meu ver trata-se de segregar, quem pode mais tem o beneficio …..
      todos são iguais, todos trabalham 8, 10, 12 horas gastam seu tempo e tempo é dinheiro logo
      não se trata de poder pagar mais ou pagar menos.
      Todos deveriam ter acesso aos itens de segurança independente se o valor é de 50.000,00 ou 25000,00 para os veículos;

      hipocrisia para mim é este sistema de segregação que separa as pessoas classificando através do dinheiro, quando na verdade
      o que deve ser considerado é a segurança das pessoas.

      reflita nisto.

  • Acácio

    Considero essa medida importante. Porém tenho alguns comentários: seria de grande valia que fosse obrigatório o ABS, uma vez que funciona sempre EVITANDO acidentes e não simplesmente minimizando seus efeitos. Não tem necessidade de substituição, ao contrário do Air Bag que, se utilizado, demanda a troca imediata. O uso de equipamentos de segurança irá trazer enorme economia também ao governo, uma vez que quantias enormes deixarão de ser gastas com recuperação de acidentados. Agora, a questão do prazo de 5 anos (somente em 2014) é totalmente absurda e só favorece as empresas. Já tentei comprar um carro 1.0 com air-bag e ABS e fui obrigado a desistir, pois só o Palio e Novo Gol são vendidos dessa forma, mesmo assim sob encomenda, desaconselhada pelos vendedores sob a argumentação que a espera será em torno de 90 dias e principalmente com a insistência de que não é um carro comercial.Quanto a diferenciação para carros acima de 50 mil reais, acho absurda. A vida dos mais ricos vale mais?????
    Ps. Sou leitor assíduo do site. parabéns.

  • FelMat

    Interessante, pois acredito que alem de aumentar a segurança no transito, aumentar a quantidade de fabricantes e prestadores de serviços de air bags (leia-se empregos), acho que a tecnologia dos veiculos podem ser melhoradas, pois alguns modelos nao tem estrutura para ter a tecnlogia……
    Só espero que o governo fiscalize os equipamentos utilizados pelas fabricas, senao o que vai ter de “xing ling” instalado vai ser complicado….

  • bedot

    Uma pena que isso tenha que ser feito por lei governamental.

    Na Europa, mesmo sem obrigatoriedade oficial, valeu a lei do mercado, ditada pela consciência do consumidor: carro sem airbag simplesmente não encontrava comprador.

    P.S.: Kombi, R.I.P.!!!

  • Marcus

    Assino embaixo do que falou o amigo Acácio!

  • Bruno

    É, uma boa medida, mas eu concordo que o ABS devia vir primeiro. A segurança ativa é sempre melhor.

    Agora, tem um outro lado: os preços de seguro de um carro com air bag é maior… como vão cuidar disso?

  • Wotan

    Legal, agora quero ver se todos os motoristas vão fazer manutenção preventiva a cada 5 anos no sistema.

  • Felipe Tozelli

    Bom… Antes tarde do que nunca. Mas como disse o Acácio, o ABS teria de ser de série também traria uma melhora na qualidade dos carros incomparável…

    5 anos eu acho o prazo máximo… Provavelmente as montadoras por volta de 2012 vão estar regularizadas já (assim espero). Mas de imediato não da para ser, além de elevar muito o valor do carro, alguns carros populares, como o Mille, não oferece esta possibilidade de ter Air-Bag (nãos ei se outro carro não consegue ter Air-Bag)

    E a coisa mais engraçada… Li recentemente aqui no NA, que a Europa vai tornar obrigatório o ESP (controle de estabilidade) em todos os carros fabricados a partir de novembro de 2011, aqui vamos ter o AirBag em 2014… :S:

    Sei que seria pedir muito para dar a louca no Lula e seus amiguinhos do congresso, quererem aprovar para 2014 ABS, AirBag e ESP tudo de série! Mas pedir não machuca em nada! hehehe :assob:

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [Comentario #151666 sera citado aqui]

    não é que a vida dessas pessoas vale mais, é que carros dessa faixa pra cima já tem seus projetos feitos com airbag em mente. a maioria vem com airbag de série, ou tem o item como opcional. então é mais fácil obrigar isso agora… imagina o que a fiat teria de mudar no uno pra botar airbag nele se a lei entrasse em vigor agora?

    e tem também o que o carlos falou, do lucro das montadoras.

  • bruno gavit

    li agora ha pouco que para carros novos a lei já será obrigatória para o ano que vem; no entanto, para carros em produção, ATÉ cinco anos.

  • Beto

    Na verdade em 2014 todos os carros sairam ja da fabrica com o Air bag, no entanto os novos projetos de carros a serem lançados ate 2014 ja teram que ter o equipamento de serie e os demais que estaum em produçao hj em dia tem ate 2014 para se adequarem, ou seja, todos os lançamentos ja no ano que vem teram de vir com Air bag e de serie.

  • tiago

    Insisto na idéia de que o governo está transferindo seu gasto ( Governo gasta por volta de 25 bilhôes em tratamentos hospitalares e indenizações para acidentados no trasito) para o consumidor. É bom saber que com a obrigatoriedade do Airbag, o preço deverá cair com o ganho de escala, mas o Governo poderia renunciar a uma parte de sua gigantesca receita ( impostos sobre a venda de carros ). Mesmo assim, acho uma boa iniciativa. ABS também viria em boa hora, mas aí é pedir demais para um país como o nosso. Brasil, um país de tolos!!

  • André Ricardo

    O repasse do air bag vai bem, obrigado… :humpf:

  • Guilherme Guimaraes

    Muito legal isso, porém outras coisas mais simples, e que também ajudam muito na segurança deveriam ser obrigatórias no Brasil: repetidores laterais de pisca (principalmente em carros com o pisca para o lado de “dentro” dos faróis, como Ka e Celta), cintos de segurança retráteis para todos os passageiros, encosto de cabeça para todos os passageiros e (claro) os freios ABS.

  • Heraldo

    Eu acho que isso não é tudo, não é o fato dos carros brasileiros a partir de 2014 terem que sair com airbag que os acidentes irão cair e tudo vai ficar bem melhor.
    - Tem a parte da educação no trânsito, pois se você tem um carro com airbag e não usa cinto de segurança, é melhor que o carro nem tenha airbag…
    - Com esses milhares de buracos em ruas e estradas brasileiras e mais outras centenas que surgem a cada dia, o airbag pode entrar em ação.
    - O preço dos carros irão aumentar consideravelmente, pois se trata de um equipamento caro e de manutenção igualmente cara. Para que os preços não aumentem tanto, os impostos deveriam diminuir.
    Concordo plenamente quando disseram que o ABS seria mais prioritário que o airbag, pois o ABS pode evitar que o acidente aconteça.
    Na minha opinião, o airbag logicamente não é ruim, mas as montadoras e o governo têm de pensar em questões como essas.

  • Marcos

    Até que enfim, demoraram para acordar e fazer algo para salvar vidas… Agora falta obrigar o ABS com EBD. Na Europa será obrigatório o ESP em 2011. O Brasil sediara uma copa do Mundo em 2014 e é um absurdo a educação no transito do Brasileiro. Aqui, faixa de pedestre nao serve para nada, enquanto países civilizados você pisa na faixa de pedestre e o carro pára. No Brasil, eles passam por cima. Em países civilizados, ambulancia tem prioridade e se o pedestre cruza a rua fora da faixa de pedestre leva uma multa alta. Agora no País tupiniquim, atropelam todos e o povo não respeita nada. Ta Aí uma sugestão para algum deputado mudar a lei e fazer funcionar.

  • Carlos

    [Comentario #151688 sera citado aqui]

    Bem lembrado Éber.

    Com certeza alguns carros vendidos no Brasil estarão com os dias contados, porque será mais barato tirar-los de linha do que adapta-los a nova regra dos Air bags.

    Mas muito dos modelos vendidos por aqui já são preparados pra receber o Air Bag. O Fiesta por exemplo é um carro popular e é preparado pra receber.

    Agora casos como Uno, Kombi, Classic, Celta eetc etc realmente serão custosos e demorados.

    Tudo isso se alia aquilo que eu realmente disse. O lucro das fabricantes. Um carro que custe 50.000 reais não vir equipado com Air Bag é sacanagem… é só mais um meio de ganhar por fora algo que já deveria constar.

  • ramazzotti

    Mais uma medida populista, quem tem carro paga um horror de impostos, como o colega acima disse e as rodovias federais continuam um lixo, air bag não resolve nada.

  • Denis

    parem de chorar, qdo finalmente o governo aprova algo descente vcs não cansam de reclamar… ô povinho… :angre:
    Vai ser mais caro? provavelmente. Vai ser mais seguro? também.
    mas se seguir a metalidade da galera aqui nos estaríamos andando de carro de boi ainda. :angry:

  • oi

    otimo!

    mas para o preço de carro no Brasil, repassar custo é bizarro!

  • Gagliotti

    2014?!?!?! A CARNE BRASILEIRA CONTINUA SENDO A MAIS BARATA DO MERCADO.
    Então deveriamos só começar a pagar quase 40% de imposto nos 0K em 2014:banana: :clapp: :banana:

  • Eduardo

    2014?????????? :eyess: :craz: :eyess: :nanao: :craz: :nanao: :eyess:
    até lá vai morrer muita gente em acidente de carro por falta de airbag né???? :assob: :assob: :banana: :banana:

  • Eduardo

    é de graça q eu to falando tá gente?????!!!! :smile:

  • Anderson Puff

    :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: Muito bom, pra quem não tinha nada 2014 já é muito bom

    Hoje é dia de comemorar, o fim da carnificina do transito já vê uma luz no fim do tunel.

    O ABS também esta nesta lei certo????????????????????? Eber pode confirmar isso, existem noticias no site que falam que a lei trata de Air Bag e ABS para 2014

  • luiz

    O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A
    Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono
    a seguinte Lei:
    Art. 1o O art. 105 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de
    1997, passa a vigorar com a seguinte redação:
    “Art. 105. ………………………………………………………………………
    ……………………………………………………………………………………………..
    VII – equipamento suplementar de retenção – air bag frontal
    para o condutor e o passageiro do banco dianteiro.
    …………………………………………………………………………………………….
    § 5o A exigência estabelecida no inciso VII do caput deste
    artigo será progressivamente incorporada aos novos projetos de
    automóveis e dos veículos deles derivados, fabricados, importados,
    montados ou encarroçados, a partir do 1o (primeiro) ano
    após a definição pelo Contran das especificações técnicas pertinentes
    e do respectivo cronograma de implantação e a partir do
    5o (quinto) ano, após esta definição, para os demais automóveis
    zero quilômetro de modelos ou projetos já existentes e veículos
    deles derivados.
    § 6o A exigência estabelecida no inciso VII do caput deste
    artigo não se aplica aos veículos destinados à exportação.” (NR)
    Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Brasília, 18 de março de 2009; 188o da Independência e 121o
    da República.
    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

  • superleo

    O prazo de cinco anos é apenas para os carros já EXISTENTES.

    Os novos projetos já deverão prever Airbags desde o lançamento. Para tanto, basta o Contran regulamentar a lei.

  • Filippe Barros

    É boa a medida do governo, mas concordo com os comentários de “bedot” em relação à consciêcia do comprador, de exigir air bag na Europa, isso mostra como as fábricas ficam sem saída quando há uma atitude em massa, e concordo também com o comentário do “Bruno” em relação à segurança ativa, que é de alta importância, mas na maioria das vezes não é levada em consideração pelos compradores de carros. Se todos os carros vendidos tivessem bons freios com ABS, suspensão independente nas quatro rodas, boa distribuição de pesos entre os eixos, ou seja, se as características técnicas vendessem mais do que um estilo ou apelo visual talvez teríamos carros muito mais seguros e eficientes.

  • Luis.J.R.

    Então quer dizer que alguns carros podem já receber o equipamento de serie ano que vem!É isso, mesmo? :??:

  • gustavo

    demorou pra ser aprovado algo assim….soh espero q naum haja abuso de proco por causa desse item

  • Paulo

    Creio que é uma vitória, o Air bag é uma defesa ao motorista, diferente do ABS que depende de uma reação do usuário durante o acidente o air bag tem um caráter de proteção de vidas, é muito bom. Creio que outra medida importante é a conservação de estradas e sinalização, nossas estradas estão em péssimas condições, o DETRAN, e outros órgãos do governos se preocupam com o usuário mas se esquecem de fornecer condições para uma direção segura, que é, sem dúvida alguma, responsabilidade do ESTADO, portanto o SR Presidente/Senado/Câmara dos deputados deveriam se atentar leis que favoreçam investimentos também na área de infraestrutura de nosso país.
    É uma vergonha termos tantos buracos, falta de sinalização, falta de informações, reformas constantes de ruas/avenidas e rodovias que estão sempre em condições catastróficas mesmo que pagando o IPVA que todos pagamos.

  • CylMara

    Infelizmente só em 2014 , pq perdemos uma filha em 2007 com apenas 27 anos de acidente e tudo nos levou a crer que o cinto de segurança foi o principal causador . Se o carro dela tivesse AirBag , provavelmente ela ainda estaria conosco.__Depois desta tragédia , comecei a ficar mais atenta a estes assuntos e fiquei sabendo que corros fabricados para importações para qq país , saiam de fabrica com este "acessório" obrigatórios e sem um custo adcional para os clientes , isto é , o mesmo preço que pagamos por aqui.__Nesta mesma época soube tb que já tramitava no congresso este pedido , para que se tornasse tb obrigatório sair das fabricas Brasileiras com o tal "acessorio".__ACESSÓRIO ???????? __

  • CylMara

    continuação:
    Gente , parece que nossas vidas não tem valor algum para nosso governantes e não temos que parabenizar o Governo por isso , e sim aqueles que por ANOS vinham lutando para que nós tb tivessemos este direito , afinal , moramos em um país que pagamos muito caros nosso impostos para "sobreviver".__Parabenizo sim a eles e ao Sr Eber que nos deu a oportunidade de debater sobre o assunto.__Pergunto o pq temos que esperar até 2014 pelo AirBag e freios ABS ????__Com certeza , estas medidas sairão bem mais barato para o País .Não precisarão mais pagar pelos milhões e milhões de indenizações de segurados (DPVAT) que por sinal , para quem recebe $14.000,00 pela vida de um ente querido é uma vergonha pelo que pagamos de IPVAs .__INfelizmente não teremos mais nossa filha entre nós , mas com certeza isto evitará de outras pessoas passarem por perda tão grande.__

  • CylMara

    Não devemos nossos agradecimentos apenas ao SR Lula , mas sim o relator da lei o deputado Federal Hugo Leal que tb é o autor da Lei Seca que tantos acidentes tem evitado.