Home Marcas Lifan Leitor faz avaliação do Lifan 620

lifan 620 avaliacao 1 Leitor faz avaliação do Lifan 620




O Lifan 620 é o segundo sedan chinês a desembarcar no Brasil. Concorrente direto do Chery Cielo Sedan, o Lifan 620 quer conquistar uma parcela do mercado, hoje dominado pelo líder absoluto de vendas Toyota Corolla.

Mas o Lifan 620, apesar de ter um preço atrativo e ser recheado de equipamentos, e ainda ter excelente espaço interno, terá de enfrentar o preconceito ocasionado pela má fama dos chineses que queimaram o filme do mercado automotivo da China – entenda-se Effa M100, Geely CK1 entre outros – além de ter peças importadas, durabilidade ainda não comprovada, liquidez baixo (alta desvalorização).

lifan 620 avaliacao 2 Leitor faz avaliação do Lifan 620

O Lifan 620 levou 3 estrelas no crash test C-Ncap (norma chinesa). Por outro lado, o seguro é mais em conta, principalmente por ser menos visado a roubo, além do Lifan 620 possuir garantia de total de 3 anos ou 60.000 km. Ele ainda conta com tecnologia Toyota para motor e câmbio.

lifan 620 avaliacao 3 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Resumindo: peças de desgaste natural baratas, fáceis de encontrar, manutenção conhecida pelos mecânicos, mas por ser tecnologia comprada resta saber se será tão durável quanto era nos Toyotas.

lifan 620 avaliacao 4 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Gostei: Bom acabamento e boa ergonomia; suave ao rodar

Pode Melhorar: Design “antigo” e mais ânimo para o motor

Conclusão: Conservador, mas com bom conteúdo.

lifan 620 avaliacao 5 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Seu Bolso

Excelente custo benefício, seguro baixo, principais peças de reposição baratas, bem equipado, mas com baixa liquidez.

lifan 620 avaliacao 6 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Design

O Lifan 620 possui um design sóbrio, mas com requinte, com as luzes em leds no farol e nas lanternas traseiras, faróis com bloco elíptico e repetidores de seta no retrovisor. Olhando a dianteira, o farol lembra um pouco o BMW série 3.

lifan 620 avaliacao 7 Leitor faz avaliação do Lifan 620

A frente também lembra o design da década 90. Olhando a traseira, as luzes em leds ficam sempre em evidência, e o formato da lanterna lembra um pouco o Chrysler 300C. Olhando pela lateral, vemos linhas simples e pelo seu tamanho esperamos um veículo bem espaçoso.

lifan 620 avaliacao 8 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Já o interior do Lifan 620, como típico carro chinês, vemos acabamento de tom claro, bancos de couro de tons claros e no painel superior um tom escuro, que avança também na parte superior do revestimento de porta. Entre a divisão de tons temos uma peça plástica tentando passar o requinte de carros de luxo. São apliques que tentam passar a impressão de madeira e de alumínio.

O painel tem informações precisas. O velocímetro e o conta-giros são analógicos, e o indicador de combustível (à esquerda) e o de temperatura (à direita) e os indicadores de portas abertas são digitais.

lifan 620 avaliacao 9 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Resumindo: o Lifan 620 possui um design conservador.

Ergonomia

Os instrumentos do Lifan 620 estão todos à mão. O volante tem boa empunhadura, a regulagem do banco é de fácil acesso, e ainda conta com uma roldana para elevar o banco, a regulagem de distância do banco é fácil, e o banco acomoda bem.

lifan 620 avaliacao 10 Leitor faz avaliação do Lifan 620

O volante tem regulagem apenas de altura, o cinto de segurança tem regulagem de altura, os comandos de iluminação ficam na chave de seta. Os botões do ar-condicionado são de boa leitura e de fácil acesso, os botões do rádio são intuitivos, as saídas de ar são fáceis de regular, a regulagem dos espelhos retrovisores ficam à mão, a abertura de porta é intuitiva, os comandos dos vidros e do travamento de porta têm fácil acesso, a alavanca do freio de mão é de fácil de manusear, o descansa braço e o descanso de pé é um convite à comodidade, o porta copos é intuitivo e a manopla de câmbio é deslocado para a esquerda, mas tem boa empunhadura e bom deslocamento.

lifan 620 avaliacao 10a Leitor faz avaliação do Lifan 620

O porta-luvas é generoso. O descansa braço tem dois compartimentos, o cinzeiro fica à frente da manopla do câmbio e também atrás anexo ao apoio de braço, e para quem vai atrás conta com apoio de braço, além de porta-copos. No banco de trás, três pessoas são bem acomodadas. O porta-malas é o maior da categoria com 650 litros. O controle do rádio se encontra no volante.

lifan 620 avaliacao 11 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Acabamento

O habitáculo tem boa iluminação, mas o tom claro para esse acabamento é penoso para algumas regiões do país. No conjunto, o bege predomina. Os bancos são de couro ecológico, o painel inferior e o revestimento de porta inferior são de plástico duro, o painel superior é almofadado, bem macio, ao estilo do Golf, assim como na parte superior do revestimento de porta, só que com menor maciez.

lifan 620 avaliacao 12 Leitor faz avaliação do Lifan 620

No encosto de braço também há couro ecológico. Os botões do ar-condicionado é de plástico. No geral o acabamento agrada, as peças são bem encaixadas e não há sinais de rebarbas. No teste drive não ouvi nenhum ruído de acabamento.

lifan 620 avaliacao 13 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Vida a Bordo

O Lifan 620 tem boa posição para dirigir, bom acabamento, boa ergonomia, mas o habitáculo seria muito mais silencioso não fosse o alto ruído do motor. O ruído do motor não chega a incomodar para quem gosta de ouvir um som harmônico. Mas se tiver incomodando, ligue o som para disfarçar o barulho do motor.

lifan 620 avaliacao 14 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Carroceria

Visual conservador, boa iluminação em leds e porte grande.

lifan 620 avaliacao 15 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Segurança

ABS + EBD e duplo Airbag. Freio a disco nas quatro rodas. Faltou apoio de cabeça e cinto de três pontas para o terceiro passageiro.

lifan 620 avaliacao 16 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Direção, Freio e Suspensão

A direção condiz com a proposta de conforto. É leve e um pouco lenta. Os freios são eficientes e muito assistidos. A suspensão é condizente com a proposta do carro: rodar suave e com conforto. O Lifan 620 absorve bem o piso irregular.

lifan 620 avaliacao 17 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Motor e Câmbio

O motor é o 1.6 16V de 106 cv e 14,1 mkgf de torque. Apesar do tamanho, o Lifan 620 pesa 1.150 kg. Para você ter ideia, o Polo Sedan pesa 1.123 kg. O Lifan 620 tem relação peso/potência 10,84 cv/kg. O Lifan 620 percorre 0 a 100 km/h em longos 14,2 segundos.

lifan 620 avaliacao 18 Leitor faz avaliação do Lifan 620

O Polo Sedan com apenas 101 cv (G) faz o de 0 a 100 em 13,1 rodando com gasolina. Nada animador. Mas apesar de fraco desempenho, o motor responde bem e não deixa a desejar. Vale lembrar que a proposta do Lifan 620 é conforto, e não desempenho. Um teste mais detalhado seria necessário, mas nem sempre conseguimos tudo.

lifan 620 avaliacao 19 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Já o engate do câmbio é precisa e macia. Apesar de parecer estranho, a manopla do câmbio deslocado para a esquerda destoa do conjunto, fazendo você questionar se está engatado ou não. Por outro lado é bom, pois você sempre terá mais atenção, caso esquecer o carro engatado. A manopla de câmbio tem engates curtos, e traz conforto às mudanças constantes por estar mais próximo.

lifan 620 avaliacao 20 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Manutenção

A maioria das peças de reposição de desgaste natural são baratas. A questão fica para a constante troca de óleo de transmissão, o fluido de direção e do líquido do radiador. Não é comum aos 60.000 km ter que fazer duas trocas do óleo de transmissão, que costuma ser Long Life, e muito menos duas trocas do fluido de direção que também é Long Life.

Duas trocas do líquido de arrefecimento em 60.000 km também é um exagero, pois o comum é trocar a cada dois anos de uso. Mas cada fabricante tem sua política, sua engenharia… Enfim. Se te parecer comum, esqueça tudo o que eu disse. Caso contrário, fique atento à manutenção do veículo para não deixar passar do tempo ou da quilometragem, para não perder a garantia.

lifan 620 avaliacao 21 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Veredito

O Lifan 620 não é um carro para chamar atenção. Tem bom acabamento, boa ergonomia, é bem equipado, vem com ABS e Airbag, tirou 3 estrelas no crash-test C-NCAP, amplo espaço interno. Seguro barato. Mas como a marca é nova, tem baixa liquidez. As revisões têm preços tabelados, que te ajudam a se prevenir com o básico que deve ser trocado. As peças de reposição comuns tem a disposição na concessionária.

Já outras peças menos comuns, terão de esperar vir do Uruguai, caso necessite. Pelo que oferece, tem bom custo-benefício. Bom seria um teste de longa duração, para ver a resistência em nossas ruas esburacadas, e em nosso clima tropical. Mas nem tudo é perfeito.

lifan 620 avaliacao 22 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Preço: R$ 42.990,00
Motor: 1.6 / 16V / 106 cv / 14,1 mkgf / 10,84 cv/kg
Câmbio: Manual 5 marchas

lifan 620 avaliacao 23 Leitor faz avaliação do Lifan 620

Concorrentes

Chery Cielo Sedan: R$ 44.400,00
VW Polo Sedan Comfort Line Completo: R$ 57.290,00
Peugeot 207 Passion: R$ 47.490,00
Kia Cerato: R$ 59.900,00
Ford New Fiesta: R$ 54.900,00
FIAT Linea: R$ 63.098,00

Essas versões são as mais próximas em relação aos equipamentos oferecidos pelo Lifan 620.

Texto de Metal Ômega

Obs.: Alguém percebeu que os números do painel de instrumentos são idênticos aos da Volkswagen nos anos 80/90?



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.