Lexus Mercado

Lexus fecha concessionária em São Paulo e agora só tem pontos de venda e assistência no Brasil

lexus is 200t 2

A única concessionária plena da Lexus no Brasil fechou as portas. Na última sexta-feira, a loja que ficava na Marginal de Pinheiros, em São Paulo, deixou de funcionar. A marca de luxo japonesa agora pretende atuar somente com pontos de vendas e locais determinados para assistência técnica.

Na capital paulista, a Lexus continua atendendo na rua Colômbia, 740, enquanto a assistência será feita em uma concessionária de São Caetano do Sul, Grande ABC. No país, a Lexus dispõe de 14 pontos de venda e 10 locais de atendimento técnico nas principais cidades e capitais.

A Lexus vende atualmente os modelos CT200h, IS250, ES350, LS460L, RX350 e NX200t, cujos preços variam entre R$ 131.450 e R$ 645.589. A marca de luxo da Toyota lançou recentemente um plano de manutenção com preços fixos para revisões.





  • GPE

    É a crise!

    • João Martini

      A crise não chega em quem compra esses carros. Só ver os números da Audi.

      • Lucas

        Não é bem assim não. Audi tá vendendo bem pq os “nacionais” estão cada vez mais caros e a rede dos importados está aumentando bem. Mas todo mundo tá sofrendo com a crise. Pode até “parecer” que os mais ricos não sofrem, mas eles perdem muito mais do que o pobre, a diferença é que qualquer perda pro pobre é terrível, pro rico, ele só abaixa um pouco o padrão de luxo e se adapta.
        Não esqueça que as classes mais altas no país são dessa classe pq trabalham em algum setor que fornece uma renda boa, e a crise está diminuindo consumo, produção, onerando folhas, mais impostos. Os empresários acabam sentindo muito. Aquele Empresário que antes tinha carro de 250mil agora tem carro de 150mil, continua sendo um Audi, mas é um Audi mais simples do que ele podia comprar antes.

        • Rafael

          Ótimo comentário!

        • João Martini

          De fato vc tem razão. Mas é fato que a Lexus não investe em propaganda por aqui. Grande responsabilidade por isso não é da crise.

          • Diego Lip

            Pergunta pra quem compra Corolla.

        • ObservadorCWB

          Mas então porque ao invés de um Lexus de 645k ele não tem um de 131k ? Concordo que a crise chega para quase todos (funcionalismo público de altos escalões acaba beneficiado, pois tem ganho real em tempos de crise, quando a esmagadora maioria sofre- então o “poder” de compra aumenta para este pessoal). Mas a saída da Lexus passa por outros fatores. E ainda temos a concorrência interna com o hiper-the best- magnífico Corolla ….OK fui muiiiiito irônico.

          • Lucas

            Cara, da onde vc tirou que funcionalismo público de alto escalão se beneficia? O aumento de preços pra eles não conta? Falou besteira homérica agora hein.
            Existem milhares de fatores pra Lexus não mandar bem por aqui, ela é uma marca de nicho até em outros mercados, ou tu acha que ela tem vendas similares a Audi, BMW e MB nos Estados Unidos? O problema é que a Lexus no Brasil é muito escassa. E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, existem pessoas muito ricas fora do eixo Rio-São Paulo. Eles vão comprar uma BMW que tem CCS ali na cidade ou vão comprar um Lexus que é uma marca que poucos conhecem, que só tem CCS e assistência na grande são paulo (acho que em Brasília e em algum outro Estado tbm)?
            O cara que comprava um Lexus de 645mil vai continuar comprando um Lexus de 645, a diferença é que a Lexus deve vender 2 por ano e isso não compensa pra ela.

            • ObservadorCWB

              Nossa, besteira homérica ? Revoltado com algo ? Fale-me sobre oportunidade de compra, sobre inflação real e relativa, sobre poder de compra, bolha imobiliária, especulação. Quer dizer que é possível em uma economia TODOS perderem ? Nem Lavoisier – que não era economista- acredita nisto rsrsrs. Mas deixemos para lá, vc não está com ânimo para aprender, e sim apedrejar.

              • Lucas

                Cara, funcionário público de alto escalão ganha 30mil por mês, isso não é classe média alta, isso eu e minha esposa ganhamos por mês (juntos mas ganhamos) e estamos apanhando bastante da crise, supermercado aumentou uns 40%, gasolina tá mais cara, passagens aéreas caríssimas, dólar alto, agora viajar só pra dentro do país e ainda assim com muita economia. Nós só estamos bem pq financiamos casa e carro antes dessa crise então estamos pagando MUITO menos do que quem vai financiar hj, mas ainda assim estamos apertando o cinto pq o gasto é muito alto. Agora se tu ta falando “funcionários públicos corruptos de alto escalão”, aí sim a conversa é outra. As pessoas tem que dosar o que falam na internet, falam como se todo mundo no país fosse corrupto e quem tem bons empregos possui alguma culpa pela corrupção.

                • lucas

                  porra 30mil e passando “dificuldades”!?!?!?! WTF.

                  • Lucas

                    Não disse passando “dificuldades”, mas não é o mesmo que 30mil a 5 anos atrás, nem pelo cacete.

            • Carlinhos Hara

              “Ou tu acha que ela tem vendas similares a Audi, BMW e MB nos Estados Unidos?”
              Ela briga de igual com as alemãs em vendas e nos últimos 2 meses ficou em primeiro graças ao sucesso da linha NX!

              • Lucas

                Verdade, nem imaginava isso. Mas nos Estados Unidos o mercado é muito diferente do nosso. Lá Fiat vende tanto quanto masserati. Aqui no Brasil nem compensa vender esses carros de nicho. BMW, Audi e MB não são tão “exclusivos”, são carros mais populares. Qualquer um com um pouco mais de dinheiro compra um. Agora poucos migram dessas marcas para Lexus, Jaguar, Infiniti. Pura ostentação mesmo, BMW, Audi e MB acabam chamando muito mais a atenção aqui pelo Brasil. Para trabalhar isso a Lexus iria ter que investir pesado em propaganda, e avaliando os riscos de vender nesse país, achou que não iria compensar.

            • celso

              No acumulado do ano, vendas nos EUA:

              1º Mercedes 238,827
              2º BMW 223,348
              3º Lexus 222,151
              4º Audi 130,063.
              E pelos últimos meses a Lexus vai fechar o ano no topo.

      • Luiz

        Pra quem compra pode não chegar, mas pra quem vende, chega.

  • Foxtrot

    Não era a Lexus que tinha um plano de expansão aqui no Brasil? Como 14 css até 2020 ou algo assim.

  • V12 for life

    Não investe em marketing, muitas revista dedicadas ao publico de alto poder aquisitivo tem anúncios das marcas Premium, mas nunca vi um da Lexus, acho que a Toyota não quer seus carros Premium concorrendo com o luxuosíssimo Corolla.

    • Leonardo

      kkkkkkkk poe luxuoso nisso

    • F.M.

      Para o “grupo” Toyota, a Lexus no Brasil é apenas uma bandeira para posicionamento de marca. Acredito que não seja intenção ter volumes significativos de mercado e também não acredito em margens tão grandes…chuto que em comparação com a bandeira Toyota, a margem não seja tão diferenciada (como deveria ser, por se tratar de segmento premium/luxo).
      O marketing da Lexus se resumiu apenas em ter esses pontos de venda e algumas poucas unidades rodando, para o público ter o senso de “exclusividade” da marca.

    • Lucas

      O número de venda do Corolla é muito maior que o dos Lexus e com uma margem de lucro boa. Ainda que a margem de lucro dos Lexus sejam o triplo, o número de vendas é insignificante perto das vendas do Corolla. Então melhor continuar ganhando grana msmo ^^

      • V12 for life

        A Lexus é s única Premium que não está crescendo nessa crise, e não afeta em nada as vendas da Toyota, então não faz sentido algum.

        • Lucas

          Não falo por relação em afetar o número de vendas e sim em investir. Melhor investir na Toyota que está dando muito mais lucro do que na Lexus que vai precisar de MUITO mais dinheiro pra uma contrapartida não tão boa. Entendeu?

        • Lucas

          Principalmente nesses momentos de crise. Quanto era um Lexus a exatamente 15 meses atrás quando o dólar era quase a metade? Mal aumentou de preço, enquanto o dólar aumentou ABSURDAMENTE. Ou seja, eles tiveram que diminuir muito a margem de lucro, não compensando tanto vender, eis que, por mais que os preços estejam relativamente baixos, não conseguiram bons números de vendas. E pra aumentar esse número de vendas, eles teriam que gastar muito dinheiro com propaganda, novas CCS, etc, etc, isso aliado a um dólar que parece que vai chegar nos 4,50 (o comercial, pq o turismo já está isso), desencoraja mesmo a Toyota a trabalhar com a Lexus por aqui. Melhor continuar no Arroz com Feijão do Corolla que tá vendendo muito bem, sem se arriscar com projetos mais “ousados”.

        • Thiago

          A concorrência com o trio germânico é mais embaixo. Como você falou, falta marketing e para cobrar mais caro que a concorrência tem que oferecer mais (o que não ocorria com o IS-F250 por R$196.000,00 por exemplo). Como no meu estado as pessoas são bastante conservadoras, é muito raro de se ver um lexus nas rua.

  • PEDAORM

    O contrário do sucesso da Toyota, segmentos com consumidores mais conscientes.

  • Rodrigo

    Depois falam da Suzuki…

  • Iran Borges

    Será que esses Lexus valem o que se pede? Nunca vi 1 que seja bonito (pelo menos nas fotos).

    • Cyro

      NX 200t é muito bonito…aqui na minha cidade tem alguns (vende na toyota)

  • b.c

    Estão vendendo Lexus nas css da Toyota.

    • Rodrigo

      Exato, não diria então que esteja ocorrendo um encolhimento de rede, pelo contrário, as concessionárias Toyota estão passando a dividir espaço com a Lexus, inclusive com distinção visual nas fachadas, tendo bandeira Lexus.
      E já tenho notado resultado aqui em Campinas, ultimamente comecei a ver mais Lexus do que vi nos últimos anos.

  • Minerius Valioso

    Lamentável…

  • CanalhaRS

    Se a toyota não abrir o cofre e investir pesado em rede e marketing na Lexus, elas não vai nem fazer cócegas com Audi, Mercedes e BMW fabricando aqui.

  • Ramom Alencar

    ah se eles percebessem que se colocasse o símbolo da toyota venderiam muito mais…

  • Gabriel Ferreira

    É só vender os carros da Lexus na rede de concessionarias da Toyota, diminui custos e quem for compra um mais caro na linha da Toyota pode mudar de ideá e pegar um Lexus mais caro!

    • Rodrigo

      É o que estão fazendo em Campinas

  • Rodrigo

    Mas abriram uma concessionária Lexus em Campinas, com bandeira e tudo, dividindo o espaço de uma Nippokar, grupo mais tradicional da Toyota na região. Ou aquilo não é concessionária?

  • Freaky Boss

    Não entendi a razão desse fechamento. Mas eu também não entendo bem onde a toyota quer chegar com a Lexus aqui, então tá valendo!!

  • FocusMan

    Mal chegou e já vai?

    O problema é que esses carros só dão status para quem conhece. A maioria dos endinheirados correm para as tradicionais alemãs.

  • Freaky Boss

    Numa boa, se eu tivesse $ eu consideraria seriamente ter um lexus. Acho que a confiabilidade é maior do que a das 3 alemãs, e quanto a conforto e performance , LExus me atenderia muito e de certo modo até se equivale aos alemães (óbvio comparando modelos compatíveis….). E essa conclusão não é só minha. Nos Estados Unidos (mercado mais competitivo do mundo) os ricos e classe média alta também a fazem (comparar lexus com bmw, audi e mercedes e, para muitos, achar mais interessante). E eu não me preocupo com status. Compro meu carro para mim, não para os outros.
    O que me preocuparia no Brasil é disponibilidade de peça. Vc bate um carro desse, tem peça para consertar???

    • ObservadorCWB

      É quase por aí. Mas o pessoal tem mania de associar status a marca somente. Em nenhum lugar do mundo, fora o Brasil, uma C180 fornece status. Na Alemanha são usadas classe E para serviço de táxi. A classe C NEM PARA FUNERÁRIA serve, devido ao tamanho reduzido na wagon (que pouco se vê por aqui). O mesmo com a série 1 da BMW e os Audi A1 até A3. É tudo carro de entrada das marcas. Daí um cita um Hyundai Equoos e parece que cometeu um crime. Falar mal de um Corolla Altis então é pecado mortal…. mas repare que a diferença de preços de um Corolla e uma C180 não chega a 30%, apesar da diferença brutal no tratamento tributário.

      • Freaky Boss

        Concordo.
        Mas quanto ao corolla, vende um pouco por status mas muito por confiabilidade e pela esperança de um pós venda sem dor de cabeça.

    • celso

      Concordo que a Lexus tem boa reputação nos EUA, adquerida pela qualidade de seus carros, mas em relação às vendas a que considerar um “grande” detalhe: o preço.
      Os dois modelos mais vendidos da marca são o SUV RX e o sedã médio-grande ES.
      Se comparados aos concorrentes BMW X5 e Mercedes GLE, no caso do RX, e dos sedãs BMW Série 5 e Mercedes Classe E, no caso do ES, a diferença de preços é grande. Os modelos da Lexus chegam a custar US$ 10 mil a menos… e isso pesa na hora da compra.

      • Thiago

        Aqui o preço é superior ao trio germânico, quando olhei o IS-F250 estava R$196.600,00 e a NX200T R$249.900,00 a 3 meses atrás. Postei as impressões sobre os dois abaixo (andei apenas no IS-F).

  • Thiago

    Notícia extremamente mal escrita, aliás, não é incomum isso aqui. O que acontece é uma mudança de estratégia, em que os veículos da Lexus serão vendidos em muitas das concessionárias Toyota, como já começou a ser feito há algum tempo. A assistência sempre foi feita em ambas.

  • Freaky Boss

    Alguém sabe em que cidades a Lexus tem pontos de venda e assistência?????? obrigado por informar (vi no site deles e não achei)

  • Gran RS 78

    A Lexus é uma marca fantástica e vende muito nos Eua e Canada. O erro no Brasil, na minha opinião, foi querer cobrar valores altos, especialmente em comparação com as marcas premium tradicionais. Sem mencionar os poucos pontos de vendas e nada de marketing. Uma pena que somente uns poucos felizardos terão esses belos modelos.

    • Thiago

      Fui olhar 2 modelos da lexus, o IS250Fsport e o NX200T e me decepcionei com os preços (3 meses atrás). O IS-F estava R$196.600,00 (na época a 328i estava por 175k e a C250 sport por 195k). Por fora o carro é bonito e esportivo, mas por dentro é muito conservador, parecendo um carro de 2005 (o acabamento entretanto era muito bom), bem distante do luxo e requinte da C250. Andando no carro nota-se que o V6 2.5 de 200cv possui concepção antiga sendo que a esportividade fica só na imagem (até a C180 parecia andar mais). Detalhe para o sistema de som que era superior à BMW e MB.
      Já a NX era muito bonita, por dentro e por fora, faróis full led, acabamento em alcântara no painel esportivo, apenas as rodas poderiam ser mais bonitas, mas nada que comprometesse o carro. Comparando com a evoque, muito mais bonita e com um motor semelhante, 2.0 turbo de 240cv. Estava tudo perfeito se não fosse o…preço!!! R$249.900,00, sendo que a evoque dinamic estava sendo vendida por 225k.
      Como possuo clientes que vendem usados premium perguntei a eles o que achavam do carro e foram unânimes: no mercado de usados esse carro é muito difícil de vender, ou seja, tem que ter preço e tem que ser mais barato que uma evoque, não importa o que a tabela fipe afirme.