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lifan x60 2014 fotos 2 700x464 Lifan X60 entrega bom acerto dinâmico e preço competitivo, mas fica devendo no acabamento e isolamento acústico




Depois de um período meio opaco no Brasil, quando esteve representada pelo Grupo Effa, a chinesa Lifan resolveu “primeirizar” suas operações por aqui. Para definir a “nova cara” da marca no Mercosul, apresentou em maio o X60, seu utilitário compacto.

A estratégia para o lançamento do jipinho foi a mesma adotada por outras marcas chinesas: entregar espaço e equipamentos semelhantes aos concorrentes nacionais – no caso, Renault Duster e Ford EcoSport –, por um preço cerca de 10% menor. Uma forte campanha publicitária, que destacava exatamente a relação custo/benefício, ajudou a gerar alguma curiosidade no mercado. O modelo chegou de fato às revendas brasileiras em junho e, desde então, vende mais que o concorrente conterrâneo Chery Tiggo.

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Nos primeiros 30 dias de comercialização, o X60 teve exatas 200 unidades emplacadas – média que se manteve ao longo dos meses e que representa quase o dobro das vendas do Tiggo. Apesar disso, a performance está longe das ambições da Lifan, que planeja vender cerca de 400 unidades do X60 por mês. E ainda mais distante do líder do segmento, o EcoSport, que ronda os 5.600 emplacamentos mensais.

O modelo de linhas discretas vem da fábrica uruguaia de San José, onde é produzido em SKD – montagem final de veículos que chegam parcialmente desmontados da China. Ele tem 4,32 metros de comprimento, 1,79 m de largura e bons 2,60 m de entre-eixos – razoavelmente maior que os outros jipinhos do mercado. A linha de cintura alta e plana, janelas grandes e laterais com arcos de roda pronunciados formam conjunto que inspira robustez.

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Os pneus altos, que envolvem rodas em liga leve de 16 polegadas, contribuem para tal impressão. Os faróis são horizontalizados e ladeiam a enorme grade frontal, que ostenta o logotipo da marca. Atrás, lanternas com leds e um ar um tanto austero, mas que compõe a silhueta discreta do utilitário. O estepe vem dentro do porta-malas, o que contribui para manter um aspecto mais urbano.

Sob o capô, um motor de quatro cilindros a gasolina de 1.8 16V VVT – com comando variável de válvulas. Ele produz 128 cv a 6 mil rotações e 16,8 kgfm de força a elevadas 4.200 rpm, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Não há previsão de motorização flex, nem de transmissão automática.

Segundo a Lifan, atual conjunto é suficiente para levar o jipinho do zero aos 100 km/h em bons 11,2 segundos e à velocidade máxima 190 km/h. Para segurar o SUV nas curvas, a suspensão é independente nas quatro rodas, com o tradicional arranjo McPherson na frente e braços triplos atrás.

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No interior, também de aparência conservadora, o X60 traz ar-condicionado, direção hidráulica e vidros, travas e retrovisores elétricos de série, além de conectividade Bluetooth. A grande atração a bordo é a central eletrônica, com tela sensível ao toque, que concentra as funções do sistema de som – também comandado por botões no volante – e do navegador GPS, além de exibir as imagens da câmara de ré. Equipamentos de segurança, como duplo airbag e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, também estão disponíveis de série.

Mas o que a Lifan aposta que irá atrair de verdade o consumidor brasileiro é o argumento de que o X60 oferece um conjunto mecânico e equipamentos semelhantes ao de modelos nacionais por R$ 52.777 – os três setes do valor são inspiradas no desenho do logotipo da Lifan. Ainda há unidades da linha 2013 nas concessionárias, mas a linha 2014 já trará as primeiras alterações no carro.

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Nada muito impactante: interior escuro, regulagem de altura do banco do motorista, novas rodas e opção pelo teto solar. Segundo a Lifan, o suficiente para justificar o preço R$ 2 mil maior – passam a ser R$ 54.777. Pelo jeito, enquanto ainda buscam a sintonia com o mercado nacional, os chineses já descobriram que é possível lucrar bastante por aqui.

Ponto a ponto

Desempenho – Os 128 cv do 1.8 litro são suficientes para empurrar o X60. O câmbio manual também aproveita bem a força disponível. A distribuição de torque, no entanto, torna a condução na cidade um pouco morosa, já que a maior parte dos 16,8 kgfm só aparece depois das 3 mil rotações – e por completo apenas a 4.200 giros. Superada esta marca, o jipinho vai bem e tem acelerações e retomadas convincentes. Nota 7.

Estabilidade – Mesmo sendo alto – com 1,69 m –, a suspensão independente nas quatro rodas consegue segurar o carro com competência. A carroceria inclina relativamente pouco nas curvas e tem movimentos previsíveis. A direção, no entanto, parece ter relação distante com as rodas e contribui para transmitir alguma insegurança em velocidades mais altas. Mas nada que assuste o motorista. Nota 7.

Interatividade – Para um modelo projetado na China, o interior do Lifan é até fácil de usar. O modelo traz de série uma central eletrônica com tela sensível ao toque e conexões USB e Bluetooth. A interface é simples e descomplicada, fácil de usar com o carro em movimento. Comandos de uso rápido, como vidros e travas, são bem localizados e os botões para comando do som no volante ajudam. A boa área envidraçada e a posição mais alta de dirigir proporcionam uma boa visão sobre o que acontece ao redor do carro. Os retrovisores são enormes e o ajudam a transitar com confiança pelos engarrafamentos. Nota 8.

Consumo – O InMetro não recebeu nenhuma unidade do X60 para testes, mas o modelo testado marcou média de 8,2 km/l de gasolina em ciclo misto. Nota 7.

Conforto – Os bancos são até confortáveis, com boa posição de dirigir, e há espaço de sobra para cinco ocupantes. Mas é a ausência de isolamento acústico que dá a tônica do interior do Lifan. Ruídos de motor, transmissão e rolagem de pneus dominam o interior do carro e atrapalham a sensação de conforto interno. A suspensão é firme e faz os ocupantes sacudirem um pouco em pisos menos regulares. Nota 6.

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Tecnologia – O motor 1.8 16V, mesmo com duplo comando variável, não impressiona. Rende somente razoáveis 128 cv e bebe apenas gasolina. A plataforma é própria e recente, lançada em 2010 na China, junto com o carro. Por dentro, apenas a central eletrônica de entretenimento – que abriga sistema de som, GPS e visor da câmara de ré – chama a atenção. A bem-vinda conectividade Bluetooth está presente, mas faltam itens importantes, como um simples computador de bordo que forneça informações relevantes como consumo médio e autonomia de combustível. A imprecisão do medidor de volume de combustível no tanque do modelo testado tornou a ausência dessas informações ainda mais sentida. Nota 7.

Habitabilidade – O utilitário é grande por dentro, o que ajuda bastante na acomodação de passageiros. Há fartura de porta-objetos, como um grande nicho sob o apoia-braços dianteiro. A cabine é bastante ampla, com muito espaço para cadeirinhas infantis e passageiros. No entanto, a tampa do porta-malas é extremamente pesada e dificulta sua abertura, principalmente se o carro não estiver num terreno plano. O bagageiro, aliás, leva relativamente poucos 403 litros, por conta do assoalho alto. Nota 7.

Acabamento – É o principal “calcanhar de Aquiles” do X60. Mesmo com revestimento em couro nos bancos e forração das portas, a impressão de fragilidade das peças é notável, com materiais de aspecto frágil. Os encaixes até são razoáveis, mas não passam a impressão de que ficarão muito tempo no lugar. O isolamento acústico é deficiente e ajuda a reforçar a sensação de pouco requinte a bordo. Nota 5.

Design – Com linhas discretas, o X60 tem visual correto, mas traz referências demais a modelos coreanos de décadas passadas. Isso acusa uma certa falta de originalidade. Além disso, o desenho parece mais antigo do que realmente é, com um capô longo e praticamente plano, e arcos de roda bastante pronunciados. Não se trata de um carro feio, mas deixa claro que os chineses ainda possuem um caminho a percorrer em termos de design automotivo. Nota 6.

Custo/benefício – A Lifan posicionou o X60 para concorrer diretamente com seu conterrâneo Chery Tiggo. Por R$ 52.777, ele ficou cerca de 10% mais barato que as versões equivalentes dos líderes do segmento, Ford EcoSport e Renault Duster, e ainda entrega mais porte e mais espaço que ambos. No entanto, ainda precisa vencer a desconfiança em relação aos produtos chineses, mesmo com cinco anos de garantia. A linha 2014 ganhou pequenas modificações, mas passará a custar R$ 2 mil a mais. Algo que irá derrubar um pouco o “appeal” do jipinho na tabela de preços. Nota 8.

Total – O Lifan X60 somou 68 pontos em 100 possíveis.

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Impressões ao dirigir – Espaçoso e ruidoso

De cara, o porte “grandalhão” do X60 impõe respeito. As linhas robustas do utilitário causam boa impressão, ainda que ele não seja exatamente bonito. Os traços lembram bastante modelos sul-coreanos da década passada. Por dentro, mais referências, mas dessa vez aos japoneses, com o painel que quase presta uma “homenagem” à antiga geração do Toyota RAV4. Os materiais usados são de relativa qualidade e os encaixes das peças plásticas também são corretos, mas há algumas rebarbas aparentes e costuras que aparentam fragilidade.

A posição de dirigir é alta, com visão ampla para todos os lados e acesso fácil aos comandos, que também são bastante simples. Essa simplicidade, porém, vem do fato de não haver muita tecnologia embarcada no X60. Além da central eletrônica instalada – de uso bem descomplicado, aliás, e que tem GPS e câmara de ré –, não há sequer informações sobre consumo ou autonomia de combustível.

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No visor digital no centro do painel de instrumentos, apenas velocidade e dados do hodômetro são mostrados. A manopla de câmbio de formato pouco comum – semelhante a um ovo na horizontal – pouco ajuda nas trocas de marcha, enquanto a embreagem pesada complica a vida no dia-a-dia de tráfego intenso de uma grande cidade.

Uma vez em movimento, o 1.8 16V de 128 cv tem força para dar um desempenho razoável ao X60. O torque de 16,8 kgfm, no entanto, obriga o motorista a sempre manter as rotações em alta, já que aparece totalmente apenas a 4.200 rpm. Ao menos, superados os 3 mil giros, já há boa dose de agilidade, graças ao câmbio manual bem escalonado. No entanto, o isolamento acústico também merece – muitas – melhorias.

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Mesmo com o carro parado, é possível ouvir o motor funcionando em alto e bom som – inclusive a atuação de periféricos, como o compressor do ar-condicionado, claramente audível. Manter velocidades de cruzeiro acima dos 110 km/h torna-se cansativo, já que o motor passa a “gritar” mais do que seria agradável.

Para compensar, o acerto de suspensão é bom e filtra bem as imperfeições do asfalto. A carroceria não inclina muito, com reações bastante previsíveis. Lógico que o X60 não foi feito para grandes emoções numa estrada sinuosa, mas trata dignamente os ocupantes. O espaço interno, generoso, também não vai fazer ninguém passar por apertos – independente do tamanho. Além do bom vão para pernas e cabeça, quem viaja atrás ainda pode reclinar o encosto para melhor acomodação.

Ficha técnica – Lifan X60

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.794 cm³, quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção eletrônica. Acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré.

Potência máxima: 128 cv a 6 mil rpm.

Torque máximo: 16,8 kgfm a 4.200 rpm.

Diâmetro e curso: 79,0 mm X 91,5 mm. Taxa de compressão: 10, 0:1.

Aceleração 0-100 km/h: 11,2 segundos.

Velocidade máxima: 190 km/h limitada eletronicamente.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson. Traseira independente com braços triplos.

Pneus: 215/65 R16.

Freios: A disco na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.

Carroceria: Utilitário esportivo com quatro portas e cinco lugares. Com 4,32 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,69 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais.

Peso: 1.330 kg.

Capacidade do porta-malas: 405 litros.

Tanque de combustível: 55 litros.

Produção: San José, Uruguai.

Lançamento no Brasil: 2013.

Itens de série: Ar-condicionado, retrovisores, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, sensor crepuscular, coluna de direção regulável em altura, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, com rádio/CD/DVD/MP3/Bluetooth, navegador GPS, câmara de ré, sensores de estacionamento, bancos revestidos em couro, luzes diurnas de led, airbags frontais, ABS e EBD.

Preço: R$ 52.777.

Por Auto Press



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