
A Fiat liberou um press-release hoje, com maiores informações sobre a linha 2010 do Linea. A montadora coloca as mudanças feitas no modelo, que foram para tentar sair do nível de menos de 1.000 unidades vendidas por mês, para poder alcançar a meta de 2.500, como novidades que o deixam mais requintado e competitivo.
A versão anterior de entrada do Linea, que era chamada apenas de 1.9 16v e 1.9 16v Dualogic, agora tem o nome Linea HLX 1.9 16v e HLX 1.9 16v Dualogic. O instrumento com display Dot Matrix agora é de série também nessas versões. Display esse que antes vinha de série apenas no T-Jet.
Quando o comprador escolher um Linea 2010 Absolute ou T-Jet com interior bege, terá também os carpetes do chão nessa cor. Todas as versões recebem na linha 2010 um tapete de borracha para o porta-objetos acima dos difusores de ar central.
Dois novos opcionais na versão Absolute 2010: nova roda em liga leve 17” com desenho esportivo e som Hi-Fi com subwoofer. E a versão T-Jet agora traz de série spoiler (aerofólio) na tampa traseira.
A maior novidade, porém, é a versão LX, mais básica, que tenta deixar o Linea com um preço mais atraente, já que lugar com a concorrência na faixa dos 60.000 e 70.000 reais não foi nada bom para o modelo.
O motor é o mesmo 1.9 16v, mas com 127 cavalos ao invés de 130 das outras versões. A versão já traz equipamentos interessantes no preço básico de 53.990 reais, como air bag duplo, CD player com MP3, volante em couro, chave canivete com telecomando, computador de bordo e banco traseiro bi-partido com apóia braço central.
Veja todas as versões do Linea 2010:
Linea LX 1.9 16V 53.990
Linea LX 1.9 16V Dualogic 56.800
Linea HLX 1.9 16V 56.550
Linea HLX 1.9 16V Dualogic 59.350
Linea Absolute (Dualogic) 64.850
Linea T-Jet (Turbo) 68.850
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui


ZIG
12/05/2009 as 12:46
Vamos esperar pra ver como o mercado reage pois provavelmente esse é o último tiro que a Fiat tem pra melhorar as vendas do Linea.
Juniort9
12/05/2009 as 12:47
:drinkk: tomara que venda mais
Pafoncio
12/05/2009 as 12:49
Talvez agora dê certo, mas ainda existem melhores opções com valor igual ou um pouco maior…e quem comprou o Linea antes das mudanças deve estar bem contente com a FIAT…
Moriath
12/05/2009 as 12:51
Veredicto:
>> Plataforma de 96 :clown:
>> Motor rebaixado de 130 cv para 127 cv :clown:
>> Calotas :clown:
>> Sedan compacto premium que a fiat diz ser um médio sedan :clown:
>> R$ 53.990 :clown:
Mico !!! :clown:
laerciobarquetta
12/05/2009 as 13:06
Pessoal, desculpe o desabafo, nada contra sua pessoa Moriath, mas cansei de ver aqui no NA comentários atacando o Linea. Que uma pessoa não goste do carro tudo bem, por exemplo: eu acho o Vectra uma carroça, mas é um bom carro sim, indiferente do meu gosto pessoal.
Agora, o que temos visto aqui, são diversos comentários querendo mudar a classificação do carro, sedan compacto premiun, sedan médio, sei lá! Sou assinante e leitor assíduo da 4 rodas, como definiram o Punto lá? “Sport hatch”, ou seja, só ele ocupa este segmento, que está acima do hatch premiun, e abaixo do hatch médio.
Agora eu pergunto: Qual a diferença entre o Vectra (por exemplo), e o Linea, já que conforme os comentários daqui são de categorias diferentes?
Tamanho? Praticamente iguais
Motor? Compatíveis
Opcionais? O Linea tem mais de série
Acabamento? Achei o Linea infinitamente superior no desenho e na qualidade dos materiais empregados.
Enfim, a todos que tanto julgam o Linea de outro segmento, como se define o segmento de um automóvel na cabeça de vocês? Afinal a própria 4 rodas o definiu como sedan médio.
Fadsa
12/05/2009 as 13:43
Boa tarde !
Laercio, entendo seu comentário mas peço que desconsidere o texto do Moriath.
O grande “mico” não esta com a Fiat ou o Linea……… o “mico” esta com o Moriath.
Pelo texto do mesmo é possível concluir que o Moriath não conhece automóveis, nunca fez um test drive se quer em uma carroça e com certeza não possui R$ 50.000,00 disponíveis para escolher um automóvel.
A maioria dos criticos não teem condições de adquirir um Lineo ou outro concorrente. Por este motivo preferem depreciar o automóvel. Afinal de contas, aquele carrinho 1.0, rebaixado, com pneus e xenon chinês tem que ser melhor que um Linea, Vectra, Megane, etc.
Desta forma, o ego deste tipo de gente fica em paz.
OBS.: Eber, parabéns pelo trabalho.
Moriath
12/05/2009 as 19:06
Colega, eu só escrevi a verdade sobre o linea, eu particularmente nunca indicaria esse carro para compra, a um amigo ou parente etc…
Ricardo
13/05/2009 as 01:20
De verdade em seu comentário não tem nada… Plataforma de 96? A plataforma do Linea é nova, baseada em elementos do Stilo (a parte traseira é toda do Stilo) e elementos frontais herdados do Palio, porém muito melhorados. Já a seção central é toda nova. Basta dizer que o Linea tem excelente resistência à torção, é um carro firme e muito bom de curva. Pena que o preconceito dos anti-Fiat impeça de ver as qualidades do carro, que supera o Vectra com folga, como a própria imprensa já constatou em várias publicações.
Faraujo
13/05/2009 as 09:55
Aqui em BH tinha anuncio de Linea $53.990, antes da versao LX, e na tabela era mais de $56.0000.Logo, quem souber negociar leva um bom carro por menos de $50.000 pra casa.Acho que o Civic e Corolla entregam mais produto, mas cobram caro por isso.O Vectra, infelizmente, ficou pra trás…
HTTP
30/05/2009 as 17:27
vc nao entende de carro, provavelmente tem um gol 96 mil com som barato e por isso fica se achando, o linea so perde pro corolla na largura no resto ganha e tem mais torque, alem de ser mais economico.
rafael
12/05/2009 as 14:24
tem fake por aki……
tem gente postando como moriath… nao seria moriah?
Eber
12/05/2009 as 14:29
não. o editor do NA é o moriah, e esse moriath é um leitor.
Cezar
13/05/2009 as 10:51
Concordo plenamente.
Angel
12/05/2009 as 13:58
Esse motor de 127 cv é para tambem abranger um mercado mais um especifico, o de deficientes fisicos que só podem adquirir o carro com desconto de ICMS, se o mesmo tiver essa potencia ou menor.
guilherme
12/05/2009 as 14:50
não seria para taxistas?
para deficientes, senão me engano, é de preço o limite, pois a mãe de um amigo meu comprou um stilo e não pegou skywindow por causa do preço limite
Hodney
12/05/2009 as 14:55
Moriah
O Fiat Punto e Linea utilizam plataforma Fiat/GM SCSS platform. Essa plataforma é a mais moderna da montadora no Brasil. Mesmo que se faça milagres a plataforma do Palio não comporta o tipo do carro, digo isso devido as pecularidades do projeto dos dois carros.
O Fiat Idea é um produto do Projeto 188 platform, origina-se da segunda geração Fiat Punto da Italia, modelo que não temos por aqui. :))
Moriath
12/05/2009 as 19:11
Na europa o Corsa D e o grand punto compatilha a mesma plataforma sim, porém no Brasil o punto É FEITO SOBRE A PLATAFORMA DO PALIO DE 96. Haja visto que o Corsa D não é produzido no Brasil.
Ricardo
13/05/2009 as 01:24
Incorreto, favor ler resposta acima. O Linea não tem absolotamente nada a ver com Palio.
velocidade
12/05/2009 as 17:01
O linea atual esta sendo vendido por R$ 52.420 ,ou seja, versão LX tem que ser vendida por R$ 48.900 p/ fazer frente ao Vectra expression.
:censor: :censor: :censor: :censor:
Limelight
12/05/2009 as 19:46
O que é “Mico”?
Um carro que vende menos de 1.000 unidades por mês?
Um carro em que a montadora aposta todas suas fichas e não vende bem?
Bem… Acho então que o mercado tá cheio de micos e ninguém fala nada.
Que o diga a, o C4 Pallas, o Fusion, o Bora, o Astra Sedan, o Peugeot 307, o Jetta, o Sentra….
Pior quem já teve seus dias de glória e se arrasta no mercado. Não é, Parati? :espar:
Lucas Silva
12/05/2009 as 21:45
que plataforma de 96?? tá louco???
Lucas Silva
12/05/2009 as 21:48
que plataforma de 96??? tá louco?? isso ja é absurdo, tudo bem você não gostar do linea, mas mentir descaradamente desse jeito??
robertomarconi
12/05/2009 as 23:05
bom mesmo eh o vectra.
Carlos
12/05/2009 as 12:56
Com essa grana, eu compro um Vectra Next Edition Semi-novo, muito mais carro !!!
Bisinski
12/05/2009 as 13:19
Com essa grana você compra um Novo Focus Sedan, vence todos. Ou um i30 hatch.
guilherme
12/05/2009 as 14:52
com essa grana dá pra comprar quase metade dos veículos vendidos no brasil! o modelo vc escolhe!
Mark
12/05/2009 as 15:42
Com essa grana vc da entrada numa casa :tong:
Ricardo
13/05/2009 as 01:27
Se o Vectra é muito mais carro, então nos explique por que toda a imprensa está dizendo que o Linea é superior ao Vectra. Duvida? Pesquise e veja: Quatro Rodas, Car and Driver, Revista Carro, etc.
Digo
13/05/2009 as 03:02
Com essa grana vc compra um montão de maconha e abre uma boca!!! :teeth2: :teeth2: :teeth2:
Everton Leandro
12/05/2009 as 12:57
Boa! :clown:
Gustavo
12/05/2009 as 13:00
O mais bonito do segmento, sem dúvidas
Daniel Alves
12/05/2009 as 13:00
Continua caro. Nessa faixa de sedãs médios, mesmo os que não brigam em preço com Civic e Corolla, há opções bem interessantes como o Sentra, o Focus (ambos com previsão de se tornarem flex ainda esse ano), o próprio Vectra, entre outros.
Acho que a previsão de vendas do Linea sempre foi exagerada pela Fiat. Para a tal meta pretendida ele teria de ter um preço muito mais competitivo. Está mais pra ficar na faixa das 1000 unidades ao mês, tal qual o Polo sedan (que, em tese, briga com os sedãs compactos, mas custa quase o preço de um médio). Essa categoria não pegou: compacto premium sedan. A Fiat deveria ter visto isso quando trouxe o carro.
Juniort9
12/05/2009 as 13:01
Você compra um Vectra Expression sem air bags, cd player etc. Então compre um Absolute semi-novo, mas gosto é gosto. :rayban:
victor
12/05/2009 as 13:05
Ess a coisa de plataforma e grnade bobagem,para que serve isso???
so para dizer que tal carro e de tal plataforma???
alem do mais isso nao me protege,isso nao dexa o carro mais bonito
Nas.ser
12/05/2009 as 13:07
Isso não protege? Esse foi um comentário irônico, certo?
Brother
12/05/2009 as 19:25
Olá Nas.ser,
Perdoe-me, não o conheço e peço licença. Reponda para mim, qual a vantagem de se ficar discutindo plataforma como disse nosso colega Victor? Não entendo muito bem sobre o assunto e até imagino que uma plataforma moderna tenha estudos mais avançados sobre segurança, estetica e performance ou sei la o que do carro. Porem, acredito que grande parte dos que aqui criticam mal podem aproveitar a plataforma de um uno, gol, fiesta!!!!!!!!
Quantos poderão aproveitar e saberão a diferença de uma plataforma ultra moderna? Pra mim acredito que só depois que ela ficar velha e tenho certeza que pra grande maioria também!!!! Infelizmente pra nós aqui é assim!!! Gosto de ler comentários objetivos e que influenciem diretamente a concorrência, não alguns comentarios denegrindo qualquer carro, principalmente carros que sabemos que no Brasil são super modernos! Aplica um logotipo da Honda ou Toyota no mesmo carro antes dele ser apresentado ao público e garanto que falariam maravilhas dele. Top! Ultra novidade! Mas como é uma marca que chegou e ralou muito na tentativa de trazer novidades para o país dos restos e ainda assim é uma marca vitoriosa pelo trabalho (o próprio mercado mostra), as pessoas ainda criticam.
Brasileiro olha muito a beleza e o conforto e, agora, esta aprendendo a olhar também para a segurança. A plataforma que estamos cobrando um dia se tornará velha e aí? Vamos meter o pau nela também? São coisas da tecnologia e, principalmente, do tempo!!!!!!!!!!!!!
Abraços!!!!!!!!!!!!!1
Nas.ser
12/05/2009 as 13:06
Siena Premium por 54 mil? Não, obrigado…. :humpf:
Mas a grande piada é o T-jet por 69 mil……. :tong:
Ricardo
13/05/2009 as 01:30
Nos mostre um sedã de 68 mil com desempenho semelhante ao do Linea T-Jet. Não existe nem próximo disso. O Focus 2.0 fica lá pra trás logo já na 2ª marcha, Civic e Corolla não acompanham nem na 1ª.
rafael.pereira
12/05/2009 as 13:11
Sou mais o Azeraa :banana: :banana:
(hyundai-fan mode off)
Espero que o Linea venda mais com isso, é um sedã de boas qualidade e um estilo bem diferente de seus concorrentes. Não gostei de terem tirado o ABS da versão básica, ao invpes disso ficaram coisas para inglês ver como chave-canivete e banco com apoio de braço. Pelo menos o airbag ficou.
Pra quem fala que isso aí é Palio que é Punto que é esticadão vai comprar o seu Civic com porta-malas de mobilete por preço de sedã. Existem -muitas- diferenças entre a plataforma do Palio e do Linea, lembrando que a base não determina o conjunto inteiro da plataforma (tanto o idea quanto o Punto usam “parte” da plataforma do Palio apenas, e se com isso conseguiram manter as características originais dos italianos, é prova de que a adpatação foi bem-feita, não um mero ctrl+c ctrl+v).
Se eu comprasse um Linea básico, a primeira coisa a fazer ia ser trocar essas calotas, por sinal…
ACB
12/05/2009 as 13:12
Éber,
seria de bom senso, referir que a FIAT tentaria vender 2.000/2500 unidades NUM MERCADO SEM CRISE FINANCEIRA MUNDIAL !
Com essa nova e importantíssima variável, será excelente para a montadora atingir 2.000 unidades/mês, sepre tendo em mente que em meio à crise mundial, atingir essa maica será uma grande vitória.
Boa sorte à FIAT, e que atinja seus objetivos, pois só assim será viabilizado o lançamento do BRAVO em nosso mercado.
Fiat LINEA – 03 anos garantia em todo o Brasil – Fabricação nacional, gerando renda/tecnologia e geração de riquezas em todos os municípios brasileiros.
Eber
12/05/2009 as 13:40
crise, que crise? com o IPI reduzido o mercado bateu todos os recordes, está vendendo mais do que antes da crise…. isso de crise não tem nada a ver mais….
Miro
12/05/2009 as 18:43
Putz…Pelo comentário resumi o seguinte: “ACB é Fiateiro, e não desiste NUNCA” :hauhau: :hauhau:
Eu sinceramente não sabia que as outras montadoras importavam mão-de-obra e repassavam seus impostos diretamente para o país sede… :clown:
Rafael
12/05/2009 as 13:12
Não sei aonde o Linea é compacto premium? Ele é do porte dos seus concorrentes, com a largura um pouco inferior (coisa de 5 a 8 cm)… Querem que ele concorra então com Polo Sedan e Symbol né?
JONE
12/05/2009 as 13:18
galera assim eu choro:
http://www.youtube.com/watch?v=1G-YTi1-gTQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vb2kHShbkk0&feature=related
amo sempre :inluv: :inluv: :inluv:
Miro
12/05/2009 as 18:47
E tem gente que diz que a “Fiat” é que tem tecnologia… Fiat é muito boa de piada! :clown:
guto
12/05/2009 as 13:20
rapaz eu sinceramente acho esse carro com cara de punto e traseira feia
resumindo TOSCO! :trowup:
guto
12/05/2009 as 13:22
http://www.youtube.com/watch?v=vb2kHShbkk0&feature=related
ze
12/05/2009 as 13:31
Na Webmotors ja tem alguns concessionarios passando T-Jets 0km por 60k
Esse peladão ai não compraria por mais que 48k
Cíntia
12/05/2009 as 13:42
Olha, com essa redução passei a olhar o Linea, porque até então ele era uma carro que pra mim não fedia e nem cheirada. Achei um preço atrativo, o design não é um primor, mas está longe de ser feio, o interior percebi certo capricho. Se não fosse o focus com um preço tão bom, o linea seria minha opção, de preferência o dualogic. Acho que a FIAT irá alcançar o seu objetivo.
Dodge
12/05/2009 as 20:50
Espero que ela consiga também! :drinkk:
Piloto
13/05/2009 as 14:46
O Fiat Linea é bonito; mas para mim, você é a “coisinha” mais bonita desse site.
Fadsa
12/05/2009 as 13:45
Boa tarde !
Laercio, entendo seu comentário mas peço que desconsidere o texto do Moriath.
O grande “mico” não esta com a Fiat ou o Linea……… o “mico” esta com o Moriath.
Pelo texto do mesmo é possível concluir que o Moriath não conhece automóveis, nunca fez um test drive se quer em uma carroça e com certeza não possui R$ 50.000,00 disponíveis para escolher um automóvel.
A maioria dos criticos não teem condições de adquirir um Lineo ou outro concorrente. Por este motivo preferem depreciar o automóvel. Afinal de contas, aquele carrinho 1.0, rebaixado, com pneus e xenon chinês tem que ser melhor que um Linea, Vectra, Megane, etc.
Desta forma, o ego deste tipo de gente fica em paz.
OBS.: Eber, parabéns pelo trabalho.
Paulo (BH-MG)
12/05/2009 as 14:08
Senhores,
sou chevrolet esporte clube. No entento, tenho que admitir que a GM nãi investe muito em tecnologia, mas constroi veículos robustos e de baixo preço de manutenção. A Fiat tem muita tecnologia, mas como a ford, é mestre em derrubar seus prórprios produtos. A Fiat lança carros caros e depois de constatar que não vendem, vão baixando os preços, tirando aquele monte de acessórios inúteis ou caros para nosso mercado. Foi assim com Uno EP, com Tipo, com Marea e agora com o Linea.
127 cv é para pegar o público de frotistas, taxistas e deficientes físicos que aqui em Minas tem isenção de IPVA, para veículos até esta potência. Ou seja, já que não vende, vamos recuperar o prejuizo nessa turma, que não foi pensada a princípio.
A Fiat não respeita seus clientes e o negócio dela é vender carro com maior volume mesmo.
A diferença de Linea para Vectra, com referencia a classificação, é pelo tamanho co carro e o entre eixos. Ou seja, Linea é menor e portanto está num segmento abaixo, mesmo que se considere o carro melhor e com mais tecnologia. Assim como acontece com o Logan, que é classificado como sedan compacto, quando pé médio. Isso acontece porque não é bonito e é barato.
rmmorais
12/05/2009 as 14:20
Paulo, não concordo com a diferença de segmentação entre Vectra e Linea, acho que fazem sim parte do mesmo segmento, visam atingir o mesmo público, não vai ser uma diferença pequena de entre-eixos ou largura que vai definir isso.
Beleza é (bem) subjetivo. E com relação ao respeito aos clientes, lançando versões mais baratas depois de pouco tempo do carro no mercado, o que você me diz da versão Expression do vectra, lançada um ano depois? E quem tem o Elite 2.4, que só era disponível nessa versão, com consumo elevadíssimo e motor de 150cv, com o novo Elite 2.0 com 140?
Desrespeito aos consumidores, na minha opinião, é um carro do porte do Vectra não ter nem air bag de série. Depois reclamam que civic e corolla vendem muito…
Dodge
12/05/2009 as 19:15
Disse tudo! Vectra sem airbag… :trowup:
Mirax
12/05/2009 as 14:26
Ne sempre o entre-eixos diz se o carro é o mesmo segento do outro. O Jetta por exemplo tem 2,58m de entre-eixos e concorre com o Vectr que tem 2,70m.
guilherme
12/05/2009 as 15:00
entre-eixo grande ou não,
o linea com certeza é o mais apertado da categoria
no salão do automóvel entrei com + 3 adultos dentro dele e o bixo é um aperto só, tanto para quem tava na frente(-) quanto para quem tava atrás(+)
Mirax
12/05/2009 as 14:12
Não sei quem disse que a plataforma do Linea é de 96!. O Linea usa a plataforma do Punto nacional, que não é a mesma do Grande Punto italiano, é uma versão anterior à do Grande Punto.
O grande problema do Linea é a o mesmo pelo que passa o Mégane da Renault, ou seja, existem outras opções no mercado que ofuscam os dois modelos citados. Porém são bons carros, mas…entre o dois, e ficaria com o Mégane.
eduardo82
12/05/2009 as 14:17
E a plataforma do Punto nacional vem do Idea… e a plataforma do Idea é a plataforma do Palio alongada…
Fadsa
12/05/2009 as 14:46
Eduardo, recomendo que você faça um test-drive no Punto, Linea, Vectra, etc.
O conceito de plataforma é genérico. Para os leigos no assunto fica a impressão que retirando a carroceria sobra apenas a plataforma.
Sds
Dodge
12/05/2009 as 20:32
O pior é que a maioria esculhamba o carro sem nunca ter dirigido ou entrado em um… Puro ódio pela líder em vendas! Torcer contra o “time” adversário… Ô mentalidade brasileira! :pao:
Moriath
12/05/2009 as 19:16
Veículo derivado do Punto
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/105458_p.shtml
Logo::
Permanece no Punto a “questão da plataforma”. O modelo europeu é construído sobre a plataforma do Opel Corsa – fruto do acordo entre a Fiat e a GM, já dissolvido. É um caso específico que não poderia ser estendido ao Brasil. Aqui a fábrica italiana afirma que o hatch tem plataforma nova, exclusiva, que combina elementos da européia com outros da Idea. Logo, nada mais é do que uma derivação da plataforma do Palio.
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=38046
Renan Negreiros
12/05/2009 as 14:56
nunca pagaria esses valores nesse sienao……..
helmygalindo
12/05/2009 as 15:06
O Linea pra vender vai precisar agradar aos taxistas, e taxista ODEIA motor 16 Valvulas!
Fadsa
12/05/2009 as 15:23
Taxista tem que andar de Santana e Vectra.
Se taxista tivesse conhecimento de mecanica/tecnologia/consumo/manutenção não seria taxista.
Sds
Mark
12/05/2009 as 15:52
A maioria dos taxistas sao um otimo exemplo de motoristas brasileiros que nao sabem cuidar da manutençao correta de um carro.
helmygalindo
12/05/2009 as 19:04
Preconceito é feio sabia!
Os taxistas não só entender muito bem de carros, mas entendem muito bem de manutenção.
Quando eles compram carros, os nobres colegas pensam em tudo! Tudo mesmo! Ao contrario de uma grande maioria que só pensa em agradar as gatinhas com seu lindo bolido novo!
1. baixo custo de manutenção
2. baixo consumo
3. seguro barato
4. bom porta-malas
5. bom espaço interno
6. mecânica simples e boa
7. boa potência do motor e bom toque
8. conforto pra dirigir o dia todo
9. Design que atraia os clientes.
10. bom preço de revenda
11. suspensão confortável e segura
12. bom acabamento…
13. bom desconto na hora da compra
14. parcelas mensais baratas…
Infelizmente no Brasil são poucos os carros atuais que aliem todas essas características! Por isso eles compram o que tenha a maioria dessas características.
Vectra, astra, siena, palio weekend, voyage… Sempre 8 válvulas
As 16V poderiam ser substituidas por 8 valvulas maiores e aerodinâmicas. Isso geraria menos atrito no comando, menos gasto da correia e em maior eficiencia mecânica e menor custo de manutenção!
E outra, acidentes acontecem, e a correia pode se romper por acidente, ressecar e perder dentes… Aconteceu comigo e eu tive que pagar 3700,00 para reparar o motor de minha P.W 1.6 16V. Se ela fosse 8V eu pagaria só a metade!
Dodge
12/05/2009 as 20:27
KKKKKK! Então no seu conceito, os motores multiválvulas não prestam? Pois é, nesse raciocíno é melhor comprar um GOL a compra um Jetta, Passat, Fusion, ou mesmo MB, BMW, Audi e Jaguar… Todos com motores multiválvulas… Cada país tem o carro que merece! :clown: Imagino que o C4 Pallas, 307 e Focus também não prestam! :hauhau:
helmygalindo
12/05/2009 as 23:09
Amigo, aumentar o numero de válvulas é uma boa alternativa para se aumentar a eficiência do motor, mas não é a unica que existe!
Pode-se conseguir quase os mesmos resultados com uma simples mudança na aerodinâmica interna do motor, mudança da geometria interna e utilizações de materiais mais sólidos e que dissipem melhor o calor.
Quanto mais válvulas, mais arrasto para o comando de válvulas e menor a vida util da correia dentada. que nos 16V são bem mais caras! (por sacanagem mesmo!)
resultado: Manutenção mais cara e reparo muito mais caro em caso de quebra!
Sobre os taxistas, eles gastam mais em manutenção de carro, pq rodam mais e precisam de um carro sempre bom e confiável. Não é a gente que dá um jeitinho até o fim do mês!
TAXISTA COM CARRO RUIM NÃO RODA, E SE NÃO RODAR NÃO COME!
Veja alguns casos no mercado que provam que valvulas não é tudo:
Gol 1.6 8V = 101cv/103cv
Corsa 1.4 8V = 105CV
Palio 1.6 16v = 106cv (fora de linha)
Logan 1.6 16V = 110cv
Peugeot 207 1.6 16v = 110cv
Citroen c3 1.6 16v = 110cv
e mais
C4 Pallas 2.0 16v = 143cv
Civic 1.8 16v = 140cv
Vectra 2.0 8V = 140cv
Corolla 1.8 16v = 136cv
Linea 1.9 16V = 132cv
Linea LX 1.9 16v = 127cv
Agora me diga:
1. Como o corsa consegue ser tão potente quanto o palio 1.6 16v?
2. como o corsa consegue ser mais potente do que o gol 1.6 8v?
3. como o corsa consegue chegar proximo em potencia dos 1.6 16v mais modernos do mercado atual?
4. como o Vectra 2.0 consegue ser mais potente do que o Linea 1.9 16v?
5. como o vectra consegue ter quase a mesma potencia do c4 pallas?
UMA SALVA DE PALMAS A TODOS OS TAXISTAS, A CLASSE MAIS APAIXONADA POR CARROS DE TODO O MUNDO! :clapp:
Mark
13/05/2009 as 13:17
:eyess: To ferrado entao! to com um carro pouco eficiente em casa entao, ele tem 20 valvulas!! Vou trocar ja por um vectra 8V, isso sim é sinonimo de tecnologia!!! :teeth2:
A propósito, o 1.4 e o 2.0 8v da GM podem ter potencia, mas bebem muito mais do que os concorrentes que voce citou.
José Robson
13/05/2009 as 11:15
Válvulas mais aerodinâmicas ???? Legal isso … Não que o conceito esteja errado, acho até que está certo, mas é a primeira vez que ouço o emprego desta palavras se referindo às válvulas … E não ..Válvulas maiores não fazem a mesma coisa do que o dobro de válvulas, simplesmente pelo DOHC sem muito mais eficiente na admissão e no escape, particularmente em giros mais elevados.
Mesmo em giros mais baixos, onde o torque dos DOHC é comprometido, o consumo menor compensa a perda de torque, que logo volta a aparecer conforme o giro do motor aumenta.
paulo
22/05/2009 as 19:21
FALOU TUDO AMIGO,,SOU TAXCISTA E MOTOR 16V PARA NOSSO TRABALHO NÃO VIRA. .. ABRAÇOS
Jango
12/05/2009 as 15:22
E os cromodos ridículos nas maçanetas, portas, para-choques e aonde mais puder continuam. :down:
José Robson
13/05/2009 as 11:19
Realmente, tem cromados demais no Linea … Para que as maçanetas cromadas ??? parece carro de periferia com aqueles apliques vendidos no Mercado Livre …
Eu gosto muito do visual e da proposta do Linea … Acho que estão começando a acertar os valores (que a meu ver deveriam ir de R$ 45.000,00 a R$ 65.000,00).
Mas dos cromados eu não gostei não … e nem das calotas (não por serem calotas, pois existem calotas bonitas, vide as calotas do 307 Presence, por exemplo).
MauricioY
12/05/2009 as 15:26
A maior prova que o Linea é um Punto Sedã e não um médio é o câmbio automatizado. Sedãs médios possuem câmbios automáticos e não automatizados. Vide Civic, Corolla, Focus Sedã, Vectra etc. O Sentra então está a anos luz com seu automático CVT.
Quem usa automatizados: Meriva e já prontos para serem lançados Idea, Polo hatch e sedã (esse sim concorrente do Linea).
Vão lembrar que o Stilo tb usa automatizado, mas tb é outro mico da Fiat.
Dallebu
12/05/2009 as 16:21
Rapaz se a Fiat começar a vender AMANHA un Fiat Bravo 2.0 Turbo de 200 CV com injeçao direta e comando de valvulas variavel (motor totalmente novo recem lançado na Europa nos Alfa Romeo e Lancia), com o novo rapidissimo cambio Dual Dry Cluch de dupla embreagem (como o DSG da VW), 6 airbags, ABS, ESP, Skywindow, etc etc por 60.000 reais vai ser dificil vender. E sabe porque? Porque vao dizer que o motor nao vai ter manutençao barata como o Trecopower da chevrolet. Porque nao è 8 valvulas e por isso nao tem torque em baixa, porque é Fiat entao vai ser mico. Porque eu nao sei o que diabos é um cambio de dupla embreagem entao nao compro. Porque um mecanico que concertou meu Fusca disse que motor turbo da problema etc etc. Por isso e por outras coisas que eu digo que o Brasileiro merece os carros que tem….
MauricioY
12/05/2009 as 16:26
Se não colocar rodas com calotas e cambio automatizado pode ser que venda.
Enquanto isso os brasileiros vão merecendo (comprando) Civic e Corolla etc…
Dallebu
12/05/2009 as 16:52
O cambio automatizado nao é o problema, o problema é a Fiat. O cambio automatizado Dualogic foi criado para carros pequenos e populares na europa, carros para uso em cidades com transito etc e nao para carros grandes e para viagens e conforto. Apesar de que eu acho que o Dualogic do brasil é inferior ao europeu porque a critica europeia nunca criticou o cambio por trancos nas trocas de marcha, alias ele é considerado o melhor automatizado do mercado (com uma embreagem). Agora se a Fiat coloca um cambio para cidade no Linea e no Stilo so pra dizer que é automatico ai e problema dela…
Ps. Nao mudo de ideia, o brasileiro merece o carro que tem, poi os Civic e os Corolla brasileiros nao sao iguais aos americanos/europeus em termos de conteudo, porem custam mais.
MauricioY
12/05/2009 as 17:17
A Fiat pensa a mesma coisa, por isso ao invés de fornecer o Fiat Bravo 2.0 Turbo de 200 CV, que oferece nos países de primeiro mundo vende o Punto Sedã com rodas de calota e cambio automatizado aqui pros brasileiros. É por essas e por outras que o Linea está tomando surra do Civic/Corolla e até mesmo do jurássico Vectra.
Fadsa
12/05/2009 as 16:58
Parabéns pelo comentário !!
Conheço um mecânico aki em SP que prefere criticar o que não conhece a ir para a escola se atualizar.
Sds
Jonatan
12/05/2009 as 15:36
Bom, eu acho que o Linea até q esta com um preço razoável, mas a Fiat deveria colocar nessa versão LX o motor 1.6 da Tritec, muito mais negócio, com ABS pelo preço de R$ 49.990,00. Assim venderia bem melhor. Já sobre as categorias, é comparado o tamanho total do carro e seu entre-eixo…
verde.10
12/05/2009 as 15:52
Essa carro por dentro é demais, assim como o focus um dos melhores acabamentos internos nacionais, por fora nada de muito, design conservador demais, nada arrojado.
Se o T-Jet custasse uns 60k valeria a pena!
verde.10
12/05/2009 as 15:54
Obs: Não sou alemão, o “essa carro” nao foi proposital, foi apenas erro de digitação :teeth2: :teeth2: :teeth2:
Miro
12/05/2009 as 19:01
“…assim como o focus um dos melhores acabamentos internos nacionais…”
Você entrou no Linea mesmo???? :?::OoO:
O acabamento é bonito pelas cores e desenho e só. A montagem é pior que a do Uno. As peças são mal encaixadas e mal acabadas. Prestou atenção na distância do forro de porta e a porta? A abertura em volta da tampa do porta-luvas? O “click” dos botões que parecem estar quebrando…
Entra em outros carros da mesma categoria e para de ficar comparando fotos de revista.
Pools
12/05/2009 as 16:49
Questão de se o carro é ou não bonito é pessoal. Não adianta expressarem sobre isto.
Agora que por 53 se leva o novo focus pra casa com ABS e airbag, isso é verdade!
O que estragou foram essas calotas. Pagar 54 mil e ter calotas? Economia porca e sem sentido.
Espero que comece a vender melhor agora…
Até mais,
fernando
12/05/2009 as 18:35
Tirarem o ABS foi tosco… Com ABS por R$ 45.000,00 explodiria em vendas. Deixa a briga com o Corolla e com o Civic para o Bravo sedan (que não existe) com motor multiair e dupla embreagem… ai sim a FIAT daria um brilho de modernidade.
Se viesse a Lancia Delta entaum…
Conheço os italianos e infelizmente como todos os europeus acreditam que o Brasil “está se motorizando”, que aqui o pessoal “tá comprando o primeiro carro como na China”.
O brasileiro e muiiito mais antenado, compra carro ultrapassado por causa do preço (e tem outra opção??) mas na faixa dos R$ 50.000,00 para cima quer o que está sintonizado com EUA-Japão-Europa.
Acorda FIAT!!!
kyan
12/05/2009 as 19:00
Uma pena o linea atual 2009 com rodas 16 liga leve e completo estar sendo vendido por 54k e o LX com muitos itens a menos ser vendido pelo mesmo preço,modelo 2010?Ok mas nós consumidores perdemos muito!!Espero q na concessionária a versão LX tenha desconto!Vendido por 51500 seria o mais justo depois do corte de tantos itens caros!!!
Ricadu
12/05/2009 as 19:28
A comparação não pode ser feita com os carros supra-inflacionados do segmento que querem enfiar o Linea, e sim com seus preços fora do Brasil. Na Alemanha custa $ 13.700,00 euros. (fiat.de). Na cotação atual isso dá 38.672,634 reais.
Agora vamos comparar em dólar, 18.700,5 dólares. Isso daria 38.671,6 reais
Para efeito de comparação o Hyundai Azera Gls custa $ 24.970 dólares nos Eua. Na cotação de hoje importado sem impostos 51.637,96 reais.
O Fiat Linea fabricado no Brasil com tecnologia nacional e etc etc como muitos disseram aí custa cerca de 15 mil reais a mais que se importado sem impostos. Quanto a Fiat ta ganhando?
Este valor dá quase o mesmo que o Azera paga em impostos pra vender no Brasil (considerando que está sendo ofertado até por 68 mil).
Não ganhamos nada com o Linea fabricado no Brasil, quem ganha são os graúdos da Fiat e talvez trabalhadores, pois a indústria nacional paga 1/10 do que ganham no 1º mundo…
Este é o raciocínio que deve ser feito, e não ficar comparando Linea com Vectra, Civic, Corolla, Focus, pois todos estão com preços inflacionados, posicionaram-se neste patamar, e o consumidor aceita pagar, e estão ganhando muito com isso, e a Fiat claro não quer ficar atrás. O Azera é uma excessão!
Guilherme Guimaraes
12/05/2009 as 19:44
Putz eu juro que ri do carinha falando que o Linea por ser (pouquíssima coisa) menor que o Vectra é de um segmento inferior… se fosse assim o Civic deveria ser considerado um hacth com aquele porta-malas ridículo! :teeth2:
Leiam este comparativo:
http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/pallas-linea-focus-corolla-1.htm
O Best Cars sempre é bem imparcial e é muito difícil eles fazerem um comparativo sem que os “4 Ps” sejam equivalentes.
O Linea é um ótimo carro (porém existem outros melhores no segmento), fiz um test-drive em um Absolute e achei exelente, só não gostei do modo automático do cambio dualogic com seus trancos, já o modo manual é muito bom, só dirigindo mesmo para saber. O problema desse carro é o pré-conceito do brasileiro em relação a Fiat, parece que TUDO que a Fiat faz, fabrica e etc é uma porcaria, o que é uma inverdade!
Antes de virem falar besteiras sem saber, vão a uma concessionária Fiat e faça um test-drive. Eu fiz um e tenho opinião sobre o mesmo, não vou ficar falando asneiras só porque é um Fiat ou um “Punto com traseira”. Assim como eu posso opinar a respeito do Vectra (vulgo, Astrão), meu sogro tem um e é um ótimo carro, porém o acabamento deixa a desejar e esse motor da GM deveria estar em um museu!
helmygalindo
13/05/2009 as 00:56
o motor novo é muito bom viu!
José Robson
13/05/2009 as 11:52
Motor novo?
RodolfoKunze
12/05/2009 as 22:42
Bom carro nessa faixa de preço
o povo tem mt preconceito com a FIAt… Nunca tive, nao posso falar nada…
:hahh:
Alceu
13/05/2009 as 01:16
Com a Fiat e com a VW. Já tive das duas e gostei de todos. Quem não quer se incomodar com manutenção que ande de táxi.
Eduardo
13/05/2009 as 01:51
Nossa, só tem “especialista”aqui, me dá vergonha alheia viu. Linea com plataforma de palio? Nossa, que forçada de barra, me diz da onde você tirou isso. E mais, não se compara o número da potência, simplesmente. Você tem que ver em que curva de rotações ela vai estar disponível. Um corsa 1.4 anda o mesmo que o palio 1.4, pois a curva de potência dos dois é semelhante até uns 4.000 rpm. A potência de 105cv é obra do departamento de marketing da empresa, surge a mais de 6.000 rpm, em uma faixa que ninguém usa. A comparação linea X vectra não é correta, pois o linea é um motor 1.8 na verdade, tem 1838cc. Motor multiválvulas faz diferença sim, mas você tem que fazer pelo menos uma manutenção básica nele. Só isso.
Enfim, a fiat errou por achar que bastaria lançar um sedã qualquer que venderia como um civic. Os japoneses vendem mais por terem carros confiáveis, bonitos e um atendimento de qualidade. Muito distante das 4 grandes. O linea não vai vender bem pq é um derivado de punto, um carro pequeno e bem mais barato. Outra que a fiat se queimou demais na sequência tipo, tempra, marea e stilo. Ninguém gasta mais de 50k em um carro incerto.
HHPP
13/05/2009 as 07:34
O Linea é um bom carro. Tem seus predicados, e o maior deles é o custo-benefício.
A verdade é que os tão elogiados japoneses têm muita gordura para queimar em seus preços, nem de longe valem o que custam. Mas, como quem regula preços é a lei da oferta e procura, enquanto os mesmos continuarem vendendo tanto seus preços estarão nesse patamar irracional. Um Focus Guia manual, super completo, custa R$ 63 mil… Um T-jet, igualmente completo, custa R$ 69 mil… e um Civic básico custa mais de R$ 60 mil, enquanto o completo beira os R$ 80 mil… ridículo. Mas há quem pague, então vai continuar assim.
Cada um é dono do seu dinheiro. Quem quiser gastar mais de R$ 60 mil num carro extremamente simples e pelado como o Civic, que fique à vontade. Mas vai ter que conviver por anos com um carro simples, apenas a título de estar comprando um carro mais comercial e pensando na revenda. Robusto e confiável, mas simples. Meu ex-Palio 1.4 era muito mais completo que esse Civic.
“Ah, mas o Civic tem comando de válvulas variável, bloco de alumínio, etc…” – Mas nem com essas vantagens técnicas, conseguiu superar o Linea em desempenho, com seu motor mais simples e de potência um pouco inferior. O Civic arranca de 0 a 100 km/h alguns décimos de segundo na frente, até porque é mais leve, mas no fechamento do quilômetro já está um pouco atrás e, na velocidade máxima, perde feio. Basta ver os testes de TODAS as publicações.
A suspensão tecnicamente superior do Civic, independente na traseira, não conseguiu ser superior à do Linea na prática, no qual o compromisso entre firmeza e conforto ficou muito melhor resolvido no caso deste último. Um comparativo entre um colega aqui do trabalho e eu, cada um andando no carro do outro, o deixou surpreso com o acerto do Linea (firme porém confortável) e decepcionado com o desconforto do seu recém-comprado Civic.
A maior desvalorização do Linea é compensada com folga no momento da compra, uma vez que o mesmo custa cerca de oito a dez mil reais a menos no momento da compra. Basta olhar os preços praticados e os itens de série que chegará a essa conclusão.
A versão EXS custa R$ 80 mil, enquanto um Tjet custa R$ 69… tirando cinco mil do câmbio automático, ainda assim o Linea é mais barato e mais completo, sem falar que é mais econômico e atropela o Civic no desempenho.
“Ah, mas o Linea é derivado do Punto, que é um carro compacto, e não médio…” O Linea tem exatamente o mesmo entre-eixos do Corolla, maior inclusive que o do Jetta, é dois centímetros maior que o Corolla e apenas quatro centímetros mais estreito (dois dedos)… com relação ao Civic, é apenas dois centímetros mais estreito (pouco mais de um dedo), embora com entre-eixos menor…
Temos Civic e Corolla na família (de um primo e irmão, respectivamente). Fiz de tudo para comprar esses carros. Mas minha opinião mudou completamente com o teste drive que fiz no Linea, tanto no Absolute como no Tjet. O Absolute, super completo, tem um preço muito atraente. O Tjet, um pouco mais caro, tem uma jóia de motor. Acabei comprando-o. Não consegui achar nenhuma razão lógica para pagar dez mil reais a mais nos japoneses. Não quis passar anos convivendo com um carro simples e caro apenas pensando na revenda que acontecerá um dia. Optei por passar esses anos com um carro com muito mais itens de comodidade e um motor de desempenho superior. Como disse, a maior desvalorização do Linea, no decorrer dos anos, é compensada com folga no seu preço muito mais reduzido na hora da compra, basta fazer as contas. Comprei e estou muitíssimo satisfeito… por outro lado, meus familiares, donos de Civic e Corolla, ao conhecerem um pouco mais o meu carro, já começaram a achar os seus limitados, tanto em motor como em conforto…
Mas enfim, como disse acima… cada um é que deve saber onde investe seu dinheiro… se quiser o carro mais comercial ou da moda, vá nos japoneses… se quiser romper alguns paradigmas, o Linea, assim como o novo Focus, são ótima opção, de custo-benefício muito melhor.
Bruno Ruivo
13/05/2009 as 19:12
HHPP,
meu irmão tem hoje um new civic, e ocorreu o mesmo fato relatado por você. Fizemos um test drive no Linea Absolute, e ele elogiou muito a suspensão, posição de dirigir e a pegada do volante, que eu acho na família Punto/Linea excepcional, com aqueles gomos no volante.
A suspensão do New Civic é muito boa pra uma boa estrada, mas sofre nas nossas cidades. Moro em BH, e o new civic do meu irmão, por ser automático, sofre muito por aqui, e o consumo vai lá nas alturas. Coisa que com o câmbio dualogic da Fiat, automatizado, você pode tranquilamente acertar o ritmo de marcha e poupar uns litros de combustível no final do mês.
Para quem criticou o câmbio dualogic, é só ver a diferença de consumo que um new civic manual tem para o automático, ou mesmo o vectra, com seu fantástico câmbio automático que se não me engano tem quatro marchas até 2008. O câmbio dualogic, por se basear na caixa de marcha convencional, chega a ser mais ECONÔMICO do que o câmbio manual.
A meriva easytronic tem sistema parecido, mas com acionamento diferente da fiat. se vocês acham que o stilo ou o linea dá tranco, testem a meriva e vão ver o que é tranco de verdade.
E quanto aos preços, creio que o pessoal aqui deveria trabalhar nas montadoras, pois sabem dizer exatamente o que cada carro deveria custar! Puxa vida!
No mais, é bom ver que algumas pessoas têm opiniões sensatas e EMBASADAS em experiências REAIS, e não somente no achismo e opiniões de colegas que nuunca dirigiram o carro do qual comentam.
E parabéns ao site por apresentar sempre as notícias com tão boa velocidade. Só acho que, opinião de leitor, poderiamos criar aqui logins de usuário, de forma a controlar quem comenta. Seria interessante termos o perfil de cada usuário, o que acabaria fazendo com que todos se conhecessem e a partir daí sim compartilhar as experiências que temos no setor automobilístico.
Robson levy
13/05/2009 as 10:31
O Problema desse carro é só o preço!
clarion
13/05/2009 as 10:53
Incrível, a Fiat coloca seus engenheiros para escrever aqui, a vw nem se fala.
Rafael
13/05/2009 as 12:09
O preço não é o problema do Linea, mas sim o preconceito …
Hj 13/05 anuncio no jornal : Linea 0km Absolute DuaLogic com GPS por 59.000,00…
Ótimo custo benefício, não tem essa de desculpa do preço… Quem realmente vai comprar acha com
preço muito bom.
HHPP
14/05/2009 as 08:03
Clarion, se estiver se referindo à minha pessoa, você está redondamente enganado. Sou engenheiro sim, aliás doutor em engenharia, mas não tenho qualquer vínculo com a Fiat, a não ser o de ter optado por um de seus carros. Sou professor universitário de uma instituição pública.
O preço deste carro não está errado. Irreal são os preços de Civic e Corolla, que só se sustentam nos patamres atuais porque vendem muito. Não há nada que justifique que esses carros custem mais que todos os seus concorrentes, como o Linea, Focus (ótimo carro) e todos os demais. Conforme o colega disse acima, um Linea Absolute por menos de R$ 60 mil é uma pechincha, comparado aos japoneses… caro é um Corolla por mais de R$ 60 mil e que não tem sequer faróis de milha ou computador de bordo, vem com calotas e não tem ABS. Ou um Civic por R$ 63 mil igualmente pelado, embora traga rodas de liga e ABS. E suas vantagens técnicas, que tanto servem de argumento para os seus fãs, ficam só no papel mesmo, como disse acima. Na prática, a suspensão tecnicamente superior do Civic ou seu motor cheio de tecnologia não superam as soluções simples adotadas pelo Linea. Aliás, engenharia é isso mesmo, é fazer mais com menos.
Nada contra os japoneses, reconheço as virtudes deles, mas do meu bolso não sai dinheiro para os mesmos, porque simplesmente não acho que valem o que custam.
Eu me preparei ao longo dos anos para comprar um bom carro, na faixa de R$ 60 a 70 mil, o que pude realizar este ano, finalmente, após muito sacrifício. Poderia ter comprado qualquer um deles. Mas, conhecendo melhor o Linea, pessoalmente, e não por opinião de terceiros bitolados, desinformados ou que pouco conhecem de carro, optei pelo Linea e estou muitíssimo satisfeito.
Luiz Guilherme Prats
28/05/2009 as 15:30
É isso aí! Falou tudo! :cool:
Paulo
21/05/2009 as 17:18
Não sei porque pegam tanto no pé do Linea, o Punto Sedan ficou show, lindo mesmo… concorrente de peso para o Polo Sedan, não tem melhor escolha entre os sedans compactos…
PAULO
22/05/2009 as 19:28
trabalho com taxi,em onze anos possui quatro vectra todos comprados zero km e vendidos com média de duzentos e setenta mil km,rodo em média dez mil km/mes. tive amigos que compraram, tempra , marea, tipo e todos sem excessão deram problemas,o tempra dezesseis valvulas é puro lixo, o marea do meu amigo com cinco mil km teve que ser substituido um pistão,o outro teve que ser trocado cabeçote, me desculpem mas sedã médio da fiat até agora provaram ser L I X O .
PAULO
6/06/2009 as 17:14
contrariando minhas proprias palavras que jamais compraria um fiat,realmente precisa rever meus conceitos,andei no linea,fiquei muito satisfeito com o carro,estou a 11 anos só na linha gm,4 vectras, não tenho do que reclamar pois andei com cada um deles uma média de 240.000 km. o carro em termos de mecanica é exelente,estou a um passo de adquirir um linea,tomara que eu não me arrependa,vou experimentar.