Home Etc Lugar de mulher ainda é na cozinha?

bia figueiredo Lugar de mulher ainda é na cozinha?




Para muitas sim, porém não mais em qualquer cozinha e sim comandando as panelas de restaurantes chiques e famosos na posição de “Chef”, ofício este que era só de homens há não muito tempo atrás – e não raro eram estrangeiros. O glamour da profissão, a criação de cursos de gastronomia e também a curiosidade desbancaram o machismo e puseram muitos machões de Norte a Sul do Brasil pilotando o fogão. E as mulheres, na luta por espaço e não menos talentosas, “invadiram” suas cozinhas.

Não parou por aí: essa conquista por espaço estendeu-se cada vez mais a outros setores do automobilismo, da economia e da política só para citar alguns. Enquanto a piloto Bia Figueiredo está voando nas pistas da Fórmula Indy, a engenheira Grace D. Lieblein assume como presidente da General Motors do Brasil e a economista Dilma Roussef completa seus 100 dias como “presidentA” do nosso país! Torcemos para que as duas últimas, cada qual no seu posto, tragam bons frutos para nossa indústria automobilística.

Talvez fosse difícil imaginar, lá pelos idos de 1970, que teríamos esse panorama no Brasil. Ingleses, dinamarqueses e americanos, por exemplo, já convivem com motoristas de taxis, ônibus e caminhões, empreendedoras de sucesso, executivas, militares, comandantes aéreas e astronautas femininas há algum tempo. Receio que nossa cultura, formada em sua grande maioria por portugueses, italianos, espanhóis e japoneses seja mais conservadora. Ou seria machista?

Uma iniciativa interessante foi adotada desde o início desde século por concessionárias Citroёn no Brasil, que designaram mecânicas para suas oficinas. E aprovaram! Foi constatado que elas têm ótima sensibilidade para detectar ruídos e são organizadas e limpas, guardando parafusos de diferentes tamanhos em recipientes plásticos próprios sem misturá-los ou perdê-los, por exemplo.

Confesso que quando fui conhecer o Xsara Picasso, então lançamento, não pude deixar de dar uma espiadinha. Realmente havia lá profissionais compenetradas em ambiente limpo e organizado. E olha que o piso era branco! Qual seria sua reação, caro leitor ou leitora se, ao chegar ao balcão da concessionária para falar com o mecânico, ao invés de algum Paulo ou Thiago, viesse a chefe de oficina Patrícia ou Viviane explicar o problema do seu automóvel? Sua confiança seria a mesma? E sua segurança?

No papel de consumidoras cada vez mais assíduas e exigentes, as “ladies” certamente influenciaram mudanças.Um exemplo é que a maior frequencia delas em oficinas e borracharias mudou a decoração, tornando aqueles famosos pôsteres mais sensuais e menos explícitos. Nós homens, temos que nos preparar para encarar calendários masculinos pelas paredes. Afinal, direitos iguais…

Dispostas a reclamar por seus direitos e manter o espaço conquistado como profissionais e consumidoras, as damas reclamam, vão ao Procon, fazem a Kia mudar a maçaneta do Soul para não quebrarem as unhas e criam sites como o www.meucarrofalha.com.br mas também fazem a sua parte: mantém manutenções em dia, calibram sempre os pneus, fazem cada vez mais cursos de direção defensiva e pilotagem, o que é muito bom, uma vez que, na maior parte das vezes são elas que levam os bebês ao pediatra, os bichinhos de estimação ao petshop e as crianças à escola. O resultado disso é que elas pagam seguros menores que nós barbados.

E talvez vocês leitoras – claro, leitores podem palpitar também – possam nos ajudar a sanar uma dúvida: embora haja carros mais femininos como Peugeot 206, New Beetle e Ford Ka e EcoSport, por quê cores e modelos específicos para mulheres ainda não existem?

Mas nem tudo são flores: o sexo frágil adora uma buzina, não pode ver uma vitrine que diminui repentinamente a velocidade, adora se exibir nos SUVs (EcoSport, Toyota SW4, Hyundai ix35 etc) e quando esbraveja não gosta do “troco”, ocasião em que geralmente recebe o título de “Dona Maria”.

E pra finalizar, sim, estamos contentes com suas conquistas e achamos “meigos” seus penduricalhos no párabrisas ou seus capacetes cor-de-rosa quando assumem o papel de motoqueiras.

Vamos comentar aí, mocinhas, senhoras e senhoritas que acompanham o NA, até porque, como vovó já dizia: quem cala consente ;-)

Por Gerson Brusco Gonzalez


  • DiMais

    que tomem conta.. sou a favor dos direitos iguais.. já tive a oportunidade de andar em ônibus guiado por mulheres aqui na minha cidade é no mínimo diferente, já que com elas é mais difícil sofrer com as acelerações e freadas estúpidas dos motoristas homens..

    • AF1979

      Também já tomei ônibus guiado por mulher e dá para ver que elas se esforçam para que a parada e a aceleração não sejam bruscas. Houve época em que fazia questão de pegar um ônibus de uma certa linha para ir ao trabalho justamente por causa da boa motorista que o guiava (que por sinal fazia sempre com luvas tipo aquelas do James Dean ou do Steve McQueen). Claro que também já vi homem guiando que guia coletivo na boa, mas chama a atenção o conjunto de pessoas que guiam coletivos guiam na base do chute.
      O resultado de guiar na boa? Chega-se aos lugares exatamente no mesmo tempo que se chegaria com motorista bruto.

    • MathewBMW

      É o velho ditado: "Mulher dirige, homem pilota".

      • leosilvano

        cara, a minha opinião é a de que esse ditado não é vantagem nenhuma para homem, até porque rua não é lugar para pilotar. não sei se sua opinião foi contra ou a favor do homem. Apesar de que, eu tenho reparado que as mulheres estão bem mal-educadas pra dirigir, às vezes obrigando os homens a serem "gentis" com elas no trânsito, ou seja, deixando-as passar na marra.

        • MathewBMW

          Eu fui contra! Não é à toa que rachas e palhaçadas nas ruas são 115% causados por homens!

    • MatheusFR94

      realmente, motoristas mulheres fazem falta nos volantes de onibus…
      acredito que, com elas, os veículos durariam até mais, porque vou te contar, nunca vi tanto cara, maltratar o disco de embreagem dos coletivos, na hora de passar marcha eles tiram o pé de uma vez, o disco choca sem precedentes contra o motor…

    • Magno_p10

      Direitos iguais entre aspas se o dindim sai do bolso do homem ai elas não falam nada mas se sair do bolso das mulher modernas ai elas preferem fazer como antigamente,numa separação se o homem querem ficar com a metade de tudo que ela tem hummmm da uma confusão mas elas não ligam de querer todos os seus direitos, mulher e bicho muito esperto se faz de flagil pra ganhar os troxas.

  • Cezarskinner

    Mulheres tomando conta de lugares antes dominados por homens e homens se comportando igual a mulheres kkkkkk

  • megarafael

    minha opinião não muda,mulherer não sabe dirigir (exceto minha mãe)!

    • netto

      Eu conheço mulheres que dirigem muito melhor que muitos homens! São mais atenciosas e respeitam os outros…
      Só não vou dizer que conheço alguma que dirija melhor que eu! rsrsrsrsrs :p

    • vinicarioca

      poxa… existem mulheres que sabem dirigir,óbvio e dirigem muito bem até

      mas 80% das fechadas que eu tomo são de mulheres ;x

      • kikofar

        MInha mulher manda muito bem dentro de cidade grande. Em BH, passo a direção fácil pra ela! Mas, em autoestrada… negociar ultrapassagens, "medir" distâncias… putz… é uma lástima. Da última vez que ela dirigiu numa BR, 55 km foram feitos em longos 50 minutos!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  • CanalhaRS

    A maioria das mulheres é mais calma e cuidadosa no trânsito, mas não dirigem bem.
    Mas uma parcela pequena delas tem o DNA no sangue e dirigem muito melhor que os homens.

  • ARISTEU

    Outro dia eu fui calibrar os pneus do meu carro num posto, ai parou uma mulher pra calibrar os dela. Quando eu terminei ela me olhou com cara de quem queria que eu calibrasse pra ela, como ela era feia e eu tava com pressa eu disse que não iria calibrar pq tava sem tempo, mas que iria ensina-la. Disse como era, fiz no 1º pneu e dei pra ela fazer os outros. Se ela soube fazer eu não sei pq vazei, se fosse gata eu teria calibrado o estepe, verificado o óleo, fluido de freio, água do radiador, do limpador, teria feito uma revisão completa no carro kkkkkkkkkkkkkk

    • Avantimes

      Mas nem charme ela tinha? kkk

    • Uber

      Tem mulher que é folgada!
      Direitos iguais só quando é moleza, mas quando é dureza, quer que o homem faça pra ela…
      =/

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ eduardofortal

      Que sujeira meu, deixando os istintos irracionais prevalecerem sobre o bom senso…

      • Magno_p10

        Espero que vc tenha bom senso guando sua mulher for te tirar tudo.

      • vinicarioca

        elas não querem direitos iguais… tá aí

        pra que ajudar então?

  • Nickfrancebresil

    Homem nao e aquele que prova que o homem , ou seja , pegando mulhere , nao dando atençao a suas obrigaçoes , eu nao sou esse tipo de homem que a sociedade classifica , e dificil e raro de ver isso , muitas mulheres vao atras a esse tipo de homens

  • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

    Mas eu também digo que antes elas dirigindo do que no banco do carona, p… que pariu.. Mulher no banco do carona é teso, não existe coisa pior na arte de dirigir do que ter aquela mulher ao seu lado controlando a sua velocidade, gritando para você parar no amarelo, falando para tu ir a 40km/h em uma via de 80 para que ela ache a rua, mandando tu ir a esquerda sendo que tu tem que ir para a direita… e etc…

    As mulheres tem a mesma capacidade que um homem, só perdem em força física e resistência. Tem muita mulher que dirige bem e dá exemplo mas também tem muita mulher que faz bananadas no transito (parar na rua para ver vitrine, escancarar a porta do carro estacionado obrigando quem vem na rua jogar o carro na contra mão, dirigir bem de vagar por não saber ir… ps: eu comentei isso porque eu já vi).

    • Uber

      Realmente! Tem mulher motorista que é tão fdp quanto o homem.
      Já me surpreendi muitas vezes com isso!

    • t_L

      kkkkkkkkkk… sou obrigado a concordar!! mulher de co-piloto é f******daaaa!!!

  • bittcorp

    Generalizando, mulher é mais cuidadosa e mais responsável que os homens… mas é fato que o homem tem melhor senso de direção e melhor visão periférica.
    Entretanto, conheço mulheres que dirigem melhor que muitos homens!!!

  • borges0105

    ISSO E UMA MULHER??!!! pensei q alguem tinha feito photoshop…

    • MarcosMV

      Pô!

      Vai me dizer que não conhece a Bia Figueiredo?

      • MathewBMW

        Hahahahaha… a Bia é bonitinha mesmo, não parece homem não.

        PS: Aproveitando a deixa, a vara que sumiu nas Olimpíadas de Pequim (2008) da Fabiana Murer parece ter sido achada dentro da calça de um tal de Edinanci…

        • MatheusFR94

          é, só não fotografaram a Bia num ângulo muito bom…

          • Pedro_Lourenco

            Parece meio "fofinha".

            • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ eduardofortal

              Parece um traveco mesmo, não vou nem mentir que pensei que era um homem…

  • Uber

    Mulheres adoram se meter nas nossas coisas mas não gostam da gente meter nas coisas delas.
    :p

    • Filipe Augustus

      A gostam sim…
      rsrs

    • MathewBMW

      A "anatomia" da mulher é propícia pra passar cartão de crédito mesmo.

      O formato cilíndrico anatômico do homem foi feito pra outra "ocasião"…

  • megarafael

    opa,sim, exagerei no meu comentário,mas tem mulheres (boa parte,vamos dizer) que eu não consigo compreender como essa pessoa tirou a carta.

    teve uma que passou meia hora com o carro atravessado na minha rua, simplesmente ela engatava a ré e o carro morria,essa dai não poderia nem ter carro,outra vez eu tava na orla na praia e uma mulher com um uno foi sair e esqueceu de soltar o freio de mão e fez um verdadeiro burnout!fora outras dezenas de barbaridades com mulheres ao volante que eu vejo diariamente.

    sim,existe homens cabaço ao volante,mas na maioria das vezes são mulheres!

  • AutomotiveEngg

    Compêndio de superficialidade!

  • Joao_Melo

    eu adoro cozinhar e a minha namorada não sabe fazer nem miojo. mas eu também amo carros e dirijo bem. já ela é super barbeira. =p

  • vinicarioca

    as mulheres querem igualdade nas coisas que lhes convém…

    na hora de carregar as compras,subir com o botijão de gás nas costas e levar o carro no mecânico…deixam com os homens ¬¬'

  • asilvaguiar

    Lugar de mulher e na cama (6),

    não tenho preconceito de mulher no volante nem e qualquer outros lugares, a verdade que trocando papeis homens mais frescos e mulher menos frescas, gosto de mulher em meio termo não muito fresca que chega ficar chato e mulher que e quase homem tbm e tenso.

  • rafthehay

    Motorista ruim não tem sexo, não. Apoio a ideia de mulheres em oficinas e modelos específicos, também. Por fim, mulheres merecem que sejamos corteses :) Tem que ser cavalheiro, po. (Desde que respeitem meu gosto por carros!)

  • AlexandreCE

    As mulheres são mais cautelosas justamente porque sofrem desvantagem na percepção aeroespacial se comparadas com os homens. Essa diferença cerebral é confirmada pela ciência. Sendo assim, dado o menor senso de orientação e de localização no espaço, elas tendem a ser mais prudentes, cuidadosas, conduzindo, em sua maioria, devagar. Mas podem prestar atenção como pouquíssimas fazem baliza bem ou se deslocam em vias sinuosas com mais de uma faixa por sentido sem achar que estão numa pista de fóruma 1, ou seja, findam por invadir a outra faixa durante curvas pouco acentuadas.

  • MathewBMW

    O pessoal aqui só comentou sobre os dotes da mulher ao volante!

    Em se tratando de "sangue quente" no trânsito, as mulheres têm seu lugar de destaque sim! Acham que só por serem do "sexo frágil" podem meter a mão na buzina e xingar quem bem entenderem…

    • bittcorp

      vixe… essa daí é D. Patroa… ou D. Encrenca, quando fica brava!!! hehehe

    • MatheusFR94

      kkkkkk, lembro uma vez q meu tio foi trollado por uma manézona no transito… ela fechou ele, ele buzinoou e ela mandou dedo pra ele… depois ficaram lado a lado no transito e começaram a discutir, aí ela fechou o vidro, ñ tinha mais argumentos, aí meu tio: "abre o vidro agora, pô!"
      a vontade q me deu foi rir…
      e tem muitos caras estressados no trânsito, lembro meu pai uma vez, levou uma fechada numa rotatória, gritou muito alto: "cê quer bater, seu FDP?" tive vontade de rir tb…

  • LuccasVillela

    Achei triste ler os comentários.

    Um só encheria o pneu da mulher se ela fosse bonita. Mas jamais ajudaria um homem que não soubesse encher…
    O outro acha que mulher REALMENTE para pra ver vitrine… Como se tivessem muitas lojas com vitrines no meio da rua…

    É tanto machismo que dá nojo.

    Depois reclamam porque as mulheres são apaixonadas pelos gays… Talvez pq a gente nunca trataria uma mulher dessa forma.

    Eu acho que as mulheres dirigem melhor que os homens.

    • MathewBMW

      Lucas, tente olhar no manual do veículo ou na lateral da porta do motorista a tabela sobre os valores de calibragem. Não é tão difícil quanto parece.

    • vinicarioca

      ahh beleza… você ajudaria uma mulher feia?

      tudo nessa vida é questão de interesse amigo… homem ajuda,mas espera uma recompensa , o n° do telefone quem sabe …

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ eduardofortal

        "homem ajuda,mas espera uma recompensa , o n° do telefone quem sabe … "
        Rapaz, eu não acredito que li isso… Desculpa cara, mas que pensamento baixo, subdesenvolvido! Onde está os valores de um homem que age dessa forma? Mesmo que solteiro…
        Vanglorio-me de não ter absorvido essa cultura medíocre!

        • vinicarioca

          boa sorte…
          ajudar com o carro eu ajudo meus amigos… agora uma estranha (o)? que obrigação eu tenho de ajudar ela com o carro dela? ainda mais nos tempos modernos onde tudo é feito na pressa e tempo é dinheiro… e não quiseram direitos iguais? então tá aí os direitos iguais não ajudaria uma mulher assim como não ajudaria um homem, numa situação dessas

          afinal, perder uns minutos trocando/calibrando o pneu não vai matar alguém … se tivesse no meio de uma estrada deserta eu ajudaria sim… mas no posto?

          e outra…aprenda cara, ser o "principe encantado " só funciona na teoria… no mundo real as coisas funcionam de outro jeito.

          • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ eduardofortal

            Concordo em certo ponto, sim, mulheres querem igualdade em certas coisas, mais em outras abrem mão dela, simplesmente porque lhes convêm. Quando falo isso, a mulherada chia!

            Pois é, ajudar ou não, eis a questão… A questão é que ajudar (na minha opinião) é muito bom, seja quem for; me colocar sempre no lugar das pessoas faz com que sinta compaixão por elas. Não acha gratificante sempre ter um desconhecido que lhe dê assistência em horas difíceis? Ah, cara é sim! Mesmo que num simples posto, é ajuda. O negócio é que se não quer ajudar mulher feia, não ajuda, que o problema é dela e não teu nem meu! Mas lembre-se disso.

            Não vivo no planeta do "príncipe encantado", porém não vivo em sintonia dos princípios mundanos. Eu acho que as coisas funcionam do jeito que eu quiser, pelo menos comigo. Essa é uma convicção de cada um. Acho um erro as pessoas acharem que o sistema funciona de tal forma, na forma dita pelo mundo; demonstra a individualidade, o "cada um por si", quando não é para ser dessa forma. Mas se quer que as coisas sejam como são, elas serão, e nada muda, ok!

    • Fabio D.

      Lucas, infelizmente a maioria que está comentando acha que será mais macho se criticar até a última linha uma mulher dirigindo ou será menos macho se admitir que elas dirigem bem.

      Mas olha só… mulher é tão ruim que tá tomando nosso espaço em tudo… será que elas são tão ruins assim e estão entrando pro mercado só porque ganham menos (outro absurdo)? Acho que não, né? Concordo contigo, acho que bração tem pra todo lado. Aliás, tem um monte falando aí e nem autorização do Detran pra dirigir ainda tem…

      Eu não tenho vergonha alguma de dizer, aqui em casa quem dirige melhor é minha mãe. Eu, meu pai, meu irmão, todos nós já ralamos, amassamos, destruímos carro. Fazer o que, acidentes acontecem. Mas vai ver o carro dela. Impecável! Acho que as pessoas temem em dizer que é superado por mulheres em algum ponto. Elas só vão tomar o lugar dos homens se eles deixarem. E não é na marra que vão tirar, não. É tentando fazer tão bem ou melhor. Mas enquanto nos preocuparmos em mostrar que somos machões, que mulher não sabe porcaria nenhuma, não vai rolar, vão dominar mesmo…

  • andrelira

    mas na boa, mulher nao da passagem nem pra própria mãe dentro da ambulancia.

    nao adianta ter atencao, cuidado etc, como muitos dizem, se nao tem sensatez, cortesia, educacao e espirito coletivo no transito.

    é complicado.

  • silsas

    Direitos iguais é fácil eu quero ver querer todos os deveres também .
    Trabalho com mulher e sei o que estou falando , salários tem que ser iguais mas a boca pobre deixa pra outro .

  • http://gugaaa.deviantart.com/ Gustavo Miranda

    Pois é, ainda bem que nesse ponto a humanidade está evoluindo bastante. Cada vez mais as mulheres estão conquistando o espaço merecido, uma vez que todos somos iguais. É muito empolgante ver a receptividade do mundo executivo às mulheres em cargos de chefias, inclusive em altos níveis e fazendo bonito. Inclusive em relação aos homossexuais também. A sociedade como um todo está começando a perceber que a vida pessoal e afetiva de cada um é um direito seu inquestionável, assim como o fato de um ser humano ser mulher não quer dizer que alguns caminhos da vida profissional sejam proibidos. Mas infelizmente, devido à privação de informações, ausência de educação, demagogia e disseminação de ignorância e ódio, ainda podemo ouvir os gritos de ignorantes que acham que a culpa das guerras e da ruína social é dos gays e do pecado das mulheres reivindicar o espaço que era dos homens, nunca é culpa de governos corruptos e de demagogos que se aproveitam da ignorância da população para pregar o ódio, e ainda por cima, usar Deus para isso.

  • jpcasella

    Se mulher fosse tão boa no volante, a Danica Patrick, Bia Figueiredo e Simona de Silvestro estavam brigando lá na frente, pela 1 2 e 3 colocação…
    Temos que falar a verdade, é a MINORIA das mulheres que dirige bem.

  • SukhoiSJ100

    A mídia em geral está falando das conquistas femininas.
    Tudo bem, as mulheres estão tendo a oportunidade de mostrar serviço em áreas atípicas.

    Existem boas motoristas, mas são a minoria. Andar devagar não é sinal de destreza ao volante.
    Que as mulheres conquistem seu espaço por competência, persistência… Por mérito.
    E que não recebam elogios gratuitos por algo que lhes é de obrigação fazer: serem boas no que fazem.

    No mais, o mundo não pode esquecer que nós, homens, é que fazemos essa bagaça de globo girar.
    Aliás, foi um homem que descobriu que ele gira em torno do próprio eixo – e em torno do Sol.

  • felipe98

    Acho que elas só sao mais descuidadas no transito.
    Quando o homem dirige, ele ta focado em dirigir, prestar atenção no transito, no carro da frente, etc.
    Ja a mulher, ta fazendo mil coisas, ta se maquiando, escolhendo a estação do radio sem se importa com o transito. Ta andando a 60km/h no transito e se esticando pra pega a maquiagem que fico no fundo do porta-luva.

    Elas nao sao ruins de dirigir, só sao descuidadas

  • http://www.flickr.com/photos/guilhermergt GuilhermeRGT

    Acabei de perceber que aqui não tem leitoras mulheres <foreveralone> *_*

    • palhetahead

      Pois é! Não da nem muita graça debater sobre o assunto, seja defendendo ou atacando as mulheres, somente com opiniões dos homens. :(

    • Avantimes

      Bom, foi dada oportunidade a elas aqui no blog mais acessado do Brasil né…

  • Anderson_Silva

    De tanto fala nestas besteiras de direitos iguais, é que hoje em dia a mulher perdeu a feminilidade, é dificil ver uma mulher rebolando ou jogando o cabelo fazendo charme, hoje em dia tá infestado de sapatão e mulheres que falam e agem iguais a homens, chega a ser ridiculo, uma coisa é a mulher ser reconhecida e ter seu espaço, outra é achar que mulher deve se portar igual homem.

  • ThorBH

    bom, com relação à direção, acho que mulher é 8 ou 80. Ou dirige excepcionalmente bem (esperta, atenta e boa de manobra) ou então são horríveis, alugam a faixa da esquerda, ficam meia hora para fazer baliza sem contar a marra no trânsito. Quanto a nós homens, penso que na imensa maioria somos medianos.

    Quem deve ter ouvido essa de "vai para a cozinha" deve ter sido a coitada da Denise Johnson aki na GMBrejo…

  • cvictor7

    parece o vocalista do Garota Safada!

  • Marolao

    Aqui em brasília pelo menos eu fico P da vida com as mulheres pq a maioria é folgada… Te fecham e não tão nem aí, não dão passagem de jeito nenhum, e acham que são as maiorais por estarem com SUV's. A mentalidade deve ser "tenho um carro grande então posso passar por cima de todo mundo!"… Não tem cortesia no trânsito!

  • Diggo

    Não, na lavanderia também… huhauhauhaua

  • exmarujo

    é tudo muito relativo, têm de tudo nos dois sexos, conheço mulher e homem que conduzem super bem e têm outros que nem carrinho telecomandado eu dava para conduzir, agora vos digo uma coisa, quando eu vivia em Portugal (agora vivo na Belgica) trabalhava numa oficina multimarca e de vez em quando tinha que levar uns motores de arranque e alternadores para arranjar a uma empresa, empresa essa que além de fazer o dito serviço também tinha secção de mecanica de camions, e o melhor mecânico que por lá havia era uma mulher.

    • Avantimes

      Que interessante! Em breve, creio que o fator "sexo" não vai pesar tanto assim nas profissões

  • higojoseph

    legal se a Bia Figueiredo entrasse na formula 1 !

  • Cil

    Teve gente que disse que não pará para ajudar uma estranha. Acho que nem é questão de ajudar uma estranha, mas sim ajudar. Quando tive um acidente com meu KA aqui dentro do campus da universidade onde leciono, o que teve de homem se oferecendo para ajudar não foi brincadeira. Eu já vivi situações de parar para dar passagem a alguém e um homem ficar atrás buzinando/dando luz para que eu andasse. Também já vi mulher fazendo retorno errado, entrando na contra-mão, homem e mulher tartarugando a 40 km/h na esquerda. Muita gente reclama que não acha a cortesia de ceder a passagem, mas não pede. É iimpressionnate como motoristas dos dois sexos muitas vezes enfiam a cara sem dá seta. Acho que se pudesse, esse seria um item que as montadoras/fabricantes locais já teriam tirado dos carros. Não serve.

    Eu, por exemplo, sou uma negação total e absoluta com carro manual, mas tenho duas amigas que dirigem melhor que muito homem. No meu caso, nada que o tudo de ótimo câmbio automático não tenha resolvido. Dirigir, seja manual ou automático, é bom demais… e meu carro não tem ursinhos pendurados nele… ainda!

    Eu costumo dizer que nós mulheres ao dirigir pensamos no marido, no filho, nos amigos, nos pais, gato, cachorro e papagaio, enfim naqueles que podem sofrer se alguma coisa acontecer com a gente. Talvez por isso mulheres não saiam fazendo pega, embora algumas irresponsavelmente participem dos mesmos. Os homens normalmente não pensam nisso, o que conta mesmo é a emoção dos 500000000 cv que o carro tem e em quantos giros eles estão disponíveis, ehehehehe.

    Agora, eu vou dizer que 101% das minhas amigas não entendem uma vírgula de seus carros e nem fazem o básico que é calibrar os pneus, deixando para marido, filhos, namorados e afins fazerem o "trabalho sujo". Ô coisa difícil calibrar pneu! Eheheheheeh. No meu caso, talvez por estar no DNA como foi dito acima já que a família é do mesmo então acabou que passou por osmose com pai e três irmãos no ramo, eu checo sempre o óleo, eu mesma calibro os pneus religiosamente todos os domingos, veriifco todos os níveis de todos os líquidos do carro, etc. Até pouco tempo atrás eu mesma lavava meu carro e infernizava a vizinhança… ehehehe… ouvindo um sonzinho enquanto fazia isso (proibiram lavar carro no condomínio). Eu cuidava mais do carro do meu ex do que ele mesmo. Sei lá é um bem comprado com muito dinheiro para não se cuidar direito dele. Tem um usuário no forum do Picanto que comprou um modelo 2007 ou 2008. O carro está inteiraço. Era carro de mulher e assim… está em estado de zero. Passaria por um zero km brincando não fosse as diferenças de modelo.

    Aqui em Aracaju, a revenda Ford é pioneira na presença de mulheres. A Oficina deles só tem mulher na recepção e tem mecânicas. Acho que é um bom investimento porque querendo ou não o mecânico do sexo masculino muitas vezes pode ser intimidador e daí fica difícil até mesmo descrever o problema que o carro tem para algumas mulheres.. até pela linguagem. Em compensação, na CSS/KIA, só vi homem.

  • Cintia_85

    Não precisamos ir muito longe para se perceber o preconceito. Há alguns anos atrás, quando comecei a comentar no NA tinha uns 2 ou três machões que me tiravam para cristo. Tudo que eu "falava" eles vinham me criticar, dizendo que por ser mulher não tinha credibilidade.
    A mesma coisa acontece no trânsito. Existem, em sua grande maioria, motoristas péssimos, tanto homens quanto mulheres. Existem aqueles que cortam a frente de todo mundo, furam fila, e quando uma mulher reclama e veem que é uma mulher, ai mesmo que descambam de vez.
    Ainda estamos muito longe de uma sociedade mais equitativa, e creio que culpa disso é de nós mulheres, que não nos impomos, e que, em sua maioria, principalmente no Brasil, que acham que o que tem de melhor é a bunda.

  • kikofar

    Quanto à matéria em si, acho que as mulheres (a maioria) é zelosa, mas ao mesmo tempo, faltam "tiques" que acabam por determinar o rótulo de "barbeiras", como noção de distância percorrida por um carro em movimento contrário, olhar mais vezes aos espelhos… coisas assim.

    Ontem, voltando de MG, estrada cheia, o que vi de marmanjO em Hilux fazendo maluquices na estrada… o homem é muito "seguro de si", acha que é o dono da situação, usa o carro como armadura e põe no trânsito a agressividade que existe nele mesmo. Meu sogro ontem, vinha no seu carro logo atrás de mim e numa ultrapassagem, um motorista (HOMEM) acelerou e simplesmente não o deixou voltar à faixa da direita. O caminhão que vinha no sentido contrário, por sorte estava bem devagar e colocou-se no acostamento para evitar a batida!!! Então, pra mim, existe é preconceito contra elas e ponto final!

    • Avantimes

      Não sei o que acontece mas pelo que vejo nos noticiários, em Minas Gerais, principalmente nas BRs, todos os tipos de motoristas e motociclistas ou dirigem muito mal, falta de aptidão mesmo ou são completamente irresponsáveis ou imprudentes. Eu frequentava muito MG, interior, e via pais orgulhosos em dar carro na mão de moleque de 13 anos. Aécio Neves parece não ser exceção.