
Uma atitude da GM que mostra que ela não tem muita confiança no seu próprio taco. A nova dona da Opel, Magna, informa que não poderá vender os modelos da marca nos EUA e também na China. Dois mercados que são os maiores do mundo.
De qualquer maneira, a Magna não está reclamando. Está apenas informando o mercado que este detalhe foi parte do contrato para poder comprar a Opel. Muitos especulavam se os modelos da Opel seriam vendidos em novos mercados, agora que ela está em novas mãos.
O chefe da Magna, Frank Stronach, acentuou que a Magna e a GM são parceiros de longa data, estão trabalhando juntas já por mais de 50 anos, e que a GM ainda é dona de 35% da Opel. A Magna não é “dona” no sentido pleno da palavra, pois tem apenas 20% da Opel.
Mas tem o controle gerencial da empresa. Não só dela mas também da Vauxhall. No total de propriedade que a Magna tem, juntamente com o maior banco da Rússia, o Sberbank, o controle é sim majoritário, de 55%. Os funcionários da Opel tem 10%.
A Magna diz que a Opel gerará lucro apenas em 2013. Os planos da Magna para a Opel são de transformar a sua linha na maior gama de modelos elétricos/híbridos em todo o mundo.
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui



PlanetExpress
3/06/2009 as 17:05
No Brasil pode?
Será que algum empresário se habilita a trazer a Opel para o Brasil?? :drinkk:
eduardo82
3/06/2009 as 17:09
Será que alguma importadora independente pode trazer algum modelo da Opel para cá?
ale
3/06/2009 as 21:28
Mesmo tendo liberado as patentes para a Adam Opel GmBH, A GM vai continuar produzindo os carros desenvolvidos pelo centro de engenharia de Russelsheim seja como Chevrolet, seja como Buick, afinal a GM é sócia minoritária da Opel. Quanto a Magna não poder competir com a própria GM nos EUA e na China, isto é obvio… não faz o menor sentido encontrar por exemplo Opel Insignia e Buick LaCrosse no mesmo mercado. Muito tendencioso o comentário de que GM que mostra que ela não tem muita confiança no seu próprio taco, faltou imparcialidade.
Kamikaze
4/06/2009 as 02:38
importação independente é permitido, o que não poderia é a opel e a chevrolet/buick “canibalizarem”…
Kamikaze
4/06/2009 as 02:43
canibalizarem oficialmente…
Ciro
3/06/2009 as 17:06
Esse pessoal tem que parar de acreditar que os híbridos fazem alguma diferença.
Marcatto
3/06/2009 as 17:12
Eu já esperava esta decisão. Nos EUA, com o fim/venda da Saturn, e na China, a GM pretente produzir e vender toda linha Opel sob a marca Buick. :blink:
duhehe
3/06/2009 as 17:18
Hahaha…é facil ela gerar lucros antes de 2013 ,
venha para o brasil !…alem de ter lucros gigantes , irá esmagar o GMB
Seria um sonho temos , corsa , astra , vectra (de verdade) , insignia e outros carros descentes !
ia vender muito bem
Luquinha
3/06/2009 as 19:51
Viria muito os carros de verdade!!!
Acredita nessa história. :teeth2:
Cetral
3/06/2009 as 17:20
Híbrido hoje em dia é propaganda, por isso falam tanto disso. Desta forma em 15 anos todas marcas terão seus modelos híbridos, quase que obrigatóriamente. E com o tempo e a competição a tecnologia se torna mais barata.
Mas pensemos, de certa forma, sistemas como o KERS utilizado na Fórmula 1, com baterias recarregadas com energia de frenagem, são muito interessantes. Poderia ser uma boa energia para rodar em transito urbano, a baixas velocidades.
Acho que mais que um híbrido que recarregue na tomada émuito mais importante o desenvolvimento de sistemas independentes e auto-recarregáveis, seja com sistemas de aproveitamento de frenagem, seja com baterias a base de energia solar para rodar em engarrafamentos…
Cetral
3/06/2009 as 17:23
Quem sabe que com a chegada oficial da Hyundai ao Brasil a CAOA não arranja outra fonte de renda com a Opel? hehehehehe
Fernando
3/06/2009 as 17:44
faço minhas as tuas palavras
acho que a hyundai continuará com a caoa, tanto é que eles fazem juntos a HR em Goiás.
acho que vai ficar como a Souza Ramos, que gerencia a Mitsubish e a Suzuki… só que para um seguimento amplo (do pobre ao rico)
se a caoa trouxer a opel com as mesmas propostas de garantias de 5 anos sem limite de quilometragem, ganha mercado fácil. é só perguntar aos leitores de blogs automotivos :green:.
chega de remendos de gmb, queremos mais opções!
Fernando.Max
3/06/2009 as 19:57
seguimento doeu hein?
Kamikaze
4/06/2009 as 02:45
caoa não, pelamordedeus… o pós-venda deles é péssimo…
Bruno
3/06/2009 as 17:26
E todo mundo pensando que a GM ia entregar a Opel de mãos beijadas. Analisando os fatos me parece o seguinte: Quando a GM americana se reestruturar ela compra os 20% da sua parceira de longa data e retoma o controle gerencial da empresa. Agora entendi o por quê da GM não querer a Fiat como compradora nem amarrada. Essa compra é jogo de cartas marcadas, a Opel vai voltar ao seu antigo dono tão logo sua reestruturação esteja concluída. A GM não ia sair da Europa de mãos abanando. :clapp:
ACB
3/06/2009 as 18:43
Análise coerente !
É isso mesmo, sabendo-se ainda que o Tesouro dos EUA emite $$$$ e é o acionista majoritário, fica bem plausível a análise.
Realmente, a GM não irá abrir mão da OPEL fácil. E, aparentemente, foi fácil demais para a Magna.
P i e t t r o
3/06/2009 as 21:24
Tbm cheguei a esta conclusão. A Magna tem experiência no setor e o Sberbank o capital. O controle da Opel nas mãos deles é temporário. Logo ambos a revenderão de volta à GM e com lucro.
FIATox
3/06/2009 as 17:28
Putz que salada de sócios!!! Tá explicado porque a FIAT caiu fora! :down:
Luquinha
3/06/2009 as 19:54
Eu estava lembrando da Fiat nessa história.
Com a Chrysler a Fiat não encontrou essa resistência.
Antoniokings
3/06/2009 as 17:29
A Magna vai quebrar a cara! Sem experiência no assunto, vai se dar mal. Simplesmente não pode vender no maior mercado do mundo.
Giovane
3/06/2009 as 17:34
eles tao ate otimistas…lucro já em 2013….penso que é exatamente como o amigo ae em cima disse:quando tudo estiver nos rumos a GM volta e compra a parte da Magna de volta.
Se nao fosse isso certamente que a Magna nao iria aceitar nao vender nos EUA e China…
Luis.J.R.
3/06/2009 as 17:42
Sabia que a gm ainda controla a opel, eu sabia!Ainda a opel vai fornecer tecnologia para a gm.Tudo isso ai é estrategia da propria gm, e pelo jeito vai sair logo da crise. :assob:
FIATox
3/06/2009 as 17:47
Concordo com o Luis.J.R…..também com a ‘ajudinha’ do Obama, se não sair da crise os EUA fecharão pra balanço!!! :teeth2:
Christiano
3/06/2009 as 21:01
Pior… A GMB nem precisa de tecnologia Opel !
Até pq não existe tecnologia Opel !!! É tudo compartilhado pelos 5 centros de desenvolvimentos de automóveis GM pelo mundo ! Brasil incluído !
Até Hummer, a GMB já fez !
Eduardo
3/06/2009 as 17:44
como dizia o cavaleiro negro no filme do Monty Python… “CHICKEN, CHICKEN!”
Diguinho
3/06/2009 as 17:46
Pode vir pro Brasil :cool: :craz:
Osprey
3/06/2009 as 17:47
Será que a Opel virá para o Brasil? Poderá trazer a nova Meriva e o novo astra.. hehehehe. O que será que sobrará para a GMB? hehehe
Fernando.Max
3/06/2009 as 19:59
A matéria diz claramente que elas são parceiras (GM e OPEL) não virá para o Brasil, chances mínimas
EduardoRN
3/06/2009 as 18:04
O Brasil é carente de modelos realmente bem equipados e tal mas, vejamos, a Opel tá neste estado e os caras todos babando por ela. Sobre o caso da GM americana dizem que é má gestão, modelos defasados e etc. E a Opel? Porque está nesse estado. Será essa beleza toda que falam sobre ela mesmo?
Antoniokings
3/06/2009 as 18:39
Trazer para o Brasil e começar do zero? Só os mais otimistas mesmo acreditam nisso. Essas empresas são muito conservadoras e no máximo atuam em determinados nichos. Podem esquecer.
PLR
3/06/2009 as 18:42
GM e Opel estão mal das pernas por razões diferentes.
A crise da GM já vem de vários anos e tem muitas razões: gastava muito e mal, tinha marcas demais (e cujos modelos perderam identidade ao longo dos anos quando a empresa unificou plataformas e carrocerias passou a diferenciá-los basicamente usando nomes e emblemas diferentes), além de ter lançado modelos que não agradaram ao consumidor.
Já a Opel, além de estar atrelada às desastradas políticas da GM (fato que repercute na administração, expectativa do mercado e, consequentemente, até no valor acionário), ainda foi duramente atingida pela crise atual. Mesmo tendo carros mais atuais, ninguém escapou incólume à queda nas vendas.
Qualidade não tem relação alguma com sucesso de vendas. Temos muitos exemplos disso aqui mesmo no mercado nacional.
Christiano
3/06/2009 as 20:59
Com toda certeza… O Brasil é o maior exemplo disso !
Aqui se compra carro p vizinho ver… O resto q se dane !!!
:teeth2:
heliofig
3/06/2009 as 18:55
É… Agora que a GM Brasil está virando Daewoo com gravatinha dourada (Captiva, talvez Cruze, Viva/Aveo seja lá que nome tiver…), bem que a Opel poderia por seus modelos diretamente no Brasil mesmo!!!
Christiano
3/06/2009 as 20:57
Qta ignorância ! Se com 1% ou nada, já é comum montadoras compartilharem projetos ou plataformas… Imagine com a GM tendo 35% da Opel !!!
Ela usa o q quiser ! E obviamente… Não existe como competir com seus próprios carros ! Por isso, não temos Opel legítimos no Brasil tbém !
mandabala
3/06/2009 as 19:42
“Então, vem! Que eu conto os dias, conto as horas pra te ver.”
kristiang
3/06/2009 as 21:12
Como a proibicao nao se aplica ao Brasil, pode ser, quem sabe? Esta ai a grande chance de termos os modelos atualizados da Opel em nosso mercado. Sou candidato a comprar o Corsa europeu 5 portas ou o novo Astra!
Luquinha
4/06/2009 as 01:32
A novidade da proibição é da Magna. Da Opel existe há mais tempo. Talvez até nem precise. Por que não veio antes?
Moriah
4/06/2009 as 00:01
Acho que vai ser Saturn na China, EUA e América Latina…hehehe Contando que sejam os modelos da Opel, já vai ser ótimo! :clapp:
Raimundo
4/06/2009 as 00:06
A explicacao da proibicao da venda dos carros da Opel nos EUA vai alem desta justificativa dada acima. A GM nao quer concorrencia interna vinda de uma subsidiaria cujos carros sao melhores q os dos EUA. Ela ja nao vai bem das pernas e iria querer geracao de receitas destinadas a Europa. Nem o governo americano q tomou parte do controle permitiria isto tambem. Este ultimo, possivelmente, deve ter interferido nas clausolas do acordo pra eviter tal situacao nada vantajosa para os EUA q precisao de dinheiro dentro do pais.
Felipe Andrade
4/06/2009 as 01:41
Que burrice da GM! O insignia e Astra tao lindos. Achei q ela n lucrasse mto, com vendas de modelos Opel, mas n eh o caso, eh a dona majoritaria da Opel ainda… :bate: :bate:
fernando
4/06/2009 as 08:54
Tem toda a lógica a Magna dar uma força para a Gm enquanto ela se reestrutura e depois a Opel voltar a ser GM.
O problema é que a Magna não sabia o tamanho da enrascada e agora que está vendo os livros contábeis da Opel já disse “…veja não é bem assim, não compramos ainda, até setembro precisamos analisar todos os detalhes…”
E o governo alemão também já saiu de lado, garante a sobrevida da Opel até setembro quando ocorrem as eleições (num é que político alemão é igualzinho a brasileiro??? olha na hora que aperta o calo todo mundo é igual…)
Enfim, o futuro da Opel está em suspenso mas o da GMB tá garantido: muita velharia maquiada e cara que dá lucro! Boa noite!
Adam Opel
4/06/2009 as 09:45
Então no Brasil tá liberado? Que a Opel venha para o Brasil destruir a GMB!
frozem
5/06/2009 as 15:36
Seria um sonho a presença dos modelos opel no brasil, uma vez que a GMB não faz o mínimo esforço para trazer esses modelos… não quer “dar o braço a torcer” e investir numa frota nova… afinal o consumidor brasileiro é lixo para eles, já que pagamos caro por carros ridículos! somos considerados Nível consumidor de baixa exigência.
É só ver esses corsas, unos e pálios que assombram as ruas das cidades e que são vendidos por preços absurdos mesmo sendo produzidos no país. Claro que os impostos são grandes no país, contudo as montadoras também exageram na sua margem de lucro.
Contudo, acredito que com o aumento das vendas no nosso país em virtude da crise mundial e da desaceleração das vendas em outros países… é possível que a gama automotiva mundial perceba que o nosso mercado consumidor é emergente e que vende mesmo em crise, consequentemente nosso país irá atrair mais tecnologia e gerar mais concorrência interna.
A concorrência interna é a chave para que esses modelos possam entrar no nosso mercado.
Tal fato é visto atualmente: A honda entrou no nosso mercado com o civic e por mais que agora seja clichê, o carro revolucionou o mercado dos sedans médios por trazer um desing inovador e igual ao oferecido no exterior. Desse modo, o Vectra e outros carros do segmento perderam totalmente o seu valor no país, obrigando a GMB a iniciar a reformulação do vectra inúmeras vezes.
O fato é que mesmo que a GMB seja melhor que as filiais americanas, ela está cometendo os mesmos erros no nosso mercado consumidor, optando por acabamentos ridículos e pouca inovação. espero que a GMB se dê conta dos seus passos.
Em suma, na minha opinião o Cruze não está mais ao nível de substituir o vectra… e muito menos o astra, já que foi lançado atualmente o novo astra da opel na europa e o insignia é muito melhor.
O insignia seria a melhor escolha para um novo segmento do vectra elite… claro que na faixa dos 85 mil para concorrer com novo fusion, accord e cia. O problema é que venderia mais que o Omega hehe. Mas pelo menos deixaria a GMB rica por 3 gerações.
Acredito que o astra europeu hatch, sedan e perua assumiria perfeitamente a linha do atual astra até o vectra na faixa dos 55 mil aos 75 mil.
Se a GM não permite que a opel utilize os seus mercados consumidores, ela deveria pelo menos se espelhar na Opel que promete muito para uma empresa pouco valorizada.
Essa é minha opinião.
Frozem
5/06/2009 as 16:02
Ah… esqueci de dizer que é possível importar os carros da opel, inclusive em portugal ja vendem esses carros… contudo você vai pagar em euros : 1 euro – 2,8 reais… e mais aproximadamente 120% de impostos sobre o valor do (automóvel + frete) + despesas portuárias + licenças (LI, cat, IBAMA, Siscomex) etc.
chegaria por uns 200 mil aqui.