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Marchionne desafia Musk: Se o Tesla Model 3 for rentável, ele copia e coloca no mercado em 12 meses

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Sérgio Marchionne não quer ver carros elétricos nem de longe. Não que o chefão da FCA seja contra a proposta de emissão zero, mas ele é reticente quanto à rentabilidade desse tipo de veículo atualmente.

Motivos ele tem de sobra. Afinal, a GM bancou o antigo Volt por anos e a própria FCA perdeu US$ 14.000 em cada Fiat 500e que emplacou. Diante disso, Marchionne fez uma campanha para convencer os consumidores a não comprarem seu carro plugado.

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Agora, ele não acredita que o Tesla Model 3 seja rentável por US$ 35.000. E não satisfeito apenas em declarar sua desconfiança, lançou um desafio à Elon Musk. Se o modelo provar ser rentável, ele copia a ideia, introduz um design puramente italiano e o coloca no mercado em 12 meses.

Em relação ao lançamento do Model 3 no mercado americano e mundial, Marchionne disse não estar surpreso pela quantidade de reservas, mas acredita que a Tesla terá problemas em produzir e entregar essa quantidade de carros e ainda ser rentável. Bom, agora vamos ver a resposta de Elon Musk sobre o assunto. Até o momento, o modelo alcançou 400 mil pedidos que, se concretizados, podem gerar mais de US$ 14 bilhões.

[Fonte: Automotive News Europe]





  • Tosca16

    Pra FCA rentável é pegar uma plataforma antiga, encurtá-la e por um motor obsoleto; isso sim que é lucrar cada centavo .

    • tiago

      A Tesla não dá lucros, mas sobrevive de expectativas, se as expectativas vão se concretizar, só o tempo dirá…lembrando que vão entregar os primeiros model 3 no final de 2017.

      • Tosca16

        Uma empresa grande tem que almejar feitos na mesma grandiosidade; claro que haverá riscos, mas ser vanguarda e inovar poderá lhe render bons frutos no futuro. O que não pode é desacreditar de uma tendência quase que unânime entre os diversos fabricantes, o carro elétrico será ainda viável quer seja para nós consumidores quer seja para as fabricantes, e mesmo se tomar prejuízo hj à FCA tem que investir no mercado, aumentando seu potencial de inovação e tecnologia, se for esperar entrar de vez só quando for totalmente lucrativo, sem riscos e etc estará muito atrás das concorrentes.

      • EuMeSmObYmYsElF

        quem disse que a Tesla não da lucros?

        • Rafael Yashiro

          Na verdade isso já foi noticiado antes.
          O Model S, em algumas configurações, da prejuízo de US$ 3.000,00 para cada unidade vendida. O que acontece é que o Elon Musk está fazendo dunping, absorvendo prejuízo a curto-médio prazo, para que no futuro, quando as montadoras se derem conta da ameaça, do mostro que ignoraram, não tenham mais o que fazer.
          O Model S é um primor de tecnologia, você pode ir no YouTube e ver o documentário da National Geographic sobre a fábrica que a Tesla comprou da GM para construir o Model S, quem ele chamou para trabalhar com ele, como é o processo de construção e etc. É tudo algo muito diferente do que já é visto hoje em dia. Quem pensou em fazer um motor entre o eixo traseiro, motor do tamanho de uma melancia? Ou um conjunto de baterias que é compostos por milhares de “pilhas AA” no assoalho do carro? Enquanto as montadoras ainda pensam mais do mesmo, com motor elétrico na frente e baterias no porta malas, os carros da Tesla foram mais adianta.
          Esse tipo de pensamento novo é caro, e se fosse todo repassado para o consumidor não teria como vender, pois ficariam caros de mais, mesmo com os incentivos do governo.
          O Elon Musk não é besta, ele deve saber onde está se metendo, por isso mesmo que o Marchionne soltou essa, ele realmente não acredita que pode ser rentável, e pode até mesmo que não seja, porém é o dunping. Ele sai na frente e depois de um tempo ninguém vai conseguir acompanha-lo.

          • EuMeSmObYmYsElF

            dumping é uma prática ilegal no EUA.. se ele está fazendo isso, está correndo sérios riscos de ir preso…

            • Senhora Liberdade

              e o que a maioria das multinacionais fazem, ir contra o dumping pode ser uma maneira de controle de preços e isso nao é bom

              • EuMeSmObYmYsElF

                não entendi o que você quis dizer… dumping visa única e exclusivamente “falir” a concorrência e criar um “monopólio” no mercado e assim poder estipular o preço que lhe for conveniente. não é um ato regulatório mas, sim, predatório.. não faria sentido a Tesla praticar isso pos ela não teem nenhuma concorrente direta..

            • Rafael Yashiro

              Mas não deixa de ser dumping, até por quê já foi comprovado que o preço atual do Model S da prejuízo, só que não se sabe se para apenas nos US$ 3.000,00 ou se dá mais que isso.

              • EuMeSmObYmYsElF

                gostaria do link onde você viu isso

          • Marcio Almeida

            Rockfeller não acreditava na energia elétrica é fazia propaganda contra as lâmpadas que eram a querosene .A sorte dele é que um subproduto jogado fora permitiu ele reconstruir seu império, mas nao e novidade que os elétricos são melhores que os motores a combustão, mas acho que o grande desafio e tornar o carro elétrico mas barato, quem sabe se células solares se tornarem eficientes e baratas, possamos criar carros a hidrogênio ou elétricos com baixo custo seria uma uma revolução sem procedentes

            • Rafael Yashiro

              Sem dúvida. Os motores a combustão começaram seu estágio final de evolução, está chegando a hora de powertrains alternativos.

          • Wallacy

            Não é verdade que a Tela pê de dinheiro com o Model S, isso foi um boato. O jornalista em questão que noticiou primeiro, simplesmente pegou o valor gasto no relatório fiscal sobre os gastos e tirou o lucro é fez as contas. Mas como outros já tomaram nota. Existe uma diferença entre perder dinheiro em cada venda e gastar mais que você lucra em com toda a plataforma.

            O relatório fiscal mostra que cada veículo tem um lucro de 25%. Isso é muito inclusive. Mas está reinvestindo esse dinheiro e colocando ainda mais na empresa.

          • Deadlock

            À FCA só resta mesmo copiar.

          • GPE

            Faz sentido

      • Jorge Osório Cortese Magalhães

        Lembrei das empresas X, do Eike Batista.
        Tomara que não…

      • Franco da Silva

        Mr. Musk pode estar “eikebatistiando” o mundo…

        • Matafuego

          Pouco provável. Ele não está pegando dinheiro do BNDES.

      • Walter Augusto

        mas o que o Tosca16 falou sobre a FCA é a mais pura verdade !!!! Ainda mais no país das bananas.

      • Bartolomeu

        Musk, através da Space X, lançou com sucesso um módulo espacial na estação internacional e fez retornar em segurança automaticamente o foguete de carga em uma balsa no meio do oceano este mês. O Marchionne conseguiu lançar o Mobi no Brasil. Pequena diferença de desafios e mentalidade inovadora.

        • Joao Paulo Cintra

          Até hoje não entendi qual é a desse Fiat Mobi. Já tem o novo uno (o antigo mille foi descartado por força da lei dos airbags, senão estava até agora por aqui), já tem palios , sem falar no punto que é um ‘compacto premium’, e lançam mais um compacto? Não vai canibalizar o Uno?
          Essas montadoras só ficam reciclando conceitos, plataformas, usando sempre os mesmos motores, trocando fru-frus aqui e ali, e quando uma empresa apresenta inovações reais, ficam desmerecendo e lançando dúvidas no mercado (Estratégia F.U.D. fear uncertain doubt)

      • Me pergunto se todos que deram o sinal vão honrar a compra e esperar na fila todo esse tempo. Lembrando que pelas regras que li o consumidor pode desistir e ter o sinal de volta.

        • Daniel

          pelo que eu li, ele pode desistir do Model 3 e usar o valor do sinal para comprar um Model S

    • leandro

      Quem desdenha quer comprar, isso se chama dor de cotovelo.. Estão tremendo de medo, nesse preço e qualidade a tesla vai mudar o mundo automotivo (para melhor)

      Um carro sem óleo, filtro, velas, correria, câmbio e principalmente sem poluição, inclusive sonora, vai tirar o sono de toda uma cadeia automotiva que vai do frentista ao dono da fábrica de bielas.. Vão se contorcer, mas vai chegar e o futuro está próximo.. Acredito q em 10 anos abrir um posto de gasolina, onde o lucro demora anos para pagar o investimento milionário, já será desvantajoso

      • Fernando

        No Brasil essa realidade irá demorar uma década a mais, pelo menos, se comparado com EUA. Aqui um carrico de entrada é 40 mil, imagina o mesmo carro elétrico… Chutaria um preço nos dias atuais hoje de uns 80 mil.

        Será muito caro quando chegar é só entusiastas comprarão. Irá demorar uma década a mais para chegar aqui comparado aos EUA e outra década para começar a se tornar acessível em termos de preços.

        Ou seja, quem sabe daqui uns 20 anos poderemos ter um carro elétrico e acessível no Brasil, para todos.

        • Tosoobservando

          So depois que a Petrobras falir entao.

        • Joao Paulo Cintra

          Se aqui no BR um carro de entrada 0 km elétrico custasse só 80 mil REAIS, compraria dois, sério. No Brasil de hoje, um compacto elétrico não custaria menos de 150 mil, por motivos vários, infelizmente

      • CanalhaRS

        Concordo 100%

      • Mas se partirmos do princípio que quem desdenha quer comprar podemos afirmar que 99% dos leitores desse site querem um Toyota, a dúvida fica entre o corolla ou étios. Desculpas, não pude perder a piada.

        • leandro

          O Corolla é um excelente carro.. Tem baixa desvalorização, muitas peças de reposição e uma mecânica já bem conhecida. Acho um excelente carro, porém com um baixíssimo custo x benefício, pagar 100 mil reais num carro que não tem nem ESP não vai rolar pra mim…
          Sou mais o ford Focus que é desdenhado por todo mundo e é um pu*ta carro que vc compra ele com baixa quilometragem já bem desvalorizado

    • Fábio

      Pra VW rentável é pegar uma plataforma antiga (Polo), por um motor antiquado e vender como novidade dois carros piorados (Gol e Fox); isso sim que é lucrar cada centavo .
      Pra GM rentável é pegar uma plataforma antiga (Corsa), por um motor antiquado e vender como novidade (Agile); isso sim que é lucrar cada centavo.
      Pra Renault rentável é pegar uma plataforma antiga (Logan), e vender como novidade (Kwid); isso sim que é lucrar cada centavo.
      Ou seja, fazer isso nunca foi novidade e não será.

      • Marcio Santos

        A plataforma do logan é a mesma do clio III, o atual é o IV, pode não ser atualíssima mas está longe de ser antiga.

      • Paulo Lustosa

        Kwid é plataforma nova, a CMF-A

    • Edinaldo_Tapica

      Bom, aí não sei. Sei que tenho dinheiro pra comprar um Fiat, mas nem em sonho tenho pra um Tesla… Mas deixo claro que até se lançassem um cabrito elétrico dessa marca norte-americana eu comprava. Compactuo com a proposta e com o Musk, pra mim o atual Steve Jobs.

    • Maçaranduba o Porradeiro.

      Esqueceu de mencionar o nome feio: Mobi…lete…!

      • Tosca16

        O nome é bonito, vem da palavra “Mobilidade” mas o nome não condiz com o produto, venderam uma proposta e intregaram outra coisa.

      • Matheus Ulisses P.

        Não foi esquecimento não, foi economia de custos mesmo.
        Pense comigo: um logotipo “Mobilete” teria 8 letras e “Mobi” tem só 4. Logo, logotipo 50% mais barato. Kkkkk….

    • Guilherme Batista

      Eu não concordo com a filosofia da FIAT e acredite, eles não são bobos, sabem exatamente a qualidade dos veículos deles, aliás, o processo produtivo deles é tão bom quanto da Toyota.
      Fazem carros piores aqui no Brasil como parte da estratégia deles.
      Uma coisa temos que concordar, a estratégia deles está dando certo, já tem um bom tempo que são líderes de mercado

      • Tosca16

        Sim, atendem o que o consumidor final tem se proposto a aceitar, não são líderes atoa.

    • rcostaramos

      sua dedução é baseada no brasil pelo jeito… entao fale da fiat… e nao da fca rs

  • leitor

    Pra copiar bem, com as tecnologias necessárias tanto ao produto quanto a produção, precisa ser de vanguarda. Senão pode fazer a mesma coisa ou parecida mas com custo maior, vai ter prejuízo do mesmo jeito.

  • CanalhaRS

    Ah, a Fiat tem muito know-how em combustíveis alternativos para querer desafiar ou copiar alguém.
    Esse Marchionne é um fanfarrão mesmo.

    • Tosca16

      Para desenvolver tecnologia poderia começar com pilhas alcalinas, comprar umas pilhas Magneti Marelli no supermercado rsrsrsrs

      • CanalhaRS

        Hahahahahaha….um Mobi movido a pilhas duracell já seria algo ultra sofisticado para os padrões do sr. Marchionne.

        • Sabatino

          Mobi è padrao Brasil, nao fiat no resto do mundo…… voces tem o que mercem.

    • EuMeSmObYmYsElF

      a tecnologia é open source… Musk liberou tudo.. único “problema” é que a FCA precisaria comprar as baterias diretamente da Tesla. coisa que o Musk não se importa em vender…

      ele já deu várias entrevistas sobre isso

    • Sabatino

      15% das vendas na Europa da Fiat são de combustíveis alternativos. Se informe antes.

      • CanalhaRS

        Bicho, a filosofia da Tesla é algo muito a frente das outras marcas. Marchionne é um dinossauro perto de Elon Musk. Não se trata só de vendas.

        • dor53

          aguarde em breve a van pacifica hibrida
          vc tem q se informar melhor

        • Sabatino

          Dinossauro que salvou a Fiat e a Chrysler. Pois è…. è bem burro o Marchionne- kkkkkkkk

          • CanalhaRS

            Amigo, eu nunca disse que Marchionne era burro. Ele é um excelente administrador. Mas estamos falando aqui de tecnologias inovadoras, que irão mudar o mundo que conhecemos. É sabido que ele nunca foi defensor destas novas tecnologias. Abra sua mente e olhe as coisas mais para frente e interprete melhor o que ler. Abraço.

          • João Cagnoni

            Ele salvou? Quem salvou a Fiat foi o Brasil, queria eu ver o Marchionne colocando dinheiro na Fiat do bolso dele.

  • Fábio

    É Sr. Marchionne, nada do que o Sr. diz agrada aos haters de olhos sangrentos.
    Mas o que o Sr. disse realmente tem sentido. Só não pode ficar de fora desse filão né Marchionne, mesmo dando prejuízo!

  • Murilo Soares de O. Filho

    O problema é que a imprensa nem sempre compreende Sérgio, não que ele nunca irá fazer um elétrico, só que carros elétricos ainda, não são rentáveis. …simples assim

  • Giuliano Luchetti

    o cara é dono d meio mundo e tem a unica empresa privada espacial certificada pela NASA…faz uns carros bacanas, diferentes e alternativos em tudo…vcs acham q ele ta ligando pra Fiat??? a para vai…daqui nem 10 anos o cara vai ta fazendo viagem espacial privada e com foguete reaproveitável e a FCA fazendo Uno e falando q a parada não é rentável…pfff

    • Sabatino

      FCA è maior de todas as empresas de Musk juntos.
      Uno so fazem no Brasil ( è o que vocês merecem).
      Já ouviu falar de Ferrari?

      • Absurdo

        Nossa, quanto estresse.. “É o que vocês merecem”. Olha aí, uma das respostas do porque o mundo está assim.

        E você acha que o tal do Musk liga? Cada um faz o seu, e a vida segue. Deixa o bonzão criar o melhor carro elétrico copiado do mundo. Vai copiar até o slogan da CAOA/Hyundai.

      • Giuliano Luchetti

        me desculpe…nao tenho nada contra a fiat ou seu conglomerado…estou falando de tecnologia e crescimento d empresas q ninguém dava nada…óbvio q a FCA é um monstro no mundo e controla outras empresas com tecnologia d ponta tal como a Ferrari…isso é indiscutível…mas ele (Musk) esta a muito menos tempo no mercado, investindo em biotecnologia, industria espacial, carros e tecnologia d dados e recebendo frutos deste trabalho em um período muito menor do q qq Montadora mundial…acredito q quando ele “arredondar” seu conceito d transporte limpo, a própria FCA compre a tecnologia…fiz a alusão do Uno meramente como um comparativo tecnológico q ele esta investindo em diversas áreas…pode trocar por uma Ferrari se quiser quando comparado a área espacial…

    • dor53

      vc nao leu a reportagem
      quer apenas criticar

  • Filipe Abreu Ferreira

    Tem completa razão. A Tesla vem de anos de prejuízo sendo bancada pela expectativa dos acionistas. Musk tem projetos ousados que nao tem lucro nenhum e sua maior propaganda e a expectativa de lucro e pioneirismo. A mesma historia de um brasileiro que chegou a ser Top 10 na forbes e agora come Mc Donalds no Rio.

    Se der certo e for rentável compra a bateria e faz um carro com uma boa escala de produção. Pronto.

  • Cassio

    A Tesla é acima de tudo, uma empresa de tecnologia e mesmo que o Model 3 não seja rentável diretamente, ele pode ser rentável indiretamente. Quando se trabalha com inovação de alto impacto, o risco também é alto e inerente. Tudo funciona de uma forma que uma montadora tradicional não consegue compreender por completo, muito menos copiar.

    Por exemplo, o Instagram e o WhatsApp são dois produtos pertencentes ao Facebook, que custaram bilhões de dólares e não dão lucro nenhum como empresas, diretamente, porém, no final das contas o Facebook não está perdendo dinheiro, muito pelo contrário.

    Em resumo, a Tesla fará dinheiro de um jeito e a Fiat fará dinheiro de outro jeito. São duas empresas do setor automotivo, mas as semelhanças param por aí, pois funcionam de forma e com missões, totalmente, opostas.

  • Felipe

    Marchionne precisa mesmo esperar a Tesla? Nissan e Toyota mandaram um abraço!
    Ainda no ramo dos veículos movidos a combustível alternativo, vale lembrar que a única tentativa da FCA foi o 500e e que fora ele, praticamente não há modelo híbrido/elétrico em nenhuma das marcas do seu portifólio.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Na verdade, acredito que a FCA está realmente analisando a construção de modelos elétricos/híbridos, só estão procurando a melhor maneira, hoje produz o 500e, esse ano Começa a produção do novo Chrysler Pacifica (híbrido), o jeito é esperar qual o rumo irá tomar.

  • No_Name

    Bom, a Boeing quase faliu no projeto do 747… Lançaram ele no escuro. No entanto, o produto se revelou um sucesso e talvez graças ao 747 (principalmente) hoje a Boeing é a maior do mundo na área que atua.
    Eu acho que as apostas da Tesla não serão em vão.

  • Hugo Borges

    Depende muito do quão é o “rentável” que ele quer dizer, além disso, a Tesla tem caixa para apostar no Model 3. Talvez eles estejam custeando a produção hoje, daqui a 3 anos, talvez não. Só sabemos que a empresa tem nome, caixa e MUITA ousadia.

  • invalid_pilot

    Até onde sei a FCA nao tem nenhum estudo avançado de carros elétricos/ híbridos/ combustível alternativo (Hidrogenio e etc)

    Logo essa declaração ate parece um quem desdenha quer comprar. A Tesla anunciou que vai licenciar a plataforma e tecnologia deles a quem quiser montar carros sobre ela.

    Pode ser interessante um Chrysler feito nessa base

    • J_Eduardo

      Sim, como disse, eles nunca estão Dizendo exatamente o q falam…

    • dor53

      a fca esta desennvolvendo a pacifica substituta da town e country van hibrida

  • J_Eduardo

    A fala do Marchione pode ter inúmeros significados, até mesmo, ser um recado para o Elom musk de que a FCA está de olho e pode vir a comprar ações da Tesla ou mesmo propor parcerias pra levar o carro a outros mercados ou quem sabe um aquisição,agressiva.
    Eles nunca estão dizendo exatamente o que as palavras que foram públicadas aparentam espressar…Eles não jogam pra torcida e a Tesla queira-se ou não, não tem condições financeiras de competir ou concorrer com marcas mais ricas e poderosas como o grupo FCA…são bilhões de dólares, fora inumeras outras coisas, que nós nem fizemos idea do que sejam, para se fazer funcionar uma estrutura de empresa global….

    • Carlos Eduardo Juan

      Pode até ser, mas se ele já disse não para a APPLE, que tem centenas de bilhões de dólares em caixa não vai ser uma FCA ou qualquer outra que seja que vai balançar o cara Penso que ele já tem uma ideia dos próximos passos, e quanto a produção tbm não creio que seja um desafio tão grande assim.

      • J_Eduardo

        Certa vez perguntei a uns engenheiros pq a Embraer não fazia aeronaves com mais de 200 acentos, uma vez q o seu modelo 190 levá-la até 193 pessoas, a resposta foi q ela iniciaria competição com Airbus e Boeing, duas gigantes q a Embraer não tinha vacile pra encarar. No mercado automotivo a coisa é semelhante. Estes caras sinalizam a novos apostadores q estão atentos q quem tem vacile pra bancar e mesmo comprá-las. O jogo é pesado, o Marcione, VC deve saber, não é dono, precisa fazer a maquina dar lucro… Um abraço e bom sábado…

  • Rodrigo

    Não foi a Nokia que disse, lá em 2005, que aparelhos como o iPhone da Apple não era o futuro? Será que ela diria isso hoje, depois de despencar da primeira posição mundial em vendas e ter sido comprada pela Microsoft para não falir?

    • Davi Millan

      A Blackberry disse a mesma coisa. A Tesla hoje é a “Apple” do mundo automotivo. Até eu que não curto carro elétrico teria um Tesla com sorriso no rosto.

  • Diogo Oliveira

    Então Sérgio, Falar mal da concorrência você fala, mas agora investir o devido dinheiro em suas marcas PRINCIPALMENTE na própria Fiat… tu não faz nada né o vagabundo?

    • Sabatino

      Vagabundo que salvou a Fiat e a Chrysler.

  • pedro rt

    cuidado com oq diz chefao da fiat… pq existe grande possibilidade de vc quebrar a cara, ate pq o futuro e esse de carros eletricos assumirem o lugar de todos os combustiveis fosseis e do alcool

  • Tosoobservando

    Isso ae é inveja pq a Tesla lança um modelo na faixa dos carros da Chrysler, sendo que a propria esta tendo de cancelar a produção do 200, 300 etc.. pelas vendas ruins, ou seja, eles nao conseguem disputar com os japas e ficam invejando a Tesla, que vai afundar ainda mais as vendas deles. A Alfa Romeo tao cedo nao volta aos Eua, e se voltar vai ser nicho do nicho do nicho.

  • Davi Millan

    mimimi do Marchionne por não ter um produto com qualidade próximo ao da Tesla, até porque nada na FCA teria o mesmo impacto no mercado.

    • Sabatino

      Os modelos Tesla com aqueles design nao venderia nada na Europa.
      Jà ouviu falar de Ferrari, Maserati, Abarth, SRT? kkkkkk

      • Tosoobservando

        Pera, estamos falando de um modelo que custa $35 mil dolares, e totalmente eletrico, recarregavel, que nao polui, e ainda é luxuoso. Estes modelos que vc cita sao pelo menos 10x mais caros e nao tem essa eficiencia toda da Tesla.

        • Davi Millan

          Exatamente! A Tesla nasceu dessa concepção de carro premium totalmente elétrico e com base nisso ela vai buscar seu lucro e sua posição no mercado. Há grandes chances dessa Tesla Model 3 ter mais vendas que BMW série 3 ou Mercedes C-Klasse. No final das contas isso é mimimi do Marchionne por não ter competência de desenvolver um carro elétrico premium, rentável e desejável. Até porque o 500e foi e é um fracasso para a Fiat.

      • Davi Millan

        Bom, acho que então a Noruega fica na Asia… Porque o carro mais vendido do país nórdico é exatamente o Tesla Model S!!! Qualquer carro da Tesla varia sucesso sim na europa. E sim, já ouvi falar dessa, que diga-se de passagem tem certa autonomia dentro do grupo FCA (deve ser por isso que essas são as melhores). Dentro do grupo FCA de produtos bons só o Viper, o Challenger e o Charger.

        • Sabatino

          Noruega não tem nem 1% da população da Europa. Esta fora da União Europei e tem os salários mais altos do mundo. Em nenhum outro país um carro de 60mil Euros é líder.
          Já andou de Maserati (acha melhor do que um Charger? Jajajajaj você vê muito Fast and Furious).
          Mas é claro você está acostumando con Uno, Palio, Siena; etc ( carros que não existem na Europa mas é o que vocês merecem)

          • Davi Millan

            Eu não falei sobre ser líder, só respondi a sua afirmação de que qualquer tesla não venderia na Europa devido ao seu design, algo que a Noruega mostrou que além de vender pode ser líder (por mais que não faça parte da UE, ainda é na europa e lógico que devido ao alto valor ele não será líder em outros países com economias mais frágeis, mas mesmo assim venderá e vende, não se enquadrando em mico). Não comparei um Maserati a um Charger. Eu disse que Ferrari e Maserati são os que destacam dentro do grupo FCA por terem maior autonomia e assim podem fazer produtos conforme suas próprias políticas (até devido ao baixo volume e não se enquadrarem em carros de marcas tradicionais) e sendo que dentro do grupo FCA e sem autonomia e sob controle total da FCA há produtos que ainda são bons como Charger e Viper, mas logicamente longe da qualidade de qualquer Maserati e Ferrari. E dentro do próprio grupo FCA temos porcarias como essas últimas citadas por você.

            • Absurdo

              Nem perca tempo, a soberba e arrogância é tanta do indivíduo europeu, que está transbordando da minha tela.

          • Tosoobservando

            Kra um Maserati custa 10x mais que esse Tesla, e nem é elétrico. Não força ne

            • Sabatino

              Aonde eu moro na Europa:
              Tesla model S: 80 mil Euros
              Maserati Ghibli: 68 mil Euros
              Maserati Levante: 74 mil Euros

              Vou de Maserati e economizo

              • Tosoobservando

                Estamos falando do Tesla Model 3 de $35 mil dolares amigo, presta atenção na materia.

          • Esse pensa que porque mora na Europa que deixou de ser brasileiro… vá tentar ofender os outros em outro lugar, pois aqui não poderá mais comentar.

  • Senhora Liberdade

    o modelo negocio que Elon Musk propõe nao o mesmo modelo de negocio que Marchionne esta habituado a oferecer, vide que a Tesla nao participa de nenhum corporativismo por enquanto.

  • Rafael Yashiro

    Acho que apenas a versão de entrada do Model S são apenas tração traseira.

  • kravmaga

    Ele não tem que se preocupar com os carros elétricos da Tesla, que fabrica carros num padrão acima do que a FCA fabrica, e sim com os carros elétricos chineses que vão começar a inundar o mercado.

    Em breve, em muitas grandes cidades do mundo, esses carros elétricos chineses serão colocados para serem alugados e com isso vai reduzir a demanda por carros urbanos compactos convencionais, o que a FCA mais vende.

  • fbl

    Meu Deus, olha a fiat querendo se meter com carros elétricos. É FIRE na certa.

  • awatenor

    Um desenho tipicamente italiano, assim como o Móbi(le)??!!

  • Tim Kim

    Típica arrogância italiana. O que eles não entendem, desqualificam.. Afinal, o que é italiano é sempre melhor e ponto! Falta humildade p/abrir a mente, aprender e evoluir.
    Por isso que a Fiat é essa merda descartável e a fibra de carbono da Lamborghini entra em auto combustão rsrsrs comédia

  • Matheus Ulisses P.

    Em 12 meses? Haha… c
    Conta outra vai, Marchionne! Vários projetos-chave da FCA a nível mundial fora ou adiados ou simplificados devido falta de recursos, como ele mesmo declarou algumas vezes. As marcas da FCA disputam entre si pela última colocação nos rankings de qualidade.
    Esse cara parece até a presidAnta Dilma, toda vez que aparece em público vem uma tolice nova!

  • AH MIZERAVI ACERTO DI NOVO

    EU TAMBÉM LANÇO UM DESAFIO: SE ALGUÉM ME MOSTRAR UM COX1NHA BATEDOR DE PANELA QUE SEJA INTELIGENTE, EU COLOCO RACUMIN NA MINHA SOPA.

  • João Cagnoni

    Que tipo de rentabilidade ele quer? Vender Palio e Uno por 40k? Não vai conseguir mesmo.

  • FocusMan

    Acredito que será este o primeiro caso de dumping automobilístico registrado na história!



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