Home Asiáticos Matéria NA: Andamos no Toyota Corolla XEi Automático


materia na andamos no toyota corolla xei automatico 1 Matéria NA: Andamos no Toyota Corolla XEi Automático




Um dos sedãs médios mais destacados do mercado nacional, o Toyota Corolla, pode ser descrito como um dos melhores, senão o melhor, dos modelos disponíveis na categoria.

O sedã japonês, apesar de ainda ser descrito como um carro de “tiozão”, apresenta um design mais moderno e atual, passando uma impressão mais jovial. O estilo mais agressivo e menos conservador, contribuiu muito para isso.

Andamos na versão intermediária, a XEi Automática. O carro impressiona pelo excelente acabamento externo. A frente e traseira foram muito bem trabalhadas e olhando melhor, a impressão é de um carro bem maior que o anterior.

materia na andamos no toyota corolla xei automatico 2 Matéria NA: Andamos no Toyota Corolla XEi Automático

Na verdade, o comprimento aumentou apenas 10mm em relação ao modelo antigo. Mas, na largura o Corolla ganhou 60mm. O visual lateral é limpo, mas falta algo! Uma borracha de proteção lateral.

Não há nem como acessório disponível nas revendas, sendo que o proprietário terá de adaptar uma. A Toyota está desenvolvendo uma de silicone transparente para manter a cor do carro atrás dela. Pelo menos reduz custos com pintura e ainda mantém a porta contra pequenas batidas.

Mas, e por dentro? Dentro o acabamento é muito bom. Essa versão tem quatro airbags, ar condicionado automático(não é dual zone), comandos de som no volante e computador de bordo. A versão tinha piloto automático e bancos de couro, os únicos opcionais.

materia na andamos no toyota corolla xei automatico 3 Matéria NA: Andamos no Toyota Corolla XEi Automático

O conforto logo se percebe na boa posição de dirigir, mesmo que o banco não tenha regulagem elétrica, fica fácil de se ajustar nele. O volante tem regulagem de profundidade e altura, muito fáceis. Mas, um detalhe chamou a atenção.

Talvez, o único senão do acabamento interno do Corolla, a alavanca de abertura do porta-malas e do bocal do tanque. A aparência é simples, sem nenhum acabamento e faz lembrar modelos muito mais baratos.

Bom, fora isso andar no Corolla foi muito gratificante. O carro é muito macio e confortável, mas firme nas curvas. A transmissão automática de quatro marchas, não possui sequenciamento automático. Mesmo assim, respondeu bem nas acelerações e retomadas.

materia na andamos no toyota corolla xei automatico 4 Matéria NA: Andamos no Toyota Corolla XEi Automático

A direção é bem leve, devido a assistência elétrica. Os instrumentos são de fácil visualização, principalmente nesta versão e na topo de linha, que vem com o painel “Optitron” com iluminação translucida de visual muito agradável.

O painel fica acesso mesmo com os faróis apagos, pois não seria de fácil leitura com ele desligado. Os comandos são bem a mão, fáceis e a impressão é de sofisticação, principalmente no sistema de áudio com MP3 e no ar condicionado com visores digitais.

Olhando de forma geral, nota-se que o modelo aumentou por dentro, impressão deixada pelo painel inclinado para a frente e pelos vidros das portas mais longos. Dirigindo, a uma impressão não tão satisfatória, os freios.

materia na andamos no toyota corolla xei automatico 5 Matéria NA: Andamos no Toyota Corolla XEi Automático

Embora sejam assistidos com ABS e tudo mais, o pedal afunda demasiado quando é acionado mais rapidamente, o que assusta de primeiro momento. Mas, depois de se adaptar ao pedal, o motorista passa a ter uma sensação maior de segurança, pois funcionam excelentemente bem!

O motor 1.8 VVT de 136cv e 17,5kgfm, tem bom desempenho quando se pisa forte, não se ressentindo muito em baixas rotações. De qualquer forma, uma versão 2.0 traria um conforto maior em baixas rotações e um consumo mais equilibrado.

O modelo tem preço sugerido de R$74.675,00 com pintura metálica à R$975,00. A versão manual com bancos em tecido, em revenda pode ser encontrada por R$69.000,00. A garantia é de 3 anos e com 50% de entrada, o saldo em 24x é sem juros ou em até 48x com juros.

Uma dica para quem se interessar em ter um Corolla: Vale a pena gastar em média R$8.000,00 e ter a versão intermediária em relação a mais básica.

Porquê? Além de não possuir o painel “Optitron”, não possui ar digital e nem boa parte dos acessórios dos demais, o modelo vem com rodas de aço aro 15, com calotas! A aparência não é das melhores em um carro do porte e preço do Corolla.

Finalizando, o Corolla é um ótimo sedã médio e para quem puder ter um, certamente não irá se arrepender. Conforto, acabamento geral, dirigibilidade, desempenho, são alguns dos fatores que contam bons pontos para o modelo.

Por Moriah.
Fotos ilustrativas.


Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.