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MAZ-541 foi um monstruoso sedã soviético com motor diesel V12 38.8!

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A URSS produziu muitos veículos interessantes e alguns até exóticos. Um deles sem dúvida foi o MAZ-541. Tratava-se de um imenso sedã feito para puxar aviões, especialmente no aeroporto de Moscou.

Medindo 7,8 m de comprimento e nada menos que 3,4 m de largura, o MAZ-541 tinha um imenso motor diesel V12 com 38.8 litros! Ele era utilizado em tanques de guerra soviético, como o T-34, por exemplo.

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Entregando 500 cv a 1.800 rpm e 199,1 kgfm a 1.200 rpm, o propulsor conseguia puxar os 28.230 kg do MAZ-541, que tinha enormes rodas na traseira. Só o motor pesava 1.000 kg. O veículo também tinha dois postos de condução, já que havia dois volantes, dois conjuntos de pedais e duas alavancas de câmbio.

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Apesar de todo o tamanho e peso, sua velocidade passava pouco de 30 km/h. O consumo então era enorme, gastando 130 litros de diesel para cada 100 km rodados. A base para o MAZ-541 era o caminhão de construção pesada MAZ-525.

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Usado a partir de 1959, o sedã pesado tinha de ser baixo para puxar aviões de até 100 toneladas. Ele ficou famoso por puxar o Tu-144, o “Concorde Soviético”. Falam em um volume de 3 a 13 unidades feitas. Foi aposentado nos anos 70.





  • José Márcio Moura

    Rússia não é um país, é um estado de espírito.

    • rvmattos

      Frase do dia. Congratulações!

    • Ricardo

      Vai morar lá pra tu ver como fica seu espírito. O meu ia congelar.

      • Filipe Augustus

        Minha irmã está morando lá e já está resfriada =D

      • Deadlock

        Não parece, mas a Rússia, ainda hoje, é um Estado policial.

    • Pedro Cunha

      Caramba!
      Essa frase pode ir pra lápide!

  • Marcelo SR

    Um monstro, literalmente.

  • Ramom Alencar

    doideira, matéria interessante…

  • Tosca16

    Um soviético de respeito !

  • Felipe

    Dizem que esse motor foi base pra motores usados até hoje em alguns automóveis no Brasil, só que os daqui tem autonomia sensivelmente pior. Just ironic.

    • Franco da Silva

      Na versão 1.8… Huahua

  • Gabriel Boscatto

    130 litros a cada 100 km? isso dá magnânimos 760 metros por litro hahahah

    • Deadlock

      É, mas, em compensação, chegava a estonteantes 30 km/h. kkkkk

    • Ramom Alencar

      tá bebendo menos que um cruze…

      • XandeeM

        O meu faz 7.5..

    • Redpeak77

      autonomia medida em litros/Km, não em Km/litro!

      • Holandês Louco

        Autonomia não é medida em km/l… é km/tanque de combustível…
        12 horas de autonomia (duração da energia da bateria), 600 km de autonomia, por exemplo
        km/l é o inverso de consumo de combustível. E só é usado aqui na bananalandia… No resto do mundo* o consumo é expresso como litros por hora e litros por distância (100 km)…

        * Exceto nos EUA (Thales Sobral)

        • Ainnem Agon

          É porque aqui fazemos as contas de quantos litros temos de desembolsar em granas.

          • Holandês Louco

            E daí gera aquela confusão na cabeça das pessoas.
            se o valor mudar de 10 para 15 km/l o consumo “aumenta” ao invés de diminuir, por causa de ser relação inversa.

            Acho que seria economia de combustível de 14 km/l e consumo de 7,14 l/100 km, por exemplo. Já que economia é antônimo de consumo.

        • Thales Sobral

          Os americanos usam o MPG (Distância/Volume)…

          • Holandês Louco

            Bem lembrado.

  • Blessa

    200 Kgfm de torque, simplesmente sem noção, deve arrastar qualquer coisa mesmo.

    • gveralonso

      Mal aproveitados, se fosse hoje em dia puxaria 70 toneladas fácil…

  • Bruno Alves

    Ta, mas não sobrou nem um pra contar história?

    • Bruno Wendel Marcolino

      fiquei com essa duvida também.

  • DiMais

    Rússia sendo Rússia

  • Ademir Pasinato

    na verdade ele era um trator para fazer push back em aviões como os que tem nos aeroportos de hoje.

    • Alex

      Correto! E o título está errado. Quando dizem ser um sedã, parece que o carro é um veículo de passeio. E na verdade não é. É um veículo utilitário apenas! Só isso!

  • Allan Victor Kaiser da Silva

    Imagine um motor desse com uma tecnologia atual, o estrago que faria!

    • Pedro Rocha

      Na época já fez um estrago nos povos europeus equipando o T-34, pois esse motor foi originalmente usado nos tanques pesados KV-1. No T-34, ele foi propositalmente adotado para ser superdimensionado e com isso obter maior velocidade e economia de combustível.

  • Dricks

    o consumo kkkkkkkkkk mas o desing é bem sinistro

    • BRM

      Design.

  • Zoran Borut

    “Sou mais uma Frontier usada!” (ironic mode)

  • pedro rt

    isso nao e um sedan, ta mais pra caminhao ou trator

    • Holandês Louco

      aircraft tug, rebocador de aeronaves, aqui virou sedan…

      Deve ser da mesma escola que dizem que o Honda Fit é minivan ao invés de hatchback (hatchback é a definição oficial da Honda)

      • Ainnem Agon

        E da mesma escola que dizem que o Cerato é concorrente do City.

      • 0terceiro

        Mas o Honda Fit é o quê, no fim das contas??

  • Redpeak77

    Até o Hummer ficou pequeno depois dessa reportagem… hahahaha

  • DinhoRoxxx

    Perfeito para dar uma passada no Greenpeace

    • joao

      Excelente ideia, além de parar dar uma pisadas bem fundo no acelerador hehe.

  • Ainnem Agon

    POUTAQUEOPAREU QUE COISA MARAVILHOSA

    Ninguém entende os russos, eles estão 1000 anos na nossa frente! Sonho da pora ter um sedã que, além de poder carregar minhas malas da viagem de verão, também pode puxar um avião supersônico sempre que necessário.

    E mais: não há avião mais maravilhoso até hoje construído do que o Tu-144. Talvez o Su-47 Berkut.

    No mais, RIP MAZ:

  • Bittencourt

    Não é bem um sedã, né…rs…
    Esses soviéticos:

  • Diego Mello

    Seria ótimo ver um desses rodando nas ruas.

  • Ainnem Agon

    Frente de Rolls Royce com grelha de Aston Martin!

  • João Silva

    Esse aí deixa qualquer truck ou monster truck no chinelo. Estúpido, ogro



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