• jpmocellin

    Achei que o Civic tivesse corrente em troca da correia dentada…

    • JCsr

      Até a chegada do New Civic era com correia dentada, com troca programada para cada 100 mil km. Depois passou a adotar a corrente, como o Fit sempre teve.

  • exmarujo

    No Brasil não sei se é costume, mas na Europa normalmente quando a bomba de água é acionada pela correia dentada (correia de distribuição) a mesma bomba é sempre substituida a fim de não quebrar devido á tensão que uma correia nova faz sobre a bomba de água, então se for Fiat se não mudar quebra mesmo

    • http://www.hightorque.com.br ADG HIGH TORQUE

      Nesse caso, nem o tensor da correia o dono quis trocar.

      • Vitorvcd

        Não seria meio perigoso trocar a correia e não trocar o tensor? claro dependendo da kilometragem do carro.

      • exmarujo

        Eu quando era rececionista de oficina também me aparecia lá pessoal assim a querer mudar só o minímo das coisas, aùi eu explicava o que poderia acontecer se o serviço não fosse deito em condições, se mesmo assim ele não queria a única coisa que se fazia era escrever na fatura (nota fiscal) que a reparação não foi feita na totalidade sendo da inteira responsabilidade do cliente se houvesse posteriormente algum problema, ele assinava e pronto, uma fatura para o cliente e outra para a empresa ambas assinadas, livrávamos a oficina de problemas posteriormente.

      • 3ic

        adg, afinal, qual o melhor na sua opinião: corrente ou correia? fico em duvida nesse ponto, pois vejo que os carros estão passando a adotar a corrente no lugar da correia e as motos de alta performance estão trocando as correntes por correias.

  • Giggio

    ADG, Bacana o videozinho. Acho essa outra versão (geração anterior) o 99/00 é um carrinho mecanicamente falando melhor que este em destaque 2003, mecânica simples, robusto, econômico fazem 11 a 12 no mínimo e os que conheço são bem silenciosos apesar dos 10, 11 anos de vida. Conheço modelos semi-novos de outras marcas 2008/7 que parecem escola de samba. O bicho só pega nas buchas (são muitas).

  • D7V5

    Legal a matéria.
    Objetiva e educativa.

  • MuriloSoares

    Bobagem que o cara acima escreveu (exmarujo) Já tive um Brava 1.6, troquei correias e tensionador e não troquei Bomba da água, pois estava boa, e não quebrou, isso é falta de informação e preconceito por parte de alguns mecânicos, ou melhor, mechanicos!

    • AutoIng

      Interessante que existe meia dúzia de família de motores de cada marca, mas as pessoas adoram generalizar as coisas daquele jeito: "motor da marca tal esquenta muito", "motor da marca tal a correia dentada não dura", etc. Que bom se o mundo fosse simples assim, seria o sonho dos preconceituosos e medrosos.

    • exmarujo

      A isso eu chamo sorte

  • AF1979

    Vendo essa troca de correia, pensei cá comigo que de repente pode até dar margem a se pensar em uma pequena redução de perdas parasitas no motor, uma vez que de qualquer forma já se vai tirar mesmo todas as polias. Dando uma olhada nesse Civic de sétima geração, vi que no exterior existem algumas raras peças de preparação, como polias mais leves:
    http://www.2kracing.com/Product/56375.html (kit da Unorthodox Racing incluindo polias de alternador, direção hidráulica e virabrequim, feitas de liga 6061 de alumínio)
    http://www.2kracing.com/Product/73790.html (kit da Ralco RZ, mesmo número de peças e tipo de liga)

    Sendo essas peças mais leves que as originais, obviamente é de se imaginar menores perdas pelo motor fazer menos esforço para girar, o que em tese pode até melhorar o consumo. Porém, cheguei a ler que essas peças mais leves, por terem menor inércia, também tornam difícil manter e retomar um determinado estado do motor, bem como manter os periféricos girando adequadamente. Dando uma olhada no que diz a Unothordox Racing, eles alegam ficar no limite de 20% de alívio em relação ao original nas polias porque assim ainda dá para manter as peças rodando adequadamente e que além dessa marca os ganhos são insignificantes e o funcionamento dos periféricos fica prejudicado.
    Se o ADG puder dar uma luz para o pessoal a esse respeito, agradecemos, ainda mais que é daqueles tipos de mudança que sequer pode ser considerado veneno (e se o for está, bem fechadinho por tampas e nunca uma autoridade perceberia a diferença), seria legal, ainda mais que pode influenciar mais no consumo do veículo.

  • temsp

    Acho que seria muito interessante informar também o preço aproximado do serviço com as peças

  • LuisRenatoJoia

    Acho que o serviço para trocar a correia não de ser tão caro como antigamente!Mais as peças sim deve ser cara.

  • garciapepe22

    ADG vc usa esse mesmo torquimetro para apertar mancal e cabeçote ou tem outro aí?

  • Bikudin

    Ponto para os motores novos dos Hondas q não usam essa zica de correia dentada, New Fit e New Civic.

    • rachid_br

      O Fit antigo já usa corrente não?

      • Bikudin

        Sim, me esqueci de mensionar

  • Bikudin

    Eu tb acho pq tem muita gente q gostaria de adiquirir um carro como esse mas tem medo por causa da dúvida de preços de manutenção.

  • jersaosp

    corrente >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>…>>>>>>>>>> correia!! Muito mais durável e segura que a correia!!!