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586718 5881 it2 Mecânico brasileiro inventa motor movido a ar comprimido!




Esta notícia é do site Terra, e a publicamos aqui para informarmos nossos amigos leitores:

Uma invenção dessa poderia revolucionar a maneira como usamos nossos carros. Ela veio da mente do mecânico Antônio Pedro Dariva, um motor que funciona com ar comprimido. Ele não usa combustíveis e consegue se auto-reabastecer! A uns 25 anos, Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido para mover os pistões de um motor. “O motor a combustão funciona por causa do aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar essa mudança de pressão, seria possivel fazer o mecanismo funcionar, sem jogar mais poluição no ar e sem depender do petróleo”, conta o inventor.

Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994. Mas para chegar no nível atual de eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.

Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores, é o “tanque de combustível”. Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido.

“Até aqui, chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia. No futuro, com a utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder aumentar isso”, explica Dariva.

Montagem
Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns amigos. “Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de graça, de noite, para me ajudar nisso”.

O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara, onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar.

Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a uma temperatura de 10 graus negativos. “Como o ar expelido é mais frio que o ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera”, afirma o inventor.

Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se contamina com resíduos da combustão.

Potência
Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros – sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento – com potência de 70 Hp a 4 mil RPM.

Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos, igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. “Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro”, explica.

Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. “Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade”, afirma Dariva.

[Fonte: Terra]


  • Marcilio

    se este cara não se cuidar, já já o Hugo Chaves manda sunmir com ele. rararararara. e a Petrobrás também.

  • matheus

    prova de que o Brasil não vai pra frente porque não quer… ou não deixam… um cara desse deveria ter um incentivo para produzir mais motores desse e fazer pesquisas… quem sabe daqui alguns anos rodaremos em carros que “queimam” ar…
    pura ilusão e palmas de pé para o criador…

  • Will

    Olha, do jeito q o petroleo da dinheiro, um motor desses ia revolucionar a industria automotiva, mas, com certeza, a petrobras e os milhoes de vendedores de oleo iam matar ele.

    Esse motor seria ótimo para substituir os “1.0″. Ta escrito la em cima “70HP”… pow, é mais potencia q os 1.0 a gasosa…

  • Renato

    esse motor seria este aqui?

    http://www.motormdi.com/motor.html

  • Paulo Roberto

    Parabéns ao inventor Antonio Pedro Dariva! São pessoas assim, que nadam contra a maré e contra todos que não querem esse tipo de descobertas(sabemos bem quem…), que fazem o impossível se tornar realidade! Com os investimentos necessários acho q essa tecnologia poderia trabalhar junto (como nos híbridos) ou até mesmo substituir o Petróleo.
    Que ele consiga ir adiante e um dia essa tecnologia chegue até os nossos carros!

  • smithn

    Olha qria parabenizar o Antonio pelo esforço, pela dedicação que ele teve pra fazer isso pq gente o mercado automobilistico e o MEIO AMBIENTE precisam disso.
    O governo deveria dar incentivos para que ele conseguisse com mais tecnologia motores mais potentes (isso até naum precisa 1° pq o brasileiro se contenta com pouco; 2° pq nas estradas do Brasil naum dá pra andar mto é cheio d buraco) mas com crtza isso se for produzido em série e colocado em carros populares vai vender mto.
    Parabens!!!

  • Jessica

    Eh um dever civico dar apoio a esse cara, que ja teve a ideia genial e grande parte do processo de criação. Digno de tirar o chapéu, as empresas ligadas a esse tipo de negocio tinham mais é que financiar pesquisas e tudo mais.

  • Fábio D.

    Impressionante! Idéia brilhante! Um motor movido à ar… Sério, se essa idéia for pra frente (e acredito que vá), seu Antônio terá seu futuro garantido, pq a grana que isso vai render… Até porque tem toda uma preocupação do mundo em substituir o petróleo por combustíveis mais ecológicos, e nada melhor que o ar pra fazer esse serviço…

    Aplausos à ele!!! :D

  • Cleber

    BMW, Toyota, Audi, entre outras montadoras estão gastando Bilhoes para desenvolver motores movidos a Hidrogenio, e um genio deste, aqui no Brasil, que não tem formação nenhuma, tem uma sacada destas. Se fosse na China, ou qualquer outro pais com uma visão de desenvolvimento, o Governo estaria financiando ele, mas como é no Brasil…

  • Eric

    essa eu nao poderia deixar de comentar ..

    “Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro”

    Pra comecar .. sempre vao existir atritos .. a eficiencia nunca vai ser 100% .. e segundo .. qualquer um com fisica de 2º grau . eh capaz fazer um balanco energético e ver que é impossivel transformar a energia do ar comprimido pra movimentar o carro e ainda comprimir ar a 100% ..

    Sera que ele quer inventar um motor continuo ?

    Alguem poderia explicar pra ele tambem que eficiência = potencia de saida / energia potencial do ar comprimido ..

    • jpmassaruto

      caro amigo..ha um tempo atras um sr. chamdo Owens texano .1964 , morreu dozado de drogas e sabe porqeu , ele inventou o primeiro carro movido a gazolina efervecente..isso e..a gazolina entra no calor de evaporacao e ai o calor gera um gaz e esse gas faz mover os pistoes e ele faz um percurso de 100 milhas com um galao de gazolina e 100 milhas de retorno, com outro galao .nao vamos longe ..e no caso do nobre amigo comentar do inventor Darivas ..E pode ser que voced caro colega e mais com seu estudo venha colaborar com nosso inventor citado..entao vai la e da uma maozinha tambem ..teoria temos muitas ate como comprar casa populares sem dinheiro ok..abracos

  • hardware

    [Comment ID #51495 Will Be Quoted Here]

    Nao é o motor da MDI, mas usa principio semelhante, prova de que a tecnologia é viavel e o conceito ja existe a muitos anos. Só faltou interesse em desenvolver…

  • Melo Jr

    A ideia e mesmo sensacional, porem nao e inedita no mundo… Basta procurar por “Guy Nègre” no Google, ex-engenheiro da F1. A Tata, indiana, inclusive ja possui prototipos de carros rodando com os mesmos principios deste motor. Mas, pelo texto, os motores nao sao exatamente iguais: mais um caso de genialidade onde se chega ao mesmo resultado a partir de diferentes meios. Parabens ao brasileiro!!!

  • Christian

    Parabenizo o Sr Pedro Antonio Dariva, esse cara é nota 10. Sensacional, simplesmente fantastica essa ideia! Fenomenal um motor a AR! gasto zero.
    Adeus aos motores derivados de petroleo que só poluem e saem caro para a natureza e para nossos bolsos.
    Revolucionario, o Sr Pedro é o empreendedor do ano no Brasil premio TOP OF MIND. A mecanica requer apenas um pouco mais de investimento. Quem motor de 4 cilindros com 70 cv é o suficiente.
    É mais ou menos como a tecnologia MDI do frances Ruy Negrè só que mais interessante.
    Espero esse motor logo nos veiculos, pelo menos nos 1.0. Um grande passo da humanidade é desenvolver novas alternativas para minimizar o aquecimento global.
    O Sr Pedro é um gênio, boa sorte a ele!
    Quero ter um carro movido a AR! Estou torcendo para que de tudo certo! Abraços!

  • Allan

    Infelismente, quando essa noticia desse motor dele se defasar, ele vai desaparecer. O poder dos mestres do petroleo eh incrivel, voces nao tem nocao.
    Na minha faculdade, a uns 10 anos atras, um professor com mestrado tinha feito junto com seus alunos um motor (ja acoplado no carro e rodando o campus da universidade federal todo o dia) feito a AGUA, ele rodava a AGUA meus amigos… todos da universidade falavam isso que esta aqui nos comentarios, que eh incrivel, q isso vai revolucionar, que nao sabe porque nao pegam essa tecnologia e botamnos carros.
    Pensem comigo: voces sao ricos, bilionarios!! voce acha que voces vao deixar alguem afetar a sua “pequena” renda??
    voltando a questao da minha faculdade… o cara revolucionario, phd da na area que era a sensação da faculdade de um dia pro outro desapareceu, se demitiu, deixou a faculdade o curso e foi morar em outro canto… quem nao pensa que ele recebeu uns 50 melaozinho (que pra um magnata do petroleo nao eh nada) pra desaparecer? eu desapareceria!! e voce?

  • Gustavo

    [Comment ID #51511 Will Be Quoted Here]

    EXATO…

    De tempos em tempos aparece alguem com uma ideia revolucionaria, mas nunca dão em nada, pq???

    Não existe nenhuma conspiraçao das empresas de petroleo, ou do governo, e sim por que NÃO EXISTE ALMOÇO GRATIS!!!

    Um motor nao pode consumir energia e produzir energia pra ele continuar funcionando, existe atrito dentro do motor, do veiculo com o ar, dos pneus com o solo…

    Motores movidos a ar comprimido existem a muito tempo, alguns ate equipam carros pequenos de algumas empresas pequenas pelo mundo afora.

    E mais um detalhe, DE ONDE VEM A ENERGIA PRA COMPRIMIR O AR??? Essa energia é limpa???

  • Jonathan

    Gente, nao se iludam! O ar comprimido é apenas um meio… a energia para compensar as perdas do sistema ainda tem que vir de algum lugar ( eletrica, combustao, solar, etc). Alem disso, a menos que ele tenha um sistema que aproveite a energia das frenagenns, os sistema nunca vai conseguir mais de 75%… Ele perdeu a credibilidade na hora quando disse “como ainda nao alcancamos 100% de eficiencia”. Ele estudou comportamento dos gases, mas esqueceu da conservacao de energia… Qualquer aluno de segundo grau sabe que nao existe sistema com 100% de eficiencia. Apesar disso o cara é realmente genial, se tiver mais estudo podera ir bem mais longe e perder menos tempo com coisas que nao funcionam.

  • Fábio

    Parabéns ao engenheiro Antônio Pedro Dariva que, mesmo sem formação acadêmica, trabalhou e investiu nesse motor durante muitos anos e está alcançando os resultados desejados. Prova de que quando realmente se quer algo, consegue. E alguém avise ao Sr. Lula sobre essa mente brilhante pois se fosse nos EUA, China, Rússia e outros países onde há mentes inventoras, ele receberia total apoio do governo. Vamos acordar Lula!!!!!!

  • helmyjoan

    Uma ideia maravilhosa dessas nunca poderia ser posta em pratica em nosso país da forma tradicional (vide João Gurgel). Melhor ele vender a patente e morrer tranquilo.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    agora que vi tanta gente parabenizando ele, estou procurando na net uma maneira de entrar em contato com o criador deste motor.

    se alguem tiver alguma idéia de como falar com ele, vou passar pra ele o link dessa página, com os parabens do pessoal, ele merece! :))

  • helmyjoan

    [Comment ID #51521 Will Be Quoted Here]

    Amigo, nada é impossivel, ou vc nunca ouviu falar em Física Quantica?

    Se ele esta tentando alcançar os 100% de eficiencia, otimo, quem sabe ele não consiga os 99%?

    A gente tem que deixar de ser quadrado de vez em quando e elogiar as boas iniciativas como a deste mecânico. Vc sab o quanto ele estudou por conta propria? Ja conversou sobre física com ele? Sabe se ele precisou escolher entre os estudos e o trabalho para não morrer de fome?…

    Se nossas universidades oferecessem vagas por merito pessoal como ocorrem em outros países com certeza estariamos entre os países mais avançados do mundo…

  • Eric

    Velho, não é por nada não, mas a questão não é “ser quadrado” é ter conhecimento de causa ..

    Eu sou engenheiro e sou da mesma opniao do Jonathan..

    • wellington

      Não adianta ter apenas conhecimento de causa se na pratica não se cria nada , o importante é o resukltado como o desse mecânico, tem muitos engenheiros por aí que apenas tem o conhecimento ou nem isso possuem pois fizeram a faculdade nas coxas.

  • victor

    muito boa idea desse cara.

  • Diogo

    Uma ótima idéia! Parabéns ao inventor.
    Mas é uma pena, quem manda no mundo são as multinacionais e milhonários que só pela audácia dessa pesquisa, sumiriam com todos os indícios dessa criação mais o criador…
    Lamentável…
    Vamos torcer para dê certo.

  • Dark_Flood

    [Comment ID #51490 Will Be Quoted Here]

    Tenho pena do cara, com esse governo maldito que não da apoio nenhum, ficarei surpreso se esse motor saia das mãos dele para empresas utilizarem (nem vou falar para automoveis, pq sei que isso nunca vai acontecer, pelo menos no Brasil não..)

  • CariocA

    Interessante iniciativa!!!

  • !!yeah

    :blink: prova mais uma vez como existem pessoas iluminadas :laugh: . Um motor que funciona com um ciclo fechado, com bom rendimento e autonomia, totalmente ecológico renovável. Enquanto isso usamos carroças com motor gerado pela queima de combustível fóssil, com rendimento de uns 30 a 45%, que elimina resíduos tóxicos como o monóxido de carbono. Se ele morrer repentinamente, já sabem que foi à mando da petrobrás, seja lá qual for a história triste. O Governo não vai apoiar ele pois o governo e a petrobrás são quase uma coisa só.
    Ele já é herói nacional. Eu já sou fã dele.
    Parabéns !!!!!!

  • Paulo

    Já existem motores movidos a ar comprimido a um bom tempo. Problemas são a baixa autonomia e necessidade de recarregar os cilindros a uma pressão muito alta, sendo necessário o uso de um compressor muito potente, que consequentemente gasta muita energia elétrica. O que não tira os méritos de um cara sem formação ter projetado este motor. Mas a idéia já é estudada a um bom tempo, e existem diversos protótipos.

  • Luky

    Assistam o filme chamado QUEM MATOU O CARRO ELÉTRICO? (Who killed the Electric Car?), do cineasta Chris Paine.

    O filme retrata o início, o desenvolvimento e o suposto fim do projeto EV1, um carro elétrico concebido pela General Motors há 25 anos.

    Só assim pra entender o poder que a indústria do petróleo tem sobre os inventores de qualquer idéia revolucionária como a do colega capixaba.

  • Lúcio

    Concordo com o Eric e o Jonathan, quando instalar esse motor num automóvel ainda vão existir as perdas com o atrito dos pneus, arrasto aerodinâmico, engrenagens do câmbio, rolamentos e etc …
    Não acredito que essa invenção possa dar certo para automóveis, mas se o ar sai a 10 graus negativos aí pode ser útil para equipamentos de refrigeração.

    • wellington

      Lucio, a idéia de um carro movido a ar comprimido já deu certo, vários protótipos foram produzidos e testados. O que falta é alguem aqui no Brasil investir na idéia, como já aconteceu com a fabricante TATA da India que já está produzindo estes veículos.

  • Juca Chaves

    Ele merece mesmo, e tomara que não venda a idéia pra alguma montadora ou petroleira qualquer que vai tentar arquivar o projeto. Tem é que desenvolver e colocar no mercado!

  • Marcos

    Não apenas é impossível alcançar os 100% de aproveitamento, como acho muito improvável que ele tenha alcançado os tais 75%. Os gás resultante da expansão na câmara não pode retornar ao local de armazenamento a menos que seja comprimido, ou seja, seria necessário ter um compressor ignorante acoplado o motor, o que jogaria a eficiência no chão. Não tem o menor sentido o que este mecânico está dizendo, e que me desculpem os otimistas, mas o motor movido a ar existe e não tem nada a ver com a idéia que ele apresentou. É simplesmente mais um sujeito querendo aparecer, infelizmente. Voltem à realidade e estudem engenharia que entenderão.

    • wellington

      Marcos. Me desculpe mas voce está enganado, a idéia deste mecanico funciona mesmo eu sou daqui do ES e já foi comprovada no motor que este mecanico criou que é verdadeiro o que este mecanico mencionou. Não sei se é inveja ou incapacidade da sua parte em criar algo assim uma pessoa que se diz engenheiro.

  • Clint Estewood

    [Comment ID #51490 Will Be Quoted Here]
    Tá igual a história da invenção do avião por Santos Dumont sendo um modelo feito pelos irmãos Wright voou pela primeira vez em 1902. Voltando ao assunto antes q o mecanico apresenta-se o motor a ar comprimido, na India já existia tal motor em pleno funcionamento em carros q são usados como taxi.O fabricante do carro chama-se MDI International, pertencente a Guy Négre. Négre é o responsável pelo projeto do MiniCat e do CityCat, dois pequenos veículos com carroceria em fibra de vidro e cujo motor funciona unicamente com o ar-comprimido armazenado em um tanque muito parecido com o tanque de gás natural já largamente utilizado no Brasil.

    :green: :OO:

  • JohnnnyHGT

    É um trabalho Genial, ele poderia se tornar o homem mais rico do país com uma invenção como essa mas como muita gente já comentou, ele provavelmente vai desaparecer depois de um tempo, quem não se lembra do alemão inventor do diesel combustivel “Rudolf Christian Karl Diesel” que morreu de circunstâncias estranhas que jamais foram esclarecidas. Muitos dizem que ele foi morto pelos magnatas do petróleo.

    :angry:

  • Will

    [Comment ID #51538 Will Be Quoted Here]

    Lá vem a playboyzada… gente, ABRAM A CABEÇA E TENHAM VISAO.

    O cara ta só mostrando o trabalho. Ele nao tem a intenção de quebrar a Gm, nem a toyota, nem a Petrobras.

    São essas iniciativas q “engenheiros” inteligentissimos (ja vi 2 comentarem verdadeiras besteiras aqui hj) não enxergam. Engenheiros estao tao aficcionados por numeros q nao entendem o q uma pessoa humilde disse. Ele nunca vai atingir os 100% e ele nem quer atingir os 100% reais, pq isso é impossivel. Se nem a formula 1 consegue, quiça um cara do interior sem verba e investimento.

    Imagina se Einsten fosse cercado de gente desse tipo? Pow, basta pensar um pouco e apoiar uma boa ideia. Quer dizer, salvo vcs serem donos/diretos/filhos das grandiosas transnacionais.

    Eu ja imaginava q o Eber fosse querer entrar em contato com esse inventor. Parabens Eber e parabens ao grandioso sr. Antonio Dariva e sua invenção. Talves nem nós nem nossos filhos usem essa tecnologia, mas quem sabe nossos netos e bisnetos? Hoje nós temos um planeta q ainda nos suporta, ainda temos petroleo, praias, energia, sol, vento, agua e minerais. Mas e qdo isso acabar? Vamos pra marte?

    Pensem pessoal e se nao forem fazer criticas contrstutivas, por favor, se retirem.

    Tenho um afiliado de 5 anos q sabiamente disse outro dia “não sabe brincar, pega os carrinhos e vai embora”.
    Quem nao sabe brincar siga o conselho do meu afiliado de 5 anos, ou apele pro Chaves “MUITO AJUDA QUEM POUCO ATRAPALHA”.

    Abraço!

  • Moriah

    [Comment ID #51530 Will Be Quoted Here]

    Realmente Eber, ele é o nosso Guy Négre brasileiro. Agora, é só ele ter o apoio do empresariado nacional e assim, logo teremos os nossos “air cars”!!!!

  • Heliofig

    O motor da MDI utiliza um tanque de ar comprimido abastecido em postos especializados (a pressão necessária é muito maior que a dos calibradores de pneus convencionais).
    Não é de graça, pois os compressores destes postos precisam de energia para funcionar…

    Entretanto, me pareceu que o sistema do Dariva é diferente, pois ele fala em “cilindros para reabastecimento” no próprio motor. Isso que não entendi exatamente como o motor trabalha. Realmente, a eficiência energética de 100% não existe, mas o princípio de funcionamento do brasileiro me pareceu mais eficiente que o francês.

    Parabéns a ele. Bem que poderia procurar a GURGEL antes das multinacionais comprarem a patente para guardar na gaveta…

  • pablorocha

    O motor a ar comprimido seria viável no uso urbano,em mini veiculos e se fosse feito em escala industrial,talvez alguem se sensibilize e invista no motor,que pelo que já lí,precisa ainda de muitas melhorias.
    Mas valeu pelo esforço,talvez um dia possamos utiliza-lo.

  • max

    olha este kra ta de parabéns, mesmo o projeto dele ser semelhante a um outro já produzido, eu tenho fé de que com um incentivo em pesquisas, e aprimoramento do projeto ele consiga obter um bom rendimento principalmente se ele aproveitar aquele ar a -10°C…

  • João

    éber, sou aqui de Vila Velha-ES, cidade do Dariva, a mecanica dele fica bem perto aqui da minha loja de autopeças. Todo mundo aqui ja tem conhecimento dos motores dele há anos.. ficamos muito felizes por ele quando essa materia saiu no terra.com.br, e ainda mais agora, que saiu aqui no NA. Vou passar la na oficina dele amanha, e pegar um telefone p/ contato, ok?
    qualquer coisa, jfellipee@hotmail.com
    um abraço

  • Digorn

    Primeiramente gostaria de Parabenizar este Homem. Autêntico brasileiro…. … Se tivesse dinheiro, com certeza iria financiar esta idéia.

    Em segundo, gostaria de dizer aos que estão com dor de cotovelos e que, mesmo com graduação, não conseguiram chegar ao que este homem chegeou, gostaria de dizer que o mundo é muito cruel e perverso. Com certeza idéias que anteriormente já existiram não foram pra frente por causa da malícia e do poder dos grandes produtores de combustível derivado do petróleo. Vai me dizer que este empresários do petróleo não soltaram uma grande quantia em dinheiro para que estes projetos morressem. Infelismente isto existe.

    Mas para encerrar… … Parabéns Antônio Pedro Dariva. Que sua autenticidade e “brasileirismo” continuem vivos em seu coração.

    SEJA BRASILEIRO E NÃO DESISTA NUNCA!!!

  • Cleyton

    Que diferença de pessoas,pois uma não tem estudo e está se esforçando para inventar um motor que funcione limpo,enquando do outro lado pessoas com ótimo estudo fazem de tudo para poluir o ar e agua que nos ajuda a viver,parabens a esse genio e cuidado para não desaparecer,pois estará indo contra o gosto de muitos banbanbans. :laugh:

  • Daniel

    Só tenho uma coisa a falar: Parabens ao sr Antonio Pedro Dariva!!! Iniciativas assim não se ve toda hora!!
    Pena que ele esta no Brasil… então certamente não ira adiante.
    Sobre os comentarios aqui do site, parece que tem pessoas com inveja da capacidade de uma pessoa sem estudo ter criado o que eles, que estudão varios anos, não conseguem.
    Mais uma vez PARABÉNS!

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [Comment ID #51581 Will Be Quoted Here]

    interessante joão, depois me passa as informações no item CONTATO, ali na barra lateral, obrigado pela ajuda!

  • Marcos

    Engraçado como tanta gente faz questão de lembrar que “é brasileiro” e acredita cegamente sem ter olhado pra um único dado técnico deste motor. Sinto desapontar, mas o coitado do mecânico não parece ter descoberto absolutamente nada, e pior, fazendo cálculos errados ele tem iludido muita gente com a pretensão de ter desenvolvido um motor altamente eficiente. Pra quem não sabe, motores a ar são pesquisados a décadas no mundo todo, mas a equação custo x eficiência não fecha. Agora, o duro é ouvir toda esta paranóia de que “não querem que dê certo”, vindo de gente que nunca estudou os fundamentos da termodinâmica, por exemplo. O brasileiro acredita demais, não é à toa que haja tantas igrejas neste país. Falta é gente com conhecimento, e não “com fé”. No fim das contas o coitado do mecânico mal sabe o que está fazendo, e talvez até acredite que no esteja fazendo, mas não é por aí que este conceito terá chances de se tornar um produto.

  • Gustavo

    [Comment ID #51589 Will Be Quoted Here]

    o que rege esse motor não são as leis da fisica, e sim a do herbalife, da avestruz master, e tantos outros golpes que ja existiram por ae…

    Melhora-se a eficiencia de um motor com reduçao de atrito interno e melhora de camaras de combustão (ou de descompressao no caso), e outras coisas…
    Não tem como esse motor ter eficiencia de 70%!!!!

    Outra coisa, 70 hp, com autonomia de 385 km! a pressao no tanque seria algo estrondoso! se o tanque estorasse a cidade inteira ia junto!

    E de onde vcs acham que vem a energia pra comprimir o ar??? não é energia limpa se vier da energia eletrica!

    VAMO RACIOCINAR GENTE!

  • na

    Novidade só se for no boteco do zé-do-mato

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170070530

    Agora como o Brasil esta nandando em Petroleo.. :lips:…qro subsidio para meu turbo a alcool…..

    :D :laugh: :girl:

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    esse motor dele ficaria perfeito num carro híbrido de tração elétrica

  • Justus

    [Comment ID #51594 Will Be Quoted Here]

    Olha, não se pode falar mal do que não se pode fazer melhor. Vocês estão criticando falando que “segundo dados tecnicos, está tudo errado, é grande besteira e etc..” mas a reportagem não consta nenhum dado relevante para se fazer cálculos sobre a conservação da energia nesse motor cíclico. Eu sou engenheiro há 12 anos e reconheço o trabalho deste Brasileiro; é facil falar que sou engenheiro, mas reconhecer o grande projeto do nosso amigo é o difícil. Constato que ele tenha errado na parte da eficiência em 100%, mas isso não desmerece o trabalho. Parabenizo o inventor (mesmo sabendo que já existe tal tecnologia, este está sendo um dos pioneiros no Brasil) e também o administrador do Blog.

  • Eric

    Caro Justos,

    a questão não é desmerecer o cidadao, menos o trabalho dele, é simplesmente a forma como é veiculado pela midia a “invencao” dele .. querendo fazer um estrondo por pouco.. e iludindo o pessoal que acredita que a energia, trabalho brota no espaco num estalar de dedos..

  • Luis.R.J.

    [Comment ID #51549 Will Be Quoted Here]

    Concordo. :rolleyes:

  • Pedro

    Isso não funciona! É mais uma gambiarra…coisa de jeitinho brasileiro… E a forma como a mídia divulga uma besteira dessas é o que mais impressiona.

  • Gustavo

    É o culto ao amadorismo, tão comum no Brasil…

    Troouxa (não vou tentar ser educado não) é o infeliz que passa 20 anos estudando, faz faculdade, trabalha, pesquisa, estuda o tempo todo. Esse é o vilão, ele que quer atrapalhar os esforçados brilhantes que fazem milagres.

    Agora o cara que passou 20 anos desenvolvendo o maldito motor que nao polui, que vai acabar com o uso do petroleo, que vai deixar ele rico, esse é o brasileiro de quem todos tem orgulho! O que nao desiste nunca!

    PQ NINGUEM COMPROU (FINANCIOU) ESSA BRILHANTE IDEIA???

    A resposta: pq nao existe almoço gratis! Não existe energia aparecendo do nada! Tem que ter uma fonte! E qualquer cara que tenha grana vai sabe rque colocar dinheiro nessa “invençao” é fria!

  • Rodrigo

    sem mtos comentarios! mas agradecimentos de alma! esse tem espirito de brasileiro!

    eu compraria um carro desse mesmo q fosse um pocu mais caro que os convencionais!

    PARABENS

  • Rodrigo

    mas tambem concordo com o GUSTAVO em numero, genero e grau!

  • Edu Santos

    ÉBER! Sempre gostei de tudo sobre automóveis, sempre li bastante, mas nunca me interessei por saber os princípios de funcionamento do motor rotativo WANKEL! Seria possível nos dizer ou melhor, mostrar algo sobre esse assunto!!??

  • Eric

    É Sr. Gustavo,

    ‘como não existe almoco gratis’ .. vamos estudando e trabalhando nesse país regido pela lei do herbalife e do avestruz master .. hehehe

    Grande abraço.

  • Alfredo

    Como em reuniões de “brain storm” penso que o assunto teria que ser esgotado em sua viabilidade antes de se descartar a idéia como absurda. Chegou a hora de profissionais de engenharia se debruçar sobre o assunto como forma de separar o joio do trigo, o mito da realidade; e checar o que realmente há de novo nesse invento.
    De todo modo, parabenizo o Sr. Dariva, pois muito do que se inventou se deve a esses heróis da resistência.

  • helmyjoan

    [Comment ID #51616 Will Be Quoted Here]

    Amigo eu procurei saber mais sobre esta invenção e descobri o seguinte:

    Sabe aquelas bombinhas de encher Pneu de bicicleta? Não parece~ter o mesmo princípio dos pistões no cilindro do carro so que ao inverso?

    A ideia deste mecanico é genial pela sua simplicidade!

    Ao mesmo tempo que leva energia para as rodas, o motor tambem bombeia ar de fora do carro para o cilindro que o armazena. Ele faz isso durante as descidas de ladeiras ou quando o carro precisa de menos potencia do motor. (usando os cilindros como uma bombinha de pneu de bicicleta)

    Dentro deste princípio, uma eficiencia de 100% significa que não seria mais necessario o reabastecimento, o carro o faria por conta propria. Retirando continuamente o ar da atmosfera, não do cilindro como pensam por aqui.

    Com certeza é uma ideia simples e brilhante e totalmente viável.

  • helmyjoan

    AMIGO, A ENERGIA NÃO VEM DO NADA NÃO!!! ELA VEM DA ATMOSFERA. É O AR QUE VC RESPIRA QUE ALIMENTA ESTE MOTOR.

    PRA VC ENTENDER MELHOR, IMAGINE UM NAVIO VIAJANDO NUM MAR DE OLEO DIESEL, COM UMA TORNEIRINHA TIRANDO COMBUSTIVEL DO MAR O TEMPO TODO PARA O MOTOR DO NAVIO.

    ANTES DE CRITICAR, PROCURE SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO OK!!

  • Lalau

    [Comment ID #51662 Will Be Quoted Here]

    hahahaha .. ja ta virando esculhambacao ..

    Ow, pra que vc come entao ? tire a energia da atmosfera ..

    looser..

  • Gustavo

    [Comment ID #51662 Will Be Quoted Here]

    Vc vive de ar meu “amigo”???

    Loooogico que nao.. precisa de combustivel… ou seja, a alimentaçao…

    O meu corcel tb funciona com ar, mas ele precisa de combustivel pra produzir energia…

    A energia nesse motor a ar vem da compressao do ar, ou seja, alguem ou algo comprimiu um volume de ar da atmosfera em um volume menor, armazenando energia, que ele converte em energia mecanica descomprimindo depois.

    Pra acabar com a discussao, imaginem um motor eletrico ligado a um gerador eletrico, de forma que o motor eletrico gira o gerador que produz a energia consumida pelo motor eletrico.

    Se vc acha que isso funciona, entao volta pra escola…

    Se vc sabe que isso NÃO funciona, parabens, vc conhece fisica!!!

    Essa estoria desse motor já deu o que tinha que ter dado…
    Leva o projeto pro ITA, pra USP, pra Harvad e ganhe o premio nobel da paz, fique rico…

    Esse motor ae é lorota, so não ve quem nao quer!

  • Luciano

    O melhor do brasil é essa gente criativa e sonhadora e parabens ao Antonio Pedro Dariva e que ele consiga sucesso com sua invenção. :tongue: :lamp: :ok:

  • helmyjoan

    [Comment ID #51664 Will Be Quoted Here]

    AMIGO, A GENTE SABE QUE NENHUM MOTOR PODE GERAR MAIS ENERGIA DO QUE CONSOME. A IDEIA DO SR DARIVA NÃO É CRIAR UM MOTOR PERPÉTUO, MAS APENAS ENCONTRAR UMA ALTERNATIVA AOS PREÇOS ABSURDOS DOS COMBUSTÍVEIS E AO CARTEL DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS PRESENTES EM QUASE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS.

    TODA GRANDE IDEIA NASCE DE UMA NECESSIDADE, NECESSITAMOS ANDAR DE CARRO POR CAUSA DO TAMANHO DE NOSSO PAÍS, MAS NÃO TEMOS DINHEIRO PRA POR GASOLINA!!! O QUE FAREMOS? FICAMOS EM CASA ESPERANDO CAIR GASOLINA DO CÉU? OU ENCONTRAMOS ALGUMA ALTERNATIVA?

    SR. DARIVA PROCUROU UMA ALTERNATIVA, E ENCONTROU UMA FORMA DE ANDAR COM SEU CORCEL 350 KM SEM GASTAR UM CENTAVO DE GASOLINA. USOU AR PRA MOVER OS PISTÕES E PISTÕES PRA COMPRIMIR AR NO CILINDRO E AUMENTAR A AUTONOMIA. QUANDO O COMBUSTÍEL ACABA, ELE SIMPLESMENTE CALIBRA O CILINDRO NUMA BOMBA DE AR E CONTINUA A USAR SEU CORCEL.

    SE EU TIVESSE UMA MENTE CRIATIVA COMO A DELE, PODERIA USAR OS 500 REAIS DE COMBUSTÍVEL QUE GASTO TODO MÊS COM OUTRA COISA, INCLUSÍVE ESTUDAR E COMPRAR MAIS LIVROS PARA ENTENDER QUE NEM DINHEIRO NEM ENERGIA SE DÁ EM ARVORES!!

  • lalau

    Ow helmyjoan,

    vai arrumar alguma coisa pra vc fazer cara ..

  • na

    será que vão lançar …

    AIR-MOTORS-INC

    promessa de lucros de mais de 40% ao mês…COMPRE JÁ A SUA PARCELA… :evil:

    :girl:

  • Gustavo

    [Comment ID #51669 Will Be Quoted Here]

    FAlou, falou e nao falou nada!!!

    Me diga de onde vai vir a energia pra comprimir esse ar todo?!?!?!?!

    Esse motor, mesmo funcionanod da maneira que ele diz funcionar, não vai fazer nada alem de deslocar o consumo do petroleo do carro pra geradoras eletricas, como termoeletricas…

    Quer inventar algo realmente limpo, usa energia do sol, plantas, geotermica…

    Ps: Não existe almoço gratis cara…
    Alguem tem que pagar pra produzir a energia para vc se deslocar 350 km cara, e que seja vc quem pague!

  • Rafael

    Eu acho… que sei-la. Mas a certeza disso tudo e a duvida que me leva a acreditar nessas impossibilidades. :glass:

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [Comment ID #51642 Will Be Quoted Here]

    vou ver isso, meu caro!

  • Samuel Goldzstein

    [Comment ID #51615 Will Be Quoted Here]

    será que não funciona???

    [Comment ID #51645 Will Be Quoted Here]

    é o país dos currais eleitorais, e os trouchas (tb me recuso a tentar ser educado) ainda aplaudem enquanto vêem sair comida do seu prato para encher o prato de um desempregado acomodado…

  • Antonio Beraldo

    Impressionante !

    A quantidade de pseudo-engenheiros que já se manifestaram contra o desenvolvimento do motor é de se lamentar.

    Certamente, esses estudantes cursam mecânica automobilística, ou não, parecem ser estudentes/profissionais apenas medíocres que esperam arranjar seu lugarzinho ao sol em alguma montadora nacional !

    Nada de elogiar e reconhecer a capacidade alheia.

    E, mais importante, ter grandeza em descobrir-se menos preparado intelectualmente que um simples prático da mecânica.

    Desconhecem esses pseudo-técnicos, o significado do termo “engenharia”.
    Parabéns ao Sr. Antonio Pedro Dariva !

    PSEUDO-ENGENHEIROS MECÂNICOS, VOLTEM PARA SUAS REPECTIVAS ACADEMIAS!
    ASSITAM COM MAIS ATENÇÃO AS AULAS DE TERMODINÃMICA, E, FUNDAMENTAL ABRAM SUAS MENTES PARA O NOVO !

  • Gus

    Uma bela iniciativa.

  • lalau

    num adianta argumentar com “caboclos” que ao menos tem o ensino basico ..

    dica pra vcs ..

    1º estudem
    depois palpitem ..

    eh isso ..
    falow capialzada!

  • Pedro

    Isso é gambiarra!
    Seria mais fácil criar um motor movido a P E I D O!
    Dá feijão pro caboclo, com couve flor e ovo.

  • Helder

    Sera que da para esse cara guanhar um Nobel?

    Se não guardem ele antes que outros o façam!

  • Shiol

    Maravilha!
    Motores a ar comprimido e motores magnéticos faz os carros híbridos parecerem coisa do passado!
    Hehehehe!

  • renato

    daqui a pouco matam ele numa esquina, ele vai ser o john lennon do mundo automotivo tupiniquim

  • letto

    O carro movido a ar ja existe la fora concebido por um ex engenheiro da F1!
    Não é uma tecnologia tão simples, mas funciona muito bem!
    Se o nosso amigo tem conseguido alguma coisa com o motor dele, parabéns, afinal muitas descobertas feitas por estudiosos, foram acidentes de percurso, erros, que acabaram em descobertas interessantes, um homem simples sem tantos estudos, com sua força de vontade pode ir longe!
    Esperto é aquele que ao invés de criticar depreciativamente, procura saber mais e melhor para dar palavras concientes sobre os assuntos!

  • letto

    Uma importante fábrica de caminhões a muito tempo atrás chegou no Brasil e começou a montar seus caminhões!
    Pois algo saia de errado e os chassis simplesmente trincavam!
    Não teve engenheiro que desse jeito, bateram cabeça e nada, até que ficaram sabendo que um funcionário, vulgo (peão)soldador da linha disse que sabia a solução do problema!
    Chamaram o homem na sala de reunião e pediram para ele dar a solução ao problema, e assim ele o fez, seguiram as recomendações e o problema realmente foi solucionado!
    Éra apenas um soldador da linha,e foi mais capaz naquele momento que qualquer engenheiro, não tirando o mérito de ninguém, mas também não subistimem uma idéia de uma pessoa só porque ela não tem um diploma de engenharia!
    E isso não é uma estórinha pra fazer graça, foi realmente um fato real, e pra variar depois de solucionado o problema, agradeceram o homem, apenas sem nenhum prêmio, e o mandaram para seu posto de sempre!
    E com certeza algum diplomado levou a fama!

  • letto

    A diferença entre os homens que tentam fazer algo e os que só criticam é bem simples!
    Os que só criticam são igual pneu que fica cantando mas não sai do lugar fazendo muita fumaça e nenhuma utilidade, ja o outro é o pneu que tracionou e ja vai longe sendo útil e silencioso!
    Muitos homens ricos hoje, nem diploma tinham, mas acreditaram nas suas idéis e venceram na vida, enquanto o linguarudo, é igual fofoqueiro de televisão, vive de falar da vida dos outros porque a própria é um fracasso!

  • lalau

    AE capialzada ..

    é simples .. eh soh calcular o preco de energia que ele vai gastar na conta eletrica com o “compressorzinho” pra colocar 300 bar nos cilindros ..(soh pro caboclo ter uma nocao um pneu de carro trabalha com 2 bar).. depois calcular a autonomia do motor MONTADO(não rodando no vento) no carro eh simples .. eh soh fazer a simples divisao R$ DA CONTA DE ENERGIA / KM PERCORRIDA .. comparem com o valor do consumo de um motor a alcool/gasolina / gnv / p-e.i-d.o e ver se vc eh “inteligente” o bastante (se colocar i-di-ota o moderador rejeita)de pagar muito mais caro por isso ..

    A proposito, o “inventor” abriu um fundo de captacao de recursos.. e provavelmente ta buscando socios.. eh soh financiar ele .. ninguem ta impedindo isso ..

    Falow

  • Marco Antonio

    Bem, também, não sou engenheiro, mas pelo que entendi, este motor não é explicitamente movido a ar (o ar não é soprado nos pistons para girar o motor). O que parece acontecer é que o ar quando comprimido esfria e quando este mesmo ar é aquecido rapidamente ele se expande rapidamente, sendo que durante a expansão ele esfria novamente.
    Não sei quanto de energia seria necessário para manter este ciclo, porém, não acredito que seja enviável.

  • PedroH

    Esse cara ta de parabens pelo trabalho e pela dedicacao. Nao é por nada nao mas a energia elétrica que seria gasta pelo compressor ignorante o sulficiente de encher o/s tanques de ar, para mim que tenho 14 anos, seria o sulficinte para carregar as baterias de um carro elétrico.
    O motor a combustao so tem ~ 30% de eficiencia pelo fato dos atritos( da roda, rolamentos, dezenas de engrenagens da caixa de transmissao, etc), a perda de eficiencia no movimento “de sobe e desce do pistão” o que causa tambem uma faixa de torque inconstante e irregular, e tambem a ineficiencia da queima do combustivel o que gera muito calor e libera poluntes. O motor movido a ar resolveria o problema da ineficiencia da queima dos combustiveis, mas continuaria com todos os problemas de perda de eficiencia, so salvaria o fato do motor esquentar menos(eu acho).
    O que deveria ser feito é um carro movido a ar comprimido com um motor rotativo wankel(o mesmo motor do Mazda MX-8) que é um motor com maior eficiencia(mas apresenta um maior desgaste das peças, o que o fez ser um motor pouco usado, mas esse problema deveria ser resolvido).OU opitar mesmo pela tecnologia de carros eletricos, pelo fato de os motores eletricos apresentarem uma eficiencia bem maior do que a do motor a combustao.
    Essa ideia do carro a ar foi uma otima ideia, mas se vc pensar em todo os processos de tranformacao de energia que havera para fazer o carro andar, ele seria um pouco “gastao de mais”.Ele teria que gastar a energia eletrica com o “pequeno compressor” que por sua vez ja tem uma baixa eficiencia, depois o ar passaria para o motor q

  • PedroH

    Esse cara ta de parabens pelo trabalho e pela dedicacao. Nao é por nada nao mas a energia elétrica que seria gasta pelo compressor ignorante o sulficiente de encher o/s tanques de ar, para mim que tenho 14 anos, seria o sulficinte para carregar as baterias de um carro elétrico.
    O motor a combustao so tem ~ 30% de eficiencia pelo fato dos atritos( da roda, rolamentos, dezenas de engrenagens da caixa de transmissao, etc), a perda de eficiencia no movimento “de sobe e desce do pistão” o que causa tambem uma faixa de torque inconstante e irregular, e tambem a ineficiencia da queima do combustivel o que gera muito calor e libera poluntes. O motor movido a ar resolveria o problema da ineficiencia da queima dos combustiveis, mas continuaria com todos os problemas de perda de eficiencia, so salvaria o fato do motor esquentar menos(eu acho).
    O que deveria ser feito é um carro movido a ar comprimido com um motor rotativo wankel(o mesmo motor do Mazda MX-8) que é um motor com maior eficiencia(mas apresenta um maior desgaste das peças, o que o fez ser um motor pouco usado, mas esse problema deveria ser resolvido).OU opitar mesmo pela tecnologia de carros eletricos, pelo fato de os motores eletricos apresentarem uma eficiencia bem maior do que a do motor a combustao.
    Essa ideia do carro a ar foi uma otima ideia, mas se vc pensar em todo os processos de tranformacao de energia que havera para fazer o carro andar, ele seria um pouco “gastao de mais”.Ele teria que gastar a energia eletrica com o “pequeno compressor” que por sua vez ja tem uma baixa eficiencia, depois o ar passaria para o motor que ja teria tambem uma eficiencia nao tao alta.
    Já o carro eletrico so precisaria ser carregado na tomada de casa e a energia acumulada na bateria alimentaria o motor eletrico, que como eu ja disse é bem mais eficiente do que os motores a combustao, mesmo usando ar como energia.

    Entao para MIM o futuro´são os carros eletricos mesmo.

    foi mal ter enviado duas vezes
    eu sem querer apertei TAB e enter

  • Gustavo

    [Comentario #54389 sera citado aqui]

    Falou tudo cara… dos altos dos seus 14 anos entende mais de fisica que todo mundo que escreveu antes de vc nessa noticia, mais ate que o inventor do motor!

    Mas me permita discordar de vc, acho que o futuro vai ser diverso, com alcool, biodiesel, energia eletrica e celula de combustivel, em diferentes veiculos com diferentes aplicaçoes.

  • MacPato

    Na realidade motores a ar comprimido são largamente utilizados nas industrias brasileiras, pela facidade do controle e seguranca de uso, quem nuca viu uma desparafusados a ar comprimido.
    Esse cara inventou a roda, rs rs rs
    O grande problema de se usar ar comprimido é o custo, bem maior que o de motores elétricos (geralmente utizados nos compressores de ar).
    para se comprimir o ar gasta-se muito mais energia e dinheiro que comprar gasolina, esse é o problema.
    nas industrias o ar comprimido é usado para acionar máquinas onde a eletricidade torna-se perigosa para os operarios (nas seções abarrotadas de gente em linhas de montagem o ar comprimido substitui a eletricidade)
    =========

  • MacPato

    Na realidade motores a ar comprimido são largamente utilizados nas industrias brasileiras, pela facidade do controle e seguranca de uso, quem nuca viu uma parafusadeira com motor a ar comprimido.
    Esse cara inventou a roda, rs rs rs
    O grande problema de se usar ar comprimido é o custo, bem maior que o de motores elétricos (geralmente utizados nos compressores de ar).
    para se comprimir o ar gasta-se muito mais energia e dinheiro que comprar gasolina, esse é o problema.
    nas industrias o ar comprimido é usado para acionar máquinas onde a eletricidade torna-se perigosa para os operarios (nas seções abarrotadas de gente em linhas de montagem o ar comprimido substitui a eletricidade)
    =========

  • Maurício Dantas

    Estou impressionado com a quantidade de gente ignorante nesse país, como é fácil se disseminar uma informação tão equivocada e descabida e ainda receber parabéns de tantas pessoa. Houve quem falasse em Mecânica Quantica e tudo mais… Bando de ANALFABETOS, vão procurar aprender a ler primeiro, antes de afirmar coisas sobre o que nem se sabe o que é. Esse motor é no mínimo uma piada de mal gosto, ridículo. Em termos de amadurecimento científico estamos no século XV, antes de Newton esclarecer os fundamentos da mecânica e propor o método científico. Estamos na era das bruxas, do mundo assombrado por demônios. É muito triste para mim, depois de tantos anos anos de estudo, perceber que o geral da população, mesmo aquela parcela que se julga mais esclarecida, é composta por uma massa odiosa de SEMI-MONGOS acéfalos, sem nenhum senso crítico. Lamentável esse país. Enquanto não houver educação básica é isso que vamos ter que assistir dia após dia. Enquanto lá fora se avança na nanotecnolia, estamos querendo reeditar o moto-contínuo, carro movido à água pura, etc. Coisas da idade das trevas. ACORDEM, bando de SEM NOÇÃO.

    Maurício Dantas
    BAHIA

  • PedroH

    Tem muita gente por ai dizendo q o carro tem 100% de eficiencia. Se algum motor/máquina algum dia tiver 100% de eficiencia ou seja produzir a mesma quantidade de energia q consome, o mundo nao teria mais problemas. Para um carro desse ser “autosustentável”, “autônomo” ele precisaria ter mais q 100% de eficiencia, pois precisaria sobrar energia para o carro andar. Os motores a combustao de hoje tem uma eficiencia muito baixa, eles gastao muito mais do que produzem. O que esse motor faz é transformar a energia elétrica (ou outra) para comprimir o ar que o motor utilizará como fonte de energia, ou seja ele só está transportando a energia. Pode ser que se gaste menos (em dinheiro) pois a energia eletrica pode ser mais barata do que a energia atraves de combustiveis inflamaveis. O melhor jeito de se obter um carro economico, ecologico (depende do ponto de vista, se forem usadas mais termeletricas para a produçao de eletricidade não seria tao ecologico) e eficiente é utilizando motores eletricos brushless (sem escovas), pois eles tem uma eficiencia de mais de 90%, o que é ótima quando comparado com os motores a combustao. Ainda há muita gente por ai dizendo em “motores magnéticos”, que sao motores “autosustentaveis”. Isso é uma mentira, na verdade os “motores magnéticos” são os motores elétricos, só que muita ainda gente acredita que existe um motor que se “alimenta sozino”, é a mesmacoisa desse motor a ar comprimido, a energia tem que sair d algum lugar. O que tem q ser feito é as pessoas pararem de acreditarem em tudo q vem por ai na internet, em videos. Para mim o que deve ser feito são carros com motores brushless( q eu ja falei) e com baterias de LiPo ou Li-Íon q é uma tecnologia nova (eu acho), q permite uma grande eficiencia e um pequeno tempo de carga. É… o q temos d pensar agora eh mesmo na tal da eficiencia.
    Pedro Henrique

  • adilson737

    Enfim, o que foi feito deste projeto? Li a noticia em 2007 e depois não soube de mais nada.

  • Marcelo

    Antônio Pedro Dariva não se deixe influenciar por aqueles que estão tratando sua idéia com repulsa e hostilidade! Na verdade estas pessoas nasceram para aplaudir iniciativas de homens como vc, pq elas já estão convencidas que jamais terão a capacidade de pelo menos tentar algo em prol da coletividade, são pessoas que pela própria essência ja nasceram fracassadas e a elas só restam se colocarem em uma posição medíocre de querer tentar desfazer daquilo que nunca lutaram ou se esforçaram pra conseguir. Seu sucesso não será contido por essas pessoas que possivelmente aplaudirão em pé a sua vitória.
    Não lhe conheço pessoalmente, e vc não me outorgou procuração para defendê-lo, porém se aqui escrevo com conteúdo favorável a sua iniciativa, faço não por vc ou por mim, mas sim a favor daqueles que cultivam em seus corações a necessidade de termos um planeta limpo, e livre de riscos ao meio-ambiente e principalemente ao futuro da nossa geração.

  • EDILSON MARINHO DA SILVA

    MOTOR MOVIDO A AR

    Tentei desenvolver um motor movido a ar, porém não tive condições financeira e nem mecânica para investir nesse projeto; então, resolvi divulgar as idéias que eu tinha em mente desse invento para que outros inventores, com competência no assunto para não se machucar, possam se inspirarem pôr elas, caso necessite, para com isso realizá-las…

    Veja os passos dessa idéia abaixo:

    1º Passo – Pegue um compressor bastante potente (desse que enche até pneu de trator) e desligue em seguida o seu automático (aquele que faz o motor elétrico, que fica em cima do cilindro, ligar e desligar);

    2º Passo – Pegue o cilindro (balão) do compressor e faça um furo no mesmo e coloque uma tampa nesse furo presa com uma mola para a mesma se abrir com bastante pressão, para dá vazão ao ar quando o cilindro estiver com excesso de ar, sem com isso precisar desligar o motor elétrico que puxa a polia do cabeçote para reabastecer o cilindro (balão);

    3º Passo – Faça outro furo no cilindro (balão) do compressor e conecte uma mangueira potente e na ponta da mangueira coloque uma torneira, com regulagem, para controlar a saída de ar, e a ponte a ponta da mangueira na extremidade de uma rodante (volante, polia) cheia de obstáculos – tipo paletas – para a mesma entrar em movimento com o atrito do ar;

    4º Passo – Essa rodante (volante, polia) será ligada pôr correias de ventilador a um alternador (gerador de energia), que pôr sua vez será ligado a uma bateria de 24volts (para recarregá-la), e essa bateria pôr sua vez terá um conversor para transformar 24volts em 220volts, para com isso ter força suficiente para movimentar um motor elétrico potente, que pôr sua vez reabastecerá o cilindro (balão) de ar, fazendo com que entre mais ar do que sai, e o excesso de ar que entrará no cilindro será liberado pela válvula de escape (que é o furo do cilindro com a tampa presa com molas potentes-como já expliquei);

    1ª Obs.: Quando você montar esse novo compressor (como experiência) da forma que estou explicando, você terá que ligar o motor elétrico do compressor com a energia da rua e deixe o mesmo ligado até o excesso de ar começar a sair pela válvula de escape (que é o furo do cilindro com a tampa presa com molas potentes-como já expliquei); em seguida, você desligue o motor elétrico e ligue o mesmo na bateria como já foi explicado e abra a torneira de ar para a mesma rodar a volante(polia, rodana) para gerar a sua própria energia sem precisar da energia elétrica da rua para reabastecer de ar o cilindro do compressor.

    2ª Obs.: Se trabalhar minuciosamente em cima desse novo projeto, você poderá eliminar a bateria, o alternador (gerador de energia) e o motor elétrico, fazendo com que o cilindro ou outros tipos de recipientes que você irá usar nessa experiência receba uma carga potente de ar, e o mesmo pôr sua vez saia com bastante pressão para mover uma rodana, um cabeçote ou até mesmo uma turbina, e ela pôr sua vez reabastecerá o cilindro (balão) fazendo com que entre mais ar do que sai do cilindro, e o excesso de ar sairá pôr uma válvula de escape do cilindro, para não explodir o mesmo. Portanto, eu acho que é esse um dos caminhos dos segredos que existem para se desenvolver um motor eficaz movido a ar.

    CONCLUSÃO: No futuro, não muito distante, teremos carros, navios, trens, usinas elétricas, aviões, todos movidos pôr motores a ar, pois teremos que defender o meio ambiente de todo tipo de poluição, caso contrário iremos destruir o nosso planeta Terra.

    AUTORIA: EDILSON MARINHO DA SILVA//FONE:(81)99991139/E-MAIL: emscek16@yahoo.com.br

  • Tchoopiper

    Cara legal esse projeto!
    Eu sou estudante de En. Mecanica e tenho um projeto diferente desse mais e bem simples, mas eu não posso dizer por causa da patente mas logo vou mostrar.

  • francisco

    muito bom sua ideia mais nao esquesa do cara que na decada de 80 inventor um carro movido a agua ele sumio, a reportagem saio no fantastico da epoca da rede globo. nao se teve mais noticia dele ; tanbem mostrol o carro foncionado mais nao sei se foi um truque. creio que a globo nao poria ceo nome em jogo por um simples truque. ela deve ter isto nos seus arquivos. valeu parabens. nao desista e com caras como vc que o mundo evolui; abraço.

  • francisco

    muito bom sua ideia mais nao esquesa do cara que na decada de 80 inventor um carro movido a agua ele sumio, a reportagem saio no fantastico da epoca da rede globo. nao se teve mais noticia dele ; tanbem mostrol o carro foncionado mais nao sei se foi um truque. creio que a globo nao poria ceo nome em jogo por um simples truque. ela deve ter isto nos seus arquivos. valeu parabens. nao desista e com caras como vc que o mundo evolui; abraço.
    :cool: :cool: :cool:

  • Marcelo

    Não entendo as criticas os criticos já viram ao vivo o motor do cara, ou São Tomé estava certo?
    Mesmo que for uma gambiarra, os que estão criticando na maioria das vezes não tem capacidade de trocar uma lampada.

  • Marcelo

    Não entendo as criticas os criticos já viram ao vivo o motor do cara, ou São Tomé estava certo?
    Mesmo que for uma gambiarra, os que estão criticando na maioria das vezes não tem capacidade de trocar uma lampada. :clapp:

  • InventorBrasil

    Olá a todos!!!

    Gostaria de Afirmar que não desenvolvi um moto continuo, pois o mesmo realmente não é possivel.
    porém desenvolvi um equipamento que consegue por exemplo transformar 1 HP em 1 HP e meio, auto se alimenta e ainda dar um ganho de meio HP… portanto se eu entrar com 10 HP o sistema se auto alimenta e ainda resta 5 HP… e assim por diante.

    Este equipamento não é um teoria é real e funcional!!!

    publiquei estas informações em maio de 2010 no site:http://www.energiabr.co.cc

    estou a disposição para maiores esclarecimentos.

  • alvares fernando

    parabens vc desenvolveu um motor, que á muito tempo poderia ter sido desemvolvido pela industria se tivesse interesse pela elite
    mas no caso deste motor o veículo seria vendido e de que forma ele poderia continuar a gerar receita.(com algus trocados de energia eletrica para carregar o cilindro, Eu acho que tem alguns engravatados que não aprovarian)
    enquanto os combustiveis fosseis não acabarem nem um outro tipo de veículo vai ser comercializado com todo empenho da industria, tambem após o petrolio tem combustiveis que se dizem ecologicos para entrar na fila do captalismo
    hoje mesmo vc acha que não existe centenas de inventos incriveis trancafiados nas gavetas desde os anos 40 ja existe tecnologia limpa porque nunca utilizaran

  • Mário Batista

    Aguns fizeram comentários limitando a inteligência do inventor e limitando também a ciência. A ciência não tem limites. Portanto, há possibilidades de utilização desse invento. Há possibilidades de aperfeiçoamento. O que não é inventado não existe. Nota 10, nota 1000 para o inventor"

  • chico

    parabems amigo acredito em voce mas guarde esta ideia ate o petroleo acabar pois na frança ja existe . emtao quamdo vc temtar por pra rodar o detram vai pedir 30 anos de testes nao venda asua ideia assim e o braaaaaazzzzzzzzilllllllllllll

  • Jeferson

    O que dizer do pré-sal? O que dizer dessas cidades rodeadas de plantações de cana-de-açucar, infelizmente vou concordar com muitos….isso é uma ilusão, “eles” não vão abrir mão desses lucros absurdos…”o homem realmente não pensa no futuro”. Por outro lado parabéns ao nosso Inventor que investiu seu tempo e dinheiro…Olha, acredito se aprovarem irão colocar uma Taxa alta para cobrar o ar utilizado mesmo que esse retorne a atmosfera….

  • Anderson Coimbra dos

    Caramba, esse e o cara, sem palavras pra diser quano orgulho eu sinto desse cara por ele ser brasileiro, pena q os caras do petroleo nao o apoiam!!!!

  • erwensouza

    Estou a procura de um motor não para usar em um veículo e sim em um gerador de energia.. Logo eu gostaria de saber se posso entrar em contato pra saber mais informações.. Aguardo,
    Erwen

  • JOSEPH

    para que este ilustre projeto tenha vida e ganhe forças precisamos da força da população em massa,pois se dependermos dos nossos politicos e a compania da economia mundial termos que comprar deles trilhões e mais trilhões de barris de petroleo .
    pensem bem eficiente 100% para controle do meio ambiente e 100% economicamente para nosso bolso e ecomia mundial para nossos bolsos. – DIVULGUEM ESTA IDEIA !!

  • Pulserio

    O projeto é viável,suponho que se combinar com painéis solares acoplados na parte externa do veículo,poderia ajudar a carregar uma bateria que pode ser usada para acionar o compressor e aumentar a eficiencia do carro,em dias normais de sol é claro,o carro estaria o tempo todo se reabastecendo.