Mercado: colônias enviam lucro recorde para suas metrópoles automotivas

18/10/2011

brasil colonial Mercado: colônias enviam lucro recorde para suas metrópoles automotivas





Brasil Maior ou IPI Maior? O tal plano do governo Dilma começou mal. Não! Começou péssimo! O protecionismo de 30% de IPI para carros importados visa Defender a pobre indústria nacional.

Pobre? Ela pode ser tudo, menos pobre! Afinal, quem é pobre não envia para suas matrizes US$4 bilhões em lucro puro e intocado! Isso mesmo, esse pequeno valor foi embarcado nos galeões das montadoras direto para as metrópoles.

Esse “ouro” dos consumidores brasileiros representa apenas oito meses de negócios este ano. Isso é 33% maior que o mesmo período de 2010 e quase o total daquele ano, onde elas embarcaram US$4,1 bilhões.

Parece que agora entendemos a real proteção dos interesses brasileiros. Na verdade estrangeiros, pois todas são de fora. Mas o que o governo ganha com isso?

Mais imposto! Aliado das montadoras, o governo impõe seu “quinto” (na verdade 1/3) do ouro extraído das minas do mercado nacional, criando um oligopólio em proveito próprio e dos “amigos”.

Tudo isso é em defesa de empregos e da inovação tecnológica, prometida para depois de 2012. Isto é, quando terminar (se é que vai terminar) o período de vigência da proteção de 30% de IPI.

A proteção do lucro faz com que o Brasil seja o país das maravilhas, o verdadeiro Eldorado para as metrópoles automotivas, que fazem suas colônias produzirem carros que custam muito mais do que deveriam.

Aliás, se fossem carros internacionais, pelo menos o problema seria apenas o custo. Mas na verdade, as colônias fazem carros desprovidos da tecnologia encontrada nos internacionais, incluindo os chineses.

Mas não podemos dizer que todos os carros vendidos pelas montadoras no país são os caríssimos e mal resolvidos “made in Brazil”. Afinal, as próprias montadoras trazem carros importados também, e são “apenas” 80% do total trazido de fora.

Aliás, as 14 montadoras instaladas no país gastaram US$12 bilhões em importação de veículos até agosto. O total importado foi de US$14,1 bilhões. Ou seja, quase o total importado. Só o quarteto líder importou US$4 bilhões em carros.

Isso sem contar que importam também todo tipo de insumos, especialmente aço. Ou seja, o governo criou uma medida para proteger uma indústria que remete vultosos lucros para fora (é o setor que mais remete dinheiro para fora, com 22,1%) e importa em demasia (são 14 das 40 que mais importam).

Claro, mais uma vez não devemos esquecer que quase 1/3 do preço de um veículo são impostos, estes que mantém a máquina pública e política no país, sustentados com o esforço do cidadão comum.

Bom, depois da proteção das montadoras, o que mais devemos esperar de Brasília? Aquela moderna cidade onde as montadoras possuem escritórios de “contratadores de ouro e diamante” ou invés de centros de engenharia e tecnologia de ponta.

Afinal, por trás de tudo isso, o governo diz que o protecionismo para as montadoras tem como objetivo elevar o nível tecnológico do país. Pois é, parece que a tecnologia será vista pelo brasileiro apenas através da mídia, como as que sempre apresentamos aqui no NA.

Quer tecnologia de ponta? Então sonhe com ela! Quem sabe um dia ela aparece em nossos carros populares… Afinal, estamos no país das maravilhas, não é mesmo?

[Fonte: Automotive Business]

Clique abaixo em +1 e Curtir para nos ajudar a promover este artigo







Por +Noticias Automotivas





Kia acompanha Hyundai e registra lucro recorde em 2010   Com US$2,02 bilhões, a Kia Motors festeja o ano de 2010 com recorde de lucro líquido. O resultado representa alta....

Notícias Automotivas em destaque na revista Car and Driver!!   Ontem, recebi a informação de que o Notícias Automotivas tinha saído na revista Car and Driver!! Fui comprar um exemplar....

Tesla Roadster bate recorde ao percorrer 500 km na Austrália!   Um Tesla Roadster 2008 bateu um novo recorde de autonomia com uma única carga elétrica nas baterias. O esportivo elétrico....

GM quer lucro de 10% nos próximos anos   Cerca de cinco anos após quase ir a falência, a General Motors deverá ter um lucro líquido de, pelo menos,....

Desvalorização do dólar, mais lucro para a Petrobras   Foi divulgado pela Petrobras um aumento de 18% no lucro líquido este semestre, comparado com o ano passado. Foi um....

Honda CR-V atinge recorde em julho, com 1.666 unidades vendidas   A Honda enviou para a imprensa uma nota destacando que seu crossover CR-V chegou a 1.666 unidades vendidas em julho,....

Marcas de luxo alemãs não são afetadas por crise alguma   Apesar de ter afetado a grande maioria das marcas automotivas, um pequeno nicho não foi alcançado pelas últimas crises financeiras....

Montadoras: cortando a margem de lucro   Devido a uma acirrada concorrência vinda de novas montadoras que estão se instalando no país, as grandes marcas não admitem....

Japão: Recorde de vendas do Prius em 2010 bate o recorde anterior do Corolla em 1990   Já sabemos que o Toyota Prius teve um recorde de vendas em 2010 no Japão, emplacando nada menos que 315.000....

Volkswagen amargou queda de 81% no lucro trimestral por causa da Bentley e Seat   A Bentley e a Seat andaram na contramão no ultimo trimestre, o que fez a Volkswagen amargar uma perda de....

109 comentários sobre “Mercado: colônias enviam lucro recorde para suas metrópoles automotivas”

  1. Henrique disse:

    O Brasil paga pelos erros do passado, se na década de 50 tivesse investido numa indústria nacional invés de se ajoelhar por multinacionais não teriamos essa vergonha que é a indústria automobilística "nacional" atual.
    Mas não, vamos investir em soja,gado,carnaval e futebol, afinal que país desenvolvido precisa de tecnologia própria né? ¬¬
    E eu nem culpo Europa, E.U.A e Japão eles só foram espertos e se desenvolveram dentro da liberdade que o capitalismo deu a todos nós.Essa situaçõa é culpa SOMENTE do próprio brasileiro que prefere festar a trabalhar,que não vai as ruas defender seus direitos e que deixa a mídia pensar por ele.
    Sei que não são todos, mas infelizmente ainda são a maioria.

    • tonyecs disse:

      Não acho que é pq prefere festa a trabalhar. Festa existe em qq lugar. O problema é que somos um povo alienado, manipulado, sem cultura, sem educação e o pior: acomodado, achamos que as coisas são assim mesmo.

      • koenigseggtwin disse:

        e sem memória

        quem salvou algumas montadoras de saírem do país há alguns anos depois de seguidos anos de prejuízo foram justamente as matrizes que fizeram remessa de bilhões de dólares ao país

        os investimentos acumulados e empregos gerados pelas montadoras no país nestes mais de meio século de indústria automobilística são infinitamente superiores a qualquer remessa feita para fora – só no momento estão sendo investidos montantes superiores a 20bi pelas montadoras no país

        é fato: brasileiro é egoísta e alienado adora criticar as medidas do governo que o distanciaram da "tão" sonhada compra de um importado, aliás é uma herança colonial do brasileiro sempre achar que o que vem de fora é melhor

        • Edson Roberto disse:

          Só defendo que, todo mundo "quer importado" porque tem os itens que os nacionais cobram um absurdo. Se um dia um nacional fizer como foi nos idos de 1990, iremos voltar a se interessar no que é produzido aqui.

          Acho que é uma questão simples… o que para vc é desejavel ? Fica com um Gol sem direção, ar, vidro e trava ou ter um "importado" com isso? Se esse importado oferecer manutenção semelhante, mas me ofertar um melhor preço de venda e todos os demais quesitos baterem com a minha necessidade porque não?

          então, o problema não está no produto "ser melhor ou não" por ser importado, mas por ser um produto mais completo. Se amanha os produtos daqui atingirem uma maturidade (que possuem lá fora) eu volto a comprar os "nacionais".

        • FabioP_ disse:

          20 bilhões de incentivos fiscais!
          Não adianta só não pagar vários impostos federais e estaduais, estar complemente defasada tecnologicamente, vender carros caros e ruins, realizar demissões em massa frequentemente e ser uma das indústrias automobilísticas mais lucrativas do mundo… tem que chorar por protecionismo!

    • danilotoo disse:

      belas palavras Henrique
      esse país está num caos total.. e o pior é que nem foi investido tanto assim em soja e gado (no máximo algumas pesquisas da Embrapa e uma linha pífia de financiamento agrícola). Quem investe alguma coisa são as empresas, agricultores e fazendeiros, pois o governo sempre foi uma piada em todos os sentidos
      de qualquer forma, o brasileiro deveria trocar as vassouras verdes por armas e ir no congresso dar um jeito na bagunça..
      te garanto que teria fanfarrão correndo com maletas cheias de dinheiro desviado e com medo das ameaças..
      mas.. como estão com vassouras o negócio é varrer mesmo como uma dona de casa faz..
      ah.. parabéns pelo Automotive Business pelo excelente artigo e ao NA por buscá-lo

    • Na realidade o país na década de 50 investiu na industria nacional, o tio Vargas nessa época criou a Vale, a Siderúrgica Nacional, proibiu os gringos de explorar o petróleo brasileiro e criou a Petrobras… entre muitas outras coisas… Aparentemente o tio San não gostou disso porque o Brasil começou a andar com suas próprias pernas (fazendo o tio San perder $$$$$). Infelizmente o Getúlio Vargas acertou em muitas coisas e errou e outras, mas os seus acertos foram ótimos, infelizmente os governos que o sucederam não tinham a mesma visão de desenvolvimento do Brasil.

    • Diego Casagrande disse:

      Boa argumentação Henrique…
      Um detalhe, o Brasil é hoje um país fértil para as multinacionais devido as suas causas do impacto industrial na entrada da década de 40 onde teve o BOOM da industrialização internacional, e como o Brasil até a década de 30 era uma colônia não iria ter um desenvolvimento tecnológico e indústrias a tempo de atender o mercado externo devido ao rápido crescimento, até porque o Brasil não tinha faculdade tecnológica. A apelação que o nosso governo da década de 50 fez então é importar tecnologia estrangeira e mão-de-obra especializada, é só notar a época da migração para o Brasil e o que o Juscelino Kubtischek fez ao país, e devido a estes fatos o Brasil ainda caminha a importar tecnologia, e só agora este país se tocou que precisa ter o seu desenvolvimento tecnológico em vários setores.

    • bandaxadibar disse:

      Collor para 2014 para abolir as "carroças". Na época das carroças do Collor éram mais superiores que as carroças de hoje. O que o Collor desvio é infinitamente menor do que desviam hoje.

  2. guatura disse:

    Vi em algum site (nao lembro qual, mas respeitado) que a Volksucata investe apenas 0,5% do faturamento em nosso pais….
    Isso porque ta aqui ha quanto, 60 anos?
    E ainda vem fazendo chorinho de IPI como se fosse muito diferente da Kia, Hyundai e outras….

    O dinheiro sempre vai pra fora. Se realmente investisse aqui teriamos carros de 1a (afinal, caro ja pagamos)

  3. richard_sousa disse:

    Incrível termos tecnologia para fabricar boas carrocerias para Ônibus mas não termos tecnologia suficiente para fabricar um automóvel.
    Já pensou o que seria da Gurgel agora se o governo desse todo apoio e incentivo? Seríamos respeitados lá fora (e não conhecido apenas exportadores de café, jogadores de futebol, ferro e banana…)
    Mas o governo não está nem aí, só quer lucrar e ajudar o Lobby das 4 grandes estrangeiras.
    Sou brasileiro e já desisti.

  4. CRW_09 disse:

    Entrevista que a presidente Dilma deu na Record explicando porque defende o IPI para que "o Brasil não se torne vítima da pirataria"
    http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/noticias
    A partir de 32:50

    (créditos de JHerzév)

    • Wandersound disse:

      Mas essa mulher deve achar que agente é palhaço só pode, vem falar que quase 30% dos carros vendidos aqui esse ano foram importados, mas a quantidade extremamente massiva desses veículos são imporados pelas próprias montadoras instaladas aqui gerando empregos nos países do mercosul e não aqui, (méxico, argentina, uruguai, etc). Nunca, jamais essa medida vai garantir geração de empregos aqui já que produzir aqui é mais caro que no resto do mercosul ao qual os 30% de ipi não afeta os carros.

  5. Das 4 grandes, NUNCA MAIS!!!!!

    "Quer tecnologia de ponta? Então sonhe com ela! Quem sabe um dia ela aparece em nossos carros populares… "

    Mas tambem, com povinho que acha Airbag e ABS uma frescura, nunca as montadoras vão equipar essas nossas lindas carrocinhas. Assim como a famosa frase da dona do Agile, tem gente de SOBRA que fala: "pra que ter esses itens se eu ando com cuidado e não corro??". hahahahhaha. Ou seja, pra que ter tambem cinto de segurança se voce não vai bater e nem derrapar né? É cada uma mesmo. Com todo RESPEITO, sem maldade, mas com todo RESPEITO mesmo, vou citar uma frase da Ford: "Quem dirige Ford Fusion, fez por merecer."

    Em outras palavras "quem dirige um Ford Ka, fez por merecer". Resumindo mais ainda, quem anda num carro pelado, fez por merecer. Resumindo mais ainda, o brasileiro si merece pelo que tem. E viva as séries Sporting, GT, e Cross.

  6. danillob disse:

    Sinceramente! só me vem palavrões à cabeça….

  7. Wandersound disse:

    4 bilhões só??? tô duvidando… se for olhar a média de vendas das montadoras dá um lucro liquido de mais ou menos 2 mil reais por automóvel, o que eu duvido bastante disso.

  8. Leandro1978 disse:

    Isto é esperado, não? Qual a novidade de tal remessa se não temos uma montadora nacional sequer? Devido a isto, queriam o quê? Que o lucro ficasse aqui? Na filial? Que empresa faz isso? A discussão fica em torno do lucro, mas deveria estar nos altos tributos do governo e no consumidor que aceita pagar mais por menos. Não esqueçam que qualquer empresa visa o lucro e, devido a isto tenta vender seu produto pelo maior preço que o consumidor aceitar pagar. Não adianta ficarem aqui, revoltados com os lucros, se há consumidor que aceita pagar ágio, que aceita pagar R$ 5.000 por uma pintura, que aceita pagar R$ 10.000 a mais por um modelo sendo que há outro, similar, custando menos. Deve-se ficar revoltado não com o lobby, comum em qualquer país do mundo, mas com o governo que aceita ajudar poucos em detrimentos de muitos. A discussão está em um rumo errado. Briguem por menos impostos! Briguem para que o consumidor acorde e pare de pagar a mais só por um produto ser novidade! Acordem! Não sejam ingênuos! Antes que me critiquem, não sou dono de montadora ou concessionária e nem trabalho em uma.

    • Armando_Perez disse:

      Excelente seu comentário, eu sempre tentei bater nessa tecla por aqui, o problema não está no lucros das indústrias, e sim no governo com seus altos impostos que não existe retorno nenhum e principalmente no consumidor que aceita a pagar.
      Ontem passei por um veloster sem placa, sabe quando foi a minha reação? risos. risos pq o carro na css tava com 15 mil de agio e provavelmente o cara deve ter pago esse ágio.
      Sinceramente eu tenho dó dessas pessoas.
      e não me venha com essa história de tem dinheiro tem que é comprar mesmo. Pois esse tipo de pessoa não dá valor ao seu dinheiro.

      • ccoala disse:

        Cara, pra mim, quem não dá valor ao dinheiro é quem compra carro novo em prestação, e faz das tripas coração só para andar de carro caro! Paga 2 carros e leva 1. Agora quem tem bala na agulha (que são poucos), acho que pode se dar ao luxo de comprar com ágio e nem sente a diferença no bolso.

        • Armando_Perez disse:

          Tudo bem não sente a diferença no bolso, mas não da valor ao seu dinheiro entende?
          Vou da um exemplo.
          Eu conheço um cara aqui na minha cidade multimilionário e o cara anda de camry, e esses dias nós estavamos conversando sobre carros, e falei pra ele brincando porque não compra uma ferrari? e ele disse: pra que? pagar 1.5 milhão aqui no Brasil,e ainda chega final do ano tenho q pagar mais 30 mil por ano de IPVA, sabendo que em miami posso comprar no minimo 3 ferraris iguais a esta e ainda andar num país de primeiro mundo aonde consigo aproveitar minha ferrari de capota aberta sem ser assaltado? e no final ele ainda falou, eu tenho amor ao meu dinheiro, sei quanto levei para conseguir, já dei dinheiro demais pro governo nesse país, e o que quanto menos eu puder dar pra ele melhor.

        • MM_ disse:

          Desculpa cara, mas isso não é se dar "ao luxo", é dar uma de idiota mesmo. E a questão não é se faz diferença no bolso ou não.

          Não que eu tenha "bala na agulha", mas quando fui trocar o carro da minha esposa, tinha destinado R$ 70k para isso.

          Procuramos, procuramos e procuramos um pouco mais. Vimos uns 15 modelos diferentes e fizemos test drive em uns 10.

          No final das contas saímos com uma Megane GT e não usamos R$ 20k. Eu tinha gostado do Cerato também, mas minha esposa não gosta de Sedan.

          O que quero dizer é que não se compra carros, necessariamente pelo custo benefício, obviamente que tem o subjetivo, até por isso a gente compra carros V6 pra andar na cidade, etc. Por outro lado é completamente diferente de ser enganado e ainda ficar feliz com isso.

        • pablo disse:

          Francamente, é a mesma coisa rasgar dinheiro com o banco ou rasgastar dinheiro com a concessionária. Muda só quem recebe.

      • Tenho a mesma opinião e sempre bato na mesma tecla. Podemos aplicar esse pensamento aos alimentos, vestuários, eletrônicos… o que mais se vê num shopping (por exemplo) é gente vendendo produtos com um ágio enorme e um monte de patetas comprando esses mesmos produtos achando que é um bom negócio. A forma de pensar do consumidor brasileiro é totalmente distorcida, o esperto aqui é aquele que paga 10 vezes a mais por uma camisa para mostrar que tem dinheiro e o produto mais caro é considerado de melhor qualidade só por ser mais caro… Enquanto o consumidor continuar pagando ágio de certos produtos, mesmo tendo outros produtos de mesma qualidade, durabilidade e com um preço menor, as empresas vão continuar a manter o lucro absurdo.

  9. MarcosMV disse:

    E isso no país de uma das mais renomadas empresas aeronáuticas do mundo.

  10. Castle_Bravo disse:

    Se tivéssemos acionistas brasileiros, pequenos ou grandes, parte do lucro ficaria por aqui e até onde sei, a maioria, se não todas estas companhias são de capital aberto, logo seria fácil nacionalizar parte deste lucro com aumento de participação acionária.

    • rpasini1 disse:

      Sem a venda de novas ações tu vai comprar ação de quem? E a maioria delas sempre vai ser da própria empresa, isso não vai mudar nunca.

      • Castle_Bravo disse:

        De quem as possui, recentemente as ações de todas as montadoras americanas estavam à venda no mercado por preços bem baixos, alguma empresa brasileira, fundo de pensão, banco ou até mesmo o governo sequer teve a ideia de comprar alguma coisa?

        Empresa de capital aberto, como o nome mesmo diz, está no mercado, qualquer um que pague compra as ações, elas não "estão em nome da empresa" elas estão nas mãos de investidores, pessoas, empresas e fundos que querem uma fatia dos lucros correspondente ao dinheiro que investiram nas ações.

        • rpasini1 disse:

          Mas eles nunca colocam todas ações no mercado, não são loucos de colocar a maioria para que outra empresa tome o controle, se eles colocaram 1 milhão de ações a venda é porque eles tem outros 1 milhão e uma pra eles, senão eles perdem o controle da empresa.

          • pablo disse:

            É claro que não põe né. Mas se alguém comprar 1%, 3% ou 5% que seja, esta parte do lucro ficaria aqui. É evidente que o controle acionário sempre será mantido, a menos que alguém tenha uma excelente proposta.

        • pablo disse:

          Cara, muito bem pensado. Tipo, não tinha me ligado nisso até hoje. Vou estudar, acho que você me deu uma boa idéia de um ótimo investimento hehe.

  11. zemarreta disse:

    Não temos prêmio nobel, o transporte público é um lixo, os fiscais de trânsito não respeitam o código de trânsito, ninguém respeita pedestre e ciclista… E um bando de multinacionais lucram as burras de dinheiro para produzir e vender umas latas velhas a preço de carro moderno e seguro.
    Às vezes dá desânimo disso aqui tudo…

  12. Yuri_Chavez disse:

    Pois é. Ainda tem palhaço que diz que o Brasil é país emergente, porque faz parte do BRIC e isso e aquilo… Emergente, só a mentalidade da maioria da população que ainda engole essa balela. Esse país é riquíssimo, nossos "pobres" tem câmera digital, internet banda larga, computadores, celulares modernos, até carro! Pobre tá na Africa. Acordem!!!!

    • pririmarvil disse:

      É verdade, quem paga 85k em um "Queboster" e diz que fez um bom negócio (que vergonha, também sou capixaba como o zé ruela que fez essa compra), não pode ser chamado de pobre, na verdade ele é muito rico, pois deve ter muito dinheiro sobrando pra torrar grana assim.

      • TvaxQuivax disse:

        qualquer pessoa que compre 0km é rico.. mas tolo pq não sabe oq faz com o seu dinheiro. Um exemplo.. "novo" gol à 28 mil reais.. PELADO? Me desculpe mas quem em sâ conciência compra nesse valor um carro que não vêm nem ao menos AC? (nosso verão é quente demais pra não ter um e ainda pagando esse preço)

        A culpa no fim é do consumidor, exemplo disso é quando a renault chegou fabricando no brasil carros de série com airbag duplo, tinha gente perguntando se não tinha como tirar o airbag.. hoje vendem muitos Dacia (na minha opinião dacia originais são mais bonitos que os nossos)

  13. Ric53 disse:

    Só eles podem ter carros bons!!!
    Enquanto isso, nós brasileiros contribuintes andamos de carro 1.0 sem ar, sem direção e sem dignidade!
    E ainda dizem que brasileiro é apaixonado por carro, só se for "amor platônico" ! Eu aposto que todo mundo que é fã de V8 e da Mopar, se quer já dirigiu algum exemplar que leva um V8 de baixo do capô e muito menos um Dodge com prepração da Mopar, pra falar que ama!
    E nós nos acostumamos com isso, exaltamos Maveriks(Ford Pinto Sedã), Opalas…. noss! "Amamos" Mustangs 69, Dodge Charger… e ainda por cima comparamos os motores que nunca dirigimos ou sequer vimos ao vivo!A única preparação viável pra quem não é nenhum milhonário é mecher em motor AP, isso é fato!
    Portanto, o ponto em que eu quero chegar é que a nossa cultura automotiva é simplesmente ridícula e chega a ser triste a nossa falta de convívio com carros de verdade.

  14. Pedromachado disse:

    o problema do brasil 90 % e culpa do proprio brasileiro..o sou brasileiro e nao desisto nunca…pra mim ja morreu…..

  15. pretosilva disse:

    Excelente texto… Pena que é verdade. Acho que isso aqui nunca vai mudar, que pena.

  16. jnasser disse:

    Ué, de quem vocês acham que é a culpa?

    Do brasileiro que vota do jeito que tem votado;
    Do brasileiro que paga QUALQUER VALOR num carro novo financiado à perder de vista pra substituir o seu carro com míseros 5 anos de uso porque ele pode "começar a dar manutenção" (não, nunca é pra realizar um gosto desnecessário);
    Do brasileiro que acha que carro é investimento;
    Do brasileiro que prefere ver novela, BBB ou futebol à ler um plano de governo, na hora de votar falta defecar na urna (vou votar no TIRIRICA assim eu "protesto", diziam);

    Mas é mais fácil colocar a culpa no governo, nos fabricantes, no horóscopo, etc……

    • duhehe disse:

      Concordo totalmente .

      Quando 1 não quer, 2 não faz.

      Aqui no brasil é assim. O conformismo é generalizado.
      Não adianta ir as ruas e quebrar tudo.
      Apenas mudar os habitos.

    • fguirelli disse:

      Cara, eu concordo com o seu pensamento, mas isso é meio complicado de falar…

      Claro que a grande parte dos brasileiros só quer um carro bom pra se exibir pro vizinho… Mas veja muitas pessoas que moram em SP ou nas cidades ao redor e precisam percorrer grandes distâncias pra chegar ao trabalho. Como fazer isso com o transporte público nacional? Impossível… vc é transportado pior do que um boi… além de gastar o dobro ou o triplo do tempo…

      Da mesma forma quem trabalha a noite (insegurança), quem tem família ou casa na praia/campo que gosta de viajar e também não consegue ir de onibus justamente pela falta de segurança ou então de avião, já que até os preços das passagens no Brasil são mais caras…

      Infelizmente um carro no Brasil é um mal necessário, agente não tem muito como fugir disso…

      A culpa é principalmente do governo que deveria se esforçar mais para:
      Primeiro: dar um transporte público digno e seguro.
      Segundo: não abrir as pernas pras montadoras que fazem a parte dela e visam apenas o LUCRO (que não está errado, já que são empresas privadas).

      • jnasser disse:

        Pense numa situação hipotética onde não teríamos mais carros novos – isso mesmo, é proibido no Brasil comercializar veículos novos.

        O que o povo ia fazer? andar a pé? Claro que não. Ia dar um jeito.

        Ou seja, carro zero não é (e nunca foi) item de primeira necessidade, meus avós não tinham, meus pais não tinham, mas esta geração precisa se "afirmar" com uma carroça caríssima com plásticos nos bancos e cheiro de novo que nem duas lâmpadas de ré tem. E pra "satisfazer esse demônio interior" vendem até a alma na concessionária.

        O carro é caro e as fábricas nadam nos lucros porque tem quem compre a qualquer preço. Eu entrei AGORA no site da Fiat e configurei uma perua Palio "aventureira" com alguns acessórios, nem peguei o câmbio dualogic, e custou R$ 58.585,00.

        Como é possível que uma perua Palio custe R$ 58.585,00 ? Porque tem quem pague.

        E se fosse R$ 85.000 ? Daqui a 3 anos chega nisso. E vai ter gente pagando.

  17. Herumor_ disse:

    mais interessante é o governo dizendo que está protegendo o brasileiro dando incentivos pra multinacionais!? oh wait… cade a empresa BRASILEIRA beneficiada diretamente nisso?

  18. GreatU2 disse:

    O que importa tudo isso, afinal, teremos a Copa em 2014!!!

  19. gustavohenrik disse:

    olha eu ja nao acredito no brasil a muito tempo essa baderna nao vai acabar nunca morei fora por muito tempo e acreditem os "gringos " ainda hoje olham para o brasil como se fosse uma selva .ja chegaram a o cumulo de me perguntar se no brasil tinha metro !!!!!!!!!! respondi que nao que eu ia trabalhar no cipo das 8 e voltava no cipo das 6 e comia bananas no almoco e mesmo triste

  20. Duda_li disse:

    A realidade é de chorar.

  21. ccoala disse:

    Pra que pagamos tanto imposto? PARA O MINISTRO DOS ESPORTES DESVIAR!!!

    Campanha: NÃO COMPRE CARRO ZERO
    NÃO COMPRE CARRO ZERO
    NÃO COMPRE CARRO ZERO

    Vamos acabar com esta vergonha!
    Estou fazendo minha parte, não vou comprar carro zero nos próximo 5 anos no mínimo!

    NÃO COMPRE CARRO ZERO
    NÃO COMPRE CARRO ZERO

  22. 3dimensional disse:

    Texto perfeito!
    Enquanto o governo for sócio das montadoras, andaremos em carroças!

  23. luizcrjr disse:

    Esse texto reflete a indignação da maioria dos leitores da NA.

    Assino em baixo.

    Lucros estratosféricos a custa da estupidez do povo brasileiro! mas isso vai mudar um dia… ah se vai.

  24. Claudioelite disse:

    Tenho uma duvida. Esse aumento do IPI é uma medida com tempo previsto para acabar? Ouvi dizer que a partir de 1 de janeiro de 2012 voltaria a ser como antes. Alguem sabe dizer por quanto tempo vai vigorar ou se não tem tempo certo?

    • rcchicoli disse:

      É isso mesmo, acaba em em 2012… Podendo ser prorrogada por mais um ano, dependendo da cara de pau do Manteiga

      Ia ser tão mágico se as importadoras em 2012 dessem um desconto de 30% durante um ano em toda a linha!

      • Claudioelite disse:

        Sabe se é em Janeiro? O prejuizo para o consumidor foi maior do que se pensa. Num cenario sem aumento de IPI ia acontecer o seguinte. Com a chegada os modelos 2011/2012 as concessionarias de importados iam dar bons descontos para desovar a linha 2011/2011.

        Um exemplo pratico. A Audi chegou a vender A3 sportback versao de entrada de 122.000 por 110.000 e a versao SPORT de 110.000 por bons 98.000. Agora ta fazendo o seguinte. Vendendo a sportback por 124.000,(aqui em BH), ou seja, 2000 a mais do que o preço antes do IPI. Para isso justifica que a versao 2012 sera 133.000

        Pior que ta vendendo bem. As pessoas deveriam parar de ser TROUXAS. Fim de ano é tempo de desconto e não de entrar nessa. Audi A1 que vendia pouco a 89.000 provavelmente seria vendido a 80.000, que ainda seria caro. Agora que vai para absurdos 98.000 tem gente (que antes nao dava os 89.000) correndo para comprar por 90.000.

        Sera que essas pessoas sao TAPADAS ou eu que estou errado. Quero ver vender esses carros nesse preço no ano que vem. Bom, se tiver otario que pague

    • zemarreta disse:

      Pelo decreto não tem data para acabar não. O que acaba em 31 de DEZEMBRO de 2012 é o "desconto" (eu sei, nosso governo é sarcástico) para os carros nacionais e hermanitos, ou seja, em tese, a partir de 2013, todos teriam o IPI majorado. Como aqui é o país da esculhambação e ninguém planeja po**a nenhuma, qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento, inclusive acabarem com essa medida, aumentarem o IPI ainda mais, ou manterem desse jeito pra sempre.

  25. CanalhaRS disse:

    Qual a novidade nisso?? Todo mundo sabe que isso acontece a décadas, e o que fazemos para mudar? Nada, fazemos de conta que nossos carros são bons e que pagamos um valor justo por eles. "O pior cego é aquele que não quer enxergar."

  26. pedrokike disse:

    bem, daqui uns dias nao duvido nada se começarem a barrar as noticias sobre esse tipo de coisa e sobre os carros de fora, para o brasileiro nao ver que anda em carroça… viva a dilma "fidel" rousseff

  27. Julio_F disse:

    É uma barbaridade, mas não é novidade.
    O mercado brasileiro sustenta outros mercados pelo mundo.
    Se o povo compra, o povo concorda.
    "Só vendemos caro porque tem quem pague", disse o funcionário da Mercedes.
    E é simples assim.

  28. AutomotiveEngg disse:

    O título populista-panfletário agride a capacidade de intelecção.

    Quanto ao conteúdo, qual a novidade?

  29. Gladson_87 disse:

    Cara a culpa é toda nossa, mas não nossa que conhecemos a situação, e sim do povo que em boa parte é estúpida, e prefere continuar na ingnorância. Tudo isso vai mudar quando o voto deixar de ser obrigatório, pois o povo é preguiçoso, e não vai querer sair de casa para ir votar. Nessa hora so votarão aqueles que tem senso do correto, ai os corruptos estarão fu*****.
    Até lá continuaremos pagando bolsa família, bolsa sustenta vagabundos, bolsa pra copa-14, olimpiadas fiasco rio-16(o rio tem muito mais coisas para se preocupar do que ficar pensando em po*** de olimpida, os din-din do petroleo está indo embora por exemplo), enfim, a culpa é toda nossa. Nos merecemos, porém sem merecer

  30. Turbo_Car disse:

    Do jeito que o texto está escrito, parece que somos "pobres coitados" explorados pelas montadoras. Só digo uma coisa, até o momento nenhuma dessas práticas do governo ou das montadoras constitui crime. Pode até ser imoral, mas não é ilegal. O trouxa nessa história é o próprio povo que mantém a indústria a todo vapor, pagando muito caro por uma carroça, sem pedir nada em contrapartida. Não concordo com tudo que está no texto e acho que o grande vilão da história é o seu vizinho metido a rico que acabou de comprar um 0km em 60x.

  31. LanternaCar disse:

    As vezes me dá uma decepção e desânimo….até quase depressão…de viver por aqui na "térrinha"….

    é tanta coisa errada que chega a ser inacreditável…..

    penso em cair fora…daí lembro que vou ser mais um imigrante ilegal limpador de fossas……

    aí caio na realidade e vejo qe é melhor ficar pela bananolândia mesmo…hehehe

  32. zeuslinux disse:

    Eu tenho ainda mais vergonha do nosso país, com um mercado tão grande e não tão subdesenvolvido assim, não ter UMA MARCA NACIONAL sequer de carros ou caminhões que fabrique tudo, da carroceria ao motor.

    Hoje fabricamos até aviões (Embraer), mas as turbinas e muitas outras peças de mais alta tecnologia são importadas.

    O Brasil deveria ter nem que fosse uma marca que fabricasse carros realmente populares, como um fusca da vida, um jipinho e uma camionete de carga. Foi assim que muitos países começaram ou retomaram suas indústrias automobilísticas.

    O *#$@! do governo brasileiro deveria estimular a fabricação de um modelo brasileiro com incentivos fiscais.

  33. Solleon disse:

    Engraçado, temos tecnologia e pessoas para fazer uma empresa de ponta como a Embraer, mas não para fazer carros? #BRAZILFAIL!

    Se o governo investir em educação criando uma instituição voltada para capacitação no mercado automotivo, como fizeram com o ITA, flexibilizar a maldita burocracia do DETRAN e deixa a torneira de crédito aberta, veremos surgir uma indústria nacional…. TALVEZ NO ANO DE 3067, quando as pessoas já estarão andando de foguetes.

  34. expresso222 disse:

    E vamos continuar sendo colônia. Me faz lembrar de vários empresários que tentaram fabricar carros nacionais e não tiveram incentivo nenhum para produzir por aqui. O Sr Gurgel, com o seu BR-800 e suas variações (algumas até revolucionárias como uma minivan e um carro de dois lugares como hoje é o smart), o Sr.Nélson Fernandes e sua IBAP – Industria Brasileira de Automóveis Presidente, que fabricaria três tipos de autos (um popular, um utilitário e o Democrata, um sedâ de 2 e 4 portas com motor traseiro V6) e mais algumas outras tentativas (como um dacon 828 com suspensão de Uno e motor dianteiro nacional, o Míni puma e um carro também mini com motor próprio de 800cc e dois cilindros verticais que seria fabricado pela IBV – Industria Brasileira de Veículos em Santa Catarina)

  35. D7V5 disse:

    Olá, quero adicionar aos comentários três pontos: (1) Sempre admirei a atitude valente deste blog (NA). Transmite coragem e autencidade. Precisamos de mais vozes e canais assim. Parabéns pessoas da NA. (2) É mesmo isso. Somos uma nação pobre, com preços de ricos. Se alguem sair em viagem e verificar o custo de vida brasileiro, acorda e fica desiludido. Assim ouço de pessoas da classe média que podem viajar, os comentários tipo: Deixo prara comprar roupa, tenis, eletronicos em Miami. Para quem pode, não está errado. Preços caros lá fora, ficam baratos aqui. Carros com mercado fechado as custas do brasileiro, que não é defendido pelo seu próprio governo. (3) Pensei em fazer uma critica bem humorada sobre o excesso de impostos (ainda vou fazer uma sobre o lucro excessivo), e postei no myspace. Ouça em http://www.myspace.com/574113133/music , e se gostar passe para frente. A farra dos impostos (e da corrupção) quem que (pelo menos) diminuir.

  36. nunes_01 disse:

    Não sei que raios de mercado nacional que a Dilma quer defender…

  37. AraujoRibeiro disse:

    Parabéns pela matéria, irretocável cada parágrafo. Li com muita satisafação cada linha. E é isso mesmo, quer tecnologia de ponta, vá para a europa, EUA, lá sim, tudo é mais barato e de última geração. Camaro na europa custa menos de 40000 euros. Enquanto aqui, meu amigo é triste fazermos comparação.

  38. Rossanoflavio disse:

    Também li com muita satisfação cada linha deste texto!

    • dncmotors disse:

      Verdade, merecemos respeito, e que a liberdade seja preservada para alertarmos a população com seus gastos.

      Dinheiro é para ser tratado com carinho, pois se ele vai embora é difícil de voltar.

      Todo mundo sabe disso.

      Tenho um GM- Celta 2005, estou pretendendo comprar outro carro maior, mais conforto e motor suficiente para viagens médias, é claro que vou optar por um semi-zero até 01 anos de uso, pois assim consigo bom preço, carro novo, e até juros acessível para níveis brasileiros.

      Gosto muito de tecnologia, informação e automobilística, leio diariamente diversos blogs, precisamos nos unir e começar um movimento na internet contra atitudes no mínimo ridículas deste governo que ai está.

      Somos jovens, somos o futuro breve desde país pelo menos por 20 anos, façamos nossa parte de verdade.

      • ccoala disse:

        Cara, as vezes carros com 2 ou 3 anos de uso, se vc procurar bem, acha uns quase zerados! Meu carro atual comprei com 23 mil km, tinha quase 3 anos de uso já, a km foi comprovada pelas revisões no manual, o dono antigo rodava menos de 10 mil km por ano, ou seja, carro de garagem! E eu paguei 65% do preço de um novo.

  39. Doidim2011 disse:

    contra a corrupção e a mordomia, eu prefiro a monarquia.
    Vamos adotar a bandeira monárquica como símbolo contra a corrupção e a mordomia, da mesma forma que os Líbios fizeram

    • jonasperola disse:

      Esse parece ser trabalho para o ROBIN WOOD, ele poderia disribuir a riqueza entre os pobres e fazer a faxina contra os politicos folgados e acabar com toda essa bandidagem. (VOLTANDO PRA HISTÓRIA ANTIGA). Quem será o ROBIN WOOD do século 21 a nos salvar??? Não temos a quem recorrer as autoridades não nos atenção, isso é tudo.

  40. Marquinhos disse:

    Carro popular nacional vale o mesmo que esportivo nos EUA e lucro imenso é enviado para o exterior pelas montadoras.
    Com o que pagamos pelo Chevrolet Classic no Brasil, comprariamos o Cruze nos EUA. o que pagamos no Uno mille no Brasil comprariamos o Cerato nos EUA e por ai vai. O brasileiro está acordando para este fato, cobram muito pelos carros nacionais e nos oferecem muito pouco mesmo. O nosso papel é divulgar o máximo possível para que cada dia mais e mais pessoas saibam o quanto são lesadas neste país e em 2012 Não Compre Carro 0 Km, deixe nos pátios das montadoras junto com a ganância das mesmas. leia esta matéria comparando os preços dos carros no Brasil e nos EUA. http://bit.ly/precoscarros

  41. Rafael disse:

    as montadoras ameaçam deixar o Brasil se não tiver uma medida contra os importados, Duvido que elas abrirão mão de sair do mercado mais lucrativos para eles.

  42. epa disse:

    Pelos comentários feitos aqui, quase sempre sem conteúdo , e com um nível de conhecimento da língua mãe tão pobre, principalmente de ortografia, não era de se esperar muito do Brasil.

  43. Doidim2011 disse:

    NÃO QUERO DEFENDER MONTADORA, MAS…
    1. As montadoras levariam de lucro 10% do valor do carro
    2. Durante o período colonial a metrópole levaria 20% ( o quinto) do produzido
    3. O governo levaria 40% do PIB em impostos
    4. Um político do Rio Grande do Sul estaria querendo pegar 100% dos royalties do Rio de Janeiro, Espirito Santo, São paulo. Numa medida que em breve atingirá, também Bahia e Ceará que produzem petróleo no mar, e Maranhão que descobriu um monumental campo de gás
    O que o rio Grande do Sul produz?

    • expresso222 disse:

      Vc não está falando do pré-sal,está? Pois a plataforma continental não é de propriedade de nenhum Estado da Nação e sim da União Federal! Portando quem produz é a União e não os Estados. O Maranhão irá produzir pois o gás está no seu território e não no mar.

      • Doidim2011 disse:

        Não existe ninguém tenha apenas território marinho.
        A plataforma continental é PROJEÇÂO do território terrestre, que no caso pertencem a São paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Espirito Santo, santa catarina e Bahia.
        Esse mar é nosso, tira seu olho gordo pra lá, esse mar é noso , tira seu olho gordo para lá.

        Interessante ver os gauchos que queriam se separar do brasil, agora com o pires na mão, requerendo a riqueza dos outros.

        Depois, O SUBSOLO PERTENCERIA A UNIÃO, assim, os royalties do gás do maranhão também seriam enviados para o rio Grande do Sul.
        Qual será a próxima? os minérios do pará e de minas Gerais?

  44. KawasakiNinja disse:

    Na verdade essa matéria parece ter sido extraída desse texto da UOL carros: http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/10/17/agora-

  45. 3ic disse:

    O que me causa espanto é o Brasil ser colônia e ao mesmo tempo Metrópole dependendo do seu ponto de vista. tinhamos tudo para ter uma bela industria automotiva nacional, pois nesse mesmo terreno brotaram a fabrica de carrocerias de onibus Marcopolo, lider no segmento mundial atualmete, com fabrica nos 4 cantos do mundo ( europa, America do norte e sul, africa e asia,) a busscar, apesar de estar mal das pernas atualmente e a caio como multinacionais )e a ja conhecida de voces, a embraer ( esse é o pior, nunca vi um pais ter uma industria aeronautica mas não ter automotiva.)

  46. jonasperola disse:

    A dilma tinha que implementar uma politica, de dar incentivos ao pequeno e médio empresário que arcam com o ônus de bancar a altissima carga tributária, que inviabiliza o crescimento, a Dilma quer levar o país ao colapso, adotando essas politicas econômicas ultrapassadas, mais até parece que estamos na epoca da monarquia, fiquem de olho o Mantega e a Dilma acatando as decisões dele só vão levar o país pro buraco.

  47. Educhs disse:

    Lula:
    "Nunca na história desse país, as pessoas puderam comprar tanto, antes você não podia, hoje você pode ter um carro zero"

    População:
    "êêê!!! Viva!!! (aplausos ao fundo)"

    Essa é a reação que fazem por pagarem um carro 3 vezes mais caro que no resto do mundo (não só carros) e mais metade do valor (3x mais caro) em juros para os bancos. Ou seja..todos muito contentes.

    Isso é exploração do trabalho. Menos que a escravidão. Mas se pudéssemos classificar a evolução do trabalho em :
    1-escravidão
    2-exploração (salário baixo, preço alto)
    3-trabalho razoável (salário baixo e preços baixos)
    4-trabalho bom (salário médio e preços baixos)
    5-trabalho ótimo (salário alto e preços baixos).

    então nos enquadraríamos no segundo item.

    • jonasperola disse:

      Gostei da escala, seria uma boa idéia mostrar pra Dilma, ela nem iria dar a mínima infelismente, ela da mais importância ao aumento do IPI para encher os cofres e os bolsos dos deputados, vai formar uma fila imensa de deputados cada um vai morder um pouco, mesmo todos ja sabem, enquanto ela prefere, dar bolsa disso, vale daquilo, ninguem vai mudar de status vai ficar todos na me#D@, graças a Deus que não preciso disso.

  48. Piemonte disse:

    E qual seria a solução para este 'embrólio' ?? Talvez pintar a cara e fazer passeata na av. paulista??? pegar uns 20 deputados e enchê-los de porrada?? botar fogo em duas cegonhas cheias de gol ( ai seriam 2 coisas boas, protesto e menos 20 gols na rua)…o que fazer??? Das opções que o simples cidadão tem, ou seja, ou comprar um carro nacional ou um importado, fico no nacional, pelo menos este mantém empregos dos amigos, familiares, colegas, conhecido..etc.

    • expresso222 disse:

      O problema é que o nacional é muito defasado e pelo mesmo preço de importado equipado. Sou a favor de uma política que obrigasse as montadoras a investir em tecnologia para agregar valor aos autos produzidos por aqui! Mas o governo, como sócio delas, não quer nem saber disto!

  49. Dcyno disse:

    Comentário parte 1 :__Governo e montadoras é uma quadrilha só, cada vez mais empenhada em assaltar o povo brasileiro. Só vejo duas alternativas : ou você deixa o país ou faz uma revolução, como a segunda é praticamente impossível ( brasileiro é o povo mais egoísta e individualista do mundo, sem mencionar alienado e acomodado ), a exploração e as condições de vida aqui na impostolândia cada vez ficam piores e não adianta querer mudar pelas eleições, isso aqui não funciona, os partidos políticos também são quadrilhas.__

  50. Dcyno disse:

    Comentário parte 2 :

    Me lembro do tempo da Gurgel, que incentivo nossos heróicos e teimosos fabricantes tiveram ? Porque tem que ser muito teimoso, corajoso e inconsequente ( pra dizer o mínimo ) para insistir em produzir algo ( da agricultura a indústria )aqui na impostolândia.
    Vejam este vídeo : o mesmo carro que é produzido aqui e exportado, é vendido no exterior pela metade do preço . http://www.youtube.com/watch?v=qdL8KEpg17M&fe
    É revoltante pagar tanto imposto pra manter um governo nos apunhalando pelas costas, o povo perdeu o orgulho de ser brasileiro e se deixa fazer de capacho. Qualquer outro povo que tem brios já teria derrubado um governo explorador como esse.
    Quem quiser pode assinar : http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N14995

  51. MarcosMarku disse:

    Não é muito justo comparar os preços dos carros convertendo apenas as moedas. É simplista demais.

    Vejam nos exemplos. Antes do aumento do IPI.

    Um sportage custava 83 mil no Brasil. Nos Estados Unidos, 18 mil dólares. Convertendo para o real: nos EUA ele vale 31 mil. Mas e se o dólar valesse hoje 3 reais, igual a cotação de janeiro de 2003, o carro valeria 54 mil Reais. E se o dólar valesse 1 real como em julho de 2004, o carro custaria apenas 18 mil Reais. Nossa, nem imagino o que aconteceria se naquela época existisse tanta gente na internet com este conhecimento. Como seriam as reportagens? “Brasileiro paga 4 e leva apenas 1 sportage”,
    Então vejam que é ridículo fazer esta comparação do que seria possível comprar em outros países apenas convertendo as moedas.

    Agora vejam o que acontece com a moeda Libra, em Londres.
    Um Sportage lá custa 17 mil Libras. Hoje a Libra vale R$ 2,76. Então um Sportage lá custa 46 mil. “Uau, como nossos carros são caros, não é mesmo?” Mas e se a libra valesse 4 Reais, como já aconteceu há alguns anos? Então seriam 68 mil Reais. Aí pensamos que o valor de 83 mil não estava tão auto, levando-se em consideração o custo Brasil.
    Agora façam uns exercícios e pensem numa libra a 5 Reais. Chegamos a um valor de 85 mil Reais. UAU.

    Tudo isso pra mostrar a vcs que o preço dos carros, pelo menos dos importados, no Brasil pode ser mais carro ou não do que em outros países, dependendo da cotação do Real. O Contrário teoricamente também poderia acontecer.

    Não estou analisando os nacionais. Os nacionais gol, uno, palio, estes são caríssimos pelo que oferecem, quero dizer, pelo que não oferecem. Uma ofensa.

    Agora quero ver uma discussão sobre o valor do nosso Real frente outras moedas. Hoje podemos dizer que o Brasil vive seu melhor momento porque tem uma moeda forte.

    Vcs querem discutir sobre o valor de nossos produtos frente a outros países? Comecem pelo valor da nossa moeda. Que é o que determina nosso poder de compra em relação a outros países. Só temos os carros mas caros do mundo atualmente por causa da valorização da nossa moeda. Se o Real se desvalorizasse frente ao dólar, por exemplo, e e fosse a 4, um Sportage custaria 72 mil nos EUA, isso em relação dólar/real, mas lá nos Estados Unidos ele ainda custaria 18 mil dólares.

    Senhores da NA, comecem a analisar também a questão do poder de compra das moedas. Não se pode comparar apenas o quanto custa um certo modelo de carro no Brasil e nos Estados Unidos, esta comparação não leva em conta muitos fatores macro e microeconômicos e não apenas as cotações das moedas locais.

    • Fabio_Tex disse:

      Caro Marcos, sem ofender, creio que o seu racional exposto aqui sobre "valor de moedas" está parcial e equivocado. A questão da relação entre valor de moedas e o seu "real" poder de compra é MUITO mais ampla. Não dá para explanar aqui. Busque na internet pela análise de "valor' através de uma outra unidade de consumo global, o Big Mac. Existe um estudo sobre isso. O Big Mac é em teoria exatamente o mesmo em todos os mercados e países do mundo correto? Então converta o quanto o Big Mac custa em Reais, USD, Libras, Euro e reflita – 1) o real é tão forte assim? Se fosse, ele compraria mais Big Macs pela mesma unidade monetária que você queira eleger como base.
      2) Alguém abordou aqui – padrão de renda versus custo de vida.
      Outro ponto a considerar na sua exposição acima você teria que ver se os 83 Mil Reais de hoje compram o que os 54Mil reais compravam em 2003 e quanto este mesmo Sportage ou similar custaria em USD em 2003.
      Novamente, há que considerar inflação, correção monetária a valores presentes, MUITOS fatores.
      "O buraco é mais embaixo"
      Por fim se o real fosse "MAIS Forte" como você insiste (e que faz certo sentido, por isso muitos importados antes completamente inacessíveis como BMW, Audi, MB começaram a sê-lo) toda a sua argumentação seria inversa. Os carros made in USA, Europe, Asia estariam caindo, caindo, caindo de preço, equanto os made in Brazil, subindo, subindo, subindo.
      Libra a 5, dólar a 3 significam REAL mais barato, com poder de compra perdido.
      Para fechar – a moeda é só um instrumento monetário. O valor dela varia todos os dias. E como…
      Sucesso.

      • Alessandrex disse:

        Não creio que seja certo comparar Big Mac's. O que o Big Mac significa para o brasileiro e o que o Big Mac significa para o americano?

        • Fabio_Tex disse:

          Alessandrex, ao utilizar o Big Mac temos uma referência de MESMO produto (não interessando que ele represente algo mais sofisticado no Brasil e/ou popularíssimo nos EUA). Se ambos possuem o mesmo "valor" = um sanduíche de X calorias com 2 hambúrgeres, alface, queijo, molho especial… risos – no final o preço dele, comparado com o poder de compra em Big Macs em cada país é que demonstraria muito bem a realidade Ganho x poder de compra de cada sociedade, independentemente de câmbio.

  52. Delator2 disse:

    CORRUPCAO DESENFREADA

    O salário médio de um americano é maior do que o do brasileiro; portanto um norte-americano compraria um Chevrolet CAMARO em sua versao inicial de 20000 dolares mais rapidamente que um brasileiro compraria um UNO PELADO. Totalmente risivel, mas e' a realidade. O cerne de todos os problemas aqui vigentes e' a corrupcao desenfreada, com essa eterna troca de 6 por meia duzia; a constante busca por poder e dinheiro entranhou-se de uma tal forma dentro da sociedade que enquanto nao houver indicios de uma mudanca cultural do brasileiro, muitos dos problemas que ai estao irao premanecer.

  53. Roxmmp disse:

    O Brasil é o melhor país do mundo no setor automotivo… para as empresas que fabricam/montam os carros né.
    Consumidor tapado, que não valoriza seu dinheiro, não exige carros atualizados e com tecnologias de ponta, itens de segurança ou evoluções em geral.
    Ainda vou sair daqui assim que puder ;)

  54. pablo disse:

    Hoje só é ignorante e desinformado quem quer (ou quem tem preguiça de ir atrás da informação).

  55. Cil disse:

    D. Pedro I gritou em vão lá na beira do lago. Continuamos colônia.

    Lembro que as filiais nacionais das montadoras RECUSARAM IPI menor associado à contrapartida de desenvolvimento nacional e inovação. Eu disse em vários posts que o interesse delas é continuar enviando lucros vultosos para fora do país e aí está a prova.

    Depois a Ford me veio com aquela balela que não tinha sobrado dinheiro para desenvolver aqui mais do que a SUV que ficará acima do EcoSport…ou alguém acredita que ela vai aposentar a Eco depois do que fez Hyundai que manteve a Tucson e a New Tucson?

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.