Chevrolet Fiat Ford Mercado Volkswagen

Mercado: Quatro grandes ficam abaixo de 60% de market share pela primeira vez

mercado-NA11.jpg.pagespeed.ce.pbXr6RycTZ

Antigamente a ordem era assim: Volkswagen, General Motors, Ford e Fiat. O tempo passou e essa sequência ficou totalmente embaralhada. No entanto, o que realmente se alterou dos velhos tempos para cá é o percentual de participação do quarteto líder no Brasil.

Há 12 anos atrás, elas tinham 82% do mercado. No entanto, devido à concorrência das marcas que chegaram nos anos 90, especialmente das japonesas e coreanas, as quatro grandes perderam muito market share. Ainda assim, o grupo é preferência da maioria dos brasileiros.

Em 2014, o quarteto fechou com 65%, mas em novembro soma 58,6%. No passado eram apenas quatro marcas, mas hoje são 26 com 2.800 modelos e versões. Assim, o mercado brasileiro se diversificou após muitos anos fechado para o mundo. A tendência é que continuem perdendo terreno para as novas, que assimilaram as preferências do consumidor.

Entre as quatro, a Fiat foi a que mais perdeu terreno. De janeiro a novembro, a italiana fechou com 17,8%, enquanto no mesmo período de 2014, ela tinha 21,2%. A GM caiu de 17,5% para 15,5%, enquanto a VW de 17,3% para 14,9%. Já a Ford, subiu de 9,2% para 10,5%.

[Fonte: Valor]





  • SDS SP

    Isso é ótimo. Mais concorrência faz com que as chamadas “quatro grandes” saíam da zona de conforto e melhorem seus portfólios de produtos.

    Para ver como o nosso mercado era fechado até a última década. Melhorou, mas há muito o que evoluir…

    • !Marcelo Surf!

      O monopólio das 4 grandes de mier… está caindo.

      • Holandês Louco

        MONOpólio de QUATRO é sacanagem…

        • Rodrigo Alves Buriti

          Traduzindo o que ele falou….Então MONOpólio de UM conjunto formado pelas QUATRO grandes

          • !Marcelo Surf!

            grato. Na verdade é isso mesmo ,pois as 4GMs sempre mandaram e desmandaram no governo, nas regras e deitaram e rolaram no mercado, mas estão perdendo força

          • Holandês Louco

            Hum, entendi… é um OLIGOpólio

        • Gabriel Torque

          oligopólio cartelizado com ajuda estatal, que no fundo é a mesma m***a que um monopólio

        • HugoL

          Na verdade quem fica de quatro é o consumidor, enquanto governo e montadoras CRÉÉÉÉÉÉÉUUUUUUUUU

      • Vagnerclp

        O correto seria Oligopólio.

    • Raul Cotrim de Mattos

      Culpa da ditadura comunista…

      • Zoran Borut

        “Estamos virando uma Venezuela!” rs

        • Wolfpack

          Estamos??? Que otimismo.

          • Zoran Borut

            Notou as aspas? Repeti um comentário comum por aqui sempre que há aumento de preços por iniciativa dos fabricantes. Mas relaxe, as últimas eleições legislativas venezuelanas mostraram resultado parecido ao que tivemos no nosso Congresso em 2014, com as velhas forças econômicas mantendo seu poder.

            • Wolfpack

              Para mim já viramos uma Venezuela, só falta acabar o papel higiênico nos supermercados.

    • CharlesAle

      Para mim, a situação mais difícil é a da Fiat. Necessita urgente de pelo menos novos motores, mas há também problemas de carroceria defasada..E não creio que a Fiat tem como resolver isso no curto prazo..além de também ficar jogando o preço lá embaixo para compensar um carro mais defasado que o concorrente(se não piora ainda mais as finanças da empresa)..Enfim, tá complicado ao meu ver…

      • Deadlock

        Concordo plenamente. A Fiat tinha seu maior mercado no Brasil, mercado esse que está definhando, reduzindo a lucratividade, o que explica a defasagem tecnológica. Tomara que se recupere.

      • Gabriel Torque

        VW está pior… plantel tão defasado quanto e market share menor

        mas a FIAT vai muito mal, e a tendência é piorar se não renovar de verdade

        • CharlesAle

          OK Gabriel. Mas a VW pelo menos tem em produção um moderno motor 3 cilindros(aspirado e turbo) e 1.6 16V também. O que falta na VW são carrocerias modernas na linha nacional..

  • Foxtrot

    Ford foi a única que ganhou uma fatia maior do marketshare e esse ganho foi merecido, hoje ela tem uma das frotas mais modernas e bem equipadas em todas as categorias que concorre, falta só melhorar o pós-venda (para falar a verdade, eu não tenho o que reclamar do pós da Ford, mas vejo muitos reclamando então… melhora aí Ford!)

    • Fabio Marquez

      O que eu desprezo na Ford é o Fiesta com aquele acabamento porqueira e o cambio PS que equipa alguns outros modelos da marca, no restante não há muito do que reclamar, já que a evolução é bastante visível.

      • Foxtrot

        Ah sim, tem que melhorar o acabamento também. Já o PS é um problema global e não restrito ao mercado brasileiro.

      • Rodrigo Alves Buriti

        O problema do fiesta veio com o nacional, o importado (Sedan) tem um ótimo acabamento perando os concorrentes.

  • romulo

    ford é a unica que tem produtos decentes entre as 4 grandes.. a gama VW é 50% das auto, 50% nada auto, fiat só nas gambiarra, pode ser barato, mas é desatualizada.. GM já deveria ter caido fora já…

  • Eduardo Sad

    Também concordo que o ganho de mercado pela Ford é merecido. Aparentemente, das 4 tradicionais é aquela que oferece os produtos em maior consonância com os países desenvolvidos. Lamento apenas o fato de toda a sua linha ser acanhada em termos de espaço interno. Essa característica é uma das que eu mais valorizo… o que faz com que no momento não considere a compra de nenhum veículo desta marca.

    • André Maia

      Apoiado

  • cepereira2006

    Parabéns, Ford. Colhendo o fruto dos investimentos que fez.

  • MauroRF

    Das quatro, a Ford foi a que mais se mexeu e tem produtos bem modernos, porém, em geral, os acabamentos internos são ruins, há problemas de montagem e o pior, o pós-vendas. O problema do PowerShift foi tratado com muito pouco caso. Uma pena. Sempre tive Ford e meu último foi o New Fiesta Titanium, muito bem equipado, mas o câmbio deu problema, e foi uma lástima o pós. Depois de vários anos, pulei para um concorrente.

    A VW se mexeu com o up!, com plataforma e motores modernos, segurança, embora muitos questionem seu visual. Eu acho que o problema dele é mais o preço, pois todos com quem converso sabem que o carro é econômico, e muitos dizem que o teriam se custasse menos. O Golf, idem, bem moderno. Agora, Gol e Fox são projetos antigos já.

    A GM e a Fiat estão muito defasadas e precisam atualizar principalmente os motores.

    A concorrência, que não é nada boba, se mexeu. E o resultado está aí.

    • duhehe

      Esses dias eu estava pensando, acho que o que mais pesa contra as 4 grandes é que elas sairam do ”desejo” dos brasileiros.
      Muitos que compram ainda dessas marcas, vão pela racionalidade, diferente de outrora em que o sonho da pessoa era um Gol.
      OBS : Logico que para muitos que não tem condições de ter um carro, ter um Gol é um sonho, mas hoje o sonho das pessoas que de fato consomem carros ficou mais sofisticado.

      • André Maia

        Hoje qualquer pé rapado pode ter um carro

        • Rafael Rodrigues

          Nem sempre,tenho funcionários que se esforçam muito e mesmo assim não conseguem comprar nenhum carro decente (que dê para viaja,por seguro e minimo de segurança e conforto),taxa de financiamento alto,seguro caro,combustível absurdo…agora se cara for anda de carro velho sem manutenção que não aguenta uma viagem,sem seguro,sem nada ai concordo que qualquer um pode ter.

      • Louis

        Não tenho carro dessas 4 “grandes”, e o único motivo pelo qual ainda tenho carro nacional é pela “racionalidade” da manutenção. Pois se não fosse me preocupar com manutenção, já estaria com algum Subaru ou Volvo na garagem hehehehe

        • ObservadorCWB

          Pô…logo Subaru e Volvo….rsrsr Há importados mais racionais de manutenção. Até as grandes Mercedes, BMW, Hyundai, LanRover e outras possuem TABELAMENTO nas manutenções.

  • #########Carlao GTS

    A FORD se deu bem.

  • Marcelo SR

    Chevromerd se deu mal tb… Heheheh… Pudera. Só carros feios, mancos, com painel de moto e preços na extratosfera. O setor de marketing podia ser todo renovado (aka: pé no traseiro dos atuais e contratação de todo o pessoal novo)

  • gustavo

    Essa Volks esta se afundando !!

  • Wolfpack

    Alguém sabe dizer o número de vendas vs número de empregados?

  • R1 – o comentário nº1

    A Ford, continua fraca

  • CorsarioViajante

    Notícia muito bem-vinda! UM mercado mais diversificado é muito bom.

  • duhehe

    “o grupo é preferência da maioria dos brasileiros”
    Discordo totalmente, não é preferencia, é a falta de produtos de outras montadoras no segmento de volume.
    Haja visto o sucesso do HB20, e as vendas razoáveis do Etios mesmo sendo feio que doi na opinião de grande parte das pessoas.
    Se a Honda, Toyota, Mitsubishi….. tivessem produtos competitivos no segmento de entrada a coisa para as 4 grandes estaria muito pior.

    • Vagnerclp

      Sem contar a família dacia-renault que também é considerado como um case de sucesso.

  • André Maia

    O mercado melhorou muito depois da chegada do hb20,

    • Junoba

      Poderiamos dizer, na época da chegada do HB20, já que ele balançou o segmento de entrada. Mas com a chegada arrasadora dos chineses, as montadoras reduziram o preço para competir melhor com os novos concorrentes. E agora a Jeep que só era mais uma coadjuvante, vendendo mais que a Nissan.

    • O pior é que a Peugeot tinha a mesma carta nas mãos em 1998 com o 206. A marca era pouco conhecida como a hyundai. Mas o 206 na época era uma revolução no estilo e aclamado pela imprensa. Todo mundo sonhava com um 206 ao invés d3 gol , palio , corsa e outros da época. Mas a empresa não soube aproveitar.

  • Ricston

    As chamadas “4 grandes” levaram sucessivos golpes nos últimos anos. Tudo começou com a chegada dos chineses, que, se por um lado não emplacaram por contra do super IPI, por outro obrigaram as tradicionais a se mexerem.

    Depois veio o HB20 que abalou o segmento de entrada (ou quase entrada).

    No patamar mais acima, desde o Vectra não conseguiram emplacar mais nada deixando as japonesas reinando no segmento dos sedãs médios. Isso com exceção do Focus hatch e Fusion, que imperam em seus respectivos mercados.

    Na nova onda dos “SUVs”, ficam atrás da Jeep e Honda.

    No setor entre compactos e média, a VW não tem mais Pólo, a Chevrolet tem aquela tranqueira do Cobalt, Fiat tem o Punto e Ford o New Fiesta, que encareceu muito nos últimos meses.

    Enfim, a concorrência se mexeu melhor e agora os resultados estão vindo. Fora a crise que ceifou o poder de compra dos “abobados” que financiavam em 72x por impulso. Esta aí o resultado.

    • Fernando S.

      Olha, eu nunca vi as chineses como concorrente de nenhuma grande, em nenhum momento. A JAC chegou com comerciais agressivos, mas no melhor mês de vendas chegou a mil e poucas unidades de venda. O Gol, nessa mesma época, vendia 15 mil (ou mais) por mês. O valor dos preços praticados pela JAC, à época, era igual a maioria dos carros vendidos na faixa de preço, talvez só não tivessem AB2 e ABS.

      • Ricston

        Concordo com seu ponto de vista. Porém, é inegável que chegada das chinesas mudou alguma coisa no mercado.

        O exemplo sempre lembrado é do Fiesta Rocam, que adicionou vários antes opcionais, mas manteve o preço.

        Outros casos análogos também ocorreram.

      • Junoba

        Naquele época o Gol vendia era mais de 30k por mês…

  • gustavo

    A Volks esta em declínio, Gm e Fiat na liderança absoluta !!

    • Doccar

      Vc nao leu o texto? Fiat foi a que mais perdeu mercado caindo de 21% para 17% de participacao.

      • gustavo

        Velho o que tem de Fiat Uno reestilizado e Renegade nas ruas !! ta emplacando absurdo !!

        • Rafael Rodrigues

          Renegade não é Fiat é Jeep.

          • gustavo

            Sim, mas tem componente de carros da Fiat no Renegado !! certo.

  • Paulo Reis

    Vejam só, a FORD foi a única a ganhar terreno, e sabemos ter potencial para ganhar mais. Porque? Foi a única que fez a lição de casa, enquanto que as outras 3, como se estivessem com o rei na barriga, não teem vergonha em vender seus dinossauros com propagandas lindas! Esta ai, Onix com qualidade duvidosa, motor velho, pailo fire e gol idem, onde são carros chefes destas montadoras. E a ford com nenhum dinossauro a venda…

    • Fernando S.

      Fez realmente a lição de casa, mas já está pecando nos preços praticados. O Ka veio a 34990,00 e já está 39.990,00. O Fiesta veio a 38.890,00 e já está 47.990,00.

      • Robinho

        realmente é um pena, sonho com um Focus Sedan, mas o preço me deixa so no sonho msm.

        • Vagnerclp

          Idem, porém, eu quero um hatch…talvez em 2017 eu vá de usado mesmo (vamos acompanhar mesmo se o problema dos PS foram sanados, pois tenho um medo danado deste câmbio).

    • Hox

      Realmente ela fez a lição de casa, paineis de porta do novo Ka soltando, montagem desalinhada da carroceria de Ka, New Fiesta e Focus e os problemas intermináveis do Powershift que o digam. Se esforçou bastante pra ficar no mesmo – baixo – nível de Fiat, Volkswagen e Chevrolet.

      • Paulo Reis

        São 100% dos carros? obviamente controle de qualidade não é o forte da Ford, porém, acerto e motor e suspensão são refinados. Tudo é prioridade, prefiro ter uma boa condução, com segurança e prazer, do que me preocupar com pequenos desalinhamentos que poderiam ter no carro ford que pretenderia comprar… ainda que, na prática, é uma porcentagem de consumidores que foram “sorteados” com defeitos clássicos, onde representam, sei lá, 20% ou nem isso, do total de vendidos. Por exemplo, ford esta dando mais 2 anos para quem teve problemas com o câmbio PS, são 5 anos para uma solução que eles confiam… E, todas as outras 3 teem problemas crônicos de acabamento e etc… é apenas mimim de pegar uns casos e faze-los 100% da marca.

  • Robinho

    Ja tive carros de todas as “quatros grandes” e hj tem um GM e um Ford, e na boa se na minha proxima troca eu for ficar nas quatro grandes com certeza sera outro Ford…

  • Sabatino

    A Fiat na realidade não está perdendo terreno porque está recuperando com a Jeep.

  • Adriano

    Porém o cartel continua, popular de 40 a 65 mil, adiantou o que tanta concorrência se o povo financia a perder de vista, muitos moram em uma casa de 150 mil e tem carro de 100 mil.

    • Junoba

      Eu tenho um vizinho, que a uns 10~9 anos está reformando a casa dele ( não estou exagerando ), e nunca termina. Mas ele tem SantaFé, Gol, Voyage e uma Brasília que ele usa. Quando a casa dele era podre fedendo, ele tinha Civic e um Corolla na garagem.

      Conheço um cara também que possui Fusion, Edge, Amarok e acho que uma van. Mas os dois filhos dele estudam em escola pública. Esse é a marca dos BR´s.

      • Adriano

        É disso que to falando, pensamento de país subdesenvolvido é assim

  • Murilo Soares de O. Filho

    Isso é bom para o mercado, mas não esperem as 4 grandes continuaram assim, entregando mercado de bandeja, novos produtos começam a pipocar aqui em 2016.

  • CharlesAle

    E acredito que a Ford vai continuar sua trajetória de crescimento no ano que vem. Com os constantes(e inexplicáveis) aumentos de combustíveis, a tendència de crescimento de vendas são os modernos motores 3 cilindros. E dos 3 cilindros, o melhor C/B tem sido o Ka.. E com o já admitido plano da Ford de estender o 3 cilindros Turbo para toda a linha. Creio ser esse a receita que vai fazer decolar as vendas da Ford nesse 2016. Que pela andar da carruagem, será tão ou mais dificíl economicamente que este 2015..

  • T-800

    Agradeçam ao Collor, que, apesar de ter feito várias c@g@das na tentativa de dar rumo para a economia, isso ele fez de bom (abrir o mercado aos importados).

    Já essa daí, assim como seu antecessor, vai sair sem deixar nenhum legado para o povo brasileiro se orgulhar.

    • Junoba

      Tente imaginar como seria o mercado fechado atualmente. Ainda teríamos Monza, Chevette, 147…

      • T-800

        Bem por aí…

  • Tosoobservando

    Não me importo quem vende mais são todas estrangeiras gostaria de ver o Brasil dominado por uma nacional como é nos Eua, Alemanha, Japão, França, Itália, Coreia do Sul…

    • Wendell Rodrigues

      Por mais que isso seja interessante mais acho difícil isso acontecer por conta que todas essas marcas datam seus trabalhos do começo do seculo XX e no Brasil nenhuma obteve tanto exito assim. E as que obtiveram foram vendidas como a Troller.

  • Jean

    Passou da hora ! ja era e tem gente que ainda compra GOL, me ajuda aí po !

  • Hox

    As quatro grandes, via de regra, só nos oferecem lixo. Todas. Aqui, só fabricam porcarias ou carros depenados especialmente para o Brasil, que levam apenas a carcaça igual aos modelos lá de fora, mas as entranhas são simplificadas.

  • DiMais

    e ‘coincidentemente’ a quantidade de velharia vendida por aqui despencou também.

  • FocusMan

    Como as empresas no Brasil são formadas em grande parte por brasileiros e eles ensinam as piores práticas possíveis para os gringos, que também gostam de ganhar dinheiro, a tendencia é o jogo trocar os players, mas sempre continuar com o mesmo formato.

    Lembrem-se que a Fiat no final dos anos 80 era o que era a Peugeot hoje. Ninguém comprava seus carros. Um dia acharam uma maneira de comprar pessoas em brasília e pronto. Dominaram o mercado.

    A Hyundai deve estar procurando também uma maneira de fazer isso. Todas devem gastar um bom tempo tentando isso.
    Isso é Brasil,!!!!!!!! como diria Toretto!

  • Se eu fosse comprar um carro zero hoje dificilmente ficaria nas 4 grandes, como possuo um Ecosport 2.0 aut., hoje minhas opções de zero seriam HRV ou Renegade, pois, foram os crossovers que mais me agradaram, mas por 90 mil reais prefiro andar de CRV – EXL 2013.

  • Leonardo Pulgan

    Por isso vou votar no Lula em 2018. Ele vai criar o Bolsa Chery… 120 meses para pagar e “os cumpanhêro” terão preferência para comprar o chinês que um dia será o mais vendido do Brasil.