Mercado: Seminovos têm alta de 24,2% no bimestre

13/03/2016

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Com os constantes aumentos de preços e a crise instalada no país, as vendas de carros novos continuam despencando. As vendas no primeiro bimestre despencaram 31%, sendo acompanhados pelos usados com menos 4,3%.

No entanto, os seminovos cresceram 24,2% nos meses de janeiro e fevereiro. A alta é reflexo dos preços elevados dos automóveis novos. Assim, o consumidor está buscando cada vez mais automóveis com dois ou três anos de uso.

O preço menor – por conta da maior depreciação nos três primeiros anos – aliado à melhor conteúdo e quilometragem baixa, atraente os consumidores. Além disso, a grande maioria das ofertas ainda estão na garantia, o que dá mais segurança na hora da compra.

Foram 666.509 comercializadas no período, incluindo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Com os usados, o volume sobe para 1.885.372 veículos nos dois primeiros meses de 2016. Entre os usados, o mais comercializado entre os automóveis foi o Gol, enquanto a Strada reina nos comerciais leves.

Confira abaixo a lista dos carros usados mais vendidos em fevereiro:

1) Gol – 69.662 unidades
2) Uno – 44.005
3) Palio – 41.780
4) Celta – 25.846
5) Corsa – 22.061
6) Fiesta – 18.512
7) Fox – 18.313
8) Strada – 17.962
9) Siena – 16.466
10) Classic – 15.300
11) Saveiro – 13.763
12) Corolla – 12.485
13) Ka – 12.078
14) Civic – 11.360
15) Voyage – 9.971

[Fonte: Auto Informe]









  • Rmx

    Eu apoio quem faz isso compra um semi novo.
    Na atual situação só deixando esse cartel das montadoras no BR ir pro espaço com seus aumentos semanais. Dolar sobe dolar cai e o preço só aumenta. Importado paga imposto, produz no BR, aumenta também, além de dar uma depenadinha nos equipamentos.
    Preços super ultra bombados de alguns importados Camaro Ferraris Porsches da vida e por ai vai.
    Carros fabricados no BR vendidos a 10.000 km de distancia mais equipados e baratos affffffff
    A coisa é ridicula mesmo quando comparada com USA ou EU !!!

    • T1000

      depende, conhecido meu estava procurando um usado, achou um onix com 30.000km vendido R$2k a mais que fipe. Não conseguiu negociar de forma alguma e como não achou outro usado em boas condiçoes como este, acabou pagando a mais.
      Eu acho que, se os novos estão caros, os usados também estão. Acho que está difícil fazer bom negócio. Carro usado barato, pode ter certeza que é bomba.

      • invalid_pilot

        Precisa ver o histórico do usado… Usado com baixa km muito barato é certeza de bomba mesmo.
        Mas tem uns que cobraram acima da Fipe sem ter nada demais, km nem sempre é tudo que importa

        • T1000

          cara o que vejo por aí é que usado bom é caro. Tipo aquele que você pega pra dar uma volta e ainda esta durinho, o estofamento em ordem, o motor sem gambiarra. Para as bombas cheias de folga na suspensão, chicote emendado, inicio de verniz formador de borra, vazamento de óleo e de agua, km remarcada, esses vc acha por fipe ou pouca coisa mais barato.

          • invalid_pilot

            Sim! Mas digo que tem gente que cobra acima da Fipe só pq o carro é pouco rodado…tem que saber procurar e comprar se quem é honesto e não quem se acha esperto. Por isso que comprar e vender usado requer paciência

            • Rodrigo Alves Buriti

              Nisso vale olhar o manual com as revisões, pneus, freios, amortecedor e parte inferior, fluidos e lubrificantes em geral…..a baixa quilometragem não necessariamente é bomba, as vezes a pessoa usa pouco (como eu) ou tem o carro só para ir ali e voltar e as vezes falta garage ou está se mudando e precisa se desfazer.
              Para mim, usado que não tenha o manual carimbado em dia já é o primeiro passo para partir para outro veículo.

              • invalid_pilot

                Tbm uso pouco, e discordo na parte do manual carimbado, se a manutenção foi feita direito mas fora da css não vejo mal nenhum.
                Depois que acabar a garantia de fabrica não vejo motivo de se continuar em css, maior parte dos serviços simples podem ser feitos em boas oficinas independentes

                • Ernesto

                  Isso eu também faço. O Fox da minha esposa é 2012/2013. Na última revisão, já fora da garantia (de 3 anos para motor e câmbio) ela levou numa oficina boa. Enquanto em garantia não, sempre em concessionárias. E o carro dela está com pouco mais de 23.000 Km.

      • Raul Cotrim de Mattos

        Quem é afobado acaba comprando qualquer coisa e pagando caro mesmo…

      • Bruno Brasil

        Mas ele vacilou, tem tanto Onix por ai e foi encanar com esse??? Pressa acontece isso, deveria ter paciência.

    • automotivo

      Você quer dizer ”usado”, né. Ou o carro é ou é usado.

      • Rmx

        Complicado achar um termo mesmo kkkk
        Vamos chamar de semi velho ok-

        • pedro rt

          no mercado ja ha as divisoes do q e seminovo, usado e velho. seminovo e aquele ate 3 anos, usado e aquele entre 4 e 5 anos e velho e a partir dos 6 anos

          • Rmx

            Valeu pelo esclarecimento, aqui ninguém entra em acordo de como chamar um carro com essas caracteristicas. kkkkk Que zorra!!!

        • automotivo

          Só compro carros usados, mesmo que tenha apenas um mês de uso dificilmente alguém comprará pelo preço de um novo ou semi Novo como queiram, salvo exceções.

          • Rmx

            O carro da patroa comprei o de teste drive da revendedora 4900 km. Como não é um modelo esportivo feito pra correr (Renaut Espace Diesel 160 cv) ok. Quase 12 mil a menos que uma 0 km e com alguns opcionais, comuns nesses exemplares para chamar a atenção.
            Mas meu GTi preferi comprar com 25 km no painel.
            Não moro no BR ok.

      • Artur

        Por definição, seminovo é o automóvel com até 3 anos de uso, único dono e até 20 mil km rodados por ano. Esse conceito é da Associação dos Revendedores de Veículo Automotores no Estado de São Paulo (Assovesp).
        Assim, um carro usado com único dono, 2 anos e 11 meses de uso e menos de 60 mil km pode ser considerado seminovo.

        • automotivo

          Bom.. um carro é Novo ou usado. Mas essa associação deve advogar em causa própria…. deveria pelo menos usar a expressão carro USADO semi novo.

          • Artur

            Essa é a definição dessa associação, mas não sei se foi eles que inventaram. Acho que é utilizada praticamente em todo território nacional, com alguma variação na quilometragem.
            Eu também acho que saiu da concessionária é usado, mas seminovo é um termo interessante para diferenciar da maioria dos usados “destruídos” que temos por aqui.
            Tem muita gente que tira carro 0km, leva na concessionária nas primeiras revisões só para não perder a garantia, manda fazer apenas o pacote de serviços mais básico e depois que termina a garantia deixa de fazer a manutenção preventiva, passando a levar somente nos famosos “mexânicos” e apenas quando aparece um problema mais grave. Enquanto o carro estiver “andando”, tudo bem! Rsrs
            Pelo menos ao comprar um automóvel seminovo o cliente supostamente vai levar para casa um veículo que, na maioria das vezes, ainda está na garantia e fez as revisões na concessionária, o que dá uma maior segurança na compra.

    • Minerius Valioso

      Como a minha família roda muito pouco (no máximo 3000 Km por ano), ter um usado é ótimo negócio.

  • Lucas086

    Os semi novos de hoje, foram os zero de antes, e tanto os usados quantos os novos, são caros no país. Então não é pq os semi novos estão vendendo muito, que os novos vão ficar mais baratos, tem mercado para todos, a compra de um seminovo tem que ter cuidado redobrado, pq tem muito carro ai que a bomba vai estourar mais adiante.

    • Rmx

      Eu acho que a culpa dos preços dos usados altos é desse cartel no BR.
      Se um carro é importado atravessa metade do planeta pra chegar ao revendedor, todo equipado em sintonia com EU ou USA. Começa a ser fabricado no país é meio depenado e continua subindo. O resultado só pode ser usados sempre mais caros.
      Ex Golf GTi ou TSi inicialmente importados ex 80.000 +-110.000 Reais agora poucos anos depois nacionai 100.000 +- 150.000.
      Com as montadoras agindo assim, como um usado vai custar menos ??
      Outra coisa que se vê em outros mercados são reajustes onde se trabalha com cifras bem menores, não 25% ali 30% a mais 15% a menos, caramba é muita instabilidade !!!

      • SDS SP

        Mercado fechado, instável, com baixo nível educacional, péssima infraestrutura e por ai vai…Espero não voltar aos anos 80 quando um carro valia mais do que uma casa…

        • Rmx

          Já é assim, em muitos países sua casa ou apto de classe média vale mais que um Ferrari Lambo Porsche e até mais que um Bentley ou Rolls Royce.
          E no BR olhe quanto eles custam!!! Nem mesmo com todas as taxas lucros e impostos deveriam valer tanto. Absurdo puro loucura sem explicação desse mercado.

          • SDS SP

            Covardia um Monza tubarão valer mais do que um apartamento kkk…Isso em 1994…

          • invalid_pilot

            Em SP Capital apartamento em prédio antigo e em bairro sem ser badalado mas com metrô perto não sai por menos de 500mil reais… Triste realidade

      • Retrato do Papai

        não precisa disso tudo pra explicar uma coisa tão simples… os automóveis no br são caros pelo mesmo motivo de um ovo de páscoa custar R$50, ou um simples kinder ovo custar R$5: há quem compre

    • Daniel

      Vai ter muita pechincha de “semi-virgem” nos proximos meses…
      Sabe aqueles carros que vc viu boiando nas enchentes? vao estar lá, novos e cheirosos pra vc comprar por apenas 5% abaixo do valor do 0km!

      (sinceramente, com o preço dos usados, não vejo vantagem nenhuma em compra-los…)

    • 1945_DE

      Comprar um semi-novo requer cuidado mesmo. Sempre comprei do primeiro dono, nunca em loja. Comprei um com 60.000Km, outro com 27.000Km e outro com 25.000km. Todos dos primeiro dono e nunca tive problema. Mas quem não tem experiencia, pode realmente comprar bomba.

  • SDS SP

    Não concordo com esse termo “seminovo”. Foi algo inventado pelo mercado para sobrevalorizar o carro usado para vende-lo a preço de ouro. Esse aumento no volume de vendas dos usados só indica que estamos empobrecendo rapidamente. Não vejo nada de positivo.
    Carro usado aqui é tão caro quanto o 0km.

    • Rmx

      O Br nunca foi rico para empobrecer !!!
      Parece mais uma selva onde sobrevive os mais espertos e com menos escrúpulos !!!

      • SDS SP

        Empobrecemos mais do que estamos, okay? ;-)

    • Daniel

      seminovo é o carro usado com preço de carro novo…

      • PEDAORM

        Paguei 15 mil reais a menos em um carro do ano (14/15, mas foi comprado ano passado), com 11 mil km rodados, uma diferença bastante considerável.

        • Daniel

          Esse lance do “ano modelo” engana um pouco… provavelmente qdo vc comprou já tinha o mod. 16. Além disso, dependendo do carro, vc consegue desconto parecido num 0km! Eu mesmo já peguei desconto de 7mil reais em 0km (na epoca foi 13% de desconto, só no papo!)

          Sobre os 11mil km, pode ter sido bem rodados, ou mal rodados…

          Veja abaixo exemplo de umas pechinchas daqui alguns dias:

          • PEDAORM

            Se havia modelo 16 não me faz muita diferença, não deixa de ser um modelo 2015 comprado em 2015.
            Já havia considerado o desconto, pois tentei negociar o mesmo modelo novo na cc, foram 15k de diferença no preço final.
            Estou com o carro a algum tempo agora, e sem nenhum problema não parece ter sido o caso ter passado por esse tipo de problema. Fiz 3 test drives em dias diferentes e olhei bem o carro. Comprar carro usado pode realmente ser uma dor de cabeça, mas no meu caso foi uma bela economia, o carro é muito superior a um 0km do mesmo preço, e na garantia de fabrica.

            • Daniel

              O fato dos 0km já serem mod 16 faz diferença na hora de pensar em valores sim. Na hora de vender ele vai ser “1 ano mais velho”.
              As vezes aparecem promoçoes com “bonus de 6mil reais”… nada mais é do que o ano modelo anterior já com parte da desvalorização.

              Agora, não sei qual o carro vc comprou, nem o valor final… Mas, de qualquer forma, esses 15k de diferença não são o padrão que vemos por ai.

              Lá em casa tenho uma fabrica de semi-novo de procedencia e com preço bom. Vamos comprar carro com isenção para meu pai, e, depois de 2 (ou 3 anos) ele pode comprar outro com isenção. O usado dele provavelmente eu mesmo vou comprar, pq sei como os carros são tratados (boa parte do cuidado sou eu quem faço) e ainda vai ter mais 2 anos pra usar sem dar dor de cabeça…

              • PEDAORM

                Só falei em carro do ano pelo lado positivo de adquirir um veiculo usado, porém do ano, considerando a revenda o mais novo sempre será mais valorizado, ao mesmo tempo paguei mais barato do que um 0km, acredito que ai se paga essa desvalorização. Me recordo que o modelo 2016 chegaria com facelift apenas no segundo semestre.
                Conhecer o antigo dono é a melhor forma de adquirir um usado de procedência, nem todos tem essa sorte. Acredito que se pesquisar bem e negociar, é possível fazer um bom negócio. No meu caso o dono da loja é uma pessoa que gosto e confio, mas é bem diferente ser o real dono do carro.
                O carro é um Focus 14/15, o modelo tinha 79mil como preço sugerido na época, fechei o usado por 58k e o a loja ofereceu um valor melhor pelo meu veiculo anterior que foi dado como parte do pagamento.

  • PerobaC

    Para quem quer comprar um usado com até 2 anos de uso o mercado tem sido bastante interessante. Difícil encontrar quem venda a valores de FIPE.
    Ruim para quem quer vender ou repassar um veículo.
    Amigo meu tinha um Fusion 2.0 Ecoboost FWD Titanium 2014/2014 e anunciou por R$ 94k, com 47 mil km, no começo de Janeiro.
    A melhor proposta que deram no carro foi R$ 82k, ou seja, 14% a menos. Disse que teve gente que ofereceu R$ 75k à vista.

    Tinha até perdido as esperanças quando um conhecido dele indicou o Agulhas Negras de SBC, já que ele estava à procura de uma BMW 328i.
    No acordo, deixou o Fusion e deixou uma diferença de R$ 40k pra levar um 328i 2014/2014.
    Essa 328i estava avaliada em mais de R$ 140k, mas como não havia comprador fazia 4 meses foi a oportunidade da loja de repassar o carro.
    Pagou caro, mas se considerar que o mesmo veículo novo ultrapassa os R$ 180k e estava com apenas 26 mil km ele julga ter feito um excelente negócio …

    • th!nk.t4nk

      Pois é, juro que não entendo de onde a FIPE está tirando estes preços. Se é o que os lojistas estão pedindo em SP, mas acabam dando enormes descontos, então essa pesquisa deveria ser repensada.

      • Fábio

        A FIPE é usada para taxar o imposto do carro (governo) e para definir os valores do seguro. Depois de vc conhecer os “players” vc tem uma noção de onde a FIPE tira os preços.
        Para vendedor particular, a fipe é só um ponto de referencia, nada além disso.

    • T1000

      o que tenho visto é o oposto – usados em bom estado vendidos mais caro que fipe e os usados surrados pelo valor fipe ou com desconto irrisorio. Pelo menos na linha dos populares e médios.

    • tjbuenf

      Eu já penso que muita gente não tem noção que bem de consumo desvaloriza. Por quanto ele comprou o carro? Uns R$ 115 mil? Rodou 47 mil km em cerca de 2 anos e ainda queria vender por R$ 94 mil? Ele realmente deu sorte que uma loja pegou…

      • pedro rt

        vou vender meu carro no meio do ano pelo preço FIPE hj ele ta custando 36mil, punto 1.4 13/14

        • Zé Mundico

          Agradeça a deus se achar quem dê 30 mil.

          • SDS SP

            Por 36k dá para garimpar exemplares do modelo essence que julgo ser a melhor versão do Punto.

        • rodrigomalc

          Tambem tenho um Punto 1.4 13/13. Duvido vc vender a esse preço. Ainda mais o 1.4… Pra particular, se estiver muito zerado vc consegue 32 33 com muita sorte, isso se for o Italia.

    • Mas só vender o carro é uma situação. Outra situação é vender o carro em uma revenda e levar um zero ou usado na troca. Pois ali a revenda lucro no teu carro e no carro que você levou. Agora tu vender teu carro sem levar nada na troca sempre vai valer menos. Outra coisa é compra de particular, se eu compro de particular vou pagar menos que na revenda , se for um carro da mesma qualidade. E um carro que está sendo vendido por 80 mil na revenda foi comprado por algo próximo a 70 mil.

  • Gavlan The BeerMaster

    Também conhecido como usados…

    • Rmx

      Ou semi velho, semi usado!! kkkk

  • Louis

    E que comecem as discussões novo vs usado rsrsrsrsrs

    • automotivo

      Na verdade quando não é novo… é porque foi usado.

      • Cássio Amaral

        ah vá :D

  • V12 for life

    Normal em mercado em crise.

  • Ricardo

    E q aumente cada vez mais até as montadoras tomarem vergonha na cara e baixarem os preços dos zeros.

  • delvane sousa

    Discussão interessante aqui. Na verdade o mercado de usados sempre existiu, mas eu mesmo nunca tive. Sempre compro 0 km e cuido da manutenção, ficando em média 8 anos com o mesmo veículo.
    Comprei meu primeiro carro há 24 anos atrás e estou no terceiro carro somente. Atualmente tenho um c3 com 8 anos e 120 mil km. Esta inteiro, não vou trocar por enquanto.

  • Pedro Henrique

    Acho bom. Hoje vc consegue com o preço de um popular 1.4 comprar um carro de categoria superior com 2 anos de uso. Pega por exemplo um carrodaa categoria de onix, new fiesta, palio com motorização acima de 1.0 e pesquisa quanto carro bacana com menos de 30 mil km rodados vc consegue comprar (e alguns de categoria superior a manutenção e o seguro não são tao mais caros).

    Porém, para ter sucesso no mundo dos usados é preciso ter experiência ou aquele velho amigo mecânico que vai te tirar de uma furada.

  • Fábio

    Sinceramente eu estou na torcida para que a queda de vendas de carros novos aumente até que os preços fiquem mais atrativos para o consumidor. Não existe mais carro com preço popular no Brasil. Pensar em carros 1.0 a preço de 50 mil é um absurdo. Estamos indo em direção a Cuba, onde manter o velho é muito mais interessante do que a renovação. infelizmente outro absurdo que nosso mercado (e governo) nos impõe.

  • The Monster Man

    E a Fipe reduzindo cada vez mais o preço dos usados enquanto o mercados dos mesmos está aquecido pelas constantes altas promovidas pelas montadoras nos veículos novos.

  • Cássio Amaral

    Ô termo que eu tenho abuso é “seminovo”. Ou o carro é novo ou é usado, acho que é artimanha de vendedor pra valorizar o carro usado. O engraçado é que se você for vender seu carro, a loja não vai aceitar o papo de que é “seminovo.”

    • Rodrigo Alves Buriti

      E ainda tem o chamado “duas cabeças”, onde o lojista pega seu carro pelo ano de fabricação para dar uma de esperto e revender pelo ano de modelo, colocando seu carro num preço baixo.
      Quando vou argumentar solto logo onde o que vale, para mim, seria o modelo pois pago IPVA, Seguro, emplacamento, etc pelo ano do modelo e não fabricação. Se for para pegar pelo ano de fabricação já pulo para outra loja.

  • O Negociador.

    Vocês foram tão chatos assim quando escolheram suas esposas também?