Mercedes Benz Montadoras/Fábricas Veículos Comerciais

Mercedes-Benz está completamente parada no ABC paulista

Producao de caminhoes Mercedes-Benz (4)

Por conta de uma “drástica” redução nas vendas de caminhões e ônibus no decorrer dos últimos anos, a Mercedes-Benz tomou uma medida que surpreendeu muita gente em São Bernardo do Campo/SP.

Com o anúncio já conhecido de um excedente de 2 mil pessoas na planta do ABC paulista, a montadora colocou todos os funcionários em licença remunerada, paralisando completamente a fábrica, localizada às margens da rodovia Anchieta.

Apenas seguranças, porteiros e bombeiros, continuarão na planta, enquanto todo o restante, inclusive da área administrativa, fica em casa a partir desta segunda (15) e sem uma data para retorno das atividades.

Uma informação chama atenção, já que através do setor de recursos humanos, a Mercedes-Benz avisará sobre o retorno às atividades “e, individualmente, a todos os envolvidos, sobre o encerramento de seus contratos de trabalho”. O sindicato vai realizar uma assembleia na próxima quarta (17) às 10h.

No começo de agosto, a Mercedes-Benz já havia informado aos funcionários a intenção de dispensar 1,87 mil empregados, sendo que pelo menos 1,4 mil já estavam em licença remunerada desde fevereiro. Atualmente 9,8 mil pessoas fazem parte do quadro da montadora em São Bernardo do Campo/SP.

[Fonte: Automotive Business]





  • Daniel dos Santos

    Esse é o resultados das cagadas dos Ptralhas feitas nos ultimos longos anos de seu reinado…..

    • Deadlock

      E ainda dizem que agem em prol dos trabalhadô….

      • paulo sergio berezovski

        É esse o problema da esquerda eles prometem um monte de coisas e aí no fim acaba o dinheiro e todo mundo fica na miséria e sem emprego

        • PCPartsFan

          A direita arruma a casa e depois os esquerdistas torram todas as economias novamente, esses gafanhotos esquerdistas são todos iguais em qualquer parte do mundo, hipócritas mentirosos

          • th!nk.t4nk

            O problema é que arrumar a casa não traz popularidade. O povo só dá valor ao resultado que vê de imediato, e não no longo prazo. O segredo do PT foi agir de forma populista e inconsequente. Um milagre econômico instantâneo, mas sem lastro, sem base pra se manter. E tem gente que até hoje acredita em todas as mentiras contadas por esse governo.

            • Exatamente isso meu amigo. O PT deu um cartão de crédito ilimitado para o povo, sem avisar que um dia a conta ia chegar para pagar!

  • Ricardo Blume

    Grande m%$#@. Há mais de 11 milhões de pessoas “paradas” em nosso país vítimas dessa crise econômica que alguns insistem em dizer que são reflexos da crise internacional de 2008.

    • Zé Mundico

      Pois é, deve ser a tal “justiça social” que os companheiros tanto falam…

  • Sassá

    Culpa do grande financiamento petista à aquisição de caminhões a partir de 2014. Explico: Dilma pra ajudar o povo e as montadoras criou linhas de creditos facilitadas pra MIÕES. Pessoal comprou, vendeu caminhão pra carvalho. E o que aconteceu…… mais caminhão na rua, mais concorrência e tome frete baixo. Resultado? Um monte de endividado quebrado com caminhão fez AQUELES protestos de fechar rodovias lembram? Espernearam e não adiantou nada. E desde então não se vende tanto caminhão. Esse excesso de funcionarios que as empresas tem são justamente o povo que elas contrataram naquela época…..

    • th!nk.t4nk

      Sim, um falso milagre econômico. Mas funcionou, eles se reelegerem. Este era o objetivo.

    • Mais uma vez eu digo: O PT deu um cartão de crédito ilimitado para o povo, sem avisar que um dia a conta ia chegar para pagar! Isso se chama populismo! Infelizmente isso ainda funciona para dar voto aqui na “Bananalandia”!

  • Mumm Rá

    Não se esqueçam : Lacrem o 13 ( se o PT ainda existir )

    • Solaire Of Astora

      Acho que isso foi ofensivo, os animais não merecem tal comparação, vou chamar o ibama isso é crime ambiental…
      Mas agora falando sério, dizem por aí a pré-campanha do molusco maldito está a todo vapor no nordeste é que bem provável que ele volte em 2018, se não for preso.

      • th!nk.t4nk

        As pesquisas no norte e nordeste estão dando vitória para o Lula em 2018. Isso era previsível, mas creio que o resto do país está menos dividido agora e terá mais força pra brigar. Mesmo assim vai ser concorrido, não se engane.

    • zekinha71

      Racista, o que os bichinhos te fizeram pra fazer essa maldade, esses sim são trabalhadores, trabalham o dia inteiro e não reclamam e ainda vão virar churrasco.

  • Fanjos

    Na hora de lacrar o 13 foi gostoso, agora aguenta a trolha por uns 10 anos para pagar o desgoverno

    • Solaire Of Astora

      10 anos? Pode adicionar mais uns 5 anos aí por causa das aberturas de pernas do Mordomo Vampiro.
      O cara entra com interino e não para de afrouxar as rédeas deixando de cobrar dos devedores e colocar a conta nos pagadores de impostos…

  • Vinicius Oliveira

    Além da crise um fator que reduziu muito as vendas de caminhões e onibus foi a implantação do euro V que fez com que muitos fortistas e motoristas comprassem seus veículos antes da implantação do programa, devido a isso tb as vendas estão tão baixas pq nenhum dono de caminhão quer ter o custo do arla32 e a exigência de colocar diesel s10 em seus veículos!

    • Zetros1833

      Não creio que a situação atual seja por conta do Euro 5, visto que as normas entraram em vigor a partir de janeiro de 2012. Claro que alguns frotistas de ônibus e caminhão anteciparam suas compras em 2011 para evitar o preço maior dos veículos Euro 5.

      No entanto, essa queda nas vendas, que inclusive ocorre tbm no segmento de carros de passeio, vem de 2014 pra cá, depois que o (des)governo não conseguiu sustentar a falsa properidade do país.

  • Antoniokings1

    As indústrias de SP estão se desfazendo. Toda semana sai uma notícia de fechamento e, às vezes, transferência de produção para outros Estados.

    • th!nk.t4nk

      Lembrando que todos os outros estados estão no negativo também. Até o início do ano um e outro ainda se segurava, mas hoje todos perderam indústrias e postos de trabalho. São Paulo sofre mais, claro, por ser maior e mais industrializada.

      • zekinha71

        E ainda os sindicatos ajudam a afundar.

    • MMM

      O IBGE discorda de vc. Das 15 regiões acompanhadas pelo órgão, 5 tiveram crescimento este ano e SP foi a 2a maior, somente atrás de Pernambuco.

    • Freaky Boss

      não são as indústrias de SP apenas. São as indústrias do Brasil. Muda mais.

  • Marcus Vinicius

    Uma saída para Mercedes resolver esse impasse com os trabalhadores no ABC paulista seria a montagem a fabricação do motor 1.6 Turbo Flex de 156 cv que equipa os carros nacionais como sedan C180 e SUV GLA o que faria parte dos trabalhadores voltarem aos postos de trabalho e que seria interessante para Mercedes ganhar a pontos no Inovar Auto ao invés de continuar importando da Alemanha !

    • Zé Mundico

      O problema é que a linha de produção de motores exige qualificação profissional diferente da linha de produção de carros. Alguma coisa sempre pode ser aproveitada mas no geral a capacitação é diferente.

    • th!nk.t4nk

      Investir essa grana toda pra vender meia dúzia de motores por mês? Só se a Mercedes quisesse falir de vez. Poderia exportar, claro, mas nosso país tem péssimas condiçoes para isso. Mais fácil fecharem as fábricas de uma vez.

    • Zetros1833

      Acho que seria complicado pela diferença dos produtos. Em SBC só sai caminhões e ônibus…cabines, eixos, etc.

  • zekinha71

    Em setembro o pessoal do sindicato vai ter que fazer até hora extra pra tanta homologação que vai ter.
    E vão ter que ficar quietos, afinal eles ajudaram muito a situação ficar assim.

  • octavio cesar godoy

    Lamentavel que um país enorme como o nosso esteja desse jeito, deveriam ser mortos todos esses politicos que nos deixaram assim, como na Coreia do Norte, executar sem dó

    • rodrigomalc

      Coreia do Norte não é exemplo de absolutamente nada.. Consegue ser mais lixo que o Huezil

  • Louis

    Como assim, que absurdo!!! E os sindicatos não vão fazer nada ? Por quê os sindicatos não contratam todos esses funcionários ?! Vão lá fazer greve de fome e exigir que todos continuem trabalhando, mesmo sem ter pra quem vender ! Ou quem sabe os sindicalistas possam comprar todo o excedente de caminhões, pra fazer a “economia girar”.

    Que tal um PRL inverso, agora que fábricas estão em prejuízo, os que recebiam deveriam pagar para cobrir o rombo.

    A conta chegou! Paguem meus juros.

  • Freaky Boss

    MUITA gente boa (de boas intenções e competência) avisou que a Dilma e seu partido estavam levando a economia para o precipício e foram tachados de “pessimistas”, “arrochadores”, “que não queriam ver pobre no aeroporto”, e todo aquele bla bla bla populista , demagogo e segregacionista que adoram fazer. Uma pena. Eu não torci pelo pior, pois muita gente inocente sofre com falta perspectiva. Mas agora aguentem a pior crise do país em quase 1 século. Falta de aviso não foi.

  • rodrigomalc

    A situação da industria automotiva está perigosa demais… Apesar de economistas dizerem que a economia é assim, tem ciclos de baixas e ciclos de alta, no Brasil não tenho tanta certeza de que virá uma bonanza depois da tempestade.
    Todas as peças do ciclo são podres.. Do consumidor desinformado e que topa tudo por um carro “da moda” na garagem, ao governo que só faz caga3d4a. Passando pelos sindicatos, mercado de autopeças, de seguros, e a própria exploração ao consumidor que as montadoras cotinuam fazendo, mesmo em época de vacas magras…
    Sei não, mas se alguma coisa não mudar nos próximos meses/anos, o caos vai aumentar até o ponto de montadoras fecharem as portas e sairem correndo do Huezil.
    Eu sou um que está afim de trocar de carro, mas eu não consigo engolir a ideia de ter que dar 60 mil reais pra trocar meu Sentra S CVT 2011, por um Sentra 0km equivalente… Vou ficando com o meu. E sei que daqui pra frente só será pior. Ou seja, esperanças quase 0 de trocar de carro nos próximos anos…

  • Ecko Bravo EB

    Lacra 13 cambada, soca “variação positiva”(termo usado por um blog automotivo para aumento de preços), agora a conta está aí para ser paga !

  • CanalhaRS

    Inacreditável o que 13 anos de PT fizeram com o país. Receberam uma economia estável e dando os primeiros passos rumo ao crescimento e não investiram em nada que preparasse o Brasil para o desenvolvimento (Infra estrutura, Educação, Saúde, Segurança, acordos com grandes blocos econômicos, etc) e gastaram todo o dinheiro com bolsas populistas de todo o tipo e inchaço da máquina pública. O país está quebrado em todos os sentidos (econômico, político e moral) e tem muita gente aí que ainda tem a cara de pau de defender essa gente.