Mercedes-Benz lança Classe GL

mercedes classe gl 2006

Depois de lançar a Classe B (modelo médio entre as Classes A e C) e a Classe R (um crossover com ares de utilitário-esportivo e minivan), a Mercedes-Benz estréia em mais um segmento: o dos utilitários-esportivos de grandes dimensões. E para começar, escolheu a Classe GL neste final de ano de 2005.

O modelo lembra bastante a sua “irmã menor” Classe ML, que há pouco ganhou a segunda geração. O novo modelo, contudo, tem linhas mais angulosas e maior profusão de traços retos. São 5,08 metros de comprimento, 1,92 de largura, 1,84 de altura e 3,07 de distância entreeixos.

O interior pode acomodar cinco ou sete passageiros, estes dois últimos com bancos dentro do porta-malas que eletricamente podem ser rebatidos para dentro do assoalho. O espaço do porta-malas varia entre 1.240 e 2.300 litros, dependendo da configuração dos bancos.

O painel e os bancos seguem o padrão do fabricante, com muito couro, madeira e sobriedade.

O conjunto mecânico não decepciona os fãs do fora-de-estrada. A Classe GL sai de fábrica com tração integral permanente, suspensão a ar com altura regulável, controle de descida, auxílio em saídas, e freios ABS com programação especial.

O pacote Off-Road PRO adiciona caixa reduzida, possibilidade de maior altura da suspensão e bloqueio total dos diferenciais central e traseiro.

Para empurrar a Classe GL, a Mercedes escolheu uma ampla gama de motores. Os Turbodiesel CDI são o V6 3,2 de 224 cv de potência e V8 4,2 de 306 cv. As opções a gasolina são os novos V8 4,6 de 340 cv e o V8 5,5 de 388 cv, recém-lançado nos sedãs da Classe S. Em todos eles a transmissão é automática de sete velocidades 7G-TRONIC.

Diferentemente do que se supunha, o GL não substitui a Classe G, jipão com maiores aptidões fora-de-estrada produzido desde 1979. O novo utilitário-esportivo será produzido na unidade Mercedes de Tuscaloosa, nos EUA, junto com o ML.

O lançamento acontece no Salão de Detroit, no mês que vem. As vendas no mercado europeu começam somente no segundo semestre de 2006, mesma época em que o modelo vai estrear no Brasil.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Sem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.