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Mercedes-Benz mostra caminhão Urban eTruck movido a eletricidade

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Depois do Future Bus, conceito de ônibus com tecnologia de condução autônoma, a Mercedes-Benz mostrou o Urban eTruck. Trata-se de um caminhão pesado movido a eletricidade, ainda um protótipo, que antecipa as tecnologias a serem usadas nos utilitários da montadora alemã daqui cinco anos.

O novo conceito Mercedes-Benz Urban eTruck tem como base um caminhão de três eixos, destinado a serviços pesados, mas com um sistema de transmissão totalmente revisto. Os componentes convencionais deram lugar a um eixo traseiro acionado eletricamente por um par de motores elétricos, montados diretamente nos cubos das rodas, que juntos entregam 340 cv de potência e 102 kgfm de torque.

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Esses propulsores são alimentados por três módulos de baterias de íon de lítio, com capacidade total de 212 kWh, proporcionando uma autonomia de 200 km, suficiente para tarefas nos centros urbanos, tais como entregas de supermercados. O conjunto de bateria pode ser recarregado usando o sistema de carregamento rápido Combined Charging System (CCS) entre duas e três horas.

Os futuros caminhões elétricos da Mercedes-Benz vão se beneficiar do aumento de capacidade de carga permitida pela Comissão Europa para modelos com tecnologias de mobilidades alternativas em até uma tonelada, permitindo equilibrar o peso acrescido do sistema de propulsão elétrica. No caso do Urban eTruck, a capacidade passou de 25 para 26 toneladas.

Galeria de fotos do Mercedes-Benz Urban eTruck





  • zekinha71

    Vuc elétrico em São Paulo seria uma excelente opção.

    • Pacheco

      Com certeza.

  • CharlesAle

    Caminhão bom para uso interno, como grandes indústrias, portos marítimos etc..Para estrada é muito limitado..

    • Airplane

      É um caminhão para uso urbano mesmo e não para estradas onde os híbridos são bem melhores.

  • Angelo_RSF

    estas baterias de lítio devem custar duas vezes mais que todo o resto do caminhão…Para viabilizar de vez os elétricos o custo da bateria e o tempo de recarga tem que cair

    • Douglas

      Sem falar na poluição causada pela extração do lítio.
      E quando for descartada gera ainda mais poluição.

      • Angelo_RSF

        A extração de lítio gera muita poluição??? É mais que a poluição causada pela extração e refino do petróleo??? Eu pessoalmente não conheço a respeito.

        O que você poderia me dizer???

        • Renato Duarte

          Lítio é um material altamente tóxico,, e de difícil descarte. como ainda não sabemos se de fato essas baterias tem uma vida útil alta, o medo é de como elas iriam ser descartadas quando perderem a capacidade de recarga.

          • Angelo_RSF

            Mas as baterias de lítio não são recicláveis???

  • Airplane

    O futuro são os elétricos e os híbridos.
    É o começo do fim do diesel.

  • CanalhaRS

    Para caminhão o bicho pega porque a eletricidade ainda não poderá fornecer a grande autonomia que eles precisam. Para eles vai demorar mais a chegar uma tecnologia viável a realidade.

  • Aristarco Pederneiras

    Como funciona/funcionará o freio motor nestes caminhões (já que o motor é acoplado direto nos cubos das rodas conforme dito na reportagem)? Eles possuem um sistema de freio reforçado?

    • Daniel

      Provavelmente frenagem regenerativa, que pode ser bem eficiente pra segurar um caminhão.
      Alias, acho que ficaria show cavalo hibrido com carreta com frenagem regenerativa… fico vendo toda aquela energia desperdiçada em forma de calor nos freios e me revolto! hueheuheu

    • mjprio

      A frenagem regenerativa por si so é um baita “retarder”