Home Marcas Chevrolet Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?

chevrolet meriva 1.4 2009 easytronic econoflex 1 Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?




Já falamos sobre a nova Meriva 1.4 aqui no NA, assim que a GM a lançou, bem antes de vários outros blogs e sites automotivos, na quinta-feira a tarde. Mas vamos entrar em mais detalhes agora. A Chevrolet fez pesquisas com mais de 500 donos de Meriva, para saber exatamente o que eles queriam em seus carros, e o que eles achavam de uma Meriva 1.4. A grande maioria gostou muito da idéia, encarando uma possível versão 1.4 como uma ótima idéia para percursos estritamente urbanos.

E esse motor novo é a principal novidade da Meriva 2009, agora com propulsão 1.4 Econo.Flex de até 105 cavalos, potência pouco diferente dos 114 cavalos da versão 1.8, que bebe muito mais. O torque é mais diferente, pois temos apenas 13,4 kgfm na versão 1.4.

chevrolet meriva 1.4 2009 easytronic econoflex 2 Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?

A Meriva 2009 Joy e Maxx usam o motor 1.4, enquanto as Merivas Expression, Premium e SS continuam com o 1.8. O visual mudou bem na frente, onde a gravata dourada fica sobre uma barra horizontal na cor do veículo, lembrando modelos da Chevrolet americana.

O UOL testou essa nova Meriva, e constatou que o painel da versão Joy, a mais barata, tem comandos funcionais, mas como sempre na Meriva e em vários modelos da Chevrolet, tem acabamento pobre. A Chevrolet espera que o motor 1.4 responda por 70% das vendas da Meriva, que não vendeu tanto este ano, 2.188 unidades em agosto. Se bem que sua concorrente direta, a Fiat Idea, tem vendas similares, por exemplo 2.225 unidades no mesmo mês.

chevrolet meriva 1.4 2009 easytronic econoflex 3 Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?

O que a Chevrolet quer exatamente é subir de 26% para 30% a participação da Chevrolet Meriva neste segmento, que além dela e da Idea, tem o Honda Fit. Brigar com o Honda Fit no momento é fácil, quero ver quando chegar a versão atualizada vendida lá no exterior.

Em suas versões mais baratas, as minivans deste segmento tem um preço similar. A mais barata é a Fiat Idea ELX 1.4, por 42.590 reais. Depois vem a Meriva Joy 1.4, por 45.790 reais, seguida do Honda Fit LX 1.4 CVT, por 47.320 reais. Só que carro por carro, a Idea é mais cara. Ela não vem com ar-condicionado de série. Colocando esse acessório, seu preço fica acima do da Meriva. Se bem que temos de analisar se a Idea tem algum equipamento que a Meriva não tem.

chevrolet meriva 1.4 2009 easytronic econoflex 4 Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?

Na avaliação do UOL, o desempenho da Meriva 1.4 Joy na configuração Joy agradou. Ela vem com ar-condicionado, travas e vidros elétricos. Já como equipamentos opcionais conta com controle elétrico dos espelhos retrovisores e som com sintonizador de rádio, CD player com leitura de CD-RW, entrada USB e Aux-in (com cabos inclusos) e função Bluetooth com conexão fácil, uma raridade (palavras do UOL) para áudio e telefone, sistema ABS, airbags.

chevrolet meriva 1.4 2009 easytronic econoflex 5 Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?

O modelo se mostrou ágil nas acelerações e retomadas e valente ao encarar a subida. Em diversos momentos, com dois ocupantes, foi possível esquecer que se dirigia um carro com motor 1.4 e confundir a performance com a de um motor maior. E o porta-malas do modelo é um pouco maior que o da concorrência, com 390 litros contra 380 de tanto Idea quanto Fit.

chevrolet meriva 1.4 2009 easytronic econoflex 6 Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?

O que você acha da Meriva 1.4 2009??

chevrolet meriva 1.4 2009 easytronic econoflex 7 Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?

chevrolet meriva 1.4 2009 easytronic econoflex 8 Meriva 1.4 2009: bom desempenho com economia?

[Fonte: UOL]


  • Luis.J.R.

    Bom parece que ficou boa a minivan?Gostaria de saber o consumo na cidade e estrada! :blink:

  • antoniokings

    Achei interessante. Estava pensando numa dessas p/mim. Mas vou esperar a Nissan Livina. Afinal Nissan, provvelmente é muito melhor que GM, VW e afins.

  • Powerbest

    Acho interessante, aqui no RJ por exemplo os taxistas praticamente já adotaram a Meriva são muitas, junto c/ o outro preferido deles que é o Fiat Siena!!!

  • lucianorj

    É de se louvar que a gm ofereça o abs e o airbag mesmo na versão mais simples… li em outro site que tal versão q inclui estes equipamentos de segurança vai custar uns 48000,00… o que a torna bem competitiva – ainda mais se imaginarmos,os que tais valores sempre são menores nas concessionárias (por volta de 3%).

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [Comentario #102076 sera citado aqui]

    ela não vem com airbag não. no texto tem os itens de série e os opcionais, vc tá confundindo.

  • Rogerio_BH

    Quero ver o consumo, pois esse Econoflex, infelizmente de econômico passa longe… :humpf:

  • rodrigoneves

    E será que anda? Meriva já não tinha um desempenho lá tão bom no motor 1.8, ela é bem pesada.

  • rvictor

    o meriva ja era feio, ficou ainda mais.
    essa grade nao combinou nada!
    e esse simbolo da chevrolet atras ta mto desproporcional

  • lucianorj

    [Comentario #102079 sera citado aqui]

    Esclarecendo, eu disse q era bom ver o airbag e abs disponíveis como opcionais desde a versão mais simples , com acréscimo de pouco mais de 3000 reais (não sei se os outros equipamentos estão incluídos)

  • rvictor

    ja ia esquecendo, essa luz traseira ficou horrivel.

  • superleo

    [Comentario #102075 sera citado aqui]

    Aqui em Brasília também…

    E o Logan vem chegando com força entre eles…

    Sobre o carro, acho que o Joy 1.4, e só ele, é um bom custo-benefício.

  • erom

    [Comentario #102070 sera citado aqui]

    Eu também!

    [Comentario #102085 sera citado aqui]

    Acho que que vc se enganou ECONOFLEX é uma perunta seguida da resposta: ECOnomic? NO, FLEX!

  • jump

    o meriva n e feio mas tem um visual que passa uma sensaçao de peso :lips:

  • Gustavo Miranda

    Bom, antes tarde do que nunca terem posto um motor mais coerente com a necessidade do mercado, ambiental e financeira dos donos, mas muito infeliz a permanência do mesmo design, não precisa ser como o Palio ou os carros japoneses, que mudam de dois em dois anos, mas um tapinha mais forte no estilo ajudaria muuuuuuuuuito nesse caso…
    Se eu estivesse no lugar do Carlos Barba (diretor de design da GMB), teria posto uma frente na Meriva muito parecida com aquele prospecto do Viva publicado pela AutoEsporte, atrás, mudaria toda a tampa do porta malas para tirar aquele ar de torradeira Black&Decker sobre quatro rodas, faria uma traseira menos abaulada, parecida com a da Captiva ou do Audi Q7, não sairia tão caro e teria um impacto maior, principalmente se lançada após o novo Fit. A GMB tem que ter sempre em mente que, acima do Corsa, todo carro é comprado por pessoas muito bem informadas sobre o mundo automobilístico e decisões sobre o design ou inovação são levadas muito em conta na hora da compra… :humpf: :humpf: :humpf:

  • Luigi

    Carros japoneses que mudam de dois em dois anos?
    HONDA FIT: desde 2003
    NEW CIVIC: desde 2006
    COROLLA: 2002 até 2008

    sei não hein…

  • Giovanni

    Bonita nunca foi, mas pioraram muito a frente da Meriva, perdeu robustez. Já o motor 1.4 é bem-vindo, mas algo me diz que o consumo será bem elevado (no Corsa já bebe bem, imagine na Meriva, que é mais pesada).

  • Gustavo Miranda

    Esses japoneses faz tempo que são os mesmos, mas o Accord, Camry, a maioria dos Lexus e muitos modelos do mercado interno japonês mudam com muita freqüência.

  • stoner44

    [Comentario #102076 sera citado aqui]

    eu acho uma vergonha a GM oferecer ABS num carro com motor 1.4 e não no Astra 2.0….
    mto mais coerente oferecer no 2.0.
    Espero q com o novo motor 2.0 Econo.flex eles ofereçam esse opcional!!

  • IGAUM

    A fiat oferece como opcional air bg duplo e abs de 5ª geração para 90% da linha.

    Por exemplo, o Fiat palio fire 2 portas 1.0, por R$ 29.776,00 pode vir com air bag duplo e abs.

    O 4p, por R$ 31.446,00

    Já o 4p, completo, com air bag+abs + ar, direção, vidros, limp. desemb tras, cinto 3 pontos tras., comando int. retrov., rodas 14″, vidros verdes, chicote para som, antena…essas coisas + pintura metalica

    R$ 37.568,00

    pra andar na cidade, com economia, algum conforto e segurança, ta bom.

  • huahuahua

    [Comentario #102130 sera citado aqui]

    seeei… vendido na loja de fábrica? Em Manaus vi “novo” Palio 1.0 2008 com aquele kit Attractive a 39 mil, e era promoção

    Pior era a Palio SW Plasticâo, 70 mil, só por causa do Locker…

  • lucianorj

    [Comentario #102129 sera citado aqui]
    Concordo em parte, de fato a gm deveria oferecer abs e airbag em toda gama de modelos, principalmente em modelos mais recentes cujo projeto original foi feito para funcionar com estes equipamentos (é ironico imaginar que as fabricantes nacionais gastam dinheiro adaptando sistema de frenagem para rodar sem abs!).
    [Comentario #102130 sera citado aqui]
    Concordo plenamente… para vc ver… na teoria um palio com estes equipamentos está anos luz em termos de segurança ( e modernidade, pq as duas coisas andam juntas) em relação a modelos básicos do Stilo, Vectra GT, Golf, e do Corolla (a toyota deu mole em não equipar o sedan com abs em todos os modelos)

  • IGAUM

    [Comentario #102136 sera citado aqui]

    Sim, vai na concessionaria e pede o seu. Mas tem q esperar ate 30 dias. Como a maioria dos europeus fazem. Compram carros do jeito que querem, na cor que querem e nao os que estao na loja.

    Eu compro os meus assim.

  • huahuahua

    [Comentario #102141 sera citado aqui]

    humrum… pode deixar… o dia que eu pagar 37 mil num “novo” Palio 2008 completo até com airbag vai ser o dia do lançamento do Novo Palio 2013

    Uma amiga minha comprou um Siena Fire… bom:

    eu perguntei: Quanto tu pagou?
    ela disse: 38 mil!
    eu disse: Hummm… meio caro hein…
    ela disse: é.
    eu me matei de rir por dentro… detalhe: ela teve de esperar o carro chegar, e só veio com ar, DH, e sensor traseiro de estacionamento….

    Pagar 38, 39 mil num compacto de 96 com caixa de direção mole em altas velocidades, interior de Uno, caixa de marcha de caminhonete (a da minha Hilux é mais precisa), suspensão molenga, motor de 66 cvs, e, no caso do sedan, com uma traseira que fica querendo ultrapassar a dianteira na curvas (dá um medo…). Parece mentira de volkista, mas eu pegaria um Fox 1.6, mais confortável, maior, índice de reparabilidade 10 no Cesvi (enquanto o da Palio Weekend ELX é 33),… já aluguei Palio normal, SW, Fox, SpaceFox… e digo: apesar do Fox ter um interior lastimável, é muito mais prazeroso de guiar, por mais que reclamem do interior barulhento (nunca notei isso). Palio é um p*** carrinho bom, pena que a partir de 110 km/h comecem os efeitos colaterais da maciez…

  • huahuahua

    forcei: a marcha da linha Palio é de baixa precisão, mas pelo menos a Hilux eu acho que ela passa (por pouco).

    Carro bom de guiar é polo: você tá a 130Km/l é sente segurança em correr muito mais, a direção tá durinha e a suspensão apretada ta segurando o carro direito…. Ou o Punto, bom dmaaaais, pena que é anestesiado…

  • Hodney Souza

    [Comentario #102122 sera citado aqui]

    O único problema chato que acho dos carros japoneses é realmente a durabilidade de produção. Um carro com apenas dois anos já sofre uma reestilização mais ou menos “pesada” para se manter em produção. O Fit foi lançado por aqui em 2003 e já vai mudar. A Honda como a Toyota conhece o mercado local e evita tirar seus carros de linha prematuramente visto que ela sabe que o poder aquisitivo do povo local não tem condições de trocar constatemente de carro como de ano em ano como nos EUA, Japão e boa parte da Europa.

    Outra é que em Junho meu sogro comprou um FIT 1.4 LX CVT como opcional os aros e não pagou R$ 47.500 e sim R$ 54.000,00. Para um carro com o tamanho semelhante ao Ford Fiesta e sem muita coisa acho excessivamente caro para o que oferece. Por esse valor compraria uma Meriva com um cambio automático 1.4 completa de tudo e mais o banco de couro.

    Quanto ao Novo FIT que será lançado no final do ano, a GM pode vir a perder mais as vendas mas se ela lançar a nova versão da Meriva que será lançada no ano que vem na Europa aí a briga irá esquentar.
    A Meriva nova para competir mais agressivamente deveria também vir com motorização ECOTEC VVT como a vendida na Europa. :eyess:

  • IGAUM

    [Comentario #102156 sera citado aqui]

    Desculpe, mas eu fico com o abs e o air bag do Palio, alias o polo nao é miro mais novo q o palio e teve serios problemas na caixa de cambio.(a caixa moia as emgrenagens e os modelos com farois redondos sao bem feios, alem de manutenção basica carissima, pois pastilhas dianteiras dustam quse 200 reais)

    Por pouco mais de 37 mil reais vc nao compra carro 1.0 facil com abs air bag ar e dir.

    Um abs, por exemplo pode ate te livraa de uma baita chateação de batidas no transito do dia a dia, como um otario frear do nada na sua frente, vc pode ate ter seguro…mas vai um dia de trabalho pro saco… uma semana o carro na oficina e pagar 700 reais de franquia…e um abs pode “salvar” esse aborrecimento.

    Nossos limites de velocidade são entre 110~120 km/h…bem eu já diriji Corsa 1.6 8v a 200km/h…mas é imprudencia e eu sei disso… a sua amiga, e as mulheres em geral não curtem correr… e beter a 130 nao deve sobrar muita coisa, tanto q os crash-tests são feitos em 64km/h e nao sobra muito dos carros… se entrar um boi na sua frente a 160 por hora, nem abs e nem air bag pode te salvar… mas talves o abs seja de melhor ajuda pq vc pode desviar…

    Com relaçao a suspensão macia, na cidade é bom pq o asfalto é muito ondulado e isso é passado para dentro… com o tempo irrita quem esta dentro e detona com os acabamentos, pois da muito tranco, muita pancada seca, loco as presilhas plasticas nao duram muito, criam folgas e começam os “bate-bate” por dentro dos carros…

    O dia q tivermos asfalto europeu…eu mudo de ideia…

  • wotan

    A GM parou no tempo mesmo, olha esse painél. Tá mais que antiquado. Essa frente então é simplesmente bizarra. Assim o Fiat Idea vai arrebentar, aí fiat prepare-se para um aumento de produção do idea nos proximos dias.. :banana:

  • huahuahua

    ABS ajuda, IGAUM, mas não faz milagres…

  • heraldo

    sou taxista e tive um corsa e uma meriva, e levo uma tv 32 na minha e o consumo e o mesmo do corsa, comprem e nao se arrependa