Mitsubishi Montadoras/Fábricas

Mitsubishi demite 400 funcionários em Catalão/GO

mitsubishi_asx_oneill-3

Na última sexta-feira (2), a Mitsubishi demitiu sem aviso prévio 400 funcionários de sua fábrica em Catalão/GO. De acordo com o sindicato, a decisão eviraria uma negociação com a entidade a fim de obter outra solução.

Nesta segunda (5), o sindicato promoveu um protesto em frente à fábrica, bem como caminhada pela cidade com o objetivo de mobilizar a opinião pública e o governo, já que as demissões seriam ilegais, pois contrariam um acordo feito com Brasília, dando garantia de emprego até o fim de outubro. Um acordo foi marcado para resolver a questão.

Representada pelo Grupo Souza Ramos e BTG Pactual, a Mitsubishi – assim como a Suzuki – fabrica em Catalão os modelos L200, Lancer e ASX, assim como o Pajero Dakar. O Jimny também é feito na instalação, após fechamento da planta em Itumbiara/GO.

[Fonte: Estadão]





  • VORTEC REDNECK

    Se demite é pq as vendas estão baixas, se as vendas estão baixas é pq o preço está alto. Parem de extorquir os brasileiros que a coisa anda.

    • Tosoobservando

      Quem estorque é o governo, e nao da nada em troca. Metade do preço do carro é imposto. Empresa tem de lucrar mesmo, pois como vai sobreviver nessas condições?

      • tjbuenf

        Como assim não da nada em troca? Como você acha que o governo mantém universidades, escolas, hospitais e órgãos governamentais abertos? Como você acha que o governo faz obras e financia programas? Se o governo não arrecadar, como vai sobreviver nessas condições (sic)?

        • Foxtrot

          Olha, sinceramente acredito que o problema do Brasil é a gestão do que é arrecadado, pois pagamos muito imposto e recebemos muito pouco de volta. Temos saúde pública? Temos, mas é um desastre. O que dizer da educação e segurança pública? As condições de nossas rodovias, ferrovias, portos e aeroportos? Pagamos muito caro pela qualidade do serviço prestado de volta pelo governo.

          • tjbuenf

            Pagamos muito em absoluto, mas para manter um país desse tamanho, nas condições que você reclama, ainda é pouco, Somos um país pobre e com sérios problemas sociais, não é uma mudança na administração de recursos que isso será mudado.

            • Eric Locatelli Martini

              Uai, até onde sabia a questão é justamente a administração de recursos. Nós temos sérios problemas sociais sim: uma população que aceita tudo que é desmando de um governo perdido que não sabe que geração de riqueza se dá através da iniciativa privada, e não de “programas sociais” que resolvem um problema imediato mas não conseguem tirar ninguém da pobreza. Até o “Pronatec”, menina dos olhos desta administração, já falhou, segundo números do próprio governo…

              O Brasil é reconhecido como um país com uma carga tributária elevadíssima, e com menor índice de retorno à população.

              http://www.opovo.com.br/app/politica/2012/01/24/noticiaspoliticas,2772726/entre-30-paises-com-maior-carga-tributaria-do-mundo-brasil-da-menor-retorno-a-populacao.shtml

              • tjbuenf

                Boa administração não faz milagre da multiplicação.

            • Junoba

              Não somos um país pobre. Estamos entre os 10 países com a maior econômia do mundo.

              • Foxtrot

                Tenho que descordar de você, somos um país pobre sim. Somos praticamente tão ricos quanto o Reino Unido, mas temos uma população quase 4x maior. Se olharmos o PIB per capta, o Brasil despenca para baixo da 60ª posição, umas 3 posições acima da média mundial, atras até da Venezuela. Resumindo, somos mediócres.

                • Junoba

                  Não tinha lembrado desse detalhe. O PIB é elevado, só que não existe distribuição da renda.

              • tjbuenf

                Junoba, o Brasil é pobre sim. Falar em valor absoluto é inocência. Veja nossa renda per capta, por exemplo. Nosso PIB em PPP perde para países africanos. Essa ideia de achar que o país é rico por seus números absolutos é pura enganação.

                • Junoba

                  O problema é que a distribuição de renda é pouca, simples assim. O governo e empresários sugam a riqueza do país.

                  • radiobrasil

                    Discordo quanto aos empresários…

                • Quais países africanos?

                  • tjbuenf

                    Gabão e Botswana.

                    • Hahahah… Já tinha pesquisado e tinha visto Gabão… Mas curioso: Falta uma dezena de países aí, não é?

                    • tjbuenf

                      ‘Aí’ onde?

                    • Sei lá, no diretório da UNE, na sede do Sindicato, na filial do partido dos Trabalhadores, na manifestação esperando o combinado ser pago… Tantos lugares..
                      Mas falando sério, você falou que por PIB Per Capita o Brasil fica atrás dos “africanos”. Faltam 52 países na sua lista.

                    • tjbuenf

                      Não disse de TODOS os países africanos.

                    • Ah sim, mas seu exemplo é questionável justamente por isso. O PIB Per Capita pode mascarar a questão do tamanho da economia sim, mas não caímos para “níveis africanos” que foi a idéia que seu comentário vendeu (E eu entendi que não foi pejorativo, mas cuidado que vão te acusar de racismo! heheh). Ficamos atrás de dois países africanos e na frente de outrs 52.

              • duhehe

                Somos um pais rico, com um povo pobre.
                A equação não fecha, temos uma população enorme, grande parte improdutiva, por isso que a carga tributaria é alta sob poucos e o sistema não vai, por conta dos milhões de encostados.

            • Neto

              vamos deixar tudo mais claro aqui… c é PTroxa né?

            • Foxtrot

              Mas você tem noção de quanto o país perde pagando por obras superfaturadas, desvios e lavagem de dinheiro nas 3 esferas de poder? Não me surpreenderia se fosse na casa de centenas de bilhões anualmente.

              • tjbuenf

                Os governos hoje têm duas opções: não fazer obras ou pagar obras superfaturadas.

                Nenhuma empresa faz obra para o governo pelo valor que ganhou na concorrência porque sabe que o governo dará mais quando ameaçar parar a obra. E se parar, o TC faz auditoria e embarga. Aí já era obra…

                • Milton Baptista

                  Se o governo paga por obra superfaturada é porque privilegia empreiteiras que são ligadas ao PT, que vão pagar palestra do seu molusco, que investem na Campanha da Dona Dilma.
                  Bastava o governo abrir o mercado para empreiteiras internacionais fazerem obras aqui que os preços caem, usando mão de obra local.
                  Mas, aí tem a questão da propina que os empreiteiros petistas pagam.
                  Bastava o PT não cobrar propina que o custo cai.

                  • Gustavo73

                    Olha o PT institucionalizou a corrupção. Mas isso já existia antes. Só tirar o PT não tranformaria aqui no berço da honestidade. É preciso uma reforma estrutural para tal. Mas sim se temos que começar que seja pelo PT. Mas de forma alguma podemos parar nele. O PMDB seria o próximo da lista. E a vigilância sobre quem estiver no poder em qualquer nível deve ser tão ferrenha quanto. Não dá pra ter ilusões.

                    • Milton Baptista

                      Não sei se vc leu, mas as suas palavras e opinião, são exatamente as mesmas de Monteiro Lobato na crônica “A LUZ DO BAILE”. Vc copiou as ideias de Monteiro Lobato, ou ele que copiou as suas?

                    • Gustavo73

                      Meu conhecimento sobre o Monteiro Lobato se limita as histórias infantis. Realmente não conheço a crônica que citou. Mas fiquei interessado, vou procurar.

                • Foxtrot

                  Tem 2 opções porque alguns integrantes do governo se beneficiam do “status quo”. Se não fosse isso, tenho certeza que já existiriam projetos de lei visando combater esse tipo de prática e penalizar as empresas e funcionários públicos que se beneficiam com o esquema.

                  • tjbuenf

                    Já tem penalização, afinal corrupção é crime. Nesse país tem lei para tudo, até lei para cumprir a lei existe.

              • Zoran Borut

                O que ninguém neste país parece ter noção é do quanto da arrecadação vai para pagamento de JUROS da dívida pública. Sem eles, é como se nossa carga tributária fosse de 25%. E mais do que a corrupção, há a sonegação fiscal. Vale a pena procurar no Google por auditoria da dívida pública.

                Corrupção ocorre em praticamente todos os países – vide Tax Justice Network. E no Brasil ocorre em todas as esferas governamentais, mas não percebemos porque a mídia nacional sempre focou mais no governo federal, e não me refiro ao PT, mas a todos os que tivemos desde a redemocratização. Além da corrupção, outro problema que temos é a ineficácia do Poder Legislativo – o qual possui um excesso de privilégios e ocupantes, desde os vereadores até deputados e senadores.

                E graças ao Legislativo, nós não temos meios eficazes de fiscalizar e combater a corrupção enquanto cidadãos.

            • Jorge Menezes

              TU ÉS PETISTA.

        • Milton Baptista

          Claro que o governo investe. De onde vocês acham que vem o dinheiro que investiu no metrô de Caracas? No Porto de Cuba? No Parque eólico do Uruguai? Na anistia de ditadores cubanos? Das palestras que o Lula faz para a Oderbrecht? Que foi parar no Marfrig? Que foi parar na conta dos cumpanheiros da Friboi? Que ajudou a eleger a Dilma? Que ajudou a criar a SETE? Que o Jô Soares abriu conta na Suíça? Que a Maitê Proença investiu na Suíça? Vem dos impostos que vocês pagam…

        • Meu amigo, o problema é a quantidade de impostos que se paga e o que se recebe em troca. São escolas ruins, hospitais ruins, segurança pública ruim, infraestrutura ínfima e descuidada, serviços públicos de qualidade muitas vezes péssima. Problema maior é antigo, e vem de longe: falta gestão e sobra politicagem. A maior parte dos recursos é consumida pela política com foco em si mesma. São cargos e mais cargos ocupados por pessoas desqualificadas, escolhidas por critérios puramente políticos (desde os ministros de estado), que servem unicamente de barganha eleitoreira.
          Quantos empregados do tipo “supervisores da coordenadoria de atenção aos recursos blablaba” existem no Brasil? E normalmente são salários obtusos, fora da lógica remuneratória de nossa nação, pagos a pessoas totalmente improdutivas, que devolvem zero à nação. E os incontáveis assessores do legislativo espalhados nos três níveis de poder? E o sistema jurídico caótico que gera processos em escala industrial sem qualquer resultado prático em nossa vida cotidiana, onde impera a insegurança total e absoluta, o que no fim das contas só gera a necessidade de uma justiça caríssima, empilhada de funcionários com salários muitas vezes altíssimos, além da necessidade de advogados em número absurdo em nossa sociedade?
          Ou o Brasil passa por um choque de gestão no setor público, ou vamos continuar a amargar a eterna condição de “país emergente”.
          Quanto à Mitsubishi, te garanto que se ela tivesse espaço para cobrar menos em seus carros para conseguir alavancar um mínimo que fosse suas vendas pífias, isso estaria sendo feito. É hora de parar de jogar o peso da falta de competitividade produzida pela política obtusa de nosso país nas costas do setor privado. Não é só carro que custa caro aqui, é tudo, tudo é caro para se produzir, desde um clips de papel até um apartamento. Os preços de venda absurdos perante o restante do mundo não estão impedindo nossa indústria de minguar ano após ano, e isso com vários patetas entre a população brasileira repetindo o mantra idiota colocado em suas cabeças por um sistema público inoperante de que “o lucro das empresas é alto”, ou a “culpa é das empresas, e não do governo”.
          Acorda, meu povo. Chega de pagar a conta da vida nababesca da real classe dominante, que é a da política brasileira. Ou passamos a valorizar o setor produtivo e minguamos esse mastodôntico Estado ineficiente, ou não teremos futuro.

          • Milton Baptista

            Nós temos uma máquina administrativa pesada, cara, improdutiva. Muitos cargos comissionados que temos de custear com nossos impostos. Existem estatais que nunca eu havia escutado falar:

            Conheça as estatais supervisionadas pelo governo federal

            Do G1, em São Paulo

            imprimir

            Portos
            Companhia das Docas do Estado da Bahia
            Companhia Docas do Ceará
            Companhia Docas do Espírito Santo
            Companhia Docas do Estado de São Paulo
            Companhia Docas do Pará
            Companhia Docas do Rio de Janeiro
            Companhia Docas do Rio Grande do Norte
            Companhia Docas do Maranhão

            Comunicação
            Empresa Brasil de Comunicação S.A.
            Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
            Telecomunicações Brasileiras S.A.

            Agricultura, Pecuária e Abastecimento
            Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
            Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais
            Companhia Nacional de Abastecimento
            Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo
            Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

            Ciência e tecnologia
            Financiadora de Estudos e Projetos
            Indústrias Nucleares do Brasil S.A.
            Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.

            Instituições financeiras
            Securitizadora de Créditos Financeiros S.A.
            Banco da Amazônia S.A.
            Banco do Brasil S.A.
            Banco do Nordeste do Brasil S.A.
            Brasilian American Merchant Bank
            BB Administração de Ativos
            BB Administradora de Cartões de Crédito S.A.
            BB Administradora de Consórcios S.A.
            BB Banco de Investimento S.A.
            BB Banco Popular do Brasil S.A.
            BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens S.A.
            BB Leasing Company Limited
            BB-Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil
            BBTUR – Viagens e Turismo Ltda.
            BESC Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.
            BESC Financeira S.A. – Crédito, Financiamento e Investimentos
            BESC S.A. Arrendamento Mercantil
            Caixa Econômica Federal
            Caixa Participações S.A.
            Casa da Moeda do Brasil
            COBRA Tecnologia S.A.
            Empresa Gestora de Ativos
            IRB – Brasil Resseguros S.A.
            Nossa Caixa Capitalização S.A.
            Nossa Caixa S.A. – Administradora de Cartões de Crédito
            Serviço Federal de Processamento de Dados
            Agência Especial de Financiamento Industrial
            Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
            BNDES Participações S.A.

            Hospitais
            Hospital de Clínicas de Porto Alegre
            Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
            Hospital Cristo Redentor S.A.
            Hospital Fêmina S.A.
            Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A.

            Energia, gás e petróleo
            Alberto Pasqualini – Refap S.A
            Amazonas Distribuidora de Energia S.A.
            Baixada Santista Energia Ltda.
            Boa Vista Energia S.A.
            Braspetro Oil Company
            Braspetro Oil Services Company
            Centrais Elétricas de Rondônia S.A.
            Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.
            Centrais Elétricas Brasileiras S.A.
            Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
            Companhia de Eletricidade do Acre
            Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica
            Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
            Companhia Energética de Alagoas
            Companhia Energética do Piauí
            Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
            Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco
            Companhia Petroquímica de Pernambuco
            Comperj Estirenicos S.A.
            Comperj Meg S.A.
            Comperj Pet S.A.
            Comperj Petroquímicos Básicos S.A.
            Comperj Poliolefinas S.A.
            Cordoba Financial Services GmbH –
            Downstream Participações Ltda.
            Eletrobrás Participações S.A.
            Eletrobrás Termonuclear S.A.
            Empresa de Pesquisa Energética
            Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
            Fafen Energia S.A.
            Fronape International Company
            Furnas Centrais Elétricas S.A.
            Indústria Carboquímica Catarinense S.A.
            Ipiranga Asfaltos S.A.
            Liquigás Distribuidora S.A.
            Petrobras Biocombustível S.A.
            Petrobras Comercializadora de Energia Ltda.
            Petrobras Distribuidora S.A.
            Petrobras Gás S.A.
            Petrobras International Braspetro B.V.
            Petrobras International Finance Company
            Petrobras Negócios Eletrônicos S.A.
            Petrobras Netherlands B.V.
            Petrobras Química S.A.
            Petrobras Transporte S.A.
            Petróleo Brasileiro S.A.
            Refinaria Abreu e Lima S.A.
            Sociedade Fluminense de Energia Ltda.
            Termobahia S.A.
            Termoceará Ltda.
            Termomacaé Ltda.
            Termorio S.A.
            Transportadora Associada de Gás S.A.
            Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A.
            Usina Termelétrica de Juiz de Fora S.A.
            5283 Participações Ltda.

            Previdência Social
            Epresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

            Transportes
            VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
            Companhia Brasileira de Trens Urbanos
            Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.

            Meio ambiente
            Companhia de Desenvolvimento de Barcarena (Em liquidação)

            Defesa
            Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – INFRAERO
            Empresa Gerencial de Projetos Navais
            Indústria de Material Bélico do Brasil

            Integração Nacional
            Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

            Os dados são de levantamento do Ministério do Planejamento feito em janeiro deste ano

            • Parabéns e obrigado pela informação. É o tipo de lista que complementa com perfeição a ideia que eu quis repassar em meu texto.
              Com essa atuação desenfreada do Poder público em áreas em que jamais deveria se meter, o que tem a única função de gerar infinitos polos de barganha política e apadrinhamento, fica difícil de manter a situação fiscal de um país equilibrada. Isso consome dinheiro de áreas primordiais para o desenvolvimento sustentável, como educação, segurança, saúde e infraestrutura, mas que são as primeiras vítimas dos cortes do poder público na busca de um equilíbrio monetário inalcançável com este tamanho de Estado.

        • Tosoobservando

          Pelo nivel de arrecadação (ja chegamos em 2 trilhoes so esse ano) nao acha que é tudo ruim e de pessima qualidade? Nao temos nem universidade entre as 100 melhores do mundo.

    • Foxtrot

      Eles não estão extorquindo, eles sabem que o brasileiro esta disposto a pagar, tanto que o mercado de carros acima de 60 mil reais mal sofre os efeitos da crise. Acho que a Mitsu é a primeira montadora que não oferece carros populares que esta fazendo demissões, provavelmente é pelo fato de estar com uma linha mais cansada (com a exceção da Outlander que esta se saindo bem na categoria), com tantas novidades por ai no mercado, quem é que vai lembrar de seus carros?

      • Deadlock

        Extorquindo e vendendo cada vez menos e fechando fábricas. Tremenda besteira. O dia que vc for empresário vai ver o que é bom para a tosse.

        • Foxtrot

          Então o que impede toda a industria automobilística brasileira de ir a falência? As vendas dos carros populares estão mal sim, mas as vendas dos carros médios para cima vão muito obrigado. Tanto que a Toyota, que vende os carros mais caros de praticamente todas as categorias que compete, está CONTRATANDO em meio a essa crise. O próprio consumidor aceita ser extorquido e com sorriso no rosto, afinal, agora ele poderá esfregar na cara do vizinho que esta com um carro 2015. E digo mais! O dia que uma montadora nova chegar no país desafiando as grandes vendendo carros pela metade do preço, os compradores irão desconfiar e correr para pagar o dobro na concorrência! Como diz o ditado: “Quando a esmola e grande, o santo desconfia”

          • Deadlock

            Só não estão falindo porque estão se adaptando, demitindo ou entrando no programa de proteção do emprego. A Toyota está contratando porque tem um bom produto e tem mercado garantido. Poucos vão comprar carro de qualidade duvidosa em plena crise. O preço é formado pela oferta e demanda. Enquanto a maioria vende pouco e tem que dar descontos, quem vende bem não precisa disso. Não existe nenhuma chance alguém de vender pela metade do preço, o custo Brasil é um absurdo. Se pudesse, quem não tem tradição no mercado e nem fama de ter bons produtos, como os chineses, estariam vendendo pela metade do preço. Entendam uma coisa, o preço é determinado pelo mercado e o nosso mercado é fechado (alíquota de importação de 35%, super-IPI de 30%), logo a concorrência é menor, e as margens de lucro são um pouco maiores (10% contra 3% nos EUA), mas não é nada assombroso, contando que nosso mercado é apenas uma fração do mercado ianque e o mercado fechado reduz a concorrência. Os impostos pesam bem mais no preço de um carro. Ano passado a Renault teve prejuízo. Esse ano, muitas outras terão. E os preços vão continuar subindo, por conta da inflação. A má administração do país levou ao endividamento estatal, à inflação, à perda de renda por parte dos trabalhadores e à falta de confiança do mercado em fazer empréstimos, derrubando as vendas.

            • Foxtrot

              Cara, eu até acredito que a escalada recente nos preços seja por conta da inflação, da desvalorização da moeda e etc, mas nosso mercado já trabalhava com preços a base de esteroides há muitos anos. O custo Brasil tem sua culpa? Impostos também tem? Tem e muito! Mas o próprio presidente da MB admitiu que os preços são marombados porque o brasileiro esta disposto a pagar. Lembra quando o governo tirou o IPI? O que aconteceu com os preços? Tiveram leve queda temporária, abaixo do que era previsto com a isenção do imposto e depois já estavam mais caros do que quando não havia esse desconto! E o que o brasileiro fez? Continuou comprando.

      • radiobrasil

        Mas a Out é importada…

        • Foxtrot

          Exatamente, o único carro da marca com vendas satisfatórias vem de fora. O que iria manter esses empregos?

    • 4lex5andro

      quando as vendas estavam em alta, os preços tambem subiam ..

      o que difere hoje, e que as vendas em baixa servem de justificativa para as montadoras demitirem, e por outro lado, a recessao é argumento pra o governo nao ceder em novos incentivos fiscais (que serviram pra nada de fato) ..

  • Rmx

    R.I.P. Brasil !

  • Anderson

    Hum!! Deixa ver se entendi. Semana passada aumentou os preços, essa semana demitiu 400. Nada mais do que uma manobra para manter o lucro o mais alto o possível. Reduzir os preços que é bom nada!

  • Ainnem Agon

    “Ae montadoras do mundo, venham pra cá abrir as suas fábricas para evitar os impostos de importação… Venham!”

  • Minos

    Demitiu pq a PF logo logo vai bater em Catalão!

  • ObservadorCWB

    Ê marolinha boa viu. Quero ver os metalúrgicos todos cravando 13 de novo. E reelegendo seu “cumpanheiro” em 2018….Brasil tá bão….SQN

    • Louis

      Por essas é que eu não tenho pena, não.
      Metalúrgico vota em peso no 13, faz greve por aumento acima da inflação sem aumento de produtividade…
      A conta chegou.

      • Fanjos

        Também não entendi porque a CUT esta fazendo greve nos bancos, não foram eles que lacraram fortíssimo no 13? Então porque não aceitam os 6% de aumento?Não existe inflação……inflação é coisa do Aécionever que planta inflação para colher juros não é mesmo? Com a Dilmãe não existe inflação e esta tudo perfeitamente bem!!

        • Deadlock

          Tinham que aceitar 4,5%, que era a meta do governo para esse ano.

        • Louis

          É que tem categorias em que greve já tem data marcada. A greve deveria ser último recurso, em caso de calamidade. Mas o que vemos são greves anuais, com data para acontecer. Exceção são os Correios, em que greve é trimestral.
          Agora pergunto, se querem reajuste acima da inflação, também aumentaram a produtividade? Já sei a resposta.

        • Zoran Borut

          A CUT paga de dona da greve, mas quem mobiliza mesmo é a Oposição Bancária, que faz oposição ao governo e está ligada ao PSTU.

          Aliás, vale lembrar que os donos de bancos nunca lucraram tanto como nos anos de governo petista.

    • CorsarioViajante

      Onde minha esposa trabalha é sindicato dos metalúrgicos. Este ano já saiu até ameaça de morte aos sindicalistas.

      • Ameaça de morte? Caramba, larguei a área a tantos anos que não imaginei que eles tinham SUAVIZADO os próprios métodos. O que será que aconteceu com esse sindicato?

    • Brasil_MG

      Com uma linha de automóveis defasada, e aumento de preços toda semana ( ASX MT R$ 94mil ! ), é impossível não demitir..(Os estoques devem estar entupidos até a tampa)

    • Pedro Rocha

      “A esquerda é boa para duas coisas: organizar manifestações de rua e desorganizar a economia.” (General Humberto de Alencar Castelo Branco)

      • Mas nem manifestações de rua estão organizando mais! Pior é ver aquelas pessoas em “defesa da Petrobrás” nas ruas.

  • zekinha71

    Nesse pula daqui, pula de lá da Suzuki, dá pra confiar que ainda vai continuar aqui?

    • CorsarioViajante

      Eu acho os carros da Suzuki interessantes e minha esposa era apaixonada pelo SX4 anterior (eu também era, confesso), mas nunca consegui levar a marca muito à sério por aqui. A decisão de “fabricar” o Jimny não ajudou a dar credibilidade, e os altos preços sempre dão a sensação que, ao menor vento, vão cair fora. Com o dólar alto e o mercado encolhendo, hmmmm… Tô fora! Minha opinião!

      • zekinha71

        Quase todo dia cruzo com um Jimny verde, ou um laranja, e fico admirando.
        Gostaria de ter um, mas gastar um monte de grana e depois correr o risco da marca sumir novamente e deixar o pessoal na mão sem peças e pra pensar muito antes de comprar.

        • CorsarioViajante

          Caramba! onde você mora que tem tanto Jimny?
          Pelo que vejo aqui nos comentários a Suzuki é bem forte no nordeste. Aqui em CAmpinas é bem raro e quase sempre é SX4.

          • zekinha71

            Em São Paulo tem bastante, principalmente na zona norte, acho porque o povo deve se aventurar na Serra da Cantareira ou na do Mar.
            Vitara aqui era mato, tinha de todos os tipos.

      • Gustavo73

        Já vimos esse filme antes

  • Diego Barbosa

    Eu no lugar de qualquer montadora faria o mesmo. Ninguém é obrigado a baixar o preço se houverem outras maneiras de manter o lucro (que é o objetivo de qualquer negócio). Se baixarem os preços vão desvalorizar seus veículos no mercado e ai sim terão problemas com uma linha de carros desvalorizada. Agora a realidade é que quando você chega na concessionária os preços praticados são bem abaixo que o de tabela. Pelo menos na minha região é assim.

    • Junoba

      Aqui na minha cidade é o contrário. Aqui cobram ( muito ) acima da tabela, dizendo que o preço do site é somente se for pagamento a vista. Lembro que estavam pedindo até uns 7k de ágio quando eu fui loja deles ano passado. E fiquei sabendo que em vários outros lugares do Brasil fazem o mesmo.

      Lembrando que aumentaram o preço de tabela a poucos dias.

      • radiobrasil

        Eu estava negociando um Outlander esse ano, não baixaram 500 da “tabela”, jogo DURO negociar com css da Mit. Ah.. não comprei rss

        • MG

          Você é do Fusion 2.5 né?

          • radiobrasil

            Yes rsss

  • CorsarioViajante

    Não acompanho de perto, mas parece que a Mitsubishi anda meio mal das pernas no mundo todo não?

    • Junoba

      Pra mim a Mitsubishi está errando nos desenhos dos veículo, está estilo ´´by Mahindra“. Se estiver mal das pernas ou não, é por falta de planejamento.

    • Gustavo73

      A mesma impressão que tenho. Produtos datados alguns como o Lacer pedindo uma nova geração a tempos.

      • CorsarioViajante

        Inclusive nos EUA!

        • Gustavo73

          Me parece algo global mesmo.

    • Freaky Boss

      então já já vai ser comprada por um grupo gigante.

  • Davyson Costa

    Lacra no 13 até quebrar!!!!!!!
    Muda mais !

    • Brasil_MG

      E a mudança, só começou…Viva a Pátria Educadora!..Continua Brasil…Todos pagando a conta por aqueles que não souberam votar…Daqui a 3 anos os desmemoriados apertam o 13 de novo, com força

  • Freaky Boss

    A conta da bagunça que o PT fez na economia chegou. E toda sua filosofia de mercado década de 1950, atrasado demais.
    E vai explodir mesmo é em 2016.
    Tenho dó dos brasileiros que ingenuamente acreditam nesses discursinhos anti capitalistas (que se parecem com um pote de jiló com camada de cereja: no começo é divertido mas depois só sobra as ruínas!), mas dizem que brasileiro só aprende sofrendo, então vamos sofrer. E seguuuura peão!!!!!!!

    • 4lex5andro

      e começou na epoca que estava o país a definir se participaria da a.l.c.a., e o governo petista recem-empossado disse nao ..

      e hoje, enquanto o país afunda na ‘marolinha’ regada a 51, os mercados chileno e mexicano integram o maior bloco comercial do globo, com suas economias em crescimento forte ..

  • Gran RS 78

    Tbm a Mitsubishi acha que é marca premium, pois vende seus modelos com preços cada vez mais alto. Mas esse negocio que uma empresa não pode demitir é demais, pois se está tendo prejuizo, ela é obrigada a manter funcionários e gastos? Manda o sindicato pagar para os funcionários demitidos, pois os funcionários e as empresas já pagam muitas contribuições para esse bando de sangue sugas, comandados pelo desgoverno petista.

  • trombadinha

    aperta 13 e confirma

  • Marlon Machado

    Enquanto isso, Chile e Peru se dando bem ao abrir suas portas ao liberalismo.

    #Lacrou #Sambou #Dilmãe #Lula2018 #SótemtrouxanoHuezil

  • Cesar Mora

    Basta fazer um Pronatec lindinho, a Dilmãe garante que vc vai conseguir um emprego…

  • Redpeak77

    Os japas estão levando a fama, mas não têm 1 centavo de participação na fábrica… se lascaram.
    Será que os funcionários botam a culpa na Mit também ou no Sr. S.R.?