Home Comprando e Vendendo Modelos com vendas baixas que podem sair de linha

renault clio campus 1 Modelos com vendas baixas que podem sair de linha




Alguns modelos nacionais estão em franca queda, vendendo menos e menos a cada ano que passa, também a cada mês que passa. Esses carros são sérios candidatos a receber uma atualização, ou até mesmo, na pior das hipóteses, sair completamente de linha. A Agência Auto Informe analisou quais são esses carros e a situação atual deles no mercado.

Vejamos o pior exemplo. O Renault Clio sedã. No primeiro semestre de 2007 ele vendeu cerca de 7.700 unidades. Já no primeiro semestre de 2008, caiu para 2.000 unidades, uma queda assombrosa de 73%. Tudo bem que o Renault Logan está dando fôlego para a Renault, do outro lado da moeda, mas mesmo assim o Renault Clio sedã não está nada bem.

Com essa queda nas vendas, a Renault reposicionou o Clio, eliminando a versão básica, Authentique, para abrir assim espaço para o Logan e ficou apenas com a Expression e a Privilege. Mesmo assim a queda foi grande: foram vendidos apenas 336 carros por mês. E o Renault Clio hatch também não fica muito atrás, perdendo muita venda para o Sandero e para outros hatches mais modernos.

Outro modelo que caiu muito no ranking foi o Audi A3. Ele não é fabricado por aqui, então não tem muito como “sair de linha”, mas a diferença do primeiro semestre de 2007 para o primeiro semestre de 2008 também é grande: vendeu 1.014 unidades e neste ano foram apenas 459.

Com o fim da produção brasileira, o Audi A3 mais barato passou a custar 110.000 reais, com motor 1.6, um valor que é uma fortuna, se comparado com modelos como Ford Fusion, Hyundai Azera e os novos utilitários que estão chegando ao Brasil, como Chevrolet Captiva, Ford Edge, etc.

A Toyota Fielder teve uma queda de vendas semelhante, de 53,5%, passando de 4.207 unidades vendidas no primeiro semestre do ano passado para 1.956 neste primeiro semestre. A Toyota diz que essa queda acontece por causa que a prioridade da empresa no momento é produzir o Toyota Corolla. Mas já se fala que a perua não terá uma versão com a carroceria nova, o que abreviaria o fim de produção.

Veja na lista abaixo os demais carros que mais perderam mercado no primeiro semestre do ano:

Veículo Jan-jun 2007 Jan-jun 2008 Queda%
Clio sedã 7.720 2.019 -73,9
Audi A3 1.014 459 -54,7
Corolla Fielder 4.207 1.956 -53,5
Citroën C4 VTR 875 497 -43,2
Clio hatch 9.902 6.062 -38,8
Discovery 621 423 -31,9
Fusion 5.931 4.634 -21,9
F250 1.377 1.098 -20,3
Accord 819 667 -18,6
Fiesta sedã 21.828 18.472 -15,4
Megane 5.338 4 548 -14,8
Fiesta 32.893 28 591 -13,1
Megane perua 2.751 2.409 -12,4
Focus sedã 3.561 3.162 -11,2
Peugeot 307 6.728 5.976 -11,2
Doblò 4.526 4.032 -10,9
Astra sedã 4.800 4.277 -10,9
Peugeot 206 SW 7.891 7.081 -10,3
Corsa hatch 25.894 23.331 -9,9
Focus hatch 6.858 6.188 -9,8
Space Fox 11.814 10.926 -7,5
Scènic 2.201 2.065 -6,2
Doblò cargo 745 711 -4,6
Courier 4.666 4.470 -4,2
Bora 1.218 1.169 -4
Peugeot 307 SW 805 786 -2,4
Passat 485 482 -0,6

[Fonte: Agência Auto Informe]


  • VTR2008

    É o Clio Sedan é feio…e feio por feio fico com o Logan…hehe…então não tem pq ter os 2 em linha

  • AndreMartini

    Faltou citar o Astra Hatch, que certamente sairá de linha com a chegada do Projeto Viva.

    Outro que terá grande queda nas vendas em breve será o 206 com a chegada do 207.

    Quanto ao Clio Hatch acho que ele não sairá de linha, pois está sendo oferecido pela Renault com preço bastante competitivo para enfrentar Modelos de entrada, como Celta, Palio Fire, Ford KA e Gol G4.

  • lucianorj

    Em questão de modernidade o Clio deixa o uno, o celta, o gol g4, o ka e o palio no chinelo, basta lembrar que ele ainda é produzido na europa nesta versão, entre estes que eu citei ainda sou mais o clio…

  • coiote

    hahahahahaha
    :clown: :clown:

    A VW não tem vergonha na cara mesmo, querer vender Golf 1.6 por 110.000 :clown:
    E ainda teve 459 compradores….fala sério, brasileiro é bicho burro mesmo…

  • Powerbest

    Enquanto a Audi estava controlada no Brasil pela familia Senna vendia muito bem, depois que a Audi assumiu os negócios da marca aqui no país nos vemos isto um A3 1.6 por R$ 110.000,00. Tão de brincadeira né!!! :down:

  • rafaelrss

    O clio é feio demais … sempre foi nunca prestou esteticamente, feio por feio eu prefiro o Logan

    claro que vai acabar ficando na mesma se o Logan apenas tomar as vendas do Clio e não crescer do outro lado, pelo menos eles passar a enchegar que quando se tem um carro mais interresanteas coisas decolam como está acontecendo com o logan e o Sandero que está vendendo muito

    Tinha era que acabar com o Clio e trazer a outra geração para competir com o punto… com esse trio( Logan, Sandero, Novo Clio de verdade) a Renault iria deslanchar no Brasil

  • danix

    clio não é feio, é pra brasileiro é burro mesmo na hora de comprar carro.. palio é feio pra kct e nada moderno mas ainda vende.. entre outras clio sedâ (bundão já é ruim mas..) combina direitinho com o carro bem legal as linhas e tal.. vendeu bem no mundo.. queria que o clio III chegasse no Brasil.. mas.. se não fosse a mentalidade aqui já teríamos twingo 2, c2, e carros REALMENTE completos a preços justos.. mas enquanto zé povinho continua se endividando se achando o inteligente comprando carros novos (NUNCA MODERNOS) COMO PALIO UNO.. teremos porcarias a preço altissímo (hehe 25 mil por algo “pelado”)

    ford/fiat/chevrolet/ TÔ FORA!

  • Andersound_sp

    Só uma coisa, se sair o Clio vai entrar o que no lugar ???? um Sandero custando mais de 30 mil, não é um bom carro pra veiculo de entrada custando este valor e tendo veículos mais baratos, o que falta pra Renault é jogar campanhas lembrando que o seu veículo é o mais potente da categoria e custando o mesmo ou mais barato que os concorrentes, tem seguro mais barato e etc, daí quero ver se não aumenta um pouco as vendas.

    :batman:

  • cleyton

    Qto ao clio tanto o sedan como o hatch,pode até sair de linha que não vai fazer falta alguma e o audi A3 1.6 só louco para gastar 110.000 num carro com 101cv e nem é flex,tudo bem que é completo,mas 110.000 tem muitas melhores que um audi no nosso mercado e a fielder deve sofrer uma reestilização e ficar com a cara da nova geração do toyota corolla. :clapp:

  • mister m

    O bom é que aqui temos “marketeiros” e “executivos” em potencial. Pena nunca terem conquistado uma vaga nas montadoras. Aliás, com certas coisas que vejo vocês escreverem, teríamos carro custando 110 mil reais um gol básico. Sempre vejo vocês escrevendo, se chegar por 80 e 100 mil tá excelente. Sinceramente, se eu fosse diretor de marketing ou financeiro de uma fabricante de automóveis, após ler certo comentários aqui, mesmo que considerasse a possibilidade de trazer um carro a preço mais baixo, aceitaria a “sugestão” de vocês e o traria pelo preço mencionado. Pensem nisso, pois o preço do produto se deve ao valor que é atribuído à ele. Se algumas pessoas cogitam pagar mais por um produto, porque eu o venderia por menos? Lembrem-se de que nós dizemos que os carros, na maioria dos casos estão na mesma faixa de preço, por isso seria impossível que o mesmo viesse a um preço muito abaixo dos concorrentes diretos. Porém, se um carro custa X, alguma montadora teve que ser a primeira a aumentar seu preço e, por consequência, foi acompanhada pelas restantes. Na verdade é isso o que acontece.

  • rafaelrss

    [Comentario #95026 sera citado aqui]

    Amigo me desculpe mas parte de seus argumentos é falho.

    Não é porque não estamos em nenhuma montadora que não teriamos melhor noções do mercado… imagine se tiver algum engenheiro aqui e ter o despazer de ser comparado com os “150″ da PSA ou alguém de marketing com tamanha cara de pau para sustentar que o pseudo 207 é coisa nova :censo

  • lamb0

    RENAULT.. quer que eu fale o q vc tem que fazer??
    Traz o Twingo!! Ou entao Reestiliza o clio baseando nele, pra nao mudar o nome… Mas se for a lá 207 BRASIL ai esquece! :down:

  • lamb0

    :censo:

  • lamb0

    [Comentario #95033 sera citado aqui]

    pode apagar.. foi mal..

  • Anderson Puff

    Bora 1169 carros vendidos em 6 meses – risos,,, só a volks acha que ele pode se comparar com Civic hahahaha….

    A reestilização até ficou bonitinha, mas veio muito tarde, este carro já tá morto faz tempo, é dificil encontrar um modelo na loja para conhecer pessoalmente ….

    A volks precisa de algo NOVO pois hoje não tem nada para vender neste nicho

  • Digaum

    Passat vendeu 3 carros a menos!! :hauhau:

    Grande queda em! :sad:
    :banana: :hauhau:

  • Raimundo

    Pra mim, no caso da Renault, ela deu um tiro no proprio pe. Onde ja se viu colocar um carro mais espaços, barato e com garantia de 3 anos com esta ja tinha o Clio sedan com preço muito proximo e acabamento so um pouco melhor. Como ja vem o sucessor do Clio sedan, vamos ver se ela volta a reagir.

    Ja a F-250 tem varios problemas contra ela, pois a Dodge RAM tem mais presença, mais potencia, cambio automatico, motor q tem fornecedor nacional e eh da mesma familia da F-250 e pra completar um preço imbativel.

    A Fielder com queda de 50% e alguem acredita q a Toyota possa revigora-la num mercado q sedans sao a preferencia e as minivans brigam fortemente com as SW.

  • Vento

    Realmente tem diferença nas vendas que são meio irrisórias, como é o caso do Passat, Courier, 307, Bora e Doblò, que aliás é o único carro da Fiat que vendeu menos no comparativo.
    O Clio é sim um bom carro, econômico, espaço bom, completinho, motor bom, mas, realmente o seu design nunca agradou aos brasileiro, e isso é fato. Mercado mundial é assim mesmo, na Europa ele vende bem.

    Abs;

  • JDFortuna

    Re-estilizaram o Bora!!! Nem sabia! HUAHUAHAUHAUA Que doido! Não vi nenhum na rua ainda. Quando foi que fizeram isso? Tá péssimo, mas pior que melhorou um pouco. kkkk

    Ah, Volks, o que está acontecendo??? Bom, já que temos o Bora chinês, trás logo então o Golf V que lá tem tb e OFEREÇA MAIS POR MENOS!!! Onde já se viu “carro do povo” a esses preços?! Até a AUDI perdeu valor com o aumento do porte e preços da VW. Luxo tem que vir desde o Gol até o Passat, nada de Phaeton, mas todos a preços humanos.

  • luiz_2008

    Só tem um Fiat nessa lista

  • KamatsuKyoto

    Éber, “por causa que” não existe. ^^

    Parabéns pelo site. ;-)

  • Giovanni

    O Clio é um ótimo carro, mas seu design não agrada aos brasileiros (no entanto, os europeus adoram o Clio). No caso do hatch seu custo x benefício é o melhor hoje em dia. Custa menos que um Celta e vem mais equipado, é mais confortável, tem ótima suspensão e motor 1.0 16v, que deixa todos os concorrentes no chinelo. Quem compra Clio pensa racionalmente, no custo x benefício. O problema é que brasileiro não é racional, vai mais pelo visual e pela marca :rolleyes:

  • alcantara

    É por isso que o caixotão do fiat uno ainda está em linha, se mantem em terceiro… :trowup:

  • IGAUM

    [Comentario #95074 sera citado aqui]

    é…mas o caixotao do uno… é barato…é economico…e se estragar uma correia dentada…qquer 15 reais resolve!

    para as pastilhas qquer 45 reais resolve…

    vai ver qto custa as peças de um ford ká…

    Esses dias, fui levar minha Fiat Strada pra revisão de 15.000Km…. me custou 89,00 reais!!!

    Dei uma risada, qdo me lembrei em 2005 fui fazer a revisao tbem de 1 ano do meu antigo Fiesta 2004… q tbem tava com quase 15 mil km… a conta na concessionaria? R$ 290,00…..é mole?

    E toda a semana abro o jornal aqui na minha cidade e bomba de propaganda da Vw com essas “revisoes” fechadas do Gol: PROMOÇÃO, 1[. REVISAO DE 10.000KM DO GOL, apenas R$ 234,00….. apenas??????

    É por isso q a Fiat ta em primeiro… carro nao é so comprar…é manutenção tbem…e nisso Ford, Renault, Peugeot, Citroen, Honda, Toyota, Kia, Hyundai e outras são carrisimas…

    Veja o Civic…ningeum reclama de sua manutenção… pq são pessoas esclarecidas e que fazem revisoes em concessionarias… alem do mais o carro foi lançado em 2006, portanto nao é velho…espere ele fazer uns 5 anos…e cair na mao de 2°s ou 3°s donos… que esquecem de trocar o oleo…ou colocam oleo de 3,99 do Carrefour… nao trocam correia…e por ai vai… vcs vai ver a BOMBA q vai virar esse Honda…a ponto de qdo fundir o motor, ficar tao caro de arrumar q nao vai compensar e vai acabar encostado, vide Marea 5 cilindros, q caboclo colocava mesmo oleo de um motor AP…. ai claro… vc entregava o motor à propria sorte… :bate:

  • mandabala

    O astra não deve ter entrado talvez porque ele seja o líder no segmento taxi? obs: piadinha pra quem viu a foto do fórum hehe

  • italiano

    [Comentario #95006 sera citado aqui]

    Concordo inteiramente.
    A Renault é que está matando propositalmente o Clio (hatch) pois ganha mais vendendo o Sandero.

  • italiano

    O Bora tem 9cm a menos de distância entre-eixos do que o Civic. É muita cara-de-pau da VW.

  • Luis.J.R.

    É uma pena mesmo o clio vender pouco?O carro é mais
    moderno que uno, celta, gol g4 mais o design não
    agrada o brasileiro, e também os carros da fiat , gm,e vw tem a manutenção mais barata, do que o clio.E até quando a courier,scenic, vai continuar em linha?Fiquei sabendo que a scenic vai ser ainda reestilizada????”Será”? :??:

  • Giovanni

    [Comentario #95085 sera citado aqui]

    E olha que o Civic já é pequeno pelo que custa. A VW realmente é a marca que mais apela, mas hoje em dia todas têm suas picaretagens. No fim das contas os franceses estão melhores em custo x benefíco que as 4 grandes, pode apostar.

  • alessandro_170

    Já vão tarde!!! :trowup:

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [Comentario #94996 sera citado aqui]

    você compara as vendas do astra hatch com as do renault clio sedã e os outros modelos citados aqui? elas estão em níveis diferentes… o astra ainda rende bem um bom tempo.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [Comentario #95041 sera citado aqui]

    pois é.

  • Renato_

    [Comentario #95077 sera citado aqui]

    Fiz a revisão de 15000 do Punto e ficou em somente R$ 162,00.

    Quanto será a do Polo e do C3?!? Devem ser mais baratas (rsrsrsrsrs)

  • AndreMartini

    [Comentario #95115 sera citado aqui]
    Não tanto tempo assim…
    O Astra Hatch ainda vende bem, porém está com os dias contados, já que o Projeto VIVA irá substitui-lo.