Home Coluna Alta Roda Modelos jurássicos deverão sair de linha até 2014 – dentre eles Mille,...

 Modelos jurássicos deverão sair de linha até 2014   dentre eles Mille, Kombi e Classic




O desafio de reinventar o carro brasileiro foi o mote do simpósio sobre novas tecnologias que a SAE realizou semana passada em São Paulo. Está aí um tema que será recorrente nos próximos anos, na medida em que se aproxima a data fatal de 1º de janeiro de 2014. A partir desse dia deixarão de ser produzidos alguns modelos fabricados por dezenas de anos. Caso do Uno Mille e da Kombi por razões de encarecimento dos custos para atender novas normas de segurança. Nesse rastro deverão seguir Chevrolet Classic, versões mais antigas do Palio e talvez até a Courier.

A reinvenção do automóvel produzido no Brasil passa pelo conceito de engenharia frugal. Termo cunhado por Flavio Campos, da Delphi, essas tecnologias simples têm bom espaço para crescer. Ele citou as novas centrais elétricas capazes de eliminar os velhos fusíveis e relês, trocando chicotes de até 1.000 fios de cobre por apenas 100 de alumínio. Paulo Alves, da Continental, viu possibilidades de utilizar wi-fi (rede local sem fios) dentro dos veículos para acesso à internet, aproveitando GPS (navegação) e GPRS (dados via rede celular) do sistema antifurto previsto em legislação até meados desse ano – se não houver novos recuos, depois de três adiamentos.

Francisco Nigro, da Escola Politécnica da USP, pontuou que tecnologias existem, mas o comprador brasileiro quase sempre não pode pagar. Defendeu mudanças na taxação para incentivar o motorista a valorizar o baixo consumo de combustível e de emissões. A coluna sempre preconizou: esse critério deveria se sobrepor ao antiquado conceito da cilindrada pura e simples.

O tema de eletrificação suscitou debates interessantes. Marcelo Soares, da CPFL, afirmou que a progressiva introdução de carros elétricos a bateria não traria problemas, se fosse empurrada a recarga para fora dos horários de pico. A especialista Maria Rosolem reconheceu que o Brasil precisa de avanços nas pesquisas de baterias de íons de lítio, ressalvando que nem no exterior as dificuldades estão superadas.

Eudes de Oliveira, da Ford, colocou muitos pontos de interrogação sobre o que ainda precisa acontecer lá fora para viabilizar carros elétricos. Ao contrário do otimismo exagerado de Reinaldo Muratori, da Mitsubishi. Para ele o cenário será outro dentro de quatro anos. O fato, porém, é a incerteza em torno do assunto. Esse tipo de veículo tem emissões zeradas quando em uso, mas longe disso na hora de plugar na tomada, se depender de energia fóssil para gerar eletricidade.

Soluções complexas, de longo prazo, passam pelo projeto EN-V (Veículos Elétricos em Rede, na sigla em inglês) detalhado por Christopher Borroni-Bird, da GM (EUA). Ele apontou que até um terço do consumo urbano de combustível ocorre ao se procurar estacionar. Assim, microveículos de um ou dois lugares seriam a resposta para a crescente urbanização da população mundial. Proposta semelhante e menos audaciosa tem o arquiteto Jaime Lerner com o seu projeto Dock-Dock de transporte individual em cidades, sem os custos envolvidos de propriedade.

Rogélio Golfarb, da Ford, disse que daqui em diante os custos só vão subir. Como administrá-los é o grande quebra-cabeça aqui e no exterior.

RODA VIVA

FIAT prepara estratégia de relançamento do 500 no Brasil, que passa a vir do México sem imposto de importação, em meados do ano. Alívio fiscal já reduz o preço da versão de entrada de R$ 60.000 para R$ 50.000. Retirada de outros equipamentos poderia cortar mais R$ 10.000. Tudo seria feito sem deixar sensação de empobrecimento do modelo.
NOVO Fiesta hatch está pronto para desembarcar, também importado do México, até o final do primeiro semestre. A versão é vendida na Argentina há seis meses e passa a receber o sedã, já disponível aqui. A importação não altera os planos de produzir o hatch compacto, após a ampliação da fábrica de Camaçari (BA), que opera no limite.
SOUL, na versão flex, ganhou 4 cv de potência – agora, 130 cv – quando utilizando etanol. Nítida a melhor desenvoltura do modelo de estilo diferenciado da Kia, ao se exigir do acelerador. Sul-coreanos, assessorados pela Bosch, introduziram modificações corretas, inclusive taxa de compressão. Iniciativas que marcas francesas, até hoje, deixaram de lado.
TERCEIRA geração do utilitário esporte Sportage tem avançado pela boa relação custo-benefício. Estrutura e trem de força são partilhados com o Hyundai ix35, mas o preço é cerca de 10% inferior com mesmo nível de equipamentos. Ponto alto do modelo da Kia, propulsor de 2 litros/166 cv tem a maior potência específica (cv/l) entre motores aspirados.
SINALIZAÇÃO de frenagem de emergência está em todos os Gols da linha 2012. Nessa categoria de preço é inédito, mas há outro recurso no Polo bastante útil e de custo baixo. Ao leve toque na alavanca de sinalização lateral, as luzes piscam três vezes e desligam automaticamente. Mudar de faixa em cidade ou estrada é mais corriqueiro no dia a dia do que frear com força.

Por Fernando Calmon


Outras notícias:
  • LucasHaughton_

    Esses carros já fizeram é muita hora extra aqui deveriam ter sido extintos a milênios atrás não em 2014

    • PauloEduardo

      vão tarde!!!

      • DSilva

        Mas até 2013 vão vender muito, vide a kombosa em 7º lugar que foi apresentado anteriormente auehuaheuahea

    • V8_sempre

      Mas se for detalhar mesmo a lista de museus no Brasil…

      Não sobra nem 20% dos carros feitos aqui… heheh !

      Em tempo… Parece mais fácil Celta sair de linha do que o Classic… Já que o modelo já teve air-bag e ABS ! No Celta, adaptações seriam necessárias para o Air-bag !

      • Cleiberst

        Pelo que tenho visto e lido, digo o seguinte: Courrier – dianteira semelhante ao do Fiesta que já teve Air Bag duplo e (salvo engano) ABS; Classic – já vi uns com Air Bag duplo; Palio – a FIAT anunciou que era o primeiro carro popular a disponibilizar Air Bag (lembro da propaganda com uma mulher grávida dirigindo); Mille – há um tempo atrás li que a FIAT o fornecia com Air Bag duplo para uma empresa na África.
        A única que, em princípio, não teria uma solução é o pão de forma da VW.

    • bandaxadibar

      O povo Brasileiro gosta deste tipo de carro, as montadoras estão corretas em não descontinuar eles….

  • Fredxyz

    Vão segurar até o último segundo possível. E ainda vai ter gente comprando.

    • HCO

      Hoje eu vi uma cena que me deu mais pena do que revolta
      Uma menina com um Uno novo,branco,parachoque preto,calotas,vidro manual………..
      E o pior,ela de óculos escuros e se achando a poderosa kkkkkkkkkkkkk
      O consumidor(não todos) é muito ingênuo
      São essas meninas,aqueles senhores que juntam 1 milhão de moedas,entre outros,que mantém esses carros em fabricação
      ACORDA CONSUMIDOR

      • Lucas Guimarães

        comprar carro com parachoque sem pintar td bem , mas que o carro seja escuro e disfarce mas comprar branco é fod2 msm , já vi verde , vermelho… é triste

        • olhandoalua

          Para a maioria o que importa é o carro ser novo… Mas de um desconto para a menina, ela deve ter juntado tudo que é moedinha e suado para comprar o pobre carrinho, estava feliz da vida com a conquista…

          Mas é triste ver gente se achando o "tal do balacobaco" por ter comprado um carro pelado e novo… Meu amigo comprou um Celta peladão e achou que fez um bom negocio, diz que o carro é confortável, econômico e anda pra caramba… Pensei em falar do volante torto, da falta de espaço, da péssima qualidade de acabamento, do motor inflado de potencia, das marchas curtas e etc… mas eu preferi deixar o bobão feliz…

        • AF1979

          Gente, todo mundo comprava carro pequeno básico com para-choque de plástico preto e não estava nem aí. Aliás, não esqueçamos que até mesmo carros topo de linha tinham para-choques sem pintura (Opalas SL e Comodoro 1991 e 1992, Omega GLS, Santana GLS até 1993, Vectra A GLS) e ninguém estava aí com essa perfumaria. Além de subtrair função do para-choque (vide as pessoas montando borrachões pretos para que o para-choque cumpra sua função de amortecer pequenos choques sem comprometer pintura e lataria), torna a pintura mais cara (são duas áreas a se pintar, cada uma com um fundo de preparação diferente).
          Por acaso alguém melhorzinho de vida em outros tempos desprezava um Omega GLS por ele ter para-choques pretos? Claro que não. E por acaso um Omega GLS é feio por tê-los? Também não.

          Tenho cá minha impressão de que as pessoas estão ficando mal-acostumadas e relegando o que realmente importa em um carro por aquilo que é puramente perfumaria. Depois dá uma encostada em outro carro, raspa a pintura do para-choque e vai ficar praguejando e pensando no quanto que vai gastar para repintar uma área que deveria ser livre de pintura justamente para cumprir bem seu propósito.

          • Lucas Guimarães

            Captiva custa 90 mil e vem com essas b… de para choque preto.

            O fato é que já basta agnt pagar um preço absurdo nessas b… de carros e ainda vir sem uma pintura? isso é uma vergonha

          • MatheusFR94

            cara, vc falou uma coisa certa. é esse o problema, dependendo do carro, o povo vai achar que é o topo de linha só por causa do parachoque pintado, mesmo que não tenha nada. agora tem certos modelos que é mesmo, o comprador é tão ferrado na vida que o carro é tão básico que nem a pintura do parachoque tem…
            e vc lembrou do Vectra. o modelo B tinha uma versão extremamente pelada, a GL, com vidros na manivela, sem ar, sem som, só direção hidraulica, mas os parachoques eram pintados…
            e já vi muito Civic e Corolla com os tais borrachões, fica muito feio, bizarro, prefiro o parachoque sem pintura do que um borrachão adaptado…
            pra mim, se o carro tiver conjunto mecânico bom, moderno, muitos itens de conforto por dentro, inclusive assistências eletronicas, mas tiver parachoque sem pintura, pra mim tá bom demais…
            enquanto tem gente que prefere o contrario, tem q pintar o parachoque, mas o carro nao precisa ter nda…

            • RBuriti

              Ao menos com para-choque preto, caso algum motoqueiro mal educado raspe ou algum cangueiro, nao vamos chorar tanto. Um dia um motoqueiro fdp deu uma ralada no parachoque do carro do meu amigo, foi mto triste. Se fosse preto ele nao estaria neeeeem ai…

              • MatheusFR94

                e o pior, isso aontece de monte. o Voyage do meu pai já tem uns 3 ralados de motoqueiros FDP (raça que tem aos montes…)

          • Fredxyz

            Certíssimo. Essa de para-choque totalmente pintado é uma palhaçada, tira metade da função do parachoque, pois qq encostadinha ja fica la aquele baita arranhado na pintura.
            Fica restando apenas a função no caso de uma batida leve vc poder trocar ou arrumar o parachoque sem afetar a lataria.

            Ah, fora que com os carros aventureiros os parachoques de plastico preto tao voltando à moda rs, o q tá certo.

            • AF1979

              Tenho cá inclusive a impressão de que muitos compram aventureiros por causa do para-choque preto conciliado a um nível de acabamento mais alto, coisa que ficou impossível nas versões mais ordinárias. Também é possível que adquiram esses aventureiros por causa dos pneus de ombro mais alto e que, portanto, protegem efetivamente a roda de amassados. Porém, compram esses carros levando para casa a penalidade da suspensão mais alta e da manutenção mais cara (leia-se aqui as peças mecânicas específicas).

            • Leandro1978

              Pior que paga-se mais por algo que acaba sendo de menor custo para a montadora, uma vez que gasta-se menos tinta. E para-choque pintado era algo que tinha que ser pago à parte (opcional).

      • Leandro1978

        Pena? Por que pena? Me desculpe, mas você sabe porque ela comprou tal carro? Sabe se ela tinha grana para comprar outro ou, caso tivesse, ela escolheu este porque gostou? Sabe se ela comparou com outros modelos similares e preferiu este? Sabe se ela achou que tal modelo teria melhor custo-benefício que outro ou se este atendia suas necessidades? E se preferiu, qual o problema de comprar tal modelo? Realmente eu acho engraçado, agora só é boa compra se é coreano ou chinês (incluindo alguns que são claramente inferiores), se é de qualquer outra marca, o consumidor é "otário", foi "enganado"… Uma coisa é discutir se tal modelo deveria ser mais moderno ou se deveria ter equipamentos de segurança e não tem ou se o consumidor prefere gastar com equipamentos supérfluos quando deveria optar por equipamentos de segurança. Agora, ficar criticando alguém porque escolheu um determinado carro, cor, se é equipado ou não… Menos, né gente?

        • Lauolling

          O que ele quis dar um maior destaque é que ela estava se achando a "poderosa" dentro do Uno!
          Alôôô! UNO!
          Vou repetir: UNO!
          Quem é que acha que tá podendo dentro de um UNO??
          Tem que ter muuita ingenuidade!

          • Leosena

            Aí é que está o problema.
            As pessoas vêem as coisas na rua e já tiram suas conclusões.
            Então quer dizer que dirigir um carro, seja lá qual for, usando óculos escuros é se achar???
            Quem faz esse tipo de prejulgamento é dono da verdade?
            E se a moça ganhou o carro numa promoção do supermercado do bairro?
            E daí se ela comprou o carro e está feliz com ele?
            Tem dia que é preciso muito mais que paciência pra ler tanta besteira aqui nesse site.

            • ccoala

              Concordo, cada um tem uma necessidade diferente.
              Agora, se ela estava se achando ou não, isso é difícil de dizer só olhando.

              Tem gente que se acha o dono da verdade mesmo…

          • Maxtremus

            Só digo uma coisa: Uno pelado >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Ônibus lotado…

          • Fredxyz

            Vc já pegou ou viu um ônibus lotado? Ja viu aquelas filas de dobrar quarteirão pra pegar esses mesmos onibus?
            Passa lá de fiat 147 que vc vai "tá podendo".

            Tem gente aqui que esquece que estamos no brasil e não no país das maravilhas.

            • MatheusFR94

              aqui em Goiania se fosse fila inda tava bom, aqui é aglomeração mesmo, na hora de entrar é um brawl, todo mundo se empurrando, se esmagando… eu aguento isso direto…

              • fl4v10r04l

                aqui em São Luis também é na base do amonte!

                não demora a ter morte nessas m…!

          • Kenny_

            E dai que era um Uno? Se ela tava contente com o carro o que isso interessa a qualquer um de nós aqui? Se pensar bem, ela tem que estar feliz mesmo, porque a dificuldade de se conseguir um Uno aqui é maior do que a de conseguir um Fusion nos EUA.
            E se olhar por outro angulo, o povo aqui se acha quando pode comprar um sedan médio enquanto nos Eua, Europa… Argentina, Chile…

          • V8_sempre

            Hoje estava olhando um Uno detalhadamente…

            Não sabia se ria ou chorava !!

            Ao menos, "descobri" como conseguiram colocar 3 encostos de cabeça no banco traseiro ! Nem vale a pena explicar !

        • Kenny_

          Cara melhor Post até agora. O que importa é comprar o que te deixa satisfeito e atenda as necessidades.

      • MRK_Fla

        E daí? É o que ela pode comprar. E isso só ocorre porque você, eu e a menina deixamos o governo cobrar impostos pra lá de abusivos. De quem devemos ter pena? Dela apenas?

    • davi_auto

      No dia 31/12/2013 esses carros ainda estarão sendo produzidos.

  • Pedro Evandro

    1˚ de abril já foi fio ! ! !

    É bom demais pra ser verdade!

    Não dá pra acreditar que estaremos livres desses encostos. :p

    • Magno_p10

      Não fique muito animado não o fusca tinha sido extinto mas depois voltou quem garante que a fiat tambem não vai ressucitar o uno mile.

      • marcio233

        O Classic já teve em seus tempos áureos de Corsa Sedan GL/GLS air-bag duplo; A Courier tem o seu frontal do primeiro Fiesta nacional, que tinha opção de air-bag duplo; O Palio ainda tem a opção e o Mille ainda vive tempos áureos (olhem o quanto ainda vende…), mas nunca teve… o mais difícil de sobreviver. Kombi, só se o air-bag inflar na direção do teto…

    • luciana

      Pois estes sao os melhores carros que poderiam existir nao deveriam nunca sair de linha

  • eletricojah

    Já vão tarde !

  • DiMais

    enquanto mundo afora alguns carros saem de linha por não atenderem a novas normas ambientais de consumo e poluição (só carro top!), aqui no Brasil nossos pelados, pobres e defasados vão ser fabricados até a data limite em que não atenderão normas de segurança.. coisa que em outros lugares do mundo é algo corriqueiro.. mas enfim que venham e tenham custos reduzidos..

    • Leandro1978

      Pior que esta semana saiu uma reportagem falando que as montadoras já estão reclamando, que os carros sairão mais caros devido ao aumento de custo, que vão "consumir mais" porque tais equipamentos "elevam" o peso do carro e o governo está fazendo pressão por menos consumo…É aquela lenga-lenga de sempre para evitar investir e continuar a vender carros ultrapassados…Não me surpreenderei se não adiarem por mais alguns anos a tal lei.

      • DiMais

        além do aço que vai subir demais (isso é até verdade) e será mais uma boa desculpa pra aumentar ainda mais o preço…

        • MatheusFR94

          e arrisca a piorar a qualidade do aço, já que por aqui tudo retrocede mesmo…

          • DiMais

            vai vir da china… diminui espessura das chapas e por aí vai…

  • mauricio3167

    Já vão tarde.

  • Gutislo_o_godo

    É isso aí! Fora as carroças! E eu posso ficar tranqüilo, que meu Gol Ecomotion, um espetáculo de tecnologia, será produzido por mais muitos anos, hahahahahaha! :D

    Com relação ás mudanças previstas para 2014, espero que não encareçam demais os nossos carros, os quais são péssimos e muito caros… :@ Às vezes penso que as montadoras tratam os consumidores da Etiópia, Suazilândia, Togo, Haiti, com muito mais seriedade que os do Brasil…

  • 4NasCarro

    Já tava mais do que na hora!

    • fl4v10r04l

      já tava mais do que na hora se tivessem saído a anos..

      saindo agora seria um absurdo!

      mas só sairao em 2014! Bizarro!

  • Anderson Rezende

    Com a Kombi fora, temos alguma chance de ter o Bulli.
    Só acho.

    • EuMeSmObYmYsElF

      eu não acho… não tem a mesma proposta da Kombi (fazem caber 15 pessoas dentro dela Oo)… o Bulli soh leva 4

  • Gustavo996

    Acho que o Classic não sai. Ele pode ter airbag e abs, que já foram opicionais, mais que foram tirados por economia

    • AutomotiveEngg

      Em casos como este, projetos mais atualizados apresentam menor custo industrial, além de retorno de investimentos tipicamente em prazos mais curtos, comparados a seus antecessores.

    • Leandro1978

      Talvez saia quando o modelo vindo do projeto Ônix chegar em 2012. Uma vez que, teoricamente, aposentaria a "família Celta" (o hatch ficando até 2014) e Classic.

      • V8_sempre

        Uma versão do Celta (Ou Classic) deve ficar em linha, como o novo "FIAT Mille" !!

    • JOEL2304

      eu também acho que nao va sair porque ja teve esses itens quando ainda era Corsa Sedan Gls. Outro fato é o dele ser o sedan mais vendido do pais ha 8 anos consecutivos, ganhou um sucesso em 2006, o Prisma, que nao conseguiu vender muito e ainda conseguiu manter o folego em vendas, mesmo tendo menos versoes que o concorrente direto, Fiat Siena. Na minha opiniao, a reestilização do Prisma nao quis dizer nada, foi so uma enrolada pra aguentar ate 2014, e como vemos, o Classic ainda nem sentiu diminuição nas vendas. Eu aposto que a GM vai fazer uma reestilização na grade e no parachoque do Classic em 2013, por o air bag e abs e lança-lo na linha 2014 pra ficar pelo menos ate permanecer na liderança. No meio desse caminho, de 2011 ate 2013, ele tem que ocntinuar bem

  • RBuriti

    é né…vamos ver se vão tirar de vez essas carroças. Já nao aguento vê-las nas ruas.

    Prefiria que o Brasil tivesse investido mais em carros pequenos Diesel, incentivo a carros que emitem menos poluentes, híbridos, incentivos assim são beeeem melhores que carros flex beberrões. Além de investir em gasolina boa que gera economia de combustível. Ao invés de fazer inspenção veícular (que nao muda em nada e só suga nosso $$) e ficar nesse lenga lenga de trazer carros mais eficientes deveria investir meu IPVA em algo mais concreto e que tenha futuro.

  • Alesr50

    Vão tirar todos?? Se sim, melhor muitas empresas daqui pararem de fazer "carro"

  • olhandoalua

    Finalmente vai haver uma mudança nos produtos que está sendo impulsionada por uma lei, porque se fosse deixar ao cargo das montadores e consumidores… vixi… Teríamos a Kombi sendo vendida até 2030..
    Acho que o Brasil deveria incentivar a venda de carros que fazem acima de 15km por litro na cidade, porque incentivo por cilindrada não funciona já que as montadores aumentam a potencia e colocam marchas curtas no carrinho para que o Celtinha fique mais invocado para agradar o consumidor… com isso o consumo vai para o saco…

    • AF1979

      Há muito que cilindrada não é mais tão diretamente ligada a consumo quanto em outros tempos. Quantas vezes as pessoas se surpreendem com, por exemplo, um desses médios de marca japonesa e motor com cilindrada que orna com a da concorrência direta bebendo menos que muito popular 1.0 (em alguns casos bebendo menos até do que 1.0 monocombustível)?
      Há muito que o IPI deveria ser cobrado com base em uma combinação de emissões de poluentes e consumo de combustível. Com isso, qualquer carro, independente de cilindrada ou tamanho, poderia conseguir menor IPI e, com isso, estaria sendo dado um prêmio à tecnologia, coisa que o atual sistema por faixa de cilindrada (que já foi útil e realista em outro tempos) não mais consegue contemplar (vide as medições de poluição mostrando que um Corsa 1.4 polui tanto quanto um Jetta 2.5).

    • MatheusFR94

      esse cambio curto do celta é de matar, tem base um carro estar a 120km/h de 5ªmarcha a 4500RPM?
      tava dentro de um na estrada, aí reparei nesse detalhe…

  • Lucas Guimarães

    Ah e eu quero saber quando sai do linha os impostos absurdos ?

    • Galvão

      Quando os impostos sairem de linha,o Brasil TODO sai de linha,porque já não existirá o mundo!
      kkkkk
      que otimismo,heim??

      • Anderson_mg

        nao só apenas os impostos que atrapalham a economia, o governo é um grande culpado mas se exigisse-mos carros melhores e mais baratos ja teria-mos

    • V8_sempre

      Estão é aumentando os impostos !

      Realidade brasileira… Mesmo com os absurdos dos preços…

      Há falta de gasolina no mercado… Recorde de vendas de carros… Mesmo com juros subindo igual a um p….

  • mark_v10

    é claro que vão colocar outras carroças no lugar…vá com Deus!

  • JJS

    Ainda em 2014 ??

    • André Eliziário

      É verdade, desse jeito, 2014 parece tão longe….

  • daniloporta

    vão colocar outras carroças, e talvez estejamos comemorando nossa derrota, pois o uno jurassic , tem um bom custo beneficio, e tirando ele, qual colocariam com o mesmo beneficio?

    • Anderson_mg

      vao trazer o new tata nano fire pro lugar o uno fire old edition

  • CanalhaRS

    Tem quase 3 anos ainda….não dá para antecipar a aposentadoria deles não?

    • DSilva

      Não porque o povo compra e uma mina de ouro não pode-se deixar a mercê.

    • Fredxyz

      Pelo contrário, capaz que nesses 3 anos eles dão um jeito de adaptar eles pra poder coninuar em linha kkkkkk.

  • Galvão

    Essa foi a melhor notícia do século!
    Pena que está tão longe ainda!!

  • MarcosMV

    Poxa vida, estava juntando uma grana pra comprar em 2016 a Kombi Olympic Edition!

  • REUSAN

    Kombão forever !!!!!! ela ñ pode sair de linha !!kkkkkkkkkk!

  • 3dimensional

    Kombi sair de linha????
    O dia que isso acontecer eu vou tomar uma breja pra comemorar…

  • 000000000000000

    Um Fiat 500 só com duplo air-bag, abs e trio elétrico por R$ 40.000 ia vender muito.

    • andre_0102

      A briga c/ o novo Picanto, iria ficar mais equilibrada…

      • KVF

        Equilibrada como, se o picanto é muito mais carro e se chegar por 36.000 vai dar uma lavada no Fiat 500…

  • vonask

    A luz de frenagem de emergencia esta no GOL por unico e simples problema, que a luz de freio do gol sao muito pequenas e com a luz ligada, ela quase desaparece. Outro carro com lampada muito pequena é o siena em seu pisca pisca. Fazer lanternas bonitas,sim, mas com segurança, é o que as montadoras deveriam pensar.

    • MatheusFR94

      verdade, o pisca traseiro do siena é quase invisivel…

      • V8_sempre

        Os piscas dos Celta / Prisma tbém ficam em posição complicada, pra enxergar por quem está ao lado do carro !

  • prudentew

    há quem diga que o mundo vai acabar antes que a gente se livre dessas tranqueiras
    ^_^

  • higojoseph

    já to cansadão desses problemas,please Brasil melhore ! c ve o mundo afora tão atualizado com novas tecnologias e o brasil assim..dá um tristeza tão grande ! acho q td mundo aq ja esta cansado com isso! =/

    não aguento mais ser roubado ,enganado e injustiçado :'(

  • cristian_sp

    Gostei dos sistemas do GOL e Polo …bem bacana e útil ….e não dá para concordar com nada do trecho que fala sobre Sportage e ix35…..principalmente descatando o motor?! ..rs….sei lá ….

  • ITALIA150

    Descansem em paz !

  • bailascomigo72

    Na verdade, há outros "Jurássicos" devidamente "modernizados" (ou maquiados) – Gol G4, Golf (plataforma de 96) , Celta, Prisma, Arghile, MonStRana (mesmo plataforma do Classic), S-10, Ranger, L-200…

  • DSilva

    E finalmente o casamento entre o brasileiro e a kombi estará sendo desfeito. "Essas relações antigas estão muito desgastadas e uma parte já não fornece os anseios da outra."

    O problema é que esses kombi tão lotando ( e amarrando ) o trânsito até em 2014…Droga!

    • V8_sempre

      Kombi é uma vergonha !

      Já tivemos o "prazer" de ser o último país do mundo a deixar de fabricar o motor a ar !!!

  • artfukr

    Esqueceram de incluir o Gol G4 na lista de jurássicos.

    • V8_sempre

      Plataforma de 1980… Na verdade, é a base do Passat dos anos 70 ! Assim como Palio de 96… Tem base de Mille de 84 !

      Assim como Celta… Tem base de Corsa de 94 ! Ka idem…

      Mas é curioso o Eber não mencionar os Gol e Parati !

  • alyslima

    Podem esperar que vai vir gambiarra por ai e ainda veremos estes carros por muitos anos na rua… temos ainda até AP2.0 e olha que em carro "top"…

  • alcantara30

    Foi citada na reportagem o Palio antigo..O Primeiro palio ano 1996 com motor 1.6 16v oferecia air bag duplo e ABS como opcional..A linha corsa antiga(atual classic) nunca ofereceu air bag no Brasil, só teve na europa.

    • bedotRJ

      Estás equivocado, amigo. Airbag duplo e ABS foram sim opcionais do Corsa quando ele era o sedan compacto 'chique' da linha GM. Pode procurar por aí que vc encontra.

  • BrunoAQuadros

    Já estava mais do que na hora de aposentar estes modelos, alias aposentar não mas remodelarem eles 100% manter os nomes mas recria-los do zero desde a plataforma !!!;)

  • skulla7x

    O fim do mundo realmente está próximo… depois dessa…

  • Cil

    As luzes piscariam sozinhas. Por exemplo, eu aprendi que se minha intenção é parar na faixa para um pedestre atravessar (sem semáforo é claro), o bom é acionar as luzes de emergia, ou pisca alerta, para avisar o condutor de trás da situação… além é claro de evitar que um maluquinho bata na traseira do carro.

    Isso passaria a ser automático. Pisou no freio com uma certa força, as luzes se acendem.

  • Danilo012

    ja ta na hora do fiesta hact chegar!

  • ahotsuru

    vão tiram o uno, a kombi, o classic para entrar o “new” uno, a kombi 2015 e classic sporting! Vão trocar o para-choque, a lanterna da frente e/ou traseira um painel com fundo branco e taí um carro novo. Agora tirar equipamento do 500 para deixar mais barato é brincadeira… se começar assim com os importados o Brasil é f… Aviso as montadora: para quem quer carros mais baratos/depenados o consumidor desinformado tem diversas opcoes/; celta, classic, uno, gol, 206,5, etc… não estrague os importados!!!!!

  • Diggo

    Está mais do que na horas dos jurrásicos sumirem do mapa… só falta conseguirem adaptar um air bag no "T1ranossaruro Rex". Desculpe o trocadilho.

  • borges0105

    "ta na hora, ta na hora, ta na hora de SAIR" se nao a gente andando de porcaria de valor de ouro pro resto da vida

  • Cil

    Já não era sem tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    "Sul-coreanos, assessorados pela Bosch, introduziram modificações corretas, inclusive taxa de compressão. Iniciativas que marcas francesas, até hoje, deixaram de lado"

    Por isso, a PUG tomou uma naba mês passado da KIA.

    • alyslima

      Isso mesmo… quem compra Peugeot quer no minimo um carro atual e repleto de equipamentos, ela quis fazer que nem a VW e cia pensando que seus clientes iriam ficar satisfeito com uma simples maquiagem do 206 se fu*** tah perdendo da Kia e olha que eu acho é que vai comer poeira daqui pra frente.

  • Dudu_BR

    Nao duvido nada que esses modelos sejam modernizados e continuem a venda. O mille tinha o problema de nao poder ter airbag porque o projeto nao o previa na coluna de direcao,Porem com a troca da coluna pela a do palio esse problema foi resolvido devendo somente ter uma modernizacao de painel para que possa ter airbag de passageiro.O ABS e facil de adaptar.No caso do classic , ocorsa ofereceu como opcional no mercado externo ,entao nehuma dificuldade de ter esses items por aqui.E a KOMBI ,lembro que a VW Brasil havia encarregado a matriz de se fazer estudos sobre a viabilidade,e a matriz ja havia respondido que abs nao seria um problema ja que as ultimas versoes da kombi quadrada (westfalia)e motor traseiro vendida na europa e EUA ja tinham ABS como opcional,A duvida e somente quanto ao air bag,Como a VW teve e tem ainda algum tempo ,Nao duvido que possa a kombi permanecer no mercado com uma nova coulna de direcao e painel com airbags.e esperar e ver,e torcer contra.

  • V8_sempre

    Hoje em dia é fácil adaptar esses sistemas !

    Todos gerenciados pela central eletrônica do carro !

  • Matheus_Marques

    Assunto polemico é isso ai… hahaha

    Na minha opiniao, esses carros ja deram o que tinha que dar. Os brasileiros se acostumaram a aceitar tudo o que as montadoras poem a disposiçao do consumidor. E isso é a unica razao que justifica o folego tao prolongado de todos esses modelos.

  • PKuster

    Ainda até 2014 ? É mais fácil fazer uma lista dos veículos que ainda podem permanecer, dos que os que devem sair de linha – a grande maioria. O ruim é que as novidades, o novo eatualizado, continuarão sendo fabricados no México e Argentina. No Brasil somente, o ruim, velho e defasado – com as pouquíssimas exceções de praxe.

  • crisburatto

    Primeiro que dos citados aí creio que só a Kombi não pode evidentemente ter air bags, até ABS a volks está desenvolvendo para ela, como já li por ai. Até o Mille pode, já que Fiorino era exportada anos atrás com ABS e air bags, como dito no Best Cars: http://www2.uol.com.br/bestcars/editorial/297.htm
    Claro que é mais fácil colocar num modelo mais novo, ou ampliar o uso nesses.

    Já a comentada sinalização do Polo já existe no Vectra desde 2006, e no Focus novo desde 2008. Acho bem prático, porque não precisa retornar manualmente a alavanca.

  • Armando_Perez

    já vão tarde… mas olha no mercado brasileiro eu não confio em nada, eu SÓ ACREDITO VENDO!!

    • Nickfrancebresil

      e compreendendo …por que aqui , vc deixa um olho de repouso e o outro ativo

  • thiagoviniciusx

    Se isso acontecer, será uma grande festa, ninguém sentirá falta…

  • JOEL2304

    de todos ai, o mais novo é o Palio Fire e Classic, Palio Fire sai de linha antes de 2013, pelo menos o atual, que sai pra entrar o Palio Fire G4, atual Essense.
    Classic ainda vai ter que resistir aos inimigos, Siena e Prisma. Se ele se manter na liderança, como vem sendo desde 2002, a GM deve aliviar a onda, e retornar a nossa antiga versao GLS no Novo Classic 2014 reestilizado de grade do Agile e motor VHC E renovado. So temos que lembrar que no meio desse caminho teremos, a saida do Corsa sedan que ruim por ruim em vendas, ainda ajuda o Classic, e ainda temos a entrada do Novissimo Siena, as suas diversas versoes e o Novo Siena Fire 2013.

  • kikofar

    Kombi sair de linha??? O carro vende igual água, infelizmente. É mais fácil botarem uma placa de titânio e de fibra de carbono na frente para aguentar o crash test do que a VW colocar outro modelo no lugar até 2014. Duvido! Quanto ao Mille e à Courier, até acredito.

  • t_L

    Mudando um pouco o foco dos comentários… ''boa relação Custo x Beneficio da Sportage'' é um pouco demais ein…

  • cavevolution

    O Agile poderia ir pelo mesmo caminho, pois utiliza a mesma base do Corsa lançado em 1994. idem Classic.

    • Nickfrancebresil

      Mas me parece que logo nos próximos anos seguintes , o Fragile vai pro brégio

  • Felipe_Henrique

    Que venha 2014!!!

  • Mario Lemke

    Tomara que voltem atrás e continuem a fabricar a excelente Kombi amamos este carro. O Mille também é ótimo.

  • roger

    hoje ,fazem um modelo por mais ou menos 3 anos ai trocam ,fazem uma carroçeria bem (moderna, aperta que no final tirando ha estetica as vezes ha mecanica é a mesma dos jurassicos) nao tem carro mais economico que mille ,nao tem utilitario com mecanica mais barata que a kombi ,nao tem sedan mais barato que o classic .