Finanças Governamental/Legal Montadoras/Fábricas

Montadoras querem desistir do PPE

fábrica-gm-gravatai (1)

As montadoras querem desistir do PPE – Programa de Proteção ao Emprego – porque este não conseguiu controlar o excedente de funcionários nas fábricas. Apesar da redução da jornada e dos salários, as empresas estão adotando outras medidas para conter a baixa produtividade.

Layoff, férias coletivas, folgas extras, remanejamento, entre outros, foram implementadas pelas montadoras para reduzir o pessoal nas fábricas, por conta do baixo volume produzido. Além disso, os fabricantes também estariam tendo problemas com a demora no repasse do valor do FAT na redução salarial dos empregados, que é de 20%.

A parte que cabe ao governo é de 10%, mas este pode demorar “dois meses ou mais” para ser repassado ao fabricante. Segundo uma fonte, a demora é devido à burocracia. A lista de funcionários no PPE tem de ser enviada mensalmente, mas sem incluir o pessoal de férias ou em licença. Para o governo, o atraso no repasse é por conta de erros nessas listas.

O FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador – repassou R$ 131 milhões desde julho para as montadoras com funcionários no PPE. Foram incluídos 46.829 trabalhadores do setor automotivo, envolvendo assim 70 empresas.

Em torno de 29 estão em análise, o que representa mais 4 mil pessoas. No ABC Paulista, 24.531 foram inscritos no PPE, sendo estes da Ford, Volkswagen e Mercedes-Benz, além de cinco autopeças da região e mais três metalúrgicas.

[Fonte: Época]

Agradecimentos ao Sergio Quintela.





  • Luis Burro

    Mas q mamata! Cade o lucro dos anos em q se quebraram recordes de venda?

    • Fanjos

      Empresa quer lucro, não é instituição de caridade, se o país se deixa explorar e fecha a concorrência é burrice do governo (e do povo que elegeu os vermes) e não “espertisse” dos empresários.
      Abre o mercado para importar a vontade sem protecionismo incluindo usados que isso acaba

      • Absurdo

        Eu não vejo vantagem em abrir o mercado para importar, além de que a queda neste setor seria ainda mais intensa. E se permitir que usados venham para o país, até eu me imagino importando… Agora, e daqui a alguns anos, como será? Prevejo o slogan do país como; Brasil, um país de entulho. (Todos exportando os lixos de seus países para o nosso.)

        • Thiago Garcia de Lima

          De um pulinho no Paraguai ou Chile e verás que os pobres que tem carros tiveram que pagar metade do que pagamos num seminovo aqui com a diferença que o deles foram projeados para paises do 1o mundo.

          • Ralph Minei Yamaguti

            Bem lembrado, Thiago: parabéns! :D

          • Pedro Rocha

            Pergunte aos petralhas e aos tucanalhas quem eles preferem: Fidel Castro (ditador socialista) ou Augusto Pinochet (herói que não só combateu o socialismo como também modernizou a economia do Chile).

            • Pinochet, herói? Por essa prisma acho que considerar participante de reality show como herói não soa tão inadequado.

              • Pedro Rocha

                Um general que poderia ter mamatas em um regime socialista como em Cuba ou Venezuela se arriscou e derrubou um facínora nazista que morreu cercado de agentes cubanos: só por isso já seria um herói. Se considerarmos que ele livrou o Chile de um regime socialista e em vez disso transformou o país em um exemplo para o mundo em vários aspectos, ele merece o reconhecimento da História!
                Claro que o pessoal que apoiava o “nazista reciclado” do Allende, como José Serra e Plínio Sampaio, nunca concordaria com isso.

                • Ele era tão bom assim e mandava fuzilar em locais públicos quem pensava diferente dele. Não defendo o socialismo mas a liberdade de alguém o sê-lo. Agora um assassino vira herói porque teoricamente a causa que ele defende é justa (Justa para quem aliás?). Por esse aspecto Hitler também seria um herói? Desculpa, me perdi no seu comentário… Quem é nazista mesmo?

          • Desculpa, o Paraguai que conheci tem uma frota envelhecida, e os carros que mais circulam na região de Santiago na verdade são chineses ou orientais que embora circulem em países ricos, não são os mais queridos lá. O Chile tem mais opção de carros de países desenvolvidos (Lembrando que “primeiro mundo” não existe mais desde 1989)? Isso é inegável. Mas o que ninguém fala é que esses não são a maioria na frota média, pelo menos na capital. E comparar com um país onde o mais vendido no ano vende o equivalente há um mês do líder do Brasil não parece o mais justo.

            • Gran RS 78

              Olha Alessandro, eu já fui 4 vezes para o Chile e vejo sim carrões rodando na capital Santiago, de todos os tipos e modelos e em comparação com o Brasil, lá tem muito mais rodando do que aqui, e olhe que o país é infinitamente menor que o nosso.

              • Eu via carrões também, que nem sonhamos em ter aqui. Mas eram maioria da frota? Não!
                Não vi por exemplo, nada que pode ser comparado ao que temos no Jardins em São Paulo. Mas é errado julgar o Brasil por São Paulo e um país pelos carrões que vemos sendo que desprezamos os chineses (Claro que Chile é um dos países de “capital-país”. Como Argentina, Peru, Grécia, Uruguai… Onde uma capital tem uma porcentagem muito grande do total de habitantes do país) e outros carros mais simples que aqui. Em Lima fiquei no bairro Barranco, e minha primeira impressão era de um lugar com um mercado bem melhor que o nosso. Ledo engano: Uma ida para o centro mostrava bem que a situação naquele bairro era exceção, não regra.

      • Heisenberg

        O momento não é nada favorável para abrir o mercado… Desvalorização absurda do real em comparação ao Dollar (única vantagem é maior competitividade das carroças e peças daqui para o México, Argentina, Chile e Uruguai). Além da necessidade da reforma tributária. Acabando a tributação por consumo e passando para renda e patrimônio. Mas quem se preocupa com isso? Deputado? Senador? Presidência?

    • Alisson Bona

      Setor de automóveis é dos que mais gosta de mamata, inclusive quando estava tudo “bem” financiavam o Lulinha, para conseguir baixa no IPI, aquele “desconto” que fez os carros baixarem “10 reais” nos preços e onde muita gente comprou carro novo!
      imagine na crise… tão tudo desesperados.
      Governo serio ia mandar tomar no Cú! Até o americano (pais dos automóveis) deixou Detroit quase deserta décadas atras. Mas o do Brasil não pode… é incompetência…
      Na frança na crise passada quem comprasse um Megane, levava grátis um zotie, aqui quem comprar um top de linha leva o que de brinde?

      • Newton Freitas

        “Juros zero e ipva grátis”.

        • invalid_pilot

          Nem isso se bobear kkkk

        • walmir

          IMPOSTO AQUI E 78% NOS VEICULOS E EM TODA CADEIA PRODUTIVA, NO MEXICO E 16%,COLOMBIA 13%,PARAGUAY 10%….

          • Zangadu

            vc acredita que é só o imposto que deixa o carro caro né. é caro pq trouxa aceita pagar carro até com ágio em cima do valor de tabela.

    • Airplane

      BRhue deveria abrir o mercado para os importados e acabar com o protecionismo a montadoras e autopeças. O consumidor e o país seriam beneficiados.

      • Absurdo

        Acho que nem assim, o consumidor nunca é beneficiado aqui! Ele é apenas ludibriado, para acreditar que está em vantagem.

    • Deadlock

      Esse programa foi criado para garantir os empregos dos metalúrgicos (principalmente) e de outras classes, mas o dinheiro que cabia ao governo acabou… O problema é que a demanda não reagiu e nenhuma empresa consegue sustentar excedentes ociosos, ainda mais em época de crise. A não ser que aumentem os preços, que têm limites. Se eles não conseguirem se desvencilhar desse programa, é certo que os aumentos continuarão.

      • walmir

        PROGRAMA PETHEBA ENGANAÇAO EMPREGADOR/EMPREGADO,PARA OS CHUPINS DE SINDICATO NAO PERDEREM A BOQUINHA NO LOMBO DOS TROUXAS,AQUI NO PAIS DOS MAIORES IMPOSTOS DO MUNDO.

        • Gran RS 78

          Exatamente, lembrando que preços menores que seria um belo impulso nas vendas nunca ocorreu, pelo contrário, temos aumentos mensais de todos os carros vendidos no Brasil.

          • Absurdo

            Tudo verdade, é um ganhando em cima do outro, e todos os Brasileiros de fato, perdendo, é uma pena, até mesmo os metalúrgicos.. Tudo não passou de uma falsa ilusão, as grandes marcas sabiam, e ainda citavam que eles que iriam aumentar as vendas por todos os anos em mais de 1 milhão de carros. Além de tudo são sarcásticos com nossa inteligência.

    • walmir

      PASSOU,NINGUEM VIVE DE PASSADO…NEM A EMPRESA.

      • Luis Burro

        Mas qlqr um sabe q não se pode contar com o ovo no c* da galinha,então é sempre bom guardar pra ter no futuro!

  • Fanjos

    VAMOS LACRAR MAIS!!!
    É para o filho do pobre trabalhar nas montadoras ganhando R$ 30.000,00 por semana!……xiiiiii deu bad…… o filho não foi contratado e o pai foi demitido….30% de todas as demissões de 2016 deverão ser do HuEzil……Mais amor pessoal!

    • DougSampaNA

      Calma Fanjos, o Governo vai ter que entregar a Petrobrás que eles quebraram a titulo de indenização aos fundos de mercado que foram “enganados” na compra de titulos da Petrobrás, por falsos balanços(segundo apurado pela justiça americana) e etc, o tamanho do ferro a princípio é de 28 bilhões de reais. Os fundos de aposentadorias de 2 estados americanos já tiveram suas ações aprovadas contra o Huesil, para cobranças dos prejuizos…estadão de 5af passada..O PT conseguiu dar prejuizo até em americano, sonho de todo paquiderme-leso-comunista no planeta.
      Mas bricar e manipular informações na Bolsa de NY, é encrenca garantida, e lá virá o Governo aprovar CPMF pra dizer que é pra saude, mas cai no caixa geral, vai pagar prejuizo de Petrobrás…o Huezil vai tremer em 2016..aguardem.

    • walmir

      VIROU BRAZUELA JA…KKKKK….

  • Gustavo Miranda

    É a malandragem no cerne do sistema, a burocracia é a desculpa perfeita que o sistema público tem para enrolar aposentados e usuários do SUS, pagar seguro desemprego ou atrasar pagamentos de benefícios como esse. É a velha história do “tem, mas não há…”, todo sistema público diz com cinismo que você tem dirietos, mas entre você e seus direitos há uma barreira de documentos, papeladas inúteis que devem ser autenticadas em cartórios, tabelionatos e delegacias, há uma legião de egos de mocinhas perdidas, funcionários públicos enfadados e policiais mudos em guichês que você vai ter que engolir quietinho para que tudo saia correto, há viagens entre estabelecimentos e taxas sem fim a serem pagas para que no final você descubra que tudo foi em vão porque o cpf da sua avó foi digitado errado pela atendente… todos sofremos, cidadãos e empresas com um modelo de governo que não muda, seja o presidente o Lula ou o Bolsonaro…

    • walmir

      SO NAS PEDALADAS,,,,ATE ONDE DER….

    • Agora você foi no cerne da questão. Gostaria que as pessoas parassem de falar em candidato X ou Y, partido PM-Me Dei Bem ou PPC e me respondessem que tipo de governo elas querem.

  • Cadê os defensores da “Dilma, Coração Valente” agora?

    Sumiram todos, né?

    Cambada de acéfalos!

    • Daniel P.

      pegaram zika antes das eleicoes e elegeram ela… ahahhhhaha bando de acéfalos

    • CharlesAle

      Devem estar no triplex do Guarujá ou em um sitio cinematográfico em Atibaia..Propriedades, aliás, sem dono!!!!!

      • mariostefa

        Será que o MST – Movimento dos Sem Tetos/e ou Sem Terra, num viram essas 2 propriedades, que não tem dono, para invadir?

      • DougSampaNA

        Chales, vc viajou? Fechou bem sua casa? Tem que tomar cuidado porque aqui no Brasil tem construtora invadindo imovel e fazendo reforma de luxo sem vc saber ou pedir, poem até elevador na sua casa…aconteceu com certo brazuca , que nem ficou sabendo porque a casa nem era dele..mas aqui no Brasil acontece, toma cuuidado…muito cuidado!

        • CharlesAle

          KKK..Olha Doug, se aparecer um negócio desses para reformar a velha casa térrea onde moro, não precisa nem deixar um palácio como os do nove dedos(ops, esqueci que os imóveis não são dele!!) e tudo “de graça”..Olha, acho que eu limpava até a b… do nove de dos, e dava bainho na véia(argghhhh) rsrsrs………..

        • walmir

          kkkkkk,pelo meos ele disse que foi visitar o triplex…mas nao e dele…kkkk

      • CignusRJ

        CharlesAle e a todos os confrades do NA.

        Tem um blog sujo chamado “Amigos do presidente Lula”. Ele dá nojo de se ler, só Luláticos (aqueles que vivem no mundo de fantasia do PT) acreditam e repercutem.
        Pois bem, em um comentário abaixo deixarei os links do tal blog desmascarando de vez as mentiras PTistas. Deve demorar para ser liberado pois tem link externo.

        Neste comentário deixarei a reportagem do O Antagonista sobre isso.

        Em 2007 e 2011, blog lulista já falava do apê de Lula no Guarujá

        Assim como Lula nunca desmentiu o sítio de Atibaia antes da Lava Jato, a propriedade do apartamento no Guarujá sempre foi tratada como fato concreto. A primeira notícia surgiu em 2007, quando o triplex ainda era um duplex e a Bancoop de João Vaccari Neto ainda não tinha transferido o imóvel para a OAS.

        Quando Lula deixou a presidência, o blog “Os Amigos do Presidente Lula” publicou a matéria intitulada “Imprensa brasileira deveria se orgulhar de Lula escolher o Guarujá para
        férias”.

        No artigo, o blog dizia que Lula poderia passar suas férias em qualquer lugar do mundo, pois “milionários brasileiros e estrangeiros emprestariam de bom grado mansões de praia, iates, casas de montanha, em fazendas ou ilhas paradisíacas”.

        “Mas Lula, com sua simplicidade e amor ao Brasil, escolheu o Guarujá, no litoral paulista, para o justo descanso do guerreiro. A família Lula já tem um apartamento próprio no Guarujá, adquirido financiado em sistema de cooperativa.”

        Em outra matéria do mesmo blog, de agosto de 2007, havia até um link para a planta do apartamento ao lado da explicação. “Existem apartamentos duplex que devem ser maiores, mas também nada de excepcional. Além disso a construção pela Bancoop é a preço de custo.”

        A diferença é que o duplex virou triplex nas mãos da OAS. “

    • tjbuenf

      Mas por que eles estariam sumidos?
      Recapitulando os fatos, foi a própria ANFAVEA que começou o movimento que culminou no PPE. Moan abertamente pedia que o governo flexibilizasse as regras trabalhistas para que em baixa demanda os trabalhadores recebessem menos e também trabalhassem menos. Agora, se as pessoas não querem pagar R$ 50 mil para girar manivela em New Fiesta, Não querem pagar R$ 45 mil para ter um carro duro 1.0 da Dacia, R$ 40 mil em Onix com motor de Corsa 94, ou mesmo R$ 60 mil para ter um Cobalt, por que a culpa seria exatamente dos defensores da Dilma se em época de perda de poder de compra as montadoras não param de aumentar o preço dos carros?
      Se quer reclamar, penso que ao menos deveria fazer com mais coerência. Fale do descontrole fiscal do governo nos últimos anos, da política monetária equivocada ou tantas outras questões que comprometem o governo, pois, pelo menos assim, não fica parecendo que estás a reclamar por reclamar.

      • Como se a crise no setor automobilístico fosse causada pela mudança de mentalidade do consumidor. Tenha dó, tá achando que somos idiotas.

        Essa crise nada mais é que o reequilíbrio do mercado, agora que o povão idiota não tem mais crédito fácil pra comprar as carroças vendidas pelas montadoras malandras.

        A culpa, portanto, é do PT, da Dilmandioca, do Lularápio e de seu projeto populista de governo que só visa a permanência no poder, custe o que custar.

        • tjbuenf

          Ok, vamos considerar que as pessoas não estão mudando de mentalidade. Mas, certamente, há uma quantidade não desprezível de pessoas que tem dinheiro mas não compra, pelo motivo que disse acima. Infelizmente não há uma pesquisa com resultado público para isso.

          • Tosoobservando

            Quem tem dinheiro compra sim, compra Corollão, que é o Celta dos ricos, nao quebra, nao desvaloriza, e repassa facil em 2 anos.

    • CignusRJ

      Sobre o PPE e o FAT

      Noticiado no O Antagonista

      “Algumas montadoras de veículos cogitam deixar o Programa de Proteção ao Emprego por não ser suficiente para segurar o excesso de mão de obra na crise. Atrasos no reembolso do Fundo de Amparo ao Trabalhador também influenciam a decisão. Suspensão de contratos, férias coletivas e folgas extras são alternativas exploradas pelas empresas para evitar mais demissões.
      Por quanto tempo conseguirão evitar o pior?

      FAT em Cuba

      Por que o Fundo de Amparo ao Trabalhador estaria demorando a reembolsar as empresas que aderiram ao Programa de Proteção ao Emprego?
      Uma resposta pode estar no BNDES. Ou mesmo fora do Brasil. Reportagem de O Globo de junho do ano passado lembrava que o FAT tem, desde 1996, o FAT Cambial, que empresta ao BNDES recursos com taxa abaixo de 1% para apoio de empresas brasileiras no exterior. Em outras palavras, para empreiteiras amigas do petismo atuarem lugares como Cuba, Venezuela e Angola.

      Isso, claro, terminou num prejuízo ao Tesouro que, na cotação atual do dólar, passa dos R$ 4 bilhões.”
      .

  • Mumm Rá

    Dilma Coração Valente deveria ser mudado par Dilma Cérebro Inutilizável

    FAT ( Fundo de Amparo ao Trabalhador ) deveria ser mudado para FATIA ( Fundo de Amparo ao Trabalhador da Indústria Automotiva )

    Nunca vi um setor ser tão privilegiado pelo governo e mesmo assim esses queridinhos estão se ferrando com essa crise

    É questão de tempo para o Bolsa Familia ( infelizmente transformado em compra de votos pelo PT ) virar Kit Pão com Mortadela e Mandioca

    Lacremos 13

    • Pedro Rocha

      Pelo menos ela está sendo coerente: não estabeleceu a meta e quando alcançou a meta, dobrou.
      Ela só não disse que se referia à inflação e à destruição do Plano Real.

    • walmir

      PPE=PREJUIZO PARA O EMPREGADOR/EMPREGADO…PENSA QUE O DESGOVERNO E BOBO E?

      • Mumm Rá

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Mandou bem

  • Louis

    hahahaha
    petistazada acha que emprego se cria por decreto, na base da “canetada”…

  • Airplane

    Pois que desistam desde que devolvam o dinheiro que já pegaram.
    O governo deveria abrir o mercado para que se importe à vontade e acabar com o protecionismo às montadoras e sistemistas/autopeças. Mercado livre!

  • Marcelo SR

    É uma vergonha esse sistema e esse des-governo desgraçado.

  • Henrique

    Ueeeee esse governo não é aquele onde não tem inflação…… a taxa de desemprego ta controlada, as contas do governo estão em dia, e acima de tudo não tem desvios e corrupção ? Esse governo não e aquele que é exemplo, gasta com responsabilidade, tem austeridade com a saúde, educação e segurança da sociedade ? Esse governo não é aquele que governa pra todos, e esta preocupadíssimos em desenvolver e pais ????? Bem feito povoooooo merdddaaaaaaa, continuem apoiando esse monte de idiotas e imcompentes que vcs puseram lá…. e vcs montadoras ? Porque vcs também não vão reclamar em vez ficarem chorando ai que criança….quall o problema ? Rabo preso ? Bem feito danem todos, porque deu errado, a ditadura do proletariado deu ruimmmmmm. Uma pena que esse pais maravilhoso é quem esta pagando a conta, por que da vontade de colocar desde o HADAD, DILMA , LULA e 80% do políticos desse pais num caldeirão com solda caustica e mandar pra aquele lugar……

    • DougSampaNA

      Vc vai contaminar aquele lugar..kkkkkkk É toxiquez demais pra um lugar só.

    • DougSampaNA

      Povo da mortadela e dos 30 conto…

  • sushi man

    2018 ta logo ai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • DougSampaNA

    Pra que algo aconteça aqui meu amigo, só quando o Anticristo governar o mundo, aí é obedece ou morre, e nem politico vai escapar..nem do naipe do 9 dedos

  • André Luiz

    Situação complicada. A tendência pra 2016 são vendas menores ainda já que a crise ainda avança com força.

  • Bruno

    Montadoras não querem mais ppe, agora é só mandar embora….

    • walmir

      E ruaaaaaaaaaaaaaaa na certa…..mas, OS SINDIGATOS ACOLHEM TODOS,OS DEMITIDOS,POIS PAGARAM OS CHUPINS NE?

  • CignusRJ

    Sobre o PPE e o FAT
    Noticiado no O Antagonista

    Algumas montadoras de veículos cogitam deixar o Programa de Proteção ao Emprego por não ser suficiente para segurar o excesso de mão de obra na crise. Atrasos no reembolso do Fundo de Amparo ao Trabalhador também influenciam a decisão.
    Suspensão de contratos, férias coletivas e folgas extras são alternativas exploradas pelas empresas para evitar mais demissões.
    Por quanto tempo conseguirão evitar o pior?

    FAT em Cuba
    Por que o Fundo de Amparo ao Trabalhador estaria demorando a reembolsar as empresas que aderiram ao Programa de Proteção ao Emprego? Uma resposta pode estar no BNDES. Ou mesmo fora do Brasil.
    Reportagem de O Globo de junho do ano passado lembrava que o FAT tem, desde 1996, o FAT Cambial, que empresta ao BNDES recursos com taxa abaixo de 1% para apoio de empresas brasileiras no exterior. Em outras palavras, para empreiteiras amigas do petismo atuarem lugares como Cuba, Venezuela e Angola.
    Isso, claro, terminou num prejuízo ao Tesouro que, na cotação atual do dólar, passa dos R$ 4 bilhões.

  • DiMais

    o governo sempre espertão arranjando desculpas pra não repassar verbas prometidas e devidas.. dinheiro fácil só nas propinas!

  • walmir

    PPE´=PROGRAMA PETHEBA ENGANOSO..CABE PROCESSO NO PROCON….TEM MAIS CARA DE ESTELIONATO.

  • walmir

    SE NAO TIVER PPE ,NAO QUERO SER FUNCINARIO DE NENHUMA EMPRESA KKKKKKKK

  • Desculpa, Stállin também era contra Hitler. E daí?

    • Pedro Rocha

      Eu não gosto de nenhum tipo de regime socialista, seja internacional-socialista (marxismo) ou nacional-socialista (nazismo). Pinochet abdicou de uma posição privilegiada em um regime nazi-marxista que exploraria o povo como em Cuba ou na União Soviética e deixou um legado político-econômico invejável para qualquer país sul-americano.
      Por lutar contra a esquerda, sofreu uma das maiores barbaridades jurídicas internacionais desde o fim da URSS, além de tratamentos de exceção no Chile, onde lhe foram cassados direitos políticos e citado em processos grotescos “contra os Direitos Humanos” no pior estilo “Comissão da Verdade”.
      Resumindo: abriu mão de privilégios para combater os socialistas e só teve a perder. Sobre as mortes de opositores durante o governo dele, a “teoria do domínio do fato” ou o tal “in thesis”, se fizerem isso com Dilma só no ano passado ela responderia por boa parte dos 60000 homicídios ocorridos no ano passado só no Brasil.

      • Ou seja, os inimigos dos seus inimigos são seus amigos, mesmo que eles sejam genocidas como Pinochet… Desculpa, esse maniqueísmo que estraga tudo: Se o cara combate o comunismo ele passa a ser bom, mesmo que seja um homicida. Não dá para concordar com isso. É o que vejo hoje no frisson em cima do meu conterrâneo e do presidente Campos Sales: O fato dele ser oposição ao governo atual já o torna um bom candidato! Mesmo ele se identificando com os princípios de Mussolini. Será que um dia ele não vai achar que eu como negro sou sub espécie e irá reabrir as senzalas?

        • Pedro Rocha

          Entendo seu raciocínio, mas diferente de genocidas infames como Hitler, Stálin ou Fidel, Pinochet não tinha um programa de extermínio de opositores, tanto que no regime dele não havia uma polícia política específica (a DINA chilena era o nosso SNI e hoje ABIN), pois quando isso acontece realmente fica difícil isentar o chefe de Estado dos crimes desses grupos.
          Há que se contextualizar que a América Latina passava por um processo de difusão do terrorismo castro-comunistas, algo semelhante ao que faz o Estado Islâmico hoje. O terrorismo precisa de combate específico, algo que até hoje se mostra difícil de regulação, tanto que os EUA mantêm Guantánamo e o MOSSAD é praticamente uma organização terrorista estatal, isso para citar países democráticos.

          • Ahan.. Terroristas como os jornalistas que denunciavam seus assassinatos?

            • Pedro Rocha

              Ainda bem que isso só acontecia no Chile quando Pinochet governava…

              • Mas se a “direita” tem que assumir políticas genocidas ou higienistas qual a diferença dela para a “esquerda”? Quem abre mão de um pouco de liberdade por um pouco de segurança não merece nem uma coisa nem outra.

          • E a justiça chilena continuou punindo os generais de Pinochet… Porque será hein?

            • Pedro Rocha

              Porque a “independência dos Poderes”, onde o chefe do Executivo indica Ministros de Tribunais superiores, é uma piada de mau gosto: basta ver o Supremo de Banânia para vermos como esse sistema é eficiente e isento em relação aos grupos políticos de situação.