Home Segurança Motociclista morre ao ser atingido por roda de Troller T4

troller-t4-2013-3

Um motociclista morreu ao ser atingido por uma roda que se soltou de um jipe Troller na descida do chamado Balão do Colorado, no Distrito Federal.

O Troller estava trafegando no sentido contrário ao da moto, quando uma de suas rodas se soltou e atravessou o canteiro central, atingindo o condutor do moto na cabeça.

O helicóptero do resgate foi acionado, mas o motociclista não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O trânsito no local foi interditado parcialmente para o atendimento da ocorrência.

[Fonte: Correio Braziliense via leitor Roberto Brugin]



  • Rafael_rec

    A Ford vendeu a Troller para a Fiat???

    • cavevolution

      Vulgo FiaT Stilo "3 rodas".

      • AutoIng

        Teve também "C3 Rodas" uns anos antes, lembra? O novo Gol também andou perdendo rodas por aí e até recebeu um recall disso. Infelizmente "perder a roda" parece ser comum no Brasil.

        • XandeeM

          E pra essas montadoras "perder a vergonha" é mais comum ainda…

        • Filipe Augustus

          Tbm com tantos buracos eu nem culpo as montadoras em 100% da culpa, só em 90%

          • dougkmt

            Comentário pertinente.

        • Archimedes

          Mas também, com esses asfaltos que temos por aí… até helicoptero é capaz de perder as rodas…

          • wfilippetti

            Concordo, creio que seja má manutenção, ja que Troller é mto usado em trilhas e tals…

        • wfilippetti

          hahaha C3 Rodas…o problema do Gol G5 era o rolamento que dava problema e galera nao arrumava. O meu que eu tive no lançamento, eu fiz recall, trocaram o rolamento e eu nunca perdi minha roda UHHUASHUSAHSAU

          • Eugenio C.

            Sugiro colocar nome, endereço e telefone em todas as rodas, por via das dúvidas…

    • tiards

      Acho que a partir dai, poderiam começar a rever os conceitos sobre essas rodas penduradas na tampa do porta malas, que no meu ver além de ridiculo é desnecessário.
      Ficaria legal ser colocado em um rack no teto, para não perder o "jeito" de jipe.

      • brnmilk

        acho que a roda que soltou não foi a do step…

        • tiards

          sim não foi a do step, mas mesmo assim é um caso a se pensar…

      • thales_sr

        Não foi o estepe, mas bem que podiam pensar bem e tirar essa roda daí também… :P
        Se bem que no troller ela até tem utilidade. O difícil é engolir ela em ecosport… rs

  • SaulowR32

    Like a Fiat!

  • hugogyn94

    Caraca isto me lembrou a fiat tinha monte stilos soltando nas ruas,agora ea vez do troller.

    • cavevolution

      A Troller "trolando" os seu donos.

      • AllekCorreia

        E quem vem por perto também!

      • Cil

        kkkk… quando vejo uma Troller é sinal de um roda-presa na frente. Aqui em Aracaju, pelo menos, os motoristas destes carros (e um modelo da Mitsu também que não lembro o nome), só atrapalham o trânsito, andando lentament à esquerda.

  • EuMeSmObYmYsElF

    morte ao estilo Premonição (filme).. fico pensando na família desses caras nesses casos em que o falecido não tem culpa alguma do acidente, que estava no lugar errado na hora errada..

    • alan_ichitani

      Também tem o cara dono do Troller, se ele fazia as manutenções devidas em seu carro, imagine o trauma que isso deve criar. Um acidente (no sentido mais literal da palavra) em que uma parte de seu carro matou outra pessoa.

      • EuMeSmObYmYsElF

        complicado…

      • Guilherme_M

        Porém, não sei como uma roda reage ao sair de um carro, mas para acertar o motociclista na cabeça, acho que deveria ser a roda do estepe. Pode, assim como ter sido má presa na própria fabrica, pode ser que o dono, ou até um dono anterior, tenha trocado um pneu, e na hora de colocar o estepe, não o prendeu direito. Enfim, para poder falar mais sobre isso, é necessário ver o laudo da perícia para ver o que realmente aconteceu.

        • ubiratamuniz

          Negativo.

          tem um vídeo na internet de um cara viajando em uma v-strom e atingido por uma roda quicando (esse sobreviveu por sorte mesmo, não teve a mesma sorte do cara daqui de brasília).

          outro dia teve um motorista que morreu na ponte rio-niterói, uma roda que saltou de um kadett velho, acertou bem no alto do pára-brisas do carro dele.

          Dependendo da velocidade que o carro estiver quando a roda saltar, e outros fatores como a existência de alguma rampa ou algo assim, a roda vai quicar e voar alto.

    • Emerson Moura

      Eu já vi um Troller 3 rodas aqui em sampa… com o disco do freio arrastando no chão…. infelizmente parece que é acessório de fábrica.

  • http://www.carromaisrapido.com/ SonataRio

    Antes de sair julgando tem que ver o que aconteceu de fato. Se foi falta de manutenção, mau uso, concessionária, ou se foi o próprio carro.

    • Sias

      Também acho. A roda soltou como? Os parafusos caíram? Quebrou a ponta de eixo? A notícia está pela metade.

      • Eugenio C.

        A notícia está por 1/5… também fiquei curioso!

        • kikofar

          Realmente, a notícia, como quase sempre em se tratando de Correio Braziliense, está pela metade. Não duvido nada é do veículo ter voltado de oficina com rodas mal aparafusadas… Passei por situação parecida, após revisão em uma concessionária famosa da VW aqui no DF. Sorte é que ainda na saída eu notei que o carro estava estranho, com pequenos solavancos na direção, ainda no estacionamento da concessionária.

          Agora, o motoqueiro… caramba. Quando é o dia do sujeito, não há como escapar mesmo viu! Que azar!!!

      • Pedro_Rocha

        Como houve vítima fatal, vai demandar perícia policial; se o carro tiver seguro, talvez perícia da seguradora. Mas, infelizmente, acho que esse fato não vai voltar aos jornais, já que não era Edmundo "Animal" ou Thor Batista o condutor.

    • PEDRO_HAWK

      Pode ter sido flanelinha que não foi pago ou foi tratado como deve ser, com indiferença. Já aconteceu com um colega de trabalho. Deixou o carro no estacionamento do estádio, quando voltou, ainda deu um trocado pro desgraçado e na primeira curva a roda foi pra um lado e o carro pro outro.

  • fkas

    Nem diz se foi uma das rodas "rodantes" (lascou!) ou se foi aquele estepe que se soltou…

    • diogo_rs6

      Se fosse o estepe não atravessaria o canteiro e acertar o motociclista….

      • Guilherme_M

        Mas diz que acertou o motociclista na cabeça, creio que a roda rodante, continuaria no solo ou próximo deste,

        • Eugenio C.

          Vi o vídeo de Brasília, a pista em que o motociclista estava ficava cerca de 1,5m mais baixa que onde o Troller estava… E ainda havia uma defensa, certamente a roda quicou bastante e atingiu o motociclista direto da pista de cima na cabeça.

          • MM_

            Exatamente. A roda sai em alta velocidade e quando encontra algum pequeno obstaculo, tipo o meio fio, comeca a quicar.

  • cavevolution

    Mudando um pouco de assunto, o meu amigo teve seu Jetta TSI acertado em cheio na traseira por um Troller. Já uma cliente minha, teve a lateral do seu Peugeot 206 destruído também por um Troller.

    • Cil

      Eu tenho pavor destes carros. Eheheheheheh

      Sempre que vejo uma fico longe. Aliás, aqui os motoristas desse tipo de carro são muito roda-presa.

    • rodolfo86

      Fabio Costa, ex-goleiro do santos, estava com o seu amigo em um troller novinho e bateu de frente com uma carreta na Rio-Santos,o amigo que estava dirigindo faleceu no local.O troller abriu no meio,procura no gugo…..
      Faz uns 15 dias isso ai, o fabio costa só quebrou o braço……

    • Absinthe666

      acho que eles pensam que podem passar por cima de todo mundo por causa das rodas grandes, so pode.

  • Geanmatheus

    Se fosse nos EUA a NHTSA abriria uma investigação

    • wfilippetti

      e chegaria a conclusão que o dono nao deve ter feito manutenção depois das 4547912987 trilhas em que ele enfiou o carro..

      • Rods

        E seria processado por isso…

      • XandeeM

        Não se faz uma acusação sem provas ..

        • wfilippetti

          a regra vale para os 2 lados..nao se acusa o dono de nao ter feito manutenção. e nao se acusa a Troller de ter algum defeito e fabrica…simples assim. foi pontual, um caso é normal….5, 10, como houve com Stilo é outra historia….

  • CharlesAle

    Não é muito comum isso,lembrando que essa roda tem muitos parafusos,será que soltou com cubo e tudo????se for,única certeza é que não dará nada,basta ver os stilo,onde até morte teve,e não deu nada……….

    • Lauolling

      Bom, era a Fiat. Agora é um Troller. E aí, quem pode mai$ chora menos.

      • Guilherme_M

        Mas a Troller é da Ford.

  • allannf

    Pessoal isto ai pode acontecer com qualquer carro. Eu já presenciei um caso idêntico com uma Hilux SW4.
    Já passei por algo parecido em uma vã de turismo.

    O problema são mecânicos meia sola, que o motorista entrega seu carro, ele deixa a roda quase solta ai acontece.

    A também acontece na principal categoria de automobilismo do mundo F1.

    Então pessoal, acho que a culpa não é da troler

    • alan_ichitani

      Acho que isso tem que ser investigado, o veículo em questão deve passar por pericia, casos semelhantes devem ser levantados e com todos esses dados em mãos a gente pode começar a pensar em falar no culpado.

      • AutoIng

        Outro dia postaram aí até um Mitsubishi perdendo a roda. Em algum momento alguém errou, pode ser o mecânico, a montadora, mas alguém tem que ser responsabilizado. Imagina uma roda dessa vindo na direção de teu carro com a família toda dentro na estrada!

    • Landrutt

      Eu fico tenso quando é preciso tirar um pneu do meu carro. Sempre acho que o mecânico/borracheiro não apertou tudo direito. Eu conheço um caso de acidente que DIZEM que foi ocasionado por isso. Uma conhecida minha, uma moça linda de 24 anos, perdeu o controle do carro na estrada e morreu no acidente momentos depois de trocar um pneu em um borracheiro de beira de estrada. A amiga que estava em outro carro junto com outros amigos em "comboio" com o dela contou isso,que antes do acidente eles tinham parado nesse borracheiro porque um pneu do Tracker da moça que morreu estava furado, então supõe-se que alguma coisa deve ter ficado folgada, mas não foi feito perícia, nada, o carro virou um maracujá murcho após bater em um caminhão que vinha em sentido contrário e capotar.

      • Guilherme_M

        Assim como tem quem não aperta direito, tem também quem aperte com tanta força que chega a espanar a rosca, o que a deixa frouxa e com o tempo gera a folga. Ja vi casos de gente usando o pé para impulsionar a chave de roda! Aperto de rosca tem que ser com a força certa, porque senão da m&rd@.

      • Eugenio C.

        Isso me lembrou de três amigas minhas, na faixa dos 20 anos, voltando de madrugada de uma festa. Não aconteceu nada com elas, mas a mais nova depois me contou que quase desmaiou quando a mais velha, durante um papo sobre como o desempenho do Kadett 2.0 em que elas estavam era bom (a 140km/h numa estrada), lembrou-se de que uma das rodas da frente estava SEM UM PARAFUSO… "e mesmo assim o carro está ótimo, gente!" – ela ainda comentou.

        Gente de sorte, hein? A única vez em que o carro de uma delas deu perda total, ele estava parado sem ninguém dentro e foi atingido por um caminhão… hahaha

  • tasatanazio

    isso são o que restaram dos parafusos que seguravam a roda do meu carro depois que um mecanico meia boca trocou o pneu https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-a
    so não aconteceu uma tragedia comigo pq percebi a roda batendo na estrada, qdo parei so tinha uma porca segurando a roda

    • Eugenio C.

      Putz!!! o.O

  • Ground_Zero

    Não sei o que de fato ocorreu, a matéria é lacônica em detalhes. Todavia, sei que muitos donos de Troller gostam de trocar os pneus enormes do T4 por outros maiores ainda. É comum ver pneus 33' e até 35' assentados em um carro projetado para usar 30'. Esse excesso provoca um desgaste prematuro às pontas de eixo, o que pode ter sido a causa do desalojamento.

    O T4 não é um carro frágil. As rodas, pontas de eixo e prisioneiros são adequadas para uso severo, porém, quando se alia o peso excessivo de pneus estupidamente maiores do que o projeto original, associados ao aumento de atrito com o solo (maior área de contato com o asfalto), alguma coisa tem que ceder.

    Se este for o caso, não será o primeiro. O uso de pneus imensos em nome de uma estética de gosto duvidoso é um risco que o dono assumiu ao rodar no asfalto com consequências fatais para o motociclista. O T4 é um excelente utilitário. Forte como um 4×4 deve ser, mas não é um trator.

  • Josades

    Isso faz me lembrar da vez que eu levei a s10 do meu pai para fazer alinhamento e balanceamento das rodas em uma loja de pneus, o funcionario usou como de costume nessas lojas maquina pneumatica para folgar e apertar as porcas das rodas, terminando o serviço, entreguei o carro para o meu pai ir viajar. No dia seguinte ao retornar da viagem meu pai relatou que o carro começou a tremer na estrada de imediato ele parou no acostamento ai ele tomou um não vários sustos por que viu que todas as rodas estavam folgadas inclusive o dianteiro direito que ja estava preste a se soltar. Ao saber disso relatei o ocorrido ao o dono da loja que me garantio ter feito manutenção nas maquinas. Dai por diante quando levo o carro para um profissional de qualquer área que for fazer serviços nas rodas ou nos pneus, eu mesmo averiguo os parafusos ou porcas se estão devidamente apertados. FICA A DICA!

  • Miroengenharia

    Bela mira! Se a Troller fabricasse armas seria imbatível!

    Desculpa pela piada, mas não resisti.

    • XandeeM

      Sua piada poderia até ter um pouco de graça se o acidente não tivesse custado a vida de uma pessoa.

  • JORGE_BAMBAM

    Falha mecânica ou falta de aperto dos parafusos por algum irresponsável?

  • johnnyburanelo

    m… acontecem :)

    pensa em um cara azarado