
Já faz tempo que nós publicamos matérias onde destacamos o baixo consumo de combustível e de emissão de CO2 de automóveis movidos a diesel vendidos no exterior. Mas, para a realidade brasileira será que valer a pena investir em modelos a diesel?
Segundo o congresso de tecnologia SAE, hoje em dia são os motores diesel que atendem mais as novas exigências quanto à emissão de CO2 e baixo consumo de combustível, com exceção óbvia dos modelos híbridos.
Desde os anos 70, que o Brasil não pode mais ter modelos de automóveis movidos a diesel. Na época, havia a grave crise do petróleo que obrigou o governo a tomar essa medida. Mas agora a história é bem diferente.
Embora apenas utilitários 4×4 e veículos comerciais possam utilizar o diesel como combustível, infelizmente o nosso combustível não acompanhou a evolução internacional e polui mais do que deveria, contribuindo mais para a poluição atmosférica no país.
Hoje, a tecnologia aliada à nova proposta de um diesel mais limpo para o Brasil, faz com que o investimento em modelos a diesel possa ser iniciado de forma gradual por aqui.
Segundo pesquisas da SAE, a maioria dos consumidores pagaria 10% a mais em um modelo a diesel que emite 25% menos CO2 na atmosfera.
Em contrapartida um modelo a diesel é bem mais econômico que um a gasolina, retornando mais rápido o investimento feito pelo consumidor.
O uso de novas tecnologias faz os motores diesel serem mais eficientes e menos poluentes, sendo mais silenciosos e com funcionamento mais macio.
Turbo compressor, intercooler, injeção direta eletrônica e sistema de injeção do tipo “common-rail”, entre outras tecnologias, já estão desenvolvidas até no Brasil.
Na Europa, a preocupação com as emissões é tanta, que hoje a grande maioria dos modelos de automóveis já possui uma versão diesel.
Em 2012, o velho continente irá reduzir em 25% as emissões de CO2, sendo que o limite cairá de 161g/km atualmente para 120g/km.
A grande maioria dos veículos a diesel feitos atualmente por lá, já atendem ao novo limite de emissões de 2012, sendo que alguns poucos exigirão modificações. No Brasil, muitos dos motores diesel feitos aqui já equipam modelos na Europa, sem restrições.
O uso da flexibilização de combustível nos automóveis nacionais contribui enormemente para a redução das emissões de CO2, mas também se faz necessário um diesel mais limpo para a frota em geral.
[Foto: Motor diesel feito pela Volvo para automóveis na Europa]
Fonte: Automotive Business.
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui

Luis.J.R.
10/07/2009 as 21:24
Seria viavel sim!Mais não pode né.
Marlon
11/07/2009 as 12:58
O Diesel produzido no Brasil é um dos mais sujos do mundo, apesar dos motores serem bons o Diesel é muito ruim, e o Brasil é duramente criticado la fora por issu, e ele usa como defessa q o Diesel com padrão europeu por exemplo ficaria muito caro por aki.
fernando-ric
10/07/2009 as 21:31
Acho bobagem ficar gastando tempo e dinheiro para aprimorar motores de combustão interna. Já passou da hora de pensarmos em motores elétricos / movidos à hidrogênio.
Dodos
10/07/2009 as 21:39
Reza a lenda que o Diesel daqui do Brasil não é um tanto inferior ao diesel europeu. Veículos Mercedes-Benz como o ML tem um de seus filtros retirados pra não entupir em poucas semanas. Mas a verdade mesmo é apostar nos veículos híbridos e no uso do hidrogênio.
fernando larsen
10/07/2009 as 22:13
Concordo. Por mais que seja economico, mas é retrocesso querer usar um motor diferente, mas ainda à combustão. Acho muito interessante os modelos hibridos que tambem poluem muito pouco, sao economicos e servem como pesquisa para outro tipo de tecnologia.
pablorocha
10/07/2009 as 22:23
Depois que acharam o poço seco no pré-sal aí que ficou difícil mesmo a viabilidade do Diesel em automóveis aqui na terra brasilis…
naskah
10/07/2009 as 23:11
ah é? ¬¬ e tu acha que o diesel é feito a partir do que? ou pra ti só a gasolina que se deriva do petróleo?
Eu sou a favor do desenvolvimento e aprimoramento de todos os sistemas! desde eletrico(mais importante) até o diesel(menos importante). Afinal sempre terão nas ruas pelo menos tres tipos de motores.
e para aqueles que nao gostam do Brasil, abram o olho pois nao existe utopia gurizada, quer ir pra europa pode ir, e vai conferir o preço da gasolina =p
-ai só pq eles usam dizelzinho…
demonet
10/07/2009 as 22:48
sera que eu sou o unico que odeia essa porcaria chamada Brasil ?? nao saio porque ainda nao possuo condiçoes financeiras. Mas quem sabe um dia ne ?
Schio
11/07/2009 as 02:23
Desculpe, mas parece a história do cachorro deitado em cima de um prego: Reclama e reclama mas não levanta!
fernando-ric
11/07/2009 as 11:32
se mata. é barato e rápido.
rogeriuslima
13/07/2009 as 10:39
Boa zero meia….
Rainer Barbosa
10/07/2009 as 22:53
seria interessante carro a diesel aqui… mas ia ser mais caro, ah ia…¬¬’
Gustavo Miranda
10/07/2009 as 23:00
Pois é… e ainda 10% mais caro. Uno, Gol e Celta à diesel, pelados e ainda 10% mais caro pela economia de combustível. Esses 10% a mais iriam fazer os bloquinhos de financiamento virarem tijolinhos de financiamento…
ReneMelo
10/07/2009 as 23:20
O diesel brasileiro tem alta concentração de enxonfre, nas cidades do interior chega acima de 2000 ppm, portanto, altamente poluente, enquanto a petrobrás não investir em tecnologia e uniformizar o diesel, não vai adianter popularizar para carros pequenos.
O nosso diesel é tão podre que rapidamente satura o filtro de combustível da Hilux.
Schio
11/07/2009 as 02:38
A Petrobrás investe bastante em hidrodessulfurorização de diesel, produzindo a tempo diesel com menos de 500 ppm, e até com menos de 50 ppm de enxofre.
Agora o enxofre (leia-se: compostos de enxofre) presente no diesel não entope filtro de combustível, o que entope são partículas sólidas agregadas na estocagem, transporte, armazenagem e até nos tanques dos veículos.
pedrop
10/07/2009 as 23:47
O valor do Diesel é quase o mesmo da gasolina, nunca um motor diesel se paga no Brasil perante a gasolina, a não ser casos onde o alto torque do diesel compense (utilitários comerciais).
The researcher
11/07/2009 as 10:06
Aqui no Rj o diesel tá 1,60(1,599)
The researcher
11/07/2009 as 10:04
Disel em carro pequeno no brasil é viável, possível e já foi feito..
o passat de exportação, 1.5 MD270 diesel, era tão bom quanto o a gasolina,mas era meramente exportação…
burrice continuar com isso, seriam mais carros nas ruas, e carros melhores, com mais tecnologia…
duhs2dany
11/07/2009 as 10:29
Motores a hidrogênio?
Melhor hibrido.
Esse diesel poderia ser viavel sim, mas se eu nao tou ficando louco… alguns são fabricados aqui e usados la fora. PORQUE?
QUe descriminação é essa??
BRASIL UM PAIS DE TOLOS!
WDA
11/07/2009 as 12:12
O que não é divulgado por aí é o fato de o Diesel usado no Brasil ser subsidiado pelo governo, ou seja, somos importadores de Diesel e se aumentar a demanda o governo não vai ter capacidade para manter o preço atual, por isso não compensa fabricar automóveis a Diesel. Quando nosso país for autosuficiente em Diesel quem sabe. Até porque os novos carros pequenos movidos a Diesel são muito silenciosos, já andei em uma Meriva (exportação p/ Argentina) e é muito confortável, nem se nota ser um carro a Diesel…
spdstr
11/07/2009 as 13:25
a não ser pelo som de trator.
Lucas Silva
11/07/2009 as 15:29
/\
/\
/\ Esse manja!! foi-se o tempo do motor diesel barulhento!!
Marlon
11/07/2009 as 13:10
Exatamente por issu q o governo nao pod deixa fabricacao d carro diesel a vontade no pais, iria ocorrer um alto deficit na balança oq nao é nada bom para o pais.
duhs2dany
11/07/2009 as 16:33
Tudo q fabricamos aqui, 75% vai pra fora.
E por isso que essas merdas andam com esse preço!
rogeriuslima
13/07/2009 as 10:42
Não é lá na Argentina que a Fiat vai lançar uma versão do Punto com motor diesel?
Fonte NA, claro.