Finanças Governamental/Legal Trânsito

MP vai investigar destino do dinheiro arrecadado com multas em SP

radar-interlagos-1

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito para investigar o destino do dinheiro arrecadado com multas na capital paulista. Há suspeita de que a verba obtida com as autuações de motoristas na cidade não estaria sendo direcionada para a melhoria do trânsito.

A administração municipal foi notificada pelo MP-SP para esclarecer em 30 dias o montante arrecadado com as multas e o destino da verba. A prefeitura diz que não recebeu a notificação, mas irá enviar os dados pedidos.

Recentemente surgiram denúncias de que os agentes da CET estavam sofrendo pressão para aumentar o número de autuações na capital paulista. No primeiro semestre, o número de multas de trânsito subiu 28,3%, mas a prefeitura diz que é devido ao aumento na fiscalização.

A PM também aumentou o número de autuações, que no mesmo período cresceu 35%. Com os radares, o acréscimo nas multas foi de 18% nos primeiros seis meses do ano.

[Fonte: Folha]





  • Fábio Henrique

    Tem que investigar sim pra onde vai o dinheiro, mas isso não significa que sou contra uma fiscalização mais severa. Se a pessoa anda nos conformes não tem pq temer. Tem mto amigo meu que vive andando super acima da velocidade, colocando vidas em risco (além da própria), e sou totalmente a favor que esse tipo de pessoa seja punida.

    • RicardoP

      Também sou a favor, só acho que a sinalização devia ser maior, parece que tudo é feito para aumentar o número de multas e não para ter um trânsito melhor.

      • Rodrigo

        E digo mais, a indústria de multas existe atualmente para fins arrecadatórios (e não de educação). Uma coisa é tomar multa por excesso de velocidade, que geralmente é comprovado por foto. Outra é tomar multa por não dar seta ou não usar as duas mãos no volante ao dirigir ou mesmo não sinalizar com o braço ao fazer conversões (acredite, amiga minha recebeu isso). Ou seja, fica a palavra de quem autuou contra a sua; e nem adianta recorrer, as chances de ganhar o recurso são mínimas, pra não dizer nulas.

        • Fernando S.

          A nova é aplicar multa para quem não coloca o carro na inércia diante da placa de PARE, mesmo que não esteja NENHUM carro de nenhum lugar. Só reduzir não adianta. Já há casos de reclamações pela internet a respeito disso. Aí vem um Zé Ruela e diz que não existe uma indústria da multa. Sabe o que é pior? Não adianta nem recorrer, eles jamais vão indeferir uma multa nesse caso já que é a sua palavra contra a do agente.

          • Pedro Henrique

            bom amigo, terei de me pronunciar sobre isso, se a placa diz “pare”, ela diz “pare” e não “reduza”… mesmo que não venha ninguém de lugar algum, mesmo que você esteja no deserto e a estrada seja uma reta sem nenhum cruzamento, se tem uma placa dizendo “Pare” você para, oque custa? 30 seg da sua vida?
            em países desenvolvidos a placa diz pare e as pessoas param, independente se vem gente ou não.

            • Leia o que estah escrito kkkkkkkkkkk

              • Pedro Henrique

                mas a ideia do protetor de roda com essa imagem se foi dele é genial kkkkkkkkkk

              • Colorado

                pra alguma coisa serve o estepe na tampa traseira

            • Vitorugo V.

              É verdade. Em Los Angeles um amigo meu foi multado porque nao parou num PARE às 23hs.

              • Rodrigo

                De fato, São Paulo é igualzinha a Los Angeles! Aliás, vou até reivindicar meu green card porque nasci em São Paulo…
                O interessante dessas “comparações” é que só comparam quando interessa. Queria ver comparar educação (escola), saude, segurança, infraestrutura viária, salários, etc.

              • Guilherme Gimenes

                ta certo..eh pare independente da hora..regra eh regra..em mtos cruzamentos de LA nao há sinal..eh na gentileza, na educação, qm chegou primeiro vai, depois o outro e por ai vai.. e vc nao ve nenhum acidente..as x eh ate chato, pois um fica insistindo pro outro ir e ngm anda. gentileza ate demais… e mais ja cansei de ver cruzamentos, de madrugada, nenhum carro sequer vindo..mas ngm avança o sinal..NINGUEM. a nao ser pra direita , pq claro, vc pode virar a direita mesmo com o sinal fechado.

            • dCarvalho

              Hipócrita! Quer me dizer que você, trafegando às duas da madrugada, ao ver uma placa de PARE e PARA, ao invés de reduzir? Sem falsos moralismos, por favor. De qualquer forma o roubo praticado pelo estado está em concordância com a lei, não havendo do que reclamar caso seja pego.

              • Rodrigo

                Exato! E se na delegacia, ao registrar o BO pelo roubo, disser que parou no cruzamento por causa da placa PARE, ainda vão rir da sua cara e te chamar de mané!

                • dCarvalho

                  Rsrs, imagine a cena, Rodrigo! É cada uma..

              • Pedro Henrique

                dependendo da região paro sim, ruas residenciais e em cruzamentos…
                em rotatórias se for de madrugada eu não paro, reduzo apenas.
                agora se for em zonas perigosas, de madrugada eu não paro nem em sinaleiras, que o governo me mande a multa depois, melhor uma multa que ficar sem o carro e arriscar a vida.

              • Guilherme Gimenes

                no brasil infelizmente nao da pra parar mesmo.. pq não há segurança andando, quem dirá parando o carro… aqui somos obrigados a burlar regras e leis para preservar nossas vidas e de nossas familias. infelizmente.

            • Fernando S.

              Você sabia que ao trocar a estação de rádio no seu carro com ele em movimento já caracteriza uma infração de trânsito? O que mais me irrita na internet é esse falso moralismo em que todo mundo segue 100% as leis em 100% do tempo.

              • Pedro Henrique

                em nenhum momento eu disse que seguia elas 100% hahahhah :P
                pra falar a vdd, oque eu mais sigo no transito é o “follow the traffic”
                porque se eu for seguir do meu jeito, vai ter muita gente reclamando…

            • PARE – E SEJA ASSALTADO

          • Logia

            PARE significa PARE…
            E não “não vem carro, vou diminuir, ignorar a placa e continuar.

            • Fernando S.

              Mais um da série “eu faço tudo dentro da lei”. Você sabia que ao trocar a estação de rádio no seu carro com ele em movimento já caracteriza uma infração de trânsito? O que mais me irrita na internet é esse falso moralismo em que todo mundo segue 100% as leis em 100% do tempo.

              • Logia

                Trocar estação de radio com controle no volante é ilegal ? não sabia, pq faço isso todo dia.

          • Rodrigo

            É verdade!
            Pior que tem quem ainda defende… Vai entender. Ou a pessoa vive às custas da administração pública também ou não dirige, no mínimo.

          • Vitorugo V.

            Isso É complicado mesmo. Se a autoridade policial diz que viu você sem cinto e na verdade você estava com cinto, qual palavra vale mais?

            • Fernando S.

              Além de praticamente não ter nenhuma chance de anular a multa, ainda perde-se tempo de serviço e tem-se gastos (combustível e estacionamento ou tíquete zona azul) que acaba sendo mais fácil pagar aquela porcaria.

          • DougSampaNA

            Aliás tá na hora da população tacar processo na CET contra dano moral quando haver provas de multa indevida.

        • DougSampaNA

          quando o radar é posicionadp logoapós um cruzamento muito largo como Av interlagos com a Nações unidas, com mais de 50 metros e o farol troca cor com vc iniciando a passagem, nao dá pra frear que outro bate atras, o fluxo vem no embalado, até vc conseguir chegar do outro lado, o radar está te esperando a poucos metros depois do cruzamento, é um dos 10 radares campeões de SP, canalhice pura! O ministério publico tem que cair de pau nestas armadilhas, que pegam principalmente os se 3a idade, meu pai já tomou 3 neste radar na mesma situação, espaço grande a vencer, farol fecha rapido e vc está no meio do cruzamento.. Outra coisa, a cidade está ficando empesteada de novos faróis, 4 farois em 150 metros é o fim da picada..

      • Guilherme

        (Y) concordo!

    • Exatamente! Quem não deve não teme! Por isso que a prefeitura deve estar “adorando” essa investigação!

    • Logia

      Sem duvida, espero que a grana das multas se transforme em melhorias para estradas.

      • dCarvalho

        Amigo, continue esperando! Aliás, sugiro que se acomode de forma bem confortável, pois pode ser que demore.

    • Mr. Car

      Andar “super acima da velocidade” é uma coisa, ter que andar em velocidades muito abaixo das que seriam naturais, tendo que prestar mais atenção no velocímetro que no trânsito para não tomar multa atrás de multa, é outra. Isso é sim, a famosa indústria da multa.

      • Pablo

        Fiquei curioso. O q é velocidade natural?

        • Mr. Car

          É a velocidade que quase todos mantém em determinada via, adequada às suas características, sem que se esteja em posição de colocar a si mesmo ou terceiros em risco por excesso de velocidade, ou atrapalhando o fluxo “natural” da via, se arrastando como uma lesma, situação que também acarreta riscos.
          PS: Frescura isso de não poder citar um outro site, heim, “Notícias Automotivas”?

        • Kweik

          Velocidade natural, velocidade que pareça adequada para a situação sem necessidade de consultar o velocímetro. Inclusive, em países de trânsito levado a sério, usa-se o método 85 percêntil. pelo qual motoristas voluntários trafegam com o velocímetro tapado e se medem as velocidades que imprimem, achando-se como velocidade adequada a que 85% emprega, assim determinando o limite da via. Tanto que quando se dirige nesses países, ao trafegar normalmente e dar uma espiada no velocímetro, está-se exatamente no limite. Fonte: http://autoentusiastas.com.br/2014/09/limite-de-velocidade-e-mesmo-necessario/

          Quando ando nas vias onde a velocidade permitida é 60km/h e deveria ser 70km/h, todo mundo me ultrapassa, ou seja, eu estou andando na velocidade permitida 60km/h, mas não estou andando na velocidade natural da via 70km/h, pois essa foi dimensionada para multar e não para que o fluxo siga normalmente. Aí uns irão dizer, mas com a velocidade menor morre menos, obvio! Então põe 10km/h que não morre ninguém. Ao invés de construir passarelas e conscientizar os pedestres a atravessarem no local adequado, punem-se os carros.

        • Edson Fernandes

          Em SP por exemplo…. é um ABSURDO ter uma marginal para andar a 50km/h… (mas eu ando) e nessa historia realmente eu tbm faço como ele disse, ando olhando muito para o velocimetro…

          Lá a via era de 70km/h e pelo tamanho da via, fica nitido que era a velocidade ideal de rodagem. Andar a 50km/h é terrivel porque a liberdade que vc tem entre faixas é grande.

          tem os corajosos que andam acima, mas eu não me arrisco. (mas eu até compreendo na marginal essa situação, porque aquilo lá é um absurdo).

          • DougSampaNA

            Edson, eu ando acima e f… a CET, Prefeitura e o secretário de Transito dela daquela familia famosa aqui da zona sul; Tempo pra mim é dinheiro e quanto mais visitas faço por dia mais ganho, então me arrisco; agora o triste é que tem estúpido que anda a 35km/h (ontem passei por isso) na faixa da esquerda onde o limite é 50, e o anta não sai pra direita, vc buzina, dá farol, o cara não sai.Quem trabalha em vendase tem meta pra bater tem que se virar, não dá pra se arrastar a 50 km/h.
            Quando era 90 eu andava a 90, baixou pra 70…vá lá. Masbaixar de 70 pra 50 não dá. E como puseram radar na pista expressa da Marginal..pra isso nunca falta dinheiro, impressionante..

            • Edson Fernandes

              Penso igual.

              Sabe o mais terrivel? Quem já andava devagar continua andando devagar só que quem não andava também está. E não só isso: Andando ABAIXO do limite.

              Eu tenho pego MUROS de carros a 35km/h e isso é complicado. Tanto que eu não vejo a hora de ter um carro que se programa velocidade para que eu não fique afoito na hora de acelerar.

      • Ricardo

        Isso é uma merda! Desviar a atenção do trânsito para o velocímetro, nas rodovias isso é pior ainda!

      • Fábio Henrique

        Tem outras coisas tb que eles apelam pra multar, já no caso da redução do limite de velocidade é algo que temos que nos acostumar, e é claro que tem que ser amplamente divulgado e sinalizado, se não vira “pegadinha” kkkk

        • Mr. Car

          Pode ter a divulgação e a sinalização que quiser, se o sujeito é obrigado a prestar mais atenção ao velocímetro que ao trânsito, vai continuar sendo uma pegadinha, he, he!

        • DougSampaNA

          isso..tem que se acostumar…é isso que o comunas querem, eles fazem e a gente aceita…vão continuar e a gente aceita…ah por favor..

          • Fábio Henrique

            Então vai lá e anda acima da velocidade :), aproveite para arrancar também os radares. A glr é tão doente que não aceita uma mínima mudança, visto que na marginal ng anda a maior parte do tempo. E o mais cômico: COMUNISMO kkkkkkk. Pq não via estudar as tendências urbanas ao redor do mundo?

    • Guilherme

      com certeza, não sou contra multas…
      Porém, a pressão pelo aumento da arrecadação faz com que os agentes não tenham bom senso, e forcem multas às vezes.

    • Milton Baptista

      Se as multas tivessem o objetivo de tornar o trânsito mais seguro, o que não é verdade. Prova disso é um carro, em São Paulo, ter mais de 1500 multas e continuar circulando. Tem de acabar com a ideia de sair multando, e passar a adotar a ideia de suspensão da carteira.

      • Edson Fernandes

        Isso por sí só não ajuda.

        A conscientização deve existir. Se o cara andar irregular, não só suspender a carta irá resolver. Tem que levar esse carro para o patio também. Se ele é irregular isso é o que deveria acontecer.

    • Linkera

      Ontem vi um letreiro digital na Av. Radial Leste escrito a seguinte mensagem: “DIRIJA COM AS DUAS MÃO NO VOLANTE. É LEI”…. só pelo trecho do “é lei” logo pensei: “fdps tão multando até isso agora!” – Olho vivo meu povo!

      • Edson Fernandes

        Mas isso sempre foi lei.

        E isso dá multa. Eu acho inclusive que eu tomei multa por conta disso porque estava mudando de marcha e foi quando vi um formigueiro de funcionarios da CET me olhando. Vamos ver.

        E eu não duvido nada disso.

    • Edson Fernandes

      Isso eu só concordo se a velocidade da via é compativel com aquela estipulada. Porque andar a 50km/h numa marginal tietê é de ficar desacreditado. É ridiculo andar naquela via tão devagar!

  • RicardoP

    No começo do ano recebi uma multa por ter passado no sinal vermelho na Avenida Bandeirantes em São Paulo, nunca fiz isso, ainda mais lá. No final tive que pagar a multa.

    • Janduir

      Poderia ter recorrido pedindo imagens… já recorri e minha multa foi deferida. Seu carro pode estar clonado também o que seria uma péssima notícia.

  • Thiago K. Galiza

    CET : “uma empresa de economia mista vinculada à Prefeitura de São Paulo, responsável pelo gerenciamento, operação e fiscalização do sistema viário da cidade”.
    Bom, a resposta pra onde vai o dinheiro a gente já sabe, pra cueca do pessoal lá da prefeitura de SP.
    Melhoria nas vias? sinalização? alguém viu? eu não… Chove os semáforos apagam (curiosamente os radares não), brota buraco, passarela pra pedestres é luxo, grade na via ou mureta pra não atravessarem onde não pode também não tem… via insegura para os carros, motos, e pedestres; Sinalização de ciclovia péssima (inclusive ciclovia bem sinalizada só no bairro Jardins mesmo) De resto é aventura de suicida que atrapalha mais ainda o transito pros carros, pedestres e para as próprias bicicletas

    • !Marcelo Surf!

      meu chute é
      51% pro PT
      35% pra CET
      9% contrato já renovado com empresa de radares
      2,5% operação tapa-buraco
      2,5% manutenção e conservação e pintura de vias

      • Thiago K. Galiza

        só 51% pro PT? Eu chuto uns 70% haha

        • !Marcelo Surf!

          kkk verdade, afinal eles são sócios majoritários e entre os 35% e 9% deve ter nego do pt recebendo por delação premiada.

      • DougSampaNA

        dos 51, separa um pouco pro Maldade..

  • 1945_DE

    No meu bolso é que não está, pois a minha conta está negativa.

    • Foxtrot

      I know that feel, bro ;(

    • Esse dinheiro geralmente não vai para bolso, mas para cueca e para algum paraíso. Fiscal.

  • Diego

    Sendo sucinto: Obrigado MP-SP.

  • Fernando S.

    A prefeitura deve estar LOTADA de notas frias dizendo que o dinheiro foi para consertar buracos entre outras coisas. O MP além de exigir notas e explicações, precisa CONFERIR se realmente esse dinheiro foi investido nos lugares em que essas pseudo-notas estão dizendo.

    • Claudio Abreu

      E o pior é que, depois disso, ‘é questão encerrada’.

  • Robinho

    Perda de tempo e dinheiro, porque é bem provavel que ja sabemos para onde o dinheiro das multas foram…

  • Pedro Henrique

    falo nada, só observo.. ‘-‘

  • Junior Gouveia

    Também sou a favor de mais fiscalização, mas fiscalização responsável, seguindo todas as normas e leis do CTB, leis essas que nós também temos que respeitar, e não do jeito que estão fazendo, escondendo a fiscalização, afinal, a lei vale para os dois lados.

    Outra coisa ridícula, são essas reduções de velocidade nas avenidas e marginais, vou usar de exemplo onde eu moro, São Caetano do Sul, existem duas grandes avenidas dentro da cidade, a Goias e a Pres. Kennedy com 3 faixas de rolagem, na Goias a velocidade máxima é de 60 km/h e na Kennedy é de 50 Km/h, até mesmo por que quando se passa caminhão e acreditem, carretas cegonheiras, a mesma fica apenas com duas faixas, alem é claro, que nela existe um canteiro central com ciclofaixa e para caminhada e nem por isso ouço falar em atropelamentos ou acidentes com motos nas a torta direita nas duas, já que moro e trabalho na mesma cidade, ou seja, permaneço 100% do tempo na cidade, ai a prefeitura de São Paulo vem nos dizer que essas reduções de velocidades são fundamentais pra “saúde” do transito paulista!

    Então vos lhes pergunto, quantas reportagens em telejornais “sanguinários” vocês veem durante todo o dia falando, “Atropelamento na 23 de maio, na bandeirantes, nas marginais, entre outras avenidas”, não vou citar acidentes com motos, pois isso nunca vai deixar de existir, ando de moto e digo, moto é muito bom, mas nunca vai deixar de ser perigoso, moto foi feita pra cair, nada que ande sobre duas rodas foi feito pra se manter de pé, ela depende do nosso equilíbrio pra se manter de pé e podem reduzir pra 10 km/h a velocidade, se o cara da moto cair e você que estiver logo atras estiver sequer olhando pelo retrovisor pra mudar de faixa no mesmo momento, você vai atropelar o motociclista do mesmo jeito…

    Em resumo, essas reduções de velocidade + esses radares atras das vigas dos viadutos, arvores e pilares de pontes com certeza é pra cobrir rombos e mais rombos causados pela roubalheira de anos a fio dentro destas instituições.

    Desculpem o desabafo, mas eu precisava falar!

    Abaixo, foto da Av. Pres. Kennedy e Av. Goias

    • Thiago K. Galiza

      Amigo, sou do ABC também (Santo André)
      O ABC ainda não aderiu as reduções (e estou achando um milagre isso) mas acredito que em breve, muito provavelmente a velocidade da Kennedy cai pra 40Km/h (se não me engano já tem um trecho com lombada eletrônica) e a da Goias pra 50km/h

      Ali no Rodoanel no trecho leste, na divisa de municípios, quem vem de Santo André/ Mauá, anda a 70Km/h quando você passa a divisa pra SP, a velocidade simplesmente cai para 50km/h (Do nada) e de cara tem um radar, e assim se mantém por toda a Jacupessego

      • Junior Gouveia

        Então Thiago, na Kennedy, a lombada eletrônica é de 50 km/h mesmo, já a parte da Goias que é de 50 km/h é uma área que tem faculdade, vários prédios residenciais, o CT da GM, o clube da GM e escolas, igualmente na rua Alegre, (sentido Sto André), mas passou os Bombeiros já vai para 60 Km/h pois já é uma área de muito comercio e segue assim até a Guido Aliberti.

        O pior dessa redução “brusca” de velocidade é que no máximo os caras colocam um faixa dizendo que a partir de tal data a via passara de “X” para “Y” de velocidade e não dão nem um gap de tempo para a conscientização do cérebro daquele motorista que passava ali todo dia a 70 km/m e “de repente” ele tem que reduzir para 50 km/h, como se ele tivesse uma chavinha na massa cefálica que de um dia para o outro ele se acostuma com a nova velocidade.

        Na Tancredo Neves tinha varias faixas em CAVALETES, ou seja, pequenas e uma ou duas faixas no máximo estendidas sobre a avenida dizendo que a velocidade da mesma passara de 60 para 50 no dia 09/09/15, poha meu, dia 09/09, numa QUARTA FEIRA, o cara passou dois dias da semana, fora todos os anos anteriores da vida de motorista dele dirigindo ali á 60 por hora e “do nada” ela passa para 50, piada né??

        • Linkera

          Pois é… também acho que faltou uma campanha, que seria o correto.
          Me recordo que quando houve a redução de velocidade em 2011 haviam varias faixas fixadas ao longo das avenidas e houve um mês de gap pra todo mundo se acostumar com a nova velocidade.
          Desta vez não! Eu passo todo dia pela radial inteira, cuja velocidade será reduzida amanhã, se eu vi 2 faixas foi muito!
          Inclusive acho que tomei 2 multas na 23 de maio no último sabado pois passei a 70km/h em 2 radares cuja velocidade foi reduzida para 60km/h e, é obvio, não havia nenhuma placa informando.
          Então o único cunho dessa redução é arrecadatório! Todo o resto é balela e estão tentando maqueiar isto!
          Lixo de governo… mas é isso aí Paulistas! Espero que aprendam a não colocar mais esta merda de PT no governo, seja ele municipal, estadual ou federal!
          Cada povo tem os governantes que merece!

          • Junior Gouveia

            Fique tranquilo Linkera, você não é o único no clube dos multados, rsrsr!!!
            Agora, falando a respeito de quem votou no PT, esses se dividiram em 3 grupos, os dos devotos a religião Petista, os conscientes, que são aqueles que até votaram mas assumem que só tão fazendo merda, e a mais nova categoria de petistas, os “Humildões”, que são aqueles que votaram nessa merda, pregam o socialismo, chamam todo o resto da sociedade de coxinhas capitalistas e playboy, mas andam de carro importado blindado, moravam em condomínio fechado e quando viram que ia dar merda foram morar em países capitalistas e dando uma banana para quem ficou!!!

  • Angelo Paim

    Não precisamos ler a matéria para deduzir que não está sendo investido em melhorias para o trânsito de carros e pedestres.

    • dCarvalho

      Rapaz, pensei que somente eu acreditasse na honestidade dos gestores da coisa pública! O povo quer desconfiar de tudo.. coisa chata, não é? Deixem os caras trabalharem para a melhoria do nosso país. Aliás, sabe que dia teremos jogo de nossa seleção novamente?

  • Guilherme

    Suspeita? hahahahahaha

  • Lu RS

    A Bananolândia……….sempre será assim…

  • Vattt

    Pois é, tem de investigar mesmo! É uma vergonha esse país arrecadar tanto imposto pra de nada servir a população. Não precisa “catucar” muito não pra ver que tem muita coisa errada.

  • Flávio Conrado Jr

    Eu estou aderindo ao movimento 40km/h em todas as vias que o limite for de 50 km/h, e ser motoristas exemplar, isso vai secar o cofre desses pulhas, que não investem em educação do trânsito nas escolas, para os motoristas, e simplesmente, pintam faixas, instalam radares e reduzem velocidade onde engenheiros gabaritados fizeram cálculos. Diminuem a largura das faixas, enfim, “passeando” a 40km/h vamos matar a galinha dos ovos de ouro do Suvinil Maldddad Raddard baixa Velociddad

  • David

    Multa,multa,multa só multa agora arrumar o asfalto e tapar buraco que é bom nada e enquanto isso vamos dando lucro para as empresas que arrumam roda.

    • dCarvalho

      Bem vindo ao Brasil!

  • Poperon

    Desse mato vai sair coelho…

    Coelho, raposa, cobra, tudo quanto é bicho!!

    • David

      Mais fácil acabar em uma bela pizza. Estamos no Brasil.

  • Alexandre Maciel

    Desde que me tornei estudante de Direito vejo debates sobre a famigerada indústria da multa. 17 anos se passaram e o que mudou? Nada!

    O resultado da atuação do MP no que se refere ao tema será o mesmo de sempre. Simples!

  • Daniel dos Santos

    Por mim, poderia ter um radar em cada quarteirão nas cidades e a cada km nas estradas….povo mal educado deve ser punido a força….sou contra a maquina das multas…se usam as multas como forma de arrecadar $$, tem que punir….multa serve para chamar atenção de quem nao respeita as regras

  • Ricardo

    Para onde será que vai!/ Eu nem imagino!! Será que é coincidência o aumento do n° de multas com a crise!

  • _William

    Esse radarzinho maroto é ali na Av. Interlagos…ali o pessoal passa batido pensando que é caixa telefônica ou algo do tipo.

  • jkpops

    existe dúvida? engraçado né esse dinheiro vai é pro bolso dos donos de empresas que controlam os radares e para os vereadores secretários assessores etc etc a preocupação da prefeitura em reduzir a velocidade em toda cidade tem apenas um intuito arrecadar mais dinheiro pra máfia que existem em todas esferas do governo…

  • Cris Dorneles

    Por essas e por outras estou pensando seriamente em abolir o uso do carro…. Não temos mais pra onde correr… Custo alto de compra, gasolina fodida, IPVA sem retorno, Seguro Anual caríssimo, Indústria da MULTA… Carro sinceramente é só pra dizer que tem.

  • gustavo

    Idai ? O MP vai revogar ou anular as multas, so querem aparecer !! tudo balela.Ótima matéria Na.

  • Valdemir Souza

    Provavelmente ele diminuiu a velocidade das vias só pra arrecadar mais… quando a arrecadação diminuir porque a população vai se acostumar a andar em 50kmh, ele diminui de novo o limite pra 30 kmh e assim sucessivamente até 0kmh… No final você vai levar uma multa de vez enquando só porque é um cidadão “privilégiado” por ter um automóvel… coisa de socialista fdp! :)

  • Sandro

    Deviam investigar onde vai também o dinheiro que deveria ser aplicado nas estradas porque é simplesmente ridículo vc pagar um imposto super alto e ainda ter que pagar um pedágio astronômico para andar em algo que o poder público deveria manter. Com certeza esse dinheiro deve estar dentro do bolso da classe política brasileira.

  • leitor

    Que adianta? Mesmo que vá para o trânsito, a parte que viria de outros recursos já está desviada. Além do mais sempre tem uma resposta para cada caso. Só tem LadrãO. Não jsutifica nada disso.