_Destaque Gadgets Governamental/Legal Segurança Trânsito

Multa de até R$ 50 mil para quem postar blitz policial na internet foi debatida no Congresso

policia-militar-fiscalizacao-blitz-comando

A Câmara dos Deputados debateu na última terça-feira (7) o Projeto de Lei 5.596/13 do Major Fábio (DEM-PB), que prevê multa de até R$ 50 mil para quem postar na internet alerta sobre blitz policial, seja em redes sociais, aplicativos ou outros meios online. A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O texto prevê que as operadoras de serviços online tornem indisponíveis recursos de alerta sobre blitz em redes sociais e aplicativos, de modo que não seja possível avisar os motoristas sobre a localização de fiscalização policial. O PL também prevê multa para quem disseminar na internet informações sobre a fiscalização.

A reunião, ocorrida na tarde de terça (7), contou com a presença de especialistas da área de internet e tecnologias digitais da Fundação Getúlio Vargas, Google e InternetLab, que se mostraram contra o PL 5.596/13, alegando que a presença de aplicativos não necessariamente tem impacto sobre a blitz e pode causar efeito inibidor no uso de aplicativos, mesmo aqueles dedicados à segurança, manutenção, socorro médico, entre outros. Além disso, os aplicativos utilizam dados criptografados, dificultando o rastreamento e fiscalização das postagens.

Outro ponto abordado é que o Projeto de Lei é ruim para a liberdade de expressão, garantida pela Constituição. Além disso, a distribuição dessas informações nas redes sociais beneficia os profissionais de comunicação, já que muitos jornais e sites utilizam esse meio para obter informações relevantes, entre elas sobre possível lentidão no trânsito causado por uma blitz, por exemplo.

[Fonte: Câmara]

Agradecimentos ao Sérgio Quintela.





  • Tripé

    É a famosa indústria com “sangue nos zóio”

    • Martins Junior

      kkkkkkk é por aí mesmo!

    • ObservadorCWB

      Debater as DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO…nada… agora como roubar mais da população isso fazem rapidinho. Sei não, mas nem a pauta parecem respeitar.

  • Alexandre Macedo

    A liberdade vai ficando cada vez mais longínqua.

    • João Cagnoni

      A liberdade de beber e dirigir?

      • Alfredo Araujo

        Isso ae… a liberdade de driblar o estado. Foda são os espertos ainda acharem q tem razão

        • invalid_pilot

          Isso explica o caos social que vivemos e viva o brasileiro “ixperto”

        • Alexandre Macedo

          Continue puxando o saco do Estado e veja como sua vida vai melhorar.

          • Alfredo Araujo

            Boa definição… Obedecer as leis = puxar saco

            Que deus queira que não ocorra, mas se algum dia alguém da sua família for vítima de um fdp dirigindo bêbado, lembre-se que se ele fosse um puxa saco, ele não estaria bêbado…

        • João Cagnoni

          Isso que me irrita. Além de pensar um absurdo, ele ainda quer argumentar. Estamos acostumados com leis que servem pra A e não pra B, hoje as pessoas se referem ao povo em terceira pessoa. Ninguém deve beber e dirigir, eu me incluo nessa.

      • Alexandre Macedo

        Não. A liberdade de informação.

        • João Cagnoni

          Informação de onde há blitz pra você não ser pego? Você não entendeu o conceito de liberdade. Liberdade é voltar vivo e tranquilo pra casa sem um bêbado dirigindo o carro do lado. O resto é frescura.

          • Marco Antônio

            Cara, se não bebo ou estou errado, porque quero ir pra blitz? Se uso meu app pra ver onde está vou desviar do fluxo lento. É tão simples. E isso não muda o fato de que vão continuar a beber e dirigir. Ridícula essa proposta!

      • Raphael

        Voce só esta vendo um lado, por exemplo, antes de ter o waze, eu jah fiquei 40 minutos ou mais em.um engarrafamento por causa de blitz, poderia ter evitado utilizando outra via……se tiver algum compromisso?!?sou obrigado a enfrentar trânsito por galta de informação? !?É uma lei inconstitucional, abusiva….igual a que estao querendo proibir o carona de beber tbm…..ridiculo….

        • João Cagnoni

          Raphael, não há justificativa. Eu sei que no fundo você quer poder beber e dirigir, mas isso não vai rolar. A quantidade de blitz nas ruas ainda é muito inferior à quantidade de idiotas que fazem isso. O que o brasileiro quer, é que a blitz funcione para os outros e não pra ele. Já ouvi muita gente dizendo que “sabe o quanto pode beber” antes de dirigir. Não tolero esse tipo de argumento, acho que quem faz isso deve ir pra cadeia.

          • Raphael

            João, nao ha justificativa para essa lei ridicula, como você sabe que eu bebo e dirijo?!?!vc nem me conhece, quem é voce pra me julgar assim?!?….eu nao bebo e dirijo…..eu bebo quando tem alguem pra dirigir meu veículo, caso contrário prefiro nao beber…..e outra coisa, nao existe blitz apenas de lei seca, e outro ponto nao sou contra blitz, mas nao acho justo depois de um dia inteiro de trabalho, ou indo fazer uma prova eu perder as vzs 1 hora com engarrafamento por causa de uma blitz, meu carro é legalizado, documentação ok, não temo blitz nenhuma, é apenas um transtorno……o problema dos acidentes de trânsito nao eh falta de blitz…..eh educação, auto escola não ensina ninguem, prova do detran é ridicula de facil…….acidentes acontecem por imprudência, que mts vezes nao respeitam linites de velocidade, sinalização e leis de transito….e isso meu amigo…nenhuma blitz pode coibir……

          • Guilherme Eduardo

            Além de bêbado blitz também ajuda a recuperar carros roubados/furtados!

      • Sergio

        issae, coma um bombom com licor e vire-se de costas pro estado

      • Henrique12

        Liberdade de expressão, o celular é meu o aplicativo é meu, eu escrevo o que eu quiser pra quem quiser, essa liberdade que está sendo constantemente ameaçada aqui na banânia, tudo porque um governo safado quer arrancar mais $$ do povo…

        • João Cagnoni

          Seu papo é típico de um criminoso. Se parasse em uma blitz falando isso você levaria é muita borrachada. Você não faz tudo o que você quer nem no Brasil e nem em qualquer outro lugar, e coitado de você se falar isso nos EUA. Beber e tirar a vida das pessoas não é um direito seu.

    • Minha Opinião

      Começa de mansinho, depois vira censura geral. O povo adestrado aplaude.

      • Leonel

        Que povo adestrado cara ? Não cansa de ver acidentes e mais acidentes na televisão ? Já viu o número de mortos em acidentes de trânsito no país ? E para piorar, tem um grupo que quer avisar algo do tipo “ó, pode andar com seu carro de forma ilegal, roubar o carro, inclusive, beber e dirigir e qualquer outra coisa porque quando tiver blitz, vamos avisar”. Fala sério né champs.

        Tu deve ser daqueles que depois reclama que a polícia não pega bandida, não recupera carro roubado e etc…

        • Pacheco

          O problema é que não são as blitz que resolve isso. O patrulhamento policial ostensivo tbm deve ser aprimorado para poder ir abordando durante os deslocamento pela região.

          Blitz é uma peneira mais grossa, agora fazer um trabalho de ronda nas regiões de maior frequência de ocorrências é muito mais benéfico.

          • Leonel

            Pacheco, a solução é um conjunto de ações e a blitz faz parte desse conjunto. Só que se a população ao invés de colaborar com a fiscalização e polícia, age exatamente o contrário.

            É por estas e outras que o país está como está.

            • Pacheco

              Sim, eu concordo contigo. Mas multar que posta sobre a blitz não resolve 1% do problema. Primeiro por que a Blitz não aborda todos os carros, segundo que nada adianta limitar o uso de aplicativos ou informações, e o patrulhamento ostensivo não ser ampliado ou aprimorado.

              Perdão, mas conheço inúmeras regiões onde blitz é sinal de “arrecadação”.

              • Leonel

                Eu sei que isso ocorre e aos montes. Sei que infelizmente muitas das blitz ocorrem com este intuito, assim como as multas de trânsito nesse país, bem longe de querer educar ou evitar acidentes. Porém, eu só penso que não podemos usar isso como justificativa para driblar tal ação.

                Se está ruim com blitz, imagina sem. No mais, podemos cobrar do governo ações que vão corroborar em aumentar nossa segurança, como você mesmo citou, rondas ostensivas, no qual concordo 100%.

                É isso, abraços Pacheco.

                • Pacheco

                  Sim, e nem deve acabar com a blitz. Só acho que tirar 50 mil de quem coloca no waze que ela existe é igual culpar a vitima pelo crime.

                  O correto é rever todos os padrões. Deveriam existir blitz com apoio de rondas no entorno.

                  Quer um ex: Todo mundo sabe que na Av Paulo Faccini em Guarulhos tem blitz todo sábado sentido Dultra. Isso por que ali no Bosque Maia tem um monte de baladas com bebida a vontade.

                  O que acontece? As ruas em torno viram um caos pq a galera está fugindo. Quantas viaturas ficam ali patrulhando? Quantas motos da ROCAM estão ali?

                  Isso é gastar dinheiro bom com coisa mal feita. Deveria existir todo um planejamento no entorno.

                  Quer um ex bom: Pegaram os Rachadores na marginal pinheiros. Como? Planejamento e sem blitz. A policia deu trégua, deixou os caras se acomodarem e se infiltrou. Quando foi pra abordagem em ronda ostensiva e planejada, sabia placa e rota de fuga de todo mundo.

                  Hora de parar de querer mostrar serviço e planejar as ações.

                  A Blitz bem montada, sem rota de fuga e claro, um patrulhamento conjunto e estratégico da área de risco.

                  Porem eu pergunto: Que associação de bares e baladas vai querer ter perto dos seus estabelecimentos um órgão que impede e desestimula o consumo do produto que sustenta o ambiente?

              • Edinaldo_Tapica

                Pachecao sempre com comentários pertinentes… Esse é o cara

                • Pacheco

                  Sou nada… sou um simples cidadão que está devendo impostos, serasa, spc e o carne das lojas Renner.

              • Marco Antônio

                É o que eu mais vejo!

            • defotube .

              O problema é que as blitz, na maioria das vezes, serve apenas para forçar arrecadação e agentes do estado chantagearem os cidadãos! Cansei de presenciar viatuaras policiais, “que estão levando funcionários para passear” ao chegarem em um congestionamento ligarem o alerta e após desligarem. Não adianta dizer que é só denunciar!!
              Alguém já teve o desprazer de chamar a policia e os mesmos não virem ou vir somente 3 ou 4 horas depois? Já tiveram a infelicidade de ver um crime acontecendo e a viatura policial passar direto e fazer de conta que não viu??? Estas blitz localizadas não resolvem nada, tem muitas viaturas de bptran que se sobrepoe as secretarias de transitos das prefeituras, na maior parte sendo usada para atividades administrativas de arrecadação e estes policiais veem outros delitos acontecendo a sua frente e não fazem nada! Se todo este contingente fosse usado para coibir todos os tipos de crime, até seria aceitável, mas com esta seguimentação nunca é obrigação do agente que esta proximo.

            • Rodrigo

              Champs, desculpe, concordo com algumas partes do seu discurso só que o “problema do Brasil” (se é que só existe um) não é o brasileiro que se nega a parar em blitz, mas sim a corrupção > justiça seletiva >impunidade . Coloquei assim, pois uma coisa leva a outra.
              Se falarmos só de Lei Seca, só vejo ela sendo efetiva quando o cidadão é pobre / desprovido de recursos financeiros. Bastou pagar a multa (e sabemos bem mais o que) e no mês seguinte o cara estará dirigindo sob efeito de álcool novamente. Conheço pelo menos meia dúzia de gente que já fez isso.
              E na boa, não é culpa do aplicativo ou da notícia sobre a blitz que vai impedir isso.
              Acho que é muita ingenuidade (pra ser bonzinho) acreditar que com isso vamos resolver os problemas de roubo, direção perigosa, dirigir embriagado e por aí vai.
              Como o colega Pacheco disse mais acima cabe ao poder público se cercar de cuidados quanto à condução das blitzes, não o contrário. Além de realizar mais policiamento extensivo.

              • Leonel

                São vários os problemas, o que eu quis dizer é que o brasileiro arruma meios de burlar ações que são boas, mas precisam ser melhoradas, obviamente.

                Isso, exato, por isso defendo punições mais sérias e realmente prender, se depender apenas do bolso, o cenário vai continuar sendo o mesmo.

                Não se trata de impedir, mas sim de ao menos aplicar algum punição, mesmo que mínima, aos que insistem em seguir esse caminho. Mesmo que salve pouquíssimas vidas, já compensa, só isso.

                E volto a reafirmar o que eu disse. Para solucionar o problema, deve ser aplicado um conjunto te fatores (e no cenário atual, está gordo esse conjunto), no qual considero a blitz um dos fatores desse conjunto, apenas isso. A blitz não faz com o que seja desnecessário investimento em educação no trânsito, endurecer as leias, policiamento ostensivo e etc.

            • Sergio

              o que a gente vê em países mais desenvolvidos é a polícia ficar de tocaia e ir atrás só de quem infringe alguma lei de transito. essas blitz parece mais cena pra inglês ver

            • Pacheco

              Então muda a tatica, usa a blitz como lanço para pegar de outra forma. Não pode impedir a tecnologia e ela atua para o bem e o mau.

              A Policia precisa é montar uma estratégia e agir em busca do infrator e não esperar ele passar na rede.

              A Blitz é essencial, mas sem um acompanhamento do entorno, ela vira somente um demonstrativo de serviço.

        • Renato Duarte

          eu sou a favor de punir criminosos sim,, mas desde que o crime seja cometido de fato,, prender ou punir quem ainda não matou,, pra mim é abuso do estado sim. Não tenho vergonha da minha opinião.

          • Leonel

            Estou de acordo Renato. O que eu quis dizer é que hoje, se tiver dinheiro (às vezes, nem isso precisa), mesmo que tenha tirado a vida de uma família após dirigir embrigado, o cidadão é solto e, provavelmente, voltará a dirigir e o processo ficará rolando por anos, anos e anos e possivelmente culminará na absolvição do mesmo.

        • Minha Opinião

          A solução não seria educar a população para não fazer isso ou para obedecer as leis? Pagar o IPVA, andar com o carro em ordem? Ou você acha que a má conduta não acaba se alastrando também para outras áreas? Pelo jeito é assim, a sociedade pode estar um caos, vamos colocar uma lei e está tudo resolvido.

          • Leonel

            Foi o que eu disse antes e insisto novamente, é um conjunto de fatores. Educação é um fator muito importante nesse conjunto. Não existe uma única ação que será a solução final. É um conjunto, educação, punição, fiscalização e etc.

  • João Cagnoni

    Acho justo. A lei seca não foi suficiente para as pessoas entenderem que não se deve beber e dirigir. As pessoas tem mania de achar que a lei vale pra todos os outros, menos pra ela.

    • Edinaldo_Tapica

      Certo, mas 50k? E na situação calamitosa que a minha Paraiba se encontra, um deputado com carreira na polícia tar perdendo seu tempo nisso? Faça me rir… O problema do Brasileiro é a ordem das prioridades, totalmente invertidas. É decidir temas achando que o Brasil já está uma Suécia para várias questões sociais e políticas… Seu comentário endossa a problemática…

      • João Cagnoni

        Defendo uma multa de valor elevado, porém equivalente ao salário do indivíduo. Em caso de reincidência, cadeia.

  • Eduardo Brito

    Esse projeto de lei é inconstitucional, pois fere a libertadas de expressão

    • Diego Lip

      Até onde vai a liberdade de expressão? Até o momento em que alguém alcoolizado sabendo pela internet que há um blitz desvia seu caminho e mata alguém e foge? Quantas vidas valem isso?

      • Pacheco

        Mas a blitz não resolve esse problema. Pq o processo não da em nada e ele nunca paga pelo crime que cometeu: Dirigir embriagado.

        O Correto seriam leis mais rigidas para quem conduz embriagado e um patrulhamento ostensivo que fizesse abordagens frequentes.

        Pra mim, em determinadas regiões, isso só vai elevar o valor da propina a ser paga para ser liberado. Infelizmente, essa é a realidade do Brasil.

        • Edinaldo_Tapica

          Pra mim a resolução é dez anos de cadeia, sem chance de recorrer, em acidente comprovado abandono ou embriaguez, com vitimas fatais. E um aninho de reclusao quando não houver a perda de vidas, apenas danos materiais mas comprovada a embriaguez. Em caso de abandono do veículo o proprietário ser preso.

          • Pacheco

            Concordo… deveria ter isso mesmo.
            E ter enquadrado como Crime Hediondo Doloso.

      • Eduardo Brito

        A culpa é de quem anda alcoolizado, e não de quem falou onde tem comando. É outra, foi revelado recentemente que existe uma indústria de multas em São Paulo. Os policiais tem metas a cumprir. Vc gostaria de levar uma multa ao invés de uma advertência?

        • Diego Lip

          Ninguém quer levar multa, se sabe que não pode dirigir e mesmo assim bebe, tem que levar multa pesada. Sabia que a arrecadação da multa em SP está no mesmo patamar há anos? Outra, a indústria só existe porque as pessoas permitem, todos fizeram autoescola.

          • Eduardo Brito

            Ta bom, mas aí me garante que essa indústria da multa não está em vigor a anos? E outra, muitas coisas no carro podem acontecer e vc nem ver. Por exemplo, avê luz de pisca do meu carro caiu pra dentro cofre do motor e nem vi. Não dava pra saber pq dentro do carro e era impossível ver isso. Por sorte meu irmão me avisou quando estava saindo com o carro. Vc acha que eu deveria receber multa?

            • Diego Lip

              Se você não faz uma revisão básica do seu carro, quer o que fiscal saiba disso? Ele vai ver um carro com um pisca “faltando” e irá multar.

              • Eduardo Brito

                Vc quer que eu olhe o carro inteiro antes de cada vez que ando com ele? Hahahaha

                • Diego Lip

                  Se não quer levar multa…

  • Martins Junior

    Acho que tem que fazer perto das boates e de clubes de baile funk.
    Será que a galera das motos barulhentas e dos carros rebaixados estão regularizados? kkkkk

    Aquelas do nada em lugar tranquilo tem que divulgar!

    • Zoran Borut

      Boates e bailes funk? E os acidentes que acontecem todo fim de semana com carrões em áreas nobres da cidade, são causados por frequentadores de baile funk? Lembrem-se dos casos com Camaro, Porsche e Land Rover, para citar alguns famosos.

      Edit: certa madrugada, passando por uma periferia a trabalho, vi um monte de jovens voltando de baile funk fechado pela polícia. Voltavam a pé, porque nem transporte público tinha ali.

      • Martins Junior

        Claro que a galera da elite faz suas graças, saem bêbados e até matam.
        Mas me referi ao baile funk pois há muitos veículos roubados e irregulares, pois há uma turma que rouba veículo só para irem nesses lugares.

        • Alfredo Araujo

          Normalmente não gosto dessas generalizações… tipo “me referi ao baile funk pois há muitos veículos roubados e irregulares”…

          Mas o fato é, tenho um amigo que lá pra 2006, teve seu Audi A4 roubado. Acharam o carro, e os meliantes, (2 horas depois) em frente a uma balada na Barra da Tijuca (RJ)…

          • Martins Junior

            muitos não gostam, mas é a realidade de alguns lugares.
            Além das novinhas, dos pá pum, do proibidão, tem os carros irregulares!

            Tem pancadão que se tiver blitz….de 10 carros 10 ficam pro guincho!

            • invalid_pilot

              Irregular é mato, o que tem de carro e principalmente moto roubada nao tem como contar

      • Minha Opinião

        Quer comparar o número de acidentes envolvendo carros populares com acidentes envolvendo BM’s, Land’s e Mercedes motivados por bebida? Ainda que considerando a proporção existente, o primeiro tipo acontece muito mais. O brasileiro tem essa mania, associar riqueza a pRayboy.

      • Minha Opinião

        Quer comparar o número de acidentes envolvendo carros populares com acidentes envolvendo BM’s, Land’s e Mercedes motivados por bebida? Ainda que considerando a proporção existente, o primeiro tipo acontece muito mais. O brasileiro tem essa mania, associar riqueza a pRayboy inconsequente.

        • Diego Amaral

          O problema que quem bebe e dirige não necessariamente são os “pRayboy”, tem muito médico, advogado, muito pai de família que acha que beber e dirigir é de boa. E falo isso porque vivo essa realidade.

        • Na prática não vejo dessa forma. Hoje quem tem seu salário contado tem medo de multa , ainda mais se for bebida que gera multa de alto valor e fiança em caso de acidente. Já quem tem carro de 100 mil não se importa com o valor da multa e muito menos com a fiança. Certa vez li num jornal sobre carros com ipva atrasado e o detram fes um levantamento, a maioria era carro de alto valor .

        • Zoran Borut

          Seria surpreendente se houvesse menos acidentes envolvendo algum dos modelos que compõem a quase totalidade dos carros circulando pelo Brasil do que alguns poucos modelos de elite. O que eu quis dizer e você não entendeu (e ainda ficou ofendido à toa) foi que a combinação bebida + volante é muito mais frequente, proporcionalmente, em bares e baladas de regiões nobres, do que em bailes funk nos quais a maioria dos frequentadores nem tem carro. Entendeu?

  • Alfredo Araujo

    Perfeito!!! Eu apoio !
    Não quer ser incomodado pela indústria da multa ? Ande nos conformes… não beba antes de dirigir… respeite a velocidade limite… ande com a manutenção, e os documentos, do carro/moto/caminhão em dia..
    Diferente disso, tem q se fud#&#@ mesmo

    • Pacheco

      Eu concordo contigo, porem prefiro que seja feito de outra forma.
      Deveria existir uma punição mais grave e claro, que seja cumprida a pena para quem dirige alcoolizado.
      Segundo, deveria existir fiscalização por rondas ostensivas. A Policia na rua, abordando e fazendo as verificações. Isso resolve Furtos, Roubos, Sequestros, esses problemas de documento e bebida ao volante.
      Terceiro, um planejamento para que seja feito em regiões de maior incidencia dos fatos. Noites, finais de semana proximos a regiões de grande risco.

      Multar quem coloca na internet só finge que faz.

    • Rodrigo

      Pode ter certeza que o dia que “eles quiserem” te barrar pra arrecadar algo vão surgir pelo menos uns 5 motivos pra te multar, por mais correto que vc ande.
      Por mais que a intenção seja nobre, a pratica vai demonstrar que será corrompido em 2 tempos.
      Chega de Estado ditando comportamento para cidadão. Todo mundo é adulto pra reconhecer o que é certo e errado, se decidir não fazer o certo que arque com as consequências. Simples assim.
      O problema é que vivemos uma justiça seletiva, no melhor estilo pagou passou. Nunca vi um figurão perder a carteira ou ser preso pq dirigiu embriagado e foi pego.

      • Alfredo Araujo

        Irmão… parei de ler na seguinte frase: “Todo mundo é adulto pra reconhecer o que é certo e errado”.
        Se todo mundo soubesse o seu papel na sociedade, não precisaríamos nos organizar em sociedade e criar leis, polícia, justiça e etc… para proteger o cidadão comum dos sujeitos com desvio de comportamento.
        Adão e Eva não teriam comido da maça, estaríamos todos vivendo pelados e no paraíso…

        E quem faz com que essa merda de sociedade seletiva exista, é o fdp que paga ao ser pego errado. É o fdp que acha normal beber e dirigir um caro…

        • Rodrigo

          A culpa é só do “fdp que paga”, o fdp que recebe tá fazendo certinho né?!
          Esse é o problema… Convicção que não pega nada se pagar. A culpa é sempre do corrupto, nunca do corruptor. Encerro aqui o debate, pois percebi que será inócuo.

          • Alfredo Araujo

            Cara… nos seus dois textos vc apresenta informações confusas, e nos dois vc entra em contradição…
            Realmente é melhor encerrar o debate, se em algum momento, ele existiu

            • Rodrigo

              Pra quem cita “Adão e Eva” (se é que existiram de fato) em um post sobre legislação, coerência e assertividade realmente é um imperativo, rsrsrsrs.

              • Alfredo Araujo

                Se nem uma ilustração, usada apenas para elucubrar sobre um outro assunto, vc entende….
                Ou vc realmente acha que eu queria discutir sobre a bíblia ??? rs

    • MMM

      Eu ando nos conformes, não bebo, respeito os limites, manutenção e documentação em dia. Uso o Waze em SP por causa do transito e saber se um caminho está congestionado por causa de uma blitz é um direito meu. Não aceito que esse meu direito seja cerceado por conta da falta de capacidade das autoridades públicas de combater criminosos, bêbados ao volante, etc.

      De qualquer maneira esse projeto ridículo não vai se tornar lei pq:
      1 – É inconstitucional.
      2 – As autoridades não possuem recursos técnicos para implanta-las.

      • Alfredo Araujo

        Eu não discordo de vc… Só acho que a partir do momento em que algo que te vc usa de forma saudável, passa a beneficiar uma pequena minoria a fugir da justiça, isso tem que mudar.
        Se vc anda nos conformes, o que mudaria se o Waze apenas te informasse que a via está engarrafada, omitindo o fato que tem uma blitz ali ?
        E outra, quando penso em aplicativos “cagoetas” de blitzes, o Waze é o ultimo que me vem a cabeça. Conheço o aplicativo chamado “Lei Seca” ? Ele serve, basicamente, apenas para isso ! Para informar aos bebuns onde tem blitz…

        • MMM

          Eu concordo, mas aí que está o problema. O que faz o Waze funcionar é a colaboração dos usuários, ou seja, não existe alguém do Waze informando os problemas e sim quem passou pelo lugar e viu alguma coisa errada. Outro dia estava a noite na Anchieta e tinha um alerta de um carro parado na pista da esquerda. Já mudei de pista e realmente tinha um carro lá e com tudo apagado.

          Esse aplicativo de lei seca eu não conheço. Tenho um filho pequeno, então minha rotina de saídas é tipo ir ao Shopping no fim de tarde. Pra te falar a verdade exceto no Rio de Janeiro que viajo muito a trabalho, nunca vi uma blitz de lei seca em SP e principalmente em São Caetano, que é aonde eu moro.

          O que eu acho é que deveria aumentar – e muito – a fiscalização e endurecer a aplicação das penalidades. O que me preocupa são boas intenções que nascem da incapacidade do poder público atrapalharem a vida de quem é correto.

          Sobre incapacidade e intenções, é a mesma coisa com radares, por exemplo. Radares em geral não impedem a alta velocidade, só multam quem está em alta velocidade e muitos nem se tocam disso. O resultado é que o cara vai receber uma multa, mas estava andando em alta velocidade e colocando os outros em risco. A saída para isso é fiscalização, ou seja, foi pego em alta velocidade, é parado, toma uma canseira, uma multa e uma lição de moral. E outra, lombadas eletrônicas são efetivas na redução de velocidade, não radares escondidos. Ninguém passa em alta velocidade em uma lombada eletrônica, então você tem a consegue reduzir a velocidade, mas basicamente não multa ninguém. Radares multam pq não são efetivos na redução da velocidade, que no meu ponto de vista é o mais importante.

  • Roger Rosato

    Apoiadíssimo.

  • Mr Andrey

    Mais do que o certo.

  • Zé Mundico

    A velha mania brasileira de coibir o abuso proibindo o uso.
    Avisar sobre blitz pode ser (e eu acho que é) errado, mas querer suspender ou alterar o uso de aplicativos de internet é como matar o boi para curar a infestação de carrapato.
    Se depender dessa gente, voltaremos a usar orelhão e lamparina. É assim que se faz um país andar para trás.

    • Pacheco

      O pior é que esses 50 mil vão virar referencia para o cache cobrado por alguns para liberação.

  • Jhonatan

    Acho justo, esse tipo de coisa não serve para beneficiar um pai de família que não teve grana para pagar o IPVA, isso serve para alertar bandidos que estão foragidos dirigindo carros roubados, serve para ajudar o cara que dirige bêbado a não ser pego, a continuar cometendo crimes. Portanto, se você acha que divulgando blitz está ajudando a sociedade a se livrar da “industria da multa”, reveja seus conceitos.

    • Rodrigo

      No mundo da Alice é assim, no Brasil pode ter certeza que até uma lanterna apagada servirá de motivo pra recolherem seu carro para o pátio, de preferência numa sexta-feira à noite pra vc só conseguir pagar na segunda e retirar o carro na terça, arcando com todos os custos desse período. Ou então pagar o faz-me-rir pro guarda te livrar de todo esse transtorno.

      • Zé Carioca

        Certa vez aqui falaram que testemunharam um senhor ter seu carro apreendido por que a placa estava um pouco suja de terra em uma dessas barreiras. O tal senhor era pedreiro e estava voltando da construção onde ele trabalhava…

  • cefaf

    Censura! Como tal, este “projeto” há de ser ridicularizado e mesmo descumprido caso aprovado. Simples assim.

  • Victor Barrera

    Ninguém quer usar o aplicativo pra falar pro amigo não beber e dirigir, quem bebe e vai dirigir depois tem que pagar pelos seus atos, ai vem falar de liberdade de expressão, obstrução do cumprimento da lei é liberdade? faça-me o favor!
    E o seu amiguinho bebado que dirige um dia pode atropelar e matar um dos seus.
    Imagina se todo amigo de bandido avisasse pra ele não ir assaltar um banco por que tem policia na frente.

    • MMM

      Desculpa, mas claramente você não leu o projeto de lei. Ela proíbe que se alerte motoristas em QUALQUER aplicativo da internet. Você diz para sua esposa pelo Whats app que demorou pra chegar no escritório pq tinha uma blitz no lugar tal, estará cometendo uma infração segundo essa lei. E agora lhe pergunto: vão quebrar sigilo de whats app para fiscalizar isso?
      Outra: na lei diz que por esse motivo o aplicativo pode ser bloqueado pela justiça. V`ão ser bloqueados todos os aplicativos de comunicação e redes sociais pq alguém escreveu a respeito disso?

      E mais: na mesma lei diz que qualquer forma de detecção de radares também estará proibida. GPS, Waze, etc. Você já viajou por estradas que não tem sinalização e vc só sabe a velocidade permitida por esse motivo? Já encontrou mudanças bruscas de velocidade após curvas e com um radar estrategicamente colocado logo ali, que ao invés de aumentar a segurança, diminui, pois as pessoas brecam bruscamente quando enxergam o radar? Pois é.

  • ROBINSON BRAUN

    isso não vai passar e se passar nós criaremos códigos para se comunicar,fodasse a industria da multa!

  • Edson Fernandes

    Não vejo sentido de atacar e proibir dessa forma. Isso não é resolver o mal pela raiz.

    Para mim, se vc tem Fiscalização, acaba-se com a questão de blitz.

    “Edson, blitz é um meio de fiscalização”. Sim! eu sei! Mas se ao invés de fechar uma região com mais de 2 viaturas, se dividissem em fechar o perímetro de movimentação desses locais? Não é mais inteligente?

    Aí pega quem bebe e essa pessoa paga por isso. E digo desde já, vai pegar aquele que realmente está fora da lei. E não aquela pessoa de familia.

    Muitos dizem da questão de conseguir dirigir, mas se a bebida afeta e tira reflexo, acredito que quem bebeu além do normal por mais que seja prudente, pode por sua vida e a dos demais em risco. Então, que a forma de fiscalização seja inteligente ao invés de punir avisos que sinceramente não ajudam em nada a não ser beneficiar o ganho de dinheiro sem uma efetiva fiscalização de quem está errado.

    Alias, se houvesse fiscalização, problemas com a imprudencia com baixa ou alta velocidade, irregularidade de um automovel, bebida, entre outros motivos, seriam evitados ao invés de só ter uma camera achando que quem mata é só quem corre ou quem bebe socialmente (de forma prudente)

    • Brenno

      Beber tem que ser uma variável binária: Sim ou Não. Pode ser 10 ml, pode ser 10 litros, bebeu, não dirija. E se for pego, ainda acho que multa é pouco, tinha que tomar um sarrafo na Blitz pra “aprender”.

      • Edson Fernandes

        Mas isso é o que nossa lei já faz. O que falta seria uma fiscalização inteligente para aplica-la.

  • zekinha71

    A bandidagem e ostentadores de carros roubados na porta de baladas e funks, não curtiram essa notícia.

  • Edinaldo_Tapica

    Deputados, façam propostas que melhorem a educação, a qualidade das rodovias, a segurança pública! A diminuição dos acidentes vem logo logo… Palavras de quem estuda ciência social. Repreensão nunca tapou uma hemorragia.

    • Léo Faria

      Concordo em parte. Tem que agir nas duas pontas. O cidadão formado só muda com punição, o cidadão em formação precisa de educação.

      • Marco Antônio

        Então porque os militantes do HAMAS que foram presos pela Shim Bet saem como heróis? Segue sua lógica de punição – mudança de comportamento. Não vai acontecer assim. Se um comportamento é considerado pela sociedade como aceitável, a punição não passa de um atestado de subversão aplaudida. Só as novas gerações, bem educadas e conscientizadas, podem minimizar o problema.!

        • Léo Faria

          Como se educa uma geração futura que tem no presente um modelo errado?

          • Marco Antônio

            As pessoas que fazem errado não são maioria. Sua tese só se validaria se a contravenção for regra, não exceção.

  • Léo Faria

    Brasileiro é interessante. Tem gente que reclama da proibição da divulgação das blitz mas é a favor da sinalização de radares de velocidade e sinais de trânsito como se os dois fossem diferentes em sua essência.
    Eu sou contra a proibição da informação na Internet e contra a sinalização de radares nas vias.

    • Brenno

      Eu sou a favor da sinalização de radares na via. Quer um exemplo? 381, sentido BH. A velocidade da via é 110 km/h, mas chega em alguns pontos que você tem de reduzir pra 80 km/h por causa do radar. Claro que há uma curva “perigosa” a frente, mas só “inocente” tenta fazer sem reduzir. Ou mesmo vias que são feitas pra se andar a 60 km/h e tem radar de 40!

      • Léo Faria

        Pra mim basta a sinalização. Se a via e de 80km/h o motorista tem que andar de acordo com a sinalização e não de acordo com o que a via seria segura. Se for multado em qualquer ponto da via o problema é do motorista que não respeitou a sinalização.

  • Brenno

    Porque avisam que tem Blitz? Será que ninguém pensa que a função é apurar quem está errado e evitar problemas? É engraçado na estrada o pessoal dar sinal avisando de blitz. Você sabe se tinha algo errado dentro da carro desconhecido? Drogas, armas, até pessoas? Engraçado, nunca fui parado em blitz nenhuma, nem ganhei pontos na CNH.
    E lembrando: quem bebe e dirige não deveria apenas levar multa, deveria apanhar pra kcete pra ver se aprende.

  • pedro rt

    esse país ta provando cada vez mais os resultados de um povo q nao sabe votar e ta ai a resposta… país comunista e assim q começa as coisas. tinha q ser da paraiba e do democrata pra fzer uma lei dessa

  • Louis

    Uma coisa que me irrita são os motoristas que piscam farol para quem vem no sentido contrário, avisando uma blitz. Podem estar avisando um sequestrador, um assaltante sobre a blitz. São uns ottários.

    • Marco Antônio

      Vamos criar a multa de 190 mil pra eles.

  • Diego Lip

    Aí você como funciona a corrupção, ela não vem só de políticos, mas vem do povo. Esse povo que avisa os locais onde há blitz é tão corrupto quanto os políticos. R$ 50 é pouco.

  • Leonel

    Por que simplesmente não multa e prende o cidadão que fizer isso ? Nossas leis são muito brandas e me parecem querer apenas o dinheiro e nada mais. Quantos e quantos motoristas com mais de 20 multas por velocidade e etc, respondendo por dirigir embriagado e nada fazem além de multar ?

    E outra, para mim, tinha que parar com multas de valores fixos, como por velocidade. Tinha que envolver percentual do valor do carro e dos bens do motorista e dono do veículo. Pouco mais de R$500 para quem dirigi um carro de R$10 mil…R$20 mil pode ser um bom dinheiro, para quem dirigi um premium de mais de R$100 mil, R$200 mil (quiçá mais) é nada….é um país medíocre esse mesmo…

  • Mak Mak

    Bem acho errado ficar avisando e postando que tem blitz.ponto.
    Agora presos em cadeia e presídios com celular falando ou postando fotos do churrascos e das festas que tem lá dentro,nada fazem e nada se resolve ai é demais.
    Tem coisas beeeem piores para ser revolver.

  • Fanjos

    Quer para os serviços de internet?
    kkkkkkkkk
    You Have No Power Here!!!!

    • Marco Antônio

      THIS IS BRAZIL…

  • Fabão Rocky

    Existem milhares de grupos no wattsup falando sobre localização das blitz. E aí? Quem levará a multa?

    • Marco Antônio

      E aqueles que dão luz alta.? Como multar eles em 50 mil?

  • Alexandre Furtado

    Aki no ES a brincadeira é melhor,,,,policial apaisana te filma bebendo. ,,,depois na blitz nao adianta torce pro da frente ficar e VC passar, a placa já ta grampeada

  • Lucas Silva

    brasil, o pais que anda pra tras

  • Cidadão

    50 mil?! Punir essa atitude é até entendível. Só está faltando a proporcionalidade e razoabilidade aí. O caro que bebe atropela e mata, não fica 1 dia preso. Já o cara que avisa da blitz paga R$50 mil. O governo está aproveitando uma causa justa para arrecadar mais do que o razoável

  • Rafael Trindade

    NUNCA, NUNCA EVOLUIREMOS.
    PONTO.

  • Sergio

    estes caras nao querem trabalhar. é só ficar um policial numa porta de balada passando a fita pra outros policiais qual cara sai com o carro depois de ter bebido. o efeito surpresa irá fazer com que ngm vacile. isso de blitz é só pra encher o saco e fazer espuma

  • Guilherme Eduardo

    O objetivo da lei é bom, mas ela em si não. Minha opnião: não proibir as pessoas de informarem as outras, mas fazer blitz múltiplas pela cidade de forma que não tem como fugir!

  • Vattt

    Esse major, de major não tem nada, é apenas mais um político criando leis para camuflar a incapacidade da polícia paraibana, manter a ordem e educar o cidadão. Leis que só servem para arrecadar multas e punir o cidadão!!! Sou contra. è muita falta do que fazer desse individuo que se intitula de político.



Send this to friend