Home Mercado Na compra do carro novo, 95% dos internautas buscam informações online

pesquisa net Na compra do carro novo, 95% dos internautas buscam informações online




Na compra do carro novo, 95% dos internautas buscam informações online. Na hora de comprar um carro novo, 95% dos internautas buscam informações e fazem pesquisas online.

Esse foi o resultado de uma pesquisa da Oh! Panel em parceria com o site Mercado Livre. Do total pesquisado, 62% têm intenção de comprar um carro novo este ano.

Já 93% devem pesquisar na internet antes de comprar um carro 0 km. A pesquisa também foi feita em outros oito países da América Latina, onde 61,7% pretendem adquirir um carro novo este ano e pesquisar antes de comprar.

No Brasil, 82,6% buscam endereços de concessionários. No geral, 30,8% preferem a marca desejada, 22% buscam produtos inovadores, 20% preferem carros de marcas tradicionais, melhores preços e com presença produtiva no país.

Entre as marcas mais procuradas, a Chevrolet lidera com 12,9%, VW com 11,9% e Hyundai com 10%. Enfim, hoje em dia, o melhor local para se pesquisar e saber novidades sobre automóveis é através da internet.

[Fonte: AB]


  • fabio_augusto

    Estranho, pois parece justamente o contrário…

    • Eugenio C.

      Suponho que a pesquisa tenha sido feita entre usuários regulares de internet… E mesmo assim, a maioria deve buscar somente ofertas, ao invés de ler longas e variadas análises sobre os produtos…

      • TvaxQuivax

        ou ler q carros aqui custam 3 pra 4 vezes mais q no exterior (pensando em peças, combustível.. enfim, tudo)

    • Herumor_

      é 95% dos internautas… parece que isso é só 5% dos compradores de carro viu…

  • vicegag

    Não acredito, visto o sucesso que estava tendo o Fragile, se este consumidor tivesse feito uma pesquisa de 15 minutos na net perceberia que nos sites especializados, só faltou falar que o carro foi projetado no quinto dos infernos (se alguém realmente não chegou a comentar isto).
    Não esquecendo do Celta e outros que tem boas vendas mas recebem muitas críticas na net.

    • Rodolfo_PR

      Se for ver bem, todo carro tem alguma crítica na net. Eu tinha certo preconceito com a dupla Agile/Montana pelo que lia na net, acabei comprando um montana por ser o melhor custo beneficio na epoca da compra. Ate agora tudo OK, até a questão do visual as pessoas acham bonita… Então, não da pra se basear só pela internet, na "vida real" há diversos fatores que podem influenciar na escolha…

  • diegowyvern

    Procurar na internet = entrar no site da Montadora.

    PS: que repetição no texto eim? A primeira frase repete a informação do título 2x….

    • AllekCorreia

      Acho que nem o pessoal que escreveu a matéria acreditou nesse percentual e repetiram a informação para os leitores não pensarem que leram errado.

  • survivor123

    O que o texto está falando é que se busca informações. Porém, nem sempre essas informações podem de fato serem decisivas. Afinal de contas, se o dinheiro é proibitivo ou a sua preferência pela marca é superior as críticas (e geralmente é, os leitores deste blog devem levar em consideração o homem médio, que viu o pai a vida inteira andando com a marca tal e que conhece a família do gerente da mesma, por exemplo)

  • harfangdneiges

    100% dos que compraram, acreditam que fizeram uma boa compra.

    50% dos que leram o depoimento da pessoa que comprou, acha que ele deveria ter comprado outra coisa.

    • Eugenio C.

      E desses 50%, uns 20% dos que comentam já tiveram um carro da marca, passaram por experiência pavorosa (geralmente com concessionária) e não querem saber de nenhum outro produto da marca pelo resto da vida (síndrome da espinha de peixe – conhecem pessoas que não comem peixe de nenhuma forma, porque um dia se engasgaram com uma espinha?).

      Nunca esqueço o caso de uma consumidora insatisfeita com a Peugeot, cujo 307 queixou-se ser um carro péssimo, horrível, sem qualidade, sem conforto, e queria o dinheiro de volta. Antes do 307, a madame tinha um Audi A3 Turbo…

      • Tripa-Seca

        Exatamente isso, Eugênio! Muito que você tem de um carro, é a expectativa que você tem dele. Por isso, o Mille sempre estava entre os carros que mais correspondiam a expectativa dos donos. Não é que ele oferecia mais que os outros: Ele apenas não despertava tanta expectativa. Ou seja: Um carro honesto.
        Aposto que ele se deixou levar apenas pelo visual do carro, poiso francês é mais agressivo que o alemão (Embora não ache mais bonito). E imaginou que por isso, ele teria mais qualidades que o antigo carro dela..

      • MM_

        É como o Tripa falou, tem a questão da expectativa.

        Por outro lado a sindrome da espinha de peixe muitas vezes se justifica. Eu tive uma experiência pavorosa com a Nissan – não com a CCS e sim com a própria Nissan. Dessa maneira, não quero saber dessa marca pelo resto da vida. Primeiro pela baita sacanagem que fizeram comigo, portanto não me permito que eles vejam a cor do meu dinheiro novamente, além da certeza de que se por azar eu comprar outro carro "bichado", como foi o meu, eles vão se eximir de qualquer responsabilidade, como já fizeram.

        Lógico que isso também pode acontecer com outras marcas, entretanto isso é uma suposição, enquanto para mim com a Nissan é uma certeza.

  • renan60

    CAOA conseguiu o que queria, todos reclamam dos seus comerciais, mas acho que pra ele não importa, quem se importa se falam bem ou mal, o que importa é falar….

    Os carros da Hyundai são desejados por praticamente todos brasileiros, é Hyundai pra lá, Hyundai pra cá….Resultado do design e dos seus comerciais polêmicos
    Pegue uma pessoa que tem um carro pequeno, com preço abaixo de 40.000, e pergunte qual próximo carro que ela gostaria de ter (uma pessoa que não lê NA é claro), 70% das respostas vai ter carro da Hyundai no meio

    "Entre as marcas mais procuradas, a Chevrolet lidera com 12,9%, VW com 11,9% e Hyundai com 10%."
    A Hyundai vende muito menos que Fiat e Ford, e está ganhando no ranking de procuras
    Admiro o Sr. CAOA pela sua inteligência e percepção, ele sabe que as autoridades daki não fazem nada, e o consumidor faz menos ainda, é nessas horas que vejo que precisamos protestar pra mudar isso, lá na Argentina aumenta 2% nos impostos a população inteira vai pra rua….já o brasil (com letra minuscula) ta atolado na merd* e fingimos que tudo está bem
    Isso foi mais pra desabafo do que comentário da matéria

    • Louis

      Eu compraria Fiat mas não compraria Huyndai

    • MM_

      Entendo vc, mas sua comparação foi péssima.

      Na Argentina a população vai pra rua por aumento de 2% nos impostos e ainda assim se permitem ser manipulados por uma infinidade de governantes piores que os Brasileiros. Até pra comprar dólares vc tem que dar justificativa para o governo. O Brasil precisa melhorar muito, mas não existe um aspecto sequer da vida Argentina que me faça ter inveja daquele país.

      E antes q alguém fale que os carros são mais baratos, não adianta o produto ser barato mas ninguém ter dinheiro para comprar.

  • Gabriel_Nint

    Nossa, isso deve estar errado, porque quase todos que vejo não olham em nenhum lugar, compram o que vende mais ou o que a família tem.

  • Renan21

    Que pena que é 95% dos internautas.
    Deveria ser 95% de todas as pessoas, internautas ou não.
    Assim teríamos um Brasil menos ruim………………. ou não.

  • KawasakiNinja

    Os outros 5% compraram um Veloster

  • AllekCorreia

    Tem tanta gente interessada nos carro$ da Hyundai assim?…
    Nossa senhora! Peeense num pessoal rico.

  • Jason

    Depende da relevância da informação procurada. Por exemplo, saber se aquele carro bonito dá muito custo de mecânica, seguro, etc… Até sites onde os propietários avaliam o carro. Mas poucas pessoas procuram as minúcias do veículo. Como saber se é um modelo atualizado frente aos concorrentes, se o motor é novo ou é um já conhecido. E até as que sabem esses detalhes optam pelo que acham mais vantajoso, seja o motor mais antigo com manutenção mais barata, ou o mais novoo e ainda incerto.

    Mesmo assim falta muita informação objetiva do carro. Se vc for no site da montadora só vai achar elogios e fotos ao carro. Se for ao reclame aqui, vai achar gente descendo o pau no carro. É necessário filtrar o que se quer saber.

  • Herumor_

    95% olha na internet e parece que 98% vai na conversa do parente ou no que o vizinho teria inveja ¬¬

  • CharlesAle

    Não acredito que isso influencie a compra,pois os lideres de mercado reinam como sempre,mesmo antes da popularização da internet….

  • O_Corsario

    Estas pesquisas são interessantes mas acabam dizendo pouco ou nada, como tantos colegas acima citaram.
    Vale lembrar também que "buscar informação" pode significar muita coisa, não necessariamente o cara aprimorar seu senso crítico.

  • Rods

    O problema é um só… O papel aceita tudo…