Elétricos Europa Lançamentos Vídeos Veículos Comerciais

Navya Arma é uma van elétrica e autônoma apresentada na França (vídeo)

navya-arma

Cada vez mais as cidades buscam novas formas de mobilidade urbana ecológica e inteligente. Uma dessas iniciativas é o projeto Navya Arma, um pequeno veículo com capacidade para transportar até 15 pessoas, desenvolvido por uma startup francesa, que já vendeu 10 unidades, cujas entregas ocorrerá nos próximos dias.

O Navya Arma é elétrico e tem capacidade para alcançar 45 km/h, sendo suas baterias de indução suficientes para entre 6 e 8 horas de operação. O diferencial em relação a projetos do tipo é que será totalmente autônomo, podendo detectar pedestres, ciclistas, veículos ou qualquer outro obstáculo no caminho.

Lasers, câmeras e sensores fazem a varredura no entorno do Navya Arma para poder ter orientação automática e evitar colisões. Os idealizadores anunciam que o veículo reduz entre 30% e 40% o custo operacional da frota urbana e chegará ao mercado com preço de 160 mil euros. Proibido para vias públicas, já que as leis atuais impedem sua circulação, o foco inicial será em locais fechados, como aeroportos, parques, fábricas, entre outros.





  • Franco da Silva

    Fim de mundo como o Brasil, que nunca terá metrô na maior parte do território, só será salvo por veículos assim.
    Que funcione!!

    • Louis

      Os sindicatos dos motoristas de ônibus e taxi, dos cobradores, irão barrar isto por aqui.

  • zekinha71

    Gostei que todas as rodas esterçam, ele não tem frente ou traseira, quem sabe aqui a GRU compre pra usar como people move, interligando a futura estação da CPTM com os terminais 1, 2 e 3.

  • th!nk.t4nk

    Parece um Tram miniatura :D

    • Gradaschi

      Realmente, a inspiração deve ter sido justamente os tramways!!

      • th!nk.t4nk

        Sem dúvida nenhuma! O que é bom, porque os Trams são meios de transporte fantásticos! Sempre imaginei como seriam perfeitos se não precisassem dos trilhos :)

  • DiMais

    similar ao que surgiu nas olimpíadas de Londres para o aeroporto de Heathrow?

  • Fabiano Castagna

    Sempre que vejo esses carros autônomos, com poderosos sensores e sistemas de alta tecnologia para a condução autônoma, penso em como adaptar isso às condições das nossas esburacadas estradas…os sensores desviarão o automóvel de buracos, desníveis e adensamentos de pista?