Nissan Sedãs

Nissan Altima: leitor relata brevemente sua convivência com o modelo

nissan-altima-marcio (6)

Tenho 36 anos e quase nunca fiquei muito tempo com o mesmo carro, já tive os seguintes carros: Gol, Astra, Stilo, C4 hatch, Peugeot 308, Lifan x60 e agora o Nissan Altima. Em uma viagem ao EUA aluguei um Altima e lá se vê o mesmo o mesmo a cada esquina, o carro é grande, espaçoso, com tecnologia de ponta e bastante potência.

O meu carro anterior (Lifan x60) não era automático, o que me incomodou bastante com a piora no transito no estado do Rio de Janeiro. Após ter o Lifan x60 por mais de um ano, resolvi trocar de carro, ainda que o Lifan não tenha me dado qualquer dor de cabeça, mas queria um sedã e automático.

nissan-altima-marcio (3)

De início procurei o C4 Lounge THP, sendo que o mesmo custava mais de R$ 90.000 na época, aí então fui a uma concessionária da Nissan para ver o Sentra e me deparei com o Altima, que nem sabia que estava a venda no Brasil, com muita negociação comprei pelos mesmos R$ 90.000 que sairia o C4 Lounge, mas tendo muito mais carro e tecnologia envolvida.

Hoje, com quase 12.000 km rodados digo e repito o que senti no EUA, o carro não tem defeitos, chama atenção por onde passa, um fato curioso que no Brasil, talvez pela pouquíssima divulgação da Nissan, o Altima venda pouco e seu concorrente (Fusion) venda bastante, sendo que nos EUA o Altima vende muito mais que o Fusion.

nissan-altima-marcio (1)

A revisão de 10.000 km foi por um preço justo e com um pós-venda impecável, instalei como opcional o sensor traseiro, já que o carro é muito grande e as vezes tenho que buscar na rua o limite por uma vaga.

Espero que a Nissan de mais valor para o produto que tem em mãos, o carro tem um preço justo para os padrões brasileiros.

Ponto positivo: potência, espaço interno, design, tecnologia embarcada, silêncio a bordo.

Ponto negativo: falta de acessórios disponíveis e preço alto nos poucos existentes, e falta de maior divulgação no Brasil.

nissan-altima-marcio (4)

nissan-altima-marcio (5)

nissan-altima-marcio (2)

Por Marcio Maia





  • sigma7777777

    Convenhamos que foi um relato franco e muito sucinto sobre o carro. O problema é o que não foi abordado no texto: valor da cesta de peças, seguro, manutenção após a garantia vencer, etc. Se ao menos for inferior aos de um BMW ou Audi já o faria valer a pena pelo custo x benefício, que é a característica da Nissan.

    • Márcio Maia

      Sou o autor do relato

      O valor da manutenção das revisões são tabelados e disponíveis até mesmo n osite da nissan

      • sigma7777777

        Estou me referindo à manutenção de peças de desgaste de uso, por exemplo, como amortecedores.

        • Leonardo Oliveira Silvano

          Amortecedor com 12 mil km???

          • sigma7777777

            No primeiro comentário eu falei após o período da garantia, ou seja, os custos de manutenção para quem pretende ficar com o carro no longo prazo e não somente nos 3 anos de garantia. Quis saber se ele pesquisou, por exemplo, quanto custa a dupla de amortecedores dianteiros e se comparou com os preços de um BMW ou Audi para saber se não gastou de mais. Além disso há o custo do seguro que ele não comentou.

            • Bruno Faria

              Amortecedor dianteiro com MDO (cada): 750+-
              Seguro: 4500, bonus 3, 27 anos, primeira franquia de graça
              Revisão: Preço fechado conforme site da Nissan

            • Thiago Sz

              Amigo isso não é palio uno e companhia limitada que troca amortecedor com precocemente não, carros deste porte você nem precisa preocupar pois duram mais de 100k fácil.

      • Henrique

        Márcio,
        Parabéns pelo relato, sincero e objetivo.

      • Bruno Wendel Marcolino

        relato simples mas prático.

        Só acho que se esse carro for bastante divulgado vai perder todo CxB pois venderia horrores, e no Brasil, quanto mais vende, mais aumenta o preço kkkkkk

        • Edu Silva Souza

          Sem contar algo que considero muito positivo em um carro desse nível o fator exclusividade. É o mesmo preço de um corolla , porem se destaca muito mais e da muito mais impressao de requinte(sei que é um seguimento superior) , mas o valor investido é o mesmo.

        • Márcio Maia

          Faz sentido rs

      • Anderson Lemos

        Quanto te pagaram no X60??

  • Roger Bersch

    Muito brevemente, diga-se de passagem. O cidadão tem 36 anos e teve 7 carros, algo como, um carro a cada 2 anos, não chega a não ser ” muito tempo “.

    • Márcio Maia

      gol fiquei 3 anos, assim como o Astra, os outros foram pouco tempo mesmo, x60 fiquei pouco mais de 1 ano e o 308 alguns meses (foi roubado)

      • Pietro

        Acho que ele quis dizer que você ainda é uma pessoa que fica bastante tempo com carro. Tem muita gente que troca de carro em bem menos tempo… rsrsrs

  • João Cagnoni

    Não entendi a parte de “O carro tem muita tecnologia” e “Sensor traseiro opcional”. O Lounge oferece muito mais que isso.

    • THE GUNSLINGER

      Pois é.

    • Raul Godiano

      Altima é “sedan grande” C4 é medio, o Altima tem outros atributos que sao melhores que do C4, talvez foi isso que ele quiz dizer.

      • João Cagnoni

        Sim, provavelmente… Mas o termo tecnologia não cabe de jeito nenhum do lado do Altima, principalmente pra ele que já teve 308 e C4.

        • Fábio

          Bancos desenvolvidos pela NASA que aumentam e muito o conforto, motor 2.5 que além de andar bem, é mais econômico que o Lounge, som premium, partida remota, bancos elétricos, amortecedores premium (que reduz vibrações), controle ativo de subesterço, monitoramento de ponto cego e mudança de faixa. E tb é um dos melhores CVTs do mercado.
          Se tudo isso não é tecnologia, não sei mais o que é…
          Acho que o Lounge só tem os sensores de estacionamento a mais. Como o Altima, tem monitoramento de ponto cego e só.
          Além disso o C4 é menor e menos refinado. Portanto, Altima wins!

          • Doyle

            nossa, CVT? Essa caixa não deveria equipar um Altima. Acho que por esse preço, levaria um Jetta TSI

            • Jackson A

              Porque não ? Ela proporciona maior conforto e consumo menor, é perfeita pra proposta.

            • Fábio

              A proposta do Altima é conforto e não esportividade. Quer respostas rápidas, direção direta e suspensão dura, o Jetta serve bem. Quer conforto, espaço, resposta mais lentas e maciez, o Altima serve bem. Além disso, o CVT do Altima é muito bom, elogiado por todos os sites e revistas que li. Não sei o que a Nissan fez, mas o CVT casou muito bem com a proposta do carro.

            • Peter Bishop

              Um é médio outro é grande.

            • radiobrasil

              A proposta é diferente… TSI vai te dar alegria nas aceleradas, mas vai cobrar no conforto. Quem privilegia conforto não vai de Jetta.

            • Bruno Wendel Marcolino

              eu já acho o CVT perfeito. Esse carro não é pra corrida, a proposta dele é conforto e consumo eficiente.

            • afonso200

              se voce quer sentar em interior de GOL, e escutar ruidos externos, o altima assim como meu azera não se escuta nada

          • Jackson A

            Sim, só quem já andou sabe como esse carro é refinado.

            Falando em refinamento, quando fiz o TD no C4… nossa, o som dele é horrível e consumo… nem se fala.

          • Caue

            O C4 tem monitoramento de ponto cego, Sensor de Estacionamento e camera de ré. Perde no som, tamanho e no banco da nasa!

            • Gran RS 78

              Perde na suspensão, que é independente no Nissan, e eixo de torção no Citroen.

            • Vale frisar que os sensores do C4 são dianteiros e traseiros. Realmente, em termos de tecnologia embarcada, não há nada de muito significativo separando o C4 do Altima. Um tem algumas coisinhas a mais, outro tem outras.

            • Fábio

              Perde na suspensão, espaço interno, alerta de mudança de faixa, bancos elétricos e da nasa, na economia de combustivel, no conforto, no refinamento, na partida remota, no som, na tela da multimídia (ainda não é touchscreen ou mudaram?) e etcs. Parece que o Altima tem câmera de ré, mas não tem sensor. O C4 perde em preço tb pq é de um segmento inferior ao Altima.

              • radiobrasil

                Acho que o maior problema no Altima seria sua revenda… é um carro bom que não “pegou” por aqui. Se precisar de liquidez, terá que vender a preço de banana. O C4 teria maior facilidade na revenda (mesmo com preconceito que alguns ainda tem dos franceses).

                • Bruno Wendel Marcolino

                  Realmente não sei como é a revenda do Altima, mas sem dúvida é um concorrente a altura do Fusion, certamente se fosse mais “popularizado” pela marca, acho que a revenda venderia bem.

                  • Edu Silva Souza

                    Considero o Fusion AWD superior, mais potencia, maior economia, mais itens de conforto. O problema que pelo preço que ele pagou concorre com o fusion 2.5 , ai sim vejo vantagem para o Altima

              • Caue

                O C4 Tem partida remota.. o consumo dos 2 é o mesmo.. o Desempenho é melhor no C4.. Claro que o Altima é de um segmento superior, mas ele não é tudo isso a mais não!

            • Coloca o travesseiro da Nasa no banco.. 40 reais cada!

              • Bruno Wendel Marcolino

                putz, dai o cara vai dormir na direção kkkk

              • radiobrasil

                É só a mesma espuma? Acho uma DROGA esses travesseiros! rss

                • Eu comprei um colchão novo e quis colocar esse famoso travesseiro. Não curti também! E queria saber qual know how de uma empresa famosa por trabalhar na gravidade zero para fazer banco automotivo! Acho que a Recaro, que fazia banco de Escort e Kadett até Porsche e Ferrari, tem mais conhecimento na área. Não sei porque eu lembrei de um comentário de um colega aqui que para justificar uma eventual escolha do 208 citou que o carro tinha um “conforto absurdo”. Embora gosta da suspensão mais firme de Peugeot/VW/Honda em detrimento da Chevrolet/Ford/Toyota, absurdo era um argumento desses!

              • Pietro

                Ri muito com seu comentários… rsrsrs

          • Leonardo M

            Lounge tem o sensor dianteiro e traseiro, sensor de chuva, motor mais potente e talvez acabamento melhor que o Altima. De resto não dá para comparar. Aliás o banco elétrico do Altima é apenas para o motorista e sem memória, acho uma falha grave visto que o Fusion que concorre tem pra ambos.

            • Edu Silva Souza

              E acionamento remoto do Ar condicionado , algo que considero muito positivo. Mas o Altima é superior no geral (estranho não ter sensor de estacionamento). Agora como Fusion ecoboost , não cabe comparação , apesar do mesmo seguimento o preço tb é muito superior no fusion.

      • afonso200

        macies e silencio, carro mais pesado é outro nivel de conforto resumindo novamente, MACIES

        • Márcio Maia

          O altima é disparado o melhor carro que já tive

    • arzanette

      João que precisa de sensor para estacionar um carro ??? motorista quando e bom estaciona sem sensor não tenho no meu carro e não coloco.

      • João Cagnoni

        Devo ser um péssimo motorista, o meu quebrou depois de uma batida e estou sofrendo d+

  • Fernando Tadeu

    Estou pensando em pegar um desses no final do ano, fiz o test drive e já sou o feliz proprietário de um Nissan Livina 1.8 SL automática, que já está na minha mão há 2 anos e nunca me deu dor de cabeça. Gostaria que você ao menos podesse nos dizer a média de consumo na cidade e estrada com o carro.

    • Márcio Maia

      O carro na estrada faz 15km/l, mas na cidade faz 10lm/l

      • Darwin Luis Hardt

        ta bem bom, meu fit 1.5 cvt faz isso haha

        • Melhor nem comentar… esse negócio de consumo é canseira.

          • Hehehe…. Ubaldir, o Dom Quixote do consumo!

          • João Silva

            O carro é excelente, também usei por lá. Compraria sem medo por aqui, mas por questões de oportunidades fiquei no C4 Lounge THP como vc e até graças aos seus comentários por aqui, rsrs!
            O Altima é bem econômico, mas tb não consigo acreditar em tanto em terras tupiniquins. Lá com a gasolina bem melhor que a nossa mistura de álcool, fiz 32 mpg na estrada andando na boa, ou seja, pouco mais de 14 km/l.
            Por aqui não acredito em consumo superior ao nosso THP que ganha no torque abundante e perde em tamanho, simples assim…

            • Pois é. 10 em trânsito urbano só em situações muito específicas. Carro desse porte e com câmbio automático, se for submetido a regime de anda e para, sendo muito econômico, vai se aproximar dos 8 km/l, não tem como ser diferente. Agora, em vias expressas, em horários alternativos… pode até ser que um dia ou outro faça médias próximas de 10.

        • Lucas

          daqui a pouco aparece o cara do golf de 20km/l falar que o Fit 1.5 cvt 2007 com 200mil km rodados dele faz 24km/l ^^

      • Bruno Wendel Marcolino

        show de bola esse consumo.

        Meu misero PUG 207 1.4 de 82 pocotós faz isso com gasolina comum…hehe

      • afonso200

        otimo amigo, meu azera 2011 faço 13,8 estrada e 7 na cidade….muito bom, claro o altima do BR nao é V6. estou vendo se esse sera o proximo carro

        • Márcio Maia

          O carro é impecável, os bancos super confortáveis

          • Filipe Lawrence

            Cara to pensando em pegar um pra me aquietar, pq troco de carro igual troco de roupa, por incrivel que pareça to com um corolla 2001, mas ja tive um cadenza 10/11.

            Como trabalho comprando e vendendo carro pegar um genesis(155k) usado ia tirar muito dinheiro que uso pra trabalhar e achei um Altima 2014 usado por 79k, mas penso na revenda então to pensando um um Fusion.
            Qual sedan grande vocês escolheriam (Off: Jetta tenho horror a esse carro)

        • João Silva

          Mesmo nos USA, Altima vende só o 2.5, e ainda na versão de entrada S. O SL 3.5 V6 pouco vende pois o preço fica muito enconstado no Maxima.

        • Márcio Maia

          Se for não irá se arrepender

  • THE GUNSLINGER

    Espero que esse friso lateral com o nome do carro não seja de série…

    • tiago

      Acredito que seja, mas nem achei tão chamativo assim.

      • Márcio Maia

        Adquiri os mesmos no mercado livre.

        na concessionária nem vi como eram.

    • Navaman

      É instalado como acessório. Eu também não curto, mas muitos gostam.

      • DTF

        Estraga totalmente o design clean do perfil dos carros que não foram projetados para tê-lo….

    • mmcinza

      Esses frisos são brega “baragai’, ainda mais com o nome do carro escrito.
      Felizmente é um opcional que vende aos montes em terras tupiniquins…

      • Fanjos

        Quem mora em cidade grande , são essenciais, e não acho que destoa tanto assim.
        As vagas dos Shoppings são minusculas e sem eles sua porta vai ficar toda amassada em pouco tempo.

        • mmcinza

          Em casa temos um Honda Fit, que veio com o friso de fabrica mesmo e a porta está cheio de amassados, pois o lugar aonde fica o friso, não serve pra porcaria nenhuma, devido ao fato que mais depende do carro que é estacionado do seu lado, do que do seu carro em si. Além disso a porta do Fit tem alguns vincos, que é um prato cheio para fazer marcas.
          Já a Jetta Variant que temos em casa, e que nunca teve friso, a porta é sem detalhes, nunca teve um amassado.

          • Exatamente isso. Os locais em que vejo instalados esses frisos na grande maioria das vezes os tornam completamente inócuos.

          • Stark

            Não tenho frisos no meu New Fiesta, já vi fotos de como fica e acho feio. Ou fica desalinhado com os vincos, ou fica desalinhado com a base do carro. Além disso, o vinco na parte de cima é bem pronunciado, e dependendo do formato da porta do outro carro, pega primeiro nele.

            Mas o friso já salvou a Ecosport (geração passada) do meu primo. Eu estava dentro da Eco, e o cara ao lado abriu a porta com tanta força que balançou muito nosso carro. Isso porque tinha espaço de sobra, mas não causou nenhum estrago.

        • Stark

          Por isso que procuro vagas afastadas ou sem vizinho em um dos lados. Neste caso, diminui as chances em 50%.

          Outra coisa que me dá raiva é o cara que pega 2 ou 3 vagas, ainda mais se o estacionamento estiver lotado. Dá vontade de encaixar o carro do lado, se ainda tiver espaço.

          Se for carro grande (tipo o Altima, Fusion e picapes médias) ainda dá pra entender, pois mal cabem nas vagas.

          • Linkera

            Rsrs eu já fiz isso, encolhi os retrovisores e entrei na vaga com um dedo do lado e uma unha do outro hahaha
            O infeliz que ocupou duas vagas deve ter tido um trabalhinho pra entrar pelo passageiro rsrs

            Detalhe: o carro era alugado, lógico! Com o meu não faria isso jamais hahaha

            • Stark

              Com meu carro atual também não faço nunca, mas já fiz com o Palio que eu tinha antes, já tava meio velhinho mesmo, com vários arranhões, e consegui encaixar do lado de um Corolla novo. Detalhe que o retrovisor do Palio estava meio frouxo, e por isso enrolei com fita isolante, então não fechei o retrovisor. Ainda assim, consegui ficar dentro da minha vaga, enquanto o infeliz invadia a minha.

              Quando voltei, meu retrovisor estava dobrado (nem imagino a cara dele ao ver a fita kkkkk).

        • Bruno Wendel Marcolino

          frisos com nome do carro me lembra isso:

        • Guilherme Batista

          Antigamente eu até concordaria, mas hoje nem tanto. Tem vários carros novos que os frisos ficam em uma posição que não protegem nada.

    • Gran RS 78

      Ainda bem que não vem. Sem eles, o visual fica muito mais interessante.

      • DTF

        muito mais!

  • Daniel Mietto

    Mas o Altima nao foi “descontinuado” no Brasil? É por isso que o preço abaixou, os que restaram nos estoques ficaram em promoção nas concessionarias, e por isso ficaram mais em conta.

    • BillyTheKid

      Pois é, os carros a venda são 13/14, como é o caso desse da imagem também.

      • Márcio Maia

        O altima (que eu saiba) não foi descontinuado, mas enquanto não venderem os 13/14 não irão pedir novos

        • radiobrasil

          O tio aqui foi ver no site da Nissan… clicando em especificações tá Altima 2014…

  • Bittencourt

    O relato prometia tanto…mas foi fraquíssimo!

    • Lukoh

      Pois é… me empolguei na leitura, de repente acabou!!! rss

      • edgar__rj

        Leitor relata BREVEMENTE… Brevemente mesmo…
        Se eu tivesse o valor para comprar um carro até 100 mil, CERTAMENTE seria o Altima… Fui numa viagem com meu tio entre RJ x SP , e eu e meus primos brigávamos querendo dirigir mais tempo. Direção perfeita, Confortável, um dos melhores sistemas de som automotivo que já vi…

  • Audi a5

    Pois é, 90 mil em um carro que concorre com Camry, mas custa menos que os 105 mil do Corolla Altis. Tenta dizer para um norte americano que um Corolla custa mais que um Altima..

    • Junoba

      Mas a Nissan empolgou com o carro, e foi aumentando o preço. Ele chegou a custar 114k, mas como as vendas não decolaram, voltaram para o valor anterior. Lembrando que ele é modelo 2013/2014.

      • Márcio Maia

        Ocorreu um erro de divulgação da Nissan e foi aumentando demais os preços dele, mas ele custa cerca de 20mil reais a menos que o Fusion de entrada, não entendo mesmo o pq o Fusion vender tanto em comparação com o mesmo.

        • Darwin Luis Hardt

          será que o fusion nao vende mais pq tem a versao 2.0 turbo? e pelo nome “fusion” ser mais poderoso que “altima” hahaha

          • Jackson A

            Acho que é por causa dele já está estabelecido no mercado, fora que o Altima teve uma péssima divulgação…

            Porem o visual do Fusion é matador, sem duvida.

            • Há uma diferença muito grande entre a imagem das duas marcas no país. A Nissan ainda está titubeante em entrar “com os dois pés” no Brasil. Ainda acho muito tímida a operação dela em solo tupiniquim.

              • Jackson A

                Sim, uma pena.

          • radiobrasil

            Tem vários fatores… na minha região não tem CSS Nissan.. a mais próxima fica a 250km.
            Aí ja pesa o fato de vc ter q viajar pra revisar o carro, se precisar da garantia também.
            Design fica difícil o Altima bater o Fusion, um dos mais acertados (como foi o New Civic em 2006).

            • 250km de distancia? Tem q gostar muito de um Nissan pra encarar a viagem.

  • JP

    Maneiro o relato e tal, mas vai tirar foto mal assim lá no inferno…

    • Junoba

      Até com dedo na frente…kkkkk… Chega a dar graça.

      • Márcio Maia

        tirei a noite rs

  • TijucaBH

    faltou falar o preço da revisao (justo pra uns pode nao ser para outros), consumo, comportamento dinamico do carro, funcionamento do cambio, e por aí vai. Muito simples o relato!

  • Luccas Villela

    Adoro esse carro, pra mim é a melhor opção da categoria, muito bacana mesmo! Mas fiquei curioso sobre seu antigo carro, você poderia fazer um relato sobre o X60 né?

    • Junoba

      Ele já fez o relato a muito tempo atrás. Lembro até hoje. Mesmo ele falando bem do carro, o pessoal arrumava alguma desculpa pra falar mal do X60.

      Ele também tinha dito que iria fazer um novo relato, mas pelo visto não saiu.

      • Márcio Maia

        Não tenho o que falar do x60, rodei com ele 30mil km sem qualquer problema, a pessoa que me comprou o carro saiu daqui do Rio até o Uruguai e está muito satisfeita.

      • Luccas Villela

        ahhh, vou procurar. Tenho muita curiosidade nesse carro.

  • Derek

    Poxa, o leitor pode falar muito mais do que isto! :(

    O “brevemente” não era brincadeira. Mas é melhor do que nada, rs.

    • Márcio Maia

      é que vou comentando por aqui também .rs

  • Junoba

    O Altima micou no Brasil. Os modelos a venda por aqui, são 2013/2014. E vai saber quando a Nissan volta a trazer esse carro.

  • radiobrasil

    Deixa ver se entendi… um carro desse porte não tem de série sensor de estacionamento e câmera de ré?

    • Márcio Maia

      O sensor de ré não tem, mas a camera vem com o multimidia

      • radiobrasil

        Q economia PORCA da dona Nissan rss

  • Debraido

    O pior relato da história do Noticias Automotivas. Não falou absolutamente nada sobre o carro. Só compartilhou com os leitores que o autor do texto possui um!

  • Caçador de homens marciano

    12mik Km? Com essa quilometragem, endeusavam até marea. Por favor, volte a postar novamente com 70mil km.

    • Márcio Maia

      Aí não estarei mais com ele. rs

      • Louis

        Tenho um Nissan Livina com 125 mil km, e tirando alguns barulhinhos (poucos), está robusto como zero.

    • Matheus Lelis

      Tente conseguir um carro (original) e de bom custo beneficio (da época) e até por agora, com um desempenho e estabilidade como o marea, é dificil, pena que os maloqueiros não cuidavam bem do carro, e os mecânicos não estavam bem preparados para a manutenção do carro. Porém, era um excelente carro, aquilo sim era motor.

    • Stark

      Se eu tivesse esperado até 70 mil km pra fazer o relato do meu carro aqui no NA (New Fiesta 1.5), só faria daqui a 5 anos.

      Achei bem válida a intenção dele, o Altima é um carro que vende bem pouco, logo é mais difícil de encontrar informações de proprietários, porém ficou aquele gostinho de ‘quero mais’, o relato poderia ser mais extenso.

  • Popdogue

    Qdo eu troquei meu Sentra 14/14 pelo mesmo modelo 15/16 eu pensei em pegar um Altima, o que pesou era ser 13/14.

  • Gran RS 78

    Um belo carro, e com um preço, para o padrão Brasil, está interessante, ainda mais se formos analisar os preços do Fusion, Camry e Accord, que dá até para comprar um carro popular com a diferença de preços entre eles. Uma pena a Nissan não divulgar mais esse belo sedan grande.

  • Zeca Piroto

    Pos é, um ótimo carro, mesmo, dirigibilidade incrível. O interessante é que, acho que o único país em que a Nissan não vende tanto é o brasil, no resto do mundo o carro é bem conceituado e chega a vender mais que suas irmãs Toyota e Honda (em alguns lugares). Mas, a Nissan vem mostrando que está trilhando um bom caminho no brasil, mesmo que lentamente e até com alguns deslizes, é notável a evolução da marca nos últimos anos.

    • Acho muito tímida a operação da Nissan no Brasil. Se fosse um pouco mais arrojada na disponibilidade de modelos com certeza poderia encontrar-se em outro patamar de vendas.

    • “…O interessante é que, acho que o único país em que a Nissan não vende
      tanto é o brasil, no resto do mundo o carro é bem conceituado e chega a
      vender mais que suas irmãs Toyota e Honda (em alguns lugares)..”

      Aí coloco uma questão: A operação dela nos outros países é a mesma que no Brasil? Toyota e Honda já estão aqui há mais de 50/30 anos.

  • Túlio Leal

    Fiquei impressionado com um carro desses hoje ainda não vir com sensor traseiro de fábrica.

  • Doyle

    O carro não parece custar o que custa. Não tem imponência visual nenhuma! Nessa faixa de preço, tecnologia e motor não basta, os consumidores exigem também um bom visual que chame atenção

    • Jackson A

      Tipo Veloster ?

      • Freitas

        Não, ele falou de carro que carro tem que reunir tecnologia, motor e visual. Entre outras coisas, o Veloster nunca teve um “motor” rsrsrs

        • Jackson A

          Foi só uma brincadeira, rs.

          • Freitas

            Mas então, eu tb tô brincando, não apelei não, até pq não gosto do Lentoster rsrsrs. Por isso zuei da falta de motor dele :)

            • Jackson A

              Foi triste o que fizeram com ele… tão bonito e chamativo…
              Ai de repente… Fail.

            • Márcio Maia

              O visual é muito bonito, como não tem muitos na rua, várias vezes vi pessoas olhando e comentando bem sobre ele até eu entrar no carro.

              O altima vende mais que o Fusion no mercado mais exigente (que eu considero) do mundo, ou seja, o americano e ainda ressalto que o Fusion é marca deles e a Nissan estrangeira e mesmo assim vende mais.

              • Freitas

                Entao Marcio, eu acho ele bonito sim. Não acho mais bonito do que o Fusion novo, confesso, mas feio ele nunca será. Sem falar que, pelo fato de ele vender pouco aqui, certamente vc chama atençao por onde passa. Há dois meses atrás eu vi um de perto, o único que vi até hoje, na minha cidade. Moro no interior de Minas. Ele tem muita pompa sim. Como eu falei lá em cima, pra mim, carro tem que ter apelo visual. Mas o Altima eu compraria sim. O que eu não compraria seria carros sem apelo visual nenhum, como um Cobalt por exemplo. Vc fez sim uma bela compra. Se eu pudesse comprar um carro no mesmo valor que vc (tenho um Punto) poderia sim ter um Altima, pois acharia o máximo parar o trânsito aqui na minha cidade. Ele parou. Os Fusions, mesmo os novos, não param mais.

                • Sendo muito sincero, quem não é bom conhecedor de carros dificilmente consegue diferenciar o Altima do novo Sentra. Eles possuem semelhança alta, mais ou menos como ocorria entre o Corolla da geração anterior e o Camry, um é o outro maiorzinho, em linhas gerais. O Fusion, em termos de design, é realmente mais aceito que o Nissan.

                  • Freitas

                    Que o pessoal aqui gosta mais do visual do Fusion é certo (eu por exemplo). Agora não entendo qual o problema de o Sentra e o Altima terem as mesmas linhas gerais. O Jetta e o Passat não tem tb? E isso não atrapalha as vendas deles, creio eu. O que prejudica o Altima, certamente é a estratégia, ou falta dela, por parte da Nissan.

                    • Com certeza que não é um problema (para mim é até solução). A observação foi só no sentido de pontuar que não é carro que vá ficar fazendo pessoas “virarem a cabeça” para observá-lo na rua. Suas linhas são conservadoras e a semelhança com o Sentra evita qualquer sensação de novidade com relação ao modelo.

              • João Silva

                O Altima é muito bonito sim, tanto que o Sentra foi inspirado nele para tentar tirar a cara de sem graça do anterior…
                O problema é que o Fusion estava consolidado no Brasil na categoria e a Nissan entrou com pouca agressividade. O preço na época do lançamento era 96 mil enquanto que o Fusion estava em 99 pra não chegar a 100. Aí, micou! E agora reverter a imagem queimada já era! O negócio é comprar com preço bom e ficar com ele um bom tempo, pois muitas qualidades ele tem! Como você costuma ficar pouco tempo com carro, recomendo rever sua prática nesse caso…
                Para outros interessados, um bom negócio é comprar seminovo com baixa quilometragem com o seu e com boa depreciação e ficar um bom tempo tb…..

    • Freitas

      Eu concordo com vc, por gosto pessoal, acho que tem que ter um apelo visual. Porém, existe todo tipo de consumidor. Prova disso é que ele vende bem nos EUA. Nem todo mundo dá importância ao visual como nós dois. Tem mercado pra todo mundo.

    • radiobrasil

      Por isso que o Fusion faz a festa por aqui.

    • Fábio

      (V)O carro não parece custar o que custa (parece que custa até mais, porém é bem mais barato que seus concorrentes: Fusion, Accord)
      (F)Não tem imponência visual nenhuma! (é uma baita barca!)
      (V) Nessa faixa de preço, tecnologia e motor não basta, (Jetta TSI que o diga!)
      (V)os consumidores exigem também um bom visual que chame atenção (O Altima me chama a atenção, isso é relativo?)

    • Louis

      Já eu acho muito imponente ao vivo, sempre que vejo um torço o pescoço para apreciar, ao contrário do Fusion que não me agrada.

  • DTF

    Por $90k mesmo sendo 2014 achoq ue vale super a pena, já que o 2015 continua idêntico…..muito melhor do qu ea enganação do corolla altis….

    • Fanjos

      Até um saco de Jujubas da Fini é melhor que a enganação do Corolla Altis

      • Matheus Lelis

        Mas o saco de jujubas não tem o pós venda da toyota :) #ChupaFini

    • João Silva

      Se tiver PJ compra por 86, vi um anuncio de uma CSS daqui de SC a 2 meses atrás…

  • Fábio

    Poxa cara, esse carro é muito bom e muita gente tem curiosidade sobre ele. Faz um relato maior, sobre o conforto, o câmbio, o motor, acabamento, etc, etc.

  • Fabricio Guassaloca

    Não colou um friso da Tuningparts….nãooooooooo. sei que protege mas tem aqueles acabamentos em silicone transparente que vão no cantinho da porta…..Arranca aquilo…

  • Duas observações:
    1 – quem te pediu mais de 90 mil reais em um C4 Exclusive está de brincadeira. O preço de tabela dele é um pouquinho abaixo dos 90, isso com teto solar e faróis xenon. Sem os dois acessórios (pelas fotos me pareceu que o Altima não conta com nenhum deles) o preço de tabela fica na faixa de 82 mil. E em qualquer concessionária bons descontos estão sendo oferecidos para pegar o carro.
    2 – quanto à tecnologia embarcada… bem, a motorização do Altima está um pouco devedora em termos de tecnologia, e os japoneses tem algumas manias bestas com relação a equipamentos. A falta do sensor de estacionamento é um bom exemplo em um carro desta categoria.
    No mais, é um grande carro, e tem uma relação custo x benefício na aquisição que é bem difícil de ser batida na sua categoria.

    • Jackson A

      Não está de brincadeira… Aqui no nordeste por exemplo, um corolla custa 4 mil a mais do que está no site.
      Isso varia de css pra css, de região pra região.

    • Márcio Maia

      c4 lounge thp me cobraram isso, por isso não fechei o negócio e fui a duas concessionários e foi isso aí, o sentra nem cheguei a ver direito pq ao chegar a concessionária fui direto no altima

      • Foi só uma observação, mesmo. Tem lojas ruins de negócio, sem dúvidas. Parabéns pela aquisição. Se eu precisasse de um sedã grande, com certeza que o Altima seria uma grande pedida.

    • HenriqueHJ

      Mas o Altima tem câmera de ré. pra mim colocar sensor de estacionamento é redundante. se não consegue estacionar com câmera não vai conseguir com sensor de ré.

      tenho um Sentra Special Edition com câmera e dá perfeitamente para estacionar em qualquer lugar.

      • De forma alguma. O C4 tem ambos (sensores dianteiros e traseiros e câmera de ré), e eu vivi uma experiência interessante com o meu: esbarraram na traseira dele em uma faixa de pedestres, o que danificou um dos sensores, desligando o sistema. Meu amigo, que falta que faz, mesmo continuando a contar com a câmera. Se fosse para escolher entre sensores dianteiros e traseiros e uma câmera de ré, não pensava nem meia vez: iria de sensores.
        Sem falar no óbvio, que a câmera de ré não representa nada com relação ao sensor dianteiro. Em carros maiores é algo de utilidade indiscutível.
        Quanto a “dar para estacionar tranquilamente em qualquer lugar”… bom, dá pra fazer isso sem sensores ou câmeras também. Tive sedãs médios vários antes do advento deste tipo de equipamento, e claro que conseguia estacioná-los nas mais diversas vagas. Mas a tecnologia facilita muito as coisas, e os sensores de estacionamento são algo simples, relativamente acessível, e que não se justifica faltar em carros do nível de Altima ou mesmo do Sentra. Acho que os japoneses precisam repensar essa estratégia.

        • HenriqueHJ

          Nesse caso concordo, carros japoneses no quesito “mais por menos” estão devendo, mas quando fazem a fama podem praticar aqui no Brasil o “menos por mais”.

          Antes de ter camera de re o meu carro anterior era com sensor. eu me adaptei melhor com a camera (com as linhas verde, amarela e vermelho) do que com sensor de ré. pois com sensor ele apitava e eu não sabia se era do lado direito ou esquerdo que estava encostando, e quando eu entro de ré e tem uma coluna no lado que dá pra entrar na vaga com folga de 10 cm para a coluna. o sensor do nada dá 2 apitos curtos e logo um apito continuo e isso me irritava muito pois achava que ia bater.

          quanto ao sensor dianteiro é interessando pode ser que na minha proxima aquisição eu pense nisso.

          • Ah, o sensor tem que vir acompanhado do gráfico no painel. Só pelo barulho fica ruim mesmo. Com o gráfico integrado à central multimídia (ou ao som) sabe-se perfeitamente qual o ponto de aproximação.

        • Leonardo M

          Aqui em casa tenho um Fusion e um New Azera, e não sei o que faria sem os sensores de estacionamento, com certeza são mais úteis do que a câmera de ré. O dianteiro então, para manobrar em lugar apertado é um conforto danado, ainda mais estas barcas.

          • Igor Costa

            Eu tenho um Civic, apenas com camera de ré e não sinto nenhuma falta dos sensores que eu tinha do meu FIT.

    • João Silva

      Aqui em Fpolis o Exclusive THP pedem 96 e o Tendance 83. São estratégias de css para pagar melhor no usado na troca e a participação nas políticas comerciais acordadas com a montadora. Mas vendem bem pedindo assim!
      O Altima a 2 meses atrás estava 86 pra PJ somente e 13/14, não 15/15.
      Comprei o meu Lounge Tendance THP por um valor bem diferenciado em função da negociação do meu usado na troca…

      • Nesses tempo sde crise, preço de tabela só vale pra Corolla e HR-V… kkkk.

  • Sergio

    6+7+3+8=24 :)
    Eu sempre faço essa soma das placas, uma vez tive um carro que era parecido e dava 24 também. Quem fez a soma pela 1a vez era um colega meu que tinha a placa 4224 e todo mundo tirava sarro dele pq era 24 de frente pra tras e vice-versa. Aí acho que ele somava todas as placas pra revidar e tentar aliviar pro lado dele hehehe

    • Rodrigo

      Já soube de um familiar que deixou de comprar um carro porque a placa terminava com 24. Nunca entendi essa fixação, sei o que significa, mas não tem nada de mais. Já tive carro com placa 9669 (e não encomendei, veio assim) e nunca liguei.

  • pedro rt

    por ate 100mil compraria um A3 sedan mesmo sendo o 1.4 TFSI custa quase o mesmo q o altima e acho ele melhor como carro

    • AHSOliveira

      Somente se você não precisar de espaço, porque o espaço traseiro não é o forte do A3. Para um perfil mais família Altima é mais acertado, apesar das virtudes do A3.

    • João Silva

      o A3 é um carro bem simples, mas tem a marca AUDI agregada com tudo de bom incluído, status, confiabilidade, acabamento. Ou seja, é uma marca de luxo mesmo sendo uma simples versão de entrada.
      Mas também tem os contras: seguro caro, chama atenção na rua preocupante com a violência das grandes cidades.
      O Altima é um carro grande, mais completo e mais barato.
      Não descartaria nenhum dois dois nessa faixa de preço, tudo depende da prioridade de cada indivíduo na hora da compra!

  • Drone gibim

    O carro é bonito, mas convenhamos por este preço e sem sensor de estacionamento ? Aí já é forçar a amizade.

    • ALVIN_1982

      Motorista bom não precisa de sensor de nada…

  • Minerius Valioso

    “Hoje, com quase 12.000 km rodados digo e repito o que senti no EUA, o carro não tem defeitos, chama atenção por onde passa, um fato curioso que no Brasil, talvez pela pouquíssima divulgação da Nissan, o Altima venda pouco e seu concorrente (Fusion) venda bastante, sendo que nos EUA o Altima vende muito mais que o Fusion.”

    Sim, de fato a pouca divulgação é um agravante em relação ao Altima. E no resto? O que há de errado com ele? Por que a Nissan não faz tanto sucesso por aqui, já que é uma marca japonesa tão boa quanto a Honda e Toyota?

    Uma crítica ao relato, acho que faltou fazer uma avaliação mais detalhada do carro.

    • Guilhe

      A Marca em si é boa e tem qualidade mas a rede de css não tem um padrão de atendimento e assistÊncia igual as outras japas.

  • FerSaccon

    Altima coloca os concorrentes citados no bolso e ainda sobra troco (da mesma categoria, como Fusion, ou mesmo valor, Corolla, C4 etc). Uma pena suas vendas serem pífias. Mas se vendesse bastante pode ter certeza que seu preço estaria inflacionado.

  • Lord Saboteaur

    Nissan Altima: Podemos dizer que é “o exemplo que Brasileiro não gosta de carro de Primeiro Mundo”???

    • Rodrigo

      Acho que não, vide o Fusion, concorrente do Altima e que vende bem. O que ocorre, como apontado pelo proprietário, é uma divulgação baixa, e provavelmente a Nissan prioriza o Sentra no regime de cotas (Isso se os 2 carros vierem do México).

      Achei que o relato podia ser mais aprofundado, mas parabéns pelo carro. Aqui em Campinas vejo uns 3 rotineiramente, sempre os mesmos.

  • Daniel

    Quando viajei para os EUA aluguei um desse. Posso dizer que o carro é muito confortável e silencioso.
    Fechando os vidros e ligando o ar condicionado parece outro mundo. O de fora e o de dentro.

  • MRghost

    o carro tem defeitos sim principalmente e sua beleza acho o altima feio e sem graça ficaria com o c4 lounge thp com teto que vende muito mais e pelo menos algumas pessoas conhecem o carro quando ve pela rua !

  • Gian

    Eu tive a oportunidade de fazer uma viagem do Rio de Janeiro a Belo Horizonte dirigindo um destes. Parece uma nave. É absurdo o conforto dos bancos e a estabilidade do veículo.

    Me irritou um sensor de mudança de faixa. No Brasil, as faixas são tão malucas e as pistas tão estreitas que sempre ele apita nas curvas. Sempre tinha que desativar ele. Mas é útil o sensor de veículo no ponto cego. Legal também as opções de visualização do computador de bordo.

    Inútil, mas divertido é o aquecimento dos bancos dianteiros: é ótimo para fazer uma trollagem básica com os amigos! Você liga discretamente e, quando a pessoa percebe, já está bem quente!

    Sou fã declarado do design do Altima e especialmente do Novo Maxima. Acho os dois fabulosos.

    • radiobrasil

      O Fusion tem banco refrigerado também nas versoes Ecoboost… acho mais util do que o aquecimento

      • Gian

        Sem sombra de dúvida.
        O aquecimento, pra mim, só serve pra sacanear os amigos.
        Tirando isso, pro meu uso, não serve para nada.

  • Pipo pipo

    Só uma consideração Márcio:
    Você vai ao EUA e aluga carro JAPONÊS?????
    Você só podia estar doido, o avião deve ter pousado com muita força e você bateu a cabeça kkkkkkkkk
    Quando estive lá a uns 3 anos não consegui ser racional, havia alugado um SUV mas a atendente não teve a menor dificuldade em me convencer a fazer um upgrade para um Full Size SUV, no estacionamento do aeroporto de Maiami, fiquei louco com a possibilidade de escolha, até que avistei um durango preto pérola, entrei no lugar do piloto e só conseguia sorrir, 90% da viagem tava ganha, larguei a patroa, malas, bebê, só queria curtir a nave. Depois da bronca básica da patroa pelo esquecimento da família e bagagens, peguei estrada para Orlando e fui curtindo cada milha.
    Brincadeiras a parte, excelente escolha, teu perfil é show, você compra aquilo que quer e não o que o marcado tenta empurrar goela abaixo. Parabéns, o carro é muito, muito show.

    • João Silva

      Numa das idas pra lá também peguei um Altima. Na retirada só haviam Altimas disponíveis na categoria e sem problemas… Lá é o mais vendido na categoria!
      Vende mais que Fusion, Malibu que são americanos e Camry, Accord compatriotas japoneses…
      Gostei bastante do carro tanto que analisei por aqui para compra a uns meses atrás…

  • Jorge

    Eu acho que seria interessante um novo relato quando o carro estiver mais rodado. Outra avaliação que poderia ser interessante seria um comparativo entre sedans grandes.

  • Josmar

    Meu pai tem um altima e está satisfeitíssimo! A única coisa que ele está esperando de ruim vai ser a revenda, pois ele tem quase certeza que vai perder muito dinheiro, fora isso, é só elogios. Mas enfim, ele disse que ta comprando pra usufruir e não comecializar. Esse carro anda só, você acelera, solta e ele parece que não vai parar kkkk. Parece um V6. Obs: baixo custo de manutenção.

  • Josmar

    Meu pai tem um altima e está satisfeitíssimo! A única coisa que ele está esperando de ruim vai ser a revenda, pois ele tem quase certeza que vai perder muito dinheiro. Pronto, o resto é só elogios. Mas enfim, ele disse que ta comprando pra usufruir e não comecializar. Esse carro anda só, você acelera, solta e ele parece que não vai parar kkkk. Parece um V6. Obs: baixo custo de manutenção.

  • afonso200

    o banco com a tecnologia ZERO GRAVITY da NASA, é muito bom, é que nem sentar em um classe S

  • Pedro Henrique

    parabéns pela compra, ja vi o altima na loja da nissan quando fui fazer o test drive do march, e K-RA-LEO que carro, e o melhor é que não é balaio igual o fusion então além de ser um plus de exclusividade pode te ajudar na redução do valor do seguro já que a bandidagem nem se quer vai se ligar que o carro existe, já o fusion só ver um que os mlk qué…

  • Edu Silva Souza

    Relato fraco e superficial , não acrescentou nada sobre o veiculo que o pessoal que frequente o forum já não saiba. O ponto de maior destaque foi o Lifan X60 por 1 ano sem problemas , a única coisa que me surpreendeu.

  • Ney

    Estou nos EUA ha quase 2 meses. Carro alugado pela empresa. Inicialmente me deram um Elantra. 6 marchas (nao sei se automatico ou automatizado). Mas dava trancos em algumas passagens. Motor fraco para o carro. Nao gostei.
    Troquei e me deram um Malibu. Automatico, com start stop. O start stop dava trancos quando ligava novamente o motor, mas a forca do carro ja era bem melhor que o Hyundai. O acabamento anos luz a frente tambem. Silencio a bordo muito bom. Mas como nem tudo sao flores, o aviso de manutencao “apitou” e tive de trocar o carro. Antes disso fiz uma viagem de 1300km. Media de 13.6km/L
    Ontem me deram um Altima. Primeiro, sem querer desmerecer o carro do autor, o Altima eh muito mais feio que outros sedans de sua categoria. O Fusion eh bonito, o Malibu bonito, mas o Altima… Minha esposa ja soltou: “nossa, nao tinha um mais feio nao”? O painel mais simples (pouquissimo soft touch), muito plastico duro. O motor eh bem forte (mais que o Malibu), mas o cambio CVT mata qualquer tentativa de conducao mais prazerosa (no sentido de pilotar). Fora o fato da rotacao ficar constante na aceleracao, parece que vc eh barbeiro, que esta segurando a embreagem. Terrivel. Nao me acostumo ao CVT de jeito nenhum. Alem do mais a versao que me deram nao possui sequer uma porta USB. Serio que em 2015 ainda fabricam carros – desse valor – sem USB? So aux via P2? E que para carregar celular precisa do adaptador de tomada de 12V? Alguem avisa a Nissan que o Ford Ka do Brasil, na versao mais basica ja possui…
    Ja vou na Hertz solicitar a troca por outro veiculo. Tecnologia… kkk

  • Mauricio L.

    Concordo contigo, a nissan divulga pouco esse carro. Eu particularmente achava que era mais caro por se tratar de um sedan grande. Uma coisa que vc não deve ter sentido falta é o aquecimento de banco heheh mora no rio, mas esse recurso é bem vindo pra gente que mora aqui no sul e considero interessante em um carro de luxo. Mas parabéns pelo carro espero que lhe traga muitas alegrias, meu proximo carro é um sedan médio nessa faixa de preço quando for comprar sem dúvida vou passar na nissan pra dar uma olhada.

  • Paulo Eduardo

    A Nissan tem um produto fantástico nas mãos e não o aproveita como deveria. É muito “tímida” no Brasil. Parece que tem medo de aparecer. É o seu melhor produto no país e quase ninguém o conhece. Nem sabem que existe.

  • André Flandres

    Pô… Pensei que já viesse com o sensor de estacionamento. Um pouco decepcionante essa informação, embora certamente seja muito melhor do que os demais sedãs na mesma faixa de preço.



Send this to friend