Carros Conceito Japão Lançamentos Nissan Salões do Automóvel

Nissan IDS Concept antecipa futuro dos carros elétricos da marca

Nissan IDS Concept

A Nissan está mostrando em seu estande no Japão de Tóquio o novo IDS (Intelligent Conduction System), um modelo conceitual que mostra o futuro dos carros elétricos e da condução autônoma da montadora. Ou seja, o protótipo pode antecipar boa parte das linhas da segunda geração do Leaf, ao passo que tecnologias de condução autônoma passarão a ser oferecidas nos carros de produção da marca até meados de 2020.

O novo Nissan IDS Concept apresenta forma de hatchback, com carroceria em fibra de carbono, e altura de apenas 1,38 metro. Para maximizar o espaço interno, as rodas (de diâmetro maior, mas com pneus finos de 175’’, para minimizar a resistência do ar e melhorar a estabilidade) são posicionadas bem nas extremidades. Como resultado, o modelo consegue levar até quatro pessoas em seu interior, que conta com revestimento em couro e iluminação por luz suave.

Por falar na cabine, o conceito conta com duas configurações. Na “Condução Pilotada”, o volante retrocede para o painel e uma enorme tela aparece no lugar, girando os quatro bancos para o lado de dentro, de forma a favorecer a conversa entre os ocupantes, como numa sala de visita. Além disso, diversas operações relacionadas à condução são comandadas pelo sistema de Inteligência Artifical via comando de voz e gestos do motorista.

Já na “Condução Manual”, todos os bancos se voltam para frente e o volante volta em ação em conjunto com os mostradores do painel e do head-up display. Para alternar entre os dois modos, basta acionar um botão localizado entre os bancos dianteiros.

O Nissan IDS Concept é equipado com uma bateria de 60 kWh, que fornece autonomia suficiente para longas viagens, de acordo com a marca.

Galeria de fotos do Nissan IDS Concept





  • C.A.

    O interior sóbrio, em madeira de tons claros e couro bege com creme, realmente me agradou. Só não gostei dessas televisões aí no painel. Muito exagerado.

  • CanalhaRS

    Gostei muito desta proposta, Tomara que o Leaf não mude muito dela quando chegar a produção.

  • Fontrolha

    Lindo design! Bem diferente dos modelos em produção da Nissan.
    Alguns detalhes lembra os BMW de mesma tecnologia hibrida e elétrica.

  • Claudio Abreu

    Proposta irretocável de modernidade, com soluções de estilo inovadoras e sem exagero – ao contrário da Toyota, com linhas só agressivas, sem qualquer equilíbrio. Por dentro, bela solução para incorporar as (cada vez maiores) telas.
    De todo modo, algo me diz que os anos 50 estão por trás da inspiração dessas linhas.