Elétricos Hatches Montadoras/Fábricas Nissan

Nissan Leaf começa a ser feito no Brasil em 2017

leaf-2016-1

De acordo com o jornal Estadão, a Nissan pretende iniciar a produção do elétrico Leaf no Brasil a partir de 2017. A intenção de fabricar o hatch médio de emissão zero já havia sido vislumbrava em um acordo de entendimento com o governo fluminense em 2013.

No entanto, o impulso veio com a recente aprovação, na Comissão de Meio Ambiente do Senado, de um projeto de lei que isenta de IPI carros elétricos e derivados de fabricação nacional, assim como isenção de imposto de importação para peças e componentes sem similar nacional.

leaf-2016-2

Assim, a Nissan vê condições favoráveis para a fabricação, que se dará na planta de Resende inicialmente em CKD. A nacionalização de fato ocorrerá somente em 2020. Com o dólar alto, a montadora japonesa não arrisca uma previsão de preço e volume de produção.

Nos EUA, o Leaf custa a partir de US$ 29.010 ou algo em torno de R$ 110.000. Com o IPI zerado, o elétrico nipônico deverá ter redução entre 25% e 30% no preço final. Provavelmente, o modelo a ser feito aqui será a de segunda geração, cujo alcance das baterias será bem maior que os atuais 170 km.

nissan-leaf

[Fonte: Estadão]





  • Antoniokings1

    Excelente notícia!

    • Holandês Louco

      Duvido que seja uma opção economicamente viável, comparado com os populares para a maioria da população, em menos de 15/20 anos, infelizmente.

      • Darwin Luis Hardt

        com o preço que virá, será apenas um carro secundário para quem já tem um baita carão, ou seja, ricos.

        • Supersonic

          Sera o segundo carro de muitos visto que seu uso e focado no cidade ja que suas baterias demoram varias horas para recarregar, muitos que o comprarem deverão ter um suv ou seda grande para viagens.

      • Antoniokings1

        Mas é um começo.

        • Mauricio Ferrari

          Eu já penso que a fabricação de um Nissan elétrico no Brasil não é apenas um começo não. Acho até uma boa evolução, é só quem administra colaborar.

      • Paulo Getirana Cotta Junior

        Se não começam um projeto como esse, criticam pela falta de iniciativa e falam que ninguém tem interesse em investir em tecnologia no país. Quando começam, criticam sem ao menos saber quanto será o investimento pelo mesmo. Fica difícil compreender as pessoas no Brasil.

  • Gustavo73

    “O elétrico japonês virá para o Brasil já como linha 2016, tendo como principal novidade a autonomia de 270 km – a versão atual pode rodar apenas 150 km sem recarga.” segundo a 4R já chegaria importado no ano que vem.

  • Franco da Silva

    “Começará” por favor. É futuro. 2017.

    • 4lex5andro

      nao chega a ser um equivoco tao flagrante, apesar de a norma estabelecer o futuro do indicativo do verbo desse jeito ..

      • Deadlock

        Tomara que não seja futuro do subjuntivo.

        • 4lex5andro

          é, seja com ou sem atendimento a norma gramatical, que a nissan finalmente traga o leaf ..

    • Edson Fernandes

      Eu também me incomodei com a chamada. E há outra noticia também informando dessa forma: “Começa a ser feita em 2017”.

    • Teckere

      “Começará”, por favor.

    • André

      a forma “começa a ser feito em 2017” está correta. presente do indicativo também pode ser utilizado com ideia de futuro. não está errado. outros exemplos: “amanhã eu começo um novo emprego”, “não posso ir, pois semana que vem eu não estou aqui”, e por aí vai…

  • Franco da Silva

    Mas um desses de 170 km já me serve. Só precisaria abastecer duas vezes por semana. Já tive carro a gasolina que tinha que abastecer uma vez pro semana mesmo…

    • Dick Buck

      Para andar na cidade ou viajar pequenos trajetos, tá passando de bom. Só tenho uma dúvida: Quanto de energia ele gasta para ser totalmente carregado?

      • tjbuenf

        Aí tem que ver de quantos kW é a bateria.

        • Dragoniten

          E a eficiência do carregador :)

  • CanalhaRS

    Agora falta a GM trazer o Volt e a Renault aproveitar a planta do Leaf e fabricar o Zoe.
    O Prius não precisa vir, para poupar nossos estômagos do mal estar em vê-lo.

    • Sergio

      na verdade ja tem prius no huezil né

      • Leandro Balmant

        Ele deve se referir a nova geração.

        • CanalhaRS

          Exato.

      • Filipe Machado

        Prius que vendem aqui é Híbrido, tem um que é elétrico totalmente

    • Marcus Fenix

      Mas a única que se esforçou para que finalmente os carros eléctricos parassem de ser sobretaxado foi a Nissan. Ela vem há anos pressionando os estados de São Paulo, Rio e governo federal para incentivar o uso de carros eléctricos!

  • Dick Buck

    O interior do atual é bem agradável e moderno. Vamos sonhar mais alto, será que agora a Tesla vem? O Nissan leaf de próxima geração montado aqui no Brasil será que custará menos de 100 mil? O Prius com certeza vai ser mais caro, pois “é Toyota neh”…

  • Rodrigo

    Excelente! Se vir com um bom preço, o que é improvável, será uma opção muito relevante para muita gente! Eu já considero como opção!

  • Kenedy

    Sabe quando vão zerar IPI para um carro elétrico , num país que tem sua maior empresa uma petrolífera ? hahahahahahahha

    • Prof.X

      Já ouviu falar d Noruega?
      A maior fonte de receitas do país é uma empresa petrolifera, mas mesmo assim a gasolina é uma fortuna lá e os incentivos para os carros eletricos gordos.

      Com isso hoje o Tesla é o carro mais vendido de lá ;)

      • Kenedy

        Você quer comparar Noruega com Brasil ? Não né ? Óbvio que não…

  • Airplane

    Híbridos (gasolina ou flex) são o caminho lógico entre os carros atuais e os elétricos.
    É o futuro chegando ao nosso mercado juntamente com os modelos híbridos já comercializados aqui pela Ford e Toyota.

  • Estão contando com o ovo no fiofó da galinha.

    Mas torço para que essa isenção se concretize.

  • Ramom Alencar

    “Provavelmente, o modelo a ser feito aqui será a de segunda geração, cujo alcance das baterias será bem maior que os atuais 170 km.”
    espero que tenha razão N.A

  • Edson Fernandes

    Gostei do fato de ter autonomia de 270km. No meu caso que trabalho em outra cidade, seria o suficiente para rodar até quinta feira onde faria a recarga para retornar para São Paulo.

    Considerando que possa realizar passeios, acho que seria prudente recarregar na quarta-feira para não ter o risco de ficar na mão. Mas 270km seria otimo para meu uso.

    • Guilherme Batista

      Pra mim também seria suficiente, na verdade seria pra praticamente a semana inteira. Se vier com preço bom, fico na fila pra comprar

  • Ricardo Vasconcelos

    Eu quero !!

  • Andre Luiz

    Tirando que a energia elétrica do Brasil agora é uma das mais caras do mundo, logo logo rodar na gasolina vai ficar mais viável, e venhamos, como já estamos acostumados, podem esperar este carro por no mínimo uns 75.000,00 “se fosse vendido hoje”. Infelizmente estamos no Brasil :(

    • Antoniokings1

      Só que você pode ter estruturas para geração de energia alternativa (solar ou eólica) que vão baratear muito o custo. Alguns locais já possuem o teto dos estacionamentos com células de energia solar. A longo prazo, você estará rodando de graça.

      • Ygor Soares

        Esse seria o meu sonho!

      • Andre Luiz

        Sério que vc acredita nisso??? Aqui no Brasil??? Esquece…olhe o custo de uma simples transformação pra aquecimento solar, imagine elétrica…

      • Guilherme Batista

        Isso ja é realidade e pode instalar você mesmo na sua casa, desde que tenha grana

    • Louis

      Vamos ser realistas, R$75k mal compra um hatch médio hoje, um elétrico não chegaria por menos de R$100k.
      Sobre o preço da energia, em breve estarão se popularizando as placas fotovoltaicas.

    • Marcus Fenix

      Sendo que toda semana a Mijolina e a Aguanol toda semana estão mais caros nas bombas!!!

    • Guilherme Batista

      A vantagem do carro elétrico não esta somente no consumo cara.
      Tem também a questão de manutenção. O carro não tem motor a combustão então não tem aquele tanto de peça de desgastes e coisas para ficar dando revisão. Também evita que nego fique fazendo cagada no carro.

      Inclua isso nas suas contas mais o beneficio para natureza e verá que mesmo que a energia elétrica chegue a custar o mesmo que a elétrica, a elétrica ainda é vantajosa

      • Supersonic

        Mas as baterias só duram uns 5 anos.

        • Guilherme Batista

          Tem Prius dos anos 2000 com a bateria até hoje e além disso, a maior parte troca de carro antes, sem contar que ainda sim, é mais barato que manutenção

          • Supersonic

            mas o prius é hibrido, logo as baterias tem mais “folga”.

            • Guilherme Batista

              Não tem nada a ver, é exatamente o contrário, os carros híbridos como o prius consomem e carregam a bateria o tempo todo, ou seja, o processo de descarregar e carregar a bateria é muito mais intenso.
              No caso dos carros puramente elétrico, eles tem baterias bem maiores e passam por um processo de carga e descarga mais homogêneo. Você não carrega o carro elétrico o tempo todo, enquanto está dirigindo, só carrega bem pouco nas situações de frenagem e depois coloca o carro para carregar em uma tomada na qual ele ficará lá durante um longo período de tempo.
              Esse processo faz com que a vida útil da bateria seja muito maior

        • Joao Paulo Cintra

          tem prius com baterias de níquel (tecnologia mais antiga) cujas baterias ainda estão operacionais mesmo depois de dez anos. As baterias têm garantia de 8 anos na maioria dos fabricantes

          • Supersonic

            De celular em geral e una 5 anos.

    • Joao Paulo Cintra

      microgeração distribuída permite gerar eletricidade em casa

  • Ricardo Vasconcelos

    cade a Honda lançar a versão Híbrida no HRV no Brasil, que faz até 27km/L ???? ( 1.5 híbrido com dupla embreagem e 7 marchas.) que seria contemplada com essa medida ?

  • Astron

    Quando os elétricos estiverem em alta, a quantidade de gato nas residencias vai ser astronômica.

    • Supersonic

      hahahahhaha



Send this to friend