Entrevistas Hatches Japão Nissan Salões do Automóvel Tecnologia Vídeos

Nissan Leaf vai aparecer em Tóquio com condução autônoma (vídeo)

leaf-autonomo

O Nissan Leaf vai aparecer no Salão de Tóquio com um sistema de condução autônoma, chamado Pilot Drive 1.0. Trata-se da primeira etapa da marca japonesa no caminho para introduzir um dispositivo completo, que só ocorrerá em 2020.

Apesar de ainda ser a primeira atualização do sistema, ele já vem com sensores suficientes para mudar de faixa, realizar ultrapassagens, entrar e sair das estradas, entre outros, sem nenhuma intervenção do condutor.

As dezenas de sensores são acompanhadas por 12 câmeras, 5 radares, 4 scanners lasers e sensores ultrassônicos, que fazem uma varredura eletrônica em volta do automóvel, registrando outros veículos, estrada, pedestres, ciclistas, sinais de trânsito e semáforos, entre outros. A tecnologia é voltada para estradas e estará disponível em 2016. Uma função manual permite maior controle por parte do condutor.

As prévias de condução autônoma são importantes para que a segurança seja avaliada inicialmente, mas talvez o mais importante, medir as impressões dos usuários, pois são eles que aprovarão ou não a tecnologia quando for completamente introduzida. A adaptação do condutor ao controle automático deverá facilitar a receptividade dessa inovação daqui há cinco anos. Abaixo, dois vídeos demonstrativos, mas em japonês.





  • Clovislauro

    Eu entendo…..

  • sigma7777777

    Pelo visto esse volante vai equipar todos os carros. Na imagem abaixo, o vazamento do interior do Sentra. No início deste mês a Nissan lançou o Note 2016 com esse mesmo volante. Eu particularmente acho o atual volante mais bonito, mas vamos ver pessoalmente.
    Sobre carros autônomos, a sensação que tenho é que a solução da Nissan é bem parecida com a que vi esta semana no vídeo da Volvo. É curioso que tantas montadoras falem do assunto ao mesmo tempo, pois dá a sensação de que alguma empresa forneceu o conjunto tecnológico para todas e que elas estão apenas adaptando e testando em seus veículos.

    • zekinha71

      Deve ser isso mesmo, é só ver a injeção eletrônica, abs, air bag, acaba sendo quase o mesmo fornecedor.



Send this to friend