Nissan Tiida (2008-2013): Um carro muito espaçoso e uma carreira de sucesso

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O Nissan Tiida era um modelo compacto em variantes sedã e hatch, que foi vendido no Brasil entre 2008 e 2013, tendo uma carreira internacional de muito sucesso.

Fabricado em vários países, o produto foi um dos protagonistas do desespero de uma marca (que não era a japonesa) e ganhou vida nova na China e sobrevida temporária na Europa.

Desenvolvido sobre uma plataforma compartilhada com a Renault, a global “V” e dentro de aliança estratégica das duas montadoras, o Nissan Tiida foi um carro inteligente.

Isso pois ele soube aproveitar a imensa estrutura organizacional da japonesa para expandir-se em diversos mercados, incluindo o brasileiro, onde acabou ficando abaixo do Sentra no portfólio da Nissan.

Mas, apesar de ter existido como sedã, foi o hatchback que acabou durando mais e é fabricado até hoje, em geração recente.

Por aqui, após sua saída, a Nissan não colocou nenhum sucessor, já que de fato não havia, pelo menos para o hatch. No caso do Tiida Sedan, seu sucessor foi o Versa, que tem o mesmo porte que o antigo três volumes importado do México.

Sim, o modelo jamais foi feito por aqui, tendo sido fabricado no país latino, além de Japão, Angola, China, Malásia, Taiwan e Tailândia.

O nascimento

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Nomeado com a palavra “sol” no dialeto de Okinawa, Japão, o Nissan Tiida surgiu inicialmente como um conceito chamado C-Note em 2003, iniciando a produção do mesmo em 2004.

Demorou quatro anos para que o modelo chegasse ao mercado nacional, onde se posicionou como carro mais barato da Nissan, visto que o Sentra estava mais acima.

Nessa época, não existia March e Versa por aqui, sendo a Nissan uma marca de carros japoneses atuando numa faixa mais elevada, como as demais de mesma origem.

Feito sobre a plataforma B da Renault-Nissan, o Nissan Tiida tinha um porte de Volkswagen Golf, mas sua base serviu tanto ao Renault Mégane quanto ao Clio de terceira geração.

Medindo 4,295 m de comprimento, 1,695 m de largura, 1,545 m de altura e 2,600 m de entre eixos, o Nissan Tiida em versão hatch tinha 289 litros no porta-malas e outros 52 no tanque. Pesando em torno de 1.200 kg e tinha um bom coeficiente aerodinâmico de 0,29.

Algum tempo depois de chegar como hatch, veio o Tiida Sedan com 4,472 m de comprimento e 1,547 m de altura, sendo similar nas demais medidas.

Estilo bem diferente dos demais

O Nissan Tiida era um carro bem diferente da maioria. Ele era alto, mais do que os carros de segmento semelhante no mercado. Além disso, tinha uma boa área envidraçada, chamando atenção para as colunas A com pequenas vigias integradas.

As colunas C era grossas e os retrovisores apoiavam-se nas portas. Lembrava muito o Honda Fit da época.

O capô era curto e curvado, mas a frente tinha um pequeno prolongamento, servida por faróis grandes monoparabolas com a mesma disposição de luzes que na minivan da Honda.

A grade tinha detalhes cromados e frisos pretos, enquanto o para-choque tinha um visual adequado, sem exageros e dotado de dois faróis de neblina.

Na traseira, a vigia descia para o centro da tampa do bagageiro, que tinha um vistoso puxador. As lanternas eram bem proeminentes e possuíam lentes internas circulares. O para-choque era bem limpo, tendo apenas vincos sulcados na cor do carro.

As rodas de liga leve aro 15 tinham belo desenho, além de serem montadas com pneus 185/65 R15.

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Por dentro, o Nissan Tiida chamava atenção para o bom espaço e altura, especialmente para quem ia atrás. O hatch tinha banco traseiro bipartido e bom aproveitamento do volume disponível.

Os bancos eram destaque por serem largos e envolventes, especialmente o traseiro, que tinha apoio de braço central.

O painel de instrumentos era amplo, com um console central largo, dotado de difusores de ar verticais, sistema de som 2din com CD Player e comandos físicos de ar condicionado. Havia ainda um porta-objetos sobre o som e detalhes prateados no acabamento.

O volante era bem simples, sem comandos, também com apliques em prata. O cluster era analógico e tinha computador de bordo semelhante ao do March, mas o velocímetro vinha com centro em milhas.

A alavanca de câmbio era alta e havia bons porta-copos e garrafas no túnel e nas portas. As maçanetas circulares das entradas chamavam atenção pelo design.

Sem adornos exagerados, sendo bem funcional e prático, o Nissan Tiida agradava pelo bom conjunto.

No sedã, a diferença era o porta-malas maior, com a traseira saliente.

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Neste, a tampa era muito curta e envolvente na parte superior e um aplique cromado sobre a placa queria dar um ar mais premium ao Nissan Tiida Sedan. As lanternas eram triangulares, mas o para-choque seguia a mesma receita do hatch. As rodas de liga leve tinha um desenho diferenciado no modelo 2011.

Aliás, nessa época, a grade mudou, ganhando frisos estilizados e faróis com piscas em lente branca. Da mesma forma, também recebeu rodas de aço aro 15 polegadas com calotas. Seu porta-malas tinha 467 litros, o que não era tão ruim.

O acabamento praticamente não mudou durante o tempo de vida por aqui, mas a dupla tinha como item de conforto diferenciado, o teto solar elétrico.

Seu motor 1.8, usado no Brasil

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O Nissan Tiida teve uma gama interessante de motores no exterior, tendo 1.5, 1.6 e 1.8, incluindo ainda um 1.5 diesel. Mas, no Brasil, ele chegou com motor 1.8 MR18DE.

Esse propulsor de quatro cilindros, 16V e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente.

Tinha 81,1 mm de curso dos pistões e 84 mm de diâmetro dos mesmos. A taxa de compressão era de 9,9:1 e deslocava 1.798 cm3.

Movido por gasolina e equipado com injeção eletrônica do combustível, o 1.8 do Nissan Tiida entregava 124 cavalos a 5.500 rpm e 17,5 kgfm a 4.800 rpm.

Por sua característica, tinha bom torque apenas em rotações mais altas, mas garantia ao hatch um bom desempenho, sendo oferecido com transmissão manual de seis marchas.

Era um recurso importante, assim como câmbio automático de quatro marchas com conversor de torque, diferente do Sentra com o CVT XTronic. Apenas no exterior, o modelo teve essa opção, infelizmente.

No manual, ia de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos com máxima de 192 km/h. O consumo era de 10,5 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.

No automático, o Nissan Tiida fazia o mesmo em 11,9 segundos com máxima de 181 km/h, mostrando como o automático de 4 marchas era bem ruim em desempenho.

No consumo, porém, as relações longas compensavam e ele acabava fazendo quase o mesmo que o manual: 10,2 km/l na cidade e os mesmos 12,9 km/l na estrada.

Em 2010, o Nissan Tiida ganhou tecnologia FlexFuel da Nissan, fazendo com que o MR18DE passasse a oferecer 125 cavalos na gasolina e 126 cavalos no etanol, mas ambos com o mesmo torque de 17,5 kgfm a 4.800 rpm.

No manual, o tempo de 0 a 100 caiu para 9,6 segundos e o consumo com gasolina não se alterou, fazendo altos 7,0 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, ambos com etanol.

Com câmbio automático, o Nissan Tiida Flex fazia 6,9/9,1 km/l no etanol, respectivamente cidade e estrada, e os mesmos números anteriores com gasolina. Ia até 100 km/h em 11 segundos e tinha máxima piorada em 178 km/h, apesar do ganho em aceleração.

Versões

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O Nissan Tiida chegou ao Brasil em duas versões, sendo S a de entrada e SL a topo de linha.

O hatch sempre foi um carro bem completo, trazendo de série ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, retrovisores com ajustes elétricos, rodas de liga leve aro 15 polegadas, freios ABS com EDB, airbag do motorista, bancos em tecido, sistema de áudio com MP3, lavador e limpador do vidro traseiro, coluna de direção ajustável, banco do motorista com ajuste de altura, ajustes de altura dos cintos dianteiros, ajuste elétrico de altura do farol, banco traseiro bipartido, computador de bordo, entre outros.

Nas primeiras unidades, o airbag do passageiro era opcional, mas depois passou a ser de série.

Na versão SL, o Nissan Tiida vinha com piloto automático, teto solar elétrico, bancos em couro, apoio de braço no banco traseiro, sistema de áudio com CD Player e MP3, faróis e lanterna de neblina, airbag duplo, ar-condicionado digital, comandos de áudio no volante, entre outros.

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Com o passar do tempo, o Nissan Tiida ganhou mais itens, sendo que a SL em 2010, recebeu chave inteligente com entrada e saída sem uso de unidade física e botão de partida, bem como novas rodas de liga leve aro 16 polegadas.

Em 2011, porém, o Tiida Sedan passou a ter airbags como opcional, já que chegou sem opção da bolsa inflável.

Ar-condicionado automático e comandos de áudio no volante também foram inseridos posteriormente. O sedã também não tinha rodas de liga leve de série, sendo de aço com calotas.

O motivo era claro, a presença do Sentra em versões mais baratas, coibiam o Tiida Sedan de ir muito longe em conteúdo. Entretanto, na linha 2013, a marca japonesa finalmente se rendeu e adicionou de série as tais rodas de liga leve.

Algum tempo depois, passou a dispor de freios ABS e câmbio automático. Isso ocorreu na linha 2013, mas em meados de 2012.

No fim desse mesmo ano, o Nissan Tiida Sedan sai de cena. Por fim, mais seis meses depois, é a vez do Tiida hatch ir embora de vez. Já era o ano de 2013 e a Nissan já dispunha dos modelos March e Versa por aqui.

O modelo não deixou muitas saudades, pois teve o problema crônico da direção elétrica, que vibrava e fazia barulho. Ele também passou por um recall dos airbags em 2012.

O mais barato da “América”

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Em 2006, o Nissan Tiida chegou ao mercado norte-americano. Nos EUA, a marca colocou o hatch como Versa e também vendeu o sedã. Com preço inicial de apenas US$ 9.990, ele se tornou o carro mais barato daquele país, superando o Hyundai Accent.

O modelo sempre foi vendido com motor 1.8 por lá, assim como aqui no Brasil.

O Nissan Tiida em versão americana tinha como característica a disponibilidade de três câmbios. Um manual de seis marchas, o automático de quatro velocidades e uma opção CVT.

A mesma oferta foi posteriormente disponibilizada no Versa atual, que mantém o título de mais barato dos EUA.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.