Elétricos Europa Governamental/Legal Mercado

Noruega vai proibir venda de carros a gasolina e diesel em 2025

noruega-transito

Os consumidores noruegueses terão até 2025 para adquirir à vontade carros movidos por gasolina ou diesel. A partir da data mencionada, as vendas de automóveis com estes combustíveis serão proibidas.

O anúncio foi feito na semana passada pelo governo da Noruega, que dará totalmente atenção aos carros elétricos. O país nórdico quer ser o primeiro a banir os carros comuns de suas ruas e estradas. Além disso, uma das metas é ser o primeiro a erradicar o desmatamento.

Atualmente, 24% da frota de automóveis da Noruega é composta por carros elétricos. O país tem mais de 99% de sua energia gerada por hidrelétricas e quer triplicar a produção de energia eólica. No meio automotivo, Elon Musk já se manifestou, dizendo que a Noruega é um país “incrivelmente impressionante”.





  • Hugo Leonardo

    Fico me perguntando quantos séculos são necessários pra gente alcançar o desenvolvimento da Escandinávia de hoje.

    • Japao tambem tem poucos carros eletricos e hibridos. Olhe soh:

      • zekinha71

        Só isso, o Japão tá bem ruim de elétricos.

    • Mr. Car

      O mundo acaba antes, he, he!

    • tjbuenf

      Nunca alcançaremos. Tudo que é feito aqui é taxado de comunista.

    • paulo sergio berezovski

      Enquanto trabalharmos de janeiro até 1 de junho para manter os parasitas do governo é impossível alcançarmos esse nível

      • Diego Amaral

        A Noruega possui uma das maiores taxas de impostos do mundo. O problema não é imposto, o problema é pagar o público (imposto) e depois ter que recorrer ao privado.

        • Racer

          Aí concordo. Mas nossa realidade é pagar impostos extorsivos, não ter retorno….e ter que pagar o privado.

        • Gustavo73

          Se tivéssemos u retorno compatível com o percentual de impostos que pagamos a coisa seria bem diferente.

          • PEDAORM

            Seriamos a “Australia”!

            • Gustavo73

              Infelizmente não conheço. Mas quem conhece normalmente fala é o Brasil que deu certo.

            • Joao Paulo Cintra

              Australia tem o tamanho do Brasil com população da região metropolitana de São Paulo.

              • celso

                A Austrália tem o tamanho do Brasil ?

              • PEDAORM

                De fato amigo, temos população maior e arrecadação maior. Mas a referencia foi apenas porque q frase é clássica.

        • ObservadorCWB

          Mas cuidado com generalizações. Você conhece, por exemplo, o fato de que na maioria dos países europeus vc pode pagar o equivalente ao IPVA, apenas pelos meses de uso ? Não falo como Brasil onde vc compra o carro em julho e paga até o final do ano, falo como tendo um motor home por exemplo, e decidir pagar apenas um ou dois meses do imposto, quando for usá-lo….. então há mais “justiça” e seletividade nos impostos. Normalmente não se taxa medicamentos e por aí vai. O Brasil como pátria “educadora” e “social” é um dos que mais taxam medicamentos, e aqui se cobra imposto até de instituições educacionais, que mesmo assim dão enorme lucro, imagine se não houvesse tributação. Esta sim seria uma forma de democratizar o ensino, não dando bolsas nestas mesmas instituições e fornecendo lenha a uma fogueira perniciosa que encarece a educação e sangra os próprios cofres do desgoverno.

        • Alexandro Henrico von Mann

          A culpa é inteiramente do Brasileiro, afinal a corrupção vem das massas e todo mundo quer sempre tomar vantagens e nunca pensa no comum… Já na Scandinavia isso é diferente, afinal o senso comum se sobrepõe ao “eu sou o centro do universo e mereço tomar vantagem em tudo o que faço, porque eu sou o bom!”… enquanto o brasileiro pensar no próprio umbigo, nunca terá algo parecido com o desenvolvimento nórdico. ;)

          • fbl

            Exatamente. As pessoas tendem a pensar que o político é uma raça específica de brasileiro. Não. Ele é só mais um brasileiro, com a diferença de que de alguma forma chegou ao poder, parou de ser sacaneado para passar a sacanear, roubar, ser corrupto, etc. É só mais um brasileiro… igual a média da população. Isso tudo é resultado da crise moral do nosso povo. Vide o PT e Lula, que n garganta chegaram ao poder depois de muito tentar e ao invés de fazer diferente, mantiveram tudo na mesma e até pioraram muitas coisas, como aumento da corrupção na petrobras, bndes, eletrobras, etc… Bastou chegarem no poder para mostrarem que sao políticos como outros quaisquer (pmdb, psdb, etc…) e fazerem de tudo para se manter no poder e enriquecer a si e suas familias… esse é o brasil.

            • Zé Mundico

              Perfeitamente, e complemento citando que não existe político corrupto e sim cidadão corrupto que se torna político.

          • Esses dias vi uma reportagem falando sobre Hortolândia, cidade vizinha da minha aqui em São Paulo, a única paulista se não me engano onde Dilma venceu Aécio no segundo turno. Mas parece que mesmo entre esses, no auge da crise de popularidade da presidente, estavam arrependidos. Indignados com a corrupção? Que nada, perda dos benefícios do bolsa família ou queda no faturamento dos seus pequenos negócios. A matéria estava mostrando as pessoas mudando de decisão, e corrupção sempre era citado, mas depois do motivo principal “Porque a presidente fez isso, deixou de fazer aquilo e TAMBÉM porque a corrupção está demais, né?”. Provavelmente se não tivessem cortado a bolsa família de alguns entrevistados, eles nem estariam reclamando da segunda parte. Não estou criticando o benefício e (dessa vez) nem o governo Dilma. Mas é assim que funciona? Se ela me dar as coisas eu voto nela? Isso é compra de votos.

            • Heisenberg

              Não é compra de voto, é estupidez de quem vota considerar apenas esse item para escolher alguém (ainda mais um direito humanitário básico). É o mesmo que um Presidente falar que vai acabar com todos os impostos para veículos (apenas usando o conteúdo do blog) e as pessoas votarem apenas por esse motivo, sem levar em conta outros fatores…

              • É o que sempre falo! Você foi brilhante! Por isso sou contra partidos “temáticos”, como dos aposentados, evangélicos, de automóveis… Porque não adianta entrar lá e defender uma pauta. Você defende o direitos dos aposentados? Nada mais nobre, mas você também vai votar maioridade penal, políticas ambientais, royalties de petróleo, políticas educacionais, orçamento da união, políticas de minorias… Mas como se você é o partido de uma nota só?

                P.S.: Você não é aquele cara que faz metanfetamina?

                • Heisenberg

                  Ainda bem que vc captou o que eu quis dizer (pensei que tinha ficado confuso).
                  P.S.: Na realidade sou do princípio da incerteza kkkkkkkkkkk

                  • Marcelo Barganha

                    Não vem com esse papinho de princípio da incerteza não. Quer enganar quem?
                    Fala de corrupção mas todo mundo sabe do seu império de cristal.

                    • Heisenberg

                      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Alessandro Rodrigues

            ”a corrupção vem das massas”. Não, a corrupção vem do berço colonizador, no instante em que Pero Vaz de Caminha pediu ao rei, emprego para seu sobrinho. A corrupção só está enraizada porque desde o primeiro instante esta terra foi amaldiçoada com a pior colonização possível. E passe mais adiante, para a coroa, cujos privilégios sustentados por engenhos era as custas de mínima parcela populacional, preocupada não mais do que consigo mesmo. Esses mesmos, que ainda hoje mantém-se na política. As tradicionais elites que vieram depois, no café com leite e solidificaram do ”jeitinho brasileiro” (que contrariando o imaginário popular, não veio da favela, do negro, do pobre). A culpa é do início, do português. Brasil mesmo, ainda andava nu.

        • João Cagnoni

          Os maiores gastos de minha empresa são: 1- Impostos. 2- Plano de saúde. Aí você vê que algo não está correto… Pagando o 1 eu não deveria precisar do 2.

          • Diego Amaral

            Exato.

    • Jackson

      Não serão séculos, porque nunca chegaremos ao nível deles.

    • fbl

      põe muitos nisso… estamos a um passo da áfrica e uns milhares de km da noruega.

      • Walter Augusto

        Costumo falar que o Brasil é uma África disfarçada.

    • Rodrigo

      No dia que o Brasil for dividido em micro-países e cada um tiver sua própria autonomia.
      Com 5,1 milhões de habitantes, (metade da população da cidade de São Paulo), fica fácil.

  • Miguel

    Voltei da Escandinávia há alguns dias e realmente fiquei impressionado com a quantidade de carros elétricos por lá.
    Em todas as cidades que eu fui a quantidade se destacava dos demais, via inclusive vários sendo recarregados na rua, carrinhos pequenos, muitos Tesla, achei incrível. Primeiríssimo mundo é outra coisa mesmo!

    • Wolfpack

      Pergunte quanto de incentivo o governo populista oferece no financiamento a Elon Musk.

      • th!nk.t4nk

        Populismo é o que o Brasil tem. Acabar com o motor à combustao a médio/longo prazo é do interesse de todos, a medida faz todo sentido. Quanto ao Elon Musk, é o último capitalista que deveria ser criticado. O cara tem prazer em inovar. Ele poderia ganhar dinheiro mais facilmente de outras formas, mas optou pelo caminho que traz maior retorno à sociedade.

        • Heisenberg

          Da forma que fala parece que Elon Musk possui uma instituição de caridade. Ele é um visionário, o que hoje é algo que ainda engatinha e parece “bondade”, no futuro ele basicamente dominará o mercado (seja com a Tesla, SpaceX ou outro projeto que encabeça) e por isso que hoje ele tem tal postura. Não é uma crítica (já que inovações são milenares e essenciais), mas ele não tem essa ideia de “buscar qualquer retorno benéfico à sociedade”.

          • th!nk.t4nk

            Desculpe se soou assim. Claro que o Elon Musk de bonzinho nao tem nada :) Mas o cara se diverte fazendo o que faz, e tem um benefício pra todos. Investir em inovaçao nessas áreas (transporte, energia) é sempre bom, mesmo que seja só pra alimentar o ego do cara. Em termos financeiros continuo achando que ele poderia ganhar dinheiro bem mais fácil em outras áreas.

          • Miguel

            Óbvio que ele visa o lucro, mas acredito que ele não faça apenas por ganância, pois ele vem de outra cultura, que ainda preza pela comunidade. E se ele conseguir (e eu acho que já conseguiu) atrair a concorrência e fazer as outras montadoras investirem no carro elétrico, acho que já valeu a pena.
            A exploração espacial nem se fala, sou fascinado pelo espaço, e mais do que lucrar, penso que explorar o espaço pode dar uma chance aos seres humanos de continuarem existindo, e isso pra mim é ainda mais especial. Torço muito pra que ele consiga! ;-)

            • Heisenberg

              Ele faz por ganância, mas assim como vários outros anônimos ele é um filantropo e de alguma forma ajuda as pessoas (mas uma coisa é a condução dele das empresas e o que ele faz com a fortuna dele rs). Ele pode fazer história de fato ;-)

          • tjbuenf

            Mas até para ser visionário tem o lugar certo. O WSJ fez reportagem dizendo que Haddad – na Europa – seria considerado um prefeito visionário pelas suas ações sociais e de mobilidade. Aqui ele é chamado de comunista.

            • Heisenberg

              Do jeito que tá as coisas no Brasil daqui a pouco aparece um dizendo: “Achamos um mortadela aqui!”

      • Miguel

        Incentivar os carros elétricos eu acho que vai muito além de benefícios financeiros para as montadoras. Pense na saúde pública, na mudança da matriz energética.
        Mas como falei em outro post, as empresas também tem que ajudar, se comprometendo a desenvolver tecnologias de recarga em pontos da cidade, não deixando isso na mão do governo e trazendo mais encargos aos demais consumidores…

  • Ouvi dizer que Butao tambem. E que a Nissan estah investindo pesado por ali.

  • Bruno Silva

    Aqui no Brasil bem que poderia existir a configuração etanol híbrido. Iria ser bom, pois o etanol é renovável e carro híbrido iria consumir bem menos. Por enquanto seria uma boa opção.

    • Ancelmo Henrique

      Sua ideia é excelente, pena que no huebr tudo custa metade do quadruplo…

    • th!nk.t4nk

      Um motor a etanol com alta taxa de compressao, atuando como gerador… Teria ótima eficiência térmica e abriria portas pro investimento em elétricos.

    • tiago

      já pensei nisso, acho a idéia excelente.

  • Adriano Tochio

    A qui a partir de 2025 vai ser proibido vender fusca, brasília, del-Rei, chevete epenas o motor a GM pode continuar usando…. rsrsrs

    • Holandês Louco

      Exatamente. O Sindicato dos metalúrgicos vai tentar impedir a fabricação destes para assegurar os empregos dos trabalhadores envolvidos.
      (Assim como aconteceu com a Kombi)

  • Zé Mundico

    A Noruega tem energia de matriz hidrelétrica, que por lá é farta e barata. A geografia ajuda.
    Também ajuda ter apenas 5 milhões de habitantes devidamente educados, alfabetizados, altamente produtivos e muito bem remunerados. Aquilo é outro planeta…..rsrsrsrs

    • Wolfpack

      Sim, e vivem da produção de bacalhau, e desta fonte vem toda riqueza e bem estar social. Por favor quanta inocência.

      • Matheus_P

        Qual seria sua analise. Obvio q nao eh bacalhau, mas como disse o amigo: educados, trabalhadores e bem remunerados. Isso nao eh fato!?

        • Wolfpack

          Oleo meu caro, esses caras não teriam nada sem o óleo negro e suas companhias estão listadas na lava jato como provedoras de proprina a quadrilha que estava no governo até ontem.

          • Matafuego

            Exato. Antes de se tornarem o paraíso social-democrata, os países escandinavos ficaram muito ricos vendendo petróleo e minério para a reconstrução da Europa pós segunda guerra, já que nenhum deles se envolveu no conflito.

            Aliás, este modelo está com os dias contados. A Suécia, por exemplo, implantou o sistema de bem-estar social na década de 70. No início da década de 90 houve a primeira grande reforma no sistema, pois viram que do jeito que estava era insustentável. As últimas três eleições para primeiro ministro foram ganhas pela aliança de centro-direta.

            Uma hora o dinheiro acaba. Não existe almoço grátis, tem sempre alguém pagando.

            • Matheus_P

              Isso! Nao existe aalmoco gratis. Com nossas reservas minerais (mas empresas doadas nos anos 90) e de petroleo, poderiamos ter algum bem-estar. Mas, como vimos, apenas da petrobras, e apenas o q foi descoberto, sao mais de 100bi de dolares. Imagina se fosse investido em nós um pouco disso. Seria um almoço um pouco mais barato…

              • Matafuego

                Empresas doadas? Me fale sobre a dívida da Vale e do sistema Telebrás antes das privatizações. Me fale da dificuldade de conseguir uma linha telefônica antes das privatizações (ou mesmo conseguir o sinal de discagem ao tirar o telefone do gancho).

                Outra coisa: me fale de alguma grande empresa escandinava do naipe de Scania, Volvo, Ericsson, Electrolux, Nokia, etc criada após a adoção da social-democracia?

                Apesar de ficarem ricos vendendo commodities, estes países ficaram ricos em um ambiente liberal, o que estimulou o desenvolvimento destas empresas que eu citei. O Brasil, ao contrário disso, sempre tentou distribuir direitos sem a contra-partida de quem iria pagar por eles.

                • Matheus_P

                  Meu pai é engenheiro aposentado da antiga CRT (rio grande do sul), que virou brasiltelecom e virou Oi. Posso te afirmar atraves dele a privatizacao era algo planejado ja ha um tempo. Explico: antes, vc entrava numa lista de espera, aguardava anossss ate conseguir uma linha e, ja pelos idos 1995, pagava 4mil reais. Lembrando que naquela época a discagem por tom ja era o padrao, e nao mais a por pulso. Aí, do dia para a noite, após a privatizacao, telefone fixo pra todo mundo (assim como celular). Vc acha que em 1 mês as empresas q privatizaram a telefonia montaram a gigante e complexa estrutura para poder oferecer livremente linhas de telefone pra quem quisesse? Pois eu te digo: antes da privatizacao a estrutura estava toda montada ja há alguns anos, e seguravam a venda de linhas justamente para provar que as privatizacoes eram necessarias. Cara, sou absolutamente a favor de tudo ser da iniciativa privada, mas a questao da telefonia foi muito macabra: pegaram uma estrutura pronta praticamente de graca. Ademais, voltando à Noruega, e o q ela fez com a grana do petroleo, é isso ae: bem estar social e grandes empresas. Alias, como o turismo nao eh forte la, tem q usar o q der do petroleo para manter o q eles têm, pq um dia acaba. No Brasil, qdo acabar, como temos estrutura zero, so quero ver. Quem acha q o Brasil ta ruim hj, aguarde uns 50 anos… Sera de chorar. Unica saída de curto-medio prazo: investir bilhoes e bilhoes em escolas publicas com estrutura melhor q as particulares e quadruplicar o salario dos professores.

                  • Matheus, tive a oportunidade de trabalhar em duas empresas públicas, participar de um processo de estatização em uma delas e trabalhei em outra já estatizada, mas que ainda possuía uma cultura de empresa pública. Vamos lá:
                    -Entendi que você não criticou a privatização, mas a forma que foi feita. Concordo integralmente contigo e adiciono exemplos: Rodovias Dom Pedro e Bandeirantes em São Paulo. Foram “arrumadas” para serem compradas.
                    -Não falo a privatização, mas a “profissionalização” das empresas públicas é mais que necessário. E isso não poderá ser feito nos moldes que é hoje, onde grande parte procura uma aposentaria integral garantida e estabilidade mantida não por sua eficiência, mas por política, “direito adquirido”. Com todo respeito ao funcionalismo público, mas direito adquirido seus avôs também tinham sobre meus avôs quando esses eram comprados na África. O que não quer dizer que era justo e honesto. Como escrevi participei de um processo de transição de empresa pública para privada. E foi impressionante a mudança da eficiência da empresa, e o incômodo que ela causou em parte da velha guarda. Mas sim,havia um tratamento mais humano na gestão estatal que na gestão privada. Mas perdeu-se a mão e a empresa tinha virado uma assistência social de velhos. Infelizmente, vemos hoje que quem defendeu a perpetuação do Estado como administradores dessas empresas não queriam o bem da sociedade, mas a queriam como instrumento de perpetuação no poder. Mas não podemos fechar os olhos para como foram feitas as privatizações.

                  • Vattt

                    Verdade, e o mesmo anda acontecendo com as rodovias e outras coisas mais que nem procurei!!!

                  • Matafuego

                    Conheço essa história de esperar anos por uma linha telefônica. Depois que minha mãe conseguiu, virou acionista da Telesp por causa da linha. Não tenha dúvidas de que era planejado, o país estava quebrado depois da década perdida e dos diversos planos econômicos sem pé nem cabeça – de algum lugar precisava tirar dinheiro. Pelo que me lembro as coisas não melhoraram da noite para o dia, demoraram anos no meu caso. Lembro que até 2006 eu ouvia uma estação AM ao tirar o telefone do gancho – e veja só, até HOJE eu não tenho serviço ADSL no meu bairro, quem dirá fibra óptica.

                    A privatização do setor de telefonia do Brasil foi errada (mas ainda assim, melhor do que na mão do governo). A Guatemala privatizou o setor na mesma época do Brasil, porém, desregulamentou o setor e fomentou a concorrência. Lá eles possuem quatro operadoras de telefonia para 13 milhões de habitantes. Aqui também temos praticamente quatro operadoras (Oi, Vivo, América Móvil (Claro / Embratel) e Tim) para uma população de 200 milhões e a Anatel para evitar que haja concorrência no setor (por exemplo, AT&T e Vodafone tentaram entrar no mercado brasileiro sem sucesso).

                    Sobre a Noruega: as grandes empresas surgiram antes da implantanção do wellfare state. Eles são ricos APESAR do wellfare state e não por causa dele – o mesmo vale para qquer país escandinavo. A Suécia já possui 10% da população que paga por um plano de saúde privado pois não querem esperar um ano para serem atendidos em um hospital público por um tratamento de câncer. Vc vai ver como esse sistema irá declinar rapidinho após a imigração desenfreada de muçulmanos para a Suécia: vai ter mais gente para ser atendida com o mesmo dinheiro.

                    O Brasil só vai mudar (se é que vai mudar) quando a mentalidade da população mudar. Jogar dinheiro na educação sem cobrar resultado não vai adiantar nada. Enquanto Paulo Freire for levado a sério, sinto dizer que o país está fadado ao fracasso.

            • Gustavo73

              Temos amigos na Suécia e é bem por aí mesmo.

          • Matheus_P

            Certamente, mas nao eh apenas isso. Se fosse apenas oleo, obvio q nao estariam falidos, mas em alguma dificuldade, haja vista a queda de mais de 70% do valor em 2 anos

            • Martini Stripes

              Pesquise mais sobre a participação do oleo no PIB deles…

              • Matheus_P

                Comentarios do tipo “leia mais” “informe-se mais” “vc nao sabe com quem ta falando”, alem de agressivos, NAO COMPLEMENTAM EM NADA a discussao pq, de fato, nada foi acrescentado.

                • Martini Stripes

                  O comentário ficaria grande demais, ao meu ver, quem tiver interesse deveria buscar mais informações, pq a matéria diz que proibirão elétricos, mas não diz que todo o desenvolvimento veio do petróleo, é um tanto quanto ironico, mas a sociedade toda é assim, aqui, deveríamos ter visto o mesmo efeito, já que temos uma das maiores reservas do mundo, mas parece que nao é interesse de muitos dos políticos que lá estão.

                • Martini Stripes

                  E pedi uma matéria falando sobre isso, e é claro que não o farão, pq aqui é Noticias Automotivas, tenho total noção disso. A ideia é provocar a reflexao, em caras como vc por exemplo.
                  Pq nós, no Brasil, não temos o mesmo desenvolvimento que lá?
                  O dinheiro do óleo não deveria ter ido para educação? uns roubaram, outros preferem entregar de bandeja ao capital estrangeiro…
                  Pense nisso.

                  • Matheus_P

                    Isso ae! Agora sim!
                    Temos exemplos vivos de que apenas o investimento em educacao irá gerar pessoas com outra cabeca (meritocracia, sem jeitinhos, respeito ao inves malandragem, sem o “quem indica”…), para estes construirem um país de 1.o mundo. Isso leva uns 10 anos pra construir e uns 20 para obter resultado, vide Coreia do Sul, Cingapura, hong kong…

          • Zé Mundico

            Tá, e daí, bobinho? Qual o problema em ter e explorar petróleo? Qual o problema em explorar recursos minerais e transformá-los em riquezas e dividendos para a população? Quanto odiozinho, menino! Ui, ui, ui, o guerrilheiro dos teclados!!!

            • Louis

              Pois é, petróleo não quer dizer muita coisa sem competência. Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, mas olha a situação deles.

  • Mr. Car

    Este é o modo correto de fazer a coisa: à partir de uma determinada data, só venderem os elétricos, e não à partir de uma determinada data, proibirem os outros de circular. Com o tempo, a frota estará composta só de carros movidos pela nova matriz energética, e ninguém sai prejudicado.

  • Eduardo Brito

    Não é atoa que a Noruega é o país mais desenvolvido do mundo…

    • Wolfpack

      Quem falou? Uma vila cravada no gelo cercada de petróleo e bacalhau? Kkkkkkkkk os Noruegueses assim como os escandinavos gostam de posar de bons moços mas analise sua história fora de suas fronteiras. Estão sempre metidos em corrupção e vendendo armas para os massacres mundo afora.

      • me conte em detalhes se quiser

      • ObservadorCWB

        Quase isso. Mas até no caso do Petróleo os caras exportam já processado, basta ver a indústria química (plásticos, fertilizantes e outros) bem desenvolvida. E está nascendo um polo de informática também…acho que o planejamento dos caras já prevê uma baixa na dependência do ouro negro.

      • Eduardo Brito

        Corrupção e gente se aproveitando da desgraça alheia existe em qq lugar. Sobre o índice de desenvolvimento da Noruega é só jogar IDH no google. ;)

      • rodrigomalc

        Cara, vc quer discutir história, política e economia… Vai procurar outro lugar. Cara chato…. Inconveniente…

        • Espera, a notícia é sobre a política de um país que influenciará na economia e você não quer que discuta isso aqui? Vamos falar do que então? De como o Gol é caro (Ah, esqueci, agora é o Onix)? Do preço do Corolla? Que com dinheiro do up! em compro um Fusion?

          • rodrigomalc

            Aqui não é o lugar. Ainda mais pelo jeito que o sujeito está comentando… Procura outro forum e se junte a ele.

            Aqui não é mesa de bar onde um assunto puxa outro, que puxa outro e por aí vai. Se restringe à carro e assunto ligados diretamente… Cada forum com o seu assunto. Não seja incoveniente e imaturo. É um querendo falar mais que o outro mais sobre assunto que não é pertinente, e não domina….Nunca devem ter pisado na Europa, que dirá na Noruega; e vem pra internet falar asneira… como é normal pros Br HuEhUe…

            • Éber, Edson, contrataram mais um moderador? Parabéns amigo, seja bem vindo…
              E olha Éber… É Rodrigo também… Que nem o “Fora Dilma” e o anti up! que você baniu! Hehehe… Coincidências! Aquele do patinho é legal…
              Desculpa, não sabia que era você que fazia as regras no site dos outros. Mas dou toda liberdade para os moderadores me expulsarem daqui se o que comentar não for impertinente. Caso contrário… Acho melhor você rever seu lugar…
              E olha só, eu não concordo com quase nada que o Wolfpack está colocando… Mas pelo menos ele leu o título de texto, coisa que você não fez. Um país dependente da exploração de petróleo está querendo proibir a venda de veículos a combustão e você, o Senhor dos Anéis do blog não acha próprio falar sobre a política e economia do país. Não adianta nada viajar o mundo e continuar ignorante.

              • rodrigomalc

                Ótimo. Assunto encerrado. Abs e um ótimo dia. =)

  • FearWRX

    O futuro é silencioso e prata…

    • Juliano

      O meu vou querer Titanium Metallic rsrs

  • Guilherme Eduardo

    Carro com motor a combustão provavelmente virará carro de milionário, serão os “clássicos” em 2100!

  • paulo sergio berezovski

    Acho péssima essa ideia de proibir,acho que deveriam única exclusivamente baixar ou tirar os impostos sobre elétricos e as pessoas comprarem por vontade própria,não é justo obrigar alguém a ter um elétrico,mas de qualquer forma noruega é exemplo de como países menores são muito melhores,e ainda tem gente que é contra a secessão de estados no Brasil.

    • PEDAORM

      Não é justo obrigar as pessoas a respirarem um ar poluído porque amamos motores V12 aspirados.

      • FocusMan

        Antes de continuarmos com essa hipocrisia, deveriamos banir o cigarro, as usinas termo-elétricas, dentre outras coisas. Um carro moderno hoje em dia polui muito pouco.

        • PEDAORM

          Deveriam ser banidas ou reguladas mesmo, tudo que poder ser feito nesse sentido é bem vindo, tem que começar em algum lugar.
          Cigarro já é bastante regulado, altos impostos e imposição dos locais de uso.
          Termo elétrica só deveria poder ser usado em caso de extrema necessidade, com a população limitada a um certo uso quando for necessária sua utilização.
          Sobre o impacto dos veículos no meio ambiente, não pode ser ignorado.
          “In 2013, transportation contributed more than half of the carbon monoxide and nitrogen oxides, and almost a quarter of the hydrocarbons emitted into our air.”
          Union Of Concerned Scientists: Science For A Healthy Planet and Safer World

        • E as vacas! Esqueceu das vacas…

    • ObservadorCWB

      Então, também acho que desenvolvimento tecnológico e a solução. Quando lemos que 70% (setenta por cento) da energia do combustível é desperdiçada sob forma de calor e NÃO movimento, percebemos que tem algo errado na utilização dos combustíveis. Que outra fonte (seja energia, seja alimentar, seja mineral…) é desperdiçada nesta ordem ??? Desconheço.

  • Marco Antônio

    Que tristeza. País onde quem decide o que o cidadão deve ou não dever ter e fazer é o governo. Que lixo.

    • Maçaranduba o Porradeiro.

      A diferença é que lá o funciona, aqui é tudo sempre bagunçado.

      • Marco Antônio

        Claro que funciona!. A engenharia social coletivista é maravilhosa.

    • th!nk.t4nk

      Bom, nos EUA há muita liberdade pra quase tudo. O problema é que o povo abusa dessa liberdade e faz a vida de muita gente virar um inferno. Numa sociedade ideal concordo que o liberalismo total seria perfeito, mas a humanidade está muito longe disso.

      • Marco Antônio

        Tudo bem que certas coisas tem limite. Mas dai querer que o Estado regule até o que vc pode ou não comprar…. Já é demais. Acho que é um problema psicológico que as pessoas tem, ou a engenharia social coletivista chegou ao ápice.

        • Marco, eu entendo o que você diz, mas a questão vai além de comprar. Você andará em vias públicas com o carro comprado. Aí isso passa a interferir na vida de outras pessoas.

          • Marco Antônio

            Sim sim, a mentalidade coletivista atingiu seu ápice. Devemos pensar no bem estar da sociedade.! Essa é a única e verdadeira forma de se evitar o grande mal individualista!

            • Nem tanto o céu, nem tanto a terra. Na situação específica da comparação, acho válido um país controlar o tipo de combustível queimado pelos automóveis vendidos em seu território (Sem entrar no mérito se isso é eficiente ou não). Ponto. Não falei nada sobre outros temas. Não coloque palavras que não foram ditas no meu texto. Senão vou falar que você defende o cigarro dentro de aviões e elevadores, uso de drogas e tudo que engloba a teórica individualista.

          • New Attempt

            Você sempre vai interferir na vida de alguém, assim como interferem na sua.
            Quer um exemplo:
            Alguém não come carne porque respeita qualquer forma de vida.
            Alguém não come queijo, ovo ou leite porque respeita qualquer forma de vida.
            Os vegetais também são seres VIVOS… e aí?

        • Clint Eastwood

          Claro que deve amigão. O modo como a humanidade utiliza os bens naturais não é sustentável. Ou fazem isso, ou o mundo acaba antes do que deve. Sinto muito. Eu fico triste porque tenho gasolina nas veias, mas não podemos fechar os olhos para a realidade.

          • Marco Antônio

            Eu discordo plenamente. Mas tem dodo direito de achar o que quiser. Até o dia que o governo comece a regular o que você pode ou não achar.

            • Clint Eastwood

              Aí só em ditaduras.

      • New Attempt

        Assistam ao filme “A Onda”, ou procurem sobre o experimento “A Terceira Onda” no google. A liberdade, mesmo sendo tachada de “egoísta” é muito melhor que qualquer coletivismo barato.

  • Wolfpack

    Sim vai parar de explorar e refinar petróleo em 2020, assim não irá contribuir para o aquecimento do planete, bando de gnomos non sense. Por lá que um estúpido neo nazista massacrou dezenas de jovens e foi condenado a passar algum tempo em um spa. Bando de hipócritas.

    • Rudá

      Rapaz, que raiva você está da Noruega com esses comentários… Algum norueguês roubou sua namorada? Bom é o Brasil né, que políticos roubam, bandidos matam e são presos no mesmo dia não é?

      • Wolfpack

        Quer comparar o Brasil com uma vila? Noruega está enlvovida até o pescoço na lava jato, vá pesquisar, com suas companhias sendo listadas no esgoto da petrobras. Estes gnomos vivem do petróleo, e vem pousar de bom moços. Pergunte se eles deixarão algum legado com os petrodolares conseguidos nestes 40 anos de exploração no mar do norte?

        • Hugo Leonardo

          E o Brasil que é o berço da Lava Jato? Não existe governo santo, mas se eu pudesse escolher entre viver no Brasil ou Noruega, sem dúvida alguma eu escolheria a “vila de gnomos”.

        • Matheus_P

          Bons moços ou não, os governantes souberam como usar o dinheiro e roubaram pouco…

        • FocusMan

          É o que eu digo… O interior de SP também é primeiro mundo, pois usa bem o recurso que recebem.

          • tiago

            Moro no interior de SP, e conheço ele quase que inteiro, e NÃO É primeiro mundo…Tem que melhorar muito pra chegar no nível do chile, por exemplo.

        • Louis

          Pois eu preferiria viver nesta “vila” desenvolvida, do que nesta gigante favela ninho de bandidos chamado Banânia.

  • Maycon Farias

    EU também falo que a Noruega é um país “incrivelmente impressionante”. Parabéns para a população.

  • Mumm Rá

    Carros Elétricos é para os fracos porque Dilmanta & Luladrão iriam inaugurar um novo tipo de carro revolucionário : Carros Eólicos movidos á motores/estocadores de vento by Ventobrás

  • Racer

    Não me importaria em trocar o meu a diesel por um elétrico. Se tiver o mesmo desempenho e me atender, sem me arrancar um rim na hora de comprar….

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Esse país não precisa de carros pois, transporte público já supri a necessidade de locomoção diária da sua população.

    • Gustavo73

      Fora ter um terço da populacao da Grande SP.

      • Maçaranduba o Porradeiro.

        Ainda que não tivesse, as bike dominam geral por lá.

        • Gustavo73

          Mas isso também está relacionado ao tamanho do país e cidades. A China já foi dominada por bicicletas, mas hoje não é mais como antes. Andar 5km até o trabalho de bike é umq coisa,andar 20 km é outra.

          • Maçaranduba o Porradeiro.

            Por isso sou a favor de bikes elétricas, vai metade pedalando e metade descansando.

    • th!nk.t4nk

      Nao precisa, mas é divertido. Nada mais interessante do que viajar de carro, por exemplo, mesmo possuindo ótimos trens.

  • Handlay P.B.

    Isso acontecerá no Brasil em 5025…

  • Matheus_P

    Realmente acho q carro elétrico é o futuro, mas acho q ta indo rápido demais… A humanidade nao presenciará toda a evolucao do motor à combustao pq deixarao de investir nele por causa do eletrico… Ahhh, o ronco dos motores à combustao…

    • PEDAORM

      No curto prazo enxergo híbridos com alcance longo e dezenas de km por litro como a solução mais próxima, o lobby do petróleo é muito forte.

  • Martini Stripes

    Agora façam uma matéria sobre a participação do óleo no PIB deles…
    E que quase tudo por lá é estatal…
    E que o governo é Keynes até o osso

  • PEDAORM

    Medida radical para quem tem a economia baseado na exportação de petróleo e derivados.

  • PEDAORM

    Se notarmos a faixa da extrema direita parece ser dedicada a elétricos.

  • FocusMan

    Que lugar chato de se viver…

    • Cesar Mora

      Quanto mais o estado quer interferir no cotidiano das pessoas mais monótona se torna a existência…

  • Franco da Silva

    Não é bem proibir os de combustão, mas vão dificultar a venda e facilitar (muito) a dos elétricos.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Clap Clap Clap

    Aplausos para a Noruega!

  • Angelo_RSF

    Num pais com uma área de aproximadamente 1,5 vezes a do Estado de São paulo e com uma População total de 5,1 milhões de habitantes e transporte de carga NÃO baseado em transporte rodoviário, acredito ser mais fácil implantar tais medidas.

    • Cesar Mora

      sim, é um pais pequeno, mas não acho que estará lançando uma tendencia com isso…

  • Redpeak77

    Muito engraçado, um país que depende tanto da exportação de petróleo banir o seu principal uso em casa… tudo bem que é para 2025 e que a maioria absoluta dos países do mundo estarão longe de fazer o mesmo quando chegar neste ano.
    Será que eles tem alguma política para a pós-era do petróleo, daqui a muitas e muitas décadas, quando a fonte secar?

  • Juliano

    Não é só a Noruega que nos impressiona positivamente, há uns 5 bi-trens lotados de países que nos impressionam por aí a fora. Quando a notícia for sobre a Suíça, a Alemanha, o Canadá, o Liechtenstein ou o qualquer outro país você também vai desfiar seu ódio contra estes? Ou você não vai com a cara apenas da Noruega?

  • Herbet Moreira

    A álcool pode??



Send this to friend