Citroen Lançamentos Minivans Test Drive zslider

Novo Citroën C4 Picasso chega com preços a partir de R$ 110.900 – Confira impressões

novo-c4-picasso-impressões-NA (1)

Buscando os concorrentes do segmento premium, a Citroën coloca no mercado nacional o Novo C4 Picasso, que de quebra chega junto com o modelo maior, o Grand C4 Picasso. Primeiro modelo da PSA com a plataforma modular EMP2, o monovolume emagreceu 140 kg e ganhou em performance, agora com o potente 1.6 THP de 165 cv.

Com visual sofisticado, embora a frente não agrada todo mundo, o Novo Citroën C4 Picasso subiu de patamar e agora apresenta um conjunto mais premium e dinâmico, preservando a versatilidade e ergonomia, mas ampliando o espaço e o conforto.

novo-c4-picasso-impressões-NA (3)

O modelo chega importado com duas versões: Sedution, que parte de R$ 110.900, e Intensive, topo de linha e que começa em R$ 117.900. Feito para cinco pessoas, o Novo C4 Picasso tem o irmão Grand C4 Picasso, que oferece mais dois lugares e espaço, já que o entre-eixos é maior, assim como seu tamanho. As versões são as mesmas e os preços, respectivamente, R$ 120.900 e R$ 127.900.

Com 4,42 m de comprimento, 2,11 de largura (com retrovisores), 1,62 de altura e 2,78 de entre-eixos, a nova geração do C4 Picasso tem 537 litros no porta-malas (630 com segunda fileira avançada). Já o Novo Grand C4 Picasso tem 4,59 m de comprimento, 1,64 de altura e 2,84 de entre-eixos, entregando 130/575/704 litros no porta-malas, respectivamente com terceira fileira, terceira fileira rebatida e segunda fileira avançada.

novo-c4-picasso-lançamento-NA-7

Estilo, ambiente e conteúdo

Por fora, destaque para os faróis bi-xênon direcionais e LEDs integrados superiores, que funcionam tanto como luz diurna quanto repetidor de direção. Há também faróis auxiliares, rodas de liga leve aro 17 com pneus 205/55 R17, retrovisores com rebatimento elétrico, lanternas em LED com efeito 3D, teto panorâmico (opcional), tampa do porta-malas elétrica (opcional), para-brisa Zenith e detalhes em cromo, preto ou cinza brilhante.

No interior, o Novo C4 Picasso Intensive chama atenção pelo melhor acabamento, tendo destaque principal para o painel digital configurável. Em posição central, ele apresenta três temas em sua tela de 12 polegadas. Navegação, foto, mídia e dados do veículo são apresentados nos formatos Gráfico, Cúbico e Elíptico.

novo-c4-picasso-lançamento-NA-8

Mais abaixo, multimídia touchscreen com tela de 7 polegadas, cujo grafismo muda de acordo com o tema escolhido. Há também controles do ar condicionado dual zone, pontos de interesse do navegador, sensores de pontos cegos, Park Assist e câmera de visão 360 graus, entre outras configurações. O volante tem acabamento em couro e alumínio, bem como a tradicional alavanca de marchas e comandos de mídia, telefonia, funcionalidades e piloto automático/limitador. O freio de estacionamento é eletrônico na nova arquitetura EMP2.

O Novo C4 Picasso pode ter ainda bancos em couro/tecido ou couro (opcional), bem como função massagem nos assentos dianteiros, mas o condutor tem regulagem mecânica das posições. O assento do passageiro, tem um apoio de pernas elétrico, convertendo o banco em uma poltrona. O do motorista tem um bagageiro sob o assento. Há também um compartimento central sob o painel com duas entradas USB e auxiliar.

novo-c4-picasso-impressões-NA (7)

O porta-luvas é amplo, mas o número de porta-trecos diminuiu. Aqueles que existiam sobre o painel da geração anterior, não estão mais presentes no novo modelo. Entre os bancos há um console com porta-objetos e tampa retrátil, tendo ainda dois porta-copos. Mas, este conjunto pode ser retirado para transporte de objetos longos entre os bancos, mas ainda apresenta mais dois porta-copos.

O para-brisa Zenith mantém os para-sóis móveis e seus extensores, tendo ainda persiana elétrica no teto panorâmico e iluminação interna por LEDs, lembrando que se trata da versão Intensive, mais completa.

novo-c4-picasso-lançamento-NA-13

Esta ainda dispõe de saídas de ar condicionado nas colunas B, bem como mesas com iluminação nos encostos dianteiros, três assentos individuais e ajustáveis, Isofix e apoios de cabeça (ajustáveis na frente) com abas laterais. Os conhecidos compartimentos que vão sob o assoalho traseiro, continuam lá.

O acesso ao porta-malas com a tampa elétrica pode ser feito pela chave eletrônica ou por botão na tampa. Há função memória para limitar a altura. O bagageiro tem luz interna/lanterna e estepe fino. Poderia haver um sistema de rebatimento automático dos bancos.

novo-c4-picasso-lançamento-NA-9

Tecnologia

O Novo C4 Picasso apresenta Park Assist para vagas paralelas (entrada e saída) e perpendiculares, assim como câmera de visão superior em 360 graus, que apresenta ainda imagens apenas das câmeras dianteira ou traseira, mesmo em condução.

O monovolume da Citroën dispõe ainda de sensor de pontos cegos que detectam bicicletas ou motocicletas até 3,5 m do veículo, ampliando assim a segurança. Com direção elétrica, o modelo tem raio de giro de 10,80 m e controles de tração, estabilidade e frenagem. A Citroën ainda oferece acessórios tecnológicos, tais como TV digital, espelhamento de smartphone por Wi-Fi, telas de mídia nos apoios de cabeça, entre outros.

novo-c4-picasso-lançamento-NA-1

Impressões ao dirigir

O Novo C4 Picasso evoluiu muito em relação à geração anterior. O monovolume francês ficou 140 kg mais leve em comparação entre as plataformas, sendo perceptível ao dirigir, ainda mais com o motor 1.6 THP de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a partir de 1.700 rpm.

O propulsor, como sempre, entrega boa disposição em qualquer regime, garantindo mais conforto ao dirigir desde as rotações baixas. O câmbio automático de seis marchas continua bem casado com o THP. A aceleração surpreendeu positivamente e as retomadas foram pontuais. A rotação a 110 km/h fica em 2.100 rpm, sendo bom para o conforto e a economia em viagens.

novo-c4-picasso-lançamento-NA-6

A performance de modo geral é muito boa, assim como a estabilidade e o controle direcional. O nível de ruído é condizente com a proposta, enquanto os freios superam as expectativas. A suspensão tem ajuste para o conforto, mas a calibração ainda está muito europeia. O resultado é que imperfeições e pavimentos ruins são facilmente denunciados.

A posição de dirigir é ótima, assim como o espaço para quem vai atrás. No entanto, é o passageiro dianteiro que vai na mordomia, pois além de massagem, tem apoio de pernas ajustável eletricamente, bem como apoio de braço regulável e de cabeça com abas laterais.

novo-c4-picasso-lançamento-NA-11

A modularidade dos bancos continua muito boa, permitindo introduzir objetos longos dentro do veículo sem prejuízo para os demais ocupantes. Há muitos porta-trecos, mesa para refeição com luz individual, teto panorâmico e ampla área envidraçada (com direito a vidros escurecidos atrás e persianas nas janelas).

O painel configurável chama atenção pelo belo visual nos três temas apresentados. O pacote tecnológico embarcado é bom, mas poderia ser melhor. Start&Stop, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência seriam interessantes e úteis no dia a dia ou fins de semana com o Novo C4 Picasso.

novo-c4-picasso-lançamento-NA-10

Claro, isso significaria um perigoso aumento de preço. De qualquer forma, o conjunto apresentado, mais o conteúdo disponível, tornam os Novos C4 Picasso e Grand C4 Picasso alternativas muito interessantes no segmento de minivans premium. Sim, agora elas brigam mais diretamente com as de marcas luxuosas. Mais adiante, teremos a Avaliação NA, com mais detalhes e impressões do dia a dia. Em breve, vídeo com todos os detalhes do modelo.

Galeria de fotos dos Novos Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso:

Evento a convite da Citroën.





  • AchtungV12

    Esta barato, deviam cobrar mais, afinal sempre tem otário que paga. 117k por um citroen, o que essa porcaria faz uma BMW 320 faz igual ou melhor pelo mesmo preço.

    • Wellington Myph13

      BMW 320i? Faz igual ou melhor? Nem é do mesmo segmento, nem cabe a mesma quantidade de pessoas ou bagagem nos dois…
      Ao menos citasse um concorrente direto em termos de espaço que é o que esse carro esta ai pra oferecer.
      Compensa mais pagar 111k nele do que em um SUV Médio que no nosso mercado não tem nenhum com motor decente, e o espaço ainda não chega aos pés deles…
      Não que nada disso justifique o valor, mas que dentro da concorrência, quem tem 120k pra levar um carro, e pensa em ESPAÇO MESMO, deve sim considerar ele, mesmo que depois pense que o espaço não seja um fator denominante e leve uma X1, XC60, Q3 ou qualquer outra…

      • Daysan Medeiros

        É um carro muito mais completo que os Corollas que estão sendo vendidos por ai (melhor acabamento, motor, itens de segurança, conforto e tecnologia, é um bom carro.).. O problema é o pós venda… não deixa teu preconceito falar mais que a racionalidade…. Se for para ter um carro seguro para uma família razoavelmente grande… é uma boa opção…

        • RyanSX

          Fator revenda é importante, mas eu mesmo não ligo para isso, ainda mais com um bem como um carro. Penso muito mais nos beneficios na hora da compra do que em revenda pois, geralmente, uso o carro por 5 anos sem trocar, ainda mais agora. Então ficar trocando de carro todo ano pra mim não faz meu gosto e é ficar perdendo dinheiro e se preocupando com revenda. Creio que dentro dessa faixa de preço, e na categoria, qualquer modelo tem uma alta desvalorização, sem excessões.

      • Jonas

        top o carro .. vai vender concerteza .. ou preferimos a SPIN? kkkkkkk

    • Igor

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK para um BMW ter o nível desse Citroen só acima de 200 mil, nessa faixa de preço só 316i e talvez 320i(que eu acho que deve custar mais de 130k) e mesmo assim não vai chegar no luxo que esse Citroen tem, pode chorar o quanto quiser mas nessa faixa de 120k ninguém bate os DS e agora esse C4 em quesito luxo…

      • Guilherme

        Concordo, com você…o preconceito com a marca está influenciando demais nessa caso. O carro pode ser até caro, porém oferece muita tecnologia, muito mais que carros mais caros, além de oferecer um ótimo espaço.
        Se tivesse necessidade de um espaço equivalente com certeza eu consideraria um carro desses.

        • Aposto que o cidadão nunca colocou um dedo sequer dentro de um Citroen…

          • Muito menos dentro de uma BMW. Olhou o preço, foi no site da BMW para ver o que se comprava com preço similar (E ainda errou) e voi a la: Temos a comparação perfeita a nível de internet!

      • Linkera

        Sem falar que o motor desse Citroen é BMW rsrs

        • Edson Fernandes

          Negativo. O motor desse Citroen é da PSA com tecnologia da BWM. Mas antes que vc se espante, essa variante de 165cv nem sequer possui peças BMW: O Valvetronic só existe para as versões de Mini cooper e PSA de 200cv ou mais.
          O desenvolvimento para o propulsor, esse sim podemos dizer que foram as duas fabricantes, mas o motor é de origem PSA.

    • Filipe Augustus

      Acho que você poderia comparar com um série 2 active tourer, seria mais racional!
      Ai o preço do C4 ficaria barato, mais independente de qual carro ele for comparado, daqui 2 anos, ele custará 60 mil reais (talvez menos) e o BMW ainda custará seus 80 e pouco mil reais!

      • Igor

        SQN! o C4 Picasso 2012-13 custa isso mesmo 3 anos depois e sendo bem mais barato na época que foi lançado…

        • Filipe Augustus

          Citroën C4 Picasso 2.0 16v Gasolina 4p Automático 2012
          R$ 42.990
          2012| 57000 km

        • Filipe Augustus

          Bmw 320i 2.0 Top 16v Gasolina 4p Automático 2011/2012
          R$ 83.900
          2012| 48000 km

          • MRghost

            errado !! 64 mil você leva uma 12/13 e lembrando que o citroen ja era bem mais barato zero km !

          • Edson Fernandes

            Só que esse BMW custava R$120000~R$130000 0km. Repare que não foi nenhuma pechincha o preço pedido de venda que ainda é chorado para o proximo vendedor.

        • Filipe Augustus

          Não preciso dizer muito da desvalorização desse carro, pode ter até mais firulas, mas é um carro que eu nunca compraria zero km, porque simplesmente não compensa!

          • Vinício Villar

            Cara, C4 Picasso em 2012 custava em torno de 70 mil reais. A série 2 active tourer como você citou custa R$178 mil reais hahahahaha.

            E um detalhe muito importante, vou te dar a minha opinião e de alguns amigos que somos consumidores de carros importados: Os principais atrativos de um carro hoje são interatividade, tecnologia e muito conforto, quanto a desvalorização carro é um bem de consumo, ou seja, devemos comprar o que nos agrada não o que vende mais fácil a um preço melhor. Custo x benefício é algo relativamente importante em carros de entrada, onde a pessoa dispõe de pouco dinheiro e necessita de um carro que se encaixe na sua vida. Que a verdade seja dita, quem quer economizar a melhor solução é andar de transporte público, pois não gasta uma quantia considerável em combustível, IPVA, seguro e manutenção.

            • Yuri Ravitz

              É mania de muitos consumidores ficar olhando apenas pra valor de revenda. O cara muitas vezes compra um carro que nem queria ou que não vai satisfazê-lo só pra privilegiar a revenda do mesmo. O povo tem que lembrar que carro não é investimento….

              • Edson Fernandes

                Mas fique tranquilo que o proprio Filipe é um dosque compram o carro para ele curtir, não importando muito a revenda, caso contrário não teria um Vectra Elite 2.4.

      • GABRIELCSFLORIPA

        BMW 2 Active Tour custa mais de 175 mil.

    • Vitor Yohan Casaes

      Que carro nessa faixa de preço oferece toda essa versatilidade, conforto e nível de equipamentos e mimos? Fora que são propostas e categorias extremamente divergentes.

    • Alberto

      O cara que tem 117 mil pra dar no carro,DEVE ESTAR PREOCUPADISSIMO COM O PREÇO DO DOLLAR,E OQUE ACHAM DELE.

    • Gustavo73

      320 custa 129 mil e não tem os mesmos equipamentos e nem atende o mesmo público. O concorrente seria a minivan do Série 2.

      • Igor

        Só uma correção, a 320i custa 138 mil, a 316i mesmo sendo pelada ainda é 6 mil mais cara que o C4 picasso

        • Gustavo73

          Já aumentou? Vi não tem dois meses pelo valor que falei.

          • Igor

            Sim

        • MRghost

          errado ! meu pai esta pensando em comprar um seda e fui com ele na bmw de vitoria la uma surpresa preço praticado 127 mil assim como esta nas revistas como auto esporte !

    • MMM

      Se você fosse consumidor desse segmento, saberia. Como não é, passa vergonha.

    • João Martini

      Ve o preço da 225i então, não da 320..

    • Bittencourt

      Pelo amor de Deus, fique calado…

    • Della Lud

      BeEme de 120k? Deus me livre! Ar, direção, vidro e trava! Isso até um Monza tem…

      • Hahahaha.. Você me lembrou agora da década de 80/90: Completo (- ar)… heheh

        • Edson Fernandes

          Mas até hoje é assim…rs
          Hoje um sedan médio com ar bizone é “completissimo”.

      • Bruno Wendel Marcolino

        auhsauhasuhsa

    • João Cagnoni

      A diferença é que o valor da troca de óleo da BMW paga umas 3 revisões do Citroen.

      • Edson Fernandes

        Mas nem importa, o que importa é pagar de BMW…rs
        Vc está com o Pallas? ou trocou?

        • João Cagnoni

          Estou sim. Vi que você trocou o C3 em outro tópico, está com qual agora? ps.: Eu apaguei o meu Facebook.

          • Edson Fernandes

            Entendi. Eu estou com um Fluence.

            E literalmente em lua de mel, porque ele me atendeu perfeitamente ao que procurava. O meu é um privilege.

            • João Cagnoni

              É um baita carro! Tive a oportunidade de dar algumas voltinhas em Interlagos na época do lançamento (2011 se não me engano). A versão que andei era manual, me lembro exatamente da maciez dos pedais e volante!

              • Edson Fernandes

                E imagino até que para Interlagos ele não seria tão direto…rs
                Mas para uso na cidade ele é muito bom. Usar o CVT trás muita comodidade além de ser um carro bem macio.

            • Yuri Ravitz

              Se disser que é Privilége com teto e xenon eu vou te invejar bastante.. Mas é inveja boa, fica tranquilo hehehe

        • João Cagnoni

          Eu falei da BMW pois eu bati o meu carro no começo do ano passado e um amigo bateu a BMW dele esta semana. Com o preço do radiador da BMW eu troquei a frente inteira do meu C4. BMW é um baita carro, mas não é pra qualquer um. Quem tiver uma e quiser comentar sinta-se livre.

          • Edson Fernandes

            Eu sei disso. Alias, eu sinceramente não tenho vontade de ter carros alemães por conta disso, alto custo das peças que não faz muito sentido.

            O radiador de uma BMW não possui mais sensores que os demais carros. Portanto essa historia de cobrar pela marca, é um absurdo. Mas eu fui ironico em meu comentário. Meu cunhado teve uma 320i 2011… quis inventar de passar em enchente com o carro…. e teve um preju de R$36000 (pagos pela seguradora), trocou apenas o motor…rs

          • Burnout

            Cara, galera fala mal dos PSA por causa do pós venda e revenda, mas na manutenção é bem mais barata que os alemães (BMW, Mercedes). Até mesmo a Volkswagen entra na lista a partir dos médios. A diferença de preço é surreal. Não é a toa que quem é racional mesmo e pretende ficar com o carro por um bom tempo, compra um PSA. Mesma coisa vai para as coreanas (Kia e Hyundai). Só quem tem ou teve um PSA e está agora um um Hyundai ou alemão top sabe que qualquer parafuso do alemão é bem caro. Quanto ao valor de revenda? Se ficar bastante tempo com o carro, até que a desvalorização é normal… PSA se bem cuidado, não quebra, sem contar o nível de conforto superior em relação aos carros de mesmo preço/valor.

    • Adherbal

      mas heim AchtugV12! tem gente que perde a oportunidade de ficar calado.

    • Magno

      Falador passa mal … 🎵

  • Pedro Henrique

    achei muito bonitos, só não curti os orangotangos nos apoios de cabeça…

    • !Marcelo Surf!

      Ficou uma gracinha, as meninas vão adorar.

    • Edson Fernandes

      Eu também achei bem esquisito…rsrrsr
      MAs esse ajuste de cabeça faz toda diferença no conforto. Alias o Xsara também tinha, mas o desenho desse apoio era comum.

  • Vitor Yohan Casaes

    Para mim está com um excelente custo benefício, fora que é um carro excelente e muito bem avaliado na Europa, muito equipado, confortável, espaçoso e bem acabado. Para a proposta familiar não vejo nada melhor nessa faixa de preço.

    • Darlon Anacleto

      Com certeza. É só ver os preços dos coreanos que se acham os novos alemães e chegar à conclusão que tá bem competitivo o preco do C4.

      • Marcio Santos

        Como comparativo, a kia Carens tá 240k.

        • MMM

          Kia Carens não existe mais, você está falando da Grand Carnival. E também não dá pra comparar um Minivan grande com motor de 270cv com uma Picasso.

          • Bruno Rodrigues

            Mas essa nova geração da grand c4 Picasso é concorrente da grand carnival,e da town e country que são duas minivans maiores e mais caras,porem são sim concorrentes desta nova geração da grand c4 picasso.

        • Rafael Yashiro

          Kia Carens da geração atual não é comercializada no Brasil, a que você se refere é o Grand Carnival.

        • Bruno Wendel Marcolino

          Carinval, 240k com 270CV é outro nível. Porém entendo a comparação.

    • Igor

      Ainda mais se levar em consideração que o carro vem da Europa, até que está barato

  • Sérgio Niski Junior

    Impressão, caro pra caralho, bacaninha porém… hehe

  • Darlon Anacleto

    Não entendo o povo dizer que é um absurdo de caro sendo a maioria dos sedans médios mais vendidos custam entre 80 e 90 mil, com motor menor e um nivel de acabamento e tecnológico bem inferiores. Tudo bem, é outro segmento, mas um HRV decentemente equipado está sendo vendido por quase 100 mil. Puro preconceito. Feliz de quem pode pagar e levar um carro como esse.

    • Leonardo M

      E olhe lá. HRV top de linha ainda tem acabamento muito espartano e bastante pelado, menos equipamentos inclusive que boa parte dos hatchs compactos “premium”

    • Gustavo73

      Nem decentemente equipado esse HR-V de 92 mil é.

      • MRghost

        96900 porque ainda tem agio !

      • Burnout

        Não tem nem sensor de chuva. Fitzão.

    • dallebu

      Eu queria ter esse problema, de ter 110.000 pra gastar num carro e ficar quebrando a cabeça pra ver o melhor CB, mas a realidae é que estou vendendo meu carro pra comprar uma Honda PCX 2016, pois a mãe Dilma aumentou tanto a gasolina (entre outras coisas), que ou eu caso ou eu ando de carro!!! Valeu mamãe!!

      • Pacheco

        O Brasil é um Pais com falta de opções em tudo amigo. Se vc tiver 4 filhos e precisar de um carro com 7 lugares, esse é o unico acima e melhor que a Spin. A Livina saiu de linha. E depois desse só as grandes q custam mais de 200 mil ou os SUV que perde em espaço e equipamentos.

        Sem falar que esse é um excelente carro pra comprar usado daqui 2 anos. Kkkkk

        • Filipe Augustus

          Tem o Doblò, que eu pelo menos considero melhor que a Spin, apesar de não tem custo benefício nenhum!

          • Miro Saraiva

            Melhor em que mesmo? Fiquei curioso agora

            • Filipe Augustus

              Acho ela melhor, e por curiosidade as duas utilizam o mesmo motor!

              • Bruno Wendel Marcolino

                usavam, a doblo usa o Etorq agora.

              • Miro Saraiva

                Melhor em q? Especificamente
                Mais equipamento? Nível de conforto? Espaço interno? Design?

                • Filipe Augustus

                  Eu gosto mais ;)

        • Bruno Wendel Marcolino

          tem a j6 também…

    • Yuri Ravitz

      É exatamente o que você disse: puro preconceito por ser Citroën, apenas isso.

      • Pacheco

        Sem falar que a versao 7 lugares é otima pra quem tem mais de 3 filhos. Ela não tem concorrente.

        • Edson Fernandes

          Alias, ouso dizer que éa unica que acomoda nesse preço bem, adultos nesses bancos traseiros.

    • kravmaga

      Aí vão dizer que Honda é HOOndAAA…

      Esse povo que fala mal não compra nem Picasso e nem HR-V. Aliás não compram nem C4 Picasso usado e desvalorizado como dizem (não é uma pechincha ?) porque vão dizer que o carro bebe muito mais do que os 1.0 a que estão acostumados…

      O C4 Picasso não é meu estilo de carro mas achei muito legal para o preço que pedem comparando o que se pode comprar com a mesma quantia atualmente. Muito mais caro do que carros como Hr-V, CR-V (que custa bem mais e anda menos) e ix35 (carro pelado).

      • Darlon Anacleto

        É a mesma situação do C4 Lounge. Estaciona ao lado de Cruze, Corola ou Civic e compara beleza, equipamentos, preço e acabamento. Mas… “Citroen não presta”. Repito que tô no meu terceiro Peugeot e nada a reclamar, pelo contrário, quero outro.

        • Edson Fernandes

          Bem… só quem teve e não teve historico de problemas pode dizer né? Porque muita gente aqui sequer foi conhecer um carro da marca.
          Eu seria um que iria adquirir numa boa. Tive 2 Citroen, hoje tenho um Renault, nem ligo para o que dizem sobre os carros. Enquanto por exemplo vejo carros com preço de peças absurdos, que andam até menos ou ofertam menos conforto, eu prefiro ter tudo que eu tenho direito e curtir o que possuo.

  • FFSB

    Tudo no Brasil é caro, quando comparamos ao salário médio das famílias. E não vai mudar, pelo menos nos próximos 20 anos (duvido).

    Porém, ao comparar os Benefícios e Custo deste Citroën com outros veículos de valor igual ou próximo (para cima e para baixo), dá para ver que o francês tem seu valor! Bem equipado e construído, plataforma e motor atuais, estética pra lá de contemporânea. Carrão!

    MAS… Pela situação da PSA no Brasil, valeria a pena posicioná-lo um pouquinho abaixo disso, ainda. Seria possível uma versão pouco menos equipada por menos de 100K? A barreira psicológica dos 100 mil é pesada, ainda mais para produto de marca que não é vista, de jeito nenhum, como Premium no Brasil.

    * Detalhe: sei que não é Premium; mas, se trouxesse os produtos europeus de fato para o Brasil (incluindo motor e câmbio), dava baile nas 4 Grandes.

    • Pacheco

      O problema de trazer esse carro barato é vender mais que o Lounge. Kkkkkk. É o mesmo motivo da Toyota vender o Prius acima de 110 mil. Senão ele canibaliza o Corolla.

    • Thiago

      Como trazer da França a baixo custo? O carro já é mais barato aqui do que lá.

  • Gustavo73

    Pra quem quer um carro para a família (inclusive para 7) é uma opção bem interessante e muito bem equipada desde a versão de entrada. Pra quem dúvida olhe os Crossover/SUV médios que chegam ou passam de 130 mil. E nem sonham em ter alguns equipamentos ou um powertrain tão moderno. Pra família só vejo a Golf Variant como opção tão moderna na mesma faixa de preço.

    • Rafael Yashiro

      Só de pensar em um Sportage custando R$ 126 mil e com nem metade do que esse carro tem já mostra o quanto o C4 Picasso está com custo/benefício quase imbatível.

      • Gustavo73

        A CRV custa 137 mil vinda do México e sem pagar imposto de importação e super IPI.

        • Rafael Yashiro

          Nem me lembre a CRV. Recentemente vi uma reporte falando que o objetivo da Honda é vender o CRV modelo 2016 para quem já tem um Honda, ou seja, só para clientes da marca, pois só assim para esse carro custar esse preço todo e vender.

        • Pacheco

          Mas ela tem 7 lugares?

          • Gustavo73

            Acho que só 5 assim como a Picasso. A Gran Picasso tem 7.

        • radiobrasil

          CRV é peladíssima! Ou seja, MUUUUUITO CARO pelo que oferece. E o desempenho é sofrível (tipo Renegade 1.8)

      • Edson Fernandes

        Mas ele é o “altinho” que muita gente gosta né? Infelizmente tem dessa.
        O C4 Picasso tem um “problema”: Não passa a sensação VISUAL de ser alto. E isso o faz por vezes perder em vendas. Eu particularmente gostava da versão anterior. Só faltava o propulsor.
        Alias, ter perdido os porta objetos (e geladeira) no painel faz falta para quem era dono de uma da versão anterior.

  • Rodrigo

    Quem seria o(s) concorrente(s) direto(s) do C4 Picasso / Grand Picasso?
    A única que me veio à mente foi a renovada Kia Carnival, mas parece que ela cresceu em preço também, ou não?
    Enfim, achei esse carro excelente. Pena que depois de 2 anos não vale a metade que custa quando zero…

    • Rafael Yashiro

      Mercedes Classe B e BMW Série 2, mas ambos custam bem mais. Teria também o Kia Carens, mas esse passou longe do Brasil na atual geração.

      • Yuri Ravitz

        Não sei o Classe B atualizado, mas o último que vi (ano 2012, versão top) oferecia BEM menos que esse C4 em todos os aspectos. A única vantagem era o desenho muito mais atraente.

        • MRghost

          o atualizado esta 139 e ainda ofereçe menos !

    • Marcio Santos

      Hoje os crossowers/suvs são utilizados pelas mesmas pessos que comprariam a c4, carros para a família, inclua também a carnival e o 3008, podem ser carros diferentes mas a utilização é a mesma.
      Esta c4 é disparado não apenas o melhor custo benefício mas o melhor carro familiar que se pode comprar pelo mesmo preço ou menos, por 20% a mais ainda fica dificil encontrar algo ao menos igual.

      • Pacheco

        Nessa geração não se pode mais falar, porem nas anteriores ainda tinha o fator descrição e seguro barato como vantagem perante os concorrentes. É o famoso carro de mulher que ninguem rouba e pouco bate. Otimo pra comprar semi-novo.

    • Bruno Wendel Marcolino

      Carnival tem 270cv, acho que é outra categoria.

  • MMM

    Um item importantíssimo que não foi destacado e dá para ver na imagem é a presença de Isofix nas 3 posições traseiras. Isso é sensacional, pois de acordo com o NHTSA, o local mais seguro para instalação de uma cadeirinha infantil é no centro do banco traseiro.

    • Gustavo73

      Carro para a família. Meu cunhado com gêmeas de um ano adoraria a Gran Picasso no lugar da Spin dele.

      • Pacheco

        Exatamente. Sem falar que possui saidas independente de ar e cortinas nas janelas traseiras. Alem do espaço e a geladeira no centro do painel.

    • radiobrasil

      Onde encontro essa informação da NHTSA sobre o banco traseiro?

    • Edson Fernandes

      E o bacana: Foi mantido o ar quadrizone, onde até carros bem mais caros carecem desse item.

  • _William

    Só eu que me incomodei com esse painel central? É tão mais caro assim fazer na posição convencional?

    • Zé Mundico

      É um carro diferenciado e o painel no centro é todo digital.

    • Sam86

      Acho que o painel de instrumentos é no centro para facilitar a fabricação tanto para os mercados de mão inglesa quanto para os mercados de mão convencional.

      Mas isso pra mim é sinônimo de preguiça, já que todas as outras fabricantes invertem o painel e os instrumentos.

  • Matheus_P

    E chegamos a mais uma incoerência da psa: esse carro super completo ate com camera de 360 graus, park assist, tela de 12 e 7 polegadas, xenon direcional, banco com massagem (!!!) por 110-117mil, dizer que nao pode importar o 308 novo europeu com mesmo motor e plataforma sem varios desses itens pq fica caro… ahhh se eu fosse ceo da psa brasil eu venderia o 308 europeu a 85-100 mil e dava risada…

    • Gustavo73

      Concordo que daria pra trazer o 308 novo. Mas só teriamos a versão mais cara pelas cotas. Ela pode importar sem o super IPI 4800 unidades ano. E espera vender menos de mil dessas da reportagem. Logo sobraria umas 4 mil na cota. O que daria menos de 400 unidades mês. Se viesse barato ia faltar 308.

    • Igor

      Isso que o 308 custa 18 mil euros e o C4 24 mil euros…

  • Pipo pipo

    Minhas impressões sobre Citröen do Brasil:
    Fui proprietário de uma confortável e gigante C5 Break, certo dia fui a uma concessionária com intenções de comprar um Pallas, depois de mais de 40 minutos de avaliação do meu carro, fui informado elegantemente que a loja não compraria meu carro, mas que me dariam agrados na compra do carro novo.
    Minha resposta imediata: “Se vocês que são Citröen não compram Citröen, acham que eu sou maluco de comprar Citröen?”
    Como produto é maravilhoso apesar da manutenção caríssima.
    Depois deste dia decidi migrar para outras marcas e jurei para mim mesmo nunca mais comprar Citröen.

    • Miro Saraiva

      O mesmo ocorreu com um amigo e seu pjo

    • Sam86

      Sua resposta foi sensacional.

      Esses franceses estão pensando que todo brasileiro é burro.

    • Mas que manutenção você teve que fazer? Acho interessante relatar para gente!
      Ah, resposta sensacional! heheh

      • Pipo pipo

        Eu comprei essa C5 usada, levei nesta mesma concessionária em questão para troca de óleos e revisão da famosa suspensão, se não me engano lá por 2009 gastei quase R$ 5000,00 na brincadeira. Detalhe: não foi trocada nenhuma peça da suspensão. Espero ter ajudado.

    • MRghost

      esse c5 …. sensacional !

    • Bruno Wendel Marcolino

      “fui informado elegantemente que a loja não compraria meu carro, mas que me dariam agrados na compra do carro novo.”

      Elegante foi tua resposta!!! kkkk

    • Davyson Costa

      Esse é o problema da Citroen, infelizmente!
      Pós-venda péssimo.

    • kravmaga

      Sei que todo mundo fica bastante decepcionado quando o seu carro é rejeitado numa troca por outro, ainda mais nas concessionárias da mesma marca que o carro, mas o C5 nunca foi um carro muito vendido, nem mesmo dentre os modelos Citroen, e por isso é natural que haja uma dificuldade maior de venda. É o que o pessoal rotula como “micos”.

      Mas isso acontece com muitos outros de modelos de outras marcas também. Um amigo meu tem um Kia Sorento V6 4x4e, ao comprar um Subaru Forester XT turbo na CAOA (que é um excelente carro mas que vende muito pouco também), teve seu Sorento usado recusado na troca. A Sorento dele está pouquíssimo usada, nunca bateu, fez todas as revisões, mas muita gente nem quer ver o carro, uma porque rotulam logo como “mico” (mico para mim é carro ruim ou com alto índice de defeitos) ou porque “bebe muito” (da galera que quer posar de carro grande e potente mas que não tem grana nem para colocar gasolina num 1.0).

      Enfim, o mercado de carros hoje é cruel mesmo. Por isso, a grande maioria compra carros populares 1.0 e abominações como Corollas sem ESP e pagando caro, porque afinal, são carros fáceis de revender.

      • Pipo pipo

        Até entendo teu ponto de vista mas tenho uma experiência própria que não canso de repetir (já escrevi por aqui) que é a seguinte:
        Em minha época de solteiro, quando saía para as noitadas, dependendo como eu falava, ou ia sozinho pra casa ou arrumava companhia pro motel.
        Moral: a cantada deles foi tão ruim que não conseguiram me levar pro motel e pior, me espantaram pra sempre.
        Para quem tem porta aberta é devastador, não a toa que a melhor das francesas é a Renault, o atendimento deles é show, mesmo não tendo nenhum produto espetacular vende melhor que as outras duas. Não tenho certeza, mas ouvi dizer que eles não recusam nem carro chinês.

  • Brasil_MG

    Com mais um pouquinho dá pra levar um AUDI Q3.. O problema não é pagar R$ 110.000,00 neste C4, é precisar vender daqui e um ano e estar valendo uns R$ 65.000 no máximo.

    • Zé Mundico

      Então não venda daqui a 1 ano.

      • Brasil_MG

        Boa ideia Mundico.. Obrigado!

        • Zé Mundico

          De nada.

    • Considero que o Audi Q3 tem uso completamente distinto, já que é mais ou menos uma Tiguan da Audi. Com espaço interno bem mais exíguo, ausência de praticidades típicas do Picasso e disponibilidade de equipamentos bem mais acanhada, o Q3 se distancia muito do uso familiar extremo do C4. Acredito que quem procure um C4 Picasso não tenha como opção o Q3. O consumidor que estiver considerando entre ambos, provavelmente não está sabendo exatamente o que procurar em um carro.

    • Zucco

      Se você achar esse carro por esse valor daqui um ano posta aqui pra gente, pessoal exagera demais ta loco!

  • Paulo Henrique

    Prefiro Corolla Altis

    • Seu limite de ironias por post está chegando ao fim! heheheh

      • Paulo Henrique

        Não espalhe por favor

  • Bittencourt

    Nave!
    Mas pelo jeito, a suspensão vai continuar sofrendo com nosso “piso”…

  • Belo automóvel. Me parece que os controles individuais quadrizone que existiam no antigo não estão mais disponíveis, o que seria uma pena. Para quem tem um família relativamente grande e costuma pegar a estrada com frequência, é uma grande opção. Para quem anda mais sozinho ou com apenas dois ocupantes no carro, há custo x benefício melhor no mercado.

    • Zucco

      Ele continua tendo os controles individuais do quadrizone

      • Então, melhor ainda. Não consegui identificá-los nas fotos e o texto não disse nada, intuí que poderiam tê-los eliminado.

        • Edson Fernandes

          Olhe a foto de lateral da porta traseira. Perceba ali na ponta a saida de ar e o ajuste acima. Pena que o Eber só bateu a foto de um lado.
          Só acho que poderiam ter citado como materia, TUDO que o produto oferece. Porque nessa reportagem você não sabe o que realmente é de série, opcional e acessório.

          • Verdade. O quadrizone com regulagem digital nas colunas “A” e “B” nesse carro são um verdadeiro show. Deveriam ter sido citados.

            • Edson Fernandes

              Não sei o que acontece. Parece que o Eber perdeu a vontade de colocar os detalhes que um carro tem de diferencial.

              Quem lê a reportagem, acha que ele tem o comum de carros mais completos (6 air bags, air dual zone, ESP, bancos em couro opcional, park assist), mas que não tem mais do que a concorrencia oferece.

              E é nessas horas que vc entende que muita gente sequer percebe o quão esse carro é equipado perante os rivais diretos.

              • Verdade seja dita, nunca vi em nenhum veículo da mídia uma reportagem que faça jus ao C4 Picasso. Só mesmo vendo ao vivo se tem a noção exata do grau de sofisticação do modelo.

                • Edson Fernandes

                  Tem!!! Opa se tem!!! Veja o da Best Cars.

                  • Lá diz que o modelo Grand perdeu a regulagem quadrizone. O modelo de 5 lugares continua com este equipamento?

                    • Edson Fernandes

                      Isso que é o curioso…. perder o quadrizone justamente na versão com mais pessoas…rs

                      Sim, o C4 Picasso na versão de topo oferta sim. (mas não será opcional na versão de entrada)

                      Eu achei curioso e fico pensando como será na ultima fileira. No modelo “atual” do Brasil, A Grand ofertava o quadrizone de série e ainda ofertava duas saidas de para a terceira fileira (que era controlada por um misto das quatro zonas ou as que estivessem configuradas).

                      Espero que tenha ao menos as saidas de ar para todas as fileiras, senão será insuportavel ficar em dia de calor dentro docarro.

  • Paulo Estevinho

    Subiu de patamar apenas aqui pq só recebemos a versão top. Na europa esse carro tem versões bem mais simples, até com calota.

  • Nismo

    Belo painel, pena estar no lugar errado.

    • Concordo, deveria estar no meu carro!

      • Bruno Wendel Marcolino

        teu estoque de zoeira ta acabando!!!! kkkkk

        • Hahaha… Mas é sério! Para mim os melhores clusters são de VW, Audi e Peugeot. Gosto da simplicidade alemã (Acho inclusive melhores que Mercedes e BMW) e a Peugeot sempre acerta com grafismos, tamanho dos instrumentos, iluminação… Jaguar, Ford e Land Rover são Ok. Fiat são ruins. Mas a pior é da marca que tenho agora… Ela não consegue acertar nenhum painel razoável desde sempre….

          • Edson Fernandes

            Renault? GM? rsrsrs
            Eu particularmente gosto desde a versão anteiror dos paineis centrais da Citroen. Eles possuem uma visualização para lá de boa e cada informação se enxerga sem problemas.
            E concordo contigo, se tivesse esse interior no meu carro, seria fantastico!

          • Bruno Wendel Marcolino

            mas que marca tem? GM? Nissan? Toyota? Honda? Jac? Chery? Geely?

            hehe, chutei as que eu lembrei de prontidão que você não citou hehe

            Quanto a simplicidade alemã, eu já não acho tão legal, talvez se cobrassem mais barato pelo simples pelo menos hehe

            • Hehehe… Minha marca é mistério, estou fazendo um post sobre a compra dele… Mas quer saber? Estou com um carro a menos de um mês e quero trocar…
              Falta emoção nesse carro…
              Mas vou dar umas dicas: É o terceiro carro mais bonito do Sistema Solar. Comprei pela fama de manutenção barata e acredito que embora esteja gastando uma nota por causa do desleixo do dono anterior, seria pior com outras marcas. Quer dizer, se fosse VW ou Fiat seria melhor..
              No mais meu carro é da década de 90, iluminação do painel horrível, botões de vidro fora do lugar…

              • Bruno Wendel Marcolino

                Até ia chutar um Sandero da primeira geração, mas nem de longe ele é o terceiro mais bonito do sistema solar e não é da década de 90, em contrapartida tem botões dos vidros em lugar errado, iluminação de painel ruim na minha opinião e tem fama de manutenção barata. hehe

                Mas sendo da década de 90, com essas características talvez esteja falando do Corsa, ou Vectra, mas acho que não matei a charada hehe

                • Está quente… Aliás, está fervendo! Acho melhor trocar a válvula termostática e a junta do cabeçote! heehh

                  • Bruno Wendel Marcolino

                    ba, não sei, se for GM pode ser Astra, Omega, Kadett, Tigra, Calibra e sei lá mais qual carro a Gm tinha na década de 90 hehe.

      • Nismo

        Só ir lá e comprar o C4 que vc vai ter ele.

  • CanalhaRS

    A cada nova geração o tal “patamar” sobe e o preço dispara, na próxima ele vai chegar peitando Mercedes e custando 400 mil….acorda povo!!!

    • Mas a Mercedes poderia “peitar” ela e oferecer algo próximo a equipamentos nessa faixa de preço, não é? Ou seja: Despeitado são os alemães!

      • CanalhaRS

        Sim, poderia.
        Mas eu quis dizer que a Citroen é uma marca “popular” que possui (ou sonha possuir) um status que não existe. É uma marca como qualquer outra. Esses preços não se justificam de forma alguma.

        • Acho que todos são carros que podem ou não valer o que cobram. A marca diz muito do direcionamento do produto, mas não é o que o produto em si. A Mercedes da Classe S é a mesma da Classe A, mas são produtos completamente diferentes. A Citroên do C3 é a mesma da C4 Picasso, e são outro mundo em matéria de automóvel. Não compro marca, mas satisfação das minhas necessidades, que podem estar ligadas a marca ou não (Um exemplo bobo: Posso “precisar” de um programa gráfico com determinadas especificações, e isso pode me levar a um MacBook. Isso tem a ver com marca, mas mais ainda com a satisfação de minha necessidade. Posso ter a necessidade de ter a melhor camêra possível no meu Smartphone, e isso pode pender minha escolha para Nokia, ou posso ter necessidade de ter a melhor camêra em um Smartphone, desde que ele seja Samsung. Esse último conceito está ligado a marca). No meu caso, um meio de transporte para me levar de A a B com segurança, com espaço para minha família, e com alguns mimos que podem ser úteis ou não, não vejo nenhuma Mercedes com valor próximo ao Citroên que possa comparar. Status? Sinceramente se eu estivesse atrás disso, seja lá o que isso for, carro deveria ser a última coisa que serviria para demonstrar isso.

          • Edson Fernandes

            Deveria…. deveria.
            Eu estando com um fluence, te digo que agora entendo quem “gosta” desse tal de status. Eu confesso que não gosto disso pq atrai maus olhados, mas é no posto o melhor atendimento, é no modo de conversar (ou sequer conversar), tratamentos que antes com um carro mais simples, sequer era dado.
            Me chateia esse tipo de situação, porque para mim, atendimento é atendimento. Se eu tenho um Fusca ou tenho uma Ferrari, gostaria que o atendimento fosse o mesmo. É muito bacana ser muito bem atendido, só não gosto que isso fosse por causa de um carro que sequer ocmprei para esse objetivo.

            • Mas na verdade o tratamento diferenciado não é status, mas uma política da marca. Tanto que ao comprar o Étios você leve um popular mas um atendimento de quem compra Lexus. Porque é a política da marca equalizar os atendimentos.

              • Edson Fernandes

                Bem, mas eu me referi a vc ir com o carro em diferentes lugares e perceber um tratamento diferente de quando vc está com um carro mais simples.
                Sobre a Toyota: Depois de 4 atendimentos ruins, te digo que nela eu realmente não me sinto nesse otimo tratamento não. Já o contrario eu posso dizer da Honda. Sempre me atnderam muito bem, mas assim como eu sempre fui muito bem atendido na citroen (e nessa com carro velho ou novo eles sempre me fizeram eu me sentir muito bem).

  • trombadinha

    que carro com aparencia estranho, aposto que sera mico de vendas como qualquer citroen (exceto c3)

  • Marcio H. SCOTT

    essas luzes traseira me lembram alguns modelos da volkswagem ….

  • Bruno Wendel Marcolino

    A unica ressalva ao carro é o nome, imagina sentar no Gran Picasso, fica chato!!! kkkkkkkkkk

    Mas sem dúvida é o Citroen mais TOP que temos por aqui. Agora me pergunto como será a manutenção daqui a 5 ou 10 anos de todos esses itens :O

  • Minerius Valioso

    Uma compra mais racional para uma família do que qualquer crossover na faixa de preço.

    Um produto que entrega bastante conteúdo e sofisticação, respeitando a tradição da marca.

  • Sérgio

    Carreta! Meu pai teve 2.
    Um Grand Picasso 2008 e um Picasso 2010, ambos comprados zero.
    O único porém desse carro é no momento da revenda, que é difícil e perde muito valor.
    Fora isso, é espaçoso, confortável, silencioso, andava bem (mesmo com o AT4 que graças a Deus nunca nos deixou na mão), curvava e freava na mão, não deu oficina, revisões e seguro preço justo…
    Carro nenhum é investimento. E esse desvaloriza muito. Mas como carro em si e o prazer que proporciona, é comprar e ser feliz.

  • Jeremias Flores

    da forma que os Citroen desvalorizam, vai sei uma ótima opção de semi novo.

    • Cesar Mora

      Vi algumas C4 picasso 2011 por 35-38 mil… um bom preço mesmo…

  • Victor Henrique Tavares Soares

    Comparativo 320i Vs C4 Picasso…Porque não comparam logo uma BWM S1000 no pacote?

  • Zé Miranda ∴

    Preço de ix35 intermediário… Só que 1 milhão de vezes melhor (motor, segurança, equip’s)

    Mas não adianta oferecer o que o consumidor não quer. Esse Citroen vai mofar nas prateleiras enquanto o ix35 vende que nem cerveja.

    É igual música. Pode encarnar o novo Beethoven, mas se não oferecer a baixaria que o povo quer ouvir vai morrer de fome.

  • Andre Sousa

    o grand continua mais feio, mas esse c4 picasso ta lindao… a tecnologia embarcada ae eh de babar quando comparado aos carros do G4…. como nao tenho grana pra ter um desse agora, quem sabe daqui uns 5 anos auhauhauha mesmo nao tendo necessidade familiar eu ia gostar de ter um desse viu

  • filipe santos

    hahahahahhaa… Vou aguardar chegar nas revendas por 30 mil em 2 anos!

    ( Exagerei … sim, mas e uma realidade aos franceses… vide C4 Pallas sendo vendidos a pechinchas )

  • Rude Voleur

    Eu não podia ser um pai de família fabulosamente rico nessas horas?

  • Ancelmo Henrique

    Lindao, mas esse PAINEL do Fétios matou.

    • Sem tempo para xaropes.

      Sim, lembra muito o Etios…..putz…

  • FFS

    Acho que agora eu compro uma…Motor e câmbio resolvidos, que era o que eu não gostava da versão anterior. Linda, espaçosa, confortável… E o mimimi da desvalorização já deu o que tinha que dar. Anda de Uno, de Gol…qualquer tranqueira que “desvalorize” pouco.

  • Alx2015

    En Uruguai desde Nov.14 se vende, he tenido dos C4 Picasso B78 (antes tenia una Xsara Picasso brasilera), una C4 Picasso desde Dic.14 que choque en Mar.15 y la otra C4 Picasso que es la que tengo actualmente que fue la que me dio el seguro como indemnizacion, fue un choque fuerte pero salí sin lesiones importantes.

    Lo mejor del vehículo es la combinacion del THP y la caja EAT6 (con levas), sale muy suave y fuerte si se quiere, el espacio es muy bueno y por supuesto la seguridad (que me salvo la vida!).
    Lo malo, algunos ruidos aerodinamicos y balanceos agravados por nuestras rutas y caminos en mal estado.

  • Jenner J Cruz

    Tive um Zafira há dez anos. Comprei Grand Picasso em 2008, troquei por outro em 2011. Amo esse carro. A visibilidade é única, o conforto e o espaço são excelentes. O teto de vidro é fundamental, uso muito o limitador de velocidade. O painel central não incomoda, é de fácil visualização e é bem localizado para que a família veja a velocidade. Adoro frescuras tecnológicas e com certeza comprarei o novo Grand. O mesmo nível de frescura na BMW X3 sai por $200 mil…

  • Adherbal

    rapaz, pintou duvida etre o sorento 2016 7 lugares a 185 mil (frete) ou gran c4. meu 2º carro foi um c3 2009 exclusive e gostei muito.

  • Felipe Faria

    Belo carro. Gostei muito da frente, a traseira é tradicional, me lembrou a traseira do Golf 6.
    Agora algo que eu não conseguirei gostar, são estes painéis centralizados.
    E sobre o preço, falar que ta caro é chover no molhado.. Os carros no Brasil nunca terão preço justo, pelo menos não neste século.

  • Geraldo Jurandir Vialta

    Carro é bem de consumo. Quem compra carro para revender é concessionária. Quem compra carro pensando em fazer investimento está vivendo na década de 80, ou menos… Isto não significa que devemos fechar os olhos para a sua desvalorização.
    O C4 Picasso não tem concorrente, pois SUV’s, Crossover’s, etc pertencem a outra categoria e por conseguinte seus consumidores são distintos. Quem compra carro sabe que desvalorização faz parte da aquisição. Carros premium obviamente desvalorizam mais do que os carros chamados “básicos”. Quanto mais luxo possuir um carro, maior será sua desvalorização, pelo simples fato (oferta/procura/poder de compra).
    Quem compra carro de luxo, quer carro zero km e isso tem pouco a ver com a marca. Os chineses, na atual conjuntura, são caso à parte nesse quesito e não faz parte do contexto em discussão. A durabilidade com o passar de décadas é quem vai propiciar a mais valia no quesito raridade. Quem estiver preocupado em possuir “jóia”, ou raridade também tem opção.
    Quem pensa ao contrário está iludido. Portanto, para quem quer possuir carro que não desvalorize muito, existem algumas opções no mercado brasileiro inclusive sem condicionador de ar e como opção a esse item esses carros possuem vidros nas laterais com comando através de alavanca.
    As pessoas que não gostam do modelo deste carro tem a opção de escolher carros de outra marca/modelo, ou estou enganado? Além disso precisam entender que gosto e desgosto é igual a certa parte do corpo humano: cada um tem o seu.
    Simples assim.



Send this to friend