América Latina Governamental/Legal Trânsito

Novo emplacamento começa no Mercosul

placa-br-1-700x3552

O novo emplacamento de veículos no Mercosul já está valendo e os primeiros carros com o padrão de identificação unificado já estão circulando na Argentina.

As autoridades argentinas começaram a distribuir algumas matrículas para veículos novos, enquanto os demais usados, deverão substituir as antigas apenas no momento de renovação da licença, que aqui no Brasil é o licenciamento.

O processo da placa comum do Mercosul começou em março no Uruguai e agora já está em seu país vizinho. O Brasil já apresentou seu modelo de identificação e aguarda-se o momento da liberação das primeiras placas no país.

Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela deverão adotar o novo padrão obrigatoriamente ainda em 2016, iniciando pelos veículos leves novos e depois para os veículos pesados, além de motocicletas, tratores e implementos. Os carros antigos trocarão de placa no licenciamento.

Agradecimentos ao Renan Leal.





  • Mr. Car

    O objetivo real disto aí é encher a burra de meia-dúzia de fabricantes destas placas de dinheiro, e exibir a porcaria do logo do “Merdasul”, para macaquear a União Europeia.

    • V12 for life

      Esqueceu do aumento de faturamento da industria de multas.

      • Roger Rosato

        ~~~Industria de multas~~~
        ZzZZzzzzZZzzz

        • Felipe Faria

          Radar de 30km/h depois de uma curva fechada é justo? Na minha cidade existe, quem não conhece sofre. No local não tem escolas ou nada que justifique um radar desses…

          • Sergio

            o amigo acima não deve morar no huezil

            • Roger Rosato

              Atualmente moro no Canadá, outro país com ~~~indústria de multas~~~. EUA? Também. França? Também (até no guardrail). Espanha? Opa! Até se você tirar uma das mãos do volante.
              Pqp… o negócio é seguir as leis de trânsito…

              • Sergio

                issae, servidão voluntaria :)
                mas é como o amigo falou, aqui tem mta pegadinha, tipo a que ele citou, pelo menos aí as regras são claras.

          • Se a curva é fechada tem que ter radar mesmo. Não reduza a velocidade e numa curva fechada terá um número enorme de acidentes.
            Se tem radar “já depois” da curva certamente tem aviso “antes” da curva.

          • Leonardo Lima

            De fato, um radar de 30 por hora na curva não seria justo. Agora, esse radar seria a exceção, não a regra. Reclame com o seu prefeito para eliminar essa exceção. Em todas as demais situações de “regra”, os radares cumprem com excelência a tarefa de fiscalizar o abuso, deixando os agentes policiais livres para atuarem em outras demandas prioritárias da sociedade. Nenhum país do mundo conseguiu até hoje implementar melhorias qualitativas nos índices de acidentes sem o combate ao excesso de velocidade. No trânsito, assim como na política, a lei existe para todos e deve ser cumprida. Tente abusar da velocidade em qualquer país sério e soltar esse mimimi de indústria da multa para ver se cola…

          • Roger Rosato

            Bem… as placas de limite de velocidade existem para serem obedecidas. Acredite, se passar a 40 km/h nesse radar de 30 km/h, não será multado. Mas brasileiro tem essa mania de achar que existe excessões para regras…
            Aqui no Canadá tbm tem uma super ~~~indústria de multas~~~. A diferença é que as pessoas sabem que estão erradas.

        • Fanjos

          Vc sabia que a maior parte do dinheiro que move a maquina do CET é quase em sua totalidade proveniente da arrecadação de multas não é?

          Então adivinha que vai a falência se todo mundo resolver andar certinho? No caso de absolutamente todo mundo andar certo nem que fosse por uns 2 meses, vc duvida que mesmo assim teríamos milhões de multas forjadas para sustentar esses lixos?

          Arrumar as ruas esburacadas, crateras que destroem a suspensão dos carros, faixas apagadas, pontos de alagamento onde cai 5 minutos de chuva e já alaga tudo, segurança no uso de melhores materiais no afasto, iluminação, sinalização melhor, faróis que não param de funcionar nas primeiras gotas de chuva isso ninguém faz né, porque ter mais segurança, quando o importante é ter o radar funcionando, que se dane todo o resto!

          • Pacheco

            Ah amigo… fazer tudo isso é pedir demais. Tem gente que vai achar q nem estará mais no Brasil.

            Infelizmente, sabemos que existe uma industria das Multas e pra piorar, escondem pra onde enviam o dinheiro delas.

            Essas placas é só mais uma forma de tirar dinheiro do povo.

          • Roger Rosato

            Engraçado… tenho carta faz mais de 6 anos e nunca fui vítima de nenhuma dessas multas forjadas. Meu pai tem mais de 35 anos de carteira e tbm nunca foi, minha mãe tem 20 anos de carteira: zero multas forjadas. Fui multado uma vez, mas eu era um imbecil de 19 anos e DE FATO estacionei em lugar proibido. Excesso de velocidade? Nunca. Daí em emprestei meu carro UMA vez para um amigo e chegou uma multa ~forjada~ em casa. Diz ele que não estava 10 km/h acima do limite de velocidade.
            Acreditei? Não.

            • Fanjos

              Com certeza, agora vc esclareceu tudo, como vc e sua família (3 pessoas) nunca sofreram com fraudes ou multas que não existiam então esta mais que comprovando, que não existe “industria das multas” e que esta tudo certo.
              Agradeço o esclarecimento.

              • Roger Rosato

                Disponha.

              • ViniciusVS

                Só não acredita na Industria da Multa aquele que nunca foi vítima dela, eu já tomei multa de seta e buzina no mesmo dia e horário simplesmente porque tinha uma viatura da Policia de trânsito estacionada e um policial no meio dos carros olhando a placa de TODOS que estavam na hora e no lugar errado e ditando para outro policial que ficava de cabeça baixa anotando freneticamente as placas em um papel que depois passou a limpo criando assim multas afinal em um período de um minuto ele anotou umas 20 placas pelo menos que o policial foi ditando ( todos que passaram ali)

                Assim fica fácil bater a meta ( e depois ficar no Whatsapp o resto do dia) e no caso dobraram a meta pois deram 2 multas para cada um.

                Ai é muito justo tomar uma multa de seta em um lugar que eu fui reto, e uma multa por usar a buzina ( oi??) agora me diz como vou recorrer já que EU devo provar que sou Inocente? como vou provar que não buzinei e usei a seta mesmo indo reto no cruzamento ? Infelizmente é isso…

        • Indústria da multa são as maracutaias pra contratar as empresas que administram o sistema. Uma vez implantado existe a indústria da infração, que é sustentada pela turma que não consegue seguir o numeral preto dentro daquele circulo vermelho.

    • Raul Cotrim de Mattos

      Esteticamente é bem melhor que a placa brasileira, além disso vai acabar a farra de argentinos fazendo merda no trânsito por aqui.

      • Mr. Car

        Estes são objetivos secundários. Os principais pode apostar que eu já citei, he, he!

        • ObservadorCWB

          Em plena era da informática É FÁCIL verificar placa a placa e cobrar a multa no momento de saída do território nacional.

      • Ricardo

        Eu não acho, a atual é a mais discreta do mundo!

        • Sergio

          Esta é igual a nossa! :)
          Peguei no outro post aqui do NA, sobre acidentes na Ásia.

          • Ricardo

            As letras são muito grandes.

            • Sergio

              é, é parecida. 3 letras, 4 numeros.

      • Henrique12

        Eu já acho o contrario… Vai ser mais difícil saber quem é quem, com essas placas iguais! Lembrando que não haverá nenhuma integração de patentes entre os países, é apenas a aparência estética que será parecida, nada além disso.

      • Edinaldo_Tapica

        E vice versa…

      • T1000

        esteticamente bem pior, e pra acabar a farra dos argentinos é só fazer um acordo para que as multas cheguem a eles. O problema passa longe de ser tipo de placa.

        • Pacheco

          Eu concordo que deveria existir um controle, mas aqui no Brasil vc toma um Multa no Paraná com carro do RJ e não chega… no maximo chega pra pagar, mas os pontos nunca aparecem no sistema. Detran é estadual e não existe compartilhamento de informações a nivel Federal, quanto mais a Nivel Mercosul.

      • Pacheco

        O sistema do Mercosul vai ser interligado? Hoje é dificil uma multa de outro estado chegar, imagina de outro pais.

    • Fabricio d

      Igual ao simulador das auto escolas, extintor de incêndio, kit primeiros socorros…

      • Pedro Cunha

        Exemplo típico de ideia copiada sem adaptação nem estudo algum. Caso do mercosul há fluxos migratórios curtos e sazonais, em regiões pontuais, não se justifica tal medida, pois vai onerar grande parcela da população que, quando muito vai no bairro mais afastado da cidade.

      • E o caso dos extintores é argumento válido? Então bato na velha tecla: EU já usei extintor pra ajudar terceiro, funcionou e evitou o pior. Na minha casa tem extintor e no meu carro tem extintor.

        • Fabricio d

          Por isso o uso deve ser facultativo.
          Um BOMBEIRO MILITAR, treinado, qualificado, que ganha a vida apagando fogo, passou vergonha em rede nacional, ao tentar apagar um fogo com o extintor ABC durante uma demonstração de ‘como o extintor ABC é melhor do que o antigo”.

          Se ele que é treinado para isso não conseguiu, imagina a população em geral ?

          • Pacheco

            Isso é na verdade muito relativo. O cara da uma porrada com o carro e ele começa a ter um principio de incendio, o extintor te da alguns minutos para tentar remove-lo antes de acontecer o pior.

            É aquilo, todos nós achamos besteira até ser o nosso carro pegando fogo e vc tendo alguem dentro dele. Acredito que deveria existir uma materia mais explicativa do uso dele na Auto-Escola e tbm que fosse colocado em local apropriado e de facil acesso.

          • Certamente o bombeiro era treinado, a reportagem atrapalhou e muito a demonstração, depois de incêndio consumado daquela forma um extintor pequeno não dá conta mesmo. Ele é efetivo em princípios de incêndio. Mas nada disso é o foco aqui, rs.

    • Eduardo

      Não faz muito tempo que tivemos que comprar as maravilhosas placas refletivas… Agora mais essa.

      • Ninguém foi obrigado, quem comprou carro 0km já recebeu elas e o restante pagou pra ficar na modinha, repare que milhões de carros circulam no Brasil com placa antiga.

        • Eduardo

          Ao transferir, ao menos o Detran do PR, exigiam a troca de placa.

          • Uai, transferi 3 carros ano passado – 1 esse ano e tem menos 40 dias. Não precisei trocar nenhuma. Talvez em troca de município apenas. Curitiba – PR.

    • Marco Antônio

      Mercosul é um aborto da política internacional macaquista.!

    • Vagnerclp

      Logo aparecerá algum político aí dono de fábrica de placas. Aí depois de um ou dois anos, quando todos já tiverem trocado, eles cancelam e voltam a usar as placas atuais.

    • ObservadorCWB

      Esta placa + a nova tomada + kit primeiros socorros e extintor (ambos caem e não caem na legislação)…..comprovam seu ponto de vista. Este é um país que só torna TUDO MAIS DIFICIL para o cidadão. Nos EUA nem a placa frontal é obrigatória. E se quiser uma placa exclusiva rosa com um ornitorrinco de óculos PODE……. aqui essas desgraceiras.

    • André Castan

      Até nisso o Chile é superior aos demais “países” da AL.

  • Kaian Reis

    Mas é os carros que tem o formato já certo para a placa atual, como vai fazer para por essa nova?

    • Dick Buck

      Será que vão substituir o segundo número por uma letra como na placa de exemplo? Tipo um carro com placa ABC1234 ficaria ABC1H34. Mas sei lá se pode isso…

    • samuel

      Tenta colocar uma placa dessa num Malibu

      • Diego Lip

        foi erro da GM com a Malibu.

        • Astolfo

          É um carro projetado para os EUA

          • Diego Lip

            Me refiro ser erro da GM brasileira com a Malibu.

    • ViniciusVS

      Faz em tamanho especial ou muda a posição da placa.

      • Edinaldo_Tapica

        Creio que usem a versão de moto, mais compacta

    • ViniciusVS

      Provavelmente será assim com esse tamanho, provavelmente o mesmo tamanho ou pouca coisa maior…

      • th!nk.t4nk

        Essa tarja azul gigante é horrorosa heim.

        • ViniciusVS

          Também acho, acho que deveria ser de um lado o emblema do mercosul, do outro a bandeira do país e no meio em vez de vir escrito o nome do país poderia colocar o nome da cidade e sigla do estado ficando mais próximo do que temos hoje e menos poluído.

          • Dick Buck

            Verdade, achei essa nova placa muito poluída.Vou demorar a me acostumar a não ver mais o nome da cidade nas placas…

            • ViniciusVS

              Pior que vem sim o município mas não só o nome e sim a bandeira do Estado como na foto… Bastante poluído mesmo.

              • Ric53

                A proposta em si é péssima e sem sentido como já discutido mas não posso negar que esteticamente eu achei elas lindas! Parece um pouco com a da União Europeia.

              • Dick Buck

                Nossa, muita informação pra pouco espaço.

              • Mauricio

                Acho esse “amontoado de detalhes” meramente estético e sem muita utilidade na pratica. Afinal quem em sã consciência vai se lembrar dessas “figurinhas espalhadas pela placa para o caso de descrever a placa de um veículo envolvido num acidente por exemplo. E um radar nem que fotografe em qualidade 4K vai conseguir definir esses detalhes.

          • Zé Mundico

            Mas aí já seria um outdoor.

    • V12 for life

      Ela tem as mesmas dimensões da placa atual, segundo as matérias da época do lançamento.

    • Ric53

      Boa pergunta!

    • Roger Rosato

      As dimensoes da placa sao as mesmas da atual brasileira

  • Lucas086

    Quero ver o custo disso, pq além do valor das, eles vão inventam ainda alguma outra taxa na hora da mudança, e mais vez o proprietário se “lasca”. Não se vê uma notícia de benefício, pela quantidade de imposto que pagamos, e ainda pedagio e tudo mais.

    • Rodrigo Alves Buriti

      Eu mudei de estado e estou seriamente pensando se deixo para mudar a placa agora (por causa da UF) ou deixo para final do ano. Lembrando que a troca de UF devo pagar uma outra placa nova, e ano que vem outra….

      • Caras, observem, se você trocar a placa agora, não será obrigado a trocar depois. Carros novos virão com placas novas, as demais trocadas em transferências de município, ok? No seu caso, troca de município agora, não trocará no futuro, a placa atual permanecerá.
        Sua dúvida só tem sentido se for mudar de UF 2 vezes. Repare que milhões de carros circulam no Brasil com a placa antiga ainda hoje!
        Agora, depois dos novos… depois dos transferidos… quem sabe daqui uns 3 ou 4 anos obriguem o resto… (a placa refletiva nunca chegou nessa fase) estará com esse carro ainda? Aí sim pesa a coerência.

  • Pedro Huback

    1º – Uruguai já emplaca carros com o novo modelo pelo menos desde janeiro. Se não me engano no final do ano passado.

    2º – O Brasil só adotará o sistema em 2017.

    • Pacheco

      Não duvido que seja prorrogado.

      • Nem reflexiva é obrigatória ainda. Vide os milhões de usados rodando com placas antigas.

  • Mais uma oportunidade para arrancar dinheiro dos donos de carro.

    • Só dos “modinhas”. Milhões de usados rodam com placas antigas (não refletivas). Isso é coisa para vários anos. A refletiva já deve ter uns 5 anos e até agora não é 100% obrigatória.

  • Lucas Kopereck

    Para os carros usados a mudança para esse novo padrão de placa não seria opcional?

    • Ítalo Figueirôa

      É provável que pros usados ocorra a obrigatoriedade gradativamente em casos de transferência ou mudança de endereço… Quem sabe…

    • Astolfo

      Quando for licenciar

  • Nando380

    No caso dos carros americanos, que vem para o Brasil vai ser complicado pelo tamanho! mas eu já tive uma ideia boa vou ganhar dinheiro com essa.

    • Carros americanos, como o GM Malibu poderão adotar a placa de moto, que tem tamanho aceitável para o espaço.

      • Diego Lip

        Não podem, o veículo precisa estar com a placa no atual tamanho para carros, as dimensão exigidas são 40 cm de largura por 13 cm de altura.

        • Podem, tal qual acontece hoje. As dimensões padrão de placa são específicas, todavia, em modelos especiais, como o Malibu, podem adotar placas menores. É algo legal e normal, haja vista inviabilidade técnica de adoção da placa normal neles, em especial na traseira. Por acaso iria rodar sem placa?

          • Diego Lip

            Não podem rodar dessa forma, As fabricantes estão proibidas de farem placas em outros tamanhos para carros. Tanto que a Malibu nova tem o espaço maios para a placa. As montadoras são obrigadas a adaptar as carros importados na no padrão brasileiro.

  • fbl

    Mais uma oportunidade para o governo tomar uma grana da população pra nada. Vai ser a farra dos detrans e fabricantes de placas.

    • Por isso que vemos milhões de carros circulando com placas antigas ainda? Entendi.
      Nem a refletiva é 100% obrigatória, essa aí vai demorar bem mais.

  • Boris

    Viva o Brasilquistão!

    • durango

      segundo o Bussunda, Sifukistão

    • Mas você viu que a matéria é sobre Mercosul, não viu?

      • Boris

        Voce gosta do Mercosul?

        • Bom, não sei o que isso tem a ver com a questão. Você fez um comentário daqueles já previstos por Nelson Rodrigues depreciando um país em uma matéria sobre um mercado comum. Agora pergunta se eu “gosto” desse mercado comum? Gostar eu gosto da minha mulher, meu cachorro, meu filhos… Vamos lá: Quais países desse bloco você CONHECE? Esse mercado dá a possibilidade de você conhecer muitos lugares interessantes, conhecer as culturas de outros povos, e muitas coisas legais. Mas buscar conhecimento? É mais fácil ir na internet arrotar uma suposta superioridade e apontar problema em tudo sem sequer pensar em qualquer solução. Ah, deixa adivinhar: Agora vai querer reduzir o que estou escrevendo a uma suposta simpatia a um partido político, a um gosto musical duvidoso ou falta de instrução. Pois bem, voltando ao tema: Gosta de apontar problemas? Então vamos lá: O que você fará com os trabalhadores de empresas de eletro-eletrônicos, insumos agrícolas no dia seguinte que o Brasil sair do Mercosul? Entenda, sem conjecturas do tipo de “buscar outros mercados mais desenvolvidos”. Isso depende de acordos que podem durar anos. Os desempregados estariam aí. Não é só “Se o chileno não quiser comprar vendemos para os americanos”. Pois bem, sem a entrada de produtos dos outros países do Mercosul, será que nossa indústria, como por exemplo as vinícolas buscariam melhoras em qualidade para poder exportar? E uma última pergunta: Parte dos problemas do nosso mercado é justamente a falta de concorrência ou a concorrência combinada, o famoso cartel. O que aconteceria com preço da Toro, do Jetta, Golf… Com o aumento do preço da S10, Fluence, Focus…? Bom, se quer uma resposta simples para sua pergunta, gosto das facilidades que esse mercado comum trouxe na oportunidade que tive de conhecer esses países. Trabalhei em empresas de TI que tinham negócios/filiais nesses países e isso foi muito proveitoso para melhorar como profissional. Conheci todos eles como turista. E continuo achando completamente sem sentido você tratar nosso país de forma pejorativa em uma matéria sobre um mercado comum e não a única coisa que tem para questionar é se eu gosto de mercado comum ou não.

          • Boris

            Sim eu fiz um comentário sobre um país que vao fo*** o coitado do cidadao que terá que trocar a placa do seu carro pq o Estado é mal-organizado.
            Aí vamos usar uma placa do Mercosul que está indo à falência e que de mercado comum/abertura de fronteira nao traz NADA de bom.
            O raciocinio é simples. quem se ferra aqui é o brasileiro. Se vc imaginou mais coisas ou nao, aí já nao é comigo.

            • Nosso Estado não é apenas mal organizado. Ele é criminoso. Mas onde isso tem a ver com as placas? Ou melhor: O que ajudaria na organização manter as placas como está? Por esse comentário você não conhece o conceito de mercado comum. De circulação de pessoas e mercadorias. E mesmo assim se põe a criticar. Típico.
              Então o Mercosul está “falindo” (Não sei se você sabe mas ele não é uma empresa para falir) e é algo ruim? O que você entende dos mercados que citei? Eletrodomésticos, insumos agrícolas, agronegócios, turismo, automotivo… ?

              • Boris

                Vejo uma mente confuuuusa. Sinto um coração aflito.
                São muitas perguntas em seu pensamento.
                Procure as respostas que tanto procura, jovem Alessandro Skywalker…
                Mas saiba… Nada é o que parece ser.

                Assinado: Boris Yoda

  • afonso200

    voce notaram que placas as ultimas nao refletivas em varios carros estao perdendo o CINZA e ficando BEGE/AMARELO. ,,,,lixo de tinta da empresa que fez na epoca

    • th!nk.t4nk

      Normal, material vagabundo. As placas de alumínio muitas vezes descascam (oxidam) e o sujeito ainda toma uma multa por “placa ilegível” (mais comum pra quem mora no litoral). Nunca economize na confecção da placa.

    • Vagnerclp

      A tinta preta das letras na minha estão saindo.

    • pq não são bons fornecedores, as placas boas são da 3m, meu carro quando veio zero tive que comprar uma placa nova por isso..
      peguei placa da 3M e não amarelou..

      • Marco Douglas de Paula

        Como faz pra escolher o fornecedor????

        • no caso as empresas que “fazem ” as placas tem um fornecedor do material..
          no meu caso, fui informado que as placas que amarelam nao sao boas, fornecedor ruim.
          as boas, bem reflexivas e que nao amarelam, são fabricadas pela 3M, e possui qualidade superior.

  • afonso200

    alguem chuta o valor pra ir la no DETRAN e trocar, eu chuto uns R$200,00

    • Louis

      Já passei várias vezes: na hora de emplacar, dizem que a placa tradicional está em falta e te “obrigam” a pagar o olho da cara na placa especial (alumínio)… E se eu não pagasse, ia ficar uns 2 meses esperando emplacamento. É uma palhaçada, governinhos saffados.

    • Luca Muzzy

      País em crise… Agora que vão enfiar o olho da cara para poder lucrar.. Barbaridade.. Sou contra estas placas novas. Não quero compartilhar nada com o Mercosul. Absolutamente nada. Brasil é Brasil. Pronto e acabou.

      • Vagnerclp

        Mercosul é uma piada.

  • Marco Antônio

    Se eu sou um presidente eu acabava coma participação do brasil nessa titica de mercosul. Atraso monumental. Voltaria a fazer os bons e velhos acordos bilaterais e pararia de ficar subordinado a um órgão que não representa uma vírgula do Tamanho brasileiro. ¬¬

    • Luca Muzzy

      Concordo plenamente! Eles copiam tudo o que não deveria da União Europeia. Tomara que aconteça algo para que haja um impedimento contra isso..

      • Ric53

        O Mito? Hahaha ahhh o candidato do PSC.. Base evangélica os próximos a comandar o Brasil! Já me iludi com o Bolsonaro mas ainda bem que essa ilusão acabou cedo! Estamos fodidos não existe um candidato verdadeiramente de direita, fodeu!!

        • Louis

          Bolsonaro entrou no PSC por causa da disputa presidencial, não adiantava entrar em outro que não iriam deixar ele disputar a presidência.
          Eu quero alguém com mentalidade de direita, meritocracia, diminuição deste estado inchado e corrupto. E isso só o Bolsonaro prega. O resto é socialista.

          • Ric53

            Eu queria alguém que pregasse isso verdadeiramente, não que pregasse isso para atrair votos para o partido do Pastor Everaldo, é uma pena e eu falo isso com tristeza mas ainda não surgiu um candidato verdadeiramente de direita no Brasil.. tenho acompanhando bastante as publicações do PSL e do Partido Novo mas os caras são inexpressíveis politicamente e nem tem um nome para disputar a presidência. Acredite, quando surgir essa pessoa com mentalidade de direita, liberal ou conservador (o que não pode é continuar essa merda como está) serei o primeiro a segui-lo mas o Bolsonaro não dá, é o salvador da pátria que todos querem mas é totalmente fake.

          • Luca Muzzy

            Boa Louis!! Sou seu Fã! Assino totalmente embaixo, O resto é tudo socialista.

      • Marco Antônio

        kkkkk Vdd.

  • Brenno

    Atualmente, há capacidade para 175.760.000 de veículos.(Placa do tipo AAA0000)
    Tem espaço de sobra. A mudança seria pra poder rodar tranquilamente nos outros países?

    • Luca Muzzy

      A mudança é nada menos para vivermos em um regime de socialistas! Tudo que é para dividir é coisa do socialismo! Lamentável. Pensava que esse Macri fosse um homem totalmente de direita. Decepcionado. Ele é liberal e não conservador. Uma pena. Estou contando os dias para que o nosso futuro presidente conservador possa assumir logo e acabar com essa palhaçada de Mercosul. 2018 é Bolsonaro.

      • Bruno Leite

        Não sabia que o NA era frequentado por adolescentes bolsominions… Chega disso de Bolsonazi. Por favor estudem!

    • Pedro Huback

      É porque o padrão de cada país tem que ser único e o Uruguai já adotou o aaa0000

    • Vagnerclp

      Não, a mudança só é uma forma de arrancar mais dinheiro do cidadão, o rodar tranquilamente é uma desculpa esfarrapada.

    • Racer

      Se for assim (rodar tranquilo) eu até apoio.

  • Diego Lip

    Gente inteligente aqui, sqn. Falam em arrecadar grana, multas, mas esquecem que o nosso atual sistema de placas está perto do limite e precisa ganhar um novo sistema, pois não haverá mais registros disponíveis. Tá difícil a coisa aqui. Vamos estudar um pouco mais.

    • Davi Millan

      Verdade… pouco estudo e muita teoria tirada da b*nd*! Se hoje estamos no limite da capacidade de combinações das placas atuais, porque não levar o Mercosul a frente e realizar a integração dos órgãos de transito dos países que o compõem?

      • Diego Lip

        Haverá parceria, já que a nova placa irá ajudar a multar os estrangeiros que fazem barbeiragem aqui, principalmente em SC.

        • Davi Millan

          Sim! Isso deve ir pra frente, que além de sanar os problemas com a falta de combinações, sanará esse problema. Eu também sou de SC e vejo muita barbeiragem dos turistas, nacionais e estrangeiros.

    • Matafuego

      Considerando que os veículos estão recebendo placas inciadas na letra P, temos aproximadamente 10 letras do alfabeto ainda não utilizadas (considerando W e Y) – ou seja, pouco mais de 38% das combinações ainda estão disponíveis. Ainda devemos considerar o reuso de placas de veículos que deixaram de circular.

      Em uma rápida consulta ao site do Denatran, vi que em dezembro de 2015 existiam 90.686.936 veículos licenciados no Brasil. Nosso sistema de emplacamento atual possibilita o uso de 175.760.000 – estamos utilizando pouco mais de 51% das combinações. Nosso sistema está longe do limite e a meu ver, a medida só vai trazer gastos desnecessários para a população.

      • Vagnerclp

        Como assim iniciando na letra P?

      • Racer

        P no teu estado…Não esquece dos demais.

        • ViniCarvalho77

          Letra Q é a última de emplacamento até o momento… possivelmente o final das letras Q serão as próximas de SP, que está quase finalizando sua série.

          • Racer

            Início Final Estado
            NBB0001 NEH9999 Rondônia
            OHL0001 OHW9999 Rondônia
            MZN0001 NAG9999 Acre
            NXR0001 NXT9999 Acre
            JWF0001 JXY9999 Amazonas
            NOI0001 NPB9999 Amazonas
            OAA0001 OAO9999 Amazonas
            NAH0001 NBA9999 Roraima
            NUH0001 NUL9999 Roraima
            JTA0001 JWE9999 Pará
            NSE0001 NTC9999 Pará
            OBT0001 OCA9999 Pará
            OFI0001 OFW9999 Pará
            OSW0001 OTZ9999 Pará
            NEI0001 NFB9999 Amapá
            MVL0001 MXG9999 Tocantins
            OLH0001 OLN9999 Tocantins
            HOL0001 HQE9999 Maranhão
            NHA0001 NHT9999 Maranhão
            NMP0001 NNI9999 Maranhão
            NWS0001 NXQ9999 Maranhão
            OIR0001 OJK9999 Maranhão
            LVF0001 LWQ9999 Piauí
            NHU0001 NIX9999 Piauí
            ODU0001 OEI9999 Piauí
            OUA0001 OUE9999 Piauí
            HTX0001 HZA9999 Ceará
            NQL0001 NRE9999 Ceará
            NUM0001 NVF9999 Ceará
            OCB0001 OCU9999 Ceará
            OHX0001 OIQ9999 Ceará
            ORN0001 OSV9999 Ceará
            MXH0001 MZM9999 Rio Grande do Norte
            NNJ0001 NOH9999 Rio Grande do Norte
            OJR0001 OKC9999 Rio Grande do Norte
            MMN0001 MOW9999 Paraíba
            NPR0001 NQK9999 Paraíba
            OET0001 OFH9999 Paraíba
            OFX0001 OGG9999 Paraíba
            KFD0001 KME9999 Pernambuco
            NXU0001 NXW9999 Pernambuco
            PEE0001 PFQ9999 Pernambuco
            PFR0001 PGK9999 Pernambuco
            PGL0001 PHE9999 Pernambuco
            MUA0001 MVK9999 Alagoas
            NLV0001 NMO9999 Alagoas
            OHB0001 OHK9999 Alagoas
            ORD0001 ORM9999 Alagoas
            HZB0001 IAP9999 Sergipe
            NVG0001 NVN9999 Sergipe
            OEJ0001 OES9999 Sergipe
            JKS0001 JSZ9999 Bahia
            NTD0001 NTW9999 Bahia
            NYH0001 NZZ9999 Bahia
            OKI0001 OLG9999 Bahia
            OUF0001 OVD9999 Bahia
            GKJ0001 HOK9999 Minas Gerais
            NXX0001 NYG9999 Minas Gerais
            OLO0001 OMH9999 Minas Gerais
            OOV0001 ORC9999 Minas Gerais
            MOX0001 MTZ9999 Espírito Santo
            OCV0001 ODT9999 Espírito Santo
            OVE0001 OWC9999 Espírito Santo
            KMF0001 LVE9999 Rio de Janeiro
            BFA0001 GKI9999 São Paulo
            SAV0001 SAV9999 São Paulo
            AAA0001 BEZ9999 Paraná
            LWR0001 MMM9999 Santa Catarina
            OWD0001 OYG9999 Santa Catarina
            IAQ0001 JDO9999 Rio Grande do Sul
            HQF0001 HTW9999 Mato Grosso do Sul
            NRF0001 NSD9999 Mato Grosso do Sul
            OOG0001 OOU9999 Mato Grosso do Sul
            JXZ0001 KAU9999 Mato Grosso
            NIY0001 NJW9999 Mato Grosso
            NPC0001 NPQ9999 Mato Grosso
            NTX0001 NUG9999 Mato Grosso
            OAP0001 OBS9999 Mato Grosso
            KAV0001 KFC9999 Goiás
            NFC0001 NGZ9999 Goiás
            NJX0001 NLU9999 Goiás
            NVO0001 NWR9999 Goiás
            OGH0001 OHA9999 Goiás
            OMI0001 OOF9999 Goiás
            JDP0001 JKR9999 Distrito Federal

            • ViniCarvalho77

              Valeu pela informação amigo… não sabia das separações das séries Q. Pelo menos aqui no RS, a série é sempre a mesma. Aqui as pessoas não compram carros que não sejam com inicial “I”. É uma cultura muito forte aqui no Estado, pois é difícil revender, depois!

          • Jean Lehn

            O e Q estao em Santa Catarina

        • Matafuego

          Não tinha visto ainda carros com placas iniciando em Q. Mas obrigado pela informação.

      • Diego Lip

        Uma informação, em SC as placas estão usando inicial Q. Outra coisa, não se reusa placas, combinações de veículos baixados.

        • Matafuego

          Tem algum lugar em que eu possa consultar esta informação de reuso? Até onde eu sabia era possível, visto que já vi veículos novos com placas iniciadas em D, que há muito tempo foram esgotadas em SP.

          • Diego Lip

            Acontecem os buracos, nas sequências, em Joinville, vi ônibus novos usarem placa com inicial L, esgotada faz tempo. Passamos pelo M e estamos no O e Q.

    • Minha Opinião

      197 milhões de combinações possíveis com o atual modelo, perto do limite?

    • T1000

      papinho de petista pra boi dormir.

      • Diego Lip

        Isso aí, gostei do teu contra-argumento. :)

  • Marco Douglas de Paula

    Já tem carros Uruguaios com essas placas há meses.

  • fbl

    Saber que a venezuela vermelinha de maduro também irá ter esse emplacamento já dá desgosto. Acho que nada que nos deixe igual àquele regime é bem vindo neste momento.

    • Luca Muzzy

      Dá arrepio.

  • Vagnerclp

    Não sei pra que isso. Só pra encher o saco do cidadão e os bolsos dos ladrões.

  • jkpops

    Mercosul é o KCT já estou pensando que vou gastar uns R$ 200,00 a mais pra por essa placa feia dukaraio no carro….

  • Yuri Calmon

    Quanto Drama, Gente é só uma PLACA !!!

    • Louis

      Que vão te obrigar a pagar para trocar…

    • ObservadorCWB

      Isso….continua quieto…e leva na cara um extintor ABC, um kit primeiros socorros, uma porcaria de tomada que não serve em nenhum lugar do mundo, placa amarela+branca+cinza+cinza refletiva+mercosul + + + …… é como ferver caranguejo e rã…..você deve coloca-los na água ainda fria…..e ir esquentando aos poucos…..

      • Yuri Calmon

        Beleza, você tá certo. Então vamos continuar reclamando aqui no Blog que o governo vai reconhecer o erro e voltar atrás !!!

        • ObservadorCWB

          Errou de novo. Lembre para quem foi seu voto, entre no site do Congresso. mande e-mail para o Deputado de sua preferência. O importante é fazer alguma coisa.

  • José Caio

    Se preocupam com coisas terciárias e deixam coisas primárias como a liberação para o sus de um simples procedimento da manutenção de uma estenose da válvula aórtica de lado, sinceramente não entendo esse governo.

    • Diego Lip

      O governo é macro, existe o setor da saúde e o setor de trânsito. O setor de trânsito não irá se preocupar com o SUS.

  • Baetatrip

    Nao sera obrigatorio a mudar essa placa certo?
    (Estou falando de carro usados ou ja tem antes da nova norma)

    • Acontecerá tal como foi na migração das placas amarelas, ou seja, compulsório.

  • Pedro Evandro Montini

    Eu curto bastante a atual placa dos argentinos. Pena que será substituída por essa bolivariana copiada dos europeus.

  • Autofahrer!

    “O Brasil já apresentou seu modelo de identificação e aguarda-se o momento da liberação das primeiras placas no país.” Então as placas não são iguais em todos os países do grupo?

  • The Monster Man

    Mais um projeto ridículo criado por nosso incompetente governo federal.

  • Astolfo

    Nunca mais vou conseguir ler de onde é o carro a frente :/

  • Astolfo

    Se eu for trocar de municipio, terei que trocar a placa toda?

  • Sinceramente, muito pânico pra pouca coisa. É de fato ruim a troca de placas, aparenta sim mais uma forma de alguém encher o bolso de dinheiro. Mas, atualmente carros novos usam placas reflexivas, milhões de carros usados simplesmente ainda usam as antigas.
    Só cabaço vai gastar dinheiro trocando placa a toa, e acreditem, conheço vários que saíram comprando placas reflexivas sem ao menos serem obrigados, só por “estilo”. Temos as leis que merecemos enquanto povo.

  • EJ

    Tenho lá minhas dúvidas se trocarão as placas dos veículos que possuem as de cor cinza no licenciamento.
    Quem é “vintage” aqui lembra bem o tanto que demorou pra frota brasileira toda sair da placa amarela pra atual, porque a pessoa só precisava trocar a placa quando vendia o carro/trocava de titularidade. Imagina todo mundo indo aos pátios dos Detran’s Brasil afora só pra trocar uma placa no licenciamento, que caos?

    • Exato, nem a refletiva é obrigatória ainda pra todos. Milhões rodam com placas antigas, rs.
      Gostei do “vintage”, é o “velho” gourmet? Rs.
      Essa piazada nova que se desespera.

      • EJ

        Sim, sim… sou da época (Velho mesmo). Usei essa palavra gourmet aí pra não ficar tão feio…kkkk

  • 1945_DE

    Éh! ja vou ter que reservar mais dinheiro para sustentar carro. Agora vou que que trocar placa. E Brasil.

    • Calma, não precisa trocar, quem comprar seu carro que faça isso. Só transferência de UF e carros 0km no início.

  • Astron

    será que teremos clonagens em outros países.

    Aqui temos clonagem de placa, imagina ser clonado na Venezuela, Argentina, ou os brasileiros clonarem os vizinhos.

  • Lorenzo Frigerio

    Mais uma palhaçada estilo “tomadas INMETRO” e “sistema de TV a cores PAL-M”.

  • Mas e quando o Brasil for expulso do Mercosul? Troca de novo?



Send this to friend