Home Marcas Chevrolet Novo Ford Ka versus Chevrolet Celta

novo ka capa ae Novo Ford Ka versus Chevrolet Celta




Recebemos a nossa edição de janeiro de 2008 da revista Auto Esporte, com um grande destaque na capa, um comparativo entre o Novo Ford Ka e o Chevrolet Celta. E como nosso amigo Glauco Lucena, redator-chefe da Auto Esporte, nos permitiu que falássemos um pouco sobre as suas matérias aqui no NA, vamos lá! É claro que pra saber tudo que a revista disse, a melhor coisa é que você compre uma nas bancas…

O lançamento da Ford foi realmente renovado com todos os pensamentos voltados para o popular da Chevrolet, seu maior concorrente desde o começo. Qual dos dois seria a melhor opção, a melhor compra, neste momento?? Muitos devem estar com uma dúvida dessas, pois os dois carros são similares em vários aspectos.

O Brasil vive, a pelo menos dois anos, um momento de grande euforia automotiva, mas esta euforia está se limitando a segmentos diferentes, como por exemplo os dos sedãs. O segmento dos populares está meio que abandonado. Desde 2006, quando o Celta mudou um pouco, não acontece nada de interessante por ali. E dizemos isso porque modelos como Corsa ou Fiesta ficam um pouco acima dos “basicamente” populares.

O Ford Ka vendeu mais de 300.000 unidades desde o finalzinho de 1996, mas nos últimos anos estava totalmente abandonado pela Ford, sendo apenas um carro de nicho específico, com vendas baixas. E o problema dele é que ele era mais caro que o Mille só que pequeno demais para bater contra Celta e Palio.

Só que com o Novo Ka, a Ford decidiu resolver esses pequenos problemas (e outros), para fazer do Ka um carro popular e de volume grande de vendas, nada de nicho específico mais. Só que a missão do Novo Ka é meio que ingrata, bater contra o Celta, um modelo que só no ano passado vendeu mais de 120.000 unidades, e que o brasileiro até que gosta bastante.

O Novo Ka deixou de ser um carro de menina que faz faculdade, ou de rapaz solteiro que mora com os pais, para ser uma opção até mesmo para pequenas famílias, com até duas crianças. E por falar nisso, o Novo Ka leva cinco pessoas, ao invés de quatro. De maneira apertada, mas leva. O comprimento do Ka aumentou 20 centímetros, e isso já deu outra cara para ele, sem mencionarmos as melhorias na frente e na traseira, que ficaram mais quadradas.

Em relação ao espaço interno, a conclusão foi de que os bancos do Celta são mais confortáveis que os do Novo Ka, mas em troca o Ford tem melhor ergonomia, volante mais alinhado, câmbio em uma posição mais confortável e engates mais precisos. Os equipamentos de série do Novo Ka, apesar de escassos, como em qualquer popular, são mais abundantes que a concorrência, com relação ao Celta então nem se fala. O Ka vêm com botão para abrir o porta-malas, travas elétricas, travamento automático das portas…

O desempenho do Novo Ka está bem melhor que o do Ka anterior, mas mesmo com seu novo motor 1.0 de 73 cavalos não conseguiu alcançar o Celta nas retomadas. Deve ser o câmbio super curto do Celta que o entregou a vitória nesse quesito.

E no consumo o Celta ganha na cidade, por causa dos seus 90 quilos a menos de peso. Já na estrada o Novo Ka ganha. O preço do Novo Ka fica entre 25.190 e 32.000 reais, na versão 1.0, e na versão 1.6 vai de 31.800 até 36.390 reais.

[Fonte: Auto Esporte]





Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.