Home Carros Conceito Novo Ka Sedan Concept: Detalhes e informações adicionais

novo-ka-sedan-concept-NA (3)

Com o Novo Ka Sedan Concept, a Ford quer entrar de sola na disputa com Voyage, Prisma, Logan, HB20S, entre outros. O sedã compacto revelou design sofisticado e impressão de carro mais caro, apesar da proposta. Como é um conceito, uma ou outra coisa pode mudar, mas em essência, este será o carro de produção.

O visual frontal incorpora faróis de lentes complexas que remetem ao conceito Escort, que baseado na plataforma do Focus anterior, será vendido inicialmente apenas na China. No modelo de produção serão um pouco mais simples. Por seu porte, ele não terá vez no Brasil. A grade – no melhor estilo Aston Martin – iguala o Novo Ka Sedan Concept aos demais produtos globais da Ford.

O para-choque tem formato compacto e com dois grandes faróis de neblina circulares. As laterais apresentam dois vincos proeminentes, sendo o superior na altura das maçanetas que, conforme já havíamos dito na matéria do Figo Concept – são grandes e apresentam estilo mais aerodinâmico. Os retrovisores lembram os do Voyage e a coluna B é pintada em preto brilhante. As rodas de liga leve aro 16 com pneus 195/50 R16 apresentam desenho elegante.

novo-ka-sedan-concept-NA (6)

Na traseira, as lanternas apresentam desenho dinâmico e atraente, inspiradas também nas do modelo hatch, mais compactas. A tampa do porta-malas tem dois vincos pronunciados e uma extensão na parte superior. O para-choque é discreto e elegante. Por dentro? Como se trata de um mockup, não há nada no interior, mas a Ford liberou o desenho superior do painel.

Por causa do reflexo das luzes do estúdio, não foi possível fazer fotos com nitidez suficiente para visualizar os detalhes, mas vamos descrevê-los. O cluster terá uma cobertura extensa sobre o painel, chegando quase ao para-brisa. Os difusores de ar centrais serão circulares, assim como os laterais. Entre eles, há um espaço para o display multimídia SYNC ou a opção mais simples. Provavelmente a parte inferior deverá apresentar o teclado do dispositivo, presente no New Fiesta.

novo-ka-sedan-concept-NA (11)

Economia, segurança, tecnologia e espaço

Baseado na plataforma do New Fiesta, o Novo Ka Sedan Concept deverá atuar na faixa entre R$ 31.000 e R$ 41.000, pois a Ford evita a sobreposição de preços, segundo declaração da própria empresa. Não há nem sinal dos valores sugeridos, mas pela proposta inicial do Novo Ka, seja ele hatch ou sedã, provavelmente partirá da casa dos R$ 34.000 no 1.0 até uns R$ 43.000 no sedã 1.5.

A Ford não nomeará o Novo Ka em sua versão três volumes como “Ka Sedan” e muito menos como “Ka 4”. Também não será Escort. Para isso, ele terá outro termo, ainda desconhecido. Outro objetivo da Ford é disponibilizar tecnologia embarcada, um dos quatro pilares do projeto: espaço, tecnologia, segurança e economia. No caso citado, a empresa deverá oferecer o sistema SYNC em todas as versões. Ela também não quer versões de acesso despojadas de itens, pois o cliente já está mais exigente. No entanto, provavelmente uma opção sem ar condicionado deverá existir para atender clientes específicos, tais como frotistas, residentes em regiões frias, etc.

novo-ka-sedan-concept-NA (2)

Em termos de espaço, o Novo Ka Sedan Concept tem porta-malas maior que o New Fiesta Sedan, fato confirmado pela montadora. Ou seja, algo além dos 465 litros do sedã mexicano. A Ford também deu prioridade para o espaço interno, que deverá corresponder aos clientes que estão com olhos em outras opções do mercado.

Em termos de segurança, obrigatoriamente o Novo Ka Sedan Concept já tem airbag duplo e ABS. Fora isso, a empresa não deu muitos detalhes, mas mencionou que houve uma boa resposta do mercado à introdução de ESP, TCS e assistente de partida em rampa no New Fiesta. Pode ser que a versão topo de linha venha com tais itens, mas não há nada certo nesse sentido.

novo-ka-sedan-concept-NA (8)

Tecnologia para beber menos

No caso de economia, a Ford deverá oferecer uma versão com baixo nível de consumo e emissões, sendo provavelmente com motor 1.0 de três cilindros. A empresa desconversa sobre o termo “ECOnet”, usado na Europa, mas diz que haverá sim tecnologia aplicada para se obter economia, mas sem prejuízo ao desempenho.

Geralmente, carros com ênfase em redução de consumo e emissão utilizam-se de motores com ECU modificada, transmissão de relações mais longas, pneus de baixa resistência à rolagem, suspensão rebaixada e aerodinâmica mais eficiente. No caso da Ford, aplicou-se recentemente a grade com obturador ativo, que reduz a passagem de ar para o motor, reduzindo assim o arrasto.

novo-ka-sedan-concept-NA (16)

No Brasil, isso seria algo inédito em termos de produto nacional. Por fim, o sistema Start&Stop poderia ser outra opção, ainda mais que começa a ser produzido este ano no país. Enfim, vamos esperar por esta opção ecológica do Novo Ka Sedan Concept. Por fim, a Ford não diz muito em relação à transmissão Powershift, mas é certo que para enfrentar Logan, Prisma e HB20S automáticos, este item se torna obrigatório, ainda mais que o New Fiesta Sedan parte de R$ 50.000. Ou seja, haveria espaço para um Novo Ka Sedan Powershift.

Com as vendas do Fiesta Rocam surpreendente a Ford, praticamente está certo sua continuação por mais alguns meses em paralelo com os Novos Ka hatch e sedã. A montadora diz que os novos produtos terão alta demanda de produção e Camaçari, onde eles foram criados e serão produzidos, deverá atender o mercado. Enfim, esses são os objetivos do Novo Ka Sedan Concept.

Galeria de fotos do Novo Ford Ka Sedan Concept:

Evento a convite da Ford.



  • PavaoFilho

    Interessante…

    • yuri calmon

      Tem que melhorar esta traseira !!!

      • Diego Simões

        Concordo, esta tampa do porta malas está matando o carro. Por favor, Ford, retire o friso acima do logotipo e repense a harmonia com as lanternas traseiras…

        • ALVIN1982

          Calma… Ele vai se chamar Del Rey…

          • thinkt4nk

            Tá mais pra Corcel heim…

            • bedotRJ

              Que tal Maveco?

              • 4lex

                pobre maverick , um sport coupe de verdade "comparado" a um reles ka ..

                de boa, acredito que esse novo ka estaria mesmo, em segmento de mercado, proximo do antigo renault 12 ..

              • Leandro1978

                Aí vai ter gente tendo uma síncope… kkk…

                • bedotRJ

                  Vejo chance para Ikon, que era o nome do antigo Fiesta Street Sedan em vários mercados e é o nome AINDA HOJE adotado para o Fiesta básico vendido no México (que, por incrível que pareça, não é o Rocam daqui, mas o Figo indiano).

                  • Leandro1978

                    Tem o Orion, embora fosse do Escort Sedan em alguns mercados, ainda é inédito por aqui. Talvez seja até mais fácil para o consumidor falar (lembrei do "problema da pronuncia do up!")… rs…

            • 4lex

              só se for o l (compacto e quatro portas) , pq o ll era um autentico esportivo ..

            • mjprio

              Não teria problema chamar corcel não, desde que viesse com a mesma confiabilidade e bom acabamento que tinha o velho fordinho. Já DelRey, apesar de ter sido um dos melhores carros da Ford tem nome associado a "carro de velho). Escort seria um bom nome também

        • Marcos Villela

          É, as lanternas são feias e muito parecidas com as do antigo Fiesta Sedã mexicano (o Ikon)…

  • O_Corsario

    "No entanto, provavelmente uma opção sem ar condicionado deverá existir para atender clientes específicos."
    Que tipo de cliente é este?

    • Leandro1978

      Frotista?

      • thinkt4nk

        Nesses dias de 40 °C tá cheio de gente com carrão e vidros baixados por aí. Certas pessoas simplesmente não sentem calor. Outras são alérgicas. E outras são sem noção mesmo.

    • TearsForFears

      a galera das calhas de chuva! creio que em maioria aqueles que são alérgicos ao AC,contrariando tudo eu tenho rinite super alérgica e uso constantemente o AC e nunca tive problemas.

      • _William

        Essas calhas de chuva são as coisas mais horríveis que já vi. Já vi até Sedã médio usando essas coisas, não sei pra que o povo comprar carro com ar condicionado e coloca essas joças de calhas. Taxista que adora isso.

        • https://www.facebook.com/acfilho Adenauer Cordeiro Filho

          Eu já vi carro com ar condicionado com essas coisas horríveis! perguntei ao dono e ele disse que achava bonito, vai entender…

        • Pedro_Rocha

          Quando não se precisa ligar o AC, pode-se abrir um pouco a janela ainda que chovendo.

    • peterson

      locais com o clima específico que fazem + de 40°C no verão

    • agnaldodlanga

      Eu não gosto de ar condicionado, eu gosto de ventilador… e as calhas de chuva que o cara criticou em baixo são muito boas, permitem abrir o vidro sem que entre tanta chuva

  • PavaoFilho

    Pessoas com problemas respiratórios que jamais usam…

    • pablobmw

      Eu por exemplo uso por pouco tempo o ar, abro a janela de 40 em 40 mim para deixar tirar o ar muito seco do ar condicionado.

  • Leandro1978

    Achei o modelo bonito. Deve ser uma boa opção no segmento. Melhor seria se viesse desde o básico já com ESP, TCS e assistente de partida em rampa.

    • Gustavo73

      Com certeza seria muito bom. Mas não podemos esquecer que esses equipamentos só aparecem no NF SE 1.6 de mais de 45 mil. E que o Focus 1.6 S de 60 mil também não tem. Infelizmente acho que esses equipamentos + múltiplos airbags se estiverem presentes só o farão em versões top(Titanium). Mas mesmo assim seria algo que se não me engano a concorrência não oferece na categoria. Assim como o Powershift.

  • Nostress

    Tem algo de estranho na traseira do conceito que ainda não consegui identificar o que… parece com alguma traseira já conhecida, mas de qualquer forma ficou feia.

    • _William

      Eu achei o para-choque traseiro MUITO parecido com o do Voyage. Fora que visto meio de lado, ele lembra algo do Prisma (não estou dizendo que são parecidos).

      • marciors01

        Lembra porque ambos tem um estilo coupe com a coluna C inclinada, mesmo caso do new fiesta sedan, novo focus, novo fusion e elantra.

    • peterson

      acho que eles deveria ter "inovado" com uma traseira Notchback ala escort

  • jackson_sch

    O ar condicionado também se usa no inverno, principalmente em dias de chuva onde ele suga toda a umidade interna dos vidros. Basta ligar o ar e mover o interruptor para a área vermelha, assim entra ar quente e ao mesmo tempo elimina a umidade. Eu uso o ar condicionado tanto no verão como no inverno.

  • MuriloSoares

    Ainda acho que falta algo na traseira, mas enfim, vamos esperar o lançamento.

  • _William

    Acho que num primeiro momento ele não terá Poweshift, mas será incorporado mais pra frente…. acredito eu.

  • _William

    Dentre os quatro pilares citados pela Ford estão tecnologia e segurança. Se eles oferecerem desde as versões mais básicas 2AB, ABS, ESP, TCS, assistente de partida em rampa,ar condicionado, SYNC, um aparelho de som moderno e etc, aí estariam inovando no segmento… agora se for trazer essas coisas somente nas versões TOP, não tem o porque de tanto alarde em cima disso….e conhecendo a Ford, todos já imaginam que esse carro vai vir bem pelado, então é pura balela a Ford ficar dando ênfase nesses tópicos, sendo que ela vai oferecer mais do mesmo.

    • https://www.facebook.com/LonEcomp Lon Vanleon Lima

      Algum popular tem ESP TCS assistente de partida em rampa nas versões topo, vulgo onix, hb20, gol, palio? Mesmo no topo acho que já é alguma inovação mostra que mesmo sendo carro popular o pessoal já começa a se preocupar com tais itens.

      • _William

        Mas as versões topo de linha são sempre as menos vendidas, se tiverem 10% do mix de vendas é muito. E meu ponto esta aí, pra que ficar alardeando algo que praticamente não será vendido, e que a minoria dos compradores terá?
        Oferecer tudo nas versões topo é algo que qualquer montadora faz. Não disse que outros populares tinham e que por isso ele terá que ter também… só disse que se eles quisessem inovar algo, deveriam fazer isso, o que deixa subentendido que os concorrentes não tem obviamente.

    • peterson

      vai custar 45 mil

    • marciors01

      Tem alarde porque sim porque exceção ao new fiesta e fiat 500 o carro mais barato a oferece eps e tsc custa mais de 70k, então é uma ótima notícia.
      Acho impossivel a ford oferecer tudo isso na versão básica de 34k, esqueça.

  • Fábio

    Não gostei, ta com cara de adaptação. Pq nao ficou igual ao conceito (conceito do conceito?) que é bonito?

  • AlexandreCE

    Sync em todas as versões? Bem… os compradores de NF 1.5 S que engulam essa estratégia, já que o hatch começa em 40 mil e não dispõe desse item.

    • FabioH

      Pode ser uma versão simplificada.

  • Fernando

    Podemos dizer que as fotos 26, 27 e 28 (contando da esquerda p/ direita) são praticamente do modelo de produção!

  • https://www.facebook.com/LuccasVillela Luccas Villela Guimarães

    Só eu achei essa traseira muito feia? :(

  • CharlesAle

    Ainda acredito que haverá mudanças no carro de série,mas em principio,o carro é muito bonito,e tem desenho acertado para um sedã pequeno.Já que comumente os fabricantes"cag@m"na hora de fazer o sedã do hatch!!!!!!!!!!

    • thinkt4nk

      Sem querer desanimar, mas a essa altura é muito difícil que façam alguma modificação. A traseira ficou fraca, mas isso pode incrivelmente atuar a favor de um preço mais competitivo. Ruim pra Ford, mas muita gente pode se beneficiar.

  • Alvaro Guatura

    Bem interessante
    Me preocupa o preço da versão hatch… estão tentando empurrar os carros de entrada pra 35 mil?

  • E_OS

    Traseira me pareceu semelhante a do J3 sedan.

  • Robinho

    A traseira deste carro é o problema, o cara que desenhou deveria estar fazenda-a em um Sexta Feira as 20 hs ou em um Domingo 13 hs…aff

  • Pedro_Rocha

    Qual seria o nome desse carro, já que não vai existir "Ka sedan" e acertadamente (não é a mesma proposta) também não será Escort?

    * Corcel?

    * Del Rey?

    * Versailles?

    • mjprio

      Escort seria um bom nome , porque não?

      • Pedro_Rocha

        O Escort não era um sedan compacto como o Corcel e o Del Rey, mas um notchback. Chutei Versailles porque para os padrões de hoje ele seria relativamente compacto.

    • Paulo_Lustosa

      Del Rey eu acredito que não, já que é um nome associado a um médio de "luxo", que até poderia ser aplicado à versão sedan do Focus pra ver se emplacava, já que o Del Rey tinha boa fama na época que foi vendido. Aposto muito no nome Corcel, já que o objetivo dessa versão sedan do projeto do Ka tem muito em comum na época com o Corcel 1 em 1968, que era ser rival do Fusca, que na época era chamado de VW Sedan.

  • FabioH

    Achei o desenho da traseira, incluindo as lanternas, sem inspiração, a frente é um Fiesta empobrecido.

  • Elton

    Engração olho o Ka sedan e vejo um Corcel… não sei porque.

  • Anderson_sp

    Mudar de nome pra que ? pelo menos Ka já é mais conhecido no mercado, daí vai e coloca um nome estranho igual a GM fez com a Spin, credo.

  • https://www.facebook.com/waldemir.muniz Waldemir Muniz

    A traseira ta muito parecida com a do corsa sedan, so que achatada, nao gostei.

  • Marcos Villela

    E aí vem a Ford tentando ressucitar aquela babaquice de chamar carro hatch de 3 portas ou 5 portas!

  • Marcio

    O carro está bonito, inclusive a traseira. Esse pessoal daqui só reclama…

  • PANDAGWALRHACKIE

    Desculpa a piada mas sinceramente não entendo porque as montadoras aprovam certas Ka – gadas

  • marcelo

    Para variar, as propostas de desenhos iniciais ficaram bem melhores que a versão final, ainda que não ache o carro feio.