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Novo Kia Sportage 2017: Impressões ao dirigir

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Em quarta geração, o Novo Kia Sportage 2017 chega ao mercado nacional com um visual bem mais agressivo e sofisticado. Pouco maior que o anterior, o crossover fabricado na Coreia do Sul chega com preços sugeridos de R$ 109.990 (LX) e R$ 134.990 (EX).

Impulsionado por um motor Nu 2.0 Flex de 156/167 cv a 6.200 rpm e 18,8/20,2 kgfm, o Novo Kia Sportage 2017 vem com transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira, mas agora com três modos de condução: Eco Drive, Normal e Sport.

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No visual, chama atenção a frente musculosa e agressiva, que tem faróis em formato de bumerangue e projetores de LED na versão topo de linha EX. O capô com vincos pronunciados e o para-choque com quatro LEDs em função neblina de cada lado também chamam atenção.

Na traseira, o conjunto é robusto. As lanternas de LED são muito interessantes e reforçam a intenção de Kia de apresentar um produto mais sofisticado, de melhor aparência, não que o anterior fosse ruim, muito pelo contrário. As rodas de liga leve aro 19 polegadas e o teto solar panorâmico também contribuem na boa impressão que o Novo Sportage passa.

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A versão EX traz ainda alguns itens prateados, tais como as barras no teto e as maçanetas, além de pequenos frisos no para-choque. O spoiler na tampa traseira dá um toque mais esportivo. Retrovisores com repetidores de direção e frisos cromados nas janelas são outros destaques.

Por dentro, o Novo Kia Sportage apresenta um acabamento melhor, destacando-se o novo painel com detalhes em preto brilhante e materiais emborrachados estendendo-se pelas portas.

Na EX todo o ambiente é revestido em couro, tendo ainda bancos dianteiros elétricos, mas o traseiro apresenta um defeito: cinto de segurança de dois pontos para o quinto passageiro. Um pecado grave em um carro que tem Isofix e um pacote de segurança invejável para seu preço.

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Falando nesse pacote, o Kia Sportage 2017 na versão EX vem com controles de tração e estabilidade, alerta de tráfego lateral, aviso de ponto cego, câmera de ré (também no LX), assistentes de partida em rampa e descida, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e ABS com EDB.

No mais, multimídia com DVD e navegador GPS, Bluetooth, volante multifuncional com paddle shifts, freio de estacionamento por pedal, retrovisores com rebatimento elétrico, persiana de teto elétrica, saídas de ar-condicionado na traseira, ar-condicionado dual zone, retrovisor eletrocrômico, pedais de aço inox, soleiras exclusivas e iluminação interna por LED.

O espaço geral é muito bom, tendo o banco do motorista ajuste lombar elétrico, por exemplo. O conforto foi ampliado para o banco traseiro, que agora oferece mais espaço para pernas, difusor de ar e garante viagens mais tranquilas com o ajuste do encosto. O porta-malas ficou maior e agora tem 868 litros, tendo também cobertura e estepe aro 19.

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Impressões ao dirigir

Itu/SP – O evento de lançamento do Novo Sportage ocorreu na cidade-sede da Kia Motors do Brasil. Dirigimos a versão EX por trechos de ruas e estradas da região do Vale do Tietê. O motor 2.0 Flex tem boa disposição, mas com 1.570 kg, o Sportage 2017 não é exatamente leve para favorecer uma performance melhor.

Por conta disso, o propulsor exige giros mais altos para uma tocada adequada, trocando as marchas acima de 3.000 rpm e, em caso de uma condução mais esportiva, trocas entre 4.000 e 5.000 rpm. O câmbio tem mudanças suaves e tem relações de acordo com as pretensões do Nu 2.0.

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São 156 cv com gasolina ou 167 cv com etanol. O torque é pouco no derivado de petróleo, enquanto no vegetal, é apenas mediano. Surgindo a 4.700 rpm, elevam não só giro e ruído, mas também o consumo. A verdade é que não dá para fazer milagres. Essa é a proposta que ainda existe no segmento, onde boa parte dos rivais já partiu para turbo e injeção direta.

Apesar disso, o crossover sul-coreano se mostrou adequado no meio urbano, tendo suspensão bastante confortável, filtrando bem buracos, pedaços de asfalto e outras imperfeições. Na estrada, o Nu 2.0 Flex sentiu um pouco mais em ultrapassagens e retomadas, mantendo giro acima de 4.000 rpm e alcançando picos acima de 5.000 rpm.

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Mas, moderando-se o pé, o ponteiro marca 2.200 rpm a 110 km/h. Em cruzeiro, o Sportage 2017 se mostrou adequado, mas em condução esportiva, não tem como ir muito além. No modo Sport, o giro fica acima de 4.000 rpm, mas sem disposição maior do motor, não apresenta o resultado esperado. No Eco Drive, a força se esvai rapidamente, sem mais indicado para cruzeiro em estradas mais planas.

O nível de ruído interno, por outro lado é bom, mesmo com o propulsor gritando lá no cofre. A suspensão oferece um bom equilíbrio, ainda mais com Multilink atrás. Mesmo sendo aro 19 polegadas, os pneus 245/45 se mostram bem adequados à proposta do carro e não passam a impressão de dureza. Ainda assim, o conjunto como um todo tem recursos de segurança adicionais na EX. Os freios são suficientes e bem progressivos, assim como a direção elétrica, que reforça a boa impressão ao dirigir.

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Conclusão

O Novo Sportage tem conforto de sobra e ao volante mostra muito agilidade, pena que o propulsor não seja mais potente. No geral, agradou pela proposta. O desempenho é mediano, mas para quem não tem pretensões mais esportivas, o SUV da Kia atende bem. O nível de conteúdo é muito bom, assim como acabamento e espaço para pessoas e bagagem.

A diferença entre as versões LX e EX em termos de equipamento é grande, tanto que 70% das vendas até agora estão centradas no topo de linha, de acordo com a Kia Motors. Por conta do dólar e das cotas, a marca não terá uma oferta grande do modelo, cuja pretensão é vender 400 unidades/mês. Como um todo, a Kia espera emplacar entre 10 mil e 11 mil carros em 2016, cerca de 35% menos que em 2015.

Junto com o lançamento do Novo Sportage, a Kia decidiu finalmente divulgar preços fixos de revisões, começando pelo utilitário esportivo. Nesse caso, as revisões com mão de obra são feitas a cada 10.000 km, custando assim R$ 224,64 (10.000), R$ 636,00 (20.000), R$ 449,64 (30.000) e R$ 1.035,47 (40.000). Ou seja, as quatro primeiras paradas para manutenção somam R$ 2.345,45. Outros modelos terão seus valores divulgados mais adiante.

Galeria de fotos do Novo Kia Sportage 2017:

Viagem a convite da Kia Motors do Brasil.





  • vikey

    Aleluia as revisões tabelas estão vindo! Ponto pra Kia!

  • The Dark Side Of The Moon

    Esse Sportage é uma opção bastante superior ao seu irmão (de geração anterior) Ix35. As versões peladas custam o mesmo preço (110.000), e o Kia ganha por ter uma plataforma mais moderna, porte maior e acabamento melhor. As versões tops também custam o mesmo (135.000) e o Kia é bem melhor equipado e mais refinado, além de maior.

    No mais, eu não compraria nenhuma versão nem de Sportage nem de Ix35. As de entrada são peladas, com apenas 2 airbags e sem Esp, além de ar-manual, volante de plástico, bancos em tecido… Já a versão top é muito bem equipada, mas peca no powertrain. Já dirigi (inúmeras vezes, pois tenho um na família) Ix35 com esse 2.0 flex e ele anda pouco para a potência declarada, além do torque ser em altos giros. Outro defeito do Ix35 é a suspensão dura e a direção extremamente anestesiada (na estrada é um terror).

    • Rafael Henrique Arruda

      A Kia pecou no motor, ficou um carro de imagem, motor fraco para o peso do veículo, o que o deixa chato de guiar e muito beberrão, mas será o queridinho das madames e endinheiradas. Vale a pena esperar a nova geração do Tiguan, que está sensacional, tem motor, direção afiada, muita tecnologia, mas a suspensão é bem firme. Porém a VW com certeza irá vir com a faca na mão, podemos esperar algo entre R$160 mil e R$200 mil.

      • Fernando

        ja tive Tiguan e a suspensao é extremamente confortavel sem ser mole demais

  • The Dark Side Of The Moon

    N.A, agora o painel é emborrachado (de afundar o dedo ao toque)?
    Porque o anterior era todo em plástico duro como o ix35.

    • Felippe

      eu entrei em uma Sportage na css e ela tinha o painel revestido com um material que parecia couro

    • ricmoriah

      sim, incluindo a parte superior das portas, mas em menor grau.

  • Senhora Liberdade

    A kia acabou de ser reconhecida em uma pesquisa de qualidade nos EUA desbancando ate a porsche http: // www . forbes . com /sites/ davidkiley5 / 2016 / 06/ 22/ man-bites-dog-kia-tops-porsche-and-lexus-for-quality / #d0372ff5ced3

  • afonso200

    200cv estaria de bom tamanho pelo preço

    • G.Alonso

      Pelo menos uns 180 cv de um 1.6 turbo com 28 kgfm de torque.

  • afonso200

    depois de ANOS no BR agora uma tabela de revisoes, mas deveria ser até 100mil km como hyundai

  • Renan

    Enfiam o motor que der / tiver para o Brasil. Lá fora contam com motores a diesel ou turbo, torcudos, com excelente consumo. Aqui temos isso aí: Manco e beberrão.

  • Mr Andrey

    Carrao , meu pai vai querer um ,eu vou andar hehehe

  • Filipo

    Pode ter ficado muito belo e bom carro, mas por este preço (LX) e não vir mais que o par de airbags exigidos por lei, cinto abdominal para o terceiro ocupante de trás, não ter ESP e ainda trazer este motor que o 1° mundo não quer mais? Bola fora, Kia!
    Até um Ka SEL tem ESP, TCS e cinto de três pontos para todos os ocupantes! Um carro desse preço só ter as bolsas obrigatórias? Nem Corolla e Civic de entrada trazem apenas 2.

    • Carfortal

      Civic de entrade e intermediario so tem 2 sim.

    • Edson Fernandes

      Filipo o Sentra na versão de entrada oferta sim 2 air bags apenas.

      • Filipo

        Verdade, obrigado pela correção.

  • Marcelo

    Daqui a pouco, vão fazer carros recheados de tecnologia que não passam de 70 km/h de velocidade final.
    Esse SUV sempre foi bonito, mas ordinário.
    E a Kia tem um mau gosto pra interior de carro que é surpreendente. Tudo monocromático cheio de espaços mal utilizados.
    Mas, pagar 135 mil cruzeiros por um carro desses com este motor e pouca segurança, só doido mesmo. Este motor na estrada, é arriscar a família. Ainda dizem que este motor é para economizar combustível. Economizar o quê, se ele faz horrorosos 6 km/l na cidade?
    Prefiro gastar isso comprando um alemão usado, por exemplo.
    Não tenho essa fissura de brasileiro por carro 0km.
    Sempre tive carros excelentes, comprados semi novos. Sim, o seguro é mais caro, mas nunca dá dor de cabeça. Meu carro faz 9 km/l na cidade com motor turbinado. Quando viajo, um conforto só e mega seguro. E paguei bem menos dos que esses 135 mil cruzados que esses coreanos estão pedindo aí.
    Quer carros mais baratos e melhores? Parem de comprar 0 km, que as montadoras vão reduzir seus enormes lucros.

    • Licergico

      se os 167 no kia são ruins imagina os 145 do rav2…

      • Marcelo

        167 cv só no álcool. Mas ninguém vai usar esse combustível, senão o carro vai virar a esquina do posto e tem que parar de novo pra abastecer….rs.
        Mas o RAV também é um absurdo de caro, fraco e mal equipado. Tem que ser muito fissurado em Toyota pra jogar dinheiro fora assim, apenas sob o pretexto de que marca japonesa é mais confiável. Todo carro é bom se você tratá-lo direitinho. Já tive todas as marcas e nunca tive problemas.
        Esse negócio de custo-benefício não rola pra mim. Se tem custo-beneficio, não há prazer, tô fora! Carro, pra mim, tem que dar prazer e segurança. Se quer custo-beneficio em carro, use o Uber, na ponta do lápis é muito mais em conta.
        Os japoneses não fazem o melhor carro do mundo, o que eles fazem é o melhor marketing do mundo

    • carroair33

      HYUNDAI E KIA nao conseguem entregar motores de qualidade ,olh OS HB20 ja esta dando um monte de problemas mecanicos a carapuça caiu HYUNDAI!!!!

      • Marcelo

        Design e marketing….é só isso que sabem fazer. Bonitinho, mas ordinário.
        Pelo preço de Hyundai 0km você pega um Jetta usado.

  • Edu Brussy

    CUIDADO!!! esta Sportage 2017 esta sendo vendido incompleto sem a central multimídia, ISSO MESMO este assunto esta um rolo e para quem comprou o carro no pré lançamento com a informação que a central multimídia chegaria esta semana, isso não aconteceu até o momento. Estão querendo entregar o carro sem este item e agora vieram com um termo para vc assinar que em até 30 dias eles instalam o equipamento. Ó correto seria não vender o carro sem ele estar completo UMA VERGONHA!!!! como pode uma empresa vender um carro divulgando todos os itens de serie e querer entregar incompleto. CUIDADO PESSOAL.

    • Rafael Neves

      Isso é verdade! meu amigo pegou uma EX na quarta feira e ela não vem com esse item… além disso não possui projetores em LED tb… são lâmpadas halógenas Sylvania.

  • TijucaBH

    Na parte onde diz que os concorrentes possuem motor turbo, fiquei quebrando a cabeça e nao encontrei nenhum. Rav4, Ix35, Vitara, Captiva e CRV possuem motor 2.0 aspirado (captiva 2.4)!

    • GABRIELCSFLORIPA .

      Audi Q3 tem 1.4T de 150cv e na versão básica custa praticamente o mesmo que a Sportage Top

    • Mayck Colares

      O 3008 tem motor turbo desde 2011, acorda Kia!!

  • Ailton

    Tem duas coisas que não aceito em um carro desse valor. Falta de esp e de cinto de trez pontas central no banco traseiro. Resumindo não compraria esse carro, nem na versão”top”.

  • RF

    E a versão GT, vem?? Com esse motor tô fora

  • Alvaro Augusto Rocha

    Nas fotos tem ao menos dois modelos em que os faróis de neblina são únicos de cada lado e não os de quatro lâmpadas de leds de cada lado e vocês nada mencionam sobre. Seia uma versão mais em conta ?

  • Rodrigo Rodrigues

    Só não compro por causa de pisca ridículo em baixo do parachoque traseiro.

  • Fernando Dias

    Esse motor NU é de 2009, precisa falar mais alguma coisa…

  • JCosta

    Na minha opinião, a frente da versão mais simples é mais bem resolvida.

  • Lucas086

    Muito bonita, gosto da Sportage de todas as gerações e essa ficou top, melhorou acabamento, só o motor que merecia um mais moderno, pq esse é só suficiente. A traseira ficou chique, mas faltava uns equipamentos na de entrada. Até que enfim hein Kia, revisões tabeladas. Deixei de fazer negócio em um Cerato só pelas revisões. Vamos esperar as revisões do Cerato agora.

  • FFSB

    Algo que me incomoda, sempre: “Em cruzeiro, o Sportage 2017 se mostrou adequado, mas em condução esportiva, não tem como ir muito além.”

    Caramba! Por acaso podemos utilizar os carros neste “modo esportivo”? Ruas e rodovias NÃO SÃO PISTAS. Já não bastam tantos acidentes e mortes?

    • Edson Fernandes

      Talvez foi a forma da avaliação colocar que o motor deveria ser revisto, mas sem dizer que é um motor ruim, mas que poderia melhorar se fosse um motor melhor otimizado ou até mesmo downsizing.

  • Danilo

    Queria ler sobre o carro, mas depois de ver a motorização desanimei totalmente kkkkkkk

  • Leonardo Dantas

    hmmm, forester XT com motor turbo de 240cv ou um sportage com motor de 150, deixa eu pensar…