Home Hatches Novo Polo 2007: Avaliação completa do compacto premium que agora está mais...

Em abril de 2005, o mundo conheceu o novo Polo, cujo estilo passava a seguir as diretrizes da marca na Europa. Na época, a montadora afirmava que, no Brasil, o modelo não passaria pelas mesmas atualizações. Mais de um ano depois, eis que a nossa versão, lançada em 2002, surge com ar europeu. E este novo Polo, que começa a ser vendido por aqui no fim do mês, será também uma das atrações do estande da VW no Salão do Automóvel, entre os dias 19 e 29 de outubro, em São Paulo (SP).




A aparência do modelo, que continua disponível nas versões hatch e sedã – esta inexistente na Europa –, melhorou. Perdeu os belos faróis com conjunto duplo, mas ganhou uma chamativa grade do radiador. Se o estilo do hatch já era conhecido, o do sedã é novidade; apesar da mesma dianteira do monovolume, ele conta com desenho traseiro novo e mais envolvente. Suas lanternas são inspiradas nas da perua Spacefox, produzida na Argentina.

Fora a reestilização, a VW efetuou o reposicionamento de preços na linha e incluiu mais itens de série no carro. Com isso, pretende aumentar as vendas da família. Todavia, na parte mecânica nada muda: mesmos motores, mesmo câmbio. Tudo o que existia no antigo Polo está ali. Mas isso não é um problema para o carro, que sempre teve virtudes no rodar. Na avaliação, realizada entre a capital paulista e ?guas de São Pedro, no interior paulista, o Polo reafirmou suas aptidões: boa dirigibilidade e estabilidade em curvas.

ESTILO
O detalhe marcante na dianteira do Polo é a grade do radiador. Ela tem formato trapezoidal, e as linhas de seu contorno seguem até o pára-choque, fazendo um desenho em V. Os faróis, embora mantenham estrutura redonda, perderam o conjunto duplo. De qualquer maneira, o novo desenho deixou a parte da frente do carro mais contemporânea. Na traseira do hatch, o vidro vigia também termina sutilmente em V, dando ao veículo aspecto dinâmico.

As lanternas redesenhadas passam a vir com elemento circular no centro. Este detalhe, embora marcante, parece um pouco grande para as dimensões do hatch. Já no sedã, com dois elementos circulares no meio de lanternas retangulares, há mais harmonia na traseira. Além disso, a tampa do porta-malas ficou mais alta, quadrada e ganhou um pequeno spoiler, o que deixou o Polo Sedan com visual mais imponente que o carro comercializado até agora.

Segundo a Volkswagen, a traseira do Polo Sedan foi desenvolvida pela subsidiária brasileira em parceria com a matriz, na Alemanha. É diferente do hatch, com desenho concebido, primeiramente, para o mercado europeu. A lateral não passou por mudanças. Todavia, suas rodas de liga leve – ou calotas, dependendo da versão de acabamento – passam a contar com novas características.

O interior traz poucas novidades: agora, o banco é revestido com novo tecido. Além disso, o rádio, item opcional, conta com desenho renovado. A lista de equipamentos de série foi mantida: há ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador traseiro, volante com regulagem de altura, entre outros. Mas agora o modelo vem também com sensor de estacionamento. Outro destaque fica por conta do “Tilt Down”, que inclina o retrovisor direito em manobras de estacionamento. Entretanto, estes últimos dois itens podem ser retirados da lista de equipamentos de série do carro, para atender a frotistas e pedidos especiais.

DESEMPENHO
Na parte mecânica do Polo, tudo continua como antes. São oferecidas duas versões de motorização, 1.6 bicombustível e 2.0 a gasolina, a segunda disponível apenas no sedã. Avaliamos o hatch e o sedã equipados com o propulsor mais fraco, que responde por cerca de 95% do volume de vendas da família. O teste foi realizado em um percurso de quase 200 quilômetros, marcado por curvas, ondulações na pista e vias de trânsito rápido. Nos trechos, notou-se que os atributos do Polo continuam chamando a atenção: estabilidade, boa posição de dirigir e visibilidade.

Entretanto, os 103 cavalos e 14,5 kgfm a 3.250 rpm, com álcool, são números que deixam a desejar, especialmente no sedã. Nas retas e descidas, ele vai bem, auxiliado pelo câmbio de engates precisos. Porém, é preciso efetuar repetidas reduções de marchas na subida, condição em que o modelo de três volumes sofre demasiadamente. Segundo a VW, ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge velocidade máxima de 175 km/h. Se usar gasolina, a potência do motor cai para 74 cv e o torque para 14,3 kgfm, também a 3.250 rpm.

Embora a Volkswagen divulgue que o hatch também acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, a impressão é de que o carro é bem mais esperto que o sedã. Ele não deixa de sofrer nas subidas, mas não na mesma proporção de seu irmão de três volumes. Segundo o fabricante, a velocidade máxima atingida pela versão monovolume é 189 km/h. Não avaliamos o modelo equipado com motor 2.0, importado da Alemanha. Mas de acordo com a VW, ele rende 116 cv e 17,3 kgfm a 2.400 rpm, levando o Polo da imobilidade a 100 km/h em 10,3 segundos e atingindo 201 km/h de velocidade máxima.

MERCADO
Além do estilo renovado, a outra boa novidade do Polo é o preço. Para o sedã, a Volkswagen manteve os R$ 39.990, mas inclui os itens já citados, sensor de estacionamento e “Tilt Down”. No sedã, houve redução de R$ 1.184, ficando o valor final em R$ 41.990, com os mesmos novos equipamentos de série do hatch. Segundo Berthold Krueger, vice-presidente de Marketing e Vendas da VW do Brasil, a expectativa é aumentar o atual volume de vendas do carro em 30%.

Em 2005, foram vendidas 20.832 unidades do modelo. Neste ano, de janeiro a agosto, a VW comercializou 6.776 hatches e 8.261 sedãs, números referentes à versão com motor 1.6. No caso da primeira configuração, o objetivo é ultrapassar o líder entre os hatches equipados com motor 1.6 e 1.8, o Ford Fiesta. Para a versão de três volumes, espera-se apenas reduzir a diferença para o primeiro colocado, o mesmo Fiesta.

Das unidades vendidas, o sedã 2.0 representa entre 4% e 5% do total, e a montadora não pretende alterar este mix. O Polo hatch é oferecido nas versões 1.6 e Sportline. Já o sedã está disponível na 1.6, Comfortline 1.6 e Comfortline 2.0. Além dos opcionais já citados, a carro pode ainda ser equipado com freios ABS, airbags, bancos e volante revestidos de couro, rodas de liga leve, entre outros.

Ficha técnica    VW Polo 1.6 hatch    VW Polo 1.6 Sedan
Motor    Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro
Cilindrada (cm³)    1.599    1.599
Potência (cv)    101 a 5.750 rpm (G) 103 a 5.750 (A)
Torque (kgfm)    14,3 a 3.250 rpm (G) 14,5 a 3.250 rpm (A)
Câmbio    Manual de cinco marchas
Comprimento (m)    3,91    4,19
Largura (m)    1,65    1,65
Altura (m)    1,50    1,50
Entre-eixo (m)    2,46    2,46
Porta-malas(l)    250    435
Peso (kg)    1.105    1.126
Suspensão    Independente, tipo McPherson, com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora na dianteira; interdependente, com braço longitudinal e barra helicoidal na traseira
Freios    Dianteiros a disco e traseiros a tambor
Tanque (l)    45
Preço    a partir de R$ 39.990    a partir de R$ 41.990

[Fonte: UOL]


  • Antonio

    Senhores, esse carro parece ser uma maquina.

    O que eu gostaria de saber é apartir de que mês ele vai estar disponivel para vendas?

    Apartir de quantos reais o preço de tabela para as concessionarias, qual será?

  • http://noticiasautomotivas.com.br Eber

    Olá Antonio! As duas informações estão no texto acima… ele vai estar disponível a partir do final deste mês de setembro e custará o mesmo que o modelo anterior, cerca de R$ 40.000 na versão hatch.

  • Hiram San

    Haverá uma considerável desvalorização do modelo anterior ?

  • http://noticiasautomotivas.com.br Eber

    olá hiram…. aumentará a desvalorização sim, mas nao muito acentuadamente…. se o seu caso for de querer comprar o modelo anterior, espere uns 6 meses do modelo novo no mercado, que os precos do anterior estarão legais com boa relação custo benefício..

  • Diego

    Eber, infelizmente comprei o meu Polo Hatch Serie Ouro faz pouco mais de um mes. Qual a sugestao voce me daria agora? Tentar ir na concessionaria negociar a troca? Sera que vou perder em torno de quanto com a desvalorizacao? Meu carro tem apenas 3mil km rodados.

    Obrigado

  • http://noticiasautomotivas.com.br Eber

    Olá Diego!! Eu acredito que se você quiser fazer negócio AGORA, hoje mesmo, o bom é vender para particular…. talvez para alguém que nem esteja sabendo que vai existir um Polo novo….

    Já se a sua idéia for ir na concessionária, eles vão jogar seu carro lá embaixo…. por causa do lançamento….

    Portanto, ou você troca AGORA, passando ele para um particular, ou fica com este seu carro cerca de um ano e vende depois….

  • ONEIDAMARTINS

    Olá…
    Fiquei facinada com o novo modelo do polo. Gostaria de saber quais as corres que ele será comercializado no Brasil?
    Se o preço com o qual ele foi lançado no mercado de São Paulo seria o mesmo para todo o Brasil? Pois moro em Brasilia e fazendo algumas pesquisas de preços querem vendê-lo aqui por cerca de 45.000,00.
    Querendo comprá-lo pelo preço recomendado na internet como deveria proceder? qual o site de vendas da VW? fazem a entrega em Brasilia?
    o meu muito obrigado.

  • http://noticiasautomotivas.com.br Eber

    olá amiga! as cores a principio serão as mesmas do modelo anterior… o preço tem uma variação pra cima quando se está longe de SP, mas não muda mta coisa….

    o problema de se comprar ele agora é que como ele é um lancamento, vai ter mta procura, o preco vai ser sem desconto, e é capaz de ter ágio em cima do preço, como tem acontecido com outros lancamentos, como vectra e civic….

    o site da VW é http://www.vw.com.br

    obrigado a você!!

  • Marcelo

    Ola,

    Houvi dizer que os motore flex da VW consomem mais conbustivel que os tradicionais, isto eh verdade? Vcs sabem informar que foi o consumo apurado com o Polo usando gasolina? E com alcool?

    At.,

    Abs

    Marcelo

  • http://noticiasautomotivas.com.br Eber

    Oi Marcelo! Muitos dizem isso mesmo.. eles bebem mais no caso do consumo no álcool…. pois o consumo na gasolina fica quase a mesma coisa…

    O consumo fica ruim no alcool pq o carro tem de usar uma taxa de compressão intermediária, que use bem o alcool mas que também funcione com gasolina sem bater pino…..

    Se você quiser maiores explicações sobre isso, entre no fórum do site Carros de Rua, o endereco é http://forum.carrosderua.com.br Lá teve um tópico falando sobre isso esses dias, o tópico tem o título “Honda vai lançar Fit e Civic Flex”… alguma coisa assim….

    Abraço,

  • washington

    já comprei o modelo 2007, o novo polo sedan. A impressão que estou tendo é que é um carro muito confortável, e bonito, chama muita atenção na rua, os pedestres param para olhar, estou gostando muito, o meu comprei na disbrave em brasília, já com rodas de liga leve, bancos em couro e teto solar. . .

  • RODRIGO

    Comprei em dez/06 o Polo sedan Comfortline 1.6 Prata Light.
    Estou muito feliz, até agora só pontos a favor, perfeito, confortável e excelente para viagem e trabalho.

  • laerte

    Comprei o polo sedan 1.6 2007 há um mês. Realmente o consumo de álcool com o ar condicionado ligado é bem alto. Sem o ar condicionado melhora em 20% mas não chega a ser maravilhoso.

    Quanto ao carro e seus detalhes, ainda estou degustando, mas as impressões são ótimas, salvo o detalhe que, se o motorista tiver mais que 1,80 de altura (meu caso) vai ter uma coluna bem do lado do rosto ao dirigir.

  • Marcus

    Eu tive um Polo Série Ouro 03/04, comprei com 10 mil Km pra ver se era bom como diziam. Apaixonei. Aquele era a gasolina. Rendia bem. Um ano depois, vendo que o carro era bom mesmo comprei um 05/06, agora totalflex completinho. No álcool bebe muuuito mais mesmo. Sou bicho de ar condicionado e realmente com ele ligado gasta bem mesmo.

    Agora troquei pelo modelo novo. Ainda não tive a oportunidade de formar uma opinião justa sobre ele.

    O que dá pra dizer é que mesmo no álcool o carro é muito bom, os custos de manutenção sempre foram ZERO.

    O carro é ótimo. Recomendo, principalmente os hatchs equipados.

  • Marcilia Fonseca

    Olá… quero saber o preço correto do Polo Sedan 2007 Preto!
    Obrigada!

  • sergio

    fiquei sabendo q sairá de linha o novo polo-07…quando fiquei sabendo fiquei estupefato….estava prestes a comprar um e agora fiquei com receio…por favor ajudem a verificar a procedência desta informação.

  • Roberto Kenji

    Olá,
    gostaria de saber se as peças para manutenção e o seguro do novo polo são caros?
    O polo antigo teve muita desvalorização ?? ele teve boa venda??

    grato

  • http://noticiasautomotivas.com.br Eber

    Roberto, a manutenção do Polo é a mesma do Golf, pois motor e câmbio são idênticos.

  • Murilo

    Olá acabei de comprar um polo hatch ainda nem peguei o carro mas com tantos comentarios favoráveis estou ancioso para isso tinha um golf e não tenho o que reclamar sou volkswagen e não abro até quando tive uma parati turbo a qual penei para vender……

  • JUNIO

    [quote comment="988"]já comprei o modelo 2007, o novo polo sedan. A impressão que estou tendo é que é um carro muito confortável, e bonito, chama muita atenção na rua, os pedestres param para olhar, estou gostando muito, o meu comprei na disbrave em brasília, já com rodas de liga leve, bancos em couro e teto solar. . .[/quote]

  • JUNIO

    MAS QUE MENTIRA ESSE POLO NAO EXISTE ,OU ENTAO O TETO SOLAR SÓ FOI VENDIDO EXCLUSIVAMENTE PRA VC .TETO SOLAR QUE MENTIRA

  • helio

    Gostei muito do carro Polo Hatch 06/07, mas me arrependi um pk quando foi lançado o Golf Novo que show e espetáculo de carro…o Polo 1.6 não dx nd a desejar em relação ao Astra 2.0 que eu tinha…que consumia muito combustível e o seguro é alto…só p/ ter idéia quando eu substitui o Astra pelo Polo a seguradora Porto me devolveu uma grana q deu p/ pagar o despachante…esteticamente o Polo é bonito, estável…a única coisa que me deixou frustrado foi q a chave canivete do veículo que não vem na chave reserva e uma carro mais de R$ 40.000,00 e não vir c/ rodas de liga

  • Antonio Carlos

    :laugh: Quem NÃO gostar do Polo: nunca dirigiu um, ou porque deseja outra categoria ou um outro visual! No mais, este carro-chefe é bom mesmo. O preço… é uma outra questão!

  • NEWTON SOARES

    :cry: Ja tive um Pólo Classic e um Gol Série Ouro.
    Agora tenho um POLO SEDAN 2006 e estou decepcionado com os problemas apresentados.
    Desde novo tento resolver um problema existente que causava inicialmente um barulho na direção hidráulica. Trocaram calços da caixa, diversos itens da suspensão e até a bomba de óleo da direção hidráulica mas o barulho continuou.
    Recentemente, colocaram a culpa no sistema de embuchamento que envolve a bandeja. Segundo a assistência técnica esse embuchamento de borracha não tem resistência suficiente para absover a trepidação. Como solução, estão colocando calços de borracha mais dura, para absorver melhor os impactos da suspensão. Na concessionária, outro dia, experimentei um Pólo 0KM e apresentou o mesmo problema. Experimentem: numa rua de calçamento (asfalto não conta) arranquem de modo a patinar um pouquinho…. o barulho resultante das batidas da bandeja vai despertar pavor.
    Parece que o carro vai se desmanchar todo.
    Se alguém souber de casos similares, favor relatar para que outros não fiquem pintando uma maravilha, que agora sei, não é real.
    Antes de comparem um POLO NOVO façam esse teste.
    NÃO ENTREM NA MESMA FRIA QUE EU ESTOU.
    Se quiserem mais detalhes, meu e-mail é nsoares@via-rs.net e Moro em Cerro Largo, Rio Grande do Sul. A concessionária que me atende é a MECAUTOR com sede em Santo Ângelo-RS e filial na minha cidade.

  • Mauricio

    Teste

  • Guilherme

    Comprei um polo 07/07 sportline o carro e muito bom, so que perdi o tesao no carro depois de alguns dias de comprardo e por um unico motivo, o carro barulheto P*** q p***, tive um palio q nao fazia barulho nenhum mudei para o polo parece q quando ando em um asfalto mais aspero deus me livre fico escutando uma orquestra inteira como:
    1º – começou com barulho na porta do motorista, depois no porta mala,na porta do passageriro direito, levei na concecionaria umas 5x e o da porta do passageiro nao foi resolvido.
    2º – vou viajar com o carro novo q beleza seria otimo se nao fosse o barulho no console centrar mais preciso no porta objeto superior, nunca tinha visto tanto barulho em uma peça so,ja tava imaginando o que poderia faze para nao fazer mais barulho alem de ficar segurando ele blz decidi colocar uma espuma nele melhorou 80%.(OBS – levei ele mais 5x na concecionaria da cidade onde estava de ferias para resolver isso e nao adiantou.)
    3º com a diminuicao e quase reducao no barulho do porta objeto adivinha descobri mais 2 barulhos no q parece ser no retrovisor do lado do passageiro esse nao foi resolvido, mesmo ate pq nao foi encontrado ao certo e o pior de todos no teto do carro onde fica o sensor do alarme e as luzes, nao sei o q acontecer se soltou, sei la sei que esse faz barulho até em asfalto liso de vez enquando, levei 3x na concessionaria da cidade q eu estava de ferias para ver isso de nada adiantou e ainda montaram deixando meu teto meio amassado no local!!!
    Resumindo fora os barulhos o carro é muito bom, mas pra mim um carro de 46000 com essas caracteristicas nao vale a pena!!!!
    quem ja teve algum desses problemas e quiser trocar uma ideia solicite meu mail!

  • http://www.joaodaniel.com João Daniel

    [quote comment="44501"]Comprei um polo 07/07 sportline o carro e muito bom, so que perdi o tesao no carro depois de alguns dias de comprardo e por um unico motivo, o carro barulheto P*** q p***, tive um palio q nao fazia barulho nenhum mudei para o polo parece q quando ando em um asfalto mais aspero deus me livre fico escutando uma orquestra inteira como:
    1º – começou com barulho na porta do motorista, depois no porta mala,na porta do passageriro direito, levei na concecionaria umas 5x e o da porta do passageiro nao foi resolvido.
    2º – vou viajar com o carro novo q beleza seria otimo se nao fosse o barulho no console centrar mais preciso no porta objeto superior, nunca tinha visto tanto barulho em uma peça so,ja tava imaginando o que poderia faze para nao fazer mais barulho alem de ficar segurando ele blz decidi colocar uma espuma nele melhorou 80%.(OBS – levei ele mais 5x na concecionaria da cidade onde estava de ferias para resolver isso e nao adiantou.)
    3º com a diminuicao e quase reducao no barulho do porta objeto adivinha descobri mais 2 barulhos no q parece ser no retrovisor do lado do passageiro esse nao foi resolvido, mesmo ate pq nao foi encontrado ao certo e o pior de todos no teto do carro onde fica o sensor do alarme e as luzes, nao sei o q acontecer se soltou, sei la sei que esse faz barulho até em asfalto liso de vez enquando, levei 3x na concessionaria da cidade q eu estava de ferias para ver isso de nada adiantou e ainda montaram deixando meu teto meio amassado no local!!!
    Resumindo fora os barulhos o carro é muito bom, mas pra mim um carro de 46000 com essas caracteristicas nao vale a pena!!!!
    quem ja teve algum desses problemas e quiser trocar uma ideia solicite meu mail![/quote]

    Caro colega Guilherme
    Estou passando pelos mesmos problemas que você com meu Polo Hatch com pacote Confort. Logo nas primeiras vezes que andei com o carro notei praticamente uma orquestra de barulhos por todos os lados. Já deixei o carro na concessionária 3 vezes para ajustes, em um total de 6 dias parados em menos de 1 mês de uso… Ou seja, 20% do tempo do carro no primeiro mês foi de oficina!! Dá pra acreditar??
    Bom… Os barulhos do painel cessaram mas os das portas ainda não tiveram jeito. Recentemente coloquei um som no carro, com subwoofer no porta mala. Acho que a pressão da caixinha de som sobre o forro do porta-mala fez sumir o barulho que tinha por lá.
    É meu caro… O carro realmente é muito confortável mas no quesito “barulho” é uma M….
    Pela quantidade de clientes insatisfeitos neste quesito daria até pra formar a APPB – Associação dos Proprietários de Polos Barulhentos.
    Um abraço a todos

  • iaco

    Tenho um Pólo 2007, motor flex, ele está com 7.200 Km rodados, e está consumindo muito. Com o ar ligado, na cidade, faz, 5,5 Km/l com álcool e 7,7km/l com gasolina. Isso é normal? Qual a média de consumo de vocês?