Novo Sentra parte de R$ 148.490 – impressões ao dirigir

nissan sentra 2023 na 5

O Novo Nissan Sentra acaba de chegar ao mercado nacional e vem para resgatar o segmento de sedãs médios, que vem sofrendo com saídas de jogadores e baixas vendas em detrimento dos SUV’s, partindo de R$ 148.490.

Disponível em duas versões, o Novo Sentra chega de Aguascalientes, México, com um layout mais moderno, tamanho maior e mecânica revisada, apesar de não parecer.

Buscando clientes que consideram um sedã mais tradicional, numa configuração mais clássica, o Novo Sentra 2024 traz ainda um pacote de tecnologia a bordo.

nissan sentra 2023 na 9

O sedã médio da Nissan chega em nova geração com motor 2.0 de 151 cavalos e 20 kgfm, além de transmissão CVT e pacote com bom recheio, incluindo um pacote ADAS e acabamento interno para se destacar.

Oferecido nas versões Advance (R$ 149.490) e Exclusive (R$ 171.590), o Novo Sentra adiciona um padrão interior em caramelo, elevando o preço da última para R$ 173.290.

sentra protect

Para atrair a atenção dos clientes, a Nissan traz um pacote de benefícios com o Novo Sentra, que já está disponível na rede de concessionárias da marca no país.

Os 100 primeiros ganham uma mala de viagem com alça estilo cinto de segurança e acabamento no mesmo padrão dos assentos do carro, além de R$ 1.000 em combustível, duas diárias em locais turísticos e mais outros benefícios de descontos, além do pacote Protect Plus de assistência.

O Novo Sentra tem três pacotes de assitência (Plus, Master e Supreme), além de quatro opções de cores: Branco Diamond, Prata Classic, Preto Premium e Cinza Grafite, com branco e cinza tendo teto preto.

Nissan Sentra 2023 – Conteúdo das versões

nissan sentra 2023 na 14

Nissan Sentra Advance 2.0 CVT – Motor 2.0 e câmbio CVT, mais faróis full LED, lanternas em LED, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 17 polegadas, vidros climatizados, direção elétrica, ar condicionado dual zone, bancos em couro preto, banco do motorista com ajustes elétricos e alarme.

Multimídia com tela de 8 polegadas, Android Auto e CarPlay, câmera de ré, bancos dianteiros aquecidos, volante multifuncional com paddle shifts, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de fadiga, seis airbags, controles de tração e estabilidade, controle dinâmico de chassi e pneus 215/50 R17, entre outros.

Nissan Sentra Exclusive 2.0 CVT – Itens acima, mais partida remota, sistema de som Bose com oito alto-falantes, teto solar elétrico, monitoramento em 360 graus, alerta de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa com vibração e farol alto automático.

Retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de ponto cego, retrovisor interno eletrocrômico e acabamento interno diferenciado em preto.

Opcional: acabamento interno Sand (caramelo).

Nissan Sentra 2023 – Primeiras impressões

nissan sentra 2023 na 2

O Novo Nissan Sentra tem um visual atraente, com uma carroceria buscando um perfil mais próximo de um cupê, realçada com pintura em dois tons e conjunto ótico vistoso, com grandes faróis full LED dotados de lentes em bumerangue, algo reproduzido nas lanternas traseiras.

A grade com o V-Motion chama atenção mais pelo logotipo bem escurecido da Nissan, enquanto as rodas de liga leve aro 17 polegadas com acabamento diamantado combinam com a proposta visual do Novo Sentra. Na traseira, o conjunto volumoso e o para-choque com aplique na cor do carro também agradam.

nissan sentra 2023 na 3

Dentro, o Novo Nissan Sentra tem acabamento bom, ainda que as portas traseiras não tenham o material soft das dianteiras, mas o painel revestido com costura dupla é bom, assim como o console e o desenho dos bancos. O padrão Sand eleva a percepção de qualidade do ambiente.

O cluster analógico com tela de 7 polegadas combina com a proposta e a tela de 8 polegadas da multimídia é aceitável. No teto, o vidro elétrico poderia ser panorâmico, mas é padrão da Nissan para este tipo de carro, enquanto o volante de fundo chato tem um visual esportivo e agrada.

nissan sentra 2023 na 19

Com bom espaço interno, o Novo Sentra é um convite para viajar com conforto, mas peca por não ter difusores de ar traseiros e por ter apenas uma entrada USB disponível.

Para um carro de mais de R$ 170 mil, o banco do passageiro poderia ser elétrico, assim como os muitos comandos fora do campo de visão do motorista poderiam ser reposicionados no painel.

O freio de estacionamento deve ser lembrado, já que o Novo Sentra é pensado primeiro para o mercado americano, mas ele também poupa espaço no console, ainda que pudesse ser eletrônico.

nissan sentra 2023 na 22

O padrão interno, no todo, agrada e isso conta muito quando se busca um sedã com a proposta de atender quem quer algo mais premium sem ser um carro de luxo.

No bagageiro, 466 litros são suficientes para o Novo Sentra e o mesmo pode ainda ser ampliado, fechando assim o bom pacote do sedã da Nissan.

Nissan Sentra 2023 – Impressões ao dirigir

nissan sentra 2023 na 10

O Novo Nissan Sentra em sua oitava geração, chega adota pela primeira vez a injeção direta de combustível no conhecido MR20 2.0 litros, que agora funciona em ciclo Atkinson, entregando 151 cavalos e 20 kgfm.

Com ele, uma caixa CVT Xtronic que simula oito marchas atende à missão de entregar um carro com performance e eficiência esperadas, gerando assim conforto, boa resposta e economia.

Tendo modos de condução Eco, Normal, Manual e Sport, o Novo Nissan Sentra tem até a posição L na alavanca para vencer aclives bem íngremes.

nissan sentra 2023 na 20

Com boa posição de dirigir, o Sentra 2023 tem um bom desempenho na cidade, onde tem boa folga de potência e torque, com respostas pontuais ao acelerador.

Usando o CVT, o 2.0 MR20 DD trabalha em baixa, se aproveitando do torque alto e gerando conforto ao volante, que é bem responsivo, aliás.

Oferecendo uma calibração boa da suspensão, o Novo Sentra apresenta ótima estabilidade dinâmica, não só pelo controle dinâmico de chassi, que o deixa nos trilhos nas curvas, mas devido à suspensão traseira multilink, bem equilibrada.

nissan sentra 2023 na 27

Na estrada, o foco do Novo Sentra é andar bem, mas sem ser esportivo, garantindo assim cruzeiros em alta com conforto e eficiência, girando a 1.750 rpm a 110 km/h, o que é ótimo para o consumo.

Por ser um CVT, a caixa naturalmente deixa o giro subir bem e depois o carro responde, mas nada que cause surpresa em quem já andou num sedã 2.0 com CVT.

O giro nas ultrapassagens alcança 4.000 rpm, dependendo da tocada, assim como o ruído do motor se apresenta, porém, novamente, sem surpresas.

nissan sentra 2023 na 25

Numa tocada mais esportiva, a progressão é moderada, mesmo usando paddle shifts, cortando o giro aos 6.000 rpm.

Todavia, o melhor mesmo é deixar uma boa velocidade de cruzeiro e seguir com folga, mesmo em aclives longos, podendo ainda se aproveitar do controle de cruzeiro adaptativo, ainda que o alerta de faixa apenas vibre, não corrigindo a direção.

nissan sentra 2023 na 39

Com nível de ruído bom em cruzeiro, o Novo Nissan Sentra é convite para longas viagens com conforto, ainda mais com bancos Zero Gravity para todos os ocupantes.

Em resumo, elevou as boas qualidades do anterior e adicionou uma dinâmica de condução mais apurada na nova geração, sem precisar colocar mais cavalos.

Nissan Sentra 2023 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X