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O segmento de carros populares sofreu uma grande perda de opções em 2013. Saíram modelos já desatualizados e que não atendiam à nova lei, que obriga o uso de freios ABS e airbag duplo. Na faixa entre R$ 23.000 e R$ 30.000, restaram poucos produtos, mas um novo promete revolucionar a faixa de entrada do mercado brasileiro, o Volkswagen up!.

Pequeno, o Volkswagen up! pretende se apoiar em três pilares: Design, Desempenho e Segurança. O objetivo é conquistar o consumidor que quer se destacar com um produto diferenciado, mas não quer gastar em carros mais caros. Apesar da ideia, o modelo será um “carro família”, fato evidente na alteração de seu projeto para a realidade brasileira.

Lá na Europa, jovens solteiros utilizam carros pequenos e com vocação totalmente urbana, dispensando motores grandes e exigindo apenas espaço para dois casais ou quatro amigos. Aqui, o mercado de entrada precisa de cinco lugares e ainda um porta-malas mais generoso. Por isso o Volkswagen up! recebeu uma série de modificações para atender o consumidor brasileiro.

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O Volkswagen up! teve seu tanque de combustível substituído por um 50 litros, já que na Europa o de 35 litros é suficiente. O motivo é o etanol puro ou presente na gasolina, que aumenta o consumo e reduz a autonomia. Ele conseguiu ser o mais econômico com ar condicionado e direção assistida (elétrica) no teste do Inmetro, recebendo classificação “A” nas duas categorias.

No entanto, o resultado é muito aquém do potencial do carro, infelizmente. Com câmbio manual, ele faz 9,1/13,2 km/litro na cidade e 9,9/14,3 km/litro na estrada, respectivamente com etanol e gasolina. A versão I-Motion registrou 9,0/13,0 em ciclo urbano e 10,0/14,4 km/litro no rodoviário. A emissão de CO2 com gasolina ficou em 96 g/km.

Além do tanque, o Volkswagen up! ganhou itens vistos em modelos mais caros, tais como plásticos de proteção na parte inferior do assoalho, protetor de polia do motor, compartimento do estepe (tipo normal), tampa traseira em aço (para reduzir custo, facilitar manutenção e reduzir seguro), suspensão mais elevada, aumento de 65 mm no comprimento da traseira, porta-malas com 285 litros e compartimento adicional, porta-luvas com 6,2 litros, piscas nos retrovisores, vidros traseiros deslizantes, entre outros.

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Design

O nome “up!” significa “para cima!”. A pronúncia correta é “ãpi”, embora muita gente deverá pronunciar “âpi”. Seja como for, o Volkswagen up! chega para dar uma levantada no segmento de entrada e para isso terá alguns recursos tecnológicos que apontam para um futuro promissor. A ideia é que o baixo custo não fique tão evidente ao cliente, trazendo assim um novo desejo pelo carro de entrada, que será mais racional, prático e econômico, mas sem passar a imagem de um automóvel “pelado”.

Para isso, o Volkswagen up! segue fielmente a linha de racionalidade e praticidade que já conhecemos do fabricante alemão, que por sua vez adota a filosofia da escola germânica Bauhaus e assinada pelo designer brasileiro Marco Pavone, que atualmente trabalha na matriz da montadora, na Alemanha. A empresa quer que carrinho seja um “novo fusca”. A ideia é torna-lo o “novo carro do povo”.

Vendido em 50 países e com mais de 250.000 unidades comercializadas, o Volkswagen up! não tem um desenho para chamar a atenção nas ruas, sendo mais lógico e menos passional. Capô curto, teto reto e traseira truncada. Os faróis lembram olhos alegres, enquanto o para-choque adota uma grade em forma de “boca”, criando sua própria identidade.

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Aliás, o para-choque frontal possui peças individuais, que podem ser substituídas, reduzindo o custo em caso de batidas leves. O modelo tem o menor custo de reparabilidade, segundo o Cesvi. Já a lateral é marcada por caixas de rodas mais expressivas, enquanto a base das janelas é apoiada em um vinco mais proeminente. O teto tem arco grosso e a coluna C é característica dos hatches da Volkswagen, transmitindo a impressão de solidez.

Na traseira, o up! adota lanternas integradas ao vidro, enquanto o para-choque segue o formato frontal, harmonizando o conjunto. Por dentro, o Volkswagen up! oferece espaço mais amplo em relação ao seu tamanho, tendo sido adaptado para levar cinco passageiros e dispor de um porta-malas compatível com uma família pequena.

O ambiente é funcional e jovial, contendo painel simples, volante de três raios, conjunto frontal com parte central que pode ser na cor do carro, difusores de ar laterais iguais aos do Gol, difusor de ar central fixo, suporte e tela desmontáveis do dispositivo maps&more, moldura central com climatização e áudio, portas com apoios de braço planos, bancos dianteiros com apoios de cabeça integrados e traseiros com apoios reguláveis (2 ou 3, dependendo da versão).

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Engenharia

Provavelmente mais importante que um bom desenho é a estrutura que o sustenta. O Volkswagen up! é construído sobre a plataforma PQ12, conhecida como NSF (New Small Family), sendo produzido em Taubaté/SP. Moderna, a nova base traz muitas novidades ao segmento e a mais evidente é a segurança. A estrutura é construída em aço de alta resistência e de ultra alta resistência. Isso significa mais solidez e menos torção, criando o ambiente desejado pelo Latin NCAP para os carros da América Latina.

Mais sólido, o Volkswagen up! se torna mais seguro e assim conseguiu as 5 estrelas no teste regional. A montadora fala em rigidez e ressonância 84% e 31% melhores. Outro item interessante é a redução de peso, calculada em 14 kg. A estrutura dos bancos é soldada a laser e é 17% mais leve. Várias partes da carroceria são moldadas em um único processo de estamparia, onde as peças são aquecidas, prensadas e resfriadas.

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Além disso, o Volkswagen up! ainda oferece sistemas Isofix e top tether (ancoragem) de cadeirinhas infantis. A empresa lançou dois modelos para o carro, mas que servem em outros da marca. As luzes de freio possuem intensidade de acordo com o esforço na frenagem. Airbag duplo e freios ABS são itens presentes. Outro detalhe que chama a atenção no projeto do up! é o escapamento em aço inox.

Ele também possui apenas um silencioso com três câmaras e é ligado diretamente ao cabeçote – com coletor integrado – do motor. Ou seja, maior tempo de vida útil. A coluna de direção possui duas articulações de quebra, impedindo a invasão do habitáculo. A versão assistida é totalmente elétrica e é chamada de “easy drive”, que reduz o consumo em 3%. Porta-malas dispõe do sistema “save”, uma tampa que cobre um compartimento entre o estepe e o porta-malas. Ali há 64 litros de espaço para objetos mais frágeis.

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Propulsor

O Volkswagen up! utiliza o propulsor EA211 1.0 com três cilindros e 12V, tendo o comando de válvulas de admissão com controle variável. Um detalhe interessante é o conjunto de polias dos comandos, que são ovaladas ao invés de completamente redondas. Elas reduzem o esforço na correia, aumentando sua vida útil e a segurança. O motor é completamente feito em alumínio, sendo muito leve.

Ele entrega 75/82 cv a 6.250 rpm com gasolina ou etanol, respectivamente. O torque é de 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm, mas a partir de 2.000 rpm, 85% da força já está disponível. Além disso, o pequeno três cilindros – já usado no Volkswagen Fox BlueMotion 1.0 – está equipado com o sistema “e-flex”.

Este dispositivo consiste em aquecedores de combustível nos bicos injetores para partida a frio, dispensando assim o tanque extra de gasolina no cofre do motor. É o primeiro do segmento com essa tecnologia. A transmissão é a conhecida MQ200 com as mesmas relações de marcha usadas pelo Volkswagen Fox BlueMotion. O modelo terá ainda versão com o sistema de trocas automatizado ASG, disponível na versão I-Motion.

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Versões e conteúdo

O Volkswagen up! está disponível em seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, white up! e red up!. No total, são 46 configurações de acabamento, cores e rodas. Assim, abaixo temos o conteúdo de série e opcional de cada uma dessas opções do popular:

take up!: A versão traz de série – acabamento preto titan e tecido cinza orion, limpador/lavador do vidro traseiro, limpadores do para-brisa do tipo aerowisher, desembaçador traseiro, espelho no para-sol direito, banco do motorista com regulagem de altura, cintos traseiros laterais retráteis, rodas de aço aro 13 com calotas e pneus 165/80 R13, airbag duplo, ABS, EDB, ESS (alerta de frenagem de emergência), cinto de segurança central subabdominal, 2 apoios de cabeça traseiros, Isofix/top tether, abertura elétrica do porta-malas, porta-copo traseiro, porta-objetos nas portas, retrovisores externos com comando manual, alertas de faróis acesos, banco traseiro inteiriço, alerta visual e sonoro de cintos de segurança não atados, retrovisores e maçanetas na cor preta e fonte de 12V.

Opcionais: ar condicionado, ar quente, direção elétrica com coluna de direção regulável, rodas de aço aro 14 com calotas e pneus 175/70 R14, “save” (tampa no assoalho do porta-malas), vidros dianteiros e travas elétricas, 4 alto-falantes e 2 tweeters, rádio/CD/MP3/USB/Aux/bluetooth, preparação para som com antena e fiação.

move up!: Conteúdo da take up! mais – acabamentos preto titan/cinza dublin e tecido azul Phoenix, infotrip (computador de bordo com 10 funções), “s.a.v.e.”, 3 apoios de cabeça traseiros, alça no teto lado passageiro, coluna central com aplique preto brilhante, porta-copos no console central, painel com detalhes chrome effect, espelhos na cor do carro, indicador de temperatura externa, painel em cor cinza dublin, preparação para som e antena no teto.

Opcionais: bancos em couro sintético native, ar condicionado, ar quente, vidros dianteiros e travas elétricas, chave canivete, retrovisores elétricos com repetidores de direção, direção elétrica com coluna regulável, 4 alto-falantes e 2 tweeters, rodas de liga leve aro 14, faróis e lanterna de neblina, rádio/CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth, sensor de estacionamento, kit de preparação para maps&more (multimídia e navegação) e alarme keyless.

high up!: Conteúdo da move up! mais – acabamentos preto titan/cinza dublin e tecidos cobre andrômeda/vermelho andrômeda, direção elétrica com coluna de direção regulável, infotrip, alarme, sensor de estacionamento, luzes de leitura dianteiras, bancos tecido/couro native, chave canivete, faróis com máscara negra, faróis e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/60 R15, volante com apliques em preto brilhante e vidros dianteiros e travas elétricas.

Opcionais: bancos em couro sintético native, ar quente, ar condicionado, preparação para maps&more, 4 alto-falantes e 2 tweeters e rádio/CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth.

black/white/red up!: Conteúdo do high up! mais – acabamento preto titan e tecido cinza draco, volante/alavanca/freio de mão em couro native, ar condicionado, bancos personalizados em couro native com costura especial e “up!” bordado, rodas de liga aro 15 berlin com acabamento personalizado, rádio/CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth e 4 alto-falantes e 2 tweeters.

Opcionais: bancos em couro sintético native e preparação para maps&more.

Cores: Sólidas – preto ninja, branco cristal e vermelho flash. Metálicas – prata egito, prata sírius, prata lunar, cinza quartzo, vermelho opera e azul night. Especial – amarelo saturno.

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Primeiras impressões

Convidados para um primeiro contato – sem test drive – com o Volkswagen up! no Centro de Design da Volkswagen, instalado na famosa Ala 17 da fábrica da Anchieta, São Bernardo do Campo/SP, nós tivemos uma boa impressão do novo popular brasileiro. Ele parece bem mais simpático ao vivo e revelou detalhes que deverão atrair muitos consumidores, não só por ser um carro “barato”, mas por ser algo diferenciado.

Ele parece menor do que realmente é. Medindo 3,60 m de comprimento, 1,64 de largura, 1,50 de altura e 2,42 de entre-eixos, o Volkswagen up! não pretende ser um monovolume, como acontece com seu irmão maior, o Volkswagen Fox. O visual amistoso com um olhar jovial, convida para conhece-lo melhor.

O capô curto e as soluções da VW para reduzir o espaço do propulsor lembram os do Honda Fit. Ali debaixo só cabe um motor de três cilindros e uma caixa de câmbio manual ou automatizada. A direção elétrica dispensou a bomba hidráulica de assistência e assim um espaço que o carro não dispõe no cofre.

O Volkswagen up! parece leve e em realidade é, pois pesa 910 kg, o que ajuda no consumo e dirigibilidade. A VW fala em 715 km de autonomia. Falando em desempenho, ele pode ir de 0 a 100 km/h em 12,6/12,4 segundos e tem velocidades máximas de 163/165 km/h, respectivamente com gasolina e etanol.

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O Volkswagen up! é simples em seu formato, não ousando em linhas de expressão e nem mesmo buscando uma aerodinâmica “visual”. O popular foi pensado para oferecer espaço interno e comodidade. Ainda por fora, chama atenção as versões “bwr” por causa das belas rodas “berlin” com cubo na cor do carro, exceto a white up!, cuja roda inteira é pintada de branco.

A versão high up! na cor azul night também chama atenção, em especial por causa do painel no mesmo tom. A montagem e a abertura das portas parece bem feita. A tampa do porta-malas abre ao apertar de um botão e possui travamento elétrico. Os retrovisores são os mesmos do Gol e os limpadores aerowisher no para-brisa deixam o visual externo bem melhor do que o geralmente encontrado em carros populares.

No interior, o Volkswagen up! “veste” bem o condutor. Coluna de direção e banco reguláveis ajudam a obter a melhor posição. Os comandos estão em boa posição, especialmente dos vidros e retrovisores elétricos. O volante tem desenho agradável e o cluster é simples, mas muito prático. A versão take up! não dispõe de conta-giros e nível de combustível em ponteiro.

O Volkswagen up! não dispõe de vidros traseiros elétricos, pois a VW diz que não é uma exigência do consumidor desse segmento. Estranho também é o difusor de ar central, posicionado acima do painel. Apesar da ausência de regulagem, pudemos perceber que a ventilação é mais forte a partir dos difusores laterais. Só mesmo com o tempo para avaliar melhor essa solução de ventilação.

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O painel personalizado na mesma cor do carro é um item presente desde a versão move up! e na high up! o cliente ainda pode escolher a parte inferior em acabamento bege ou cinza. Já o maps&more é um bom atrativo, apesar de ser montado sobre o painel – tela e suporte são facilmente removidos para evitar a atenção de alheios – e oferece um display sensível ao toque com bluetooth para conexão de dois aparelhos móveis, modo de economia de combustível, mídia e navegação, além de configurações. Algumas informações podem ser reproduzidas no infotrip (computador de bordo) e no sistema de áudio.

Outro item interessante são os bancos dianteiros com apoio de cabeça integrado. Parece um retrocesso aos anos 70 e 80, mas parecem servir bem. Também teremos que avaliar com mais tempo. O porta-copos dianteiro é bom, mas atrás apenas um. O espaço dianteiro é bom, mas atrás é bem mais apertado. Os assentos dianteiros ainda possuem o centro do encosto menos proeminente para encaixe dos joelhos. Dois adultos de 1,80 m se sentiram apertados. A altura interna é razoável e na parte traseira, mesmo com 1,90 m, a cabeça não toca no teto.

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Por fim, o porta-malas tem bom espaço com 285 litros, melhorado com o s.a.v.e, que separa 64 litros sob o assoalho para proteção de objetos frágeis. Além disso, com o rebatimento do banco traseiro, o volume sobe para 916 litros. O estepe é padrão, mas a capa sobre ele é ruim de ser puxada sem a retirada do triângulo de emergência primeiro. No interior não encontramos peças mal encaixadas ou rebarbas.

Enfim, no geral, o Volkswagen up! deverá dar muito trabalho para a concorrência e provavelmente será um dos 10 mais vendidos. Com garantia de 3 anos (6 anos contra corrosão perfurativa) e revisões a cada 10.000 km, o modelo apostará também no custo-benefício. Agora é só esperar por preços e valores das revisões desse novo popular brasileiro.

Galerias de fotos do Volkswagen up!:

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Design e Engenharia

Impressões

Evento a convite da Volkswagen.



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