Ecologia Europa Mercado Montadoras/Fábricas

ONG europeia menciona motores diesel VW mais limpos e Renault com pior resultado

novo-golf-tdi-bluemotion-1

A ONG Transport & Environment divulgou um relatório que aponta a Volkswagen como uma das marcas com melhor índice de emissões de NOx no mercado europeu, enquanto a Renault está entre os piores. A organização – que participou do esclarecimento do caso Dieselgate nos EUA – avaliou 230 modelos contra 100 dos governos de Reino Unido, França e Alemanha.

O resultado apontou o que um estudo governamental já havia indicado. Após o Dieselgate, a Volkswagen parece ter aprendido a lição e está entre as que menos emitem NOx nos motores diesel atuais. Foram realizados três testes com os carros diesel vendidos na Europa, sendo o padrão do NEDC (laboratório), ciclo de consumo e condução no trânsito real.

fiat-panda-2017-11

Todos os carros testados são Euro 6 e o levantamento apontou que os vilões são Fiat e Suzuki, com emissões 15 vezes maiores que o limite. A Renault-Nissan ficou 14 vezes acima do padrão. A Opel multiplicou por 10 o NOx lançado na atmosfera do velho continente. A PSA (Peugeot, Citroën e DS) ficaram 5 vezes acima e a Volkswagen (Seat, Audi e Skoda incluídas) entre 2 e 3 vezes o permitido.

A avaliação da T&E é que cerca de 29 milhões de carros diesel europeus emitem até três vezes mais NOx. A França lidera com 5,5 milhões, seguida pela Alemanha com 5,3 milhões e Reino Unido com 4,3 milhões. A ONG diz ainda que as vendas de carros diesel com emissão fora do padrão têm a conivência dos governos europeus.

[Fonte: Transport & Environment]