Mercado zslider

Onix é o campeão de vendas em 2015

chevrolet onix

O Onix fechou 2015 como o carro mais vendido no mercado nacional. O compacto da GM fechou dezembro com 14.215 unidades e o ano com 125.058 exemplares, superando o Palio, que ficou com 12.085 e 121.535 emplacamentos, respectivamente.

O terceiro mais vendido foi o HB20, que fechou dezembro com 10.680 e 2015 com 109.871 unidades vendidas. No acumulado do ano, destaque para Ka em quarto, Gol em quinto, Fox em sexto, Uno em sétimo, Sandero em oitavo, Prisma em nono e o sedã médio Corolla em décimo. A Fenabrave ainda não divulgou o fechamento do mês passado e de 2015.

Confira abaixo os 20 carros mais vendidos de dezembro e os 20 mais vendidos de 2015:

Dezembro 2015

1) Onix – 14.215 unidades
2) Palio – 12.085
3) HB20 – 10.680
4) Sandero – 8.019
5) Prisma – 7.276
6) Renegade – 6.561
7) Ka – 6.346
8) HR-V – 6.167
9) Gol – 6.138
10) Corolla – 6.029
11) Uno – 5.873
12) Fox – 5.443
13) HB20S – 4.844
14) Siena – 4.327
15) Up! – 3.944
16) Fit – 3.243
17) Etios – 3.048
18) Classic – 2.910
19) Duster – 2.737
20) Versa – 2.610

Acumulado 2015

1) Onix – 125.058 unidades
2) Palio – 121.535
3) HB20 – 109.871
4) Ka – 89.767
5) Gol – 82.386
6) Fox – 79.222
7) Uno – 79.046
8) Sandero – 77.852
9) Prisma – 69.920
10) Corolla – 66.946
11) Siena – 59.081
12) Up! – 53.332
13) HB20S – 52.966
14) HR-V – 50.785
15) Fit – 42.253
16) Voyage – 41.397
17) Fiesta – 39.916
18) Renegade – 38.793
19) Etios – 35.056
20) Duster – 34.200

[Fonte: Renavam]





  • Sandero decolou.

    • SDS SP

      Umas 30 unidades devem ser aqui da empresa hehe. Trocamos a frota de Gols por Sandero.

      • Fernando S.

        Uma excelente troca, diga-se de passagem.

        • SDS SP

          Olha, pessoal fala do acabamento do Gol, mas achei o do Sandero bem sem vergonha, além do powertrain não ser lá essas coisas também. Nesses aspectos, o velho Gol leva.

          Contudo, o Sandero é bem mais espaçoso e confortável, na minha opinião. O Gol trata muito mal os ocupantes com seus bancos que parecem uma tábua de passar.

          Segundo o nosso frotista, à Renault ofereceu melhores condições nas negociações e por isso nós ficamos com o Sandero.

          • 787 Dreamliner

            Olha eu acho o sandero novo com o acabamento até decente, lógico para a categoria do carro, e na minha opinião, eu percebi que o sandero é melhor construído que o gol, parece ser bem mais sólido, lógico o sandero novo, pq o antigo eu particularmente não gostava!

          • kravmaga

            E o câmbio manual ?! O acionamento da alavanca é impreciso e o curso é longo ?

            Nunca dirigi um Sandero, mas uma das coisas que nunca gostei nos carros franceses que já dirigi foi o câmbio manual, até porque tinha sempre na minha cabeça como referência os câmbios manuais da VW e Chevrolet. Mas já faz alguns anos que não dirijo um carro manual.

            Quero saber disso porque vou viajar e provavelmente vou alugar um carro e sempre fugi dos Sanderos com receio do acionamento do câmbio ser ruim.

            • SDS SP

              Olha, o câmbio é um pouco impreciso e a relação não é tão longa como nos Fiat. Não chega perto da precisão da MQ200 VW. Contudo, no geral é okay.

              Se não precisar de porta malas, eu alugaria um Ford Ka.

              • kravmaga

                Obrigado.

                • MauroRF

                  Concordo com o SDS, estou com um Ka alugado pois meu carro tá arrumando, alugue o 1.5 e você verá como ele anda bem, fora os engates macios e precisos.

            • Fabio Marquez

              Eu tenho um Clio 1.6 e já me acostumei com o cambio. Eu não acho ele impreciso, mas usa uma espécie de varão ligando a manopla à caixa, com o movimento do carro o pomo fica balançando.

            • Mas os câmbios da VW e da Chevrolet também estão em mundos diferentes. E olha que do câmbio da americana eu entendo.

            • Edson Fernandes

              O sandero é ruinzinho mesmo (exceção do RS) mas do Fluence o engate é muito bom!

          • Whering Alberto

            O acabamento do Gol é perfeito – do ponto de vista da confecção. A montagem é milimétrica e os recortes são precisos. A qualidade dos materiais é que decepciona.

            • pmol30

              Exato, é nisso que a VW peca no acabamento.

            • gveralonso

              Fora que depois de alguns km começa grilos. Tem um Fox 15/15 aqui em casa e o carro tem grilos espalhados por todas as portas pelo acabamento de plástico rígido. Sobre os recortes precisos e montagem perfeita, concordo, estava reparando isso hoje no painel, montagem correta e os encaixes perfeitamente feitos.

          • Filipe Augustus

            Uma coisa que você irá perceber a longo prazo é que o Sandero é mais econômico que o Gol!

      • ricardopilatti

        Tem uma empresa aqui na minha cidade (BRF) que está com a frota toda de Sandero. Não sei se foi só aqui ou em todas as unidades.

        • Matheus Costa

          Aqui em Salvador, a frota da BRF tbm são de Sanderos 1.0.

          • ricardopilatti

            E as placas também são de Belo Horizonte?

    • Franco da Silva

      Tem meses que até 70% dos Sanderos são para a famosa locadora verde aquela. No mês passado foi quase 50%, assim como o Ka.
      Aliás, essa foi a maior queda do Gol. Quando os PJ largaram ele, se foi…

      • Deadlock

        Parabéns à GM. De quase falida na crise de 2008, hoje domina o mercado tupiniquim. Enquanto outras, que sempre viveram de propaganda, estão despencando…

  • Lobo

    OFF TOPIC: Vc’s viram que as propagandas de carros estão anunciando que terá aumento este ano? A própria GM fala pra comprar o carro antes da virada da “tabela” e esses dias eu tava vendo tv e apareceu um propaganda da Audi dizendo pra comprar antes do aumento.

    • Bruno Alves

      Amigo, com todo o respeito, mas aumentos de preços nesse país, não são nenhuma novidade.

      Eles usam esse tipo de propaganda para iludir o consumidor… Como se não fizessem aumentos todo mês, ou no caso da Chevrolet, a cada semana, né.

      • Lobo

        Sim, eu sei, mas o fato é que agora eles estão fazendo um terrorismo, entende? Jogando isso na mídia.

        • Foxtrot

          Nao tem novidade nenhuma ai, no inicio do ano passado falavam em “ultimas unidades com IPI reduzido”.

        • Edson Fernandes

          Lobo, no caso da GM sempre foi assim. Pelo menos em SP.

          “não compre tal data, compre sabado dia XX/XX/XXXX que será uma condição imperdivel e com os mlehores preços já ofertados”.

      • Junoba

        Acontece que já anunciaram aumentos nos preços bem elevados, como a BMW. Veremos daqui a alguns dias.

    • Whering Alberto

      Já foi anunciado que este ano os carros ficariam até 15% (ainda) mais caros.

      • Foxtrot

        Se isso proceder, meu proximo carro vai ser uma scooter. Dinheiro é suado e deve ser valorizado, nao estou disposto a pagar 40 mil em compacto pelado.

        • Tosoobservando

          kkk 40 mil ja ta amigo, prepare o bolso pra carro hatch de entrada peladao por 50 mil ate o fim deste ano, so vai sobrar chineses como opção abaixo disso, se sobrar.

          • Foxtrot

            Alguns já estão, mas não todos. Quando todos estiverem, eu desisto do mundo das 4 rodas… ou compro Peugeot usado.

            • Tosoobservando

              Se nao tiver impeachment, ate o fim do ano vai estar, e espere Corolla passando de 200 mil ate o final do mandato da Dilma (se ela terminar)

            • duduEAS

              Foi isso mesmo que eu fiz, comprei um 408 thp 12/12 por 44 mil. Como ando pouco e tenho condições de dar a manutenção, nem olhei esses 1.0 .

              • Edson Fernandes

                Otimo preço!

                qual foi a cor?

                • duduEAS

                  Ele é um azul escuro, foge um pouco do trivial preto/branco.

                  • Edson Fernandes

                    Uauuuu o azul Bourrasque! Ele é lindão mesmo!

                    • duduEAS

                      O carro ja nao é tao comum, nessa cor entao… Estou gostando muito do carro, muito mesmo. Ele e muito bom de retomada, coisa que eu mais preso num carro e sofri muito com meu antigo ( ecosport 1.6 do antigo – na epoca precisei de um carro com suspensão alta).

                    • Edson Fernandes

                      Motor turbo que oferta o maximo de torque em uma grande faixa de atuação é muito bom mesmo. Eu já estou feliz com o que o Fluence me proporciona de potencia, imagino um 408 THP…

            • oscar.fr

              Eu tirei um zero e não me arrependo, pelo preço que peguei um 208 Allure zero em 2013 se compra 1.0 intermediário hoje. Mais um tempinho vai ter muito 208 e C3 muito bons no mercado de usados.

        • Whering Alberto

          Pois é.

        • invalid_pilot

          Penso o mesmo… troquei de carro ano passado e se não melhorar ele vai durar por baixo uns 10 anos comigo

        • Edson Fernandes

          Pelado não será, mas estará bem longe de ter a qualidade esperada por nós, ainda que até R$40000 eu considere o up o mais seguro.

      • Filipe Augustus

        Muitos médios já passaram do 100 mil reais, agora qual será o compacto completo que passará dos 100 mil primeiro?

        • Whering Alberto

          Rapaz…um HB20 completíssimo já passa de 60 mil…quem sabe? kkkkk…

          • Edson Fernandes

            Um Fiesta já passa de R$70000 (junto do City/Fit)

            • Whering Alberto

              Também.

        • Foxtrot

          Audi A1 :p, mas se carro premium nao conta, talvrz o Swift Sport R que ja passou ds 80.

        • invalid_pilot

          SpaceFox e CrossFox completos estão nos 72k

          Aposto neles

        • Pedro Rocha

          Fit?

      • Pedro Rocha

        Com o IPCA fechando quase a 11%, os carros ficarão na verdade mais caros 4%.
        Para ver o que é aumento de lucro nisso aí, tem que ser visto também o impacto da alta do dólar nos componentes importados.

    • afonso200

      aumento, a gasolina hoje ja aumentou 20cents

    • Alvarenga

      Olha, infelizmente nem a lei de mercado funciona aqui. Teoricamente se as montadoras aumentassem o preço e as pessoas deixassem de comprar elas teriam que rever seus aumentos não é isso ? Pois bem, o que elas fazem é baixar seus custos demitindo gente e aumentam mais ainda o preço para ganhar mais em cada unidade vendida. Sempre foi assim. Os mais velhinhos devem lembrar que la pelos anos 80 e 90 o Monza foi o carro mais vendido do Brasil por varios anos seguidos, e ele era um carro caríssimo na época, mais ou menos como é o Corolla hoje.

      • Fernando S.

        1959 a 1982 – VolksWagen Fusca
        1983 – Chevrolet Chevette
        1984 a 1986 – Chevrolet Monza
        1987 a 2013 – VolksWagen Gol
        2014 – Fiat Palio
        2015 – Chevrolet Onix

      • Castle_Bravo

        Quando baixam as vendas, a produção baixa ou os estoques aumentam. O mercado nunca fica saturado ao ponto dos preços caírem de forma significativa.

    • Adriano

      Eles sempre fazem isso, é natural, a meta de qualquer empresa se da anualmente, final do ano sempre tem desespero pra vender mais e tentar fechar no azul. Agora reduzir preço ninguém quis ao longo do ano.

  • BillyTheKid

    Pô, quando eu acesso o relatório da Fenabrave mostra que Onix vendeu 15.088 em Dezembro, Palio 12.194, HB20 11.205, etc. Acho que fizeram a matéria antes do último dia de vendas e esqueceram de atualizar a tabela.

    • Impala_67

      É público esse acesso?

  • Sr. Realidade

    Analisando o ranking chega a ser uma vergonha a maioria dos carros que aparecem na lista….. Soltar foguete pq os mais vendidos são pelados 1.0 não é motivo algum de orgulho.

    • Mr. Car

      Não posso falar pelos outros, mas eu não estou soltando foguete, he, he!

      • 4lex5andro

        pois é, na reportagem nao fala de rojao nem de foguete ..

    • Fernando S.

      Amigo, quem está soltando foguete?

    • Rodrigo

      Rapaz, os foguetes foram pela virada do ano! Ontem foi 31 de dezembro!
      =p

      • Pedro Rocha

        Sem falar dos tiros.

    • Mas é algo normal os carros com preço mais em conta venderem mais no Brasil. Até me admira ver o corolla entre os 10 mais vendidos. Pessoalmente acho que carro acima de R$ 50.000,00 só se a pessoa tiver uma boa estabilidade financeira, caso contrário tem que ser carro popular mesmo.

      • invalid_pilot

        Problema que tem popular encostando nos 50k

        Ou cara não compra nada ou usado

  • Bruno Alves

    Só a título de informação, uma pequena comparação das vendas acumuladas dos primeiros colocados, de 2008 até 2015.

    2008 – 285.957 unidades – Volkswagen Gol
    2009 – 303.051 unidades – Volkswagen Gol
    2010 – 293.614 unidades – Volkswagen Gol
    2011 – 293.475 unidades – Volkswagen Gol
    2012 – 293.327 unidades – Volkswagen Gol
    2013 – 255.055 unidades – Volkswagen Gol
    2014 – 184.337 unidades – Fiat Palio
    2015 – 125.058 unidades – Chevrolet Onix

    • Fernando S.

      Só pra ilustrar seu gráfico, em 2009 seria como o Gol vendesse 830 carros POR DIA. Esse ano, seria como o Onix vendesse 342 carros POR DIA. Ou seja, o mercado realmente caiu drasticamente em 6 anos.

      • Mr. Car

        E em 2016 vão dobrar a meta. A meta de afundar o país no buraco.

        • V12 for life

          Como atingiram a meta de f…r o país, esse ano oque sobra é dobrar a meta.

        • 4lex5andro

          que meta, esse negocio de meta é coisa dos partidos da ‘direita golpista’ pro-impeachment ..

          esse país merece o governo que tem, principalmente se lembrar que foram nas ultimas eleiçoes , por baixo, uns 10% de abstençoes e votos nulos ..

      • Gustavobrtt

        não é pra tanto, em 2009 a variedade de modelos era menor. Você não tinha up, hb20, onix por exemplo. Pra ver quanto o mercado caiu deve-se analisar a vendagem total, não apenas 1 modelo.

        • Fernando S.

          Mas havia Corsa, Fiesta Rocam, Celta, Uno Mille entre outros. Carros vêm, carros vão, não se esqueça.

          • Gustavobrtt

            O Corsa eu concordo, tirando a versão Classic, ainda vendida neste ano, saiu de linha totalmente, em suas variantes hatch e sedan. O hatch podemos considerar como substituído pelo Onix, e o sedan, em certa medida pelo Cobalt.
            Por outro lado, o Fiesta Rocam foi contabilizado por muito tempo junto com o New Fiesta nesta lista, bem como o Uno Mille junto com o Novo Uno, então não conta como veículo adicional nesta lista.
            O Celta ainda consta na lista de 2015, então também não conta.
            Podemos considerar a saída do 206/207, embora a Peugeot tenha incluído o 208 bem mais caro.
            Não tinhamos o March em 2009, nem Chery, Jac ou Etios.

    • Rodrigo

      Isso é bom! Significa que chegaram concorrentes! O mercado dilui, há alternativas!

      • CignusRJ

        Rodrigo, aonde isso é bom?
        Que o mercado diluiu isso é verdade mas é mais verdade ainda que o mercado diminuiu.

        São menos carros vendidos ano pós ano e isso vem desde 2013. Desde junho de 2014 o país esta em recessão. A tendência é só piorar.

        • Rodrigo

          O país está em recessão? Óbvio
          Só tem pilastra governando? Óbvio
          Está ocorrendo alternância na liderança de um ranking de vendas de carros? Sim, isso mostra que há mais opções.
          O volume de vendas em geral caiu muito? Caiu, eu trabalho na indústria e sei muito bem disso.
          O comentário acima indica os volumes de venda do primeiro lugar do ranking de vendas. Independente da crise que vivemos hoje, é notável que está ocorrendo variação no mercado. Isso se reflete em quem é o atual líder de mercado.
          Alternancia na liderança é um sinal de maturidade do mercado e variedade de opções!
          Agora, se quiser discutir o volume anual, é outro papo. Mas o ranking não seria diferente, só teria proporções diferentes.

    • Matheus Cavalheiro

      Tem que olhar por outro lado também: talvez outros carros estejam vendendo mais, ou seja, mais uniforme. Teria que ver por exemplo a diferença de vendas para o segundo colocado.

    • BillyTheKid

      Sem dúvidas em parte isso se deve à queda de vendas nos últimos anos, porém vale ressaltar que Gol e Palio vendiam mais por serem a soma de duas gerações, enquanto Onix tem uma só geração, sem contar que existia menos concorrência há alguns anos comparado com hoje.

      De qualquer forma, isso é bom para o consumidor. Quedas nas vendas e mais marcas significa mais competitividade, tanto é que os produtos vem melhorando consideravelmente nos últimos anos.

      • Mas as quedas na venda não tem a ver com competitividade, mas perda do poder de compra!

    • Carlos

      HB20 foi lançado no final de 2012. O maior responsável pela queda do Gol. O Hyundai vendeu em 2015 aproximadamente 110 mil, quando sua média é 120 mil por ano.. Então caiu próximo de 10%, bem menos que a média do mercado. E se considerarmos a queda dos “populares” então…

    • kravmaga

      Mas antes havia menos modelos concorrendo no segmento de entrada. Por muito tempo só havia praticamente Uno e Gol disputando os primeiros lugares.

    • Bruno Alves

      Para quem disse que só essas informações não são validas para mostrar o quanto nosso mercado está em crise. Aqui uma tabela dos últimos 13 anos, com as vendas totais acumuladas.

      2002 – 1.391.202 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2003 – 1.352.220 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2004 – 1.478.859 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2005 – 1.620.657 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2006 – 1.830.402 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2007 – 2.342.059 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2008 – 2.671.338 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2009 – 3.009.482 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2010 – 3.329.170 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2011 – 3.425.596 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2012 – 3.634.421 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2013 – 3.575.935 unidades – Volkswagen Gol (1º)
      2014 – 3.328.716 unidades – Fiat Palio (1º)
      2015 – 2.114.794 unidades – Chevrolet Onix (1º)

      PS: O número de 2015 é extraoficial, pode variar minimamente para cima.

      • Vitor Amaral

        Então as vendas caíram cerca de 36% em 2015? Pode isso, Arnaldo?!
        Que delícia de mercado regredindo seu desempenho a um patamar de quase 1 década atrás…

        • William

          Que venha 2016 afundando ainda mais esses números! Ou a política muda e libera o livre comércio ou o buraco ficará mais fundo.

      • Guilherme Eduardo

        Acredito que o maior proble a foi que a qieda foi muito forte! 1/3 a menos. E para piorar se olharmos para trás de 2004 a 2013 foi só crescimento, então a queda (e ainda grande) assusta mesmo.

    • afonso200

      na real, tiveram mais opçoes de modelos,

    • Rodrigo

      Acho natural esse ranking, mostra que o mercado evoluiu. Não só o consumidor, como as montadoras.
      Eu não vejo que a VW perdeu mercado, mas sim diversificou seu lineup de carros populares. Se somarmos Gol + Fox + up!, dá quase 215 mil carros vendidos em 2015, enquanto Fiat (Palio +Uno) ficaria em segundo com pouco mais de 200 mil e a Chevrolet em terceiro com Onix e mais uma coisinha de Celta até o primeiro semestre desse ano quando saiu de linha.

      • William

        Tem o Prisma também vendendo horrores.

        • Rodrigo

          Aí não é hatch compacto.

    • Leandro Magon

      Pobre de quem comprou o gol 1.0 de 2009 a 2011…se nao fundiu o motor vau fundir.e se arumou se prepare para fazer o motor denovo.dirijo um de empresa…e advinhem: o motor ta batendo igual de milhares por aí.. Volks nem de presente nen mesmo o up tsi de 40 k pela sua economia pois ainda temos substituto pela economia aproximada e direção eletrica honda fit lxl old 1 geração.

      • Comprei, vendi, e hoje ele deve estar próximo de 200 mil com o novo proprietário. Generalizações nunca são eficientes.

    • leitor

      Mas precisa ver também a concorrência. O Gol só tinha basicamente Uno, Palio, Corsa e Celta. Hoje ainda tem HB20, Onix, Etios, chineses, franceses com mais credibilidade, Fox da própria marca, usados mais completos, embora não sejam tão significativos, mas fazem certa diferença.

    • José Eduardo Borba

      Lacra 13 até afundar!

  • Vagnerclp

    Eu não concordo com a posição do Pálio em segundo lugar. Se separarem as duas gerações, acho que nenhuma delas fica em 4º lugar (não fui atrás de quantas unidades de cada geração foram vendidas).

    • Dudu Gomes

      Eu também não concordo, mas é sempre assim… a VW só teve o Gol em primeiro lugar nesses anos todos por juntar as duas gerações do carro, a mais antiga, que deve ser o caso do Palio agora, que dá número expressivo de vendas, por conta dos frotistas.

      • Junoba

        Então vamos colocar o Voyage, que é o ´´Gol sedã“, que sempre foi vendido na geração atual. Ele também teve uma queda bem expressiva juntamente com o hatch. A questão mesmo é o preço que as montadoras deveriam se adequar melhor.

      • Vagnerclp

        Este pálio novo pelo menos aqui em São Paulo, eu não vejo tanto…nem acredito que seja esse sucesso de vendas todo como dizem. Já o pálio fire tem muitos, tudo quanto é buraco tem.

        • invalid_pilot

          Quanto vejo palio novo ou é Sporting ou Attractive pelado 1.0
          Agora Palio Fire , Siena EL e os palios antigos tem aos montes mesmo

          Idem o Uno

    • Daniel

      Também deveriam apresentar o ranking desconsiderando a venda a frotistas e empresas de locação, que são vendidos a um preço muito inferior aos praticados pelas concessionárias. Tenho certeza que o ranking iria mudar muito e GOL, Palio, KA e Sandero e outros populares talvez nem apareceriam nos 10 mais.

      • Gio

        Este ranking existe no informativo mensal da Fenabrave, mas raramente é postado por aqui..

        E realmente, algumas posições são alteradas no ranking quando se considera apenas as vendas para Pessoa Física.

      • automotivo

        Se vendas para frotistas.. não gerassem receitas para as empresas….

        • Daniel

          Você não entendeu o que eu disse. A única coisa que eu gostaria de saber era como ficaria o ranking desconsiderando este tipo de venda (em grandes volumes). Em nenhum momento critiquei montadoras por este tipo de venda. Então não faça suposição sobre o que escrevi.

  • Augusto Corleone

    O Onix é um bom carro, tem predicados interessantes, e como tudo o que tem a gravatinha dourada na frente, ele agrada bastante. às pessoas que o compram ele dá uma sensação de ser mais requintado do que realmente é e, no preço em que está sendo vendido, torna-se quase um luxo, perto dos carros mais simples de entrada. Em que pese o desenho que não é unânime e parece de perto um pouco mais harmonioso do que ele realmente é, é um carro que a GM conseguiu fazer dar certo. Eu não sou um cliente em potencial do carro, mas acho que como seminovo é uma das melhores opções que se têm em hatches compactos de entrada.

    • invalid_pilot

      Não sei onde tem luxo num Onix LS peladasso que vendem a 35mil

      Talvez o MyLink?

      • Augusto Corleone

        O preço é de um carro de luxo kkk. Eu não disse que ele tem luxo , mas pelo preço é quase que um carro de rico, pois não é qualquer um que compra um carro desses. E quem compra as vezes até chega a achar que o carro realmente é mais do que é. Pra mim è mais uma saboneteira de plástico, além de eu não gostar do desenho. Mas não vejo só os deméritos dele.

        • Junoba

          E quem comprou achando que ele é mais do que realmente ele é, vai continuar achando, porque ele só é um mero popular para mercados emergentes. Agora, dizer que é ´´quase um carro de rico´´, chega a ser um absurdo.

          Entenda uma coisa, carro de luxo é só do nível da Porsche pra cima.

          • Augusto Corleone

            Você interpreta tudo o que falam ao pé da letra? Deve ser difícil conversar com você. Eu usei uma metáfora, não sou um idiota sem noção. Pra mim o fato de ele custar 40 mil denota que uma pessoa pobre não pode comprar. E o carro custa mais do que realmente vale.

            • Junoba

              Você foi bem claro em dizer que é ´´quase um carro de rico“. Se uma pessoa consegue comprar, não significa que ela seja ´´bonada“, só porque um pobre não consiga comprar.

            • THE GUNSLINGER

              Ele tem 15 anos, cara… geração youtube, quer tudo mastigadinho.

            • José Eduardo Borba

              Amigo, mas 40mil é carro de pobre mesmo não? Não é atoa que se diz: “Carro Popular”

          • José Eduardo Borba

            Pois eu acho Mercedes carros de luxo. Toyota, carros confortáveis. Hyundai, carros aceitáveis. Fiat, carros odiáveis. Ps. Só nao tive carro da primeira.

            • Junoba

              Tem alguns carros da Mercedez que são de luxo, mas nem todos, assim como as ´´arquirivais“BMW e Audi.

            • Tem Classe A baratinho… heheh

              • José Eduardo Borba

                Até o classe A dos antigos, tem seus luxos! Kkkk

          • Castle_Bravo

            Porsche em sua quase totalidade é esportivo. Luxo é Lexus, Cadillac, Rolls Royce entre outras marcas raramente avistadas no Brasil.

        • invalid_pilot

          Nunca enxerguei status num Onix – pelo menos aqui em SP ele é o New Celta (tem muitos LS do que disse acima)

          Talvez tenha dito pelo porte “avantajado”… mas falar que é luxo forçou, talvez seja luxo praquele carinha que anda de Milleto 94

          • Augusto Corleone

            Foi força de expressão, não no sentido literal, até porque não sou tão burro assim. Eu tenho hoje um Monza 2.0 94 (mille ja tive e nunca mais) e uma Caravan 78, só quis dizer que o carro agrada uns e outros por ser caro e por aparentar ser melhor do que realmente é. Ficou mais claro?

          • Daniel

            Pra muita gente que pulou de um Celta, palio, uno, gol para um Onix, se sente realmente num carro mais “luxuoso”
            Não que seja um carro luxuoso, mas é mais espaçoso, rodar mais confortavel e estavel e o painel digital e mylink dão um “tcham” a mais em relação aos carros citados anteriormente.
            Semana passada levei a Meriva pra revisão, e o que mais tinha era onix e prisma lá… TODOS os proprietarios ali se disseram satisfeitos com o carro. Então tá bom, né?

            • José Eduardo Borba

              É como dizem, é tudo critério de comparação. Já me disseram q a Sw4 é uma “burrinha puladeira”, o cara tem Audi, volvo e land rouver.

              • Daniel

                Não precisa ter Audi, Volvo ou Land Rover pra dizer que a SW4 é uma burrinha puladeira…
                Só andar em uma pra saber.

        • afonso200

          quase comprei em março um Onix LTZ automatico 0km,,,,, estava entre esse, ou um corolla ALTIS 2011, civic versão top com teto, ou HB20S AT 0km, ou um azera 2011,,,,,,,,acabei achando um azera 2011 com 41mil km, com garantia até nov/2016…….estou com o brinkedo desde março,,,,,nunca mais nacionais

      • Fernando S.

        Para mim carro pelado é aquele que não tem nenhum opcional, ou seja, vem com direção mecânica, vidro na manivela, sem ar, sem limpador e desembaçador traseiro, sem preparação para som, enfim, deu pra entender. O onix tá longe de ser um carro completo, mas não acho que entre na parte “pelado”.

        • Augusto Corleone

          Carro sem ar e direção pra mim já pode ser considerado pelado. Não aceito comprar hoje um carro sem isso. É o mínimo do mínimo que as montadoras deviam oferecer.

        • Hox

          Carro pelado pra mim é o que vem sem ar condicionado, direção assistida, vidros, travas e retrovisores elétricos e sistema de som em pleno 2016. Se não tem qualquer um desses itens, é pelado.

        • invalid_pilot

          Carro pelado é o que vem com menos coisa dentre todos os opcionais possíveis, já que Graças a Odin não se vendem mais sem A/C e Direção.

          Onix LS vem sem retrovisor e grade pintada, vem com manivela de vidro na frente e atrás, sem chave canivete, sem filtro de ar condicionado e por ai vai

          • Junoba

            Palio Fire, Uno, Siena EL, Gol e Up são vendidos sem Ar e direção.

            • invalid_pilot

              Sério? Ai fomos surpreendidos novamente

              • Junoba

                Somando são cinco modelos diferentes que podem ser adquiridos pelados. Mas acredito também que parte desse público é para empresas e locadoras ( Palio Fire, Uno, Siena EL, Gol e Up, como eu disse acima ).

                • Miro Saraiva

                  Para Empresas pq nunca tive conhecimento de alguém q tenha alugado carro sem DH

                  • Junoba

                    Mas as locadoras também alugam carros pro governo e também para empresas, então provavelmente terão que ser carros pelados.

              • Junoba

                Esqueci da Saveiro e da Strada, e a Montana vem pelo menos com direção de série… Capaz de ter mais…kkk

              • Junoba

                Você apagou seu comentário !? Porque tu enviou uma mensagem pra mim dizendo do preço do Palio, mas ele não teve aumento de preço, na verdade aquele preço de 30k e uns quebrados e do 4 portas.

                • invalid_pilot

                  Tu ta ligeiro kkkk Achei que tinha subido já pq o configurador da Fiat te joga esse de 4pts – mas se vão subir 15%, o Fire vai logo logo pra 30k mesmo

            • invalid_pilot

              Só pra registrar que o Palio Fire já aparece reajustado no Monte o Seu – parte de 30.780, ante 28 e uns quebrados de 2015

              Feliz 2016 e Lacra 13

      • William

        Mylink é lixo e não luxo kkk. pelo menos a Chevrolet vai mudar para o sistema android car nos próximos anos e quem ta comprando agora com Mylink vai chorar.

    • kravmaga

      Olha, eu estava no Salão de Automóvel de São Paulo justamente no ano em que o Onix foi lançado e pude entrar no carro naquele dia.

      Fiquei muito impressionado com o espaço interno, que achei melhor do que a maioria dos carros do segmento na época (com exceção do Sandero), e achei o aspecto interno e externo do carro bons.

      • Augusto Corleone

        Ele é um carro bom. Mas não vale o que a GM cobra. Isso passa falsa sensação de superioridade. Ressalta-se que a crítica não se limita só a GM.

        • Grillo Re

          Ele é encontrado sempre em promoção, na minha região sai por 35900 com ar direção e vidros dianteiros elétricos. Não é moderno como Hb20, up ou novo ka, mas pelo preço fica interessante frente aos concorrente.

        • José Eduardo Borba

          Acho que o maior defeito dele é o motor. Comprei um Ka sedan 1.5, mas se o prisma tivesse um motor moderno, teria sido minha escolha.

          • MauroRF

            Está gostando do Ka? Como bateram no meu carro, aluguei um hatch 1.5 e fiquei bem impressionado com o desempenho dele, voa baixo para um 1.5. Não sei se o seu já está amaciado, ou se está amaciando, mas acho que ele anda bem? E o consumo? Qual versão pegou? No geral, está gostando do carro?

            • José Eduardo Borba

              Rpz, estou gostando sim peguei o pé duro, mas vem com o kit sobrevivência. A direção elétrica é tão maneira, que quando tenho que dirigir carros com DH, sinto que estou dirigindo um caminhão! Kkkk O motor é muito responsivo, a 140-150 o carro tá a 4 mil rpm. Meu carro está com 11mil km, fazendo média de 12km/l para 1/3 em cidade. Uma coisa que me desagradou foi os barulhos de acabamento, mas que já agendei na CSS para resolver. Considero uma compra razoável, ele custa o preço de um HB20s 1.0, mas carros com desempenho lerdo, não me servem. Veja o Etios sedan, o HB20s, o ka sedan e o prisma.

              • MauroRF

                Legal, ótimo saber disso. O único porém são esses barulhos de acabamento. O Ka alugado tem 20 mil km e parece uma escola de samba. Isso é algo que me preocupa. Tenho um City, que sofreu batida na lateral esquerda por um motociclista que furou o vermelho e agora ele está no conserto, vai levar coisa de quase 1 mês. E como vou precisar de uma grana para questões de saúde da minha esposa, talvez (não sei ainda) eu pegue um Ka desses seminovo (já que o meu é seminovo também) ou ainda refinancie para mim mesmo uma parte do City, mas com essa crise, dá um pouco de medo de se meter em dívida. De qualquer forma, mesmo antes da batida, eu precisaria tomar alguma providência quanto à questão da grana, mas depois disso, perdi um pouco a vontade de ficar com o carro (talvez isso passe, talvez não, vamos ver, kkk) e, coincidentemente, o seguro forneceu um Ka 1.0, cobri a pouca diferença a mais e peguei o 1.5, e daí veio a surpresa do ótimo desempenho e da praticidade do Ka. Percebi que o Ka é um carro prático, sem frescuras, e oferece um bom custo-benefício, pois desde a versão básica tem o kit sobrevivência, e peguei estrada por ser ano novo e ele me atendeu bem, não passamos calor, o ar gela bem, não me cansei em guiá-lo na viagem, coisas assim. E custando mais de 20k menos que o City. O único porém fica por conta da escola de samba dos barulhos, o City não tem um ruído. E valeu mesmo pelas suas informações!

    • Pedro Henrique

      Comprei o meu em 2013 pouco dps do lançamento por 31.000 (LT sem ar) e passei em outubro por 29.000, achei mt bom, dentro da categoria ele é otimo.

      Lembro que entrei em um Gol, um Novo Palio e um Hb20 (na epoca não tinha o novo Ka), achei o interior no hb20 mais bonito mas levei o onix pelo preço, agora o gol precisa muito de um conforto melhor, mas muito mesmo, ta tipo um classic e um palio fire =

  • Fernando S.

    Eu, particularmente, gosto da alternância em liderança. Quem fica muito tempo no topo não se “reinventa”, fica sentado na liderança sem mover uma palha. Gostaria de ver o HB20 líder nesse ano de 2016, mas como é uma rede bem menor que VW, GM e Fiat, não conseguirá, exceto se o mercado continuar em queda livre.

    • DiMais

      não subestime o tamanho da rede, veja o que Jeep conseguiu o Renegade, o problema é o atendimento da Hyundai que parece estar fazendo um favor em te vender o carro.
      Ônix decolou porque a GM soube negociar muito bem as condições de venda dele, coisa que os coreanos não fazem.

      • Antunes

        Exato. Ainda não vi uma concessionária Hyundai que atenda bem. Caoa ou não. Se você chegar hoje em uma delas, com R$ 60 mil em espécie e disser “eu quero esse HB20 aqui e agora”, o vendedor ainda vai fazer c* doce pro seu lado. A Nissan é do mesmo jeito (se não for pior), a maioria da Honda, Citroen e Peugeot também, e Toyota e Ford estão caminhando para o mesmo destino. Mesmo assim, o HB20 vende.

        Isso só mostra o quanto o produto realmente agrada, pois você comprar algo em uma concessionária Hyundai deve dar um desgosto muito grande quando chega em casa e começa a lembrar. Imagino o pós-venda.

        Sobre o Onix, não gosto do carro. Acho caríssimo, pelado, e atrasado. Mas vi algumas promoções que a GM fez nesse segundo semestre, e admito que em três delas o carro passou a valer a pena, principalmente se comparado com a concorrência. Depois voltou a tabela normal, com o preço pornográfico e insano de sempre.

        Vejamos como será 2016.

        • Mas na avaliação anual da 4 rodas ,que é feita pelos donos de carros da marca hyundai a rede sempre fica entre as melhores. Se não me falha a memória fica só atrás de Toyota e honda.

          • kravmaga

            A Honda por sinal, para mim, sempre foi a mais amarrada na hora de negociar a venda de carros. Eles parece que fazem o favor de te vender e acham que os carros da marca são a última bolacha do pacote.

            Em 2 vezes que fui em concessionárias Honda (no Rio de Janeiro pelo menos) pesquisando carros para comprar de verdade (com dinheiro na mão, precisando trocar de carro), acabei comprando modelos de outras marcas.

            Até a Toyota, que vende mais o Corolla, negocia melhora a venda.

            • Antunes

              Já propus pagar um carro integral na Nissan, para tentar pegar um bom desconto e negociar um empréstimo no banco próprio, e olha a do vendedor: “Não posso dar mais de R$500 de desconto, pois hoje em dia a financeira nos paga integralmente, não faz mais diferença se o cliente quer pagar todo ou parcelado.”

              • Derek

                Isto é verdade. Para a concessionária, tanto faz você financiar ou pagar tudo à vista. Nos 2 casos, eles vão receber o dinheiro todo do carro de uma vez.

            • invalid_pilot

              Fui uma vez na Toyota pra ver o Etios e atendimento foi SUPER BOM

              VW pra venda é excelente também, Nissan vendedor despreparado, Fiat e GM parece “Casas Bahia” dos carros – 0 atenção e lojas mal apresentadas. Hyundai os caras são mala demais (e ainda queriam cobrar ágio num HB20)

              Honda e Jeep nunca fui

              • Nelson Oliveira

                Ô loco. VW excelente aonde? To negociando um up tsi com kit por 41/42.000 e os cara não fecham nem a pau; querendo os 44,490 integralmente.

                • invalid_pilot

                  Aqui em SP fui bem tratado e consegui desconto em todas as css que fui ver carro- entre Setembro de 2014 a Maio de 2015

                  Inclusive perto de casa tem 2 css que ficam na mesma avenida (uma no começo e outra no final) + uma outra a uns 2km dessas 2 – cada uma de um dono diferente

                  Talvez seja isso que fez ter essa competitividade

                  • Nelson Oliveira

                    Pois é. Um lugar com maior concorrência fica melhor pra negociar. A mais próxima daqui é em teresina, 400 e poucos km daqui, e eles têm dessa de não poder vender carro fora da região de venda.

                • Derek

                  “Atendimento excelente” não significa que eles vão querer negociar o preço que você quer, rs.

            • Gustavobrtt

              Esse comportamento da Honda então deve ser efeito HRV, pois antes deste lançamento fui numa css dar uma olhada no city. O vendedor só faltou se ajoelhar no chão pra eu fechar negócio.

          • Antunes

            Só se for no pós-venda, meu amigo. Se duvida, faça o teste você mesmo.

      • Alessandro

        Já vi aqui em contagem renegade sendo vendido em css da vw.

        • invalid_pilot

          Não era usado não ?

      • Alex de Brito

        O Renegade é vendido em todas as css Fiat.

      • duduEAS

        Mas acho que a hyundai tbm faz isso pois esta quase no limite da sua capacidade de produção, então por isso penso que eles não mudam a postura.

    • Gustavogm

      O problema não é a rede de concessionárias da Hyundai, mas sim a fábrica que praticamente opera no limite desde sua abertura.

  • Joildo Dias

    Entre os 20 mais vendidos temos apenas 3 carros de verdade Corolla, HR-V e Renegade o resto são o resto….

    • Então o Fit (do qual o HR-V deriva) não é carro de verdade???

      O Up! Projeto global, também não é carro de verdade? Nem mesmo em sua variante TSi?

      Família HB20/S do qual herdaram elementos do europeu i20, também não podem ser considerados carros de verdade?

      • invalid_pilot

        O cara foi Troll, deixe ele falar groselha

        Obviamente temos modelos aquém de paises de primeiro mundo, mas já melhoramos

        Palio Fire e Gol são as únicas carniças de verdade no top 10

      • Joildo Dias

        Então amigo respeito sua opinião, mas pra mim independente do HR-V ser derivado ou não do Fit, acho particularmente um carro superior e o up ser projeto global, sinceramente eu acho uma caixinha de fósforo mesmo sendo seguro e atual e HB20 e suas variantes herdarem elementos globais pra min não passam de carroças, acho uma sacanagem essa onda de compactos querendo ser médio, assim como o próprio HR-V kkkkkk, mas sejamos sinceros essa nossa lista carros mais vendidos é uma verdadeira maconha kkkkk, um forte abraço…

        • Gustavo

          Você e bastante exigente…deve viver nos EUA… Europa…
          sorte a sua parabéns! pois eu como a maioria dos trabalhadores comuns nao considero meu Hb20 ( comprado com muito suor) nenhum lixo como você comentou.

    • gustavo

      Vc e bem ilário !!!

  • birchip

    Parabéns a GM, Onix é um sucesso de vendas.
    A alegria da Fiat Palio durou pouco, foi só 2014
    Impressionante a queda do VW Gol, nem dá para acreditar que reinou absoluto por 27 anos consecutivos como o carro mais vendido do Brasil, desde 1987

    • Rodrigo

      Até que dá pra acreditar, não havia tantas opções! De 2012 pra cá muitas novidades surgiram no mercado!

  • Etios não consegue vender mais que o Corolla, e este em breve venderá mais que o Gol!

    • invalid_pilot

      Corolla é tipo o Santana nos anos 80 e 90, carro de tiozão conservador e bem aceito no mercado e na praça (taxi)

  • Pedro Huback

    Não é o campeão ideal, mas pelo menos é mais moderno que palio e gol. O Ka e o up são os melhores. Mais modernos e seguros.

    • Lucas de Lucca

      Os primeiros “ideais” deviam ser up!, HB20 e Ka.

      • Jackson A

        Pra min seria HB20, Ka e 208.

        • Lucas de Lucca

          É que o 208 é “premium” ao lado de Fiesta, C3 e Punto. Fogem da opção de entrada acessível e dificilmente algum desses irão figurar na parte de cima.

          • Jackson A

            Por isso os “ideiais” e não reais.

            • Lucas de Lucca

              Sim sim. Só tentei uma visão mais realista e não quis fugir da categoria citada pelo Pedro.

  • V12 for life

    Ótimo, tomara que esse ano seja outro o campeão, quem sabe isso ajude os consumidores ao menos um pouco.

  • Daniel

    Deveriam apresentar o ranking desconsiderando a venda a frotistas e empresas de locação, que são vendidos a um preço muito inferior aos praticados pelas concessionárias. Tenho certeza que o ranking iria mudar muito e GOL, Palio, KA e Sandero e outros populares talvez nem apareceriam nos 10 mais.

    • São vendidos a preços muitos inferiores… E daí? Deixam de ter vendas?
      Se preço fosse a única variante a ser considerada nas vendas para PJ (Que muitas vezes são utilizadas para uso pessoal), teríamos muitas empresas adquirindo chineses.

      • Daniel

        Alessandro, não entendi o que você está questionando, a única coisa que quis saber é como seria o cenário sem considerar no ranking vendas para locadoras de veículos (grandes volumes). Em nenhum momento estou criticando as montadoras por venderem para locadoras de veículos e grandes volumes, portanto a questão que você está fazendo é um mal entendido por sua parte.

        • Estou questionando o porque diferenciar venda de venda por causa do perfil do comprador. A Renault pode vender 30 Sanderos para 30 pais de famílias que querem um carro mais espaçoso, ou vender os mesmos 30 carros para uma Locadora que querem um carro mais espaçoso que Gol ou Uno.
          Mas o que isso importa para o consumidor?
          “Ah, mas nos dois casos as necessidades são diferentes”. Sim, assim como os 30 pais de famílias podem ter necessidades diferentes. Um comprou porque tinha um Scenic que foi de confiança e precisa de um carro menos rodado. Um não suporta Fiat nem Chevrolet. Outro quer mais espaço para seus filhos. Outro não teve ficha aprovada no banco Ford para adquirir um Ka. Outro não curte VW e a concessionária Renault foi o que mais valorizou o usado dele… Você pode comprar um Sandero como terceiro carro da família quando não quiser usar sua BMW ou Land Rover e para mim pode ser o único carro que vou ter durante muito tempo. Mas foram vendidos dois Sanderos, um para mim e outro para você. Deveríamos separar também as vendas de alguém que já te um carro e outro que será o único carro.
          Hoje você pode diferenciar venda PJ de PF. Mas isso seria um retrato fiel da realidade? Tem muita gente que tem CNPJ e compra um carro para uso pessoal.

          • Daniel

            Eu gosto muito de estatística. Qual o problema de saber o ranking da forma como coloquei. Você simplesmente está sub julgando algo que eu não disse.

            • Olha que curioso: Você teve que corrigir outra pessoa que também “não entendeu o que você disse”. Duas pessoas não entenderam e de quem é a culpa? Obviamente da compreensão dos outros, não da forma que você colocou a questão!

              Pois olha o que escreveu:

              “..Também deveriam apresentar o ranking desconsiderando a venda a frotistas e empresas de locação, que são vendidos a um preço muito inferior aos praticados pelas concessionárias. Tenho certeza que o ranking iria mudar muito e GOL, Palio, KA e Sandero e outros populares talvez nem apareceriam nos 10 mais…”

              Você tem certeza baseado em que? Acha então que se as empresas não comprassem esses carros, todo mundo teria dinheiro para comprar seus concorrentes? Quem procura um carro com espaço de médio, vai financiar e não quer pagar os juros maiores de um usado não pode querer o Sandero, não é? Nenhuma das questões que coloquei no meu comentário você respondeu. Mas quem não entendeu foi eu!

              • Daniel

                Tenho certeza porque eu já vi os números de anos anteriores que já foram divulgados em outras notícias também de anos anteriores. E olha que curioso. Para se ter uma idéia em vários anos o gol seria superado pelo Palio. Até aí nada demais. Eu não estou criticando se tal carro e bom ou ruim, se montadora x e melhor que y, se a montadora é ruim porque vende para locadoras, mas você tá sugerindo isto. Se quiser pensar assim, que pense da forma como quiser assim como o outro sujeito que se identifica como Automotivo. Ambos leram o texto rápido na primeira vez e já foram escrevendo. Ainda eu pergunto. A título de informação, qual o problema de saber a estatística retirando as frotas?

                • O Gol superaria o Palio e isso provaria exatamente o que? Aliás teria um link que seja de qualquer uma dessas diversas matérias que provasse isso?

  • E a honda conseguiu cumprir o que achavam impossível. 50mil unidades…

  • Henrique12

    Brasil não tem jeito mesmo…

  • Felipe S. Rangel

    Muito bom. Que haja alternância na liderança. Sou mais o Onix que o Palio ou Gol.

  • zeh

    uhu!…ganhou até do camaro…?…orgulho…kkkk

  • Pedro Cunha

    A VW vai precisar reativar as linhas de produção de Fusca e Kombi(e meter um lobby poderoso com anfavea e governo….) se não quiser fechar as portas por aqui. Tá feia a coisa pra ela.

    • José Eduardo Borba

      Brasil em crise, moeda desvalorizada, dolar nas alturas, presidente a caminho do impeachment, voltar o fusca, seria a melhor conquista! Kkkkkk Quem sabe Itamar não volta para acertar o Brasil de novo.

  • Bruno Silva

    Caramba, a Honda planejou e vendeu as 50 mil unidades que queria do HR-V. Só que os outros modelos foram sacrificados, sem dúvida nenhuma. Vamos ver com Novo Civic e a fábrica em funcionamento o que vai acontecer.

  • gustavo

    E certo !! quem comprou Onix, HB 20, Palio e Sandero não gosta desses mini carros os city cars as modinhas da hora !!

    • Nossa, de fato HB20 e Palio são limosines não são?

      • gustavo

        HB20 e Palio mega limosines !!

  • Offspring

    Leia um nome em seguida do outro:

    4) Ka – 89.767
    5) Gol – 82.386

  • Ediomar

    Dos populares é de longe o menos pior,vem de uma marca consolidada no mercado nacional e que é reconhecida pela durabilidade e confiabilidade,basta ver quantos GM dos anos 90 e 2000 estão rodando,só por ai a pessoa já tira a prova,compraria sem problemas um Onix se o preço não fosse tão abusivo.

    • gustavo

      Falou com atitude !!

    • Henrique12

      A GMB dos carros europeus, dos tempos de Monza e Corsa não existe mais. A GMB de hoje pode dar as mãos a Fiat e VW, só projetos para terceiro mundo.

      • Vinicius

        Do tempo de Opel só ficou a saudade!

    • Fernando S.

      Cara,na boa, isso não prova lá muita coisa. É só olhar quantos Fuscas e Gol quadrados (VW) ainda tem rodando por aí, quantos Escorts (Ford). Eu mesmo conheço 2 pessoas que tem um Fiat 147 que ainda funciona (e olha que estamos falando de um projeto criticadissimo) e um outro que tem uma Belina.

  • Brenno

    Fazendo um [OFF] aqui: Qual seria um carro com bom custo x benefício pra levar 5 adultos? Existe? Aqui em casa precisamos levar 3 pessoas de 1,75m no banco traseiro. Polo Sedan, Clio Sedan, Zafira, todos apertam muito. O que vem na cabeça é o Logan, más é um carro horroroso. Ouvi falar bem da GranTour, mas não sei o espaço. Gran Siena e Linea apertam. Corolla e Civic também já testei e apertam. Existe algo que não seja uma kombi? huehueheuheuehe

    • Matheus C Damião

      C4 Picasso e Scenic são bem espacosos.

      • Brenno

        C4 eu corro, mas gosto da ideia do Scenic, Obrigado.
        Meu sonho é o Fusion que tem 2,02 m de largura. Mas por hora, vou atrás da Scenic

        • Daniel

          Scenic (pelo menos da geração fabricada no Brasil) eu tenho até trauma… os bancos são baixos em relação ao assoalho (na verdade é o assoalho que é levantado) e a posição do volante (meio kombi) e a alavanca do cambio (lá embaixo) não são das coisas mais ergonomicas do mundo… usei muito uma Scenic 2001 qdo morei na Italia, e eu não recomendaria por isso (tenho 1,81m)
          C4 picasso é uma nave espacial… mas estou chateado com a Citroen pela mancada do cambio automatico do meu C4 hatch e pelo atendimento ridiculo da garantia e concessionaria.

    • V.mario

      Cobalt!?

      • Brenno

        Vou procurar uma CSS pra testar. Vlw a dica

        • MauroRF

          Tenho um City e acomoda bem 3 adultos atrás na estatura que você mencionou.

    • invalid_pilot

      Spin , Versa, Cobalt, Etios e se tiver coragem Doblò kkkk

    • Daniel

      Já que citou Grand Tour, não tá procurando 0km…
      Então vai lá e olha a MERIVA… Espaço interno para 5 passageiros com conforto, manutenção barata, se pegar a 1.8 não vai se arrepender, se usar só na cidade, a 1.4 dá conta.

      Palavra de quem tá sofrendo pra achar um carro 0km pra substituir a Meriva de casa!

      • 0terceiro

        Você que tem uma Meriva, por favor me diga:

        existe alguma versão da Meriva com 7 lugares??
        Acho um carro muito ‘grande’ pra não ter uma versão 7 lugares como a irmã Zafira.

        • Daniel

          Não, Meriva só 5 confortaveis lugares.
          E, embora pareça grande, tem apenas 4,04 m de comprimento… pra ter uma ideia, um Onix tem 3,93! Um classic tem 4,15m!
          É um carro muito pratico pra usar na cidade, gigante por dentro e cabe em qualquer vaga normal…

    • Bruno Alves

      Olha cara, pode ficar meio fora pra você. Mas eu recomendo a Santa Fé, nunca tive carro com tanto espaço interno como ela. Leva três adultos de 1,75, tranquilamente no banco traseiro e sobra muito espaço, porta-malas então…
      E uma seminova, ta com o preço bem próximo, ou até menor do que os desses carros que você falou aí, lógico que o preço de manutenção é um pouco maior, mais nada surreal, vale a pena pelo carro em si.

      • Zé Mundico

        É um bom carro, mas o feliz proprietário tem que ser sócio da Petrobrás para sustentar a fome da criança, que faz 6 km/l na cidade, sem direito a pixuleco.

        • Bruno Alves

          Eu esqueci de citar, a minha é 4 cilindros, 2.4. To fazendo 12 km/l na estrada e 8,5 na cidade…

          Não acho tão ruim assim…

    • Tosoobservando

      Hyundai Azera 2011, excelente, e mais barato que muitos populares.

    • Ediomar

      Eu pensaria em um Vectra dos últimos 2010 ou 11,pode ser um Elegance ou Elite,tem bom preço e serve perfeitamente pra sua proposta,leva 5 adultos e tem bom porta-malas,fora que não vai aporrinhar com manutenção cara e falta de peças.

    • Zé Mundico

      Para o seu caso a melhor opção seria um Duster, pois leva 5 pessoas numa boa e sem aperto.

    • Derek

      Experimenta o Nissan Sentra ou o Honda Fit. Não sei dizer se levará os 5 com conforto, mas se eu estivesse com sua dúvida, eu testaria estes também.

    • 0terceiro

      Mas a Zafira não leva sete pessoas?
      Botar um ou dois no porta-mala ajuda a caber os outros no banco traseiro, não?

    • 0terceiro

      Xô aproveitar o post do @brennosousa:disqus e fazer um [OFF] aqui também:

      que carro vocês indicam (novo ou usado) para andar com 5 ou 6 pessoas?

      Explico: a idéia é geralmente andar com 5 pessoas no carro (sendo um
      com mais de 1,80m), porém duas dessas pessoas são crianças que precisam das cadeirinhas.
      E eu vi um dia desses um carro (acho que era um Gol) com duas cadeirinhas
      no banco traseiro, e pensei: não cabe outra pessoa no espaço que sobrou entre as cadeiras!

      De início, só consegui pensar em Doblò, Zafira e Spin.

      A Spin por fora acho feia, mas andei em uma um dia desses, e gostei do interior.
      Zafira nunca andei, e Doblò é meio apertado atrás, mas acho que me atende.

      E aí, o que indicam??

      • Brenno

        Eu respondo. Tive uma Zafira por um tempo justamente pra isso.
        Ela leva 7 pessoas no documento. Na realidade 5 pessoas mesmo. Os bancos traseiros servem apenas para crianças bem pequenas. O assoalho é alto e você perde completamente o porta malas. Eu tenho 1,65 de altura e pra mim ficou extremamente desconfortável andar 10 km la atrás. Serve apenas como emergência. 7 Lugares top, Pajero ou SW4 seriam minha escolha.

        • 0terceiro

          Cara, no meu caso é para 5 pessoas,
          mas eventualmente 6 ou 7 pessoas.
          Das 5 pessoas, duas são crianças (com as cadeirinhas)
          e outras duas são adultos com menos de 1,60m.

          Nas eventualidades de 6 ou 7 pessoas,
          imagino 6 adultos de 1,60m (ou 3 adultos e as crianças nas cadeirinhas) e só eu acima dessa altura, hehe.

          Você acha que a Zafira atenderia neste caso?

          Não vou comprar nenhum carro agora, mas já estou olhando as opções.

          Dia desses entrei num Doblò, e achei o espaço apertado para alguém do meu tamanho, especialmente nos bancos do porta-mala.
          Mais ‘paia’ ainda foi descobrir que as versões Adventure tem só 6 lugares (de fábrica é homologado para 6 pessoas. Já vi anúncios na net de Doblò Adventure para 7 e 8 pessoas, mas são adaptados).
          De fábrica, homologados para 7 pessoas, apenas as versões Attractive e Essence.

          • Brenno

            Eu gostava muito da que tinhamos em casa. Andava bem demais, bebia também, mas era uma delicia. Quando a Chevrolet sabia fazer carro. Para seu uso, provavelmente servirá, fora que esse motor 2.0 é o mesmo a muitos anos, peças deve achar tranquilo. Mas, chega em uma revenda com a família+cadeirinha e testa numa Zafira usada. E corre da Automática, esse bebe demais e não anda igual a manual.

  • afonso200

    3 anos atras, ou 5 anos atras UNO e GOL sempre disputando

  • Ric53

    Nossa nenhum carro da PSA no top 20 anual!!! Será que o 108 (clone belíssimo do Up!) não venderia bem por aqui?

    • Rodrigo

      Peugeot 108 clone do up?!?!?!
      Rsrsrs
      É cada uma que se lê….

      • Ric53

        Vc entendeu vai, larga de ser chato! Mesmo tamanho, mesma proposta, mesma categoria..

    • Miro Saraiva

      Vc esticou a baladeira, forçou a amizade como se diz aqui no Ceará kkkk usar termo clone SÓ pelo tamanho foi puxado

      • Ric53

        Quis dizer em proposta .. Que exagero haha

  • Marcos Wild

    Os dois “paliozinhos” o jurássico Palio Fire de 1996 e o Palio Feioso “novo” não foram páreo para apenas um Onix

  • Daniel

    Detalhe que deu Onix em primeiro geral (e dos hatchs, logico) e Prisma em primeiro dos Sedans… Isso pq não tem Prisma LS!
    A GM podia lançar um Prisma LS e matar o classic de vez (que dessa vez ficou fora dos top20 do acumulado do ano)

    • automotivo

      Por que matá-lo se ainda tem quem compre.

  • Runner

    Onix e Hb20, sucesso merecido! Palio só foi o segundo por ter dois carros com o mesmo nome. Queria os numeros do Palio, modelo atual, excluindo as vendas do modelo antigo.

  • fbl

    E o corolla a frente de muitos populares… E em época de crise petralha…mais uma vez.

  • Kleber Andrade

    Para comemorar a GM deveria providenciar um “tapa no visu” e um motor com nova tecnologia..

  • Ricardo Rangel Lirio

    Hahaaa… E pensar que no Ano passado, a Fiat zombou da VW, dizendo que foi um golaço o Palio ter sido o mais vendido de 2014… Mostrando um Palio Sporting, como se fossem esses os vendidos e não os Fire, pés de boi, que sustentaram tal feito…
    Por hora, volta ao seu posto de segundo mais vendido… Por hora, pois desejo que produtos melhores joguem por terra esses liquidificadores obsoletos…

    http://youtu.be/2fWSVuk1zLg

  • Grillo Re

    Ao menos o novo lider só sai “completo” de fábrica, acho que isso é inédito no mercado nacional. Um lider que possui ar e direção de série rs

  • leitor

    Nesse monte de carro vendido não comprei nenhum. Não tenho o que comemorar, pelo contrário, estão muito caros ainda.

  • Gran RS 78

    O Classic ainda está vendendo bem. Triste ver esse modelo ainda em produção junto os jurassicos Palio fire, Siena, Weekend e Strada.

    • zekinha71

      Empresas de segurança estão comprando aos montes o Classic, pra elas, ele é o novo Mille. Quando mais obsoleto e depenado melhor.

      • Gran RS 78

        Deve ser isso então.

  • edgar__rj

    Sandero dia 29/12 5.329 unidades, dia 30/12 8.019 unidades… E a maioria dessa dessas novas unidades foram emplacados em minas, provavelmente por uma promoção as agências de aluguel de carros… Mas é um bom carro…

  • Samuel Fialho Pereira

    Parabéns… Onix venceu merecidamente

  • Adriano

    Com comemoração de 3 estrelas, a fiat com o tempo vai caindo, lixo de marca! Nem com 2 carros consegue ficar no topo

  • Sassá

    “Mimimimimi, super up vende menos que um ônix juráaaaaaaaaaaaaasico, tenho tenho vergonha de ser Brasileiro”

  • Chama a atenção a queda no gol, mas eu fiquei pensando que antes seus números eram inflados com o G4, foi na saída dele que os números começaram a despencar. Mas quando eu fui somar os números do gol, com seu “sucessor”, o up!, os números ficam em 136,099, com isso da para pensar que o volume da vw deve “continuar na mesma”, levando em consideração a queda do mercado.