Ecologia Europa Minivans Opel

Opel Zafira 1.6 CDTI é suspeita de poluir mais do que o permitido

zafira-tourer

A Opel teria enviado para homologação o motor diesel 1.6 CDTI Euro 6 da minivan Zafira Tourer, mas o mesmo teria emissão superior ao estipulado por lei. A GM nega a adulteração para aprovação do propulsor.

A questão é que o veículo foi testado pela German Environmental Relief (DUH) na Universidade de Ciências Aplicadas de Berna, Suíça. A organização ambiental alemã teria detectado emissão de óxido de nitrogênio 17 vezes maior que o permitido.

No dinamômetro e com apenas as rodas dianteiras girando, de acordo com a DUH, a Opel Zafira Tourer teria atendido às normas de emissão, mas ao colocar as quatro rodas em movimento, o resultado foi a emissão excedente de NOx. Para a entidade, não há explicação técnica para o ocorrido.

opel-diesel-4

Nesse caso, ela suspeita que o gerenciamento eletrônico do motor adulterou os parâmetros para passar no teste. Os dados dos testes foram repassados ao ministério dos transportes da Alemanha, recomendando-se urgência nas análises dos resultados.

A Opel nega o desenvolvimento ou uso de software que adultera resultados nos testes e pediu várias vezes ao DUH os dados dos testes com a Zafira. Para a empresa da GM, os resultados são “incompreensíveis”.

A montadora acusa a entidade de fazer uma acusação falsa e diz ter realizado novos testes na minivan, igualmente com duas e quatro rodas em movimento. Os resultados estão dentro da lei, de acordo com a Opel. Tudo agora está nas mãos do governo alemão, que sem dúvida irá investigar.

[Fonte: Automotive Business]





  • C.A.

    Essa minivan é linda! Te prepara GM, que abriram a caixa de pandora quando mexeram na VW.

    • Franco da Silva

      É linda!!
      Parece muito a Spin, né?! Huahuahua

      • Henrique Bittancourt Gouveia

        Tá mais pra uma J6 kkkkk

    • Fábio

      A GM nega adulteração, pois se fizessem o teste e se houvesse um software adulterador, iria pegar muito mal pra ela por ela ter mentido. Portando, foi algum fator inexplicável mesmo.
      Deixa essa falcatrua pra VW.

      • Tango

        Então se ei negar deve ser verdade. Claro que dependendo de onde vem minha torcida. Incrível a técnica do 9 dedos realmente agrada os brasileiros.

        • alex

          Concordo com o Fábio, não estamos falando de empresas de fundo de quintal, são multinacionais. Precisamos lembrar que a Volks nunca negou o esquema quando foi descoberta. Eu também duvido que a empresa negaria para depois confirmar um esquema.

          • Fábio

            Pois é, não entendo nada da área jurídica, mas se a empresa negar pra depois confirmar, acredito que a pena seja muito maior. Além disso, a imagem da empresa seria seriamente afetada por causa da mentira. Nisso a VW foi esperta: confirmou a adulteração, pra não piorar a situação.

          • Tango

            A GM demorou 5 anos para assumir (se negando) e fazer o recall da ignição que matou dezenas e feriu centenas de pessoas. Um problema que já existia há dez anos. E depois disso pagou 900 milhões de dólares para encerrar o caso e as investigações. Os problemas com os Airbags que ageteram dezenas de fabricantes remontam ao início dos anos 2000. E doi negado pelo fabricante matando e ferindo muitas pessoas. Só agora depois de investigações e pressão de vários órgãos ao redor do mundo é que o recall está sendo feito. . Achar que as empresas não negam algo mesmo que seja mentira é não ver o que acontece com vários produtos e serviços pelo mundo.

            • Em termos ambientais provavelmente a GM seja o pior fabricante da história, inclusive perseguindo um cientista que denunciou o perigo do chumbo.

              • Tango

                Sabia do caso, mas não me recordava que a GM fazia parte do grupo. Mas a questão nem é defender a VW, pois o que fez é indefensável. Mas me incomoda e muito vomo as pessoas tem sido parciais. Alguns por preferência ou por raiva dão ao caso um ineditismo que não existe. E tentam tornar a VW a única a ter feito algo errado mo meio industrial. Inclusive tentando dar a VW ações e comportamento de um ser consciente. Como li em outro comentário se todos que falaram que não comprariam um VW ppr causa disso seguissem mesmo o qie falam, provavelmente não teriam nem veículo automotivo fora outros produtos. E quando surgem notícias da possibilidade de outras empresas estarem envolvodas np dieselgate tem essa reação de não essa não ou tentar desmerecer que fez a afirmação. Com um comportamento parecido com os dos MAV que aparecem na Internet. A tal pribataria ricana que apareceu em um livro, e até hoje não foi provada. E nem onvestigada pelo PT no governo a maos denuma década. É uma verdade incontestável, mas as prisões e delações feitas pela e para a justiça. São uma mentira deslavada e tentaiva de golpe. Depois quando o fato é admitido não foi o PT que inventou a corrupção. Prevejo o mesmo comportamento se o envolvimento de oitras empresas em burlar os testes for comprovado.

      • Seu fanatismo não encontra respaldo histórico. A GM é a responsável pela propagação do uso do chumbo tetraetila. Talvez ela já tenha matado mais que todas as outras fabricantes juntos.

    • DiMais

      isso aí tá mais pra gente se aproveitando da situação pra atrair um pouco de atenção… ‘olha, nós temos um laboratório aqui!’

    • Pedro Henrique

      realmente, é linda ç.ç
      parem de vacilar com as minivans, vão caçar SUV’s por favor.. D:

    • Gabriel

      Só essas lanterna dianteiras que sao muito loucas, no resto, mesmo eu nao gostando deste segmento, é muito bonita.

  • Franco da Silva

    Quando apertar, não vai sobrar um diesel pra contar a história. Ainda bem…

  • DiMais

    e vamos aproveitar o momento pra chamar a atenção né DUH?

    • Tango

      Se fosse sobre outro motor da VW aí seria fato. Mesmo a própria negando.

  • Autofahrer!

    in Off: Quando os modelos do Opel começaram a ficar interessante, pararam de produzir aqui (GMB/Opel). Parece castigo.

    • Pacheco

      Realmente. Essa Zafira é linda. Pena q aqui temos a Spin.

    • Gabriel

      Espere o novo cruze 2016 que deve chegar atrasado no brasil (la por 2020 kkkk) que é “quase” um astra novo… kkkkk

      • Gustavo73

        O Cruze está confirmado para o ano que vêm. Virá da Argentina.

  • CanalhaRS

    E o tsunami só começou…não vai sobrar molécula sobre molécula de diesel e nenhum CEO para contar a história….hehehehehehe

  • Luis Burro

    Q deve ter de montadora retestando por baixo dos panos os modelos vendidos na Europa,pra passar pela inspecao caso seja recrutado.

    • Pacheco

      Ta todo mundo com o olho apertado. Kkkk

  • Murilo Soares de O. Filho

    Será mais uma alemã?

  • Blessa

    Todas devem se preparar a lama vai começar a sair dos carros diesel, pode apostar, não vai salvar nenhum.

  • Rodrigo Queiroz.

    É como o funcionário do orgão de controle ambiental alemão disse: a VW não é a única montadora a burlar os testes de emissões ambientais.

  • Speed12345

    Depois tem gente pedindo a volta dos carros Diesel por aqui…

    • Airplane

      É o começo do fim da era diesel nos automóveis. As montadoras já estão migrando seus investimentos para os híbridos e elétricos.