Os 17 carros mais feios do Brasil (são feios demais!)

Os 15 carros mais feios do Brasil
Os 15 carros mais feios do Brasil

Vamos concordar que beleza é algo muito subjetivo. Ao mesmo tempo que você acha um carro extremamente feio, uma outra pessoa do seu lado pode achar o mesmo modelo incrivelmente lindo.

Porém, há diversos veículos que são tão esquisitos que os considerar medonhos acaba sendo quase que uma unanimidade.

No cenário do mercado brasileiro, até que estamos relativamente bem servidos de modelos que, querendo ou não, possuem sim uma certa beleza capaz de agradar a maioria. Isso porque o nosso público é tradicional demais, como pode-se ver na monotonia de cores (preto, prata, cinza e branco).

Nos Estados Unidos e também na Europa, a situação é bastante pior.

Ainda assim, já contamos com diversos carros que foram considerados aberrações pelos consumidores brasileiros. Ainda há uma série de modelos que ainda podem ser encontrados na rede de concessionárias.

Listamos abaixo os 15 carros mais feios do Brasil. Veja:

Renault Clio Sedan

Renault Clio Sedan O Boticário BR spec 2002 2

O Renault Clio Sedan tem aquela traseira que parece ser de fibra de vidro, inserida onde não deveria. Ela não combina com o resto do carro, de jeito nenhum.

Os vidros das portas traseiras são retos, mas se o vidro lá de trás acompanhasse o formato deles, o resultado seria de linhas tão modernas quanto as de um Fiat Oggi.

Então, para dar uma melhorada, foi colocado um vidro encurvado, que deixou ele sim um pouquinho mais moderno, mas com um visual bem estranho, pra ser sincero.

Fiat Palio G4

fiat palio 2007

Este é o primeiro modelo da lista que está aqui graças a sua traseira. A frente não é tão ruim assim, mas na parte posterior, o negócio entorna o caldo.

O popular da Fiat vinha tão bem, melhorando após cada geração, até que em 2007 me aparece essa aberração que mais parece um Peugeot 106.

Sinceramente, se o Fiat Palio de 2007 tivesse a frente que tem, junto com a traseira da geração anterior, ele estaria bem longe de habitar essa lista.

Peugeot 307 Sedan

Peugeot 307 Sedan Latam 2006–10

A marca francesa parece ter parado no tempo. Se estivéssemos em 1992, a traseira do Peugeot 307 Sedan (que tem uma frente que sem dúvida é maravilhosa) estaria dentro de seu tempo.

Impossível criar uma traseira mais feia e mais sem graça, com lanternas enormes que parecem ter vindo do século passado.

Presença garantida na lista dos carros mais feios do país.

Renault Logan

Renault Logan Expression 1.6 2013

Opa, mais um Renault na lista? É, não é implicância com a marca não, mas o Renault Logan da primeira geração, por ter sido criado para ser barato, custava 5.000 euros na Europa.

Aqui? Abaixo dos 30.000 reais na época, isso podemos garantir.

Aí, como a Renault quis faturar alto com sua preciosidade dos mercados emergentes, começou a apelar para o fato de que seu espaço interno é ótimo, o que realmente é. Sim, mas ele continua sendo a coisa mais feia que você podia comprar com 30.000 reais.

E na realidade achamos que deveria custar 21.000, como o Uno Mille custava na ocasião.

Gurgel BR-800

Gurgel BR 800

Coitada da Gurgel. Apesar de ser um orgulho para nós brasileiros, a Gurgel nunca teve capital para criar um carro de verdade, com linhas exclusivas, e uma certa beleza. Temos que reconhecer isso.

E foi essa falta de capital que tornou possível que seu mini carro dos anos 90 esteja aqui.

Sua cara de bravo, suas linhas super retas (como as do Logan) e sua janelinha que só abria a metade da frente não deixam ele muito interessante não. Ao andar no carro e ver seu desempenho e seu nível de ruído, as coisas ficavam ainda piores.

Fiat Doblo

fiat doblo 7 lugares 4

A primeira geração do Fiat Doblo vendida aqui no Brasil tinha um visual bem feio, o que, para sermos sinceros, não melhorou muito quando o modelo foi levemente atualizado, depois de alguns anos.

Mas voltando ao Fiat Doblo original, a frente da versão vendida por aqui tem tanto plástico que você nem mesmo sabe onde terminou o farol e onde começou o para-choque. Feia e quadrada demais.

Ah sim, temos que mencionar o vidro lateral de lotação, que dá o toque e charme especial.

Ford Taurus

ford taurus

O Ford Taurus é um modelo antigo da marca norte-americana e foi vendido por aqui por pouco tempo – durou de 1996 a 1999. Porém, não podemos deixar de cita-lo por aqui. Ele não agradou boa parte dos consumidores pelas linhas diferentes demais.

Na dianteira, o Taurus parecia ter buscado inspiração em um peixe bagre, devido ao formato da grade e também pelos faróis que mais pareciam dois olhos. O para-choque com suas tomadas de ar seguia a mesma ideia.

Além disso, ele tinha a carroceria com formas arredondadas demais, causando certa estranheza.

Chevrolet Ipanema

Chevrolet Ipanema

Pegue o Kadett e estique sua carroceria. Simplesmente estique. Não coloque nenhum toque especial, deixe as coisas retas tanto quanto for possível.

O resultado final é lamentável, ainda mais se notarmos aquelas laternas traseiras, que deixam o carro com uma cara de triste misturado com um bicho estranho.

Custava muito ter feito algo mais sutil, no estilo do seu irmão hatch?

Fiat Mille

Mille Fire 2

Achou que iríamos deixar a velha bota ortopédica italiana de lado? Não. Que comecem os comentários do tipo “mas ele é o melhor para sua proposta”, ou “se fosse ruim não vendia o que vende”.

Tá bom, tá bom, ele é um bom popular, nunca negamos isso, mas carro bom não precisa ser bonito?

Pegar um carro com 20 anos de uso e botar uma frente um tiquinho mais moderna, com uma grade ridícula, que ultimamente vem cheia de cromados, é uma boa?

E não me venha falar da coitada da Kombi! (Que aliás é outra bem feiosa.)

Renault Kangoo

1823 renault kangoo 2015 017

Falemos do Renault Kangoo. Seu visual frontal é um pouco melhor que o da Fiat Doblo, mas mesmo assim é difícil de engolir.

Parece que o teto foi esticado, puxado para cima.

E a traseira também tem uma lanterna medonha, ao estilo Ipanema, daquelas que são o mais fácil possível de inserir no design, ao mesmo tempo mantendo os custos lá embaixo.

Gurgel Xef

Gurgel Xef

Sedã de dimensões bastante reduzidas produzido pela Gurgel, o Xef também não é sinônimo de beleza.

O carrinho vendido por aqui entre os anos de 1982 e 1986 era bastante estranho, com três volumes encaixados num carro de pouco mais de 3 metros de comprimento.

O bom é que menos de 200 unidades deste carrinho efetivamente chegaram às ruas.

Chevrolet Agile

chevrolet agile 2010 3

Por mais que tenha sido a galinha dos ovos de ouro da Chevrolet na época de crise, o Agile foi um carro feito às custas. Além do fato de usar uma plataforma antiga e ter uma série de defeitos, como o acabamento antiquado, o hatch compacto também era feio demais.

Apresentado em 2009, o Chevrolet Agile era desproporcional. A grade dianteira bipartida parecia ter sido herdada de um caminhão, assim como os faróis extremamente grandes.

As janelas laterais que tentavam remeter a um olho egípcio não agradavam a todos. A traseira com tampa do porta-malas lisa também não era das mais bonitas.

Porém, em 2013 ele foi reestilizado e adotou um visual bem mais agradável. Contudo, deixou de ser vendido em 2016 após ter quase todas as suas vendas roubadas pelo irmão moderno Onix.

Nissan Tiida Sedan

nissan tiida 18

Muitas marcas acham que, para desenvolver um sedã, basta pegar um hatch já pronto e fazer um puxadinho para servir de porta-malas. O Tiida Sedan mostra que essa estratégia não é das mais eficientes.

O sedã compacto/médio da Nissan é bastante feio e amplamente desproporcional.

Visto de lateral, dá para notar que o Nissan Tiida Sedan é mesmo desajeitado. A traseira é bem mais elevada que a dianteira e, além disso, o teto é bastante alto, provocando um caimento bastante forte na parte traseira, com o vidro pouco inclinado.

Além disso, a coluna “C” é grossa demais e o desenho da tampa do porta-malas e das lanternas não têm nenhum esmero, ao contrário do Tiida hatch.

Toyota Prius

novo toyota prius avaliação NA 6

A primeira geração do Toyota Prius (ou a terceira a nível mundial), o híbrido da marca japonesa, tinha um visual apenas aceitável. Todavia, a segunda geração do modelo (ou a quinta geração global) chegou com um visual extremamente estranho e com formas desajeitadas.

A dianteira é diferente, mas não chega a ser extremamente feia. Porém, as laterais do carro têm uma enorme confusão de vincos e um conjunto de janelas que vai se afilando em direção ao vidro traseiro.

A traseira, inclusive, é o ponto mais estranho, com enormes lanternas verticais em formato de bumerangue, vidro bipartido e tampa do porta-malas chapada.

Chevrolet Spin

chevrolet spin eco 2017 1

Embora fruto de um projeto bem mais moderno que o do Agile, a Chevrolet Spin parece que bebeu da mesma fonte do hatch compacto.

A primeira versão da minivan tinha a “cara” idêntica a de uma capivara, por conta do formato mais arredondado da dianteira, os faróis espichados e a grade dianteira pronunciada.

Além disso, ela tinha uma traseira estranha, com lanternas pequenas e uma tampa do porta-malas totalmente limpa.

Porém, a Spin foi reestilizada recentemente e melhorou muito o seu visual.

SsangYong Actyon

SsangYong Actyon 10.2005–01

À venda lá fora desde 2005 e comercializado no Brasil entre os anos de 2008 e 2012, o SsangYong Actyon de primeira geração é sim uma verdadeira aberração.

Ele tem formas extremamente desproporcionais, como a dianteira baixa com formato arredondada e o teto que forma um arco, terminando na parte traseira da carroceria.

Além disso, a grade pontiaguda e triangular, os faróis espichados e circulares o entre-eixos curto e a traseira elevada deixam o Actyon ainda mais estranho. O mais curioso de tudo isso é que o SsangYong foi desenhado pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro.

Toyota Etios Cross

Toyota Etios Cross

A Toyota quis acompanhar modelos como CrossFox, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway, mas não fui muito feliz em lançar o Etios Cross.

A versão aventureira do hatch compacto exagerou na dose e deixou o modelo extremamente feio. Claro, não podemos deixar de citar que o Etios já não era um dos carros mais bonitos da época.

A dianteira tem um enorme detalhe prateado que mais lembra um bigode chinês. Além disso, todas as extremidades do carro são tomadas por plásticos pretos. As caixas de roda quadradas com moldura preta tentaram imitar o Palio Adventure. Todo o conjunto ficou carregado demais e bastante poluído.

O Etios Cross foi vendido entre 2013 e 2018.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.