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i30 eleito Os carros com maior satisfação dos donos no Brasil




Uma pesquisa realizada pela revista Quatro Rodas e o instituto Gfk, apontaram os carros com maior grau de satisfação dos proprietários no Brasil.

A lista possui nove modelos de categorias diferentes, cada um sendo a melhor opção no respectivo segmento. No ranking do mais bem avaliado pelos proprietários pela primeira vez em 11 anos de pesquisa teve um importado, o Hyundai i30.

Além do vencedor entre os hatches médios, conheça os outros oito vencedores em seus respectivos segmentos:

Hatch Compacto de Entrada – Fiat Uno
Hatch Compacto Premium – Renault Sandero
Hatch Médio – Hyundai i30
Minivans – Honda Fit
Picapes Leves – Volkswagen Saveiro
Picapes Médias – Toyota Hilux
Peruas e Utilitários Esportivos Leves – Fiat Palio Weekend
Sedãs Compactos – Renault Logan
Sedãs Médios – Kia Cerato

[Fonte: Exame]


  • Anderson_94_10

    gosto muito da Hyundai..

    • Romulo_Max

      Eu gosto muito dos produtos da Hyundai, o que não significa necessariamente que goste da marca em si.
      Milagre ninguém ter aparecido por aqui descendo o cacete na CAOA, dizendo que a pesquisa foi comprada ou que todos os donos foram "enganados e são exibicionistas".
      Eu queria saber os critérios utilizados nessa pesquisa, pois estranhei mto o Cerato ter deixado os "queridinhos" Civic e Corola pra trás… ou as pessoas estão se importando menos com a fama do atendimento "vip" no pós-venda ou esses fatores não foram tão considerados

      • HSFort

        Até o momento que você declarou como um milagre alguém aqui não ter descido o sarrafo em cima da CAOA, serei o primeiro.

        Representante mentirosa que informa "tudo é novo no Hyundai". Aquele Veloster, apesar de bonito, é uma farsa em termos de motor. Muita gente comprou pensando em ser um "super" 2.0, mas na verdade, não passava de um 1,6 aspirado.

        • Romulo_Max

          Eu sou contra propagandas enganosas tbm, mas acho que às vezes isso é hiper valorizado no caso da Hyundai – CAOA.
          E em mtos comentários fica claro que as pessoas não diferenciam produto e marca, quando na verdade em qualquer marca vc terá produtos bons e ruins.

          Agora falando de: "Muita gente comprou pensando em ser um "super" 2.0, mas na verdade, não passava de um 1,6 aspirado", sinceramente alguém que compra um carro de mais de 70mil reais e não se dá ao trabalho de saber o básico (motorização) merece ser feito de otário!! Custa pesquisar na internet, ou olhar o manual, ou as letras miudas dos encartes ou olhar a nota fiscal?? É quase tão ridículo quanto ir comprar uma roupa e não prestar atenção no tamanho.

          • Louis

            No caso dos motores, a CAOA simplesmente mentiu sobre a potência. Então, pesquisar na internet não ia adiantar muita coisa.
            CAOA mentirosa, empresa inescrupulosa.

            • Edson Roberto

              Como assim? Outros sites e descrições da Hyundai mundo afora não servem? Se for para comprar um produto no escuro (como foi dos primeiros interessados), é tão valido assim?

              Eu sabendo da reputação do importador, não compraria jamais um produto dessa maneira.

        • Nasckar

          Pior que já tem varios Velosters vendendo no Webmotors, de particular, parece que estão querendo lucrar ainda mais em cima dos desavisados.rsrsrs

    • Alex_JW

      Eu tbm curto muito a Hyundai.

      Pena que a reciproca não é verdadeira.

      • simoloko

        Uma coisa é fato: As pontuações de Civic e Focus, ano passado, que ficaram no geral em primneiro e segundo lugares, respectivamente. Insuperáveis – até hoje, nenhum automovel atingiu a pontuação de ambos, que foi de 0,01 ponto a mais pro Civic!!!

        Claro: Em 2010, i30 e Cerato venderam mais do que os supracitados, então natural que haja mais comentários a favor.

        • pedro_bh

          é verdade…

          é ja tive um focus.. e hje tenho um NCivic.

          Não há do que reclamar deles!

      • Leandro1978

        Pois é, eu li o teste feito pelas revistas Quatro Rodas e Auto Esporte no HB e foram só elogios, porém fico com receio de comprar um carro deste devido ao histórico de sua representante e, por conseguinte, montadora. Como sou ingênuo, prefiro acreditar que até o lançamento deste carro, o procedimento dela mudará, se bem que ganhando título de "ética" e "respeito ao consumidor" é meio difícil, né?

        • Alex_JW

          Eu teria o mesmo receio que vc, Leandro.

          A Hyundai hoje faz ótimos carros, sem duvidas, entretanto mesmo sabendo das mentiras deslavadas do seu representante no Brasil, faz vista grossa, quando poderia usar estas mesmas mentiras para tirar a representação e exclusividade do Grupo CAÔa, assumindo seus negócios por aqui.

          E não é só no Brasil, outro dia li uma reportagem afirmando que a Hyundai está sob investigação nos EUA por propaganda enganosa.

          Aí é pra ficar com o pé atrás de vez mesmo, abçs!

    • tfpereira

      Eu participei dessa pesquisa em meados de 2011. A pesquisa foi baseada desde motorização/desempenho até o conforto.

      Eu tenho um I30, a versão mais completa. O carro é excelente! A CAOA é um lixo, mas muitas pessoas não sabem diferenciar marca/revendedor//produto. Antes de compra-lo fiz teste drive em todos da categoria. O carro é completissimo, oferece itens de conforto e segurança que sempre achei bobagem, mas depois que se tem, não deixa de usar.
      Mas discordo que seria o melhor Hatch Médio. Em termos de conforto o I30 é o melhor. Em termos de motor o Subaru Imprenza é muito mais carro, porém seu valor também é muito maior.

  • http://lucrobrasil.wordpress.com/2011/07/12/campanha-contra-lucro-brasil/ lucrobrasil_boicote

    Eu prefiro escolher assim:

    Hatch Compacto de Entrada – Kia Picanto Top
    Hatch Compacto Premium – New Fiesta Top
    Hatch Médio – Subaru Impreza 2.0
    Minivans – Kia Soul Top
    Picapes Leves – Fiat Strada Adventure
    Picapes Médias – Toyota Hilux Top
    Peruas e Utilitários Esportivos Leves – Renault Megane Grand Tour
    Sedãs Compactos – New Fiesta Top
    Sedãs Médios – Jetta TSI

    • YoOdEx

      Mas a pesquisa não avalia dessa forma. Ele pergunta aos proprietários diversas categorias para serem avaliadas. A partir das notas saem um ranking. Se não me engano existem algumas regras, como o carro ter que estar entre os 50 mais vendidos no ano.

      Mesmo assim, não concordo com sua lista. Visto que esses modelos tops encontram carros de outras categorias superiores e melhores. Mas claro, são gostos e gostos.

      • thales_sr

        Podem ter modelos melhores e tal, mas a lista é de qual carro satisfez mais o dono… Nesse caso, um Picanto pode ganhar de um 320i, basta o dono do Picanto ter comprado o carro pensando que tava levando um 1.0 comum pra casa, e o dono do BMW ter pensado que levou um M3 pra casa.

    • fkas

      Os critérios são bem diferentes MESMO! Só entram os carros mais vendidos nas respectivas categorias (tem que ter representatividade estatística), as pessoas só podem opinar sobre os carros que realmente possuem (e ainda assim a um determinado tempo e kilometragem mínimos) e por ai vai. Cada característica do carro (incluindo custo e qualidade da manutenção e preço de seguro) recebe notas, e o resultado é a soma das médias das notas de cada critério.

      • Tripa-Seca

        Sinceramente, acho que é a avaliação que mais vale. Claro, sempre tem uma distorção, porque por qualquer método tem distorção, mas acho esse o mais justo. Alguém se lembra da avaliação de um chinês aqui, que o dono relatou diversos problemas, até trocou o logo do carro, falando que não tinha preconceito por conta disso, e mesmo assim disse que tinha feito uma boa compra? Tem gente que não dá o braço a torcer!

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ eduardofortal

      Você tem todos eles?

      Rapaz, ô caboco chei da céda!!!

    • HSFort

      E eu assim:

      Hatch Compacto de Entrada – Nissan March top
      Hatch Compacto Premium – New Fiesta Top
      Hatch Médio – Subaru Impreza 2.0
      Minivans – Honda Fit
      Picapes Leves – Fiat Strada Adventure
      Picapes Médias – Nissan Frontier
      Peruas e Utilitários Esportivos Leves –Subaru Forester
      Sedãs Compactos – New Fiesta Top
      Sedãs Médios – Fusion V6 4AWD

  • Vin_T

    E o Gol G5 amargou a lanterna da pesquisa (último resultado geral), atrás até mesmo do seu irmão mais velho G4. Ou seja, talvez o modelo precise de algo a mais do que o tapa no visual programado para breve.

    • evotremex

      O problema do gol é q ele é muito simples e caro. Ele perto do novo palio da pra notar q a diferença é gritante.

    • Diego Casagrande

      Até eu reconheço a vergonha do Gol G5, é um carro com remendo atrás de remendo e a falta de respeito ao consumidor por cobrar tão caro em tudo, na compra à seguro.

      • Tripa-Seca

        Fabricante não vende seguro de carro. Muito pelo contrário: Geralmente faz acordos com seguradoras para baixar o preço dos mesmos. Agora, uma pergunta: Você já cotou o seguro de um G5? Comparou com o G4?

    • Rochathg

      Creio que quando se fala em satisfação do consumidor ele avalia a dirigibilidade do carro, manutenção, consumo, etc. O design é avaliado no momento da compra.

    • HSFort

      O Gol GV é caro, manutenção de custo alto e problemático.

      • Tripa-Seca

        Bem, o Gol é MUITO caro…Sobre manutenção, ainda não tive, e também nenhum problema. Que problema deu seu carro e quanto gastou?

        • HSFort

          Gol GV 1.6 City ano 2009.

          Com 16.700km hoje já apresentou anteriormente:

          Problema na máquina de levantamento do vidro do motorista: R$ 135 apenas a armação.
          Primeiro problema no sistema de Direção Hidráulica. R$ REVISÃO.
          Segundo problema na Direção Hidráulica: Vazamento do óleo da mangueira: Troca R$ 135,00.
          Suspensão frontal baixa, raspa em valetas com muita facilidade.
          Lâmpada do freio queimada ainda com 7 mil km.
          Troca do alternador que queimou com 15 mil KM. Preço: R$ 965,00 e mais R$ 100,00 da mão de obra de uma oficina indicada.
          Custo de "consulta" do problema do alternador na concessionária FAZAUTO: R$ 125,00 e valor do conserto R$ 1600,00 (Valor não aprovado)

          Eis a "bomba"queridinha do brasil.

    • CharlesAle

      Se na pesquisa tivesse carrinho de mercado,ganharia do gol!!!!o gol é muito ruim,aliás,é um simbolo do que é hoje a VW Brasil!!!!

    • ismajunior

      Eu tenho um Trend 2011 e adoro o carro. Ah, e todo mundo que anda nele elogia também. :)

      • Vin_T

        Todo mundo? Absolutamente, não foi o que apontou a pesquisa.

        • ismajunior

          Eu falei do MEU carro. Absolutamente ninguém achou ruim, pelo contrário, só ouço elogios.

          Sendo completamente sincero, só tenho DUAS coisas a reclamar:

          1 – Consumo. Poderia ser melhor, mas, como o meu é completo, é mais pesado (fora a tentação de usar o AC).

          2 – A suspensão é meio dura, mas, o carro parece absurdamente sólido, além de ser uma delícia de dirigir (principalmente quando estou com pressa).

          • Edson Roberto

            Isma, vamos ser justos vc tbm é adepto de carros da VW.

            Mas em relação ao ar condicionado se vc o comprou com esse item… que use! Se perder 1 km/l será muito. Um carro em que o consumo muda da agua para o vinho com tal item é o Palio. (na versão Fire, não sei na versão atual). Esse consome absurdos!

            • ismajunior

              Nesse fds que choveu bastante aqui em SP, e eu sei o AC praticamente o tempo todo. Gastei uns R$ 60 de gasolina pra rodar uns 340 km. Pagando 2,49 o litro, dá pra imaginar que o carro fez 14km/L, certo?

              Até que foi bem econômico! xD

    • HSFort

      Precisa é a VW corp projetar um modelo global para substituir esse Gol. O modelo atual é extremamente problemático. A VWB do brasil cometeu um mico em termos de qualidade mas, em vendas, ele deslancha devido a ignorância do público por achar que carro é investimento.

  • flaviano22

    falem o que quiserem, ,as sandero nao tem nada de premium e fit nao e minivan. nao consigo como fazem essas colocacoes….

    • Herumor_

      "Hatch Compacto Premium – Renault Sandero"

      faz-me rir!!!! ehuaheuaheuaheuah

      • Tripa-Seca

        Acho que o maior problema aí é mais o compacto que o Premium. Em relação a Mille, Celta, Gol G4 e Palio Fire, ele é premium sim.

  • Uber

    Sandero é Hatch Compacto Premium!!!!
    Ah, fala sério!
    :x

    • Leandro1978

      Claro que é! Veja, é um projeto da marca premium Dacia, com o melhor da tecnologia automotiva romena (suspensão dianteira similar a do Corcel), que a Renault, do alto de sua sapiência, disponibilizou para nós, simples consumidores mortais brasileiros…rs… (estou sendo irônico, menos no que se refere à suspensão)

      • Tripa-Seca

        Eu acho o Sandero um carro legal. Quanto a suspensão, o Gol usa a do Audi A1, mas não acredito que ela seja melhor que a do Sandero (resistência, conforto etc). A questão para mim é sempre a que coloco quando colocam o fato do Gol usar a suspensão traseira do G4: Que concorrente oferece algo melhor que isso? E nem só concorrente: Vamos subir de nível e falar em Bravo, Golf, Punto, Polo…

        • luidhi

          Nada, é tudo igual, graças aos fanboys está intitulado que o corcel usava McPherson.

        • Edson Roberto

          Ai então temos que falar qual o acerto ideal para cada um.

          Acho que a questão de durabilidade vai do componente em si. Mas sinceramente? Não vejo donos de um Gol reclamando de manutenção cedo assim como não vejo de outras marcas. Essa coisa de "durabilidade" só foi criada nas japonesas pelo otimo atendimento, pois todos os carros duram no mesmo patamar.

    • andre_0102

      No Brasil um bom carro sobe de categoria sem explicação alguma, digo "bom carro" pq acho o Sandeiro um bom "Hatch Compacto de Entrada", o fit um Hatch compacto c/ bom espaço interno mas assim como New Fiesta, todos c/ preço acima de suas categorias. A esperança reside na competição, menos agora c/ a "dificuldade" para os importados competirem no nosso mercado.

  • YoOdEx

    Eu não acho o i30 um carro ruim assim, ele tem qualidades. É um carro com ótimo motor (porém cambio ruim na versão automática), com uma suspensão firme mas que é muito prazeroso de guiar. Possui um bom espaço interno, é muito bonito e custa um preço mais acessível. Um Focus 2.0, um C4 2.0 normalmente estão em um valor acima.

  • GuilhermeD.

    O pior de tudo é saber que existe proprietário insatisfeito com o carro, mas nunca dá o braço a torcer para aceitar que fez uma péssima compra…..

    • LucianoRN

      Exatamente! Pensei isso tb!!! O que tem de neguinho puto com o carro mas nao admiti a merda que fez…..Para mim essas pesquisas são altamente questionáveis….sem falar nas que são literalmente compradas!

      • xbatistx

        A maioria é comprada e principalmente publicadas em tais revistas …

      • Tripa-Seca

        Desculpa, compraram os proprietários para falarem bem dos seus automóveis? Concordo que muita gente não admite o erro de compra, mas a pesquisa tem a ver com expectativas.

    • Herumor_

      principalmente dono de Ruindai… pergunta pro dono de um Veloster (que pagou R$85k) se ele está insatisfeito pelos seus 92cv? já até sabe qual é a resposta neh…

  • birchip

    Nenhum carro da Chevrolet, Ford, Citroën… e nenhum chinês !!!

    • luidhi

      Pois é, como disse o Tripa-Seca, é relativo a expectativa. Quem compra VW pensa que é o melhor carro do mundo. Aí quando quebra, o cara descobre que comprou um carro… comum…

      No caso do Sandeiro (eu no caso) já me perguntaram se o carro dá problema, se acelera… acredita? Pode um carro com 2 mil km dar problema? Para muitos, carro é VW e acabou. Mas enfim, quando vc um carro e ele supera expectativa (caso dos "quebráveis, caros e descartáveis" Renault), vc fica satisfeito.

      Só para constar, tenho um celta também, que não chega aos pés do Sandero em conforto. Se é premium, não sei, mas que é confortável, é.

      • Tripa-Seca

        Eu comprei um VW e não acho o melhor carro do mundo. O melhor carro do mundo tem frente em cunha, porta-malas desproporcionalmente alto, é 2.0 e tem turbo! Esse é o melhor carro do mundo!! heheh

  • hamacofi

    O problema deste tipo de pesquisa é que o Brasileiro, em sua maioria, não sabe ser imparcial. O cara vai elogiar o carro dele "pra não sair por baixo", mesmo que no fundo ele não esteja tão satisfeito. Por exemplo, já vi muito relato de dono de "Lentoster" pagando pau pro carro mesmo depois de saber que ele foi enganado pela CAOA e pagou uma fortuna por um carrinho manco, "mas é bonito e chama atenção", dizem eles.

    • Tripa-Seca

      Bem, mas quem não comprou esse carro justamente por ser bonito e chamar a atenção?Nesse caso, o carro correspondeu ás expectativas, não?

  • Romulo_Max

    O que você considera um carro completo??
    Pq pra vc considerar um i30 pelado você nunca deve ter visto a lista de opcionais dos modelos da VW, onde vc chega até a versão top e parece que a lista de opcionais não diminuiu.
    O carro agrada pq tem um bom custoxbeneficio, um visual bacana e mesmo na versão de entrada vc já pode encontrar um carro "completo", ar condicionado, abs, air bag duplo, direção hidraulica, um bom aparelho de som, belas rodas esportivas, retrovisores com rebatimento eletrico e mtas concessionárias oferecem bancos em couro e sensor de estacionamento como "cortesia", sem falar que nem o acabamento, nem o visual do carro tem uma diferença gritante entre a versão de entrada e a top de linha como nós vemos em mtos modelos concorrentes por ai.
    Vc pode não gostar da CAOA, mas dizer que o carro é pelado é prova de que ou você não conhece o carro ou não conhece os concorrentes;

    • simoloko

      Concordo: O i30, por 53 mil (antes do ipi), era um custo benefício monstruoso! Ele tem tudo e mais um pouco! Por 59 mil, leva-se com teto e 8 airbags. Por este preço, o Golf te dá, no máximo, um cdzinho e um adesivo "Black Edition"…………

  • DOUGLAS_DANIEL

    Desde quando Cerato é sedã médio? o nosso mercado é pobre mesmo viu, considerar esse carrinho um sedã médio.

    • jersaosp

      pois é… aqui o mercado é tão bizarro que compacto vira médio e médio vira grande… principalmente no nicho de sedãn… fico pensando se as marcas que vendem seus sedans médios como grande aqui (passat, camry, fusion… etc) vende-se realmente seus sedans grande (phateon, avalon, tauros… etc) que categoria iam criar para enquadrar esses carros, talvez sedans gigantes….

    • fkas

      Por uma opção do importador da KIA no Brasil o Cerato vendido aqui é uma versão simplificada, com motor 1.6 e acabamento mais simples. Mas em porte e espaço interno o Cerato é sim um sedã médio. Tanto que nos EUA (onde se chama Forte) ele só é vendido com motores 2.0 ou 2.4 e sempre com detalhes como 6 air-bags, ABS, etc., e concorre direto com Civic, Corolla, Sentra, Focus e os demais.
      A diferença é que aqui os "sedãs médios" são vistos como carros de luxo, e lá eles são quase os "populares". O resultado é que aqui se compra por Status e lá por racionalidade, e por isso houve a diferença de posicionamento com a opção de lançar o Cerato como um carro "de nicho", do tamanho de um médio mas com motorização e preço de um compacto. Só que a estratégia foi "quebrada" pelo aumento do IPI, e agora a KIA deverá ser forçada a rever o posicionamento dele. Talvez a próxima geração (que deve sair ainda este ano) seja posicionada na mesma faixa dos demais, com o Rio assumindo o lugar que hoje é do Cerato.

      • Tripa-Seca

        Já li aqui que o Sentra não era concorrente do Corolla porque a faixa de preço dele era inferior, e portando o carro era inferior. Seria a mesma coisa que a Ford subir o preço do Eco atual para o patamar do Edge e só isso o tornar melhor que o Duster, Captiva…

  • tiards

    Hatch Compacto de Entrada – Fiat Uno

    PAREI!

    • hyundaielantra

      O Uno é o que? Médio? No segmento compacto de entrada eu tenho certeza (pois já tive 4 Fiats por 15 anos) que o Uno é o melhorzinho segundo os proprietários.

    • thales_sr

      Ué, não entendi sua surpresa. Achei até fácil de indicar o uno como um dos carros que mais dá satisfação. Todo mundo que compra o uno, não o compra com grandes expectativas, além de ser um treco com quatro rodas que te leva pros cantos.
      Mas daí, ele não só te leva e traz, como ainda cabe em um bocado de vaga, dá pouco problema (não se quebra o que não se tem né?? kk), se quebra é barato pra consertar, e ainda é econômico pra caramba!!
      Vai satisfazer muito mais do que alguém que paga 80 mil num Veloster pensando que tá levando um esportivo pra casa, e depois toma bucha de Ka 1.6…

      • tiards

        A minha insatisfação é que, enquanto nesse país de ladrões UNO é o campeão de entrada, la fora são outros quinhentos…

        • Passarimbsb

          sim… outros Fiat 500

          :D

        • Tripa-Seca

          Mas o que vale na pesquisa é a SATISFAÇÃO dos proprietários! Conheço muita gente que odeia Fiat e nunca teve nenhum carro da marca. Eu por exemplo, poderia detestar Ford, VW, Peugeot, Mercedes e Fiat. Mas não poderia detestar Chevrolet (Com exceção do câmbio!)…heheh
          A pesquisa tem a ver com expectativa do proprietário, não qualidade do veículo em si.

  • luis9felippe

    Hatch Compacto de Entrada – Chery QQ
    Hatch Compacto Premium – JAC J3
    Hatch Médio – Hyundai i30
    Minivans – Citroen C3 Picasso
    Picapes Leves – Volkswagen Saveiro
    Picapes Médias – Toyota Hilux
    Peruas e Utilitários Esportivos Leves – Hyundai i30sw
    Sedãs Compactos – Chevrolet Corsa
    Sedãs Médios – Renault Fluence

    Minha opiniao!!!! Abraços

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ eduardofortal

      Outro que está esbanjando dinheiro!!!

      • Tripa-Seca

        heheh…Ninguém entendeu que a pesquisa é de satisfação dos proprietários, não do melhor carro.

  • Dallossi

    Pois é, todo mundo desce o cacete nos Renault (ou Dacia, como muitos fazem questão de falar, querendo com isto depreciar os carros) Sandero e Logan, mas aí está: quem realmente conhece os carros, que são os proprietários, estão satisfeitos e os aprovam em índice muito alto, não só nesta pesquisa da Quatro-Rodas, mas em qualquer página de "opinião dos proprietários" dos sites sobre automóveis da internet. Podem procurar. Conheço o Logan, tenho um, e o recomendo para quem quer que me pergunte. O carro é muuuuuuuuuuuito melhor do que a imagem (no sentido amplo) que quem não conhece, tem dele.

    • ProfPR

      Amigo, não é querer depreciar o carro, afinal é Dacia e pronto, não há o que discutir. É isso que o Brasil merece, pois há muitos que compram. Quando você for à Europa e ver os Renault de verdade, vai entender o por quê de "descer o cacete".
      E parabéns para você pelo teu Logan.

      • Dallossi

        E é Dacia mesmo, quem disse que estou discutindo isto? Só que muito mané que desce o cacete tem Gol, Celta, Mille, e fala como se tivesse alguma coisa melhor que Dacia, alguma coisa como a VW, a GM, e a Fiat fazem no primeiro mundo. Ah, e antes que eu me esqueça: já estive quatro vezes na Europa, (onde, na França, aluguei muito Renault de "verdade") duas na Austrália, cinco nos E.U.A, duas no México, três no Canadá, e uma na África. Fora os países daqui por perto mesmo (Argentina, Chile, Peru, Uruguai) e o Brasil que conheci praticamente todo por terra, dirigindo. A vida inteira sempre preferi torrar grana viajando (desde garotão), que comprando carrões para os vizinhos acharem bacanas. Precisando de umas dicas de roteiros, passeios, restaurantes? Você escolheu o cara errado para bancar o gostoso, amigo.

    • andre_0102

      Eu gosto do Sandeiro, acho que tem boas qualidades p/ um "Hatch Compacto de Entrada", agora premium, não é mesmo. Como ficaria o New Fiesta se o Sandeiro é premium? Um carro ser bom não o coloca uma categoria acima, apenas deveria repercutir nas vendas.

      • Dallossi

        Também não entendi este negócio de o classificarem como "Premium", mas o fato é que ele é (como o Logan), aprovadíssimo por quem conhece. Este foi o ponto que eu quis enfatizar.

    • https://renato155.wordpress.com Renato Cunha

      nao conheco uma pessoa que goste de carro ou tenha conceitos minimos de dirigibilidade ou prazer em dirigir que tenha comprado um logan ou sandero. Todos que conheco que compraram estes carros sao leigos que queriam um meio de ir e vir, apenas. E todos estao extremamente satisfeitos, pois compraram o maximo de espaço pelo menor preco, sao carros tecnicamente confiaveis que nao dao problemas, portanto, pra esse povo, melhor só se fosse ainda maior e espaçoso, nao tem galera mais satisfeita com sua compra de meio de transporte.

      • Vin_T

        O que ocorre é que, nessa faixa de mercado (quando o orçamento é, geralmente, um pouco mais restrito), os argumentos de venda são outros. Não existe concorrente de Logan ou Sandero que seja um tesão no volante. Pode ocorrer de um ser mais afinado em motor e câmbio (caso do Gol e Voyage), outro possuir um acerto de direção muito confortável (Palio e Siena) e outro ter um ajuste de suspensão mais adequado (Logan e Sandero). Mas, no geral, eles se equivalem. Nenhum vai te levar a um orgasmo automotivo. É lógico que o espaço é o carro-chefe (com o perdão do trocadilho) da família Logan e Sandero, mas eles já demonstraram ser resistentes, econômicos e duráveis, além de possuírem garantia maior do que os concorrentes e preços de compra e manutenção abaixo da média. É isso que mais conta nesses segmentos. Portanto, a menos que você conheça todos os compradores de Logan e Sandero do Brasil, acredito que o perfil de seus proprietários é, ao contrário do que você disse, pessoas que se informam e buscam razões que valorizem seu poder de compra (algo difícil no Brasil). E olha que eu conheço MUITA gente que sabe MUITO de carro que tem esses modelos (não me julgo nenhuma referência no assunto, mas faço engenharia mecânica e trabalho com pesquisas na área de motores. Portanto, estou em contato permanente com grandes "entendedores" da área).
        Abraços!

        • Tripa-Seca

          Mas aqui nesse país, as pessoas olham o preço do carro e já imaginam que a pessoa é mais "inteligente" que uma pessoa que comprou um popular. Tenho um raciocínio simplista, eu sei, mas que resume o que penso: Anda na cidade geralmente sozinho? Seu carro tem mais de uma tonelada e meia? Tem tração 4×4? Não viaja todo mês? Quem comprou um Celta fez uma escolha mais racional então.

    • LucianoRN

      Quem foi que disse que Brasileiros que têm Gol, Uno e afins conhecem carro? Na verdade eles conhecemos carroças!
      O Cutoff deles é muito baixo…..por isso unos nas primeira colocações!

      • Tripa-Seca

        Eu conheço carro e tenho um Gol. O fato de não querer ou poder gastar dinheiro em algo que me leva apenas do ponto X ao ponto Y limita meu conhecimento sobre o assunto? Quem te ensinou isso? Minha escolha foi mais racional que a de 90% dos donos de SUV 4×4.

    • fkas

      A verdade é que a imagem de qualidade da Renaul é inferior à realidade. Os carros dela SEMPRE ficaram muito bem nesta pesquisa, com especial destaque para as colocações do Clio e do Scenic nas primeiras edições. Os carros são bons, mas o problema é que os Dacia (vendidos aqui como Renault) são carros pensados para terem baixo custo, e portanto carregam desenhos bizarros e acabamentos aquem do desejado, e terminam ficando com a imagem ruim. Com o perdão da brincadeira, é mais ou menos como aquelas mulheres maravilhosas porém feias: para descobrir o quanto são boas primeiro tem que ter coragem de encarar o visual…

      • Vin_T

        Ah tá, e até parece que as outras marcas não fazem (ou trazem) os carros para o Brasil pensando em baixo custo. Devemos lembrar que foi a senhorita GM que inaugurou a era dos "superpopulares" com o Celta (antes era só popular, agora temos popular de entrada e popular "mais caro"), quando pretendia o vender por 9.000 reais e não conseguiu. Depois que ela puxou o filão, as outras viram que podiam fazer qualquer porcaria que vendia. Aí a Fiat simplificou o Uno, a VW simplificou o Gol e a Ford simplificou o Ka. E, a partir daí, tudo foi pensado para ser de baixo custo. E não foi só na parte de baixo da tabela não. Todo mundo sabe que a GM matou o Vectra em 2005, trocando-o por um teórico sucessor que nem se aproximava do original em acabamento ou refinamentos técnicos. Por que? Custos. Portanto, essa desculpa para depreciar a Renault não cola, pq se hoje ela não se preocupa mais em oferecer produtos alinhados aos da Europa (em termos, pq da linha nacional o único que não é mais vendido no velho continente é a Grand Tour; o Clio ainda dá os últimos suspiros) a culpa é do brasileiro, pq quando tínhamos Scénic, Mégane e Clio, os brasileiros inventavam outra desculpa para não comprar. O que ocorre, na verdade, é que a Renault percebeu que o brasileiro gosta mesmo é de porcaria. E, dentre as porcarias do mercado, os da Renault são melhores do que o resto.

      • Tripa-Seca

        Desculpa, mas a Renault lidera a maioria das pesquisas de satisfação do proprietário, junto com a Honda. Quem tem que falar que o carro é bom ou não, se satisfaz ou não? Os donos ou quem não tem os carros?

    • Tripa-Seca

      Amigo, acostume-se: Aqui a maioria odeia o carro que nunca teve.

  • tonyecs

    Isso pra mim só mostra o quanto só temos porcarias aqui. Sandero, Logan e Cerato ganharrem, significa que os que temos aqui não conseguem, se quer, satisfazer os donos das nossas carroças, hehehehe. Mas essa pesquisa aí não vai mudar em nada a realidade do nosso mercado. Vão continuar vendendo Gol G5, Celta, Classic e outros lixos como ótimos carros. E a grande massa, sem nunca ter conhecido o que são carros de verdade, vão continuar pagando preços de carros de luxo nessas porcarias, achando q fizeram um ótimo negócio. E o pior: vão vender depois a bons preços pq quem n tem grana pra comprar um carro zero é tão alienado quanto ele.

    • Tripa-Seca

      "… vão vender depois a bons preços pq quem n tem grana pra comprar um carro zero é tão alienado quanto ele…"

      Pronto, parei por aqui! Agora, não ter dinheiro, condições financeiras de ter algo, virou alienado! Desisto!
      Se tivesse bons carros nessa faixa de preço, e os brasileiros optassem por comprar esses carros, era outra coisa…
      Será que os que falam que quem compra carro básico no Brasil não tem inteligência, são os mesmos que criticam quem faz um financiamento e não conseguem arcar? É uma incoerência isso, não?
      Visão elitista demais..

      • tonyecs

        Aliás, mas que falta conhecimento para a grande maioria, falta, sim. Grande parte é manipulada por grandes meios de comunicação. No caso de carros, revistas como Autoesporte e Quatro Rodas, que, como todos sabemos, são marionetes das 4 grandes. Prova disso sãos os testes que vemos, onde sempre pendem para nossos carros nacionais. E são alienados, sim, pq não se preocupam se o carro é seguro, só querem saber se vai ser fácil de vender mais à frente. Sabe o que o pai de um amigo meu disse qdo falei que o March vinha com ABS? "Ah, mas eu não vou bater" e disse também: esses carros têm a manutenção cara. Daí falei pra ele quando teu a revisão de 40 mil KM do meu corsa 1.0: R$ 1.500,00… e pedi pra ele dar uma olhada no preço tabelado que a Nissan oferece para o March. Isso, só dando um exemplo. E acho que somos alienados, sim. Pois temos outras opções de escolha, não só essas porcarias nacionais que as 4 grandes aqui oferecem. E quando não procuramos nos informar sobre o que estamos adquirindo, quando não exigimos melhores produtos pelo alto preço que pagamos, ficamos sem moral para falar nada.

        • Tripa-Seca

          Mas Tony, quem não tem dinheiro,e não quer arriscar em um usado, não tem opção (Sim, as pessoas não falam, mas comprar usado tem sim um risco maior que carro que comprar carro zero km).
          Cara, quando fui comprar o Gol achei apenas duas opções de carros poucos rodados: Uno 2001 com 13 mil, e Clio 2010 com 15 mil…Um falou que a mulher, ex dona do carro não se acostumou com o câmbio porque tem LER, e tinha que ter um câmbio automático. Descobriu isso 6 meses depois de comprar? Outro, falou que o cara vendeu o Clio porque a mulher (Sempre ela, não) não conseguia dirigir um carro sem direção porque tinha LER…Vai saber se eles não foram "premiados" com defeitos de série.

          • tonyecs

            Eu entendo e concordo. Mas temos que procurar alguma forma de sair desse ciclo vicioso, exigir carros melhores e procurar nos informarmos melhor. Eu ainda não comprei um carro zero. Já tive dois usados e dois semi-novos. E claro que sempre há o risco, mas veja o meu caso, que peguei um Peugeot 106 e a economia de gasolina fez valer muito a pena. O carro chegou a fazer 15.5 km/l em Salvador. Isso, no dia-a-dia de quem roda muito, resulta numa ótima economia. Em relação à procedência do carro, realmente, hoje em dia está cada vez mais complicado comprar usados e semi-novos, pois até adulterar a km tá mais fácil que comprar pão.

    • tonyecs

      O que eu quis me referir é que, mesmo podendo comprar outros tipos de carros, quem tem dinheiro para comprar um carro usado, acaba comprando gol, celta e uno achando que estão fazendo um ótimo negócio. Me referi a ser alienado nesse sentido, que a grande maioria dos brasileiros acha que esses carros são ótimos. Por exemplo, há um tempo atrás, eu tinha na faixa de R$ 10 mil pra comprar um carro. Em vez de desses carros citados, comprei um Peugeot 106. Pequeno, confortável, não quebrava e muito econômico, mais que Mille e Picanto. Ou seja, não fui alienado, pesquisei, me informei e, mesmo não tendo grana pra comprar um zero, não fui junto com a grande massa. Explicado?

      • Tripa-Seca

        O problema, amigo, é a generalização. Você fez um bom negócio com o 106, um carro que acho legalzinho, e que supria as SUAS necessidades. As necessidade de outras pessoas podem ser diferentes (Por exemplo: Ter concessionária perto. Nisso, a possibilidade das 4 grandes atenderem e outras não é maior). Nem todo proprietário de Gol é alienado, nem todo comprador de Corolla fez a melhor compra.
        Para você ter uma idéia, com valor de prestação que eu paguei no Gol, nos dois meses que pesquisei e mais de 200 veículos avaliados, só tinham mesmo as seguintes opções: Carros abaixo de 2007, e não achei nenhum com menos de 90 mil rodados. Zero, apenas Celta, Classic e Gol GIV e GV. O valor do seguro do GIV o tornava mais caro que o GV. Celta e Classic estavam no mesmo preço de Gol. Não adianta pegar o valor que alguém pagou no carro e falar "Com o que você gastou você poderia ter comprado X, Y". Porque se a pessoa financiou, a conta é outra, e carros usados levam grandes desvantagens. Tem também que as características de alguns carros impedem a compra (Carro 2 portas não serviriam para mim). O Gol foi a escolha mais racional para mim, mas o que eu queria era Sandero e Logan. O Gol nem aparecia na lista.
        Mas agora entendi seu ponto de vista! Abraços!

  • davihrt

    Resta dizer se estamos falando de UNO ou NOVO UNO.
    Tive um Uno … era um carro ótimo… muito bom mesmo…
    Tenho um NOVO Uno… esse sim é uma praga… Ergonomicamente RUIM, espaço interno RUIM, Ar condicionado fica ligando e desligando, Motor falha a 3.000RPM, bate pino quando tá abastecido com gasolina, alguns tiveram problema de infiltração de água pela vedação da porta, enfim… NADA haver com o UNO/MILLE.

    • https://renato155.wordpress.com Renato Cunha

      Concordo plenamente, tive um uno EP como carro de uso diario e foi um carro excelente, espaçoso, o 1.0 mais rapido que podia haver, manutencao simplicima e barata, dirigibilidade honesta, estabilidade muito boa, um otimo carro. Alguei o novo uno duas vezes ja, para deslocamentos a trabalho, e o carro é uma mumia paralitica, nao anda, ergonomia pessima, espaço pessimo, um carro muito ruim, suspensao molenga, jamais compraria esse carro para uso no dia a dia.

  • FAELTIMAO

    Sandero e Logan sempre no podio……..

  • CanalhaRS

    Fiat uno? tá bom….

  • granrs78

    Vc com certeza não conhece o I30 de verdade, pois ele é super bem acabado, ótimo motor e completo a preço de Focus 1.6 ou Golf ultrapassados e ainda pagando mais impostos consegue ser muito competitivo e é lider do segmento dos Hacths médios.

  • mikaelbrian

    pq sera que são quase todos os lideres do segmento ? eu acho que os que estão felizes é pq ñ tem $$ pra comprar um melhor por isso esta satisfeito, uno ?? logan ??

    • Tripa-Seca

      isso desmerece a opinião dos proprietários?

      • mikaelbrian

        kra eu so falo que o carro que vc tem ou ñ ou pode ser pra outra pessoa tbm, o carro é bom pra a pessoa que o tem mas se ela tivesse mais grana com certeza ela iria ter um carro melhor esse carro que essa pessoa tem hj ñ será tão bom quanto o nv

  • renan60

    Essa pesquisa da QR é bem estranha eles pegam o que o dono do carro esperava do carro antes de comprar e o que ele concluiu do carro, o Cerato se destacou na rapidez de arranque,eu estranhei, mas pensando melhor os donos antes de comprar o carro não esperavam muita coisa de um médio 1.6, mas devido a potencia do 1.6 e o peso do Cerato ele consegue surpreender, achei que as notas foram merecidas, não achei que houve compra de notas e tals, e tambem achei que os entrevistados foram bem sinceros, só pra constar i30 ficou 0,2 pts na frente do Cerato
    Eles pegaram os 40 automoveis e comercias leves mais vendidos de janeiro a julho eu acho por isso a falta de alguns carros na lista, recomendo que comprem esta edição ta boa, ao contrario de muitas outras edições da QR

  • zeuslinux

    Sedãs Médios – Kia Cerato ??!!

    Aquele carro que tem um motor 1.6 e que, tal como o Fiat Linea, se acha no direito de concorrer com os sedãs médios 1.8 e 2.0 como Civic, Corolla, C4, Focus, etc ?!

    Estão brincando, né ? Pela fama e procura do mercado, eu diria que o sedã médio com maior índice de fãs é o Corolla mesmo.

    • renan60

      Os proprietários do tal 1.6 "compacto premium", aprovaram o carro e disseram que na opinião deles o Cerato é um carro que vale o seu preço se comparado aos concorrentes (é claro sem o IPI, e o Fluence não vendia), tudo no fim das contas chega ao preço, Focus e C4 não venderam a ponto de participar da pesquisa, a revista mostra o que os donos reclamaram de Corolla (alto preço,etc) e Civic (porta-malas,etc)

      • zeuslinux

        O problema não é ele ter sido elogiado mas de ter sido enquadrado como na mesma categoria dos outros carros que falei. Deveriam criar uma nova categoria para ele, tipo "compacto premium" ou similar.

        • Cil

          Mas na categoria de sedãs "ridicularmente pequenos batizados com nome pomposo para atiçar a mania de status do consumidor"… conhecida popularmente como "compacto premium" se enquadrariam modelos com Rio hatch e o New Fiesta (claro que aqui no BR).

    • fschulz84

      Sim, o Cerato é sim um sedan médio…

      O motor 1.6 foi decidido pelo Mr. Gandini pra equipar o Cerato para poder baratear na época e poder concorrer com os outros sedans médios… E se for por isso este motor 1.6 da Kia é quase tão forte quanto o 2.0 APzão do Jetta de entrada (apesar do 2.0 da VW ter um pouco mais de torque). Isso transformaria o Jetta em um sedan compacto também?

      O tamanho de um carro não é medido pelo tamanho do motor e sim pela distância entre-eixos, espaço interno e etc e nisso o Cerato é sim um sedan médio. Diferente do Linea por exemplo, que por mais que pareça maior que o Cerato externamente, tem todos os componentes de um sedan compacto.

    • Tripa-Seca

      Uma pergunta: Se o Focus viesse com o Ecoboost 1.0 com mais de 120 Cv deixaria de ser médio por ser 1.0?

  • Guga79s

    Concordo com quem não considera o Fit uma minivan. Em casa temos um Fit 2010 (carro de meu uso) e um Livina 2010 (carro de uso de minha mãe), e não dá para considerar ambos como da mesma categoria. O Livina tem muito mais espaço, além de andar mais e ser mais bem acabado. Eu não me considero nem um pouco satisfeito como proprietário do Fit, e acredito que a satisfação ocorre por que boa parte dos compradores de Fit migraram de carros populares para o Honda, o que não é o meu caso, que troquei um Focus 2005 pelo Honda…

    • Tripa-Seca

      " O Livina tem muito mais espaço, além de andar mais e ser mais bem acabado."
      Amigo, mas a classificação como minivan se dá apenas pelo formato da carroceria. O fato de andar mais e acabamento não fazem o carro mudar de categoria! Seria mesma coisa que considerar um Hatch um Sedã por ele ter uma boa capacidade de porta-malas!

      • _biolog_

        O formato dos dois é MONOVOLUME – o mesmo de um Lamborghini Countach, Diablo, Gallardo, etc. Monovolume NÃO É minivan. Minivan precisa ter comprimento e largura de carro "normal" com altura elevada e – TALVEZ – formado monovolume (algumas americanas dos anos 80 tinham "um volume e meio", quando o motor é dianteiro). Fit é monovolume, mas está muito mais pra compacto premium.

    • _biolog_

      Fit é hatch, mas aqui no Brasil, que ama ARgHile e cromados, aceita-se minivan (confunde-se com monovolume, mas fazer o que novamente…)

  • Oyama Almeida

    Agora apareceram vários HATCH COMPACTO PREMIUM…..desde quando carro 1.0 pode ser considerado PREMIUM ??????

    • Tripa-Seca

      E desde quando carro com entre-eixos de Sandero pode ser considerado compacto? heheh

  • Leandrus

    HAHAHA, tem que rir mesmo, o cara quer discutir com a Q4 fala sério né! i30 é um carrão, nao me arrependo nunca de ter comprado o meu, até hoje (1ano de uso) nunca deu problema, além do conforto e segurança DE SÉRIE, blz?

  • Adriano_Silva

    Eu juro que não sabia que HATCH COMPACTO PREMIUM = Sandero.

    • Tripa-Seca

      A maioria das pessoas discorda do Premium, eu discordo do compacto!! heheh
      É que nessa categoria, tem uma clara diferença entre Mille, Celta, Palio Fire e Gol GIV, com Novo Uno, Palio, Gol GV, Fox, Fiesta, Sandero, Clio, Corsa e March. Por isso o premium. O problema para mim é: Logan, Versa e Cobalt, compactos?!?

      • _biolog_

        Eu discordo das duas classificações! Ele é quase um médio por fora e médio por dentro, mas popular no acabamento, construção e equipamentos. Uma classe a parte, pois. O mais próximo é o ARhGhile, que é um Corsa 94 por baixo, e o Fox. Compacto Premium são Punto, C3, Fit e Polo, e talvez o 207.

      • zenoms

        Concordo com você Tripa-Seca! Mas na verdade é a necessidade brasileira de diferenciar algo comum.
        Realmente Logan, Versa e Cobalt não são compactos. Logo vão criar a categoria "Sedan Compacto"

  • _biolog_

    Foi BRINCADEIRA ler que os donos do ARhGhile acham o carro bonito – e olha que não são poucos… Pelo conteúdo da matéria, o ARgHile para eles é mais bonito que Punto, inclusive.
    É, gosto é gosto e cada um tem o seu. Mas na proxima vez que alguem perguntar se ganhei o carro no bingo (Punto amarelo), vou esmurrar a cabeça do imbecil.

  • Marciomaster

    Concordo quando falam que brasileiro é imparcial….tambem não confio na revista, alem de ser patrocinada por montadoras, fui participar um vez quando comprei um carro 0km – pois para participar tem que ter o referido carro, daquele ano, preencher um monte de coisa, chassis…etc – , e quando acabei de relatar tudo, apareceu a seguinte mensagem: já foram esgotadas as participações para esse modelo de veiculo. Estranho não…fica sujeito a opinião apenas dos primeiros a participar. Espero que não seja mais assim hoe em dia.

    • zenoms

      Concordo com você, mas você não quis dizer "parcial"?

      Abs

  • BrunoMulsane

    Não concordo, visto que o focus é um produto superior ao hyundai i30. Mas os donos compraram esse modelo, justamente por ser moda. E esqueceram do elogiado focus. O ford sempre vencendo nos embates, não deveria ser o contrario de sandero e corolla. Segue minha lista:

    Hatch Compacto de Entrada – Fiat palio economy ( Perto do uno, ka, gol g4 e celta, seria a melhor opção, pois tem baixa desvalorização, manutenção baixa, econômico, bonito, robusto e confortável, perto celta. Essa é a proposta para consumidores dessa categoria)

    Hatch Compacto Premium – New Fiesta Hatch SE ( Sem dúvidas o mais bonito e melhor da categoria)

    Hatch Médio – Ford Focus ( quem ja andou, sabe do que estou falando. Alem de extrema beleza, o carro possui multilink nas suspensões, um luxo que nenhum da categoria oferece).

    Minivans – Honda Fit ( Carro extremamente econômico, confortável e bem acabado. Alem de ser muito espaçoso)

    Picapes Leves – Fiat Strada Adventure ( E velha, mas é robusta, bonita e durável).

    Picapes Médias – Toyota Hilux ( É A melhor, basta andar nela e nas concorrentes)

    Peruas e Utilitários Esportivos Leves – Palio weekend locker (Robusta, tracionada e espaçosa, alem de ter ter excelente mercado, as peças são baratas, diferente do megane).

    Sedãs Compactos – New Fiesta sedan SE. ( Lindo e realmente completo. Diferente do polo, onde custa o mesmo preço completo, mas esta ultrapassado, fraco motor 1.6 vht, somente 2 air bags, acabamento do painel ainda é de plástico, diferente do fiesta, onde tudo é emborrachado. Inédito e único na categoria).

    Sedãs Médios – Até a chegada do novo focus o jetta tsi seria minha escolha. ( Embora não goste de carros turbinados, o jetta tsi me agrada por proporcionar uma tocada diferente, pela sua suspensão multilink, onde, quem tem carros com ela, não troca por suspensões normais. Creio que o focus sedan geração 3 vai arrasar, pois dentre os concorrentes, so faltou a beleza da traseira para o ford atual fazer o sucesso que realmente merece)