Os carros com os maiores faturamentos do Brasil

01/02/2016

Chevrolet Prisma 2016

Como saber qual o faturamento de cada modelo e versão do mercado? Oficialmente não há como saber, pois é um segredo de estado das montadoras.

No entanto, com base nas vendas por motorização e o preço básico de cada versão sem opcionais e com base em 31 de outubro, chegou-se aos números abaixo, de acordo com o site Isto é Dinheiro.

novo-toyota-corolla-gli-18-cvt-avaliacao-NA (54)

Estima-se que os valores sejam 20% maiores que os apresentados por conta dos opcionais. Assim, pode-se perceber que mais de 50% do faturamento do Palio vem da versão Fire, assim como o Fox dá mais retorno financeiro à VW que o Gol.

No campeão Onix, 56,1% das vendas são de 1.0, enquanto 43,9% são do 1.4, e olha que o lineup favorece o segundo. No Prisma a coisa inverte, ficando 65,9% no 1.4 e 34,1% no 1.0. Por família, a dupla da GM lidera, enquanto por modelo, o Corolla revela o que muita gente desconfiava.

Faturamento médio por família de carro:

1) Onix/Prisma – R$ 8,247 bilhões
2) HB20/HB20S – R$ 6,802 bilhões
3) Ka/Ka+ – R$ 5,554 bilhões
4) Palio/Siena – R$ 4,786 bilhões
5) Gol/Voyage – R$ 4,676 bilhões

Faturamento médio por modelo:

1) Toyota Corolla – R$ 5,691 bilhões
2) Fiat Strada – R$ 5,283 bilhões
3) Chevrolet Onix – R$ 5,052 bilhões
4) Fiat Palio – R$ 4,254 bilhões
5) Hyundai HB20 – R$ 4,196 bilhões
6) Honda HR-V – R$ 3,770 bilhões
7) Ford Ka – R$ 3,706 bilhões
8) Volkswagen Fox – R$ 3,299 bilhões
9) Jeep Renegade – R$ 3,230 bilhões
10) Chevrolet Prisma – R$ 3,194 bilhões
11) Fiat Uno – R$ 3,014 bilhões
12) Volkswagen Gol – R$ 2,982 bilhões
13) Hyundai HB20S – R$ 2,606 bilhões
14) Ford EcoSport – R$ 2,486 bilhões
15) Renault Duster – R$ 2,410 bilhões
16) Honda Civic – R$ 2,400 bilhões
17) Renault Sandero – R$ 2,375 bilhões
18) Honda Fit – R$ 2,238 bilhões
19) Ford Fiesta – R$ 2,064 bilhões
20) Volkswagen Up – R$ 2,007 bilhões
21) Volkswagen Voyage – R$ 1,784 bilhões
22) Ford Ka+ – R$ 1,590 bilhões
23) Toyota Etios – R$ 1,521 bilhões
24) Chevrolet Spin – R$ 1,521 bilhões
25) Honda City – R$ 1,460 bilhões
26) Renault Logan – R$ 1,403 bilhões
27) Toyota Etios Sedan – R$ 1,193 bilhões
28) Chevrolet Cobalt – R$ 1,134 bilhões
29) Chevrolet Classic – R$ 1,056 bilhões
30) Nissan March – R$ 914 milhões

[Fonte: Isto É Dinheiro]













  • Eduardo Brito

    Jurava que o HB20 faturava mais que o Onix, mas não chega a ser uma grande surpresa, pois o Onix tem motores fracos e ultrapassados e é mal acabado.

    • Fabio Marquez

      O Ônix é lotado de coisa velha, começando por aquela porcaria de motor, a estrutura frágil dele também ajuda nesse faturamento. O resto fica por conta dos idiotas que pagam aquele valor exorbitante nele só por conta daquela telinha no painel.

      • !Marcelo Surf!

        Eu tive um Onix mas não foi por causa da tela, foi por que era o único que tinha um cambio adequado de 6 marchas, e apesar de tanta coisa ultrapassada foi um carro que me atendeu bem, econômico e principalmente porque nunca ficou encalhado na css como o meu New Fiesta está, a quase uma semana. E olha que eu rodava quase 10 mil por mês, o bicho é um camelinho.
        Mas hoje, com ctz a pedida seria um HB20 AT6

      • Fábio

      • Marcos Wild

        Velho no Onix é só o motor, pois o carro é novo.

        Velho é Palio Fire de 1996, Weekend (Palio Fire perua de 1996), Strada(Palio Fire “picape” de 1996), Siena EL (Palio Fire sedan de 1996), Doblo e Idea de 2000

        Isso sim é velho.

        • Artur

          De que adianta o carro ser novo se o desempenho no Latin NCAP foi desastroso?

      • Robinho

        kkkkkkk….verdade

      • Eduardo

        MIMIMI vendedor de ford ka detected

      • Além de mimimizento é mal educado, chamando de idiotas os consumidores que compram carro A ou B. Não deve ter nem um Fusca e fica dando uma de hater de internet.

        Cada um compra o carro que gosta e cabe no seu orçamento, e não é porque ele escolheu tal carro que todos os outros não prestam e seus donos são “idiotas”.

        • Eric Palamar Blaca

          Boa!! deve ser aquele pia pançudo de 17 anos que nem habilitação tem!

        • Ernesto

          Parabéns! Sempre defendi isso, que cada um compra o carro que melhor lhe convier. e f…-se a opinião dos outros.

    • Impala_67

      Cry everywhere

    • Gustavo Miranda

      É a fria matemática do mercado, nem sempre, aliás, muitas vezes o que o consumidor deseja é muito menos do que uma empresa estaria disposta a fazer para obter sucesso, e empresas querem dinheiro com o mínimo de esforços e gastos possíveis, quanto menos elas precisarem investir, mais feliz elas estarão. O mercado é cruel e implacável, muitas empresas na falta de preparo ou de foco, ofereceram excesso de qualidade, produtos duráveis, seguros, confortáveis, mas obtiveram retorno algum do mercado, outras possuem um histórico sem fim de produtos “manquinhos”, porém cuidadosamente concebidos com tão e somente os atributos que o mercado enxerga como valor, agora transporte isso para o nosso mercado…

  • Faltou dizer que período engloba esse faturamento.

    • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Janeiro de 2015 a 31 de outubro de 2015.

  • afonso200

    Nissan ta malz heim………cade o CVT no versa e march que iam colocar ????

  • SDS SP

    Aguardando alguém confundir faturamento com lucro rs

    • ja tem kkkkkkkkkk

    • daniel.a.o.

      Há muito o pessoal dos comentários acima têm feito essa confusão.
      Hehehehehehehe…

      A reportagem até induz esse pensamentos, pois o que de fato se quer saber é o valor médio lucrado por modelo e não o quanto cada modelo ou família de carros tem maior valor agregado de venda.
      O valor faturado é muito subjetivo e o de lucro, de fato, um segredo de estado.

    • Gustavo Miranda

      E como clássicos brasileiros que somos, vamos rir ao invés de ensinar heh

  • No_Name

    Muito vaga essa informação. Falta dizer o período, falta dizer se esse faturamento é baseado nos preços ao consumidor + estimativa de opcionais ou preços de venda das fabricantes às concessionárias e por aí vai… Dizer como foi feito esse cálculo, se conseguiram levantar o mix de participação de cada versão de determinado carro etc. Só assim se consegue fazer uma estimativa do “faturamento” desses carros. E seria um faturamento do mercado como um todo e não da fabricante.

    Posso dar uma pista sobre os faturamentos da Ford (fábrica). A margem da concessionária para o Fiesta é 8%, EcoSport 8%, Focus 7%, Ka 5%, Fusion 6%, Ranger 10% em média (depende da versão)… Então é só pegar um mês de venda desses carros (tendo os dados do % de versões de cada modelo) + seus preços de tabela – margem da concessionária e teremos uma estimativa de quanto a Ford faturou de forma bruta com esses carros.

    • Ernesto

      No caso da Toyota deve ser esse mesmo, pois ela não trabalha com opcionais. Idem para Honda que também não trabalha com opcionais. Quanto aos demais, isso já fica mais complicado pois elas não trabalham com pacotes fechados.

  • Wellington Myph13

    Palio Fire 1.0 + Novo Palio 1.0, 1.4 e 1.6 + Siena EL 1.0 e 1.4 + Grand Siena 1.4, 1.6 e Tetrafuel e ainda assim faturam quase o mesmo que Gol e Voyage e menos que Ka e Ka+…
    Strada arrebentando hein? Mesmo faturamento do Corolla – Um Começa em 40k e outro em 70k…

    • Ernesto

      E imagine o lucro que a Strada dá à Fiat. Depois os fieteiros ficam falando mal da Toyota.

  • João Carlos

    Melhor do que achismo é pegar os dados de quem divulga a público seus balanços, que é o caso de toda S.A, como a Fiat. É só correr atrás, só que isso dá um trabaaaaaaaaalho, além de não dar muito IBOPE, pois não foge dos resultados dos outros mercados.

  • Zoran Borut

    Somando os 3 modelos compactos da VW (Gol/Voyage, Fox e up), temos R$ 9,982 bilhões, ou seja, 1,7 bilhão acima da dupla de compactos da Chevrolet. E mesmo somando a esta última o Classic, os compactos da VW ainda ficam cerca de 0,7 bilhão acima. Isso reforça a tese discutida nos comentários de outra notícia sobre a maximização de lucro em detrimento da liderança de vendas (claro, sabendo que estamos falando de faturamento suposto, não de lucro e muito menos de dados divulgados pelas montadoras).

    • Artur

      Muito bem observado. Por isso que a VW não está nem aí se está perdendo participação no mercado.

  • Diego

    UP! é prejuízo ? Não vi na lista e é um projeto muito mais caro que o Gol de ser fabricado.

    • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Isso é uma estimativa.
      Mas empresas jamais vão revelar esses dados.

    • Artur

      Está lá em vigésimo:
      “20) Volkswagen Up – R$ 2,007 bilhões”

  • Zé Mundico

    Calma,gente. O faturamento não significa lucro,pois temos que colocar todos os custos, impostos e encargos que envolvem toda transação comercial e financeira. Rola muita grana nesse ramo, da mesma forma que rola muito imposto nas costas da gente, da montadora , do banco e até do revendedor.

    • Marcelo Henrique

      Tudo é ridiculamente tributado.
      Comprei umas panelas por R$360,00 e só de imposto veio R$99,60 que dá 27,67%.
      Mas isto é uma conta grosseira pois foi esta venda que gerou este imposto e sei que outras faturas foram pagas e outros impostos recolhidos para poder chegar na loja.

      • Ernesto

        Não sei se você é consumidor de bebidas alcoólicas, como cerveja. Se sim, veja na NF quando for comprar. É um absurdo! E o governo sedento por mais dinheiro, está aumentando o imposto de tudo! Como incentivar a economia aumentando impostos? Só os vermelhos mesmo para achar que isso está certo!

  • Blessa

    Ou seja os consumidores ” espertos” brasileiros sustentam as montadoras no exterior, pagamos mais aqui, para os europeus e americanos, pagarem menos nos seus países. O brasileiro sempre será usado para alguma coisa em beneficio dos outros países mais desenvolvidos.

    • Ernesto

      Ou seja, você não leu direito a matéria, pois os números são de faturamento e não de lucro. A sua conclusão é somente uma opinião, não um fato. Só será fato quando houver comprovação sobre lucros elevados.

  • carnero

    Como é feita a conta? Cade o breakdown?

  • Mario

    Strada, um fenômeno de vendas!

  • Adriano

    Empresa é pra dar lucro, senão seria instituição de caridade, porém com um lucro tão alto, pq é que eles ficam chorando por causa de impostos? Sendo que pode equilibrar o valor e vender muito mais do que já é vendido, eu ainda aposto e muito no cartel.

    • Gustavo Miranda

      Eles choram porque com impostos menores eles poderiam cobrar o mesmo absurdo que pedem no mercado e faturar muito mais por modelo. Preços menores infelizmente nunca teremos porque o próprio mercado aceita pagar o que se pede.

      • Adriano

        Com a crise, o mercado não está mais aceitando não hein, janeiro retração de 38,8% em cima de janeiro do ano passado que já teve alta retração.
        Enfim pra quem vendia mais de 330 mil carros mês vender 150 mil, está na hr de criarem vergonha na cara, ou vão quebrar de vez

  • gustavo

    E o povo com chororô com o Gm Onix !! rs rs rs.

  • Eric Palamar Blaca

    Gostaria de saber o Lucro por modelo! isso sim!

  • GPE

    O lucro final deve ficar na faixa de 9% a 15%, a depender do carro. Isso é um chute, levando em conta transporte, impostos, custo de produção e propagandas.

  • Só trouxa pra defender montadora ainda.