Home Japão Os carros de polícia no Japão

carros policia japao 1 620x465 Os carros de polícia no Japão




Assistindo aos videos de perseguição da polícia brasileira dá pra perceber que os carros são lentos, defasados, totalmente ineficientes para o trabalho da polícia. Seria interessante os leitores comentar qual carro a policia brasileira deveria ter. Mas antes vou mostrar como é no Japão.

Os carros utilizados pela polícia japonesa são separados por categorias. Tem carros para patrulha, escolta, perito criminal, e até kei cars para simples locomoção. Cada setor da polícia usa um tipo de veículo, destinado de acordo com as suas funções de trabalho. Dependendo do Estado, existem policiais usando Nissan Skyline, Subaru Impreza WRX, e até mesmo Mercedes e BMW.

Mas nesse artigo vou abordar sobre a aquisição do governo no ano passado, o Toyota Crown Royal para patrulha de rotina e de trânsito. Pouco conhecido no Brasil, ele é um sedan grande de luxo, tendo entre eixos maior que o Camry, e também custando mais. Importante lembrar que a polícia customiza os carros, e solicita que a montadora atenda os requisitos do pedido.

Assim o governo abre uma licitação, e vence a montadora que oferecer o melhor preço. Portanto os equipamentos do veiculo são totalmente diferentes dos equipamentos da versão vendida aos consumidores, e não há nenhum luxo. vários elementos são retirados, ficando um visual bem simples porém totalmente funcional para a polícia. O governo adquiriu 443 unidades do Toyota Crown, com dois tipos de motorização.

carros policia japao 2 620x465 Os carros de polícia no Japão

Toyota Crown com motor 2.5 V6 de 203cv e 24.8kgm, tendo 2WD e 4WD. Outro vem com motor 3.0 V6 de 256cv e 32kgm. Todos são equipados com câmbio automático de 6 marchas com duplo airbag frontal, airbag de joelho, ABS, EBD, ESP, TCS, e BAS.

Voltando ao Brasil, quais carros os leitores consideram ideais para a polícia brasileira? Creio que não poderiam ser carros importados (exceto Argentina), teriam que ter baixa manutenção, e de preferência dois tipos de carroceria, Sedan e SUV, sempre dotados de motores fortes. Usarei as dicas para fazer posteriormente um Top 10 com carros que a polícia poderia usar. Aproveitando a matéria, vou deixar aqui um pequeno video mostrando o treinamento da polícia japonesa e brasileira.

Por Lucro Brasil





Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.